Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 "Audio Relativismo" - A nova Doença, uma nova Desculpa

Ir para baixo 
+6
ducar
tfonseca
Mário Franco
TD124
António José da Silva
ricardo onga-ku
10 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Tankado
Membro AAP



Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016

"Audio Relativismo" - A nova Doença, uma nova Desculpa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: "Audio Relativismo" - A nova Doença, uma nova Desculpa   "Audio Relativismo" - A nova Doença, uma nova Desculpa - Página 2 EmptySeg Fev 06 2017, 22:16

ricardo onga-ku escreveu:

Caro Rafael,

Nós temos discutido o tema regularmente aqui no forum, talvez possa começar por aqui:

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t9511-a-escuta-analitica-ou-critica

e continuar aqui:

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t11082-filosofia-estetica-musica-audio-e-tutti-quanti

R

Obrigado.
O segundo link passou-me ao lado.


Mas já agora aproveito para dar a minha opinião sobre o assunto, sem o chegar a abordar.
Desculpem se disser alguma barbaridade.

Eu acredito que no final todas as pessoas, com mais ou menos conhecimento técnico vão pelo gosto quando têm que escolher os aparelhos para formar um sistema com a finalidade de ouvir musica em casa.

Acredito que quem começa nisto da audiofilia, mesmo aqueles que agora possuem mais conhecimento tecnico, mais aparelhos e até mais musica. De inicio, mesmo que de forma embrionária, se começaram a orientar pelo que soava melhor ao ouvido.

Esse ouvido vai-se apurando e o tal gosto vai-se alterando com o tempo e experiência.
Mas uma coisa que eu acho que também mexe directamente com o gosto e que se cruza com ele é o conhecimento. Não só no audio, mas em tudo.

Uma pessoa pode guiar-se simplesmente pelo ouvido, mas a determinado ponto do percurso descobre que o que soa melhor não é o real. Ora essa aquisição de conhecimento vai fazer com que tenha mais um parâmetro na balança. É mais uma coisa para fazer comichão...

Dependendo do peso que cada aspecto tem na nossa balança, o balanço vai definir o nosso gosto e é pelo gosto que nos vamos sempre guiar para escolher o nosso som.

Uma área que tenho mais domínio do que o audio é a macrofotografia, não quer com isto dizer que seja o melhor executante do mundo (pelo equipamento que tenho ou pela prática). Mas sei avaliar entre duas fotografias qual a melhor tecnicamente, digamos que a mais perfeita. Contudo isso não quer dizer que seja a que mais gosto mas não deixa de a melhor tecnicamente.

Acredito que para quem trabalha na área e se esforça ao máximo para criar os aparelhos capazes de reproduzir fielmente a nossa musica, seja um pouco frustrante nem sempre o real ser preferido. Mas a evolução tem mesmo de ser por aí e deve ser sempre o real e "perfeito" a referencia.

Se eu tiver que emoldurar uma fotografia para colocar na parede vou sempre escolher a que mais gosto, fazendo o balanço entre a beleza, impacto e técnica... agora que sei que esta ultima existe.
Porque se eu escolher a foto só pela técnica, corro o risco de ter uma óptima fotografia em casa mas raramente olhar para ela Smile


Última edição por Tankado em Seg Fev 06 2017, 23:15, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

"Audio Relativismo" - A nova Doença, uma nova Desculpa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: "Audio Relativismo" - A nova Doença, uma nova Desculpa   "Audio Relativismo" - A nova Doença, uma nova Desculpa - Página 2 EmptySeg Fev 06 2017, 22:55

Em última instância, e porque não existem sistemas perfeitos (nem gravações perfeitas), a escolha termina numa decisão subjectiva.
Em teoria o melhor sistema reproduz o sinal com a maior fidelidade possível, na realidade ele produz também algum "som próprio" e cada um de nós irá optar pelo mal (ou combinação de males) menor, ou por outra qualquer característica que nos agrade.
Ir para o topo Ir para baixo
mango
Membro AAP
mango


Mensagens : 647
Data de inscrição : 04/10/2010

"Audio Relativismo" - A nova Doença, uma nova Desculpa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: "Audio Relativismo" - A nova Doença, uma nova Desculpa   "Audio Relativismo" - A nova Doença, uma nova Desculpa - Página 2 EmptyTer Fev 07 2017, 08:51

Tankado escreveu:

Eu acredito que no final todas as pessoas, com mais ou menos conhecimento técnico vão pelo gosto quando têm que escolher os aparelhos para formar um sistema com a finalidade de ouvir musica em casa.

"Audio Relativismo" - A nova Doença, uma nova Desculpa - Página 2 843159
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

"Audio Relativismo" - A nova Doença, uma nova Desculpa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: "Audio Relativismo" - A nova Doença, uma nova Desculpa   "Audio Relativismo" - A nova Doença, uma nova Desculpa - Página 2 EmptyTer Fev 07 2017, 09:58

Tankado escreveu:
... Uma área que tenho mais domínio do que o audio é a macrofotografia, não quer com isto dizer que seja o melhor executante do mundo (pelo equipamento que tenho ou pela prática). Mas sei avaliar entre duas fotografias qual a melhor tecnicamente, digamos que a mais perfeita. Contudo isso não quer dizer que seja a que mais gosto mas não deixa de a melhor tecnicamente. ...

Se como diz sabe avaliar, então a sua escolha qualquer que seja é sempre ciente e se tiver remorsos ... a unica culpa é sua. Ora que se escolher sob influência de amigos, forums, revistas, lojas, marcas, tecnologia e etc a coisa jà é menos evidente...

Penso que neste topico, é o que o Ricardo tenta provar a partir desta nova (ou jà velha) teoria! cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

"Audio Relativismo" - A nova Doença, uma nova Desculpa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: "Audio Relativismo" - A nova Doença, uma nova Desculpa   "Audio Relativismo" - A nova Doença, uma nova Desculpa - Página 2 EmptyTer Fev 07 2017, 20:03

TD124 escreveu:
Tankado escreveu:
... Uma área que tenho mais domínio do que o audio é a macrofotografia, não quer com isto dizer que seja o melhor executante do mundo (pelo equipamento que tenho ou pela prática). Mas sei avaliar entre duas fotografias qual a melhor tecnicamente, digamos que a mais perfeita. Contudo isso não quer dizer que seja a que mais gosto mas não deixa de a melhor tecnicamente. ...

Se como diz sabe avaliar, então a sua escolha qualquer que seja é sempre ciente e se tiver remorsos ... a unica culpa é sua. Ora que se escolher sob influência de amigos, forums, revistas, lojas, marcas, tecnologia e etc a coisa jà é menos evidente...

Penso que neste topico, é o que o Ricardo tenta provar a partir desta nova (ou jà velha) teoria! cheers

Estamos na acordo quanto a isso, a partir do momento que é uma escolha realmente informada.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

"Audio Relativismo" - A nova Doença, uma nova Desculpa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: "Audio Relativismo" - A nova Doença, uma nova Desculpa   "Audio Relativismo" - A nova Doença, uma nova Desculpa - Página 2 EmptyQui Mar 30 2017, 21:07

Tankado escreveu:
Uma área que tenho mais domínio do que o audio é a macrofotografia, não quer com isto dizer que seja o melhor executante do mundo (pelo equipamento que tenho ou pela prática). Mas sei avaliar entre duas fotografias qual a melhor tecnicamente, digamos que a mais perfeita. Contudo isso não quer dizer que seja a que mais gosto mas não deixa de a melhor tecnicamente.

Não sei se foi isto que queria dizer mas aquilo a que me refiro não trata de avaliar a qualidade artística da fotografia mas a qualidade da reprodução, ou seja, o desempenho do sistema de captura (câmara+lente), processamento (editor de imagem) e reprodução (impressora+papel ou monitor).

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





"Audio Relativismo" - A nova Doença, uma nova Desculpa - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: "Audio Relativismo" - A nova Doença, uma nova Desculpa   "Audio Relativismo" - A nova Doença, uma nova Desculpa - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
"Audio Relativismo" - A nova Doença, uma nova Desculpa
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Doença
» A Doença de Jazzeimer
» Audio Vintage/ Audio Experience - Facebook
» Audio-Foruns-Audio
» Audio Car

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Áudio Geral-
Ir para: