Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 iFi-Audio Zen DAC

Ir para baixo 
+10
José Miguel
Ghost4u
fredy
TD124
Alexandre Vieira
agorgal
ricardo.canelas
neo_2018
alexandremartins
Goansipife
14 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
TD124
Membro AAP



Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 12:41

alexandremartins escreveu:
Ontem senti uma grande alegria… e também um arrepio na espinha…
...
O silêncio respondeu-me a todas as dúvidas que tinha perguntado a mim mesmo. Pela 1ª vez a intensidade do prazer orgásmico foi superior a reprodução em vinil.

Olà alexandremartins ... visto que hà dois ou três dias atràs voçê dizia que o vinil tém um grande impacto simbolico em si, esta sua intervenção é duplamente entusiasmante. De um lado porque està a se deixar ir à escuta da musica independentemente do formato e dos apegos sentimentais às fontes ... e do outro lado porque aparentemente escolheu o aparelho que começa a lhe dar bons arrepios, estou contente por si cheers

PS: Gostaria que o José Miguel viesse dizer algo desse tipo aqui no topico ao lado mas tenho a impressão que ele ainda não atingiu esse "nirvana" ... vamos a ver Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 13:25

TD124 escreveu:
 … … ... Eu tenho um pequeno Dac norueguês que tém a particularidade de descodificar o sinal USB/I2S a partir de um programa especifico em vez de utilisar os classicos chips integrados. Ele custa quase o dobro do iFi Zen e imagino que existam diferenças entre eles, para um lado ou para outro ... afinal, os diferentes meios existém para obter resultados diferentes não?... senão todas as marcas fariam a mesma coisa, toca a utilisar a tipologia com melhor desempenho e basta ... e todas as marcas de carros utilisariam motores da Toyota ou da Honda Laughing

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 31f7xe10

Um pouco para surfar a onda!?…

Alguém me diz mal o bastante para me esquecer deste SMSL M500 Dac

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 S-l1600

Da China, com paragem na Alemanha, por 500€!….

Agrade king cido!...
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 13:49

Goansipife escreveu:
Obrigado Paulo pela resposta a qual assino por baixo e poupa-me tempo de fazer a minha. Bem-haja. ...

Olà Gonçalo ... não tens a agradeçer do que quer que seja e é mais a mim de pedir desculpas de ter poluido o teu topico com discussões que não levam a lado nenhum, chateiam os outros e desviam do tema inicial. Por uma razão estranha o topico descambou ora que por uma vez ele não aborda um tema polémico, està escondido na zona do Digital que não é a mais frequentada e ainda por cima fala de um aparelho que pessoalmente me apareçe como muito simpàtico pois custa mais barato do que um cabo de marca! Evidentemente como nunca o escutei, ném o do José Miguel, não me posso exprimir sobre a sonoridade do aparelho mas sei que alguns desses minusculos Dacs sò téem de pequeno o tamanho e alguns são surpreendentes ... hà anos comprei o Henry Audio que é do tamanho de um maço de cigarros e ainda hoje me surpreende!!!...

Mesmo o Ricardo (ongaku) que foi sempre o maior "objectivista" desta praça e com quém cruzei muitissimo a espada, ora que o conheço pessoalmente e aprecio muito, admitiu sempre que as medidas servem a que ele faça uma lista dos aparelhos que quer ir escutar o que me pareçe compreensivel. Ora neste topico, assim que no outro ao lado, é a primeira vez que leio que não é necessario ir escutar um aparelho e que as medidas dizém tudo o que hà a saber sobre ele ... basta escolhê-lo num palmarés baseado nas medidas. Esta posição exasperou-me e entrei em cruzada pela escrita contra este ponto de vista, foi um erro. Assim, desculpo-me em relação a ti porque criaste o topico e em relação a todos os outros que pude chatear na minha tentativa de defender o meu ponto de vista, assim fica explicada a razão da minha reação...

Espero que continues, como os outros, a alimentar este topico que me pareçe importante pois aborda a democratização do audio e o papel fundamental que o digital tém, e teve, nesse processo pois ter a musica mais barata é algo de importante e necessario neste dominio ... também ver pessoas apegadas ao vinil como o alexandremartins e que começa a ter arrepios na espinha escutando musica em digital é-me altamente entusiasmante, afinal é o vinho o principal e não a garrafa!...

cheers

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 13:55

TD124 escreveu:


Olà Gonçalo ... não tens a agradeçer do que quer que seja e é mais a mim de pedir desculpas de ter poluido o teu topico com discussões que não levam a lado nenhum, chateiam os outros e desviam do tema inicial. Por uma razão estranha o topico descambou ora que por uma vez ele não aborda um tema polémico, està escondido na zona do Digital que não é a mais frequentada e ainda por cima fala de um aparelho que pessoalmente me apareçe como muito simpàtico pois custa mais barato do que um cabo de marca! Evidentemente como nunca o escutei, ném o do José Miguel, não me posso exprimir sobre a sonoridade do aparelho mas sei que alguns desses minusculos Dacs sò téem de pequeno o tamanho e alguns são surpreendentes ... hà anos comprei o Henry Audio que é do tamanho de um maço de cigarros e ainda hoje me surpreende!!!...

Mesmo o Ricardo (ongaku) que foi sempre o maior "objectivista" desta praça e com quém cruzei muitissimo a espada, ora que o conheço pessoalmente e aprecio muito, admitiu sempre que as medidas servem a que ele faça uma lista dos aparelhos que quer ir escutar o que me pareçe compreensivel. Ora neste topico, assim que no outro ao lado, é a primeira vez que leio que não é necessario ir escutar um aparelho e que as medidas dizém tudo o que hà a saber sobre ele ... basta escolhê-lo num palmarés baseado nas medidas. Esta posição exasperou-me e entrei em cruzada pela escrita contra este ponto de vista, foi um erro. Assim, desculpo-me em relação a ti porque criaste o topico e em relação a todos os outros que pude chatear na minha tentativa de defender o meu ponto de vista, assim fica explicada a razão da minha reação...

Espero que continues, como os outros, a alimentar este topico que me pareçe importante pois aborda a democratização do audio e o papel fundamental que o digital tém, e teve, nesse processo pois ter a musica mais barata é algo de importante e necessario neste dominio ... também ver pessoas apegadas ao vinil como o alexandremartins e que começa a ter arrepios na espinha escutando musica em digital é-me altamente entusiasmante, afinal é o vinho o principal e não a garrafa!...

cheers

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 22692

Aquele Abraço de Sempre
Gonçalo
cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 14:04

TD124 escreveu:
alexandremartins escreveu:
Ontem senti uma grande alegria… e também um arrepio na espinha…
...
O silêncio respondeu-me a todas as dúvidas que tinha perguntado a mim mesmo. Pela 1ª vez a intensidade do prazer orgásmico foi superior a reprodução em vinil.

Olà alexandremartins ... visto que hà dois ou três dias atràs voçê dizia que o vinil tém um grande impacto simbolico em si, esta sua intervenção é duplamente entusiasmante. De um lado porque està a se deixar ir à escuta da musica independentemente do formato e dos apegos sentimentais às fontes ... e do outro lado porque aparentemente escolheu o aparelho que começa a lhe dar bons arrepios, estou contente por si cheers

PS: Gostaria que o José Miguel viesse dizer algo desse tipo aqui no topico ao lado mas tenho a impressão que ele ainda não atingiu esse "nirvana" ... vamos a ver Laughing

Se é orgásmico vou já comprar três! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 14:10

Alexandre Vieira escreveu:


Se é orgásmico vou já comprar três! lol!

Tens que me mandar a tua morada (ao certo), e dizeres em que dia os vais comprar. Três dias depois (tenho dúvidas se não te estou a dar tempo a mais iFi-Audio Zen DAC - Página 3 447836 ), passo lá por tua casa, pois sei que o teu gira, o "pequinino" e mais umas quantas traquitanas analógicas que tens por lá, vão ao lixo. Assim, ecologicamente, eu faço a recolha destas peças todas.

smedley
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 14:42

Goansipife escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:


Se é orgásmico vou já comprar três! lol!

Tens que me mandar a tua morada (ao certo), e dizeres em que dia os vais comprar. Três dias depois (tenho dúvidas se não te estou a dar tempo a mais iFi-Audio Zen DAC - Página 3 447836 ), passo lá por tua casa, pois sei que o teu gira, o "pequinino" e mais umas quantas traquitanas analógicas que tens por lá, vão ao lixo. Assim, ecologicamente, eu faço a recolha destas peças todas.

smedley

E depois quem recolheu o teu!

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 15:05

O meu está em zona risco bounce Não de Covid, mas de CowBoy. É só malandragem.

Mas, o que se espera... Aquilo é o faroeste iFi-Audio Zen DAC - Página 3 491368

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 758687 iFi-Audio Zen DAC - Página 3 758687 iFi-Audio Zen DAC - Página 3 758687
Ir para o topo Ir para baixo
masa
Membro AAP



Mensagens : 411
Data de inscrição : 29/01/2013
Idade : 78
Localização : Vale de Milhaços

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 15:11

Já tinha ouvido o ditado/expressão emprenhar pelos ouvidos . Será que esse Zen conseque isso ? Bom, por mim sigo outro caminho !
Deixo aqui um pensamento dum filósofo . para os companheiros do braço de ferro .
A RAZÃO É UMA JARRA DE DUAS ASAS ,CADA UM SEGURA A QUE LHE CONVÉM .
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 15:14

reirato escreveu:
Alguém me diz mal o bastante para me esquecer deste SMSL M500 Dac

Tudo indica que este DAC/Amplificador de HF têm um comportamento exemplar:
https://www.audiosciencereview.com/forum/index.php?threads/smsl-m500-dac-and-hp-amp-review.9606/
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 15:20

TD124 escreveu:
também ver pessoas apegadas ao vinil como o alexandremartins e que começa a ter arrepios na espinha escutando musica em digital é-me altamente entusiasmante, afinal é o vinho o principal e não a garrafa!...

Por acaso ajudou nos arrepios o tinto que acompanhava a audição.

VALLADO Douro Superior, Vinificação em modo biológico de parcelas das vinhas da Quinta do Orgal.

Talvez venha daí o orgásmico lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 15:33

Goansipife escreveu:
O meu está em zona risco bounce Não de Covid, mas de CowBoy. É só malandragem.

Mas, o que se espera... Aquilo é o faroeste  iFi-Audio Zen DAC - Página 3 491368

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 758687 iFi-Audio Zen DAC - Página 3 758687 iFi-Audio Zen DAC - Página 3 758687


Ora não podias estar mais certo, o Faroeste Selvagem é mesmo muito perigoso! iFi-Audio Zen DAC - Página 3 865586
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 15:34

alexandremartins escreveu:
TD124 escreveu:
também ver pessoas apegadas ao vinil como o alexandremartins e que começa a ter arrepios na espinha escutando musica em digital é-me altamente entusiasmante, afinal é o vinho o principal e não a garrafa!...

Por acaso ajudou nos arrepios o tinto que acompanhava a audição.

VALLADO Douro Superior,  Vinificação em modo biológico de parcelas das vinhas da Quinta do Orgal.

Talvez venha daí o orgásmico lol!

Grande pomada! Vale mais a garrafa que o DAC... iFi-Audio Zen DAC - Página 3 265963 iFi-Audio Zen DAC - Página 3 265963 iFi-Audio Zen DAC - Página 3 265963

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 15:35

masa escreveu:
Já tinha ouvido o ditado/expressão emprenhar pelos ouvidos . Será que esse Zen conseque isso ? Bom, por mim sigo outro caminho !
Deixo aqui um pensamento dum filósofo . para os companheiros do braço de ferro .
A RAZÃO É UMA JARRA DE DUAS ASAS ,CADA UM SEGURA A QUE LHE CONVÉM .


O Companheiro terá medo de ficar em estado ZEN???? iFi-Audio Zen DAC - Página 3 447836

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 15:43

TD124 escreveu:


PS: Gostaria que o José Miguel viesse dizer algo desse tipo aqui no topico ao lado mas tenho a impressão que ele ainda não atingiu esse "nirvana" ... vamos a ver Laughing

Paulo, eu posso dizer aqui mesmo. Wink

Infelizmente, e digo isto consciente que ninguém mais do que eu gostaria de conseguir dizer o contrário, não conheço sensações extremas como as descritas. Não as sinto a escutar Música via DAC ou gira-discos, não é algo que tenha contra o DAC.  Embarassed  Disse que o DAC entrou e não revolucionou o sistema, pelo que se nunca tinha dito que este sistema me satisfazia por completo, não mudei de posição... talvez tenha que mudar tudo ou nada, posso mudar eu entretanto. Wink

Quando descrevi a entrada do Topping aqui em casa, apareceu este tópico de seguida e antes já havia sido aberto o tópico sobre o Zen Phono. Já o disse antes, concordando com o que o Paulo acaba de dizer, que tópicos destes fazem falta, pois servem de "review" em regime de proximidade a equipamentos que muitos podem comprar.

Eu não tive a oportunidade de escutar o Zen DAC, mas ele estava referenciado. A marca é mais respeitada e vende-se por cá, mas conseguimos experimentar este e um da iFi mais antigo, a decisão foi tomada. Elogiei o Topping dizendo que ele faz algo que para mim é uma das melhores e mais preciosas coisas: desaparece.

Fica o sistema e as suas qualidades e fragilidades, mesmo sem sensações extremas, há lugar a momentos de muito gozo e aprendizagem, hoje sabemos um pouco mais sobre o que esperar de uma fonte. Wink


TD124 escreveu:

(...) é mais a mim de pedir desculpas de ter poluido o teu topico com discussões que não levam a lado nenhum, chateiam os outros e desviam do tema inicial. Por uma razão estranha o topico descambou (...)

cheers

Eu deixei esta pequena parte da mensagem do Paulo, mais uma vez consciente que não me era dirigida, pois não gostei de a ler. Eu não vi o tópico degenerar ou desviar-se assim tanto (excessos poderiam ser evitados), até fiquei a meio da possibilidade de compreender como podem as medidas em âmbito digital aparecer como mais exactas - tentando não reavivar o debate, eu compreendo que um DAC poderá ter um performance incrível quando se fala da parte "D", pois ele recebe digital e processa-o (imagino mesmo que sem erro); quando se passa para a parte "AC" e esta arte processada ao ponto de ser enviada para o amplificador (seja um interno de auscultadores, seja um externo qualquer), eu fico com dúvidas sobre o desempenho e as possibilidades de aí se poderem distinguir uns dos outros.

Perdoem-me a profunda ignorância, mas o ganho no andar de saída (maior ou menor e dependendo da qualidade) não vai permitir que o sinal chegue à etapa seguinte com melhor qualidade e menor necessidade de esforço? Ou seja, quando se ligam equipamentos em cadeia, se um faz parte do trabalho, não coloca menos stress nos seguintes?
Materializando: se tenho mais ganho no andar de saída do DAC, não vou pedir menos ao amplificador e, consequentemente, deixar este trabalhar mais sossegado e dedicado às colunas?
Compreendo que aqui não estaria a analisar meramente o desempenho do DAC, mas isto (mesmo com equiparação do volume) não poderá resultar em diferenças no som final? (muito do subjectivismo é/está alicerçado em premissas que não as aplicáveis às medidas de equipamentos isolados, desde logo por impossibilidade, e isto é um problema de debate, por isso a minha pergunta e auto-reparo)


Eu sempre elogiei a participação do Ricardo (onga-ku), lamento que ele ande desaparecido. Ele era uma voz dissonante, mas colocava quem queria a aprender e a pensar. O que o Ricardo Canelas ou o neo_2018 fazem é semelhante, aqui eles partilharam uma posição que permite/permitiu o desenvolvimento destes pequenos equipamentos. Estaríamos a falar de DACs com este desempenho se andássemos todos a brincar ao gosto e não gosto e não fossemos para laboratórios medir e acreditar nas medidas?

É verdade que estamos a falar de DACs baratos e há uma coisa que une todas (todas mesmo, leia-se com calma) as opiniões: hoje é possível um enorme desempenho por pouco dinheiro, o Zen DAC é disso exemplo e apontado.

Sabe qual é o único aparente paradoxo que vejo no meio disto tudo?
É que o tópico aponta a uma possível desconfiança sobre o preço baixo e ninguém aqui desconfia, pelo contrário, no caso de DACs apregoa (há quem não acredite, excepções essas que não vi questionadas).


Um ou outro excesso poderiam ser evitados, mas o equilíbrio saudável creio ser possível. Fica o desabafo, agora sim, definitivamente com algumas palavras que serão "off topic".

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 15:44

Alexandre Vieira escreveu:
masa escreveu:
Já tinha ouvido o ditado/expressão emprenhar pelos ouvidos . Será que esse Zen conseque isso ? Bom, por mim sigo outro caminho !
Deixo aqui um pensamento dum filósofo . para os companheiros do braço de ferro .
A RAZÃO É UMA JARRA DE DUAS ASAS ,CADA UM SEGURA A QUE LHE CONVÉM .


O Companheiro terá medo de ficar em estado ZEN???? iFi-Audio Zen DAC - Página 3 447836

O Amigo Armando, só ficará em estado ZEN, quando fizermos outra churrascada em minha casa. Aí sim, ficará em estado ZEN.

A m*&da deste COVID que não passa iFi-Audio Zen DAC - Página 3 317942 iFi-Audio Zen DAC - Página 3 317942 iFi-Audio Zen DAC - Página 3 317942

Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
masa
Membro AAP



Mensagens : 411
Data de inscrição : 29/01/2013
Idade : 78
Localização : Vale de Milhaços

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 15:47

Já não sei em que estado ando . Deve ser uma mistura de Zen+smsl+zombie . Dá-me para trabalhar e isso não é bom sintoma .

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 16:28

José Miguel escreveu:
(...)

Perdoem-me a profunda ignorância, mas o ganho no andar de saída (maior ou menor e dependendo da qualidade) não vai permitir que o sinal chegue à etapa seguinte com melhor qualidade e menor necessidade de esforço? Ou seja, quando se ligam equipamentos em cadeia, se um faz parte do trabalho, não coloca menos stress nos seguintes?
Materializando: se tenho mais ganho no andar de saída do DAC, não vou pedir menos ao amplificador e, consequentemente, deixar este trabalhar mais sossegado e dedicado às colunas?
Compreendo que aqui não estaria a analisar meramente o desempenho do DAC, mas isto (mesmo com equiparação do volume) não poderá resultar em diferenças no som final? (muito do subjectivismo é/está alicerçado em premissas que não as aplicáveis às medidas de equipamentos isolados, desde logo por impossibilidade, e isto é um problema de debate, por isso a minha pergunta e auto-reparo) (...)

José Miguel,

Deixo esta parte para quem, deveras, tem mais conhecimentos do que eu. Mas posso contar-te inúmeros episódios de que, certas fontes, com mais ganho de saída não corresponderam, aos meus ouvidos, com melhor qualidade de audição. Mas outras sim! Logo parece-me, que a correlação é mais uma daquelas complicações do Áudio. O que parece nem sempre é. Pese embora me pareça que o teu raciocínio está na linha certa.

Situações múltiplas de bons ou menos bons casamentos com as unidades de amplificação (não é só com colunas), como por exemplo a impedância de saída da fonte com a impedância de entrada do amplificador, poderão "embirrar" uma com a outra e por aí fora...

Mas, como te digo, deixo esta parte para quem saiba mais, possa e esteja interessado em te dar melhor informação.


José Miguel escreveu:
(...)

É que o tópico aponta a uma possível desconfiança sobre o preço baixo e ninguém aqui desconfia, pelo contrário, no caso de DACs apregoa (há quem não acredite, excepções essas que não vi questionadas).

Na verdade, José Miguel, o lançamento não aponta para desconfiança nenhuma sobre o baixo preço, quando o lancei. Como sabes, eu tenho por tendência elogiar equipamentos de mais baixo preço, por estes me surpreenderem muitas vezes, na escuta e que entendo merecerem destaque.

Como acima o Paulo tão bem descreveu, desta vez apeteceu-me tornar a escrita mais humorística do que é costume.

Se eu pudesse, os equipamentos, mesmo aqueles que se apelidam de «state of the art», seriam todos baratos ou mais acessíveis. Como sou pobre...
cheers

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 17:13

Gonçalo, agradeço as palavras sobre a minha dúvida técnica, pois de alguma forma sinto que valida o que estou longe de compreender - há questões técnicas que me escapam. A questão que levanta é onde eu creio que as medidas de equipamento a equipamento se perdem e há lugar ao testar e experimentar. Claro que podemos tentar escolher peças até ao mais ínfimo pormenor técnico, tentando criar um sistema afinadíssimo, mas acabar com problemas de sala e, muito importante (não invalido), de falta de gosto.
A troca de experiências aqui ganha relevo, pois muitos já experimentaram as mesmas peças e com as experiências a escuta já tem lugar a bastante objectividade. Wink


O segundo ponto é um apontamento e não uma afronta, nós já falamos de preços no passado e da forma como as marcas/empresas escolhem os preços para se posicionarem no mercado - eu já acompanhei o lançamento de marcas de roupa e a estratégia do preço é importante, coloca a marca perante potenciais compradores. Eu creio ter percebido a ironia inicial, apenas deixei esse apontamento pois aqui (digo isto com a melhor memória possível), no fórum, o preço tende a ser um factor que não levanta grandes desconfianças - o utilizador comum (ou médio, se fosse possível assim dizer) gosta de uma boa pechincha (como o Gonçalo também entende pechincha, bom e a justificar o preço de forma a fazer crer que é baixo).

Há círculos onde os preços me parecem ser uma arma de arremesso, principalmente preços altos para justificar outras coisas que não são som, mas aqui felizmente isso não tem acontecido e bem. Wink

Por aqui a escolha do DAC, mas também dos restantes componentes do sistema, foi muito ponderada também pelas limitações de investimento. Se pudesse fazia como hoje me parece ser "normal", comprava dois ou três, experimentava, escolhia e depois devolvia o que não queria. Não gostando desta estratégia, que nada tem de errado em si, a espera por oportunidades de experimentar entra na equação e a escolha será sempre fruto disto.
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 17:31

José Miguel escreveu:
(...)

O segundo ponto é um apontamento e não uma afronta, nós já falamos de preços no passado e da forma como as marcas/empresas escolhem os preços para se posicionarem no mercado - eu já acompanhei o lançamento de marcas de roupa e a estratégia do preço é importante, coloca a marca perante potenciais compradores. Eu creio ter percebido a ironia inicial, apenas deixei esse apontamento pois aqui (digo isto com a melhor memória possível), no fórum, o preço tende a ser um factor que não levanta grandes desconfianças - o utilizador comum (ou médio, se fosse possível assim dizer) gosta de uma boa pechincha (como o Gonçalo também entende pechincha, bom e a justificar o preço de forma a fazer crer que é baixo).

Há círculos onde os preços me parecem ser uma arma de arremesso, principalmente preços altos para justificar outras coisas que não são som, mas aqui felizmente isso não tem acontecido e bem. Wink
(...)
Tens toda a razão!

No meu entender colocar um número numa etiqueta é um processo tão ou mais complicado que o áudio, pois variadíssimos factores contribuem para tal e muitos, nada têm a ver com o som e/ou a qualidade deste, percebida.

Mas, como muitas vezes também tu aqui apontas, para quem não tem disponibilidade financeira para ir longe, em todas as vertentes, poder adquirir um equipamento com qualidade e acessível, ou o mais acessível que se possa, é, de certa forma, um «must» e como diz o Paulo, permite uma certa democratização do hobby.

É sempre virado para esta visão que me tento posicionar, pese embora reconheça que existem peças que não são tão acessíveis e eu também falo delas, tão só e simplesmente porque lhes encontro, no meu entender, algo que, comparativamente com outras da mesma gama de preços, se destacam pela positiva, tornando-as mais em conta, dentro da gama.
cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 17:51

José Miguel escreveu:
... Eu não vi o tópico degenerar ou desviar-se assim tanto (excessos poderiam ser evitados), até fiquei a meio da possibilidade de compreender como podem as medidas em âmbito digital aparecer como mais exactas - tentando não reavivar o debate, eu compreendo que um DAC poderá ter um performance incrível quando se fala da parte "D", pois ele recebe digital e processa-o (imagino mesmo que sem erro); quando se passa para a parte "AC" e esta arte processada ao ponto de ser enviada para o amplificador (seja um interno de auscultadores, seja um externo qualquer), eu fico com dúvidas sobre o desempenho e as possibilidades de aí se poderem distinguir uns dos outros. ...

José, antes de mais os "arrepios" com o teu Dac era uma brincadeira e uma maneira de te meter a falar mais dele, nada mais. No que diz respeito ao resto jà me expliquei, e sobre a minha reação e sobre as causas dessa reação ... jà me desculpei e penso que chega. No entanto eu não fechei o topico ném é o desejado, longe de là pois é um tema interessante ... tenho a certeza que se pousares essa pergunta aos amigos ricardo.canelas e neo_2018 eles vão te responder e te explicar o ponto de vista deles. Ambos me pareçem ser pessoas sensatas e espero que as faiscas entre nòs não se alastrem aos outros ... não é o que eu desejo em todos os casos!

José Miguel escreveu:
... Sabe qual é o único aparente paradoxo que vejo no meio disto tudo?
É que o tópico aponta a uma possível desconfiança sobre o preço baixo e ninguém aqui desconfia, pelo contrário, no caso de DACs apregoa (há quem não acredite, excepções essas que não vi questionadas). ...

Não vejo o paradoxo à volta dos preços pois aqui no forum jà foram abordados vàrios produtos de baixo preço, de auscultadores até phonos, sém que as reações sejam ou tenham sido discriminatorias! Hà varios anos atràs tinha falado do Henry Audio o que levou duas pessoas do forum a comprà-lo e mesmo ao criador de agradeçer publicamente aqui no forum e é um Dac do tamanho de um maço de cigarros que custava um pouco mais de 200€! Que o Alexandre não esteja convencido que um Dac barato possa soar (ou ter um desempenho técnico) tão elevado quanto um mais caro o que queres que diga! Pessoalmente nunca escutei ném o iFi ném o Topping e nunca fiz comparações entre o Henry Audio e Dacs mais caros então subjectivamente não posso opinar ném a favor ném contra a intervenção do Alexandre! Quanto ao desempenho técnico (medida) pareçe-me claro que os Dacs em questão nesta conversa (iFi Zen e Topping 30) possuém caracteristicas técnicas iguais ou superiores a outros Dacs de valor superior, mas isso torna-os superiores à escuta?... de novo não sei!!!...

O que posso dizer e afirmar é que da mesma maneira que sempre ouvi diferenças entre giras, células, colunas, amplificadores, cans, phonos e etc, também ouvi sempre diferenças entre Dacs e outras fontes digitais ... sém que o mais caro tenha sido sempre o melhor subjectivamente ném o barato o pior. Isto não constitui uma "verdade universal", mas dessa andamos todos à procura dela e não sou excepção  Wink

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 18:07

alexandremartins escreveu:
TD124 escreveu:
também ver pessoas apegadas ao vinil como o alexandremartins e que começa a ter arrepios na espinha escutando musica em digital é-me altamente entusiasmante, afinal é o vinho o principal e não a garrafa!...

Por acaso ajudou nos arrepios o tinto que acompanhava a audição.

VALLADO Douro Superior,  Vinificação em modo biológico de parcelas das vinhas da Quinta do Orgal.


Talvez venha daí o orgásmico lol!

Não creio que seja isso ... suponho que também acompanha o vinil de um copito o que é um acto hedonista do qual sou apreciador também! Penso que é mesmo o novo aparelho que começa a ter efeito e no sistema e no seu espirito e ainda bem, estou contente por si!...

Eu mesmo com um grande vinho no copo, quando o som é mau continua a ser mau lol!

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 19:15

TD124 escreveu:

Não creio que seja isso ... suponho que também acompanha o vinil de um copito o que é um acto hedonista do qual sou apreciador também! Penso que é mesmo o novo aparelho que começa a ter efeito e no sistema e no seu espirito e ainda bem, estou contente por si!...

Eu mesmo com um grande vinho no copo, quando o som é mau continua a ser mau lol!

Sim o vinil também tem direito ao copo de tinto.

Na década de 1940, a introdução do disco de vinil marcou o início da indústria fonográfica, responsável pela gravação, promoção e distribuição da música. Na década de 1960 com o aparecimento da cassete, tornou-se possível a gravação doméstica de músicas, 20 anos depois a mesma torna-se portátil com o lançamento dos walkmans, e quase em simultâneo surge o CD, foi o marco inicial da digitalização da música, permitindo um som a um custo mais baixo e favorecendo o crescimento da indústria fonográfica. A maior mudança, no entanto, ainda estava para vir e ocorre na década de 1990, a internet.

Descobri o Dac e o streaming para alem do incentivo à descoberta de novas músicas, torna-se também uma experiência mais diversificada.

Estou a encontrar outra forma de ouvir música que me tem pasmado com a qualidade que apresenta reproduzida em aparelhos de baixo custo.

Ao fim de uma serie de copos quando o “som é mau” dá-se uma metamorfose e toca tudo bem.  smedley

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 20:36

alexandremartins escreveu:
... Sim o vinil também tem direito ao copo de tinto.
...
Descobri o Dac e o streaming para alem do incentivo à descoberta de novas músicas, torna-se também uma experiência mais diversificada.

Estou a encontrar outra forma de ouvir música que me tem pasmado com a qualidade que apresenta reproduzida em aparelhos de baixo custo. ...

Caro alexandremartins, gostei de tudo o que escreveu fora da frase que puz em negrito e que me leva até ao topico que voçê tinha criado no passado sobre a alta-fidelidade para assalariados! Deduzo que para si associar o iFi Zen ao Hegel lhe dê a impressão de estar a subutilizar o amplificador, sobretudo que o Dac da Hegel não é dado, mas serà mesmo a melhor maneira de ver as coisas ???...

cheers

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 21:07

Goansipife escreveu:


É sempre virado para esta visão que me tento posicionar, pese embora reconheça que existem peças que não são tão acessíveis e eu também falo delas, tão só e simplesmente porque lhes encontro, no meu entender, algo que, comparativamente com outras da mesma gama de preços, se destacam pela positiva, tornando-as mais em conta, dentro da gama.
cheers
É assim mesmo, nem sempre, nem nunca. E investir apenas uma vez até pode sair mais barato, se a escolha for bem ponderada. Wink

Aqui em casa continuamos a retirar muito gozo do uso de gira-discos, mas uma fonte muito mais barata como este DAC (o que temos) permite-nos ter Música de forma mais eficiente - até custa dizer, mas é verdade (ainda tenho uma pequena dúvida sobre a extensão para as altas frequências face ao gira-discos, mas um destes dias dedico-me a isso).

Hoje há coisas muito interessantes a preços simpáticos, um subsídio de férias médio em Portugal já permite um arranque sério e com coisas novas. Colunas como as Triangle BR03 já representam um belo patamar, pouco esquisitas com a amplificação, estão à venda por 400 euros novas (aprendi a reconhecer as qualidades das Dali, para o preço e havendo amplificação, são muito interessantes). Amplificação também se encontra em novo, por valor semelhante, coisas capazes de durar... caso se opte por algo como o NAD C328 nem será preciso gastar dinheiro em DAC.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 21:17

TD124 escreveu:


José, antes de mais os "arrepios" com o teu Dac era uma brincadeira e uma maneira de te meter a falar mais dele, nada mais.

(...)
O que posso dizer e afirmar é que da mesma maneira que sempre ouvi diferenças entre giras, células, colunas, amplificadores, cans, phonos e etc, também ouvi sempre diferenças entre Dacs e outras fontes digitais ... sém que o mais caro tenha sido sempre o melhor subjectivamente ném o barato o pior. Isto não constitui uma "verdade universal", mas dessa andamos todos à procura dela e não sou excepção  Wink

Eu gostava de poder falar muito mais sobre o DAC, apesar dele andar a trabalhar bastante, não andamos a prestar a atenção suficiente para que algo possa ser dito. Eu não estou em casa, mas a Luciana está... nas horas em que nos cruzamos e ambos estamos pela sala, já a convenci a permitir-me ter Música - volume muito moderado, mas suficiente para poder seguir as várias zonas de frequências e camadas. O silêncio extra do DAC permite uma escuta mais limpa com estas condições.

Antes que me diga que há auscultadores, ainda não consigo passar muito tempo com eles nas orelhas. Gostava de experimentar um amplificador aqui em casa, pois tenho quem me empreste os famosos Beyerdynamic. Quem sabe se um destes dias, mas não prevejo que seja para breve.

Voltando ao DAC, ressuscitei o computador que a Luciana usava faz uns anos, ele tem leitor de CDs e vou tentar gravar alguns para fazer umas experiências... é preciso alguma dedicação, estou a reunir energia. Smile

Hoje já não sei se escrevo no meu diário, mas isto antes de ficar simples ainda passa por umas etapas pouco simples. Laughing

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQua Jan 20 2021, 21:42

TD124 escreveu:
Caro alexandremartins, gostei de tudo o que escreveu fora da frase que puz em negrito e que me leva até ao topico que voçê tinha criado no passado sobre a alta-fidelidade para assalariados! Deduzo que para si associar o iFi Zen ao Hegel lhe dê a impressão de estar a subutilizar o amplificador, sobretudo que o Dac da Hegel não é dado, mas serà mesmo a melhor maneira de ver as coisas ???...

cheers

Ora bem já estamos a lá chegar!

Não é subutilizar o amplificador, e nem o quero aqui meter, bem como cabelagem e colunas.

Mas com 149€ consegue-se ter como fonte o IFI Zen comprado numa loja novo, sim novo nem estamos aqui a falar de mercado usado.

Com esse mesmo valor é possível comprar novo:
Gira-discos/célula/Pré Phono ou em alternativa um leitor de Cd?

E ter a qualidade que este DAC consegue produzir.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQui Jan 21 2021, 07:56

José Miguel escreveu:
... Voltando ao DAC, ressuscitei o computador que a Luciana usava faz uns anos, ele tem leitor de CDs e vou tentar gravar alguns para fazer umas experiências... é preciso alguma dedicação, estou a reunir energia. Smile

Hoje já não sei se escrevo no meu diário, mas isto antes de ficar simples ainda passa por umas etapas pouco simples. Laughing

Pois é ... jà tive sistemas muito complexos e outros mais simples, o ultimo sistema era moderadamente complexo o actual é simples mas jà està a descambar là para os lados do complexo! Noto que os meus sistemas téem ciclos ... como eu Embarassed

lol!

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQui Jan 21 2021, 08:27

alexandremartins escreveu:
... Mas com 149€ consegue-se ter como fonte o IFI Zen comprado numa loja novo, sim novo nem estamos aqui a falar de mercado usado.

Com esse mesmo valor é possível comprar novo:
Gira-discos/célula/Pré Phono ou em alternativa um leitor de Cd?
...

A resposta é não!... e simplesmente porque no iFi Zen sò hà electronica sém mão de obra ora que no outro caso existe electronica, mecânica e micromecânica o que é actualmente mais caro, multiplica os empreiteiros, a mão de obra, aumenta o peso, complica a montagem, multiplica os elementos e dificulta o transporte! Mesmo aplicando os mesmos métodos industriais um serà sempre mais caro do que o outro ... serà a mesma coisa entre um amplificador em classe D e os outros amplificadores a transistores, ou ainda pior a vàlvulas!...

Não creio que esses exemplos sejam bons e déem a "dignidade e respeito" que esses novos aparelhos mereçem e que pouco a pouco começa a ser reconhecida! Posso também lhe deixar uma "mà" questão, mas que faz reflectir um pouco sobre essas questões:

O iFi Zen Dac custa à volta de 150€ aqui em França ... o Dac Hegel H30 custa aqui 4590€, mesmo se este ultimo possui mais funções pensa que à escuta ele seja trinta vezes melhor do que o iFi???...

Eu bem disse que era uma mà pergunta  lol!

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQui Jan 21 2021, 10:23

José Miguel escreveu:

(...)
Aqui em casa continuamos a retirar muito gozo do uso de gira-discos, mas uma fonte muito mais barata como este DAC (o que temos) permite-nos ter Música de forma mais eficiente - até custa dizer, mas é verdade (ainda tenho uma pequena dúvida sobre a extensão para as altas frequências face ao gira-discos, mas um destes dias dedico-me a isso).


Caro José Miguel,

Calma rapaz..., continuas a ter a cabeça sempre a fervilhar com perguntas e dúvidas que não te dão descanso. Não tendo qualquer formação nas áreas da Psicologia, habilito-me a afirmar que assim não consegues tirar gozo do que tens.

Se questionares qualquer pessoa habituada a estas andanças, duvido que hajam muitas, sinceras, que não te afirmem que o digital tem sempre muito maior resolução em toda a range de frequências do espectro audível, do que o analógico e maior extensão nos extremos desse espectro.

Mesmo colocando nesta equação um gravador/leitor profissional de estúdio RtR a ler uma master de polegada, duvido que seja superior, nestas vertentes, do que uma mesa de gravação/edição digital, com excelente suporte HD, nas mesma condições, profissional de estúdio.

A diferença está na forma que o ouvinte ouve um e outro formato e na forma como está habituado e habituou o seu ouvido, a ouvir.

Para uma análise mais cuidada à escuta, o formato digital tem uma forma diferente de se ouvir e avaliar. E não estou a dizer que é melhor ou pior, nem quero entrar nas antigas guerras entre formatos. Estou simplesmente a dizer que é diferente.

Os DACs mais baratos e de qualidade, são, tendencialmente, na sua grande maioria bastante "cools" e "livres" na extensão dos extremos da frequências. O teu Topping E30, que por sinal até conheço bem (anda aqui uma moda na aquisição deste DAC, mesmo por quem nem se deixe levar muito pelo entusiasmo do Áudio), como o iFi Zen Dac e outros, são DACs essencialmente pensados para uso com postos de trabalho informáticos - laptop ou desktop - com colunas de proximidade (secretária) ou headphones. Mesmo que se possam perfeitamente ligar a um sistema de áudio mais complexo.

Portanto vais ter de mudar o chip. Mais tarde ou mais cedo, farás isso de forma automática e inconsciente.

É só preciso ter paciência, calma e dar tempo ao tempo.


José Miguel escreveu:


(...)


Antes que me diga que há auscultadores, ainda não consigo passar muito tempo com eles nas orelhas. Gostava de experimentar um amplificador aqui em casa, pois tenho quem me empreste os famosos Beyerdynamic. Quem sabe se um destes dias, mas não prevejo que seja para breve.

Metendo a colherada neste ponto que respondes ao Paulo, também aí é uma questão de hábito. Mas… Percebo-te perfeitamente!

Tanto quanto me recordo do Topping E30 (não tenho aqui o colega que tem um igual ao teu), estou em crer que o teu não tem saída / amplificação para headphones. Ele tem um conjunto como este

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 37521310

Mesmo em unidades separadas e ouvindo o canamp da Topping L30, com os meus velhinhos Sony MDR-V3 (aqueles que tenho aqui na fábrica), não é nada mau, mas confesso que não é o meu Hit. Nunca o ouvi com os B&W PX(??) dele e agora, na actual situação, não será tão cedo, que possa ter uma ideia mais concreta.

Da mesma forma, e tendo o iFi Zen Dac uma saída / amplificação para auscultadores (que é meramente um plus), sendo muito aceitável para o preço do equipamento, não está, para mim, no mesmo patamar de qualidade e entusiasmo que o DAC em si, quer ouvido com os Bayerdynamic DT-800 pro (muito menos com estes), quer com os Grado SR60 ou com os Grado SR325e.

Mas estou convencido que o mal é meu. Fui infectado na audição com auscultadores, com um vírus, há uns 3/4 anos atrás, por um canamp luso-francês, que ainda hoje não consegui ouvir mais nada que me desse tanto prazer nessa audição iFi-Audio Zen DAC - Página 3 22692 bounce

cheers

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQui Jan 21 2021, 11:40

TD124 escreveu:
Posso também lhe deixar uma "mà" questão, mas que faz reflectir um pouco sobre essas questões:

O iFi Zen Dac custa à volta de 150€ aqui em França ... o Dac Hegel H30 custa aqui 4590€, mesmo se este ultimo possui mais funções pensa que à escuta ele seja trinta vezes melhor do que o iFi???...

Eu bem disse que era uma mà pergunta  lol!

Acho que o episódio bíblico que Malcolm Gladwell recorda com grande rigor no seu livro David e Golias não se vai aqui aplicar.

Nunca ouvi o Hegel HD30, mas é admissível que seja melhor, agora 30 vezes superior não creio.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQui Jan 21 2021, 11:50

Para las personas a las que les gustan las gangas, aquí hay una:

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Producto-12183-4

El precio de referencia de esta máquina es de 21.290,00 euros.

Pero en Supersonido es de 9.350,00, es decir, tiene un monto de 11.940,00

https://www.supersonido.es/p/audio-research-ref-dac-dlna

Es un mejor trato que jugar en la bolsa con Caldeira.

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcTJ-sUiBOuEunNI9M1ZdcIm855LARe2iL7g4g&usqp=CAU

Otra pregunta es si vale la pena comprarlo.

¡No juega al Zen 100 veces mejor! ¡A pesar del precio!

Es feo como un pato atropellado por un automóvil con neumáticos de 17 pulgadas a más de 200 kilómetros por hora.

Pero aún así, lo que pasa es que todos tienen que decidir comprar lo que merecen sus orejas. Hay orejas de oro y otras de corcho, pero todas merecen escuchar buena música.

Pero la pregunta fundamental es?

¿Merece la pena gastarse 10.000 euros o 150 para escuchar Dire Straits y otras cosas similares? iFi-Audio Zen DAC - Página 3 265963

¡Por favor, que las respuestas estén en español porque es un mercado que este foro nuestro quiere conquistar! iFi-Audio Zen DAC - Página 3 491368
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQui Jan 21 2021, 12:23

Goansipife escreveu:
... Mas estou convencido que o mal é meu. Fui infectado na audição com auscultadores, com um vírus, há uns 3/4 anos atrás, por um canamp luso-francês, que ainda hoje não consegui ouvir mais nada que me desse tanto prazer nessa audição iFi-Audio Zen DAC - Página 3 22692 bounce ...

Esse pequenote deixou marcas da escandinavia até Portugal pelos vistos Wink

Gostei da tua resposta ao José Miguel ... o rapaz anda perturbado (talvez demais) affraid

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQui Jan 21 2021, 12:28

TD124 escreveu:
Goansipife escreveu:
... Mas estou convencido que o mal é meu. Fui infectado na audição com auscultadores, com um vírus, há uns 3/4 anos atrás, por um canamp luso-francês, que ainda hoje não consegui ouvir mais nada que me desse tanto prazer nessa audição iFi-Audio Zen DAC - Página 3 22692 bounce  ...

Esse pequenote deixou marcas da escandinavia até Portugal pelos vistos Wink  

Gostei da tua resposta ao José Miguel ... o rapaz anda perturbado (talvez demais) affraid

lol!

O José Miguel anda perturbado?????

Acho que não é o único, andamos todos! iFi-Audio Zen DAC - Página 3 491368
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQui Jan 21 2021, 13:24

Goansipife escreveu:
José Miguel escreveu:

(...)
Aqui em casa continuamos a retirar muito gozo do uso de gira-discos, mas uma fonte muito mais barata como este DAC (o que temos) permite-nos ter Música de forma mais eficiente - até custa dizer, mas é verdade (ainda tenho uma pequena dúvida sobre a extensão para as altas frequências face ao gira-discos, mas um destes dias dedico-me a isso).


Caro José Miguel,

Calma rapaz..., continuas a ter a cabeça sempre a fervilhar com perguntas e dúvidas que não te dão descanso. Não tendo qualquer formação nas áreas da Psicologia, habilito-me a afirmar que assim não consegues tirar gozo do que tens.

(...)

cheers

Gonçalo, as minhas dúvidas estão controladas, eu tenho-as presas dentro de uma cerca. De quando em quando uma salta a cerca e faz-me agir... mas a cerca tem funcionado (depois das experiências que tivemos, a Luciana adiantou-se e decidiu comprar o DAC como prenda, nem fui eu a "decidir"...). Wink

Depois da imagem que espero não ferir quem não goste de cercas, passo aos factos: temos mexido muito pouco no sistema, para o que aqui vejo, devemos ser dos que menos se deixam levar pelo troca-troca. Já disse várias vezes que tivemos a oportunidade de escutar com algum tempo algumas coisas bem boas, mas não me recordo de chegarmos a casa em pulgas, pegarmos no lápis e papel e começarmos a fazer contas.
Provavelmente o Gonçalo já ouviu um sistema como este: Wilson Sabrina, amplificação Dan d'Agostino, fonte (DAC e Clock) dCS... numa loja do Porto está presente, na de Lisboa talvez esteja. Assim que ouvimos esse conjunto, não ficamos de queixo caído, ficamos foi com medo que o queixo ou a boca da pessoa que cantava nos batesse ou entregasse um vírus. Laughing
Eu não gosto do termo "som audiófilo", desde logo por compreender que esse tipo de "som" segue modas. A questão que já deixei em outros tópicos interessa-me mais: não é esse tipo de som (o ligado aos produtos de topo) que vai criando tendências e chega aos produtos mais baratos? (mas isto não é conversa para aqui, desviava o tópico).

Voltando...
A minha dúvida prende-se com algo que percepciono (a percepção, essa que é singular...) quanto tento escutar via vinil ou via digital - isto não entra no campo da comparação directa, apenas na óptica da curiosidade. Tenho que aprofundar algumas hipóteses, desde logo se estou a escutar a mesma masterização - via Tidal, apesar de aparecerem várias edições para o mesmo álbum, não estou certo que a citada como do ano de lançamento o seja com a masterização original que está no vinil. Depois de ultrapassar esta dúvida, há uma que se prende com o som mesmo, passo a explicar da forma mais objectiva possível (a que nos poderá juntar à volta de palavras).

Quando está o DAC a servir de fonte, as altas frequências têm grande pormenor, leveza, subtilidade. Elas aparecem como que flutuantes e sem agressividade, não chamam para si um qualquer foco, aparecem com a escala como esperamos que elas apareçam. Quando coloco Profondo Rosso dos Goblin, a linha de baixo muito funky em contraste com o sintetizador espacial e afiado criam um contraste que encanta, mas o sintetizador fica um nadinha mais tímido. Escuto Free for All de Art Blakey & the Jazz Messengers, a forma como nos pratos ele extrai uma multiplicidade de sons é possível pela técnica com que toca neles, com a energia e com o lugar. A bateria dele é um kit curto, normal em JAzz, mas em pratos de grande diâmetro é possível ir bem alto nas frequências, mas ao mesmo tempo há um corpo que vem do próprio prato usado (o tamanho pesa, passe a imagem). A capacidade de perceber as várias batidas com o DAC torna-se mais fácil, mas há algo que sinto falta.

Quando está o Lenco (com o pré pelo meio, contando com o braço e célula) a servir de fonte, as altas frequências têm grande pormenor, estão na escala que se espera delas, aparecem como que a pairar, mas... mas com um peso diferente e, consequentemente, criando a ilusão de uma extensão também ela diferente, mais próximo do que escuto quando elas são amplificadas ao vivo (felizmente já tive muitas experiências com som acústico e amplificado em momento seguidos, passamos a ouvir mais do que o instrumento e isto pode enganar...). Este peso extra nesta zona do espectro tem que ser equacionado até do ponto do vista da fidelidade, pois as gravações em estúdio não deixam de nos colocar perante um som que foi captado e trabalhado de uma determinada forma (no caso da Blue Note com alguns cortes pensados).

Eu sei que isto que digo não vai ao encontro da simples extensão limite, admito que terei escolhido mal as palavras. Em extensão limite, o DAC pelo silêncio que oferece coloca o limite último mais além, mas com maior subtilidade e por isso com menor impacto/corpo.

Isto que lhe descrevo pode muito bem ser fruto de uma qualquer distorção no sinal, pode ser uma questão de habituação e projecção - este DAC está connosco desde Novembro, mas não tenho conseguido dedicar o tempo que ele merece (esta falha deve-se a muita coisa, não só falta de tempo... nem sempre estou virado para a escuta crítica, eu sou mais dado à escuta atenta). Estou, para falar apenas em nome próprio, muito tranquilo com o que temos em casa e não vejo mesmo alguma troca no horizonte próximo, mas já tinha dito ao Paulo em outro tópico que um futuro amplificador (que foi o mote da conversa) teria que ter esta capacidade: ser rápido, ágil, subtil... mas conseguir ao mesmo tempo entregar o som com o peso que pensamos ser o que devemos encontrar em toda a extenção. No fundo, ser equilibrado em toda a linha e não carregar em algumas seleccionadas.
Fica lá para os 50... Smile
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQui Jan 21 2021, 13:27

Alexandre Vieira escreveu:
TD124 escreveu:
Goansipife escreveu:
... Mas estou convencido que o mal é meu. Fui infectado na audição com auscultadores, com um vírus, há uns 3/4 anos atrás, por um canamp luso-francês, que ainda hoje não consegui ouvir mais nada que me desse tanto prazer nessa audição iFi-Audio Zen DAC - Página 3 22692 bounce  ...

Esse pequenote deixou marcas da escandinavia até Portugal pelos vistos Wink  

Gostei da tua resposta ao José Miguel ... o rapaz anda perturbado (talvez demais) affraid

lol!

O José Miguel anda perturbado?????

Acho que não é o único, andamos todos! iFi-Audio Zen DAC - Página 3 491368

Calma, eu sou demasiado jovem para estar a passar por uma crise de meia idade... iFi-Audio Zen DAC - Página 3 271350
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQui Jan 21 2021, 14:24

José Miguel,

Nem de propósito…

Nos finais do ano passado, entrou-me pela casa dentro uma "besta" de um DAC + repectivo clock, quer em peso (cerca de 30Kg), quer em preço (cerca de 45K€), num mui amável empréstimo / desafio / solicitação, do importador nacional.

Fazendo parte do portfolio de produtos da marca que classifico como a que está a trabalhar melhor a vertente digital, pese embora o preço iFi-Audio Zen DAC - Página 3 865586 , a escuta destes elementos em conjunto proporcionou-me uma semana de elevadíssimo prazer.

Os bons DACs, deste nível de preços, tendem, normalmente, a ter uma escuta mais próxima da escuta tradicional, à qual os também amantes tradicionais do áudio estão habituados e mais dentro do verdadeiro sentido de escuta analógica, que não aquela muitas vezes atribuída ao som do vinil, por melhor que seja o conjunto analógico que o suporta (Gira + pré de fono + braço + célula + cablagem).

No meu entender, são DACs mais virados para tocarem ficheiros de alta resolução a partir de um suporte de armazenagem, do que para Tidal, Qobuz, ou outra plataforma de streaming, pese embora estas estejam constantemente a evoluir de qualidade.

De facto, a sensação é algo fantasmagórica, pela verosimilhança de presença e naturalidade da mesma na nossa sala de audição.

Para não cansar, a edição NativeDSD de Patricia Barber - Higher - DSD 128, a senhora deu realmente a sensação de me ter entrado pela sala dentro, tal era o corpo, sentido de presença e a naturalidade proporcionada pelo álbum.

Com outros ficheiros passava-se o mesmo, tanto que estando num período mais de teletrabalho, tive que atirar com os momentos de desfrute desta maravilha, para fora das horas de efectivo trabalho, para não me distrair com a música e o espetáculo a que me propunha assistir.

Mas…, como não há bela sem senão, o preço coloca-se também fora de todas as horas iFi-Audio Zen DAC - Página 3 317942

cheers

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQui Jan 21 2021, 15:18

Goansipife escreveu:

(...) estando num período mais de teletrabalho, tive que atirar com os momentos de desfrute desta maravilha, para fora das horas de efectivo trabalho, para não me distrair com a música e o espetáculo a que me propunha assistir.

(...)

cheers

O maior problema é o teletrabalho, nunca se sabe quando começa ou termina... ou é isso ou é a nossa fraca natureza que não resiste a tentações. Laughing

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQui Jan 21 2021, 16:22

Goansipife escreveu:
José Miguel,

Nem de propósito…

Nos finais do ano passado, entrou-me pela casa dentro uma "besta" de um DAC + repectivo clock, quer em peso (cerca de 30Kg), quer em preço (cerca de 45K€), num mui amável empréstimo / desafio / solicitação, do importador nacional.

Fazendo parte do portfolio de produtos da marca que classifico como a que está a trabalhar melhor a vertente digital, pese embora o preço iFi-Audio Zen DAC - Página 3 865586 , a escuta destes elementos em conjunto proporcionou-me uma semana de elevadíssimo prazer.

Os bons DACs, deste nível de preços, tendem, normalmente, a ter uma escuta mais próxima da escuta tradicional, à qual os também amantes tradicionais do áudio estão habituados e mais dentro do verdadeiro sentido de escuta analógica, que não aquela muitas vezes atribuída ao som do vinil, por melhor que seja o conjunto analógico que o suporta (Gira + pré de fono + braço + célula + cablagem).

No meu entender, são DACs mais virados para tocarem ficheiros de alta resolução a partir de um suporte de armazenagem, do que para Tidal, Qobuz, ou outra plataforma de streaming, pese embora estas estejam constantemente a evoluir de qualidade.

De facto, a sensação é algo fantasmagórica, pela verosimilhança de presença e naturalidade da mesma na nossa sala de audição.

Para não cansar, a edição NativeDSD de Patricia Barber - Higher - DSD 128, a senhora deu realmente a sensação de me ter entrado pela sala dentro, tal era o corpo, sentido de presença e a naturalidade proporcionada pelo álbum.

Com outros ficheiros passava-se o mesmo, tanto que estando num período mais de teletrabalho, tive que atirar com os momentos de desfrute desta maravilha, para fora das horas de efectivo trabalho, para não me distrair com a música e o espetáculo a que me propunha assistir.

Mas…, como não há bela sem senão, o preço coloca-se também fora de todas as horas iFi-Audio Zen DAC - Página 3 317942

cheers

Tu não estavas a ouvir melhor!! Estava iludido era pelo peso e preço daquilo, a não ser que tenhas uma audição para além da humana (tipo canina).

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 265963
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQui Jan 21 2021, 16:27

Nem calculas o preço dos cabos que vinham a acompanhar a experiência

Faziam a tua felicidade

smedley
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQui Jan 21 2021, 16:28

Goansipife escreveu:
Nem calculas o preço dos cabos que vinham a acompanhar a experiência

Faziam a tua felicidade

smedley

Eram mais largos que as mangueiras dos Bombeiros de Torres Vedras? iFi-Audio Zen DAC - Página 3 1213685197
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQui Jan 21 2021, 16:39

Goansipife escreveu:


Mas estou convencido que o mal é meu. Fui infectado na audição com auscultadores, com um vírus, há uns 3/4 anos atrás, por um canamp luso-francês, que ainda hoje não consegui ouvir mais nada que me desse tanto prazer nessa audição iFi-Audio Zen DAC - Página 3 22692 bounce

cheers

Dear Gonçalo,

could you please tell me more about that? Or have you written about that elsewhere in this space?

Thank you!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQui Jan 21 2021, 16:48

mannitheear escreveu:


Dear Gonçalo,

could you please tell me more about that? Or have you written about that elsewhere in this space?

Thank you!

cheers

Hi Manfred

I'm thinking you know very well what canamp I talked about.
It's the same one you already heard it or have it (? Question  scratch )

It's a very emphatic amp iFi-Audio Zen DAC - Página 3 491368

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 933723

PS: Have a nice 2021 and stay Healthy
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQui Jan 21 2021, 17:02

Goansipife escreveu:
mannitheear escreveu:


Dear Gonçalo,

could you please tell me more about that? Or have you written about that elsewhere in this space?

Thank you!

cheers

Hi Manfred

I'm thinking you know very well what canamp I talked about.
It's the same one you already heard it or have it (? Question  scratch )

It's a very emphatic amp iFi-Audio Zen DAC - Página 3 491368

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 933723

PS: Have a nice 2021 and stay Healthy

Hi Gonçalo,

I am afraid, I must insist a bit more dvil

I think I know the amp, but I'm not totally sure because there is also a new canamp in development...
Then, which cans did you hear and what DAC was the source?

But mostly I'm interested in what you felt...cheers

Thx!
bounce

PS: To not disturb the topic furthermore, we could use this topic: https://www.audioanalogicodeportugal.net/t10608p50-antiton-enfase-hybrid-headphone-amplifier?highlight=enfase#313184


Última edição por mannitheear em Qui Jan 21 2021, 17:19, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQui Jan 21 2021, 17:17

Goansipife escreveu:

... uma "besta" de um DAC + repectivo clock, quer em peso (cerca de 30Kg), quer em preço (cerca de 45K€) ...
... Os bons DACs, deste nível de preços ...

Sem qualquer ponta de sarcasmo, como se justifica um DAC nesta gama de preços? Consegue encontrar alguma razão especifica para um preço tão elevado?
O desempenho técnico não será certamente, pois há aparelhos a preços muitíssimo inferiores que já têm um desempenho exemplar.

Presumo que seja como um relógio de luxo, em que o prazer de posse, status, etc, justifique o preço, e não o desempenho, um relógio chinês de 20€ sincronizado via ip é muito mais preciso Wink

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQui Jan 21 2021, 17:30

mannitheear escreveu:


Hi Gonçalo,

I am afraid, I must insist a bit more dvil

I think I know the amp, but I'm not totally sure because there is also a new canamp in development...
Then, which cans did you hear and what DAC was the source?

But mostly I'm interested in what you felt...cheers

Thx!
bounce

PS: To not disturb the topic furthermore, we could use this topic: https://www.audioanalogicodeportugal.net/t10608p50-antiton-enfase-hybrid-headphone-amplifier?highlight=enfase#313184

The new one I don't know it yet.

The EnFase it's an amp with a sound that's not sounding but it's sounds amazing. It's an amp doesn't focus us to a specific sound like this or that or whatever.

It's an amp with a kind of softness without being soft or warm. Everything it does does it does well, clearly, transparently, detailled and only letting pass through the musical process running. Music flows over us without weariness

I heard it almost always with the Beyerdynamic's DT-800 Pro ones.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQui Jan 21 2021, 17:39

neo_2018 escreveu:
Goansipife escreveu:

... uma "besta" de um DAC + repectivo clock, quer em peso (cerca de 30Kg), quer em preço (cerca de 45K€) ...
... Os bons DACs, deste nível de preços ...

Sem qualquer ponta de sarcasmo, como se justifica um DAC nesta gama de preços? Consegue encontrar alguma razão especifica para um preço tão elevado?
O desempenho técnico não será certamente, pois há aparelhos a preços muitíssimo inferiores que já têm um desempenho exemplar.

Presumo que seja como um relógio de luxo, em que o prazer de posse, status, etc, justifique o preço, e não o desempenho, um relógio chinês de 20€ sincronizado via ip é muito mais preciso Wink


Aconselho-o a reler bem a resposta que dei ao José Miguel, que inclui esse extracto da conversa e lá encontra todas as respostas para as suas questões.

Outra forma é ir ouvir e julgar por si.
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQui Jan 21 2021, 17:42

Goansipife escreveu:
Aconselho-o a reler bem a resposta que dei ao José Miguel, que inclui esse extracto da conversa e lá encontra todas as respostas para as suas questões.

Goansipife escreveu:
Os bons DACs, deste nível de preços, tendem, normalmente, a ter uma escuta mais próxima da escuta tradicional, à qual os também amantes tradicionais do áudio estão habituados e mais dentro do verdadeiro sentido de escuta analógica, que não aquela muitas vezes atribuída ao som do vinil, por melhor que seja o conjunto analógico que o suporta (Gira + pré de fono + braço + célula + cablagem).

Está explicado, certamente que compensa cada centimo Wink

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQui Jan 21 2021, 18:13

neo_2018 escreveu:
... Sem qualquer ponta de sarcasmo, como se justifica um DAC nesta gama de preços? Consegue encontrar alguma razão especifica para um preço tão elevado? ... Presumo que seja como um relógio de luxo, em que o prazer de posse, status, etc, justifique o preço, e não o desempenho, um relógio chinês de 20€ sincronizado via ip é muito mais preciso Wink

Caro neo_2018 ... o que voçê diz é possivelmente "uma" verdade, não sei pois não escutei o aparelho em questão e então não o posso integrar no ambito das coisas ou experiências que "vivi"! O que voçê diz é "uma" verdade pois é extremamente racional e não o posso contradizer nesse ponto ... cada vez que compro uma caçarola, uma ferramenta, uma estante para a garagem, umas calças ou um televisor utiliso essa "racionalidade" afim de escolher a melhor relação qualidade preço e estar descansado...

Mas, quando se trata de algo que realmente gosto a racionalidade dilui-se na minha parte de irracionalismo e dou comigo a querer mais do que o desempenho, a estética, a marca ou a origem ... quero algo que me pertença e que seja o refleto da minha singularidade e alteridade e nesse momento ném a madame me calma pois sò o meu banqueiro tém esse poder Smile

Tenho a certeza que existém coisas na sua vida que lhe criam as mesmas pulsões das quais falo, chama-se a isso a irracionalidade e os franceses téem um belo termo para isso que é l'art de vivre ... para uns 40€ é o equivalente de 40000€ para outros, é essa a unica diferença nesta equação infelismente  Evil or Very Mad

PS: E por vezes a pulsão irracional é racional, talvez esse Dac seja o caso ... sò ouvindo!...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQui Jan 21 2021, 18:52

@TD124, concordo com quase tudo Wink

Só me parece errado deixar no ar a "suspeita", mesmo que de forma não intencional, de que apenas gastando muito $$ se pode alcançar um som excepcional, o que hoje em dia, é falso.
Um sistema composto por um DAC da competência de um Topping E30 (150€, 112dB SINAD), juntando um amplificador baseado em Hypex P122MP (400€ a 700€, 100dB SINAD) juntando a umas colunas de qualidade (onde o orçamento deve ser efectivamente gasto) e esta criada a base de um sistema excepcional.

Juntando a isso um sistema de calibração (DIRAC, RoomPerfect, etc), e este sistema bater-se-ia (dependendo das colunas), com sistemas muitíssimo mais caros.

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 EmptyQui Jan 21 2021, 19:10

Que colunas pensaria? Por curiosidade, e face ao orçamento que aponta, tem algumas comerciais em mente?

Eu já ouvi o Nad C328, que usa Hypex (creio que não estar errado), mas ele não consegue fazer parelha com qualquer coluna. Ajudará muito escolher umas sensíveis e sem grandes variações de impedância. Colunas assim tendem a custar bem mais do que o amplificador, principalmente se estivermos a falar de comerciais e com o objectivo delas cobrirem a maioria do espectro.

Eu olho para as peças muito caras como exemplos de superação, onde se tentam/testam as técnicas e os materiais. Não vou dizer que será sempre algo necessário, mas pode elevar aquele pontinho percentual... e já sabemos, os últimos pontinhos percentuais são os radicalmente mais caros.

Estes aparelhos irão contribuir para a democratização do áudio, não pela venda deles, mas pela possibilidade de pegar na experiência/resultado e tornar as partes acessíveis.

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: iFi-Audio Zen DAC   iFi-Audio Zen DAC - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
iFi-Audio Zen DAC
Ir para o topo 
Página 3 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Audio Vintage/ Audio Experience - Facebook
» Audio-GD
» DSD Audio
» a.n.t. audio
» JG audio

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Digital-
Ir para: