Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Longos ou curtos? eis a questão!

Ir para baixo 
+13
zaratustra
seven
Ulrich
Goansipife
reirato
Jorge Ferreira
Stereo
Milton
lore
stardrake
ricardo onga-ku
António José da Silva
MicroGruas
17 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
AutorMensagem
MicroGruas
Membro AAP



Mensagens : 3209
Data de inscrição : 12/11/2011

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 EmptySáb Mar 02 2013, 13:37

TD124 escreveu:
[

Quanto aos braços, efectivamente um 12 polegadas é 30 a 40 % mais preciso no erro de ângulo o que é uma avantagem evidente no que diz respeito ao palco e à separação dos canais. Sem dar razão ao nihilista do Ricardo Cool , as teorias do Ikeda, são tecnicamente, o resultado de um grande abuso de Saké... mas os braços que faz são (visualmente) esplêndidos, mas à escuta são do nivel da sua teoria! Comparados a verdadeiros braços, evidentemente...

Até+


por curiosidade, já experimentou um Ikeda IT407?

Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3209
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 EmptySáb Mar 02 2013, 14:31





só não percebi o porque do Sakê? o homen ate é muito tecnico. conjugação de materiais em diversos pontos dobraço para lidar com vibraçoes e pontos de ressonancia!

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 936335
Ir para o topo Ir para baixo
seven
Membro AAP



Mensagens : 810
Data de inscrição : 08/08/2011

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 EmptyDom Mar 03 2013, 14:45

Olá a todos,

Quanto aos Ikeda, admito que a sua construção seja um pouco antiquada no que diz respeito à rigidez...

Mas por outro lado, já ouvi dois EAT diferentes com o braço Ikeda por diversas vezes e achei que tocavam muito, muito bem!

Quanto à ideia de ter o braço montado separadamente, parece-me péssima ideia porque me parece impossível conseguir garantir que a distância do seu pivot ao centro de rotação seja preciso até 0,5mm como parece ser o mínimo recomendado. Se assin não fosse claro que poderia ter interesse...

Por essa razão achei inacreditável ver montar um GD do preço do do último vídeo pousando simplesmente a base do braço numa mesa...e acho incrível conceber um GD assim, pelo menos seria necessário ter uma peça que localizasse o braço com um mínimo de precisão e que depoi até podia ser removida...

Um abraço,

Seven
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 EmptyDom Mar 03 2013, 14:54

seven escreveu:
Olá a todos,

Quanto aos Ikeda, admito que a sua construção seja um pouco antiquada no que diz respeito à rigidez...

Mas por outro lado, já ouvi dois EAT diferentes com o braço Ikeda por diversas vezes e achei que tocavam muito, muito bem!

Quanto à ideia de ter o braço montado separadamente, parece-me péssima ideia porque me parece impossível conseguir garantir que a distância do seu pivot ao centro de rotação seja preciso até 0,5mm como parece ser o mínimo recomendado. Se assin não fosse claro que poderia ter interesse...

Por essa razão achei inacreditável ver montar um GD do preço do do último vídeo pousando simplesmente a base do braço numa mesa...e acho incrível conceber um GD assim, pelo menos seria necessário ter uma peça que localizasse o braço com um mínimo de precisão e que depoi até podia ser removida...

Um abraço,

Seven


Também a mim, a ideia não se me afigura de brilhante.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 EmptySeg Mar 04 2013, 16:52

[quote="microseiki"]
TD124 escreveu:
microseiki escreveu:
Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Thomasschickspua17







Olà, como jà disse varias vezes, hà ao menos uma lei nos giras que nunca foi contredita, que é a rigidez prato/braço...
Isto quer dizer que o prato e o braço devem (TEEM) ser montados numa superficie rigida assegurando uma geometria exacta a todo momento da leitura e da rotação!!! Jà que isto é o ponto mais fraco de um Garrard, meter o braço na mesa então Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 2613325421


Até+

separar o braço da vibração do do motor é benefico. por razões obvias.
é evidente que se tiver o prato numa base co suspensao e o braço numa base separada entao tens razão. mas se tudo for acente numa unica base e tanto prato com braço em suportes rigidos não vejo as desvantagens que pensas existir.


Olà,

o braço serve a assegurar a força de apoio necessaria à célule e a assegurar uma geometria exacta desta no sucalco em todos os casos (isto pra resumir). Afim que o braço respeite a gemometria de leitura, cada vez que o prato se mover no ângulo horizontal de X, ou no ângulo vertical de Y, durante um tempo T (o que se passa sempre, mesmo se a amplitude é fraca...), o braço deve mover exactamente de X, Y, e T idênticos. A unica forma de assegurar isto é que o braço e o prato estejam aparafusados, colados ou soldados num suporte rigido!!!...

O motor, esse pode ir para a mesa, é o que a AVID faz!...

Até+

microseiki escreveu:
TD124 escreveu:
[

Quanto aos braços, efectivamente um 12 polegadas é 30 a 40 % mais preciso no erro de ângulo o que é uma avantagem evidente no que diz respeito ao palco e à separação dos canais. Sem dar razão ao nihilista do Ricardo Cool , as teorias do Ikeda, são tecnicamente, o resultado de um grande abuso de Saké... mas os braços que faz são (visualmente) esplêndidos, mas à escuta são do nivel da sua teoria! Comparados a verdadeiros braços, evidentemente...

Até+


por curiosidade, já experimentou um Ikeda IT407?


Sim e gosto muito... mesmo se as teorias dele são nebulosa, e a consumação de Saké importante (ao que dizem!...), os braços soam bem, e passa-se algo à escuta. Eu fiz "mà lingua", como diz o sô CNeves, em dizendo que soam mal. O 12" é muito superior ao 9"...
Mas não são braços que me excitam, prefiro outros !...

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3209
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 EmptyTer Mar 05 2013, 14:34

Por cá houve genios inspirados no mais elevado dos nectares dos deuses - Absinto! no oriente os genios inspiram-se nos seus nectares regionasis
drunken drunken drunken drunken drunken drunken

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 265963 Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 265963


o de 10" não me lembro de ter ouvido! mas o de 12" com uma Rex é de me babar. tenho planeado uma audição em casa de uma amigo do 12" com uma Ikeda Musa no sistema finalmente aperfeiçoado com umas WE 15a + WE555 ................ WE91...........

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 824269




Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 EmptyTer Mar 05 2013, 21:15

microseiki escreveu:
Por cá houve genios inspirados no mais elevado dos nectares dos deuses - Absinto! no oriente os genios inspiram-se nos seus nectares regionasis
drunken drunken drunken drunken drunken drunken

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 265963 Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 265963


o de 10" não me lembro de ter ouvido! mas o de 12" com uma Rex é de me babar. tenho planeado uma audição em casa de uma amigo do 12" com uma Ikeda Musa no sistema finalmente aperfeiçoado com umas WE 15a + WE555 ................ WE91...........

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 824269







Tu deves de ser "especial". Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 524928826 Podes ver tudo, ouvir tudo.....que raiva. Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 43034


Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 424293

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3209
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 EmptyTer Mar 05 2013, 23:18

mas não posso ter tudo

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 424293 Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 424293 Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 424293

por isso ando a adiar ir a casa deste amigo meu a já algum tempo, mas ele tem insistido. anda maravilhado e depois saio de lá Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 424293 Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 424293 Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 424293
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3209
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 EmptyTer Mar 05 2013, 23:27

Mas o caro Moderador tambem tem alguma experiencia de audição esoterica por essas estradas europeias!! Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 491368

depois de ouvir as WE conto tudo Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 271350 Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 271350 Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 271350
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3209
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 EmptyTer Mar 05 2013, 23:38

[quote="TD124"][quote="microseiki"][quote="TD124"]
microseiki escreveu:
Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Thomasschickspua17




Olà,

o braço serve a assegurar a força de apoio necessaria à célule e a assegurar uma geometria exacta desta no sucalco em todos os casos (isto pra resumir). Afim que o braço respeite a gemometria de leitura, cada vez que o prato se mover no ângulo horizontal de X, ou no ângulo vertical de Y, durante um tempo T (o que se passa sempre, mesmo se a amplitude é fraca...), o braço deve mover exactamente de X, Y, e T idênticos. A unica forma de assegurar isto é que o braço e o prato estejam aparafusados, colados ou soldados num suporte rigido!!!...

O motor, esse pode ir para a mesa, é o que a AVID faz!...



Até+

...se prato estiver "seguro" (aparfusado ou pesar uma tonelada) e o mesmo suceder ao braço (aparafusado ou com uma base de uns quilitos valentes) não vejo como o esforço de rotação (torção na sua base) vao provocar tão grandes deslocamentos que provoquem desacertos nos alinhamentos???

mas ouvir "ruido" provocado pela rotação do prato (veio e bearing) já poderão ser facilmente captados pelo sistema agulha/celula/braço.

já usei a minha Grua desacopolada do Micro e nunca dei por desalinhamentos no tempo.

mas acredito que exista divergencia doutrinaria Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 22692
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3209
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 EmptyTer Mar 05 2013, 23:43

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 32039584



aqui esta um exemplo de um dos melhores com desacopulamentos

Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3209
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 EmptyQua Mar 06 2013, 00:06

seven escreveu:
Olá a todos,



Por essa razão achei inacreditável ver montar um GD do preço do do último vídeo pousando simplesmente a base do braço numa mesa...e acho incrível conceber um GD assim, pelo menos seria necessário ter uma peça que localizasse o braço com um mínimo de precisão e que depoi até podia ser removida...

Um abraço,

Seven

o video esta truncado e nao se vê o alinhamento do braço. o peso do suporto do braço parece-me o suficiente para que o conjunto nao ande a deslizar por ali com um mero suspiro.
a mesa onde esta o sistema ate parece ser bastante HiTech Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 447836

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 EmptyQua Mar 06 2013, 14:00

[quote="microseiki"][quote="TD124"][quote="microseiki"]
TD124 escreveu:
microseiki escreveu:
Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Thomasschickspua17




Olà,

o braço serve a assegurar a força de apoio necessaria à célule e a assegurar uma geometria exacta desta no sucalco em todos os casos (isto pra resumir). ...

O motor, esse pode ir para a mesa, é o que a AVID faz!...

Até+

...se prato estiver "seguro" (aparfusado ou pesar uma tonelada) e o mesmo suceder ao braço (aparafusado ou com uma base de uns quilitos valentes) não vejo como o esforço de rotação (torção na sua base) vao provocar tão grandes deslocamentos que provoquem desacertos nos alinhamentos???

mas ouvir "ruido" provocado pela rotação do prato (veio e bearing) já poderão ser facilmente captados pelo sistema agulha/celula/braço.

já usei a minha Grua desacopolada do Micro e nunca dei por desalinhamentos no tempo.

mas acredito que exista divergencia doutrinaria Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 22692

Olà microseiki,

não vou continuar a explicação o que requer graficos e outras medidas para expor a integralidade do problema. Não existe nenhum gira sério, aonde o braço esteja pousado na mesa, qualquer que seja o peso do suporte. Da EMT até à Epure, são quase 60 anos, de tecnologia de vinilo, a fazer giras com o suporte de braço incorporado. E não é uma questão de doutrina, pois como disse é uma lei. No entanto a alta-fidelidade està cheia de pessoas que pensam inventar a àgua... ora isso é problema deles, e se estão contentes com o resultado, é que as orelhas deles não precisam de mais...

Um braço TEM de ser montado rigidamente no mesmo plano que o prato, que também o deve ser rigidamente, e o plano o mais rigido possivel!!!... mas às vezes o não respeito desta lei pode dar bons resultados sonoros, é o caso do Garrard, 301 e 401, que são os unicos giras no meu conhecimento que não possedem suporte de braço, e que não são (conceptualmente) um gira mas um motor de movimento "transcription motor". No entanto soar bem, não quer dizer soar justo...

Se não ouviu diferença, com o braço pousado na mesa,... é mau sinal Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 447836

Quanto às divergências de doutrina, a avantagem das leis é que não se discutem. Uma lei não é uma opinião, é uma evidência... Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 491368

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 EmptyQua Mar 06 2013, 14:20

Olà,

deixo aqui um extracto da analise do TD124 em 1980, pelo Jean Constant Verdier, pai do gira éponimo, aonde traduzo um extracto...

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Jcv

Na zona sublinhada està escrito: Nenhum aparelho (gira) moderno, procura uma tal rigidez na ligação essencial disco-prato-eixo-suporte de braço.

O termo "ligação essencial" està escrito em italico no texto original, para lempbrar que é uma lei, e a importância desta!...

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3209
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 EmptyDom Mar 31 2013, 16:42

[quote="TD124"][quote="microseiki"][quote="TD124"][quote="microseiki"][quote="TD124"]
microseiki escreveu:
Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Thomasschickspua17

não vou continuar a explicação o que requer graficos e outras medidas para expor a integralidade do problema. Não existe nenhum gira sério, aonde o braço esteja pousado na mesa, qualquer que seja o peso do suporte. Da EMT até à Epure, são quase 60 anos, de tecnologia de vinilo, a fazer giras com o suporte de braço incorporado. E não é uma questão de doutrina, pois como disse é uma lei. No entanto a alta-fidelidade està cheia de pessoas que pensam inventar a àgua... ora isso é problema deles, e se estão contentes com o resultado, é que as orelhas deles não precisam de mais...

Um braço TEM de ser montado rigidamente no mesmo plano que o prato, que também o deve ser rigidamente, e o plano o mais rigido possivel!!!... mas às vezes o não respeito desta lei pode dar bons resultados sonoros, é o caso do Garrard, 301 e 401, que são os unicos giras no meu conhecimento que não possedem suporte de braço, e que não são (conceptualmente) um gira mas um motor de movimento "transcription motor". No entanto soar bem, não quer dizer soar justo...

Se não ouviu diferença, com o braço pousado na mesa,... é mau sinal Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 447836

Quanto às divergências de doutrina, a avantagem das leis é que não se discutem. Uma lei não é uma opinião, é uma evidência... Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 491368

Até+

primeira esclarecimento. não me refiro a pratos com suspensao! e depois colocar o braço num suporte rigido! aqui , evidentemente que erros de alinhamento ocorreriam sempre. o braço estavel e o prato a baloiçar!´claro que a rigidez sistemica não existe.

Agora um sistema assente numa base comun (braço e prato ) no qual os dois sistemas se encontram no mesmo plano, e no qual a massa (peso) seja o suficiente para evitar deslizamentos sobre a base onde assentam, entao qual o problema?

Por exemplo o RS-A1 da 47labs, tem uns pads anti deslizantes para evitar tais situações. embora nao os utilize (recorri a outro metodo para solucionaar tal problema (um anel em latão fresado na parte superior por dentro com um diametro ligeiramente superior ao diametro da base do braço e onde a base entra e dps é aparafusado nos 3 pontos do trianglo) a base pesa 6 kg. o plinth do garrard vai levar um encaixe onde o cilindro de apoio do braço vai entrar.

Não conheço o artigo do Verdier na integra, mas ao fazer referencia a integridade sistemica, penso que se refere a utilizar uma parte do sistema em suspensao e outra de apoio rigido.


Cheguei a experiemtar o Micro com a suspensao e a "grua" num apoio rigido e perdia clareza, timing, nada batia certo. depois experimentei outra coisa. retirei as suspensões e "colei" uns "pés" (batentes de portas) no lugar das suspensões tornando o prato sem suspensão e melhorou radicalmente. tudo batia certo.
Mas com o sistema foi desenhado para suspensão, ficava melhor com suspenso.

a forma como se adquire a rigidez pode ser efectuada de diversas formas - cola, parafuso, ou massa.

nao podemos é como bem dizes, colocar o prato em suspensao e o braço a mover-se de forma diferente. ou vice versa.

um vai zigue e o outro zague!!




Última edição por microseiki em Dom Mar 31 2013, 23:14, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
CNeves
Membro AAP



Mensagens : 1098
Data de inscrição : 13/11/2012

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 EmptyDom Mar 31 2013, 22:35

César Neves


Grande troca de impressões. Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 754215

Amigo TD124, é possível ter acesso ao artigo completo do Verdier? Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 936335

Parabéns a todos: particularmente ao Microseiki pela clareza na defesa dos seus pontos de vista: e ao TD124 a ilucidar-nos sobre as leis que regem os “nossos amores”. Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 754215

Boas audições


Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 EmptyDom Mar 31 2013, 22:37

CNeves escreveu:
César Neves


Grande troca de impressões. Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 754215

Amigo TD124, é possível ter acesso ao artigo completo do Verdier? Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 936335

Parabéns a todos: particularmente ao Microseiki pela clareza na defesa dos seus pontos de vista: e ao TD124 a ilucidar-nos sobre as leis que regem os “nossos amores”. Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 754215

Boas audições




E é assim que vale a pena. O esgrimir de opiniões na constante bisca pelo conhecimento, mas sempre com elevação. Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3209
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 EmptyDom Mar 31 2013, 23:35

ja corrigi algum portugues Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 317942

na troca de opiniões é que se chega a algum consenso.

e as leis sejam juridicas, fisicas tambem se debatem e são reescritas.

Ao observarmos os GDs do Verdier, verificamos que os apoios dos braços nao são parte integrante do Plinth, ,as sim aparafusados (um parafuso) para o manter no sitio e não haver desalinhamentos.

O mesmo fim pode ser atingido atraves da Massa.

A questao da separação do motor tb levanta problemas, nomeadamente pequenas deslocaçoes, reduzindo a tensão ideal da correia. mas se tiveremos o motor bem fixo e prato tb tal problema não se colocará.

Amigos, eu não sou defensor de um ou outro metodo de desacopolamento do braço. Alias bem vistas as coisas nem existe de facto uma separação. O que se faz é criar formas de lidar com as ressonancias provocadas pelo movimentos mecanicos do sistema.

A rotação do prato provoca ruido no sistema e é captado pelo braço e direccionado a celula. Um dos instrumentos que fiquei do meu Pai, foi um estectoscópio e posso dizer-vos que a rotação do prato faz de facto ruido.

Como diz o meu o Caro CNeves, seria interessante ler o artigo completo do Sr. Verdier.
Um Dia destes vi um GD da Philips com suspensao e aquilo parecia um 2 CV , tudo abanava. mas o braço e o prato estava em consonancia. uma so estrutura.

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 22692
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 EmptySeg Abr 15 2013, 09:20

Nada pequenino. lol!


Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 555159_10151538003998498_346279746_n_zps1c23510e

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3209
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 EmptySeg Abr 15 2013, 11:05

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 265963 Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 265963

Zero Tracking Error !!!!!!!!!!! ou quase!

affraid affraid affraid



Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 EmptySeg Abr 15 2013, 11:16

microseiki escreveu:
Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 265963 Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 265963

Zero Tracking Error !!!!!!!!!!! ou quase!

affraid affraid affraid





Olha que não estas a fazer as contas à curvatura da terra. lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 EmptySeg Abr 15 2013, 14:46

seven escreveu:
Olá a todos,

Quanto aos Ikeda, admito que a sua construção seja um pouco antiquada no que diz respeito à rigidez...

Mas por outro lado, já ouvi dois EAT diferentes com o braço Ikeda por diversas vezes e achei que tocavam muito, muito bem!

Quanto à ideia de ter o braço montado separadamente, parece-me péssima ideia porque me parece impossível conseguir garantir que a distância do seu pivot ao centro de rotação seja preciso até 0,5mm como parece ser o mínimo recomendado. Se assin não fosse claro que poderia ter interesse...

Por essa razão achei inacreditável ver montar um GD do preço do do último vídeo pousando simplesmente a base do braço numa mesa...e acho incrível conceber um GD assim, pelo menos seria necessário ter uma peça que localizasse o braço com um mínimo de precisão e que depoi até podia ser removida...

Um abraço,

Seven

Até eu que caminho á pouco tempo nestes terenos e com basicos conhecimentos de fisica mecânica diria isso mesmo e de forma espontânia ao visualisar o video. E se pensarmos que para uma boa afinação da celula perdemos por vezes tanto tempo com desvios minimos agora colocar um braço a olhometro á distância do centro do prato vai de certeza contra todo o trabalho feito pelos homens que concebem os GDs a não ser que haja uma marcação com retensão fixa do braço na mesa...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! - Página 4 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Longos ou curtos? eis a questão!
Ir para o topo 
Página 4 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
 Tópicos semelhantes
-
» MM ou MC eis a questão
» As minhas comprinhas
» Uma questão de fonte.
» Questão petinente
» Representar audio doméstico em Portugal ou não no séc. XXI, eis a questão!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Braços-
Ir para: