Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 iFi-Audio Zen DAC

Ir para baixo 
+10
José Miguel
Ghost4u
fredy
TD124
Alexandre Vieira
agorgal
ricardo.canelas
neo_2018
alexandremartins
Goansipife
14 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyTer Jan 05 2021, 11:26

Bom dia a Todos e Bom Ano,

Normalmente, quando posto algum equipamento aqui no fórum para falar ou o divulgar, faço-o falando honestamente, sobre as minhas impressões / emoções sentidas pela escuta do dito. Raramente (penso que nunca o fiz, até hoje) digo algo de menos positivo, até porque acabaria por ser desonesto, pois é e será sempre uma mera opinião pessoal, subjetiva e, lá está, o que uns adoram, outros tantos detestam.

Respeito toda a gente, mesmo que nem sempre concorde com todos e odeio criar desnecessárias clivagens, por tão pouco, contudo não largo mão daquilo que experiencio e percepciono com os meus próprios ouvidos.

iFi-Audio Zen DAC Zen_da10

iFi-Audio Zen DAC Zen-da10

Todavia, desta vez e depois de mui maturadamente reflectir sobre o equipamento da britânica marca iFi-Audio, que faz título a este tópico, venho até aqui para falar menos bem, até mesmo mal do recém lançamento do Zen Dac.

Mesmo correndo o risco de remar contra a maré de opiniões, incluindo de muitos críticos profissionais, nestas andanças do chamado "Áudio de Especialidade", que só dizem maravilhas do equipamento, eu arrisco-me a dizer MAL e por 3 razões. A saber:

Em primeiro lugar: Um equipamento que tem um P.V.P. de cerca 150€, não pode ter a classificação de Equipamento Audiófilo, pois nem sequer chega à sombra do "Low-End", ficando mais pela raia do "Very Low-End".

E não me interessa se tem análises técnicas, com justificativas de gráficos bonitinhos, para demonstrarem (des)honestamente as suas incapacidades de tecnologia eletrónica. Normalmente, quando me relaciono com um equipamento qualquer ou, mesmo com uma pessoa, nunca procuro o certificado técnico do mesmo, ou peço à pessoa um atestado médico, para me certificar se posso ou não me relacionar com ela. Relaciono-me e pronto! Depois verifico se as impressões recebidas são, na minha forma de estar, pensar e sentir, positivas ou negativas;

Em segundo lugar: Se estivéssemos perante um equipamento com um P.V.P. de 15.000 €, dentro da esfera que hoje se assume como "High-End", independentemente daquilo que percepcionamos de qualidade da sua escuta, então sim. Mas estaríamos, aqui, perante 2 situações:

 - Ou, face ao numerário inscrito na etiqueta, diríamos maravilhas e falaríamos logo com toda aquela adjectivação comum - transparência, naturalidade, envolvência, etc. - até porque preço, parece ser cada vez mais estatuto;

 - Ou, faríamos o tal papel da raposa que, olhando ansiosa para a fruta à qual não pode chegar, responde ao feitor da quinta : Estão verdes, senhor, não prestam! Mesmo que, a aquisição de algo mais acessível, nos possa emocionar à escuta tanto, ou quase tanto, como a aquisição de algo só acessível a uns quantos..., poucos.

Em terceiro lugar e por último, mas não menos importante, para mim: A iFi-Audio deveria ter "vergonha" de enfrentar e afrontar a concorrência com um equipamento desta tipologia, a este preço e com componentes de tão alto pedigree, porquanto:

  - Quem o adquirir e for iniciado nestas modernas andanças da audição de música pela via digital, terá muita dificuldade e evoluir para o patamar seguinte sem, com isso, ter de gastar várias vezes mais dinheiro, com um esforço de investimento em nada comparativo;

  - Quem o adquirir e já for um habitué destes equipamentos, muito provavelmente, irá puxar os cabelos arrependido do quanto já gastou para adquirir um equipamento congénere e, não raras vezes, menos entusiasmante do que este, a 150 paus.

É realmente uma "VERGONHA", Senhores da iFi-Audio! iFi-Audio Zen DAC 57537

A tribo dos audiófilos é uma tribo tramada iFi-Audio Zen DAC 317942

cheers

JPEREIRA, Alexandre Vieira e alexandremartins gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyTer Jan 05 2021, 12:50

Ando a namorar esse dac, obrigado pela abertura do tópico.
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyTer Jan 05 2021, 13:37

Goansipife escreveu:
Em primeiro lugar: Um equipamento que tem um P.V.P. de cerca 150€, não pode ter a classificação de Equipamento Audiófilo, pois nem sequer chega à sombra do "Low-End", ficando mais pela raia do "Very Low-End".

Discordo completamente, e é bastante simples de comprovar como essa afirmação é completamente falsa.

Se um equipamento for tecnicamente superior e produzir um conjunto de métricas com uma correlação directa com a qualidade sonora, será sempre mais "Audiófilo" do que um outro qualquer aparelho inferior, independentemente do preço.

Na categoria em questão, DAC's, a tecnologia hoje em dia permite que aparelhos entre os 100-700€ tenham um desempenho state-of-the-art, muito acima das nossas capacidades de percepção de métricas como distorção, ruido, etc.

Relativamente ao iFi-Audio Zen DAC, para o preço é um excelente DAC, no entanto, há alternativas que são tecnicamente superiores, ao mesmo preço, daí que, a não ser que se necessite de alguma funcionalidade especifica, ou se prefira a estetica do aparelho, alternativas como o Topping E30 são claramente superiores.

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyTer Jan 05 2021, 15:17

neo_2018 escreveu:


alternativas como o Topping E30 são claramente superiores.


Ou outro qualquer, existem bastantes nesta gama de valores com menos deficiências técnicas, assim como muitos com mais ainda. Não necessitamos de comprometer o gosto de cada um, há muita escolha. Embora ache que aplicar gosto em fontes, conversores (no domínio digital) e afins seja um fools errand e que o nosso dinheiro e tempo é melhor aplicado em qualquer outra parte do nosso sistema. É apontar para a maior transparência possível no backend e aplicar gosto nas colunas e salas, mas isso é apenas a minha opinião.

machiavelli gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1304
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyTer Jan 05 2021, 15:20

neo_2018 escreveu:
Goansipife escreveu:
Em primeiro lugar: Um equipamento que tem um P.V.P. de cerca 150€, não pode ter a classificação de Equipamento Audiófilo, pois nem sequer chega à sombra do "Low-End", ficando mais pela raia do "Very Low-End".

Discordo completamente, e é bastante simples de comprovar como essa afirmação é completamente falsa.

Se um equipamento for tecnicamente superior e produzir um conjunto de métricas com uma correlação directa com a qualidade sonora, será sempre mais "Audiófilo"  do que um outro qualquer aparelho inferior, independentemente do preço.

Na categoria em questão, DAC's, a tecnologia hoje em dia permite que aparelhos entre os 100-700€ tenham um desempenho state-of-the-art, muito acima das nossas capacidades de percepção de métricas como distorção, ruido, etc.

Relativamente ao iFi-Audio Zen DAC, para o preço é um excelente DAC, no entanto, há alternativas que são tecnicamente superiores, ao mesmo preço, daí que, a não ser que se necessite de alguma funcionalidade especifica, ou se prefira a estetica do aparelho, alternativas como o Topping E30 são claramente superiores.


Caro neo_2018

Por vezes é necessário ler as entrelinhas ou, por outras palavras, ler o que não está escrito...

neo_2018 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyTer Jan 05 2021, 15:27

Eu compreendo o seu comentário, mas infelizmente, o preço é muitas vezes, directa ou subrepticiamente relaccionado com a prestação técnica de um equipamento.
Inclusive, nos debates circulares sobre o mérito de equipamentos auxiliares (cabos e outras parafernálias), é muitas vezes usado o argumento do preço como arma de arremesso ...

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyTer Jan 05 2021, 15:31

neo_2018 escreveu:
Goansipife escreveu:
Em primeiro lugar: Um equipamento que tem um P.V.P. de cerca 150€, não pode ter a classificação de Equipamento Audiófilo, pois nem sequer chega à sombra do "Low-End", ficando mais pela raia do "Very Low-End".

Discordo completamente, e é bastante simples de comprovar como essa afirmação é completamente falsa.

Se um equipamento for tecnicamente superior e produzir um conjunto de métricas com uma correlação directa com a qualidade sonora, será sempre mais "Audiófilo"  do que um outro qualquer aparelho inferior, independentemente do preço.

Na categoria em questão, DAC's, a tecnologia hoje em dia permite que aparelhos entre os 100-700€ tenham um desempenho state-of-the-art, muito acima das nossas capacidades de percepção de métricas como distorção, ruido, etc.

Relativamente ao iFi-Audio Zen DAC, para o preço é um excelente DAC, no entanto, há alternativas que são tecnicamente superiores, ao mesmo preço, daí que, a não ser que se necessite de alguma funcionalidade especifica, ou se prefira a estetica do aparelho, alternativas como o Topping E30 são claramente superiores.


O Companheiro Goansipife estava a usar uma bela ironia! iFi-Audio Zen DAC 754215

Acho que os dois estão de acordo! iFi-Audio Zen DAC 491368

neo_2018 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyTer Jan 05 2021, 15:42

ricardo.canelas escreveu:
... Embora ache que aplicar gosto em fontes, conversores (no domínio digital) e afins seja um fools errand e que o nosso dinheiro e tempo é melhor aplicado em qualquer outra parte do nosso sistema. ...

Caro ricardo.canelas, não pense que ando atràs de si ou que sou um espirito de contradição o que não seria a verdade e longe de là! Mas, a sua frase estimulou a minha curiosidade e gostaria de o ver desenvolver mais a sua ideia inicial, pois não a compreendi, mesmo nada...

Asseguro-lhe que não vou entrar em polemicas ném mesmo contradizer o seu ponto de vista ... é verdadeiramente a curiosidade misturada com a incompreensão Wink

Agradeço-lhe desde jà cheers
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyTer Jan 05 2021, 16:43

Goansipife escreveu:

Relativamente ao iFi-Audio Zen DAC, para o preço é um excelente DAC, no entanto, há alternativas que são tecnicamente superiores, ao mesmo preço, daí que, a não ser que se necessite de alguma funcionalidade especifica, ou se prefira a estetica do aparelho, alternativas como o Topping E30 são claramente superiores.


Alternativas como o Topping E30 são claramente superiores em que sentido?


ricardo.canelas escreveu:

Ou outro qualquer, existem bastantes nesta gama de valores com menos deficiências técnicas, assim como muitos com mais ainda. Não necessitamos de comprometer o gosto de cada um, há muita escolha. Embora ache que aplicar gosto em fontes, conversores (no domínio digital) e afins seja um fools errand e que o nosso dinheiro e tempo é melhor aplicado em qualquer outra parte do nosso sistema. É apontar para a maior transparência possível no backend e aplicar gosto nas colunas e salas, mas isso é apenas a minha opinião.

Pode dentro da gama de preços especificar quais são os que têm menos deficiências técnicas?
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyTer Jan 05 2021, 16:54

alexandremartins escreveu:

Alternativas como o Topping E30 são claramente superiores em que sentido?

Por exemplo:

  • SINAD: 89dB vs 112dB
  • Niveis de Distorção de -17db
  • Noise floor bastante inferior

Zen Dac: https://www.audiosciencereview.com/forum/index.php?threads/ifi-zen-dac-and-headphone-amp-review.9885/
E30: https://www.audiosciencereview.com/forum/index.php?threads/topping-e30-dac-review.12119

Usados como DAC apenas, e deste que correctamente alinhados para o mesmo SPL, duvido que se consiga identificar qualquer um deles.

Mas tecnicamente, o Topping E30 e outros na mesma gama de preços, são inegavelmente superiores.
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyTer Jan 05 2021, 17:52

Olá

Continuando a ironizar...
https://eisa.eu/awards/ifi-audio-zen-dac/

Fredie

O Audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyTer Jan 05 2021, 18:02

Dado que o AUDIOQUEST DRAGONFLY COBALT é um dos premiados, é fácil de perceber grau de exigência desses prémios Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyTer Jan 05 2021, 18:39

iFi-Audio Zen DAC Eisa-a10

Realmente LAMENTÁVEL, que um orgão internacional deste calibre, que alberga no seu seio 61 títulos editoriais de especialidade de electrónica de consumo, seja uma cambada de charlatões para atribuírem este prémio.

Pelo contrário um ilustre desconhecido, que se esconde por detrás de um fórum - ASR - parece ser o único charlatão que não segue a "boutique" dos acima referidos.

É realmente LAMENTÁVEL!

Principalmente por três razões:

- BURRICE!
- ESTUPIDEZ!
- DESONESTIDADE INTELÉCTUAL!

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyTer Jan 05 2021, 18:40

Sugiro uma leitura atenta, onde cada um pode tirar as suas proprias conclusões:
- https://archimago.blogspot.com/2019/08/measurements-dragonflies-audioquest.html

Voltando ao tópico inicial, o iFi-Audio Zen DAC é sem duvida um excelente aparelho, principalmente considerando a relação preço/qualidade.
Apenas referi, que existem outros aparelhos dentro da mesma gama de preços, tecnicamente superiores.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyTer Jan 05 2021, 19:03

E cá está o ponto que discuti no outro tópico. Estamos a falar de um tema bastante concreto, com uma base objectiva inegável, metemos umas publicações com patentes problemas de marketing e capacidade de garantir imparcialidade e cá vai disto, já anda tudo ao estalo, negando e desprezando qualquer possibilidade de um diálogo normal e construtivo. E estamos a falar de 150€ de equipamento, imaginemos os que passa com valores ainda mais altos.

Basta ver os vencedores desses prémios e podemos ver que são tudo produtos de consumidor generalista e de marcas com representação publicitária. Mas sim, a probablibidade de um gajo anónimo na net que disponibiliza medições o melhor que pode, sem publicidades, patrocínios e só por gozo estar a ser o desonesto é muito maior. Juntando então o background académico e profissional da pessoa, a possibilidade que ela não perceba nada da poda é grande, mais vale ler a critica do gajo que à anos que alarga o palco sonoro cada vez que muda de cabos de colunas e fica com melhor baixo com cabos de power. Com uma ou duas reviews por mês já deve ir com vários kms de largura de palco e com um baixo de Hz negativos.

Eu se me sentisse tão atacado por opiniões construtivas diferentes das minhas repensava muita coisa.


Última edição por ricardo.canelas em Ter Jan 05 2021, 20:11, editado 1 vez(es)

neo_2018 e machiavelli gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyTer Jan 05 2021, 20:10

TD124 escreveu:
Caro ricardo.canelas, não pense que ando atràs de si ou que sou um espirito de contradição o que não seria a verdade e longe de là! Mas, a sua frase estimulou a minha curiosidade e gostaria de o ver desenvolver mais a sua ideia inicial, pois não a compreendi, mesmo nada...

Asseguro-lhe que não vou entrar em polemicas ném mesmo contradizer o seu ponto de vista ... é verdadeiramente a curiosidade misturada com a incompreensão Wink

Agradeço-lhe desde jà cheers

Pedido de desculpas prévio pela extensão do post, fui escrevendo...

Esteja à vontade para contradizer, faço da minha profissão a discussão e investigação, não há avanço sem discórdia e stress que o estimule. E não considero ter uma pele particularmente espessa ou fina, é mesmo uma questão de imunidade aquirida.

A minha intervenção veio no contexto de uma aplicação ad-hoc (faltando-lhe o rigor do formalismo e de uma descrição matemática) da análise de sistemas complexos e não lineares, um conjunto de disciplinas tradicionais mas que mesmo assim tem tido grandes avanços nos últimos tempos (nas quais trabalho também). Outras conversas, para outros dias.

O nosso sistema de áudio é um sistema com componentes e interações não lineares, complexo (fecharmos cada conjunto numa caixinha com um nome dá jeito mas não alivia a complexidade subjacente, só a de arrumação) e com muitas entradas e saídas. O áudio digital veio simplificar uma grande parte disto: as não linearidades são enfiadas a um canto, a física passa para segundo plano e podemos concentrar-nos no problema matemático (formatos, ficheiros e algoritmos) e electrotécnico (implementação de filtros e componentes activos para passar do domínio analógico ao digital e vice-versa).

Existem várias fontes de erro objectivo no nosso sistema, vulgo discrepâncias na reprodução na freqência e impulso de resposta, erros de fase quando temos várias vias, problemas nos padrões de radiação, reflexões ambientes, resonancias e ondas estacinárias nos ambientes de escuta etc. Ao termos uma fonte transparente empurramos qualquer problema, insuficiencia ou insatisfação para onde são mais fáceis de detectar e corrigir/afinar. E podemos ter fontes transparentes (digitais) sem grande custo e esforço é só escolher. Acabámos de reduzir os graus de liberdade do nosso sistema de equações, o sonho molhado que qualquer gajo como eu que os tem que resolver diariamente.

Uma fonte transparente não é complicado de definir, dimensionar e fazer. Observe-se a imensidão de dacs com um sinad superior a 100dBs, filtros de reconstrução super estreitos sem ringing de nenhum lado e prontos a serem alimentados com taxas de samplagem absurdas, com profundidades de palavra a condizer, tudo isto por menos do que uns cabos com setinhas com a direção do sinal.

Uma vez isto resolvido podemos dedicar-nos a conjugar a amplificação com as colunas e a sala, etc. As melhores colunas do mundo (não sei o que será, mas deve haver quem jure que as tem) introduzem uma quantidade de distrorção absurdamente superior a qualquer outra coisa no sistema. Porquê puxar cabelos a tentar conjugar 4 coisas (fonte-amplificação-reprodução-ambiente) quando podemos efectivamente tirar uma de jogo? Especialmente com tão pouco custo? Eu percebo o gosto de procurar e pensar que o paraíso está ao virar de qualquer esquina se finalmente encontrarmos aquela peça que por magia faz o nosso sistema subir mais um degrau, mas estou apenas a dizer que podemos procurar de modo mais eficiente se aceitarmos certas coisas. Uma delas é que há coisas que não vao ficar muito melhores e fontes digitais são uma delas.

Sou um privilegiado, já ouvi muita coisa, em ambientes muito bons, com pessoas que não têm espinhas na comida. A título anedótico, já comparei com algumas condições para tal fontes digitais de dezenas de milhares com outras de meia centena, nunca nos convenceu que alguém tivesse de facto mudado alguma coisa entre audições depois de acertar os níveis. Sem os acertar o mais caro ganhava sempre num abx simplificado: era simplesmente mais alto porque tinha mais ganho de saida, não chegava a um mísero dB a diferença e todos o ouviam. Diferenças a ouvir estavam na topologia e implementação das colunas e nas salas. E é por isso que estou a projectar colunas novas, mas é mais uma coisa para outro tópico, noutro dia Smile

masa, Fernando Salvado e machiavelli gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyTer Jan 05 2021, 20:15

ricardo.canelas escreveu:
... E é por isso que estou a projectar colunas novas, mas é mais uma coisa para outro tópico, noutro dia Smile
Ora aqui esta algo efectivamente interessante !!!
P.f. não se esqueça de partilhar na secção DIY Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13337
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyTer Jan 05 2021, 21:22

Prezado Goansipife,

Apesar da possibilidade de considerarem que o meu acto reflecte palmadinhas nas costas, por esse parecer não gerar moça na minha Caixa Idiota Instruída, ao quinto dia de 2021, felicito pela sua participação no AAP, testemunhando o parecer probo e desinteresseiro sobre um aparelho que permite a audição de música pela via digital.

Com melhores cumprimentos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyTer Jan 05 2021, 22:47

Este tópico DÁCabo da cabeça a qualquer um!!!

Muito tenho aprendido mas...

Não acredito em grandes diferenças tecnológicas na concepção de DAC´s do mesmo target de preços.

E outra coisa que aprendi nestes meus cinquenta anos de vida é que infelizmente não existem peças de 150 euros a tocarem muito melhor que peças com quatro dígitos.

Agora podem é existir peças em determinada gama de preços consigam pelo preço ter um melhor desempenho que outras.

Mas para verdadeiramente desempatar as coisas, é preciso fazer um mano-a-mano, real, ao vivo e a cores e deixar-mos os gráficos de lado. Um microfone não consegue igualar a complexidade do sistema auditivo humano, as medições efetuadas pelos aparelhos são meramente representativas, medem tudo e mais alguma coisa, mas não conseguem medir a satisfação e o impacto que essa complexa variável tem no resultado final.

E porque é que não o fazemos um teste um destes dias em que estejamos mais aliviados da Pandemia?

Alguns de nós temos feitos comparativos directos entre aparelhos que cujos resultados dão grandes frutos para todos. iFi-Audio Zen DAC 22692





masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyTer Jan 05 2021, 23:24

Para os utilizadores como eu que o digital se resume ao TIDAL HiFi será uma mais valia ter um DAC compatível com a MQA.

Quem já ouviu o IFI iFi-Audio Zen DAC na decodificação de software do MQA e numa comparação com outros DAC`S que não tenham essa valência, notaram diferenças?
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyQua Jan 06 2021, 20:31

Tentei comprar hoje o iFi-Audio Zen DAC "está esgotado" ou é um sucesso ou produziram poucas unidades
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyQui Jan 07 2021, 08:07

Obrigado pela resposta ricardo.canelas ... percebi 2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyQui Jan 07 2021, 10:00

alexandremartins escreveu:
Tentei comprar hoje o iFi-Audio Zen DAC "está esgotado" ou é um sucesso ou produziram poucas unidades

Na amazon não està esgotado: iFi Zen Dac
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyQui Jan 07 2021, 11:34

TD124 escreveu:
alexandremartins escreveu:
Tentei comprar hoje o iFi-Audio Zen DAC "está esgotado" ou é um sucesso ou produziram poucas unidades

Na amazon não està esgotado: iFi Zen Dac

iFi-Audio Zen DAC 22692
Livraison accélérée : 14 - 20 janv.
vendido pela Elite Diffusion Audio

vou enviar email para eles

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyQua Jan 13 2021, 23:52

Já chegou

iFi-Audio Zen DAC Img_2010
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyQui Jan 14 2021, 07:21

alexandremartins escreveu:
Já chegou

iFi-Audio Zen DAC Img_2010

O Natal chegou atrasado mas o principal é que tenha chegado Laughing

Escreva qualquer coisa sobre a maquina desde que puder Wink

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyQui Jan 14 2021, 19:10

TD124 escreveu:
alexandremartins escreveu:
Já chegou

iFi-Audio Zen DAC Img_2010

O Natal chegou atrasado mas o principal é que tenha chegado Laughing

Escreva qualquer coisa sobre a maquina desde que puder Wink

cheers

Ainda em testes, escutei meia dúzia de músicas ligado ao raspberry pi 4/volumio/Tidal

Para já o que posso dizer é para o preço não esperava a performance que tem revelado

Goansipife e Alexandre Vieira gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13337
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyQui Jan 14 2021, 23:04

O que importa é como esse aparelho se dá a conhecer. Usufrua. cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptySex Jan 15 2021, 07:36

alexandremartins escreveu:
... Ainda em testes, escutei meia dúzia de músicas ligado ao raspberry pi 4/volumio/Tidal

Para já o que posso dizer é para o preço não esperava a performance que tem revelado  

Para si o "Annus horribilis" continua ... se bem me lembro foi uma mudança de amplificador, de colunas, de régua e agora de Dac! Mudou quase todo o sistema Laughing

Và contando a influência de cada elemento na evolução do som pois são essas experiências como a sua que vão dar animo a outros afim de evoluir. Diga como soa esse Dac pois ele està numa gama "democratica" como os Topping, SMSL e outros e pode ser uma escolha digital de qualidade sém ter de ir pedir ajuda ao banqueiro Laughing

Penso que é o seu batente pousado no iFi Zen que tém dado insönia ao José Miguel ... explique também os resultados dessa amelhoração para que o rapaz encontre a paz... Laughing

Parabens e aproveite disso tudo neste ano que esperamos todos melhor do que o passado cheers

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptySex Jan 15 2021, 13:50

Mais umas músicas escutadas, continuando a fonte principal ser o Tidal pois tenho muito pouca música armazenada no disco rígido.

Do que tenho armazenado ouvi algumas faixas dos seguintes álbuns:

Pink Floyd - The Dark Side Of The Moon -DSD 128
Kenny Rogers - 21 Number Ones – FLAC
Neil Young - Harvest 1972 – FLAC
Michael Bublé - It's Time – ALAC
Enoch Light And The Light Brigade – Big Hits Of The 20's - DSD 256

Fazendo a comparação com o outro DAC que tenho (Musical Fidelity V-DAC) o IFI Zen DAC é mais morno, energético, dinâmico e detalhado. Isto com o firmwere de fábrica.

Acabei de atualizar o firmware de 5.3 para 5.3C. GTO filter

Há um ganho substancial com o update, baixo mais preciso com maior extensão, vozes mais nítidas, realistas. Profundamente mais energético com uma melhor transição entre notas.

Não esperava muito da atualização, mas surpreendentemente vale a pena fazer isso. Um grande benefício também é que o TrueBass parece ser mais moderado do que antes, pois era um pouco exagerado.

Pena que não tenha como testar a saída Balanced 4.4 mm.

O DAC vem sem fonte de alimentação, o próprio USB faz a alimentação mas estou a equacionar se não deva adquirir uma fonte de alimentação.

Estou contente com a aquisição, só posso dizer bem deste equipamento que para o preço não se pode pedir mais.

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptySex Jan 15 2021, 15:07

TD124 escreveu:

Penso que é o seu batente pousado no iFi Zen que tém dado insönia ao José Miguel ... explique também os resultados dessa amelhoração para que o rapaz encontre a paz... Laughing

A explicação esta neste vídeo, comprado no AKI por 5€  lol!  

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13337
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptySex Jan 15 2021, 15:51

Ao invés do antigo modus faciendi, mediante a colocação de uma moeda sobre a headshell para conceder mais peso à agulha, os batentes de porta serão úteis para tal função Question  affraid  Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptySex Jan 15 2021, 16:36

alexandremartins escreveu:
TD124 escreveu:

Penso que é o seu batente pousado no iFi Zen que tém dado insönia ao José Miguel ... explique também os resultados dessa amelhoração para que o rapaz encontre a paz... Laughing

A explicação esta neste vídeo, comprado no AKI por 5€  lol!  


Só um pequeno aviso à navegação com estes batentes. Arranjei um para estudar um peso para um prato faz tempos e como tal tive que fazer um furo no eixo. O interior é tipicamente um saco com restos de serralharia, i.e, muito pó e bocados de ferro negro, aço e outras ligas (presumo que seja o mais barato em termos de massa volumica). É possívelmente muito magnético. Comprei dois iguais, um era absurdamente magnético, o outro nem tanto.

Tenham atenção a isso se andarem a fazer como o Darko e a meter em cima de HDDs e afins, embora coisas com caixas pequenas como esse iFi também possam sofrer se tivermos azar.
Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptySex Jan 15 2021, 17:51

alexandremartins escreveu:
TD124 escreveu:

Penso que é o seu batente pousado no iFi Zen que tém dado insönia ao José Miguel ... explique também os resultados dessa amelhoração para que o rapaz encontre a paz... Laughing

A explicação esta neste vídeo, comprado no AKI por 5€  lol!  


Hà anos atràs, muitos anos atràs na verdade Embarassed , a "moda" por aqui era de pousar um peso de haltere da Decathlon deste tipo com um pano em baixo para não danificar o aparelho Peso Haltere

Compreendo a intenção ... ela vém duma época aonde a qualidade de um aparelho se media ao peso, quanto mais melhor, ou que se achava que um gira pesado era mais insensivel às vibrações do que um leve! Bom, o tempo passou e jà faz muito tempo que a Pink Triangle mostrou que um gira leve é mais eficaz contra as vibrações do que um pesado ... por prova disto, a Rega copia essa logica hoje no topo de gama deles!!!...

Isto para dizer que adicionar um peso suplementar a um aparelho pequeno e leve pode ter avantagens! Por exemplo, esse peso pode impedi-lo de se inclinar com o peso dos cabos atràs ... mas em termos de resultado sonico não sei o que pode dar, nunca experimentei! Um Dac moderno é "teoricamente" insensivel às vibrações pois não possui nenhuma mecânica fora a caixa e é constituido exclusivamente de chips, circuitos integrados e componentes de superficie smd ... não vejo o que um peso suplementar pode lhe ofereçer tecnicamente...

Atenção!... não digo que esse peso suplementar seja ineficaz pois nunca fiz a experiência mas fica-me tecnicamente a duvida e mesmo a curiosidade. Se sentiu uma diferença então deixe o batente estar aonde està e sinta-se feliz que essa "amelhoração" custou apenas cinco paus! Se não sente diferença ... deixe-o estar aonde està pois ele vai impedir o aparelho de se inclinar com o peso dos cabos atràs ... é win-win nos dois casos e isso é raro hoje no mundo do audio Laughing

ricardo.canelas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptySex Jan 15 2021, 17:59

alexandremartins escreveu:
... Acabei de atualizar o firmware de 5.3 para 5.3C. GTO filter

Há um ganho substancial com o update, baixo mais preciso com maior extensão, vozes mais nítidas, realistas. Profundamente mais energético com uma melhor transição entre notas.

Não esperava muito da atualização, mas surpreendentemente vale a pena fazer isso. Um grande benefício também é que o TrueBass parece ser mais moderado do que antes, pois era um pouco exagerado. ...

Não gostei nada dessa ultima frase ném do apelido TrueBass ... o aparelho vém equipado com um sistema de correção dos graves???... como os leitores de MP3 dos miudos???... vou averiguar isso pois não me pareçe uma atitude muito deontologica para um aparelho de sala de utilisar correções de fabrica ... fiquei curioso e perturbado com isso No

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptySex Jan 15 2021, 19:04

TD124 escreveu:

(...)
Penso que é o seu batente pousado no iFi Zen que tém dado insönia ao José Miguel ... explique também os resultados dessa amelhoração para que o rapaz encontre a paz... Laughing

(...) cheers

O Paulo ligou as pontas, mas não seja dvil Laughing

Eu já tinha perguntado num outro tópico e a outra pessoa qual era a ideia de colocar tanto peso em cima de um pequeno equipamento. Na altura a resposta foi a de somar massa.

Eu compreendo a utilização destes truques como a insistente troca de cabos, é o lado fácil para perseguir o "melhor" ou o "nosso" som. O tópico que iniciei tem como base a brincadeira com este tema, desde logo por que eu próprio também já experimentei algumas dessas coisas - o peso não.

Por outro lado há uma espécie de paradoxo entre este caminho de experiências e o querer um sistema "básico" ou ser/não ser audiófilo.

Este tópico já me fez pensar muito, decidi não escrever nada até hoje, até o meu nome aparecer. Mas vejo que há outra tendência a nascer e não vejo qual a razão para tal: o referência ao preço...

Um equipamento já penava por ser caro, agora pena por ser barato e bater outros muito mais caros... onde vamos parar? Com um enorme peso nas costas, só pode.
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptySex Jan 15 2021, 19:23

A nível de melhoria de som o efeito placebo é o mais provável.

Aqui por exemplo em cima do raspberry pi dá muito jeito para não se deslocar quando ligo o disco rígido.

iFi-Audio Zen DAC Img_2011
o o disco rígido a ele.
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptySex Jan 15 2021, 20:59

TD124 escreveu:

Não gostei nada dessa ultima frase ném do apelido TrueBass ... o aparelho vém equipado com um sistema de correção dos graves???... como os leitores de MP3 dos miudos???... vou averiguar isso pois não me pareçe uma atitude muito deontologica para um aparelho de sala de utilisar correções de fabrica ... fiquei curioso e perturbado com isso No cheers

Calma!

No painel traseiro há um permutador de saída variável/fixo.

Quando selecionada a saída variável, os controlos no painel frontal ficam disponíveis, além do botão de volume central, apresenta, da esquerda para a direita: Power Match, para adequar a potência à sensibilidade dos auscultadores; TrueBass, para dar um ‘cheirinho’ de graves no equilíbrio tonal (funciona especialmente bem com auscultadores do tipo supositório auricular).

O TrueBass em circunstâncias muito particulares pode funcionar bem na função fixa, por exemplo numa auscultação noturna a baixo volume.

Não podemos esquecer que o iFI ZEN DAC para além de ser um DAC é também um amplificador de auriculares.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptySáb Jan 16 2021, 09:34

José Miguel escreveu:
... Este tópico já me fez pensar muito, decidi não escrever nada até hoje, até o meu nome aparecer. Mas vejo que há outra tendência a nascer e não vejo qual a razão para tal: o referência ao preço...

Um equipamento já penava por ser caro, agora pena por ser barato e bater outros muito mais caros... onde vamos parar? Com um enorme peso nas costas, só pode.

José, o preço foi sempre um dos critérios de analise comparativa do audio e isto tanto para baixo que para cima! Um aparelho caro serà avaliado em função do seu preço e um barato também ... o que não quer dizer que um aparelho barato não possa ser superior a um mais caro, ou muito mais caro, apenas uma comparação directa pode determinar essa hierarquia. Não vejo ninguém aqui a criticar o preço do aparelho ... vejo sobretudo pessoas a gabà-lo em função do seu preço, não é a mesma coisa Laughing

alexandremartins escreveu:
Calma! ... Quando selecionada a saída variável, os controlos no painel frontal ficam disponíveis, além do botão de volume central ...

Ok compreendi ... esse TrueBass é comutàvel então pode ser desconectado durante a escuta no sistema, jà estou esclarecido então esqueça o que escrevi, não tinha compreendido que era assim Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptySáb Jan 16 2021, 14:30

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
... Este tópico já me fez pensar muito, decidi não escrever nada até hoje, até o meu nome aparecer. Mas vejo que há outra tendência a nascer e não vejo qual a razão para tal: o referência ao preço...

Um equipamento já penava por ser caro, agora pena por ser barato e bater outros muito mais caros... onde vamos parar? Com um enorme peso nas costas, só pode.

José, o preço foi sempre um dos critérios de analise comparativa do audio e isto tanto para baixo que para cima! Um aparelho caro serà avaliado em função do seu preço e um barato também ... o que não quer dizer que um aparelho barato não possa ser superior a um mais caro, ou muito mais caro, apenas uma comparação directa pode determinar essa hierarquia. Não vejo ninguém aqui a criticar o preço do aparelho ... vejo sobretudo pessoas a gabà-lo em função do seu preço, não é a mesma coisa Laughing
(...)

A minha frase referia-se a uma ideia que se une a esta que deixo a negrito, mas que diz algo diferente: um equipamento por ser barato poderá ser/irá ser olhado com suspeição e/ou desdém (mesmo tendo bom desempenho). Quem faz isso!?!
A mesma ideia, curiosamente, aparece ligada ao Zen Phono da mesma marca.

O preço sempre foi utilizado como forma de apelo ou selecção de clientes/potenciais interessados, até aí tudo bem. A iFi, com a linha Zen, sabe bem o que está a fazer, tem preços baixos e promete desempenhos que justificam cada tostão pago - em linha com o que a marca já vinha fazendo. Então qual a razão desse princípio de suspeição e/ou desdém pelo factor preço destes equipamentos/marca?

Obviamente as perguntas são as que nascem na minha cabeça e não são dirigidas ao Paulo, antes a quem partilha esse tipo de pensamento. Eu continuo a acreditar que compradores bem informados comprarão melhor e não permitirão distrações desse tipo.

Peças novas, mesmo das gamas mais baixas, apresentam bons desempenhos e hoje começa a ser mais fácil apontar ao novo em vez de usados. Já disse algures que orçamentos inferiores a 1000 euros podem bem comprar tudo novo, principalmente se a fonte for digital (um destes DACs, por exemplo) e o interesse for ter Música em casa.
Pela minha parte, até escolhemos um DAC mais barato, não há desconfiança ou desdém.

JPEREIRA gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptySáb Jan 16 2021, 15:13

José Miguel escreveu:
[

Já disse algures que orçamentos inferiores a 1000 euros podem bem comprar tudo novo, principalmente se a fonte for digital (um destes DACs, por exemplo) e o interesse for ter Música em casa.
Pela minha parte, até escolhemos um DAC mais barato, não há desconfiança ou desdém.

Não posso estar mais de acordo, basta ter uma assinatura num serviço de distribuição digital de música e comprar um Raspberry pi + DAC por cerca de 200€, com os restantes € dá para comprar por exemplo um par de colunas activas. E ficamos com um conjunto decente de audição.

JPEREIRA gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptySáb Jan 16 2021, 17:41

José Miguel escreveu:
... O preço sempre foi utilizado como forma de apelo ou selecção de clientes/potenciais interessados, até aí tudo bem. A iFi, com a linha Zen, sabe bem o que está a fazer, tem preços baixos e promete desempenhos que justificam cada tostão pago - em linha com o que a marca já vinha fazendo. Então qual a razão desse princípio de suspeição e/ou desdém pelo factor preço destes equipamentos/marca?

Obviamente as perguntas são as que nascem na minha cabeça ...

José, um Dac no comércio hoje começa a 20€ na Amazon e acaba a mais de 100000€ com o MSB Select DAC II ... imagino que possa existir ainda mais caro! È normal visto a diferença "abissal" de preço de pensar que os Dac's de entrada não possam competir com os de topo ... e se tal é o caso, então que exista um imenso problema comercial e de legitimidade no mundo do audio!...

Não hà nada de novo aqui, ném razão para ficar admirado pois este fenomenos existe abertamente desde meados dos anos 70. Acredito sincéramente que um Dac bem selecionado de entrada possa numa comparação cega ou ABX apresentar um melhor desempenho auditivo do que um Dac de 10 ou 20 vezes o preço ... mas serà verdadeiramente melhor do que todos os Dacs que custam 10 ou 20 vezes o preço??? Isso não sei...

Um forum é feito para falar (escrever) e pela escrita tudo é facil e possivel incluso de acreditar e levar a acreditar os outros que o preço no audio é uma pura especulação, e por vezes é o caso. Doutras vezes o material caro mostra os limites do desempenho e da evolução do audio e nesse caso toma-mos consciência da realidade como uma pessoa que tenta comparar um Renault Clio com um carro de F1!...

PS: Todo o material caro não é fastastico, todo o material caro não é especulação, todo o material barato não é mau, todo o material barato não é excelente ... e no meio disto tudo existém muitos aparelhos conhecidos ou desconhecidos que mereçem interesse ou desdém, basta escutà-los e avaliar por si mesmo! Nenhuma revista dirà qual é o melhor, nenhuma pessoa num forum ou revista dirà qual é pior ... sém escutar qualquer discussão analitica é imaginação, nada mais! È possivel que este iFi Zen ou o teu Topping sejam excelentes aparelhos, mesmo sém falar do preço, não sei pois nunca os escutei! È possivel também que um Dac do dobro do preço seja superior ... também não sei pois nunca comparei! No entanto compreendo a pessoa que gabando um aparelho de 150€ tenta englobar o seu elogio numa relação qualidade preço. Afinal, 150€ no mundo do audio é mais barato do que um cabo de marca e conheço cabos de rede que custam por si sò mais de 50 vezes o preço do iFi Zen ... tudo é possivel então, ser moderado nas suas afirmações torna-se mesmo uma virtude! Achar um Dac que custe 10000€ excelente é normal e este preço por si indica uma forma de excelência, de extrêmo ... achar um Dac que custe 150€ excelente em si jà é uma (muito boa) surpresa pois o seu preço não indica um extrêmo tecnologico, bem ao contràrio dvil

JPEREIRA e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptySáb Jan 16 2021, 20:03

TD124 escreveu:
tudo é possivel então, ser moderado nas suas afirmações torna-se mesmo uma virtude! Achar um Dac que custe 10000€ excelente é normal e este preço por si indica uma forma de excelência, de extrêmo ... achar um Dac que custe 150€ excelente em si jà é uma (muito boa) surpresa pois o seu preço não indica um extrêmo tecnologico, bem ao contràrio[/i] dvil

O simples facto de se estar a falar de um aparelho que custa 150€ já por si é revelador que estamos a entrar num campo fora do normal no mundo da audiofilia. Não sei, talvez seja uma revolução digital.

É impossível se fazer uma comparação entre equipamentos onde a disparidade de preço é abismal, comparar um DAC de 100000€ com outro de 150€ era o mesmo de estarmos a comparar um Dacia Sandero com o Bugatti Veyron.

O que realmente é importante com esta revolução digital é que o condutor do Dacia Sandero não se sinta "humilhado" perante o tipo do Bugatti, e o tipo do Bugatti sinta que gastou uma fortuna, mas sente que o rendimento esperado devia ser mais diferenciador.

Bato palmas aos fabricantes deste tipo de equipamentos de baixo custo que permitem a que uma grande franja da população tenha acesso a um som de qualidade aceitável.

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyDom Jan 17 2021, 10:14

alexandremartins escreveu:
... O simples facto de se estar a falar de um aparelho que custa 150€ já por si é revelador que estamos a entrar num campo fora do normal no mundo da audiofilia. Não sei, talvez seja uma revolução digital.

... Bato palmas aos fabricantes deste tipo de equipamentos de baixo custo que permitem a que uma grande franja da população tenha acesso a um som de qualidade aceitável.

iFi-Audio Zen DAC Ras10

Hà uns anos atràs, não muitos, tinha ouvido um Raspberry Pi como o da imagem com um Dac Sabre integrado e uma alimentação linear que me tinha impressionado pela qualidade sonora e que custava à volta de 200€ o tudo na audiophonics ... neste caso o streamer, Dac e a alimentação linear...

Efectivamente podemos falar de "revolução digital" pois uma fonte compléta desta qualidade com um preço tão acessivel é coisa que não me lembro ter existido no passado, ou do menos com uma tão boa relação qualidade preço. Sempre existiram aparelhos baratos é certo, mesmo leitores de Cd's, mas geralmente eles possediam deficiências audiveis ... hoje é possivel encontrar material "digital" que possui um desempenho elevado nos preços de entrada, é o começo de uma mudança de paradigma...

Basta que a amplificação em classe D ou digital faça uns quantos progressos de produção e um amplificador suficientemente potente (2 x 50W) vai poder custar à volta de 100/200€, o que jà existe na SMSL por exemplo ... com um par de colunas estaremos em frente de um sistema compléto de qualidade por menos de 700 ou 800€ novo, o que era impensàvel hà muitos anos atràs...

Serão estes sistemas do nivel dos outros mais caros subjectivamente e objectivamente não sei ... as fontes digitais jà estão a levar a relação qualidade preço para patamares muito altos, se o resto seguir então é possivel que estejamos em frente de uma revolução audiofila ... o futuro nos dirà Wink

Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyDom Jan 17 2021, 15:44

TD124 escreveu:
Afinal, 150€ no mundo do audio é mais barato do que um cabo de marca e conheço cabos de rede que custam por si sò mais de 50 vezes o preço do iFi Zen ...
O que demonstra bem que nem tudo o que reluz é ouro, e que no dominio digital, o preço não é indicativo de coisa nenhuma.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyDom Jan 17 2021, 17:35

neo_2018 escreveu:
TD124 escreveu:
Afinal, 150€ no mundo do audio é mais barato do que um cabo de marca e conheço cabos de rede que custam por si sò mais de 50 vezes o preço do iFi Zen ...

O que demonstra bem que nem tudo o que reluz é ouro, e que no dominio digital, o preço não é indicativo de coisa nenhuma.

Caro neo_2018 ... dizer que uma garrafa de vinho que custe 100€ pode não ser superior a uma garrafa de vinho que custe 10€, não quer dizer que não haja hierarquia nos vinhos ném que qualquer garrafa de 10€ seja superior às de 100€!!!...

Ném oito ném oitenta! ... diz o ditado popular Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyDom Jan 17 2021, 20:29

Esse tipo de analogias não funcionam no mundo digital, onde a evolução tecnologica é exponencial, o que permite que aparelhos de 150€ tenham um desempenho técnico exemplar.
Neste tipo de aparelhos, o preço compra outros factores como funcionalidades, estética, etc, mas não desempenho.

A referencia aos cabos de rede é providencial, pois demonstram que certos fabricantes não olham a meios para enganar os clientes, e extrair o máximo de lucro às suas custas.

Voltando ao tema do tópico, apesar do iFi-Audio Zen DAC, em termos de desempenho técnico não ser exemplar, (apesar de ultrapassar a barreira do que é perceptivel audivelmente) neste caso parece justificar-se dadas as funcionalidades extra que oferece.
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyDom Jan 17 2021, 22:50

TD124 escreveu:


Serão estes sistemas do nivel dos outros mais caros subjectivamente e objectivamente não sei ... as fontes digitais jà estão a levar a relação qualidade preço para patamares muito altos, se o resto seguir então é possivel que estejamos em frente de uma revolução audiofila ... o futuro nos dirà Wink

Sim existe uma “revolução” digital, ainda bem…

No meu caso particular, se fizer uma comparação entre a reprodução de um vinil verso digital DAC tendo como elemento comum (amplificador e colunas) o vinil continua a soar melhor, mas a diferença com o IFI DAC Zen começa a se debater, será que a diferença de preços compensa?

No meu caso o investimento

Gira-discos/Célula/Pré-Phono +- 900€
DAC/raspberry pi +- 200€
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptyDom Jan 17 2021, 23:23

alexandremartins escreveu:
... se fizer uma comparação entre a reprodução de um vinil verso digital DAC tendo como elemento comum (amplificador e colunas) o vinil continua a soar melhor
Há demasiadas variáveis nessa comparação:

  • O Master usado como fonte do vinil, é a mesma que foi usada para o CD (ficheiro digital, etc)?
  • Foi aplicado algum tipo de compressão dinamica, muito habitual na masterização de fontes digitais?
  • Ambos os sistemas estão configurados para o mesmo exacto SPL (level matching)? Basta que um deles esteja 1db mais elevado, para parecer mais dinamico ...
  • Qual das gravações é mais fiel ao Master original; porque uma coisa é "soar melhor", outra coisa, completamente diferente, é qual dos dois reproduz melhor a gravação original.


Mais uma vez volta-se à questão essencial, o que se procura na reprodução sonora? Um som agradável e adaptado ao nosso gosto pessoal, ou a reprodução fiel do conteúdo?

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC EmptySeg Jan 18 2021, 09:41

alexandremartins escreveu:
... No meu caso particular, se fizer uma comparação entre a reprodução de um vinil verso digital DAC tendo como elemento comum (amplificador e colunas) o vinil continua a soar melhor, mas a diferença com o IFI DAC Zen começa a se debater, será que a diferença de preços compensa?
...
Gira-discos/Célula/Pré-Phono  +- 900€
DAC/raspberry pi +- 200€

Olà alexandremartins ... não sei se a questão està bem pousada ou se é a analogia que não é justa. Um relogio mecânico serà sempre mais caro a produzir do que um relogio de quartzo e este ultimo mesmo se vier da China e custar barato serà mais exacto do que o primeiro ... comparar o desempenho dos dois é apenas uma faceta da coisa pois o objecto em si falseia a comparação! Uma pessoa que possui um relogio mecânico comprou-o porque ele é mais exacto do que um de quartzo ou por outras razões que ultrapassam a função e tornam-se simbolicos? Uma pessoa que escuta discos vinis é verdadeiramente porque é a melhor maneira de escutar musica ou simplesmente porque esse formato lhe ofereçe uma série de simbolos exteriores que acabam por ultrapassar a função? Eu sempre disse que a escolha do vinil não é a escolha da musica, mas a escolha de uma série de simbolos à volta da musica ... não é a mesma coisa  Wink  

neo_2018 escreveu:
Esse tipo de analogias não funcionam no mundo digital, onde a evolução tecnologica é exponencial, o que permite que aparelhos de 150€ tenham um desempenho técnico exemplar. ...

As analogias, quando justas, são tão validas no dominio digital que no do analogico ... simplesmente porque o desempenho não é tudo e que os factores subjectivos não podem ser desvalorisados, sobretudo no audio. Quando voçê vai a uma quinta para provar o vinho ou o azeite não vai com um cromatografo na mão para saber se foram bem feitos ou não, voçê prova-os ... e faz a mesma coisa com um presunto não? Existém vàrias maneiras de fazer um Dac e mesmo tipos diferentes, o resultado final não serà o mesmo consoante as escolhas técnicas. Eu tenho um pequeno Dac norueguês que tém a particularidade de descodificar o sinal USB/I2S a partir de um programa especifico em vez de utilisar os classicos chips integrados. Ele custa quase o dobro do iFi Zen e imagino que existam diferenças entre eles, para um lado ou para outro ... afinal, os diferentes meios existém para obter resultados diferentes não?... senão todas as marcas fariam a mesma coisa, toca a utilisar a tipologia com melhor desempenho e basta ... e todas as marcas de carros utilisariam motores da Toyota ou da Honda Laughing

iFi-Audio Zen DAC 31f7xe10

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





iFi-Audio Zen DAC Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
iFi-Audio Zen DAC
Ir para o topo 
Página 1 de 6Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Audio Vintage/ Audio Experience - Facebook
» Audio-GD
» DSD Audio
» a.n.t. audio
» JG audio

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Digital-
Ir para: