Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 iFi-Audio Zen DAC

Ir para baixo 
+10
José Miguel
Ghost4u
fredy
TD124
Alexandre Vieira
agorgal
ricardo.canelas
neo_2018
alexandremartins
Goansipife
14 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
ricardo.canelas
Membro AAP



Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySáb 23 Jan 2021 - 13:10

José Miguel escreveu:
ricardo.canelas escreveu:


Uso Moode Audio num sistema e funciona nos pincaros. Basta instalar uma app qq de UPnP gratuita (uso o BubleUPnP) e roda tudo, Qobuz, Tidal, NAS, stream directo. O Moode tem uma boa colecção de rádios (as rádios da Linn são uma perdição). Para spotify é apanhado como um dispositivo e pode usar directamente da app do spotify.

O volumio funciona, mas a comparar com o Moode é uma traquitana instável e pouco fiável.
Uma pergunta: vê real vantagem, para as plataformas de streaming, o uso de um equipamento como o Raspberry?

Já experimentou algo como o JRiver e Tidal a correr por ele?


Não sei se percebi a pergunta. O Pi ou outro qualquer streamer (não dac, embora normalmente também façam conversão se quiseremos) é apenas um ponto de ligação ou entrada no nosso sistema do ficheiro. A vantagem de ter um separado é que é separado. A maioria dos streamers/DAC desactualiza muito rápido e as interfaces são horríveis. As apps deixam de ser mantidas ao fim de um ciclo de vida curto, nunca foram grande coisa logo para começar etc. Sendo o Pi uma plataforma aberta há sempre entusiastas e maneiras de manter a coisa actual.

A nível de qualidade, não vejo por onde se possa atacar um Pi 4. Quase que aposto na verdade que a maioria dos fabricantes usa uma versão OEM para a secção de streaming.

Já experimentei com Tidal, mas como detesto mqa e eles são o grande distribuidor desse cancro não uso. A nível de utilização foi sem falhas.

Alexandre Vieira e neo_2018 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySáb 23 Jan 2021 - 13:52

A minha pergunta é mesmo simples como parece, visa compreender se haverá vantagem em usar um computador dedicado como o Raspberry no lugar de um portátil qualquer ou telefone (como uso). Percebo as questões de silêncio (ou falta dele) ligadas às várias aplicações a correr nos equipamentos não dedicados, assim como percebo a questão do processamento. Para ir buscar Música a um disco externo vejo esse caminho bem pensado, mas para plataformas de streaming já o vejo menos.

A minha questão não visa a qualidade do Raspberry, apenas a utilidade num contexto.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySáb 23 Jan 2021 - 14:30

José Miguel escreveu:
A minha pergunta é mesmo simples como parece, visa compreender se haverá vantagem em usar um computador dedicado como o Raspberry no lugar de um portátil qualquer ou telefone (como uso). Percebo as questões de silêncio (ou falta dele) ligadas às várias aplicações a correr nos equipamentos não dedicados, assim como percebo a questão do processamento. Para ir buscar Música a um disco externo vejo esse caminho bem pensado, mas para plataformas de streaming já o vejo menos.

A minha questão não visa a qualidade do Raspberry, apenas a utilidade num contexto.

A, então a resposta é muito mais simples: depende do que tem à mão! Se tem um pc que não use para mais nada pode usar como streamer, mas para usar como um endpoint com controlo à distância (telm, tablet, outro pc) terá sempre que instalar qq coisa. Normalmente usa-se roon, é fantástico, mas demasiado caro no meu contexto de engenhocar coisas. Gasta energia, tem todo um sistema operativo com tudo e mais alguma coisa a correr etc. É muito versátil. Há pcs onde o bus de USB não está bem isolado e tem muito ruido electrico, embora não apanhe nenhum faz uns anos.

Com uma solução como um Pi tem uma caixinha junto do rack que pode estar sempre ligada porque não consome uma infima parte. Tem alguma versatilidade de ligações (pode ligar um disco externo, uma drive de cd por usb, etc). Tem um sistema operativo dedicado a audio com actualizações frequentes. E acede ao dito pela rede, no caso do Moode é uma página no browser (a mesma coisa num pc, mac, android e ios) para qualquer configuração, e uso uma app no telm (UPnP) que detecta o pi com moode na rede e permite fazer cast do que quisermos para lá, do tidal, quobuz, ficheiros locais ou na rede, youtubes e até video (o pi tem uma saida hdmi, pode ligar à televisão/projector)

Eu tive a solução do PC até à pouco tempo, gosto mais do Pi pela simplicidade e versatilidade mais do que suficiente (a mesma de qualquer streamer dedicado, podendo escolher o software, volumio, mooode, ropieee, hifiberry e muitos outros).
Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySáb 23 Jan 2021 - 14:46

Tentarei colocar as mãos num Raspberry, apesar de não ouvir ruído via computador, ele está longe de optimizado para Música e percebemos melhor as diferenças quando estamos perante elas.

Agradeço as respostas. Wink

ricardo.canelas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySáb 23 Jan 2021 - 16:09

José Miguel escreveu:
... Fiquei com estas ideias na cabeça, talvez por não ser um adepto das compras online, talvez por desejar que o comércio físico se mantenha de porta aberta... também pode ser por acreditar que o consumidor vai aprendendo e ficando mais exigente. ...

... Nas lojas físicas, ou por elas, não se leva com facilidade um equipamento para casa, mas existe o lado do contacto e confiança, da experiência no lugar acompanhada de conversas (que podem não ajudar a escolher o melhor, mas ajudarão a escolher algo que apazigua o espírito). ...

Penso que estamos na alba de um novo paradigma em relação ao audio e que muitas coisas vão mudar, téem que mudar de todas as maneiras pois tal é a evolução natural. A tecnologia vai permitir, sempre foi o caso de fazer coisas melhores e mais baratas e a entrada de gama vai convergir com a gama média! O material de excepção serà sempre uma vitrina do possivel e vai continuar elitista ... os construtores que não se adaptarem ou que não vão evoluir vão sofrer da seleção natural da qual fala o Gonçalo...

As lojas também terão que mudar e ofereçer um leque de escolhas e de serviços diferente, moderno e pensado para acompanhar a evolução tecnologica assim que os diferentes habitos no audio que apareçem ... sob pena de também desaparecerem ou darem lugar a novas lojas...

PS: O meu amigo a quém pedi de escutar os Zen disse-me que o importador estava admirado que um auditorio se interesse a esses produtos ... em si isto jà diz muitas coisas! Normalmente poderei escutà-los na quarta-feira Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySáb 23 Jan 2021 - 17:29

Tenho uma questão típica de info excluído

Eu utilizo:

1. HD WD Elements 1 TB + MacBook Air + Jriver Media Center 26 ou Audirvana + DAC + Amplificador

Só na experiência já relatada é que foi utilizado:

2. Servidor Streamer 8TB SSD + Roon + DAC + Clock + Amplificador
.
Já tudo devidamente entregue ao respectivo dono.

Onde se enquadra o Raspberry PI 4, na situação indicada em 1. e como funciona?

Até agora não me tenho dado mal, mas se for para melhorar..., também estou interessado.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySáb 23 Jan 2021 - 17:40

Gonçalo, o Raspberry entra no lugar do computador. Wink

Isto de forma simples, o Ricardo Canelas já explicou algo, o Ricardo ong-ku falou disso em outros tópicos. A minha dúvida caía sobre a necessidade/utilidade para usar apenas com plataforma de streaming. Como usa disco externo, talvez mereça a tentativa.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySáb 23 Jan 2021 - 17:50

Goansipife escreveu:
Tenho uma questão típica de info excluído

Eu utilizo:

1. HD WD Elements 1 TB + MacBook Air + Jriver Media Center 26 ou Audirvana + DAC + Amplificador

Só na experiência já relatada é que foi utilizado:

2. Servidor Streamer 8TB SSD + Roon + DAC + Clock + Amplificador
.
Já tudo devidamente entregue ao respectivo dono.

Onde se enquadra o Raspberry PI 4, na situação indicada em 1. e como funciona?

Até agora não me tenho dado mal, mas se for para melhorar..., também estou interessado.

cheers

Aí entrava directamente no lugar do mac. O WD liga-se ao pi como ao mac, e um sistema qualquer que instale consegue mapear a biblioteca no disco.

No meu caso tenho um WD em rede, ligado ao router como um nas. O pi assenta mesmo ao lado do dac e liga-se por wifi (USB para o dac, pode comprar uma extensão que oferece saídas ópticas e coax, pode ainda usar o dac default do pi4 que não é bom mas faz o seu papel), reconhece o nas e mapeou tudo lá, como o jriver ou os outros fazem. Agora do meu Telm ou PC posso aceder a página do Moode e controlar o stream. Posso também usar uma app tipo UPnP e controlar por aí, ela apanha o nas e o pi com Moode e diz ao pi onde ir buscar o quê.

Um dia destes com calma faço um post com todos os detalhes da minha configuração para poderem experimentar sem ansiedades, mas não tem nada de especial.

Pelo preço de uma mui boa garrafa compram um pi4, um micro sd e uma caixa janota na ptrobotics e depois é só configurar.

neo_2018 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySáb 23 Jan 2021 - 17:55

Ah e podemos ainda comprar uma caixa mais janota com um ecrã táctil ou ligar a um externo e ficamos completamente independentes do Telm ou de outra coisa para controlar o bicho.
Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySáb 23 Jan 2021 - 17:57

José Miguel escreveu:
Gonçalo, o Raspberry entra no lugar do computador. Wink

(...)

José Miguel, Obrigado! Calculei isso, mas...

Eu não conheço de todo do Raspberry PI. Sei que o Francisco Frias utiliza uma solução destas mas, nunca percebi como.

Ou seja:

- Ao entrar no lugar do computador e aquilo que encontro na net foi o que consta na foto abaixo, questiono:

1. Como é que escolho / seleciono o que quero ouvir? se não tenho ecrã para ver?
2. E o media player, o dispositivo já tem um? Se não como o carrego?
3. Ok, percebo que ele me vá buscar os ficheiros que tenho gravados no disco rígido, mas as plataformas de streaming - Tidal - como é que fazem o match com o PI 4?

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 1507-110

Nesta matéria informática, sou mesmo um ZERO!


cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySáb 23 Jan 2021 - 18:04

ricardo.canelas escreveu:


Aí entrava directamente no lugar do mac. O WD liga-se ao pi como ao mac, e um sistema qualquer que instale consegue mapear a biblioteca no disco.

No meu caso tenho um WD em rede, ligado ao router como um nas. O pi assenta mesmo ao lado do dac e liga-se por wifi (USB para o dac, pode comprar uma extensão que oferece saídas ópticas e coax, pode ainda usar o dac default do pi4 que não é bom mas faz o seu papel), reconhece o nas e mapeou tudo lá, como o jriver ou os outros fazem. Agora do meu Telm ou PC posso aceder a página do Moode e controlar o stream. Posso também usar uma app tipo UPnP e controlar por aí, ela apanha o nas e o pi com Moode e diz ao pi onde ir buscar o quê.

Um dia destes com calma faço um post com todos os detalhes da minha configuração para poderem experimentar sem ansiedades, mas não tem nada de especial.

Pelo preço de uma mui boa garrafa compram um pi4, um micro sd e uma caixa janota na ptrobotics e depois é só configurar.

ricardo.canelas escreveu:
Ah e podemos ainda comprar uma caixa mais janota com um ecrã táctil ou ligar a um externo e ficamos completamente independentes do Telm ou de outra coisa para controlar o bicho.

Muito Obrigado pelas explicações. Só me restou uma dúvida: O Moode (não conheço) é que faz de media player?

Obrigado, mais uma vez

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySáb 23 Jan 2021 - 18:11

Faz uns anos que os Raspberry andam entre nós, quando olhei pela primeira vez para eles só pensava: mas isto é mesmo um computador!?! Smile

O Ricardo Canelas acabou por explicar melhor, para o Raspberry é preciso um Sistema Operativo que já faz tudo, pode ver o Moode aqui:  https://moodeaudio.org/

A optimização passa pela simplicidade, o Gonçalo usa o seu computador para trabalhar, certo? E ouvir Música ao mesmo tempo, certo?
Isso faz com que existam muitas tarefas a poluir e a potenciar ruído ou quebras no sinal.

Isto que digo é para tentar tornar a vista simples, eu tentava acompanhar tópicos destes por saber que um dia ia cair nestas coisas... limpei um telefone parado para apenas ter o mínimo a correr, mas correm sempre aplicações que não consegui apagar.
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySáb 23 Jan 2021 - 19:13

ricardo.canelas escreveu:


Aí entrava directamente no lugar do mac. O WD liga-se ao pi como ao mac, e um sistema qualquer que instale consegue mapear a biblioteca no disco.

No meu caso tenho um WD em rede, ligado ao router como um nas. O pi assenta mesmo ao lado do dac e liga-se por wifi (USB para o dac, pode comprar uma extensão que oferece saídas ópticas e coax, pode ainda usar o dac default do pi4 que não é bom mas faz o seu papel), reconhece o nas e mapeou tudo lá, como o jriver ou os outros fazem. Agora do meu Telm ou PC posso aceder a página do Moode e controlar o stream. Posso também usar uma app tipo UPnP e controlar por aí, ela apanha o nas e o pi com Moode e diz ao pi onde ir buscar o quê.

(...)

José Miguel e Ricardo Canelas,

Começo já por pedir desculpa ao Ricardo, por 2 razões:

- Com a pressa, o texto que sublinho, não o li bem. Presumo então que é necessário descarregar um sistema operativo qualquer no PI 4. Certo?

- Com mais pressa ainda formulei mal a pergunta, ou seja não a completei. Como o Ricardo me respondeu com aquela parte que coloco a negrito, presumi que o Moode (também vi o site que me me mandaste o link. Obrigado, na mesma, José Miguel) era mais do que um media player. A pergunta que tencionava fazer era: O Moode (não conheço) é que faz de media player e sistema operativo?

Mas, na realidade estou mesmo muito interessado em melhorar e alterar a situação de utilizar o Mac, que ainda por cima não é meu, é da Luísa (cara metade) e sim, é um computador, entre outras coisas para usar com os softwares normais de trabalho.

Também me parece que esta solução introduz lixo a mais! Pelo menos comparado com o Innous. Mas.. Também me parece não ser necessário gastar a "dinheirama" que custa este device , para se ter uma solução. Tanto mais que, estou em crer, que este tipo de equipamentos têm "um prazo de validade" muito curto, face aos constantes desenvolvimentos e actualizações que temos assistido.

Já agora o Roon é outra coisa que me chateia pelo custo da licença! iFi-Audio Zen DAC - Página 5 57537

Daí eu estar muito interessado em utilizar uma solução como me parece ser (pelo que percebo agora) o PI 4 e agradecer bastante esta ajuda que me estão a dar.

Tenho duas limitações. Uma como info excluído, outra de mãozinhas para fazer eu próprio.

Obrigado a ambos e é certo que vou querer muito ler o post com todos os detalhes. Ricardo  iFi-Audio Zen DAC - Página 5 22692

cheers

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySáb 23 Jan 2021 - 19:42

Tive uma hora, escrevi o que pude!

Alexandre Vieira e neo_2018 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptyDom 24 Jan 2021 - 18:12

Ifi Zen DAC em ação

Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 0:01

alexandremartins escreveu:
Ifi Zen DAC em ação
Sem querer parecer repetitivo, mas eu diria antes, as colunas _____ em acção Wink

A propósito, que colunas são?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 7:16

alexandremartins escreveu:
Ifi Zen DAC em ação


Estou persuadido que essas estantes por detràs e o tapete devem ajudar a coisa. Penso que depois de amanhã poderei escutar o bicho. Bela sala, isso também é importante Wink

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 8:26

neo_2018 escreveu:
alexandremartins escreveu:
Ifi Zen DAC em ação
Sem querer parecer repetitivo, mas eu diria antes, as colunas _____ em acção Wink

A propósito, que colunas são?

Neste capítulo e na minha opinião não parece haver razão para se desculpar da repetição, com a qual estou em absoluto acordo.

Também sempre pensei em dar maior relevância a colunas. Desde os meu 10 anos de idade, quando comecei a brincar com estas coisas e detestava as colunas herdadas do meu pai, umas Denton de 1967, que persigo estes elementos finais da cadeia. Se bem que durante todo este percurso o meu foco fosse amplificador + colunas, principalmente em tecnologias de amplificação mais clássicas, as colunas são efetivamente o elemento mais fraco e embirrante do Áudio e ainda por cima, se não têm WAF, então é uma desgraça iFi-Audio Zen DAC - Página 5 933723
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 10:00

neo_2018 escreveu:
alexandremartins escreveu:
Ifi Zen DAC em ação
Sem querer parecer repetitivo, mas eu diria antes, as colunas _____ em acção Wink

A propósito, que colunas são?

Dali Oberon

neo_2018 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 11:49

Goansipife escreveu:
... Também sempre pensei em dar maior relevância a colunas. ... as colunas são efetivamente o elemento mais fraco e embirrante do Áudio e ainda por cima, se não têm WAF, então é uma desgraça iFi-Audio Zen DAC - Página 5 933723

O que dizes é algo que é muito generalisado aqui na França, é mesmo comum de ouvir que as colunas devem representar a metade do orçamento de um sistema. A Cabasse e a Elipson que são marcas francesas historicas fizeram bem o seu trabalho e meteram na cabeça do consumidor desde os anos sessenta que a coluna é o elemento fundamental do sistema e por extensão o mais caro ... no Reino Unido passou-se algo de similar, pelo menos até aos anos 70 e o nascimento da Linn...

Compreendo que a coluna seja o elemento que transforma a energia eléctrica em energia vibratoria (som) e que dê intuitivamente o sentimento que são elas que escutamos, são elas que criam a interação com a sala também e são estéticamente o elemento mais imponente e visivel, por isso submetido à lei do WAF (ném sempre Laughing) ... por final elas são ainda o elemento mais fraco ao nivel do desempenho técnico e tudo isto metido junto explica que devam ser escolhidas com cuidado...

Mesmo se compreendo essa posição não gosto da polarisação sobre um elemento do sistema! Compreendo os colegas ricardo.canelas e neo-2018 que véem esse elemento como ainda mais preponderante actualmente com a aparição das novas fontes digitais, tém sentido ... mas continuo persuadido que uma das principais qualidades dum sistema é o seu equilibrio e isto sò pode ser obtido pela escolha atencionada de cada elemento, é o meu espirito budista  Wink

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 12:20

TD124 escreveu:
(...)

Mesmo se compreendo essa posição não gosto da polarisação sobre um elemento do sistema! Compreendo os colegas ricardo.canelas e neo-2018 que véem esse elemento como ainda mais preponderante actualmente com a aparição das novas fontes digitais, tém sentido ... mas continuo persuadido que uma das principais qualidades dum sistema é o seu equilibrio e isto sò pode ser obtido pela escolha atencionada de cada elemento, é o meu espirito budista  Wink

cheers

Estou de acordo com o que dizes, mas ideia que presidiu à minha resposta não pretendia ir tão longe quanto a tua.

Foi mais no sentido que coloquei a negrito. Penso realmente que o segmento de amplificação digital, veio (re)colocar novas exigências nas escolhas de colunas.

Eu não tenho experiência de audição de amplificação digital como tenho de amplificações clássicas, mas das poucas que ouvi e que gostei, ficou-me sempre a ideia que havia ali qualquer coisa para o lado do último elo da cadeia que não me agradava tanto.

No entanto isto gera-me muitas dúvidas e, aqui, pela extrema subjetividade, imprecisão, etc. Três razões:

- Ou, os meus ouvidos não estão tão treinados, habituados, capacitados a ouvir estas amplificações de tipologia digital;

- Ou, as colunas com que ouvi os exemplares destas tipologias, não eram o melhor match;

- Ou, há na realidade um caminho novo a fazer na construção de transductores, para amplificações desta tipologia.

Muito sinceramente, não sei responder as estas dúvidas que tenho. Mas também é verdade que sempre tive uma grande panca com colunas!

cheers

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13341
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 12:22

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 59e1c116a7f72_IMG_0917(2).jpg.ecac33ac591331f1a369d724782e7e73
TD124 escreveu:
(...) A Cabasse e a Elipson que são marcas francesas historicas fizeram bem o seu trabalho (...)

Solicitando licença para efectuar intervenção extra tópico, cheguei a namorar durante longo tempo umas Cabasse Farella 400. Abdiquei da sua aquisição ao optar pelas minhas Meninas Falantes.
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 13:18

TD124 escreveu:

O que dizes é algo que é muito generalisado aqui na França, é mesmo comum de ouvir que as colunas devem representar a metade do orçamento de um sistema. A Cabasse e a Elipson que são marcas francesas historicas fizeram bem o seu trabalho e meteram na cabeça do consumidor desde os anos sessenta que a coluna é o elemento fundamental do sistema e por extensão o mais caro ... no Reino Unido passou-se algo de similar, pelo menos até aos anos 70 e o nascimento da Linn...

No meu caso o valor das colunas fica abaixo do valor da amplificação e mesmo do conjunto gira/célula/pré.

Por esse exposto é o elemento para iFi-Audio Zen DAC - Página 5 809774 iFi-Audio Zen DAC - Página 5 317942

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 13:45

alexandremartins escreveu:
TD124 escreveu:

O que dizes é algo que é muito generalisado aqui na França, é mesmo comum de ouvir que as colunas devem representar a metade do orçamento de um sistema. A Cabasse e a Elipson que são marcas francesas historicas fizeram bem o seu trabalho e meteram na cabeça do consumidor desde os anos sessenta que a coluna é o elemento fundamental do sistema e por extensão o mais caro ... no Reino Unido passou-se algo de similar, pelo menos até aos anos 70 e o nascimento da Linn...

No meu caso o valor das colunas fica abaixo do valor da amplificação e mesmo do conjunto gira/célula/pré.

Por esse exposto é o elemento para iFi-Audio Zen DAC - Página 5 809774 iFi-Audio Zen DAC - Página 5 317942

Eu fui ironico na frase que puz a negrito e não penso que as colunas tenham que custar a metade do sistema ... também não penso que tenham que custar o mesmo preço do que o amplificador, ou mais baratas, ou devam respeitar fasquias de preço predeterminadas consoante o sistema! Penso que as colunas como cada elemento do sistema devem estar em adequação técnica e subjectiva entre si mesmos e com a sala afim de obter um resultado equilibrado, mesmo se reconheço que no audio moderno a coluna torna-se preponderante...
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 14:32

[quote="Goansipife"]
TD124 escreveu:
(...)

Foi mais no sentido que coloquei a negrito. Penso realmente que o segmento de amplificação digital, veio (re)colocar novas exigências nas escolhas de colunas.

Eu não tenho experiência de audição de amplificação digital como tenho de amplificações clássicas, mas das poucas que ouvi e que gostei, ficou-me sempre a ideia que havia ali qualquer coisa para o lado do último elo da cadeia que não me agradava tanto.

No entanto isto gera-me muitas dúvidas e, aqui, pela extrema subjetividade, imprecisão, etc. Três razões:

- Ou, os meus ouvidos não estão tão treinados, habituados, capacitados a ouvir estas amplificações de tipologia digital;

- Ou, as colunas com que ouvi os exemplares destas tipologias, não eram o melhor match;

- Ou, há na realidade um caminho novo a fazer na construção de transductores, para amplificações desta tipologia.

Muito sinceramente, não sei responder as estas dúvidas que tenho. Mas também é verdade que sempre tive uma grande panca com colunas!

cheers


Existe algum tópico onde alguém tenha detalhado as diferentes topologias de amplificação algures? Parece-me que estamos a chamar digital a algo que é tão digital como um classe A qualquer. Como o termo pode ter uma conotação mazinha nos circulos audiófilos, fico sempre com este sabor amargo na boca Sad, parece que ainda não nos livrámos de toda a propaganda britanica das últimas décadas.

Que classe D um som diferente, claro, como um triodo tem de um pentodo e A de AB, mas depende tanto da implementação que me custa fazer a afirmação assim careca. Classe D também não é o meu copo de chá, na generalidade e com muito (muito) boas excepções.
Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 14:47

Goansipife escreveu:
... Foi mais no sentido que coloquei a negrito. Penso realmente que o segmento de amplificação digital, veio (re)colocar novas exigências nas escolhas de colunas. ...

Eu penso que foi a fonte digital, desde o aparecimento do CD, que criou um novo desafio às colunas! O vinil era uma fonte perfectivel e as colunas também eram um elo perfectivel e até final dos anos 70 o consumidor estava polarisado nestes dois elementos ... o CD trouxe uma transparência que exige dos outros elementos de preservar ao maximo essa qualidade, foi um desafio para a electroacustica e que continua ainda hoje...

Não penso que a necessidade de evoluçéao na electroacustica seja ligada aos amplificadores "ditos digitais" pois os amplificadores a transistores estam "maduros" jà hà muito tempo e não penso que os amplificadores em classe D vão ultrapassà-los complétamente tanto técnicamente que subjectivamente ... mas eles vão reduzir o tamanho, o consumo, o peso e o preço o que em si jà é uma revolução Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 14:54

ricardo.canelas escreveu:
Goansipife escreveu:
TD124 escreveu:
(...)

Foi mais no sentido que coloquei a negrito. Penso realmente que o segmento de amplificação digital, veio (re)colocar novas exigências nas escolhas de colunas.

Eu não tenho experiência de audição de amplificação digital como tenho de amplificações clássicas, mas das poucas que ouvi e que gostei, ficou-me sempre a ideia que havia ali qualquer coisa para o lado do último elo da cadeia que não me agradava tanto.

No entanto isto gera-me muitas dúvidas e, aqui, pela extrema subjetividade, imprecisão, etc. Três razões:

- Ou, os meus ouvidos não estão tão treinados, habituados, capacitados a ouvir estas amplificações de tipologia digital;

- Ou, as colunas com que ouvi os exemplares destas tipologias, não eram o melhor match;

- Ou, há na realidade um caminho novo a fazer na construção de transductores, para amplificações desta tipologia.

Muito sinceramente, não sei responder as estas dúvidas que tenho. Mas também é verdade que sempre tive uma grande panca com colunas!

cheers


Existe algum tópico onde alguém tenha detalhado as diferentes topologias de amplificação algures? Parece-me que estamos a chamar digital a algo que é tão digital como um classe A qualquer. Como o termo pode ter uma conotação mazinha nos circulos audiófilos, fico sempre com este sabor amargo na boca Sad, parece que ainda não nos livrámos de toda a propaganda britanica das últimas décadas.

Que classe D um som diferente, claro, como um triodo tem de um pentodo e A de AB, mas depende tanto da implementação que me custa fazer a afirmação assim careca. Classe D também não é o meu copo de chá, na generalidade e com muito (muito) boas excepções.

Sim, Ricardo, já ouvi alguns amplificadores puramente digitais e, essencialmente com base Hypex e até gostei. Poucos, como afirmei, mas já ouvi!

Contudo, o meu toque na questão tem a ver mais com colunas e a conjugação das que ouvi ligadas a estes.

Reforço eu tenho alguma panca com colunas e esta panca já vem de longe.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 15:10

Goansipife escreveu:

Sim, Ricardo, já ouvi alguns amplificadores puramente digitais e, essencialmente com base Hypex e até gostei. Poucos, como afirmei, mas já ouvi!
cheers

Era a isso que me referia! Os amps da Hypex não são digitais, são classe D. Eles vendem coisas que operam no domínio digital (DSPs, DACs, ADCs) mas os amps são só classe D Smile

Também partilho a panca por colunas e o seu casamento com amplificação, vêm daí os amores/desilusões com classe D Sad
Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 15:13

ricardo.canelas escreveu:
Goansipife escreveu:

Sim, Ricardo, já ouvi alguns amplificadores puramente digitais e, essencialmente com base Hypex e até gostei. Poucos, como afirmei, mas já ouvi!
cheers

Era a isso que me referia! Os amps da Hypex não são digitais, são classe D. Eles vendem coisas que operam no domínio digital (DSPs, DACs, ADCs) mas os amps são só classe D Smile

Também partilho a panca por colunas e o seu casamento com amplificação, vêm daí os amores/desilusões com classe D Sad

Ok! Então para aprender. quais os exemplos de amps puramente digitais? E que tal abrir um tópico sobre isso? Fica o desafio.

Obrigado

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 15:24

A minha "panca" prende-se com a amplificação... Embarassed Se as minhas mãos fossem capazes, era para essa parte do sistema que me viraria antes de outra qualquer. Já assisti a colunas mudar radicalmente a sua apresentação mediante a ligação a amplificadores diferentes. O "casamento" entre estas duas partes do sistema é para mim o alicerce do sistema.

Compreendo perfeitamente a maioria dos argumentos que coloca as colunas no centro da atenção, até a relação destas com a sala, que na larga maioria das vezes será a sala de estar de casas comuns. Partindo deste ponto, seria interessante cada um fazer um exercício de análise ao momento de escuta, pois a forma como se escuta (volume, posição do lugar sentado, ...) poderá ser um factor fundamental.


Quando o volume não sobe muito durante os momentos de escuta, a sala diminui a sua importância e aumenta a das colunas e amplificador. A capacidade de entregar muito pormenor em volumes reduzidos, onde naturalmente se perderá nos extremos, poderá criar as fundações de um sistema incrível.

Para quem tem casas isoladas e pode abusar das colunas, as coisas são ligeiramente diferentes, mas as colunas serão sempre conduzidas e não conduzem... pelo que o amplificador que as conduz definirá parte do destino e resultado.


Ah! Está a decorrer uma conversa num tópico aqui ao lado muito interessante, no que fala das diferenças entre formatos. Um sistema não são apenas peças físicas, a Música e principalmente a forma como ela foi gravada vai ditar uma boa fatia do resultado. Não é por acaso que as pessoas na medida em que aumentam o investimento no sistema, reduzem o leque de escolha musical.

Caro Ricardo Canela, eu serei mais um interessado na desmistificação da amplificação em Classe D, pois parece-me que o que falta nesse tipo de amplificação é mais a distorção a que estamos habituados do que outra coisa... mas toda a gente gosta de um aconchego mais suave. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13341
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 15:38

ricardo.canelas escreveu:
(...) Parece-me que estamos a chamar digital a algo que é tão digital como um classe A qualquer. Como o termo pode ter uma conotação mazinha nos circulos audiófilos, fico sempre com este sabor amargo na boca (...)

Prezado ricardo.canelas,

A conotação concedida, transporta o utilizador para algo que veio de Marte e, assim sendo, será maléfico. Contudo, experimentem dar ouvidos a amplificação de "D" de dedo do sector profissional e...

Com melhores cumprimentos,
What a Face

ricardo.canelas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 15:56

Ghost4u escreveu:
ricardo.canelas escreveu:
(...) Parece-me que estamos a chamar digital a algo que é tão digital como um classe A qualquer. Como o termo pode ter uma conotação mazinha nos circulos audiófilos, fico sempre com este sabor amargo na boca (...)

Prezado ricardo.canelas,

A conotação concedida, transporta o utilizador para algo que veio de Marte e, assim sendo, será maléfico. Contudo, experimentem dar ouvidos a amplificação de "D" de dedo do sector profissional e...

Com melhores cumprimentos,
What a Face

Eu gosto muito da lista "D"! Mas a grande diferença na "D" e aquilo que vai fazer mais diferença no desempenho e preço é a fonte de alimentação.
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13341
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 16:18

Armado em esquisito... Bastou a novela de mau gosto, baseada no preço do iFi, versus desempenho. Smile


Última edição por Ghost4u em Seg 25 Jan 2021 - 17:37, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 16:49

ricardo.canelas escreveu:
...Existe algum tópico onde alguém tenha detalhado as diferentes topologias de amplificação algures? Parece-me que estamos a chamar digital a algo que é tão digital como um classe A qualquer. ...

Goansipife escreveu:
...Ok! Então para aprender. quais os exemplos de amps puramente digitais? E que tal abrir um tópico sobre isso? Fica o desafio. ...

José Miguel escreveu:
...Caro Ricardo Canela, eu serei mais um interessado na desmistificação da amplificação em Classe D...

Para responder em "rajada" às diferentes questões que estão a apareçer e de uma maneira "muito" simples ... creio que as diferentes classes de amplificação jà foram abordadas por mim num velho topico, não sei o qual ... existém aparelhos apelidados de digitais os FDA (full digital amplifier) mas a classe D é outra coisa ... e enfim José, o primeiro aparelho em classe D foi comercialisado pela Sinclair Radionics nos anos 60 então não é verdadeiramente o suprasumo do modernismo, é uma velha ideia que a tecnologia moderna tornou viavel e eficaz então o misticismo é sò na nossa cabeça, como sempre!...

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Sinuso10

Aqui téem o desenho de uma sinusoide que é a representação grafica da onda sonora (não da musica), como podem ver ela é simetrica e possui uma parte positiva e uma parte negativa ... isto corresponde ao avanço e recuo de um altifalante fisicamente...

Um amplificador vai ter que amplificar a integralidade desta sinusoide qualquer que seja a sua classe, em audio existém globalmente quatro classes mais uma que é um nome mas não uma classe que é a H!...

Classe A: Esta classe pode existir em simple final (SE) ou em push pull (PP) (dois componentes activos simetricos) tanto a transistores que a vàlvulas. Nesta classe o componente activo amplifica a integralidade da sinusoide em permanência ... pouca potência, muita energia gasta, grande linearidade...
(funciona da linha vermelha até à linha vermelha)

Classe B: Aqui o componente està polarisado ("programado") para funcionar em alternância e são necessarios dois componentes activos simétricos ou utilisados como tal! Um componente amplifica uma metade da sinusoide e o outro a outra metade o que implica estar em push pull! O aparelho consome muito pouco relativamente à classe A, tém muita potência e a linearidade é mà por causa da "colagem" entre as duas metades da sinusoide ... a McIntosh é um dos especialistas desta rara classe no audio de topo...
(funciona em alternância entre o azul claro e o vermelho)

Classe AB: Isto é o compromisso entre as duas primeiras classes e o mais utilisado. O aparelho nas fracas potências està em classe A (entre verde e verde) e a partir duma determinada potência "programada" ele passa em classe B (alternância entre o verde e o vermelho). Consumo equilibrado, boa potência e boa linearidade. Os aparelhos são obrigatoriamente em push pull (dois componesntes activos) como na classe B...

Classe D: Os componentes activos não funcionam em ganho (amplificação) como nos outros casos mas como interruptores. A potência maxima do aparelho é definida pela voltagem da alimentação e os transistores vão "esculpir" directamente a sinusoide na alimentação ... trata-se de uma amplificação analogica como as outras mas sém ganho pois o componente não é utilisado em modo amplificação mas em modo interruptor! O sistema de controlo do interruptor pode ser digital efectivamente mas a parte de potência que està ligada às colunas é puramente analogica, isto explica a confusão e que sejam vistos como aparelhos digitais, ora não o são!...
Como não existe polarisação ném amplificação o rendimento é enorme e a energia consumida pelo aparelho é praticamente proporcional à energia devolvida, a linearidade depende do sistema de comando essencialmente e é hoje muito boa pois digital...

Voilà rapidamente um pequeno panorama o mais simples que posso assim no imediato Wink

cheers

ricardo.canelas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 17:05

José Miguel escreveu:
A minha "panca" prende-se com a amplificação... Embarassed Se as minhas mãos fossem capazes, era para essa parte do sistema que me viraria antes de outra qualquer. ...

Pelo que vejo ninguém gosta das fontes por aqui ... e como fazém para bem ler as gravações lol!

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 17:07

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
A minha "panca" prende-se com a amplificação... Embarassed Se as minhas mãos fossem capazes, era para essa parte do sistema que me viraria antes de outra qualquer. ...

Pelo que vejo ninguém gosta das fontes por aqui ... e como fazém para bem ler as gravações lol!

Agora é com o Topping E30. O Lenco já meteu os papeis para a reforma dvil

smedley

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 17:26

Goansipife escreveu:
TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
A minha "panca" prende-se com a amplificação... Embarassed Se as minhas mãos fossem capazes, era para essa parte do sistema que me viraria antes de outra qualquer. ...

Pelo que vejo ninguém gosta das fontes por aqui ... e como fazém para bem ler as gravações lol!

Agora é com o Topping E30. O Lenco já meteu os papeis para a reforma dvil

smedley

Vamos lá para o um para dois...  Basketball

Neste tópico dedicado a uma fonte, dizer que ninguém se interessa pelas fontes... possa! Vai em 5 páginas, originou a abertura de um outro tópico muito interessante, está já a tratar de outro tema importante e ainda tem pernas para andar. Fonte arrumada, a malta tem que olhar para o resto do sistema. Laughing
Eu não começaria um sistema pela fonte, mesmo sabendo que uma grande fonte pode fazer exigências ao sistema capazes de o colocar em transformações.


Do actual sistema, o Gonçalo apontou a reforma ao elemento que provavelmente será o último a sair/ser trocado. Ele gosta de trabalhar, por vezes precisa de umas próteses, mas não pede a reforma.  dvil
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 17:47

Alexandre Vieira escreveu:


Eu gosto muito da lista "D"! Mas a grande diferença na "D" e aquilo que vai fazer mais diferença no desempenho e preço é a fonte de alimentação.

TD124 escreveu:

(...)
O sistema de controlo do interruptor pode ser digital efectivamente mas a parte de potência que està ligada às colunas é puramente analogica, isto explica a confusão e que sejam vistos como aparelhos digitais, ora não o são!...
Como não existe polarisação ném amplificação o rendimento é enorme e a energia consumida pelo aparelho é praticamente proporcional à energia devolvida, a linearidade depende do sistema de comando essencialmente e é hoje muito boa pois digital...

Voilà rapidamente um pequeno panorama o mais simples que posso assim no imediato Wink

cheers

O Alexandre colocou algo em jogo que parece ser um dos novos temas queridos dele, mas que na amplificação de Classe D me parece (pelo que entendo) algo tão fundamental como em todas as outras Classes.

A utilização de bons transformadores toroidais não está a dar à Classe D aquele toque que se espera dos AB e a ajudar a fazer cair esse mito que eles soam a "digital"?
O que eu quero dizer é: as marcas não estarão a colocar o pé no travão do desenvolvimento para dar o perfume do que o público quer?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 18:08

José Miguel escreveu:
... A utilização de bons transformadores toroidais não está a dar à Classe D aquele toque que se espera dos AB e a ajudar a fazer cair esse mito que eles soam a "digital"?
O que eu quero dizer é: as marcas não estarão a colocar o pé no travão do desenvolvimento para dar o perfume do que o público quer?

Duas perguntas e cinco preconçeitos ou subentendidos consoante ... o audio anda e andou sempre às voltas e faz mais nòs do que as cordas de um veleiro Laughing

1° subentendido: Os transformadores toroidais dão um som...
2° subentendido: Os amplificadores em classe AB téem um toque agradàvel...
3° subentendido: Os amplificadores em classe D soam "digital"...
4° subentendido: Os fabricantes estão a "castrar" voluntariamente o potencial da classe D...
5° subentendido: O publico espera ou requer um som especifico...
6° subentendido subterrâneo: O digital tém um som, uma assinatura...

Fogo!... em tão poucas frases mandar isto tudo é obra ... não é amanhã que este topico fecha lol!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 18:12

José Miguel escreveu:
... A utilização de bons transformadores toroidais não está a dar à Classe D aquele toque que se espera dos AB e a ajudar a fazer cair esse mito que eles soam a "digital"?
O que eu quero dizer é: as marcas não estarão a colocar o pé no travão do desenvolvimento para dar o perfume do que o público quer?

Quanto à resposta às duas perguntas ela é no dois casos não! Razz

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 18:17

Umas amigas fizeram uma grande viagem com o Navio Escola Sagres e de lá trouxeram esta frase: corda tem o relógio, um navio tem cabos. Como estamos num tópico que tem evitado os cabos, vamos manter a metáfora com cordas. Laughing


As respostas são não, então o que tem feito mudar a percepção do som nesses aparelhos?
Não é magia, pois fala-se em evolução e mudança. Rolling Eyes

Eu não quero parecer do contra, mas custa-me a crer que as marcas não façam a sua "magia" na construção dos aparelhos, já o disse várias vezes (eu não acredito em coincidências, mas poderei estar a ver mal a coisa).


edit: eu não falo em assinatura de um tipo de tecnologia (geral), eu falo de assinatura de equipamentos (singular).
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 18:47

José Miguel escreveu:
... As respostas são não, então o que tem feito mudar a percepção do som nesses aparelhos? ...

Eu não quero parecer do contra, mas custa-me a crer que as marcas não façam a sua "magia" na construção dos aparelhos, já o disse várias vezes (eu não acredito em coincidências, mas poderei estar a ver mal a coisa). ...

Quém disse que a percepção desses aparelhos mudou ou não mudou? Eu, o Ricardo e o Gonçalo jà dissemos que hà alguns dos quais gostàmos mas que globalmente não é a nossa praia ... isto é vago e é algo que posso dizer de muitas coisas no audio, ou de marcas! È um ponto de vista não é uma escola...

Jà faz dez anos que a Audio Research fez um aparelho em classe D com uma alimentação linear classica por transformador (EI ném sequer toroidal), jà faz vàrios anos que a Chord e a Halcro fazém aparelhos a transistores com alimentações electronicas e o Tact Millenium de 1998 era integralmente em classe D e com alimentações electronicas e foi um sucesso apesar do preço elevado ... tudo existe jà hà algum tempo e nalguns casos hà mais de vinte anos...

Se os construtores misturam as tecnologias não é para dar cores ... é por preço, potência, inovação ou experimentação! Não excluo um destes dias de experimentar eu também ... é normal!!!...

Porque razão a Burmester que é um especialista da amplificação faz um integrado com classe T ... eles sabém muito bem fazer um classe AB a transistores, mas a potência igual é mais caro ... e metem um transformador para que ele seja mais pesado e para assegurar o consumidor, não para o som Wink

Simplesmente porque quando se quer dar cor isso pode ser feito com qualquer tecnologia, é simples Laughing

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 19:11

Longe de mim querer ligar a alteração de percepção a três pessoas, não me referi a vocês. Várias marcas comerciais estão a utilizar a tecnologia "D" para amplificadores de gamas mais baixas e estão a vender.
Pelo que compreendo, o Paulo tem razão quando refere a potência e custos, com esta tecnologia há maior eficiência e nem a fonte de alimentação será necessária na escala de um "A" ou "AB" clássicos. Também compreendo que se dará cor antes do transformador, mas isso que refere do peso ( dvil ), não deixando de tocar a percepção do som final, não creio ser a razão maior - eu estou a tentar compreender, apenas isso.

Eu assino por baixo que o Digital (entenda-se tudo o que é) não tem um som, como o Analógico também não tem, mas a forma como percepcionamos a evolução do som mexe com muito do que temos como alicerce de ideias (experiências). O paradoxo de apelidar um gira-discos direct-drive "digital" não seria novidade, hoje também se diz que amplificadores de Classe D soam a analógico...

Mudaram as pessoas? Estamos hoje preparados para maiores doses de definição e seguir com a evolução?
Estão as marcas a mudar e a mexer no resultado final? Isto promove a paragem do desenvolvimento, caso esteja a ser feita uma aproximação ao "gosto" dos consumidores?

São dúvidas que tenho faz tempo, inclino-me para a segunda, mas gostaria de ver acontecer a primeira.
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 19:48

Nunca liguei muito a isso da classe do amplificador, o que tenho atualmente nem sei qual é

"Hegel usa um circuito patenteado chamado SoundEngine, que representa sua principal reivindicação de melhor desempenho por meio da engenharia. Diz-se que o SoundEngine reduz a distorção cruzada que ocorre em designs típicos da Classe AB, pois os dispositivos de fase positiva e negativa desligam e ligam quando o sinal é passado de um para o outro. Usando uma técnica de "feed-forward", o SoundEngine produz fluidez semelhante à da Classe A e uma redução nos efeitos de distorção de ordem superior sem a necessidade de polarizar os dispositivos de saída em qualquer lugar próximo aos níveis da Classe A. Isso também evita a dissipação de calor resultante e o consumo de energia de projetos típicos de Classe A."
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 19:49

José Miguel escreveu:
... Também compreendo que se dará cor antes do transformador, mas isso que refere do peso ( dvil ), não deixando de tocar a percepção do som final, não creio ser a razão maior - eu estou a tentar compreender, apenas isso.
...
Mudaram as pessoas? Estamos hoje preparados para maiores doses de definição e seguir com a evolução?
Estão as marcas a mudar e a mexer no resultado final? Isto promove a paragem do desenvolvimento, caso esteja a ser feita uma aproximação ao "gosto" dos consumidores?...

Sim o peso é um factor de venda e que assegura (ainda) muitos consumidores no audio. Existe uma ideia, não complétamente falsa, que um bom amplificador é antes de tudo uma boa alimentação ... isto subentende um transformador generoso (pesado) e muitos condensadores. A presença desse transformador generoso e pesado é algo que ainda hoje assegura o consumidor, sobretudo se o produto é caro ... ora que uma alimentação electronica é leve, levesissima mesmo!...

O consumidor actual não tém gosto, ele tém gostos!... e a industria do audio ofereçe, jà hà muito tempo, todas as variantes sonoras, estéticas e tecnologicas que se queira afim de alimentar todos esses gostos, porque razão se polarisar na ideia que existe um gosto moderno ou actual pois é falso? De mesmo, porque razão pensar que os amplificadores em classe D trazém mais definição ou transparência ... de novo não é verdade e os transistores actuais batem-se com igualdade nesses parâmetros, mas são mais caros...

Para mim o ponto forte dos classe D actuais é a dinâmica, pois são potentes, e a maneira como controlam as colunas (factor de amortecimento) o que lhes dà esse toque seco que desagrada a muitos mas que eu admiro ... no resto o que eles trazém de novo jà o disse e é a redução do consumo, a leveza, a potência, a compacidade e o preço. Mas eles vão continuar a evoluir e talvez amanhã não diga a mesma coisa Wink

ricardo.canelas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 22:02

Paulo, eu já disse várias vezes que não estou em luta com o "gosto", calma. Wink Repare que eu coloquei a palavra entre aspas, não se trata de um gosto particular ou universal, mas do "gosto" que se consegue verificar pela procura (há e haverá sempre algo com mais procura que o resto).

A questão da maior definição e fidelidade para mim é uma certeza, o contrário seria negar o avanço do conhecimento e ciência. Outra coisa é existir quem considere que há definição a mais ou que se pode perder algo no excesso de definição. Quando este tipo de opinião entra em campo, por que razão as marcas não haveriam de tentar perceber e oferecer algo com menos pormenor/fidelidade?

Eu sei que não terei sempre as respostas de quem cria, mas ainda há pessoas capazes de o afirmar e já dei o exemplo da Zu, da Klipsch, ... as marcas não oferecem apenas desempenho por fidelidade, também oferecem desempenho por outros motivos e eu nada tenho contra isso, absolutamente nada (apenas prefiro que seja assumido). Wink

Nós somos plural, isso é bom e permite puxar muitas pontas ao mesmo tempo. Haverá sempre uma ponta a permitir um caminho maior, é assim mesmo.
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 23:49

José Miguel escreveu:
Umas amigas fizeram uma grande viagem com o Navio Escola Sagres e de lá trouxeram esta frase: corda tem o relógio, um navio tem cabos. Como estamos num tópico que tem evitado os cabos, vamos manter a metáfora com cordas. Laughing
... ... ...

As "amigas" não seriam loiras por acaso!?…  dvil  

Já que não captaram bem a formação náutica que em tão eminente "universidade" lhe proporcionaram!?...
Assim, e para repor a verdade, a bordo dum navio só existem duas cordas, a saber, a corda dos relógios e a corda do sino!... Assim é que é!!...
Tudo o mais são cabos!  2cclzes

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptySeg 25 Jan 2021 - 23:53

reirato escreveu:
José Miguel escreveu:
Umas amigas fizeram uma grande viagem com o Navio Escola Sagres e de lá trouxeram esta frase: corda tem o relógio, um navio tem cabos. Como estamos num tópico que tem evitado os cabos, vamos manter a metáfora com cordas. Laughing
... ... ...

As "amigas" não seriam loiras por acaso!?…  dvil  

Já que não captaram bem a formação náutica que em tão eminente "universidade" lhe proporcionaram!?...
Assim, e para repor a verdade, a bordo dum navio só existem duas cordas, a saber, a corda dos relógios e a corda do sino!... Assim é que é!!...
Tudo o mais são cabos!  2cclzes

king
Eu é que errei a citar de memória, por acaso elas são duas meninas morenas. Smile

O que o Reirato diz é assim mesmo, passou-me a pequena corda do sino. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptyTer 26 Jan 2021 - 8:58

José Miguel escreveu:
... A questão da maior definição e fidelidade para mim é uma certeza, o contrário seria negar o avanço do conhecimento e ciência. Outra coisa é existir quem considere que há definição a mais ou que se pode perder algo no excesso de definição. Quando este tipo de opinião entra em campo, por que razão as marcas não haveriam de tentar perceber e oferecer algo com menos pormenor/fidelidade?

Lembro-me de uma discussão hà anos com o Christian Yvon que é o fundador da marca Apertura e a pessoa que concebeu as grandes colunas da Goldmund, ele disse-me algo assim: Paulo quando crio uma coluna tenho dez fios na mão (os tais dez elementos subjectivos) ... posso decidir de puxar de maneira igual os dez ou de puxar um a um consoante o meu objectivo, sou eu que decido!...

Isto é verdade para qualquer criador de elementos de audio e a definição é apenas um dos dez fios, a "fidelidade" depende dos dez e não de um! Desses dez fios os dois que escuto menos falar é a coerência e a linearidade ... portanto qualidades fundamentais, tanto quanto os outros oito aliàs. Se uma pessoa diminui a definição para aumentar a coerência e o equilibrio então a "fidelidade" aumenta, mesmo se a definição desce ... ter muita definição sém relevo ném dinamica é criar um som agressivo e ninguém quer isso e aliàs hà algo a saber no audio que é: È simples de "estragar" um elemento subjectivo mas muito dificil de o "amelhorar" então ... às vezes é melhor estragar alguns para que todos estejam em equilibrio do que tentar amelhorar os outros em vão  Wink

José Miguel escreveu:
... Eu sei que não terei sempre as respostas de quem cria, mas ainda há pessoas capazes de o afirmar e já dei o exemplo da Zu, da Klipsch, ... as marcas não oferecem apenas desempenho por fidelidade, também oferecem desempenho por outros motivos e eu nada tenho contra isso, absolutamente nada (apenas prefiro que seja assumido). ...

Jà não sei hoje mas hà alguns anos atràs havia em França à volta de 250 empresas especialisadas no audio e aonde 200 era no audio de qualidade. Essencialmente eram fabricantes de colunas, seguidos de cabos e por fim de electronica. Imagino que nessas duzentas empresas existém duzentas "filosofias" diferentes ... hà pessoas que fazém mono-triodos, outros que fazém valvulados clàssicos, outros que fazém classe A, outros que fazém colunas mono-via, outros que fazém colunas de alta sensibilidade, outros colunas de baixa sensibilidade e etc, etc, etc, etc... isto sò em França! Se existe correspondência entre a filosofia deles (leia-se intenção) e o som dos produtos, eles vão encontrar o publico que està sensivel a essas qualidades, e tudo bem para todos! Não creio que as duzentas empresas estejam a fazer o mesmo produto, ném a soar da mesma maneira ... então não é sò a Zu ou a Klipsch que assumém fazer um audio alternativo ou pessoal, hà muitos que o fazém ... a unica coisa perversa é que esse audio alternativo ou pessoal deixa subentender que buscam algo de mais natural e justo do que as outras marcas, ora essa busca é a da "fidelidade"...

Finalmente, todos acabam(os) por dizer a mesma coisa ... de maneiras por vezes muito diferentes  Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptyTer 26 Jan 2021 - 11:26

TD124 escreveu:

(...)
Isto é verdade para qualquer criador de elementos de audio e a definição é apenas um dos dez fios, a "fidelidade" depende dos dez e não de um! Desses dez fios os dois que escuto menos falar é a coerência e a linearidade ... portanto qualidades fundamentais, tanto quanto os outros oito aliàs.
(...) às vezes é melhor estragar alguns para que todos estejam em equilibrio do que tentar amelhorar os outros em vão  Wink


(...) a unica coisa perversa é que esse audio alternativo ou pessoal deixa subentender que buscam algo de mais natural e justo do que as outras marcas, ora essa busca é a da "fidelidade"...

Finalmente, todos acabam(os) por dizer a mesma coisa ... de maneiras por vezes muito diferentes  Rolling Eyes

Quando eu referi definição/fidelidade, eu estava a referir os termos de forma larga, o mais larga possível - creio que na mesma ordem que o Paulo refere quando coloca fidelidade entre aspas no final da sua mensagem.

Eu por vezes penso na "estrela" que o Paulo apresentou e refere muitas vezes, mas desta vez não estava a pensar nela. Caso tenha presente muitas das nossas trocas de palavras, recordará que eu coloco muitas vezes o termo equilíbrio como central. Não porque o Paulo coloca aqui as características coerência ou linearidade, apenas porque eu não gosto de sentir grandes solavancos (curvas para cima ou para baixo) na apresentação da Música. Gosto de sentir que os vários sons e faixas do espectro se apresentam perante nós de forma natural, com a presença e peso que creio deverem ter - já aqui referi a brincar que ouvimos um "grande" sistema que nos colocava uma boca de dois metros na frente... isso não tem nada de equilíbrio ou naturalidade, pelo contrário.

A pouca experiência que tenho leva-me a concordar consigo, não se pode ter tudo e para se ter muito de todos os lados da "estrela", não se pode ter nenhum dos lados em pleno. Grandes colunas não desenham o palco como as pequenas, mas oferecem maior dinâmica e intensidade, peso, presença... ao contrário, as pequenas poderão dar uma sensação de maior agilidade e precisão de timbre numa zona do espectro (central)...

Haverá sempre consumidores para tudo e para todo o tipo de produtos, as afinações possíveis também dependem das crenças dos criadores (desde logo que parte ou partes preferem afinar em detrimento de outras, pois julgam que esse é o caminho mais correcto).

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 EmptyTer 26 Jan 2021 - 13:48

Enfim pude ir hoje escutar os Zen Dac e Phono ... ao menos jà sei a cara que téem e como soam! Devia ser amanhã mas chegaram esta manhã e como devia ir a Montpellier ... là agarrei no meu computador portatil para a leitura audio (usb unicamente o Zen), dois Cans, dois vinis e toca a andar. Cheguei ao meio dia e a loja ainda estava aberta, cheguei como se deve com uma garrafa comprada na garrafeira ao lado e uma pizza afim de agradeçer ao meu hospede e colega a trabalheira que lhe dei. Por questões de discrição em relação ao seu socio e aos clientes ele preferiu que a escuta se faça na casa dele não longe, então escutà-mos no seu sistema...

Sistema: Colunas ProAc D30 com amplificador Audio Analogue Maestro e Dac M2Tech Young MKIII acoplado a um streamer Project Box xxx ... gira discos Project X2 com célula Ortofon Bronze. Um sistema que conheço relativamente bem, assim como a sala, e que mistura elementos recentes e outros mais antigos mas de grande qualidade...

Com o primeiro copo e o tempo de falar da familia e dos negocios o material começou a aqueçer e aproveitei para me meter nos ouvidos o Dac M2 Tech que não conhecia (prenda de natal dele) e me familiarisar com a escuta antes de passar ao(s) Zen ... jà no fim do segundo copo a coisa estava quente e passà-mos à degustação dos bonbons da iFi.

Conclusão 1: Considerando que este sistema ao preço das peças novas anda à volta de 15000€, ou seja, 100 vezes mais do que o preço do iFi Zen ... o maior elogio que posso lhe fazer é que ele não me pareçeu ser um elemento limitante! Ele tém o seu som é certo, para os lados do agradàvel também é certo, mas não possui defeitos flagrantes ném sonoridades demasiado eufonicas ... é equilibrado e performante! Por momentos pensei ao Henry Audio e por outros ao SMSL Sanskrit e fiquei impressionado pelos resultados que estes aparelhos do tamanho de um(s) maço(s) de cigarros ofereçem. Subscrevo a opinião inicial quanto ao aparelho pois hà de certeza melhor ... mas vão ter que falar com o banqueiro pois o preço não serà o mesmo. Um mui agradavel aparelho que sabe "dar" musica...

Conclusão 2: Relendo todas as coisas que escrevi durante a escuta, duas pàginas!... digo-me que devo escrever algo mais para ser honesto. Algumas pessoas jà manifestaram neste topico a sua "pancada" em relação a um dos elementos do sistema, no meu caso são as fontes. Não hà grande sistema sém um grande gira ou fonte digital, qualquer que sejam os outros elementos nmho ... por isso fiz desse elemento a minha "pancada", ele é o começo ... é o elemento que dà o sinal original aos outros, é ele a pauta! Uma grande fonte pode metamorfosar um sistema ... com o iFi Zen não foi o caso pois não limitou ném elevou, fez o seu trabalho! Um "grande gira" é algo que se sente e se escuta quando é inserido num sistema, um "grande Dac" também ... hoje não foi o caso e a escolher nesta gama prefiro o SMSL ou o HA que são respectivamente mais barato e mais caro, não é uma questão "que" de preço ném "que" de gosto!...

Conclusão 3: A saida de auscultadores é boa e o resultado honesto mas é melhor evitar cans de alta impedância ... com os HD650 a escuta foi algo baça e imprecisa mas muito mais correcta com os Q701 ... mais um bom ponto! Em escuta desktop este aparelho vale cada cêntimo...

PS: O vinho também estava bom e tivemos que abrir uma segunda garrafa ... estàva-mos com calor Laughing

Goansipife, Alexandre Vieira, masa, mannitheear, ricardo.canelas e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 5 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
iFi-Audio Zen DAC
Ir para o topo 
Página 5 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Audio Vintage/ Audio Experience - Facebook
» Audio-GD
» DSD Audio
» a.n.t. audio
» JG audio

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Digital-
Ir para: