Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Audio-Foruns-Audio

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Audio-Foruns-Audio Empty
MensagemAssunto: Audio-Foruns-Audio   Audio-Foruns-Audio EmptyQua Set 01 2021, 08:53

Estimados Amig@s.
Hoje pela manhã, para minha surpresa vejo um correio do administrador de Audio Planet, o forum de Audio de referencia aqui em Espanha, no qual deixei de participar há muitissimos anos, acho mesmo que foi antes de vos ter conhecido a voçês.
A mensagem era simples com um argumento mais que conhecido.
Dizia o homem que o forum tinha sido invadido por Trolls, pessoal que muito pouco lhe importava o audio, gente sem empatia pelo proximo, insultos de taberna, falta de humildade para levar uma discussão construtiva, operações coordenadas para difamar ou para publicitar.....etc, etc.
Apesar de eu não participar por esses mesmos motivos, dice para mim, que pena.
Não se podería ter evitado de chegar a esta situação?
Conto-vos isto porque há aqui muita substancia para relexionar ou isso acho.

tomaz, Alexandre Vieira e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Audio-Foruns-Audio Empty
MensagemAssunto: Re: Audio-Foruns-Audio   Audio-Foruns-Audio EmptyQua Set 01 2021, 10:51

Caro Nafty e Fórum,

Faz algum tempo que não via ser aberto um tópico com alguma possibilidade de profundidade reflexiva, coisa que aprecio. As questões levantadas pela exposição feita pelo Nafty têm tanto de pertinência como de actualidade, mas em mim esbarram sempre numa pergunta: como se trava o progresso?

Permitam-me explicar esta pergunta que levanto, pois é graças ao progresso da técnica (não digo apenas da informática) que as formas de interacção entre pares foi evoluindo. Hoje a forma como comunicamos é cada vez mais mediada, em tempos para se partilhar um mensagem tinha de existir real importância, não se enviava um mensageiro por qualquer coisa, não se acendia uma fogueira para se perguntar por meio de fumo se havia novidades ou se o vizinho estava a dormir, não se enviavam cartas sem se pensar no que se escrevia, não se enviava um telegrama sem que o resumo da mensagem fosse claro e explícito, não se pegava num telefone se não existisse necessidade… e chegamos até aqui, onde comunicar custa perto de nada.

Toda esta evolução não foi feita apenas por nós, também foi feita à custa de características e qualidades nossas, partes de nós foram ganhas e perdidas, hoje somos diferentes, ainda que a nossa Natureza seja a mesma. O foco do nosso interesse é cada vez mais mediado à escala planetária e saber como se plantam batatas ou se constrói uma casa já não chega para nos fazer felizes ou completos. Queremos um certo tipo de batatas e que elas tenham uma determinada forma, queremos casas com um tipo de arquitectura e que siga um estilo de decoração. No meio de tudo isto, onde cabe mesmo a relevância cultural ou histórica das coisas, dos gestos?

Aqui chegado passo a falar de áudio, já está na hora.
Será que se pode de facto ter debates sobre áudio, sobre a sua função, sobre a sua história, sobre a evolução, sobre as suas qualidades, sobre a sua utilização? Com quem se pode ter esse tipo de debate? Quem comunica do outro lado?

Se um fórum fosse uma conversa de café, com certeza quem se sentasse na mesma mesa teria interesse em conversar, mas aqui, onde tantas vezes se acusam as pessoas de escrever em excesso, onde cabe o debate? Quem são os interlocutores? Que interesses e crenças têm?
Peguemos num tema simples: que tipo de peças são valorizadas e por que razão são as peças valorizadas? Procuramos a relevância (cultural, histórica, funcional) ou um qualquer “unicórnio” que nos fará bem ao ego por ter sido por nós descoberto?

Esta pergunta é a base de quase tudo, pois quem aqui entra de novo a pedir ajuda e recebe conselhos ou quem partilha uma peça de que gosta muito e tem experiência neste ramo do saber, coloca-se mediante a valorização de algo. Ora, com as conversas a ficar cada vez mais curtas, com os argumentos a desaparecer para dar lugar a simples sinais superficiais, abrimos o terreno onde se pode plantar com sucesso o relativismo, o negacionismo, o insulto fácil… estas coisas têm algo em comum, não são suportadas por argumentos que buscam e respeitam a Validade e a compreensão do colectivo.
O ciclo é um círculo e toca-se a cada volta, o princípio é o fim e o fim é o princípio. Pensar e partilhar passou por um tal processo de simplificação que no final ora seguimos ora queremos ser seguidos, mas sempre sem muito questionamento.

Fórum era e ainda pode ser o lugar onde as pessoas se encontram para debater alegre e respeitosamente, onde se busca o confronto (isto é bom!) de ideias, onde se encontra o respeito pela alteridade e a possibilidade de crescer. Deixe-se cair o “eu já não entro em debates”, pois não há maior falta de respeito pelo colectivo do que essa atitude de desvinculação. O Homem não é uma ilha, então sigamos como um enorme continente, como já fomos na forma de Pangeia.
Caso isto soe a algo utópico, é por ter mesmo algo disso… “u-topos” significa: o que não tem lugar, eu acrescento que não o tem no Presente. Então sabemos o que temos e o que queremos ter, não precisamos que outros o tentem por nós, podemos agir para que o descrito em cima deixe, isso sim, de ter lugar.

tomaz, Journeyman e Alexandre Vieira gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Audio-Foruns-Audio Empty
MensagemAssunto: Re: Audio-Foruns-Audio   Audio-Foruns-Audio EmptyQua Set 01 2021, 14:44

Nafty escreveu:
...Dizia o homem que o forum tinha sido invadido por Trolls, pessoal que muito pouco lhe importava o audio, gente sem empatia pelo proximo, insultos de taberna, falta de humildade para levar uma discussão construtiva, operações coordenadas para difamar ou para publicitar.....etc, etc.
Apesar de eu não participar por esses mesmos motivos, dice para mim, que pena.
Não se podería ter evitado de chegar a esta situação?...

Um forum, como qualquer outra actividade social tém regras de funcionamento que são determinadas pelos estatutos... assim como as "regras pessoais" que nos impomos a nòs mesmos. Quando essas regras deixam de existir ou de ser aplicadas, então a porta està aberta a tudo e incluso às derivas. As regras existém para evitar o que refere então quando são aplicadas essas situações nmho podem ser evitadas, ou menoradas ...

cheers

tomaz e Alexandre Vieira gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Audio-Foruns-Audio Empty
MensagemAssunto: Re: Audio-Foruns-Audio   Audio-Foruns-Audio EmptyQua Set 01 2021, 15:58

Não existe "civismo" online e "civismo" offline. Existe civismo; mas quando estamos online alguns esquecem-se que embora estejam ao coberto de um "nick" temos que usar as mesmas regras que usamos em sociedade. Cordialidade e empatia pelo próximo são essenciais para tudo na vida.

tomaz e Journeyman gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ruife
Membro AAP
ruife


Mensagens : 111
Data de inscrição : 01/03/2016
Idade : 66
Localização : Quiaios

Audio-Foruns-Audio Empty
MensagemAssunto: Re: Audio-Foruns-Audio   Audio-Foruns-Audio EmptySeg Set 06 2021, 23:20

Independentemente das razões objetivas que levaram o Administrador do AP a tomar tal decisão, parece que a situação foi resolvida e o fórum foi reativado Audio-Foruns-Audio 754215
Espero que isto tenha sido um "abre-olhos" Audio-Foruns-Audio 317942
Cumprimentos

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Audio-Foruns-Audio Empty
MensagemAssunto: Re: Audio-Foruns-Audio   Audio-Foruns-Audio Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Audio-Foruns-Audio
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Audio Vintage/ Audio Experience - Facebook
» a.n.t. audio
» JG audio
» QAS Audio
» O Memorial do Audio.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Áudio Geral-
Ir para: