Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 iFi-Audio Zen DAC

Ir para baixo 
+10
José Miguel
Ghost4u
fredy
TD124
Alexandre Vieira
agorgal
ricardo.canelas
neo_2018
alexandremartins
Goansipife
14 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
José Miguel
Membro AAP



Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptyQui Jan 21 2021, 19:10

Que colunas pensaria? Por curiosidade, e face ao orçamento que aponta, tem algumas comerciais em mente?

Eu já ouvi o Nad C328, que usa Hypex (creio que não estar errado), mas ele não consegue fazer parelha com qualquer coluna. Ajudará muito escolher umas sensíveis e sem grandes variações de impedância. Colunas assim tendem a custar bem mais do que o amplificador, principalmente se estivermos a falar de comerciais e com o objectivo delas cobrirem a maioria do espectro.

Eu olho para as peças muito caras como exemplos de superação, onde se tentam/testam as técnicas e os materiais. Não vou dizer que será sempre algo necessário, mas pode elevar aquele pontinho percentual... e já sabemos, os últimos pontinhos percentuais são os radicalmente mais caros.

Estes aparelhos irão contribuir para a democratização do áudio, não pela venda deles, mas pela possibilidade de pegar na experiência/resultado e tornar as partes acessíveis.

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptyQui Jan 21 2021, 19:22

JBL HDI-1600? Smile

Não são propriamente baratas, mas as colunas são algo que fica por muitos anos, pelo que é um investimento pago a longo prazo ...
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptyQui Jan 21 2021, 19:23

O NAD C328 usa modulos Hypex UcD, muito inferiores aos actuais NCore.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptyQui Jan 21 2021, 20:06

neo_2018 escreveu:
... Só me parece errado deixar no ar a "suspeita", mesmo que de forma não intencional, de que apenas gastando muito $$ se pode alcançar um som excepcional, o que hoje em dia, é falso. ...

Estou de acordo com o que disse mesmo se para mim sò a escuta é o juiz final ... a medida é a entrada e a escuta o prato principal, não me manifesto enquanto não escutei em boas condições! No entanto no que sublinho não estou de acordo num ponto ... o que diz é verdade, mas foi sempre verdade!!! Na historia do audio sempre existiram aparelhos melhores do que outros e não eram sempre os mais caros então o que diz não é valido simplesmente hoje, sempre o foi ... uma das colunas que mais me entusiasmou na musica barroca foram as QUAD ESL e estavam longe de ser a coisa mais cara da electroacustica...

A minha intervenção sobre a irracionalidade não tinha como objectivo de valorisar o caro, longe de là ... ela tinha como objectivo de dizer que por vezes na vida a pulsão, ou o desejo, ultrapassa a razão e se calhar por vezes é melhor assim...

PS: Hoje pedi a um amigo que tém um auditorio aqui em Montpellier de pedir emprestado ao importador os iFi Zen Phono e Dac afim que eu os escute em boas condições, isto é a prova que me interesso a esses aparelhos e que quero verdadeiramente os escutar e saber o que dizer! Se eles me impressionarem direi sém nenhum preconçeito ném rodeios, longe de là ... se não me impressionarem não os criticarei muito visto o preço é verdade!!!...

Ora que um Dac a 40000€, ou menos, serà exactamente o contrario do que venho de dizer
Wink

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptyQui Jan 21 2021, 21:05

neo_2018 escreveu:
JBL HDI-1600? Smile

Não são propriamente baratas, mas as colunas são algo que fica por muitos anos, pelo que é um investimento pago a longo prazo ...
Creio que já tinha referido essas colunas, pelo menos a imahem delas não me é estranha.
Não são monitoras (de duas vias) muito grandes, imagino que colocasse uns "sub" algures por baixo do sofá. Smile


neo_2018 escreveu:
O NAD C328 usa modulos Hypex UcD, muito inferiores aos actuais NCore.

Não tinha reparado nesse pormenor, mas o amplificador revelou-se bem equilibrado e não diria dele "digital" ou coisa semelhante, com umas Dali ele até parecia proporcionar algum "corpo".
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptyQui Jan 21 2021, 21:13

TD124 escreveu:

[i]PS: Hoje pedi a um amigo que tém um auditorio aqui em Montpellier de pedir emprestado ao importador os iFi Zen Phono e Dac afim que eu os escute em boas condições, (...)

cheers

Toda a gente a experimentar coisas e eu confinado... iFi-Audio Zen DAC - Página 4 524928826 Laughing

Vou é beber um copo de tinto do Dão às 21h21m, deste dia 21, do ano 21 a decorrer em pleno século XXI... drunken
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptyQui Jan 21 2021, 22:02

José Miguel escreveu:
neo_2018 escreveu:
JBL HDI-1600? Smile

Não são propriamente baratas, mas as colunas são algo que fica por muitos anos, pelo que é um investimento pago a longo prazo ...
Creio que já tinha referido essas colunas, pelo menos a imahem delas não me é estranha.
Não são monitoras (de duas vias) muito grandes, imagino que colocasse uns "sub" algures por baixo do sofá. Smile


neo_2018 escreveu:
O NAD C328 usa modulos Hypex UcD, muito inferiores aos actuais NCore.

Não tinha reparado nesse pormenor, mas o amplificador revelou-se bem equilibrado e não diria dele "digital" ou coisa semelhante, com umas Dali ele até parecia proporcionar algum "corpo".

Experimente estas colunas

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 B0818e_7a0e692c1dbb4e439a0278e9db72d2ec~mv2
Triangle Borea BR03, custam cerca de 400,00 euros e tocam que é uma maravilha.

Uma coerência de som soberba!

Ouvi-as com um amplificador digital da Arcam e adorei.

neo_2018 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptyQui Jan 21 2021, 23:12

Alexandre Vieira escreveu:

Experimente estas colunas ...
Triangle Borea BR03, custam cerca de 400,00 euros e tocam que é uma maravilha.

Muito pequenas Smile

Espero conseguir terminar as minhas (o projecto tem estado parado devido a inúmeros factores) nos próximos meses Wink

masa e ricardo.canelas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptyQui Jan 21 2021, 23:13

neo_2018 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:

Experimente estas colunas ...
Triangle Borea BR03, custam cerca de 400,00 euros e tocam que é uma maravilha.

Muito pequenas Smile

Espero conseguir terminar as minhas (o projecto tem estado parado devido a inúmeros factores) nos próximos meses Wink

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 754215 iFi-Audio Zen DAC - Página 4 754215 iFi-Audio Zen DAC - Página 4 754215

Eu já tinha dado uma vista de olhos! Parecem fantásticas agora é acabar!

neo_2018 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptyQui Jan 21 2021, 23:41

neo_2018 escreveu:
Sem qualquer ponta de sarcasmo, como se justifica um DAC nesta gama de preços? Consegue encontrar alguma razão especifica para um preço tão elevado?
O desempenho técnico não será certamente, pois há aparelhos a preços muitíssimo inferiores que já têm um desempenho exemplar.
Presumo que seja como um relógio de luxo, em que o prazer de posse, status, etc, justifique o preço, e não o desempenho, um relógio chinês de 20€ sincronizado via ip é muito mais preciso Wink

Não acredito nisso, é como fazer uma comparação de vinhos, um de 20€ pode ser um bom vinho, satisfaz, mas um Barca Velha de 500€ está noutro nível, provém  de uma colheita excecional, selecionada com extremo rigor, sujeito a longos anos de estágio, para se acompanhar a sua evolução e confirmar a sua personalidade singular.

TD124 escreveu:

[i]PS: Hoje pedi a um amigo que tém um auditorio aqui em Montpellier de pedir emprestado ao importador os iFi Zen Phono e Dac afim que eu os escute em boas condições, (...)cheers

São grandes jogadores, você vai gostar.

José Miguel escreveu:
Toda a gente a experimentar coisas e eu confinado... iFi-Audio Zen DAC - Página 4 524928826 Laughing
Vou é beber um copo de tinto do Dão às 21h21m, deste dia 21, do ano 21 a decorrer em pleno século XXI... drunken

Também fiz um brinde hoje a mesma hora (Vinho Tinto Niepoort Vertente 2017) tocava Giorgio Moroder - 1977 From Here To Eternity
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptyQui Jan 21 2021, 23:48

alexandremartins escreveu:
Não acredito nisso, é como fazer uma comparação de vinhos, um de 20€ pode ser um bom vinho, satisfaz, mas um Barca Velha de 500€ está noutro nível, provém  de uma colheita excecional, selecionada com extremo rigor, sujeito a longos anos de estágio, para se acompanhar a sua evolução e confirmar a sua personalidade singular.
Não podemos fazer comparação de tecnologia analógica vs digital com colheita de vinhos, que envolve matéria prima, tratamento de solos e de uvas, etc.

Usei a analogia do relógio de luxo pois é das poucas que efectivamente são adequadas.

De todos os DAC's, de todos preços testados pelo ASR , este DAC de "apenas" 1000€ apresentou a mais elevada competência técnica.
Consegue especificar quais os parâmetros de um DAC de 45K que o permita superar o DAC anterior?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 08:58

José Miguel escreveu:
... Vou é beber um copo de tinto do Dão às 21h21m, deste dia 21, do ano 21 a decorrer em pleno século XXI... drunken

Gostei desse alinhamento de vinte e uns ... eu também bebi um copo ontém, não do Dão mas um Laudun branco das encostas do Rhône um pouco mais cedo do que as vinte e uma horas ... acompanhei-o de uma brandade de morue que deve ser a unica e deliciosa preparação de bacalhau que não existe em Portugal ... é a especialidade de uma cidade aqui perto! Para acompanhar o tudo escutei vàrias coisas em estilos diferentes e deixei-me ir mais longe com o album Amber dos Autechre, foi um bom momento também aqui deste lado drunken

neo_2018 escreveu:
alexandremartins escreveu:
... é como fazer uma comparação de vinhos, um de 20€ pode ser um bom vinho, satisfaz, mas um Barca Velha de 500€ está noutro nível, provém  de uma colheita excecional, selecionada com extremo rigor, sujeito a longos anos de estágio, para se acompanhar a sua evolução e confirmar a sua personalidade singular.

Não podemos fazer comparação de tecnologia analógica vs digital com colheita de vinhos, que envolve matéria prima, tratamento de solos e de uvas, etc.

Usei a analogia do relógio de luxo pois é das poucas que efectivamente são adequadas. ...

Caro neo_2018, temos aqui um belo exemplo de como se pode "desconversar" num forum e isto de maneira involuntaria. O colega alexandremartins em fazendo a comparação com o vinho està a falar de sensações, de sentimentos que nascem durante uma degustação ou durante a escuta de um aparelho, ele faz um paralelo entre a prova e a escuta ... é um plano puramente sensorial! Voçê responde desempenho, medida e performance que são um dominio técnico, objectivo ... é a logica e o racionalismo que predomina! È dificil de mutualmente se compreender quando uma pessoa fala com o coração e o outro com o cérebro ... hà que encontrar um meio caminho para que possam partilhar Wink

cheers

masa e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 09:17

Caro neo_2018,

Volto a solicitar-lhe que releia a minha resposta ao José Miguel e, repare bem, qual a minha opinião, entendida e subentendida, através dos bonequinhos, sobre o preço do conjunto que experimentei, com tão superlativa qualidade de escuta da minha parte.

Se reler bem tudo o que já escrevi neste tópico e em outros que abro, ou simplesmente o que respondo a tópicos abertos por outros companheiros, poderá verificar com toda a certeza qual a minha normal opinião sobre equipamentos de elevado preço.

Portanto não me coloque na classe daqueles que só dizem bem de equipamentos de elevadíssimo preço, porque está a cometer um erro..., digamos assim... de distração.

Não opino sobre equipamentos por causa do preços destes, sejam eles altos ou baixos preços. Opino porque me despertaram gosto, emoção, alegria de escuta, prazer e nada mais.

Como disse já, em anterior resposta ao José Miguel, não vou aqui e neste tópico discutir a forma de colocar um montante qualquer numa etiqueta. É assunto de tal forma complicado e intrincado que nem um só fórum, todo ele dedicado ao assunto, chegaria.

Tendencialmente, coloco opiniões mais para o lado de equipamentos acessíveis, até pela minha consciência político-social, mas não faço disso nem carreira, nem regra.

Quando abri este tópico, o humorismo colocado na escrita por um equipamento de apenas 150 paus, foi exactamente para demonstrar, em bom português, que não é preciso gastar milhões para ter grandes tesões.

Nunca ouvi o DAC Okto dac8 Stereo, mas já ouvi falar muito bem dele e já que gosta tanto de ler santos e profectas donos da verdade absoluta, fique-se com mais um, leia bem o que ele diz sobre este DAC, mas não vá a correr comprar um... https://www.stereophile.com/content/okto-dac8-stereo-da-processor

Também eu creio, ou por menos tenho essa esperança (não me querendo tornar mais um profecta de pés de barro) que o Áudio, mais tarde ou mais cedo, tornar-se-á um hobby bem mais barato e melhor, com esta entrada da vertente digital quer nas fontes, quer nas amplificações, quer mesmo no último elo da cadeia e, para mim, sempre o mais fraco, o dos transductores.

Não tenho muitas dúvidas que o digital será o futuro do áudio e espero estar cá para ver.

cheers

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 10:31

Posso fazer uma pergunta?

Quantas pessoas já ouviram este DAC e o DAC que o José Miguel tem?

Teremos por aqui algum infiltrado no Fórum que anda a vender estes DAC´S? lol!

Os tipos nunca pensaram em ter tanta publicidade gratuita, é que se fala destes dac´s como se fossem o pináculo da industria, mas ninguém falou da importância que tem qualidade do computador ou mesmo do transporte para que o som final seja mais ou menos composto.

Será que não tem qualquer importância?

A fonte de alimentação do DAC não tem importância?

A qualidade do programa que ajuda a descodificar os ficheiros digitais?



Eu deixo estas questões não para continuar a ver a casa a arder mas porque são deveras pertinentes.  iFi-Audio Zen DAC - Página 4 491368


Só uma edição ao tópico.

Bem me disse o Fredy para comprar acção da ZEN....
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 11:18

Alexandre Vieira escreveu:
Posso fazer uma pergunta?

Quantas pessoas já ouviram este DAC e o DAC que o José Miguel tem?

(...)

(...) mas ninguém falou da importância que tem qualidade do computador ou mesmo do transporte para que o som final seja mais ou menos composto.

(...)

O Alexandre anda distraído... muito mesmo. iFi-Audio Zen DAC - Página 4 57537

Infelizmente não pertencerei ao grupo de pessoas que ouviram os dois DACs, mas o Gonçalo já disse que conhece os dois (eu não me importo de vir a conhecer).

A questão que o Alexandre levanta já foi falada no tópico que eu abri sobre o Topping E30, não só a questão do transporte e descodificação, como a alimentação.

O que faz diferença?
Potencialmente tudo faz diferença, então para a fonte DAC a alimentação faz diferença (aqui em casa preferimos o uso de uma peça de carregador de telefone em vez da alimentação via computador); o Player faz diferença, eu comentei que o da Windows nem a rate do ficheiro mostrava de forma efectiva e baixei um outro gratuito, mas há Players pagos especializados (o Ricardo falou tanto sobre isto... aqui: https://www.audioanalogicodeportugal.net/t10509-computer-fi-reflexoes); outra coisa que já partilhei foi o uso do computador ou telefone para a plataforma streaming Tidal, aqui em casa optamos por limpar o meu antigo telefone (htc 10), o actual é fracote na tarefa, mas o htc até parece entregar um som mais "areajado" do que o computador... mania? Talvez. Outra coisa que foi referida, mas que ainda não tentei, foi usar um equipamento como o Raspberry para ajudar o DAC no caso de Música armazenada em casa... ainda não me dei ao trabalho de gravar CDs e não baixo coisas da net, mas já tenho como gravar e testarei um destes dias se há diferenças face ao streaming usando o computador (depois falarei disto).


Do que testei, a diferença mais notada foi na alimentação, disse na altura que a diferença entre computador e telefone poderia ser fruto de projecção, mas percepciono-a. Não vou dizer que encontrei diferenças significativas, as experiências revelaram diferenças ao nível do pormenor, mas pormenores somados acabam por elevar a experiência de escuta e isso é bom. Wink



edit: eu não quero ferir o "hype" em volta da linha Zen da iFi, mas um exercício de memória faz-me pensar no que se passou faz uns anos com outro produto da marca, o iDAC 2... toda a gente a falar que era o escolhido do presidente do clube de audiófilos de Atenas... a própria marca fez isto: https://ifi-audio.com/audiophile-club-of-athens-the-president-uses-the-ifi-idac2-in-his-ultra-fi-system/
Não são só as meninas de bikini que podem ser "influencers". dvil
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 11:43

Goansipife escreveu:

(...)
Nunca ouvi o DAC Okto dac8 Stereo, mas já ouvi falar muito bem dele e já que gosta tanto de ler santos e profectas donos da verdade absoluta, fique-se com mais um, leia bem o que ele diz sobre este DAC, mas não vá a correr comprar um... https://www.stereophile.com/content/okto-dac8-stereo-da-processor

Também eu creio, ou por menos tenho essa esperança (não me querendo tornar mais um profecta de pés de barro) que o Áudio, mais tarde ou mais cedo, tornar-se-á um hobby bem mais barato e melhor, com esta entrada da vertente digital quer nas fontes, quer nas amplificações, quer mesmo no último elo da cadeia e, para mim, sempre o mais fraco, o dos transductores.

Não tenho muitas dúvidas que o digital será o futuro do áudio e espero estar cá para ver.

cheers

É engraçado o Gonçalo colocar em dois parágrafos seguidos a ideia (crença) de que o áudio ficará mais barato e com crescente qualidade, assim como uma referência à Stereophile. Smile

Eu já disse várias vezes que me divirto a ler algumas reviews, não as desse senhor, mas há um cronista da Stereophile que tem alguma graça, o Herb Reichert (eu sei que ele é muito subjectivo... mas por vezes escreve com muita graça). Tenho visto aparecer crónicas sobre equipamentos mais baratos, esse DAC de que falam é um caso - não é batatinho, mas para um sistema que se quer para muito tempo, o preço não é dos que assusta logo toda a gente.

Em tempos de pandemia a Indústria áudio ganhou muito, as pessoas querem conforto e entretenimento dentro de casa, viraram-se para os bens de consumo que lhes possibilitam tal coisa. Ainda não li nada que faça paralelo com o que se passa no mundo das bicicletas (que explodiu também, a maior marca de produção afirmou que se 20% das pessoas continuarem dentro da prática/modalidade, acontecerá uma revolução na indústria). Obviamente que a maioria do que se vendeu em 2020 estará em preços por unidade até 2000 euros novo (estou a ser simpático), isto deverá dar sinais claros às marcas e se em vez de moda, se criar um mercado exigente... acredito que se revolucione a experiência como aconteceu no início da década de 70, na década de 90.

Um DAC como o iFi Zen já é disso rosto!
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 13:15

José Miguel escreveu:

outra coisa que já partilhei foi o uso do computador ou telefone para a plataforma streaming Tidal, aqui em casa optamos por limpar o meu antigo telefone (htc 10), o actual é fracote na tarefa, mas o htc até parece entregar um som mais "areajado" do que o computador... mania? Talvez. Outra coisa que foi referida, mas que ainda não tentei, foi usar um equipamento como o Raspberry para ajudar o DAC no caso de Música armazenada em casa... ainda não me dei ao trabalho de gravar CDs e não baixo coisas da net, mas já tenho como gravar e testarei um destes dias se há diferenças face ao streaming usando o computador (depois falarei disto).

Comecei por utilizar o computador, telefone. Mudei para o Raspberry Pi 4 tanto para ouvir ficheiros gravados como
plataforma streaming Tidal, obtive melhores resultados.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 13:20

José Miguel escreveu:



edit: eu não quero ferir o "hype" em volta da linha Zen da iFi, mas um exercício de memória faz-me pensar no que se passou faz uns anos com outro produto da marca, o iDAC 2... toda a gente a falar que era o escolhido do presidente do clube de audiófilos de Atenas... a própria marca fez isto: https://ifi-audio.com/audiophile-club-of-athens-the-president-uses-the-ifi-idac2-in-his-ultra-fi-system/
Não são só as meninas de bikini que podem ser "influencers". dvil  

Existe aqui uma confissão irretratável iFi-Audio Zen DAC - Página 4 310490

Afinal os "Senhores" que dizem que não usam as criticas como referência positiva para aquisição de aparelhos, usam-nas como referência negativa contra os Gregos. lol!

Será que os Dacs recomendados pelos tugas são melhores? iFi-Audio Zen DAC - Página 4 447836

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 13:31

Algo me está a escapar... mas eu depois de referir meninas em bikini fui logo criar uma conta em todas as redes sociais. iFi-Audio Zen DAC - Página 4 933723

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 13:37

alexandremartins escreveu:


Comecei por utilizar o computador,  telefone. Mudei para o Raspberry Pi 4 tanto para ouvir ficheiros gravados como
plataforma streaming Tidal, obtive melhores resultados.
Que sistema operativo usa no Raspberry? Ou seja, como faz correr o Tidal?
Li algures que havia problemas com um dos sistemas operativos e o Tidal... não sei se era o Volumio.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 13:59

Alexandre Vieira escreveu:
... Os tipos nunca pensaram em ter tanta publicidade gratuita, é que se fala destes dac´s como se fossem o pináculo da industria, mas ninguém falou da importância que tem qualidade do computador ou mesmo do transporte para que o som final seja mais ou menos composto. ...

Alexandre, quando se fala de um phono qualquer ... não é necessario lembrar às pessoas que para que ele funcione bem é necessario ter um gira-discos correctamente afinado e uma célula a condizer, isso torna-se evidente! No topico sobre o iFi Zen Phono ninguém lembrou as regras de base para que o esse phono dê o seu melhor ... porque razão queres que aqui seja ao contràrio? Ao invés de ti, que ainda andas a fazer experiências com leitores de CD, as pessoas aqui neste topico sabem utilisar e optimisar um Dac Laughing

José Miguel escreveu:
... eu não quero ferir o "hype" em volta da linha Zen da iFi, mas um exercício de memória faz-me pensar no que se passou faz uns anos com outro produto da marca, o iDAC 2... toda a gente a falar que era o escolhido do presidente do clube de audiófilos de Atenas... 

A utilisação de um pequeno champagne para acompanhar uma Lagosta à americana ou um fino pullover da Zara em baixo de um fato da Armani ... são exemplos duma tendência que consiste em "entremear" os produtos de prestigio com um toque de produto para o povo (leia-se barato). Era como os casamentos entre a aristocracia e a burguesia aonde os primeiros recebiam o dinheiro e os segundos a nobreza ... uma forma de win-win como no caso que tu falas! A iFi ganha o status de integrar um sistema prestigioso o que subentende que està ao nivel dos outros elementos e a ACA, muito criticada jà hà anos, limpa um pouco a sua imagem de clube de milionàrios num pais pobre, de novo um win-win muito à la mode  Wink

José Miguel escreveu:
... Em tempos de pandemia a Indústria áudio ganhou muito, as pessoas querem conforto e entretenimento dentro de casa, viraram-se para os bens de consumo que lhes possibilitam tal coisa. ... isto deverá dar sinais claros às marcas e se em vez de moda, se criar um mercado exigente... acredito que se revolucione a experiência como aconteceu no início da década de 70, na década de 90. ...

Não creio nisso um unico instante ... pelo menos a curto e médio prazo. Jà faz vàrios anos que o mercado do audio posiciona-se nos preços de entrada afim de criar uma balança com a ideia elitista que se instalou desde os anos 70. Marcas como a Project, SMSL, iFi, Topping, Q Acoustics, Nobsound, Dayton Audio são exemplos dessa viravolta ... poderia também citar todos as marcas generalistas chinesas à venda na Ebay, Aliexpress, Tao Bao, Amazon e etc, pois é essa a verdadeira revolução de hoje e a razão de ser dos produtos que aqui falamos, ou seja, serem vendidos pela internet! Aqui em Montpellier havia cinco auditorios, hoje sò existém dois e antes do final do ano sò haverà um ... as pessoas compram na internet esses pequenos phonos, dacs, giras, amplificadores, colunas e é necessario que o sistema começe a custar caro para que vão escutar numa loja, ora isso jà era raro ontém e hoje ainda mais, no futuro veremos como serà mas não estou confiante...

cheers

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 14:00

Goansipife escreveu:
...já que gosta tanto de ler santos e profectas donos da verdade absoluta ...
Antes de mais, as minhas desculpas se falhei em interpretar a sua mensagem Wink

E, curiosamente, a frase que cito dá-me oportunidade de clarificar a minha postura: as palavras e opiniões dos "santos" e "profectas" nada me interessam, se não forem corroboradas com "números".
Os "números", esses sim, são donos da verdade absoluta Wink

Deixe-me dar um exemplo concreto:

Isto é meramente uma opinião sobre um produto:
- https://www.whathifi.com/audioquest/dragonfly-red/review

Isto é uma Review:
- https://www.audiosciencereview.com/forum/index.php?threads/review-and-measurements-of-dacport-hd-and-dragonfly-red.5977/

No primeiro caso, qualquer um pode proferir uma opinião; Que valor têm se não apresenta nada que a sustente?
No segundo, são apresentados um conjunto de números que não podem ser disputados (a não ser que queiramos discutir a validade técnica do sistema usado, algo que não tenho capacidade para o fazer).
Aqui, já não estamos perante uma opinião meramente pessoal, mas sim sustentada numa análise objectiva.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 14:13

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
... Os tipos nunca pensaram em ter tanta publicidade gratuita, é que se fala destes dac´s como se fossem o pináculo da industria, mas ninguém falou da importância que tem qualidade do computador ou mesmo do transporte para que o som final seja mais ou menos composto. ...

Alexandre, quando se fala de um phono qualquer ... não é necessario lembrar às pessoas que para que ele funcione bem é necessario ter um gira-discos correctamente afinado e uma célula a condizer, isso torna-se evidente! No topico sobre o iFi Zen Phono ninguém lembrou as regras de base para que o esse phono dê o seu melhor ... porque razão queres que aqui seja ao contràrio? Ao invés de ti, que ainda andas a fazer experiências com leitores de CD, as pessoas aqui neste topico sabem utilisar e optimisar um Dac Laughing


iFi-Audio Zen DAC - Página 4 265963 iFi-Audio Zen DAC - Página 4 265963 iFi-Audio Zen DAC - Página 4 265963

Ó Homem tu muda-me o tabaco que andas a fumar! É com cada cacetada no pessoal! E essa é dupla, para mim e para eles.

Eu já andei nisso e voltei para o CD ainda toca muito melhor (PONTO). Mas na altura não havia o ZEN nem o Topping... iFi-Audio Zen DAC - Página 4 265963

De todos os que cá passaram em casa restam dois um que foi cedido gentilmente pelo Freddy Micromega (que uso para a televisão) e um que é um canivete suíço um modesto NUForce One (que uso como DAC e amplificador de headphones à noite quando ando a vaguear na net).

O resto até agora suou-me tudo a falso! Parece que se está a ouvir música no CERN

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Cern_ccm_news

TD124 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 14:16

TD124 escreveu:
[ as pessoas compram na internet esses pequenos phonos, dacs, giras, amplificadores, colunas e é necessario que o sistema começe a custar caro para que vão escutar numa loja, ora isso jà era raro ontém e hoje ainda mais, no futuro veremos como serà mas não estou confiante...

cheers

Por isso tens a obrigação de colocar-nos mais produtos Anti-Tom para nos lambuzarmos aqui!

Ainda hoje me babo com a alteração que fizeste ao Thorens e à Shure M75! iFi-Audio Zen DAC - Página 4 1213685197
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 14:19

neo_2018 escreveu:

(...)
Os "números", esses sim, são donos da verdade absoluta Wink
(...)
Que os físicos (e todos os outros cientistas) não o escutem... ou toda a ciência cairá por terra e deixará de evoluir. Laughing

Caro neo-2018 (lembrando a origem do nome Neo), nunca se esqueça que os números são tão criação do Homem como as palavras, eu nunca conheci uma palavra exacta, também nunca vi tal coisa nos números. Wink

E contudo eu creio que palavras e números podem carregar uma boa dose de objectividade. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 14:26

Alexandre Vieira escreveu:
... mas ninguém falou da importância que tem qualidade do computador ou mesmo do transporte para que o som final seja mais ou menos composto.
Porque motivo haveria de ter? O DAC é assíncrono e tem mecanismos avançados de controlo de erro ...
A não ser que o DAC tenho uma má implementação de algum tipo de input (USAB, coaxial, óptico).


Alexandre Vieira escreveu:

A fonte de alimentação do DAC não tem importância?
Se tivesse, isso estaria apresentado no vasto conjunto de medições efectuadas.
Ora se nenhuma delas mostrar algum tipo de efeito negativo que possa advir de uma má implementação da fonte de alimentação, para que resolver um "problema" que não existe?

Alexandre Vieira escreveu:

A qualidade do programa que ajuda a descodificar os ficheiros digitais?

Um simples Foobar 2000 garante uma descodificação Bit-Perfect.

Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 14:28

José Miguel escreveu:
neo_2018 escreveu:

(...)
Os "números", esses sim, são donos da verdade absoluta Wink
(...)
Que os físicos (e todos os outros cientistas) não o escutem... ou toda a ciência cairá por terra e deixará de evoluir. Laughing

Caro neo-2018 (lembrando a origem do nome Neo), nunca se esqueça que os números são tão criação do Homem como as palavras, eu nunca conheci uma palavra exacta, também nunca vi tal coisa nos números. Wink

E contudo eu creio que palavras e números podem carregar uma boa dose de objectividade. Smile

Os Romanos não conheciam o conceito do "O"(zero) nem do infinito e não deixaram de fazer obras primas que ainda hoje deixam muitos engenheiros perplexos.

Mas como o conceito do Zero é um conceito derivado da matemática Indiana, será que os DAC tocam melhor música indiana que outro qualquer tipo de música?

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 14:30

José Miguel escreveu:

(...)

Eu já disse várias vezes que me divirto a ler algumas reviews, não as desse senhor, mas há um cronista da Stereophile que tem alguma graça, o Herb Reichert (eu sei que ele é muito subjectivo... mas por vezes escreve com muita graça). Tenho visto aparecer crónicas sobre equipamentos mais baratos, esse DAC de que falam é um caso - não é batatinho, mas para um sistema que se quer para muito tempo, o preço não é dos que assusta logo toda a gente.


José Miguel, eu, por acaso também não acho muita graça ao editor técnico da Stereophile. Repara que também o classifiquei de santo e profeta dono da verdade absoluta.

Este tipo de santos e profetas não fazem o meu género, ainda para mais que sou agnóstico iFi-Audio Zen DAC - Página 4 933723

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 14:33

neo_2018 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
... mas ninguém falou da importância que tem qualidade do computador ou mesmo do transporte para que o som final seja mais ou menos composto.
Porque motivo haveria de ter? O DAC é assíncrono e tem mecanismos avançados de controlo de erro ...
A não ser que o DAC tenho uma má implementação de algum tipo de input (USAB, coaxial, óptico).


Alexandre Vieira escreveu:

A fonte de alimentação do DAC não tem importância?
Se tivesse, isso estaria apresentado no vasto conjunto de medições efectuadas.
Ora se nenhuma delas mostrar algum tipo de efeito negativo que possa advir de uma má implementação da fonte de alimentação, para que resolver um "problema" que não existe?

Alexandre Vieira escreveu:

A qualidade do programa que ajuda a descodificar os ficheiros digitais?

Um simples Foobar 2000 garante uma descodificação Bit-Perfect.

As suas respostas são muito válidas para mim por fala com conhecimento, muito obrigado desde já.

Mas...

O meu empirismo diz-me que o incremento da fonte de alimentação trouxe-me sempre melhores benefícios.

Relativamente à melhor qualidade do computador ou telemóvel também senti benefícios claros. Mas dou de barato por desconhecimento que possa advir do motivo invocado! iFi-Audio Zen DAC - Página 4 22692



Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 14:41

TD124 escreveu:

(...)
José Miguel escreveu:
... Em tempos de pandemia a Indústria áudio ganhou muito, as pessoas querem conforto e entretenimento dentro de casa, viraram-se para os bens de consumo que lhes possibilitam tal coisa. ... isto deverá dar sinais claros às marcas e se em vez de moda, se criar um mercado exigente... acredito que se revolucione a experiência como aconteceu no início da década de 70, na década de 90. ...

Não creio nisso um unico instante ... pelo menos a curto e médio prazo. Jà faz vàrios anos que o mercado do audio posiciona-se nos preços de entrada afim de criar uma balança com a ideia elitista que se instalou desde os anos 70. Marcas como a Project, SMSL, iFi, Topping, Q Acoustics, Nobsound, Dayton Audio são exemplos dessa viravolta ... poderia também citar todos as marcas generalistas chinesas à venda na Ebay, Aliexpress, Tao Bao, Amazon e etc, pois é essa a verdadeira revolução de hoje e a razão de ser dos produtos que aqui falamos, ou seja, serem vendidos pela internet! Aqui em Montpellier havia cinco auditorios, hoje sò existém dois e antes do final do ano sò haverà um ... as pessoas compram na internet esses pequenos phonos, dacs, giras, amplificadores, colunas e é necessario que o sistema começe a custar caro para que vão escutar numa loja, ora isso jà era raro ontém e hoje ainda mais, no futuro veremos como serà mas não estou confiante...

cheers

Paulo, a revolução que referi é uma imagem que pode pecar por excesso, mas quando olho para o que se passou na década de 70, vejo a democratização do áudio - as pessoas passaram a ter acesso a bom desempenho por baixo preço face ao que existia antes, os transístores permitiram tal coisa. Na década de 90 (ou mesmo no final da década de 80), as marcas ao seguirem a tendência Inglesa, começaram a oferecer um pouco mais com preços pouco acima da gama de entrada (pelo menos assim me parece, ainda hoje se olha para o Pioneer A400 como resposta aos Ingleses por exemplo). Hoje, pelo pouco que me é dado a perceber, vejo novamente a fasquia a ser elevada nas primeiras gamas de produtos. Não falo em grande revolução como já falamos em outros tópicos, entenda aqui revolução como passo em frente. Wink


A frase que deixei a negrito merecia uma reflexão maior, pela parte de todos. O comércio dito tradicional faz tempo que está a definhar e vai piorar. O online entrou e para produtos de baixos preços é o melhor canal - mesmo com boas margens (digo 40/50% para o lojista), quantos DACs destes seriam necessários para pagar contas!?!
Por outro lado, não sei se os lojistas se prepararam e souberam adaptar a esta realidade de consumo, pois experimentar coisas baratas é tão importante como caras... e pelo barato alguns chegam ao caro, pois ao experimentar quantos não sobem a fasquia do orçamento disponível e/ou passam a compreender algumas diferenças na etiqueta?

Eu gosto de alguns ambientes de lojas físicas e gostava de as ver prosperar, mas compreendo que as coisas não são nada simples neste terreno.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 14:43

José Miguel escreveu:
TD124 escreveu:

(...)
José Miguel escreveu:
... Em tempos de pandemia a Indústria áudio ganhou muito, as pessoas querem conforto e entretenimento dentro de casa, viraram-se para os bens de consumo que lhes possibilitam tal coisa. ... isto deverá dar sinais claros às marcas e se em vez de moda, se criar um mercado exigente... acredito que se revolucione a experiência como aconteceu no início da década de 70, na década de 90. ...

Não creio nisso um unico instante ... pelo menos a curto e médio prazo. Jà faz vàrios anos que o mercado do audio posiciona-se nos preços de entrada afim de criar uma balança com a ideia elitista que se instalou desde os anos 70. Marcas como a Project, SMSL, iFi, Topping, Q Acoustics, Nobsound, Dayton Audio são exemplos dessa viravolta ... poderia também citar todos as marcas generalistas chinesas à venda na Ebay, Aliexpress, Tao Bao, Amazon e etc, pois é essa a verdadeira revolução de hoje e a razão de ser dos produtos que aqui falamos, ou seja, serem vendidos pela internet! Aqui em Montpellier havia cinco auditorios, hoje sò existém dois e antes do final do ano sò haverà um ... as pessoas compram na internet esses pequenos phonos, dacs, giras, amplificadores, colunas e é necessario que o sistema começe a custar caro para que vão escutar numa loja, ora isso jà era raro ontém e hoje ainda mais, no futuro veremos como serà mas não estou confiante...

cheers

Paulo, a revolução que referi é uma imagem que pode pecar por excesso, mas quando olho para o que se passou na década de 70, vejo a democratização do áudio - as pessoas passaram a ter acesso a bom desempenho por baixo preço face ao que existia antes, os transístores permitiram tal coisa. Na década de 90 (ou mesmo no final da década de 80), as marcas ao seguirem a tendência Inglesa, começaram a oferecer um pouco mais com preços pouco acima da gama de entrada (pelo menos assim me parece, ainda hoje se olha para o Pioneer A400 como resposta aos Ingleses por exemplo). Hoje, pelo pouco que me é dado a perceber, vejo novamente a fasquia a ser elevada nas primeiras gamas de produtos. Não falo em grande revolução como já falamos em outros tópicos, entenda aqui revolução como passo em frente. Wink


A frase que deixei a negrito merecia uma reflexão maior, pela parte de todos. O comércio dito tradicional faz tempo que está a definhar e vai piorar. O online entrou e para produtos de baixos preços é o melhor canal - mesmo com boas margens (digo 40/50% para o lojista), quantos DACs destes seriam necessários para pagar contas!?!
Por outro lado, não sei se os lojistas se prepararam e souberam adaptar a esta realidade de consumo, pois experimentar coisas baratas é tão importante como caras... e pelo barato alguns chegam ao caro, pois ao experimentar quantos não sobem a fasquia do orçamento disponível e/ou passam a compreender algumas diferenças na etiqueta?

Eu gosto de alguns ambientes de lojas físicas e gostava de as ver prosperar, mas compreendo que as coisas não são nada simples neste terreno.  

A coisa que mais odeio é o pessoal ir a uma loja física experimentar os aparelhos, aconselhar-se e depois, lamentavelmente ir comprar online!
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 14:45

Goansipife escreveu:
[ ainda para mais que sou agnóstico iFi-Audio Zen DAC - Página 4 933723

Tinha uma prenda de Natal para ti (uma semana de audições com o pequenino gratuitamenteI mas como és desses, agora não levas nada... iFi-Audio Zen DAC - Página 4 824269
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 14:46

neo_2018 escreveu:


Isto é uma Review:
- https://www.audiosciencereview.com/forum/index.php?threads/review-and-measurements-of-dacport-hd-and-dragonfly-red.5977/

No primeiro caso, qualquer um pode proferir uma opinião; Que valor têm se não apresenta nada que a sustente?
No segundo, são apresentados um conjunto de números que não podem ser disputados (a não ser que queiramos discutir a validade técnica do sistema usado, algo que não tenho capacidade para o fazer).
Aqui, já não estamos perante uma opinião meramente pessoal, mas sim sustentada numa análise objectiva.

The ASR reviews are always presented as the truth, but sometimes the measurements appear wrong and meaningless:

https://www.audiosciencereview.com/forum/index.php?threads/electrostatic-headphone-amplifier-review-comparison.17161/
and the follow up:
https://www.audiosciencereview.com/forum/index.php?threads/stax-tube-amplifier-distortion-vs-solid-state.18832/
But be warned: one has to read the threads till the end, which may be very boring.

In the text of the first post the ASR author writes about the Stax SRM-007t: "No wonder I always heard this amp distorting like heck at higher volumes." I have here a SRM-007t and could never hear audible distortion while listening at quite high volumes.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 14:53

Alexandre Vieira escreveu:
... A coisa que mais odeio é o pessoal ir a uma loja física experimentar os aparelhos, aconselhar-se e depois, lamentavelmente ir comprar online!

Aqui isso tornou-se numa moda ou desporto ... é triste efectivamente e acaba por cortar o ramo no qual estamos todos sentados. No dia em que jà não houverem lojas fisicas choraremos todos Crying or Very sad

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 15:05

José Miguel escreveu:
... Por outro lado, não sei se os lojistas se prepararam e souberam adaptar a esta realidade de consumo, pois experimentar coisas baratas é tão importante como caras... e pelo barato alguns chegam ao caro, pois ao experimentar quantos não sobem a fasquia do orçamento disponível e/ou passam a compreender algumas diferenças na etiqueta?... 

Penso que tocas do dedo na ferida e em grande parte a culpa do que se passa é das lojas (auditorio) ... aqui pelo menos! Quando era estudante no inicio dos anos 90, e apesar de trabalhar nos pianos e ter um bom ordenado, tinha quase reçeio de entrar num auditorio. Olhavam-te dos pés à cabeça para ver os sinais externos de riqueza e quando buscavas um pequeno aparelho mandavam-te para a Fnac ... era um mundo de luxo e elitismo, era como entrar numa loja da Dior ou Hermés! E assim a coisa continuou até hà pouco tempo sém que ninguém tente mudar o paradigma e hoje vê-se o resultado Wink
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 15:47

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
... A coisa que mais odeio é o pessoal ir a uma loja física experimentar os aparelhos, aconselhar-se e depois, lamentavelmente ir comprar online!

Aqui isso tornou-se numa moda ou desporto ... é triste efectivamente e acaba por cortar o ramo no qual estamos todos sentados. No dia em que jà não houverem lojas fisicas choraremos todos Crying or Very sad

cheers
Não quero desviar muito o tópico, mas se estes pequenos produtos estivessem em loja, talvez esta conversa fosse mais rica.

Aqui, neste fórum, já ouvimos pessoas dizer que iam experimentar e comprar online... poupar uns vinte euros é importante, mas a maior parte dos lojistas faz uma atenção e iguala o preço ou reduz muito a diferença. Manter uma porta aberta custa dinheiro, as diferenças de preço no imediato pagam-se, mas quando se quer conselhos e/ou acompanhamento não se paga. Uma hora de conversa permite aprender algumas coisas, tal não se paga...

Por exemplo: https://www.vilasound.pt/amplificadores-de-auscultadores-em-demontracao/
Que site permite tal coisa?

Agora que falo na VilaSound, o Gustavo falou de outro equipamento da iFi, mais voltado para a portabilidade: https://www.vilasound.pt/novidade-ifi-audio-hip-dac/

neo_2018 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 15:51

mannitheear escreveu:
The ASR reviews are always presented as the truth, but sometimes the measurements appear wrong and meaningless
The author has made some mistakes, but he usually acknowledges them and produces an updated review with the corrected measures.

For electronics and speakers, ASR is currently the most accurate reviews, but there are a lot of other amazing resources.
Data-bass.com, for subwoofers, is an invaluable resource, and Josh Ricci is always ready to help Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 15:53

neo_2018 escreveu:
(...)

E, curiosamente, a frase que cito dá-me oportunidade de clarificar a minha postura: as palavras e opiniões dos "santos" e "profectas" nada me interessam, se não forem corroboradas com "números".
Os "números", esses sim, são donos da verdade absoluta Wink

(...)

Caro neo_2018,

Então, obriga-me também com todo o direito, a clarificar a minha postura:

1. Não tenho nada contra si nem contra a sua "paixão" para com os números e o objectivismo. Muito antes pelo contrário. As análises técnicas objectivas, como já disse anteriormente, são relevantes para fornecer informação nomeadamente (entre outras): na construção de equipamento e durante o processo de produção, esclarecer algumas dúvidas, falhas, etc., de resultados técnicos no processo e / ou após este, etc., etc.

Mas as análises subjectivas, também são muito importantes. Mais que não seja, porque são elas que vendem.

2. O facto das medições nos darem direcções e pistas concretas sobre certas e determinadas linhas de resultados / desempenhos técnicos, ou tecnológicos (se preferir), também nada a opor.

Até vou mais longe. Muitos equipamentos enquanto novos podem parecer-nos fantásticos no seu desempenho acústico e, passado pouco tempo (ou menos tempo que o espectável), darem raia. Tal, muitas vezes tem, ou pode ter como justificação, medidas menos conseguidas porque, inicialmente, estas até foram obtidas sem cargas de esforço do equipamento, para garantir maior fiabilidade nesse desempenho ao longo do tempo.

3. Eu só posso falar daquilo que sei, tenho acesso e verifico de facto. E, será sempre através de análises subjectivas, pois não tenho equipamentos de medição nem dinheiro para os comprar e, tão pouco, os sei utilizar.

Logo, para mim, a única ferramenta que tenho são os meus ouvidos de surdo. Nada mais.

4. Não gosto é de verdades absolutas, nem dos seus profetas.

Penso sempre que existem outras verdades. E cada um tem a sua, que deve ser respeitada, mesmo que não concordemos com ela. Como, quando pretendo adquirir um equipamento, é com os meus ouvidos de surdo que avalio tal equipamento, com os meus gostos e as minhas verdades e com a minha carteira que eu pago, pode vir o mais pintado, justificar-me com gráficos e números o contrário, que eu não dou muita importância.

cheers

Fernando Salvado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 15:57

Alexandre Vieira escreveu:
Goansipife escreveu:
[ ainda para mais que sou agnóstico iFi-Audio Zen DAC - Página 4 933723

Tinha uma prenda de Natal para ti (uma semana de audições com o pequenino gratuitamenteI mas como és desses, agora não levas nada... iFi-Audio Zen DAC - Página 4 824269

O "piquinino" ainda há de tocar na minha casa durante muito tempo iFi-Audio Zen DAC - Página 4 310490
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 16:00

José Miguel escreveu:
alexandremartins escreveu:


Comecei por utilizar o computador,  telefone. Mudei para o Raspberry Pi 4 tanto para ouvir ficheiros gravados como
plataforma streaming Tidal, obtive melhores resultados.
Que sistema operativo usa no Raspberry? Ou seja, como faz correr o Tidal?
Li algures que havia problemas com um dos sistemas operativos e o Tidal... não sei se era o Volumio.

Utilizo o Volumio, mas subscrevi o MyVolumio

https://volumio.org/my-volumio-overview/

Com o Remote Control no telemóvel funciona na perfeição
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 16:03

José Miguel escreveu:
Aqui, neste fórum, já ouvimos pessoas dizer que iam experimentar e comprar online... poupar uns vinte euros é importante, mas a maior parte dos lojistas faz uma atenção e iguala o preço ou reduz muito a diferença.
A minha experiência pessoal é que com a excepção de alguns produtos de fim de linha em que os descontos online (principalmente lá fora) podem alcançar os 50%, os lojistas portuguesas têm sido uma excelente surpresa a oferecer preços tão bons ou melhores que em qualquer país.

Comprei recentemente um JVC X7900 na Delaudio, e não só o atendimento foi excepcional, mas o preço muito mais competitivo que em outro qualquer pais ...
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 16:07

Goansipife escreveu:
Penso sempre que existem outras verdades. E cada um tem a sua, que deve ser respeitada, mesmo que não concordemos com ela.
Concordo que deve ser respeitada, mas podemos não só discordar, mas justificar o motivo da discordancia, algo que procuro sempre fazer com o recurso à literatura.

Goansipife escreveu:
Como, quando pretendo adquirir um equipamento, é com os meus ouvidos de surdo que avalio tal equipamento, com os meus gostos e as minhas verdades e com a minha carteira que eu pago, pode vir o mais pintado, justificar-me com gráficos e números o contrário, que eu não dou muita importância.
Discordo completamente desta abordagem, mas respeito o seu direito à mesma Wink


JPEREIRA gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 19:40

neo_2018 escreveu:
José Miguel escreveu:
Aqui, neste fórum, já ouvimos pessoas dizer que iam experimentar e comprar online... poupar uns vinte euros é importante, mas a maior parte dos lojistas faz uma atenção e iguala o preço ou reduz muito a diferença.
A minha experiência pessoal é que com a excepção de alguns produtos de fim de linha em que os descontos online (principalmente lá fora) podem alcançar os 50%, os lojistas portuguesas têm sido uma excelente surpresa a oferecer preços tão bons ou melhores que em qualquer país.

Comprei recentemente um JVC X7900 na Delaudio, e não só o atendimento foi excepcional, mas o preço muito mais competitivo que em outro qualquer pais ...

É mais um testemunho para ajudar a ver as lojas como elas merecem. Wink

Estamos no campo dos DAC, mas esse projector também poderá "dar-lhe" Música em grande - caso goste, pode ver Nick Cave & The Bad Seeds na Royal Arena de Copenhaga dia 24, RTP2. Smile

neo_2018 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 20:04

José Miguel escreveu:
... Não quero desviar muito o tópico, mas se estes pequenos produtos estivessem em loja, talvez esta conversa fosse mais rica. ...

Efectivamente jà começa a descambar de novo ... o iFi Zen Dac é um explosivo altamente instàvel cherry

Mais a sério, estes aparelhos independetemente do desempenho técnico e subjectivo foram criados a pensar na venda on-line e no objectivo de um audio alternativo que nasceu hà quinze anos atràs. O digital permite de meter numa caixa de bonbons um amplificador suficientemente potente, um leitor de ficheiros e um Dac, isto tudo com um desempenho técnico inimaginavel hà vinte anos atràs ... é esse o audio "alternativo" do qual andamos às voltas e a fingir que ele não existe, mas jà existe hà muito! Os concurrentes da Cambridge Audio, Arcam, Rega e outros chamam-se hoje SMSL, iFi ou Topping ... são eles a alternativa ao audio tradicional!...

Hà cinco anos atràs quando apresentei o Dac Henry Audio ninguém ligou ... hoje enchemos paginas com o iFi e isto é apenas o começo de uma mudança de paradigma! O audio tradicional não vai desaparecer ... estas duas vertentes do audio vão simplesmente coabitar e mesmo se entremear, jà é o teu caso e o do alexandremartins  Wink

cheers

Goansipife gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 20:17

neo_2018 escreveu:
Goansipife escreveu:
Como, quando pretendo adquirir um equipamento, é com os meus ouvidos de surdo que avalio tal equipamento, com os meus gostos e as minhas verdades e com a minha carteira que eu pago, pode vir o mais pintado, justificar-me com gráficos e números o contrário, que eu não dou muita importância.

Discordo completamente desta abordagem, mas respeito o seu direito à mesma Wink

Francamente caro neo_2018, quando compra um carro, que é um objecto técnico também, não o conduz para experimentar e avaliar?... o que hà de diferente a avaliar o audio pelos sentidos ao qual ele se dirige e que é a sua unica função?...

Um carro conduz-se, um televisor olha-se, um chouriço prova-se, um perfume cheira-se, um aparelho audio escuta-se e uma mulher... ai, ai, jà estou a descambar de novo, desculpe o desvio Laughing

cheers


Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 21:20

alexandremartins escreveu:
José Miguel escreveu:
alexandremartins escreveu:


Comecei por utilizar o computador,  telefone. Mudei para o Raspberry Pi 4 tanto para ouvir ficheiros gravados como
plataforma streaming Tidal, obtive melhores resultados.
Que sistema operativo usa no Raspberry? Ou seja, como faz correr o Tidal?
Li algures que havia problemas com um dos sistemas operativos e o Tidal... não sei se era o Volumio.

Utilizo o Volumio, mas subscrevi o MyVolumio

https://volumio.org/my-volumio-overview/

Com o Remote Control no telemóvel funciona na perfeição  

Uso Moode Audio num sistema e funciona nos pincaros. Basta instalar uma app qq de UPnP gratuita (uso o BubleUPnP) e roda tudo, Qobuz, Tidal, NAS, stream directo. O Moode tem uma boa colecção de rádios (as rádios da Linn são uma perdição). Para spotify é apanhado como um dispositivo e pode usar directamente da app do spotify.

O volumio funciona, mas a comparar com o Moode é uma traquitana instável e pouco fiável.
Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 21:28

TD124 escreveu:

Francamente caro neo_2018, quando compra um carro, que é um objecto técnico também, não o conduz para experimentar e avaliar?... o que hà de diferente a avaliar o audio pelos sentidos ao qual ele se dirige e que é a sua unica função?...

Um carro conduz-se, um televisor olha-se, um chouriço prova-se, um perfume cheira-se, um aparelho audio escuta-se e uma mulher... ai, ai, jà estou a descambar de novo, desculpe o desvio Laughing cheers

Colocaria na equação também o sexto sentido, isto porque é através dos sentidos que a inteligência desenvolve (ou se quisermos o sentido interior) que corresponde ao centro do Pentagrama, isto é, a consciência individual e a faculdade de perceber e reproduzir internamente os objetos da intuição. Portanto, a nossa mente pode ser representada por uma estrela de cinco pontas que indica os cinco sentidos, enquanto o centro permanece a consciência com sua sexta faculdade de reconhecer as perceções, reconhecendo-se e reconhecendo as relações entre todas essas coisas.
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySex Jan 22 2021, 21:43

TD124 escreveu:


Efectivamente jà começa a descambar de novo ... o iFi Zen Dac é um explosivo altamente instàvel cherry

Mais a sério, estes aparelhos independetemente do desempenho técnico e subjectivo foram criados a pensar na venda on-line e no objectivo de um audio alternativo que nasceu hà quinze anos atràs. O digital permite de meter numa caixa de bonbons um amplificador suficientemente potente, um leitor de ficheiros e um Dac, isto tudo com um desempenho técnico inimaginavel hà vinte anos atràs ... é esse o audio "alternativo" do qual andamos às voltas e a fingir que ele não existe, mas jà existe hà muito! Os concurrentes da Cambridge Audio, Arcam, Rega e outros chamam-se hoje SMSL, iFi ou Topping ... são eles a alternativa ao audio tradicional!...

Hà cinco anos atràs quando apresentei o Dac Henry Audio ninguém ligou ... hoje enchemos paginas com o iFi e isto é apenas o começo de uma mudança de paradigma! O audio tradicional não vai desaparecer ... estas duas vertentes do audio vão simplesmente coabitar e mesmo se entremear, jà é o teu caso e o do alexandremartins  Wink

cheers

Bom..., para além de corroborar totalmente com o que dizes, vou lançar mais umas achas para a fogueira:

- Não sou tão céptico quanto tu me pareceste ser em matéria desta crise das lojas especializadas, que é um facto e não só em Montpellier, ou mesmo em toda a França. Por cá passa-se o mesmo.

- Penso é que elas terão, e muito provavelmente irão, recriar um novo modelo / formato de comercialização com recurso assente no on-line.

- A experimentação também já está assegurada pela leis comerciais. Recebes o produto, experimentas e caso não gostes, devolves dentro das boas práticas de segurança de integridade do produto.

- É claro que o que estou a dizer, agora, aparenta uma certa contradição com o que já disse atrás sobre a acessibilidade de alguns equipamentos elogiados pelo blogue ASR. Mas, então, eu referia-me à situação de acesso habitual, nos dias de hoje, para a grande maioria dos amantes do Áudio cotas, como eu.

- Para a malta jovem há menos tempo que nós, as práticas de acesso ao comércio electrónico é o pão nosso de cada dia. Já muito raramente vão a lojas para comprar artigos desta índole, ou próxima e já exigem um certo tipo de atendimento que passa por chats do género “podemos ajudá-lo? Estamos ao seu dispor”, que aparece, mais recorrentemente, como pop-up.

- Por outro lado, vejo essa malta a adquirir, cada vez mais, equipamentos como DACs e auscultadores (estes de de alta gama e preço a condizer), ou colunas de secretária para utilização em conjunto com desktops, ou laptops. Mas quase nenhum sabe o que é Audiofilia ou ser Audiófilo.

- Como já contei atrás, um colega meu que tem na fábrica um conjunto da Topping E30 / L30 (que, quando em vez, dou uma roubadela Laughing ) e em casa penso que tem outro conjunto, ou um modelo mais avançado da mesma marca, nunca leu o ASR, só sabe o que é audiofilia porque lhe falo disso, comprou os equipamentos, porque se cruzou com eles na net, interessou-se, porque leu algures que era melhor e toma lá disto. Mas tenho esperança que, ao poucos, o trarei para a seita iFi-Audio Zen DAC - Página 4 693932

- Conclusão, estou esperançado que as lojas físicas têm todas as oportunidades de sobrevivência ( as que ficarem pelo caminho, fazem parte da selecção natural) e que serão estes jovens os grandes consumidores de amanhã e muito mais exigentes

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySáb Jan 23 2021, 00:34

ricardo.canelas escreveu:


Uso Moode Audio num sistema e funciona nos pincaros. Basta instalar uma app qq de UPnP gratuita (uso o BubleUPnP) e roda tudo, Qobuz, Tidal, NAS, stream directo. O Moode tem uma boa colecção de rádios (as rádios da Linn são uma perdição). Para spotify é apanhado como um dispositivo e pode usar directamente da app do spotify.

O volumio funciona, mas a comparar com o Moode é uma traquitana instável e pouco fiável.
Uma pergunta: vê real vantagem, para as plataformas de streaming, o uso de um equipamento como o Raspberry?

Já experimentou algo como o JRiver e Tidal a correr por ele?

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySáb Jan 23 2021, 00:55

Goansipife escreveu:
TD124 escreveu:

(...)

Mais a sério, estes aparelhos independetemente do desempenho técnico e subjectivo foram criados a pensar na venda on-line e no objectivo de um audio alternativo que nasceu hà quinze anos atràs.
(...)

cheers
(...)

- Conclusão, estou esperançado que as lojas físicas têm todas as oportunidades de sobrevivência ( as que ficarem pelo caminho, fazem parte da selecção natural) e que serão estes jovens os grandes consumidores de amanhã e muito mais exigentes

cheers

Fiquei com estas ideias na cabeça, talvez por não ser um adepto das compras online, talvez por desejar que o comércio físico se mantenha de porta aberta... também pode ser por acreditar que o consumidor vai aprendendo e ficando mais exigente.

Com a devida distância e enquadramento, lembro uma marca como a Xiaomi e os seus produtos, inicialmente eram vistos como algo de compra directa na China e para um público relativamente exigente e que não queria pagar muito, público jovem e de mente aberta, público que acreditava em testes de desempenho e menos nas marcas tradicionais. Acontece que a marca evoluiu e hoje tem lojas físicas em todo o lado, tem muitos produtos e alguns bem distantes dos telefones que tornaram a marca famosa no Ocidente.

Não digo que todos os utilizadores de um computador irão ter um DAC, um amplificador de auscultadores e uns auscultadores bons, mas o Gonçalo toca num ponto interessante, pois eu também já assisti a pessoas comprar belas colunas para uso em secretária e ainda na semana passada escutei um "sistema" assim muito bom.

As compras online estão "defendidas" pela experiência e tempo de experiência, eu já referi por aqui o que algumas pessoas fazem: comprar dois produtos, experimentam e devolvem o que não querem. Isto poderá vir a transformar-se num problema para as empresas, mas para já ainda não tem a escala capaz de assustar e por isso é uma possibilidade para quem tem fundos.
Nas lojas físicas, ou por elas, não se leva com facilidade um equipamento para casa, mas existe o lado do contacto e confiança, da experiência no lugar acompanhada de conversas (que podem não ajudar a escolher o melhor, mas ajudarão a escolher algo que apazigua o espírito).

Ficam alguns pensamentos, apesar de tudo a iFi tem muita representação física, as que nos chegam do Oriente ainda não, mas acredito que isso seja ultrapassado em breve.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 EmptySáb Jan 23 2021, 13:10

José Miguel escreveu:
ricardo.canelas escreveu:


Uso Moode Audio num sistema e funciona nos pincaros. Basta instalar uma app qq de UPnP gratuita (uso o BubleUPnP) e roda tudo, Qobuz, Tidal, NAS, stream directo. O Moode tem uma boa colecção de rádios (as rádios da Linn são uma perdição). Para spotify é apanhado como um dispositivo e pode usar directamente da app do spotify.

O volumio funciona, mas a comparar com o Moode é uma traquitana instável e pouco fiável.
Uma pergunta: vê real vantagem, para as plataformas de streaming, o uso de um equipamento como o Raspberry?

Já experimentou algo como o JRiver e Tidal a correr por ele?


Não sei se percebi a pergunta. O Pi ou outro qualquer streamer (não dac, embora normalmente também façam conversão se quiseremos) é apenas um ponto de ligação ou entrada no nosso sistema do ficheiro. A vantagem de ter um separado é que é separado. A maioria dos streamers/DAC desactualiza muito rápido e as interfaces são horríveis. As apps deixam de ser mantidas ao fim de um ciclo de vida curto, nunca foram grande coisa logo para começar etc. Sendo o Pi uma plataforma aberta há sempre entusiastas e maneiras de manter a coisa actual.

A nível de qualidade, não vejo por onde se possa atacar um Pi 4. Quase que aposto na verdade que a maioria dos fabricantes usa uma versão OEM para a secção de streaming.

Já experimentei com Tidal, mas como detesto mqa e eles são o grande distribuidor desse cancro não uso. A nível de utilização foi sem falhas.

Alexandre Vieira e neo_2018 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
Conteúdo patrocinado





iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 4 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
iFi-Audio Zen DAC
Ir para o topo 
Página 4 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Audio Vintage/ Audio Experience - Facebook
» Audio-GD
» DSD Audio
» a.n.t. audio
» JG audio

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Digital-
Ir para: