Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Longos ou curtos? eis a questão!

Ir para baixo 
+13
zaratustra
seven
Ulrich
Goansipife
reirato
Jorge Ferreira
Stereo
Milton
lore
stardrake
ricardo onga-ku
António José da Silva
MicroGruas
17 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3208
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 17:23

Para quem esteja no mercado e se tenha interrogado sobre que braço comprar, um longo ou um curto?
Rapidamente, a escolha de sinal em fase ou fora de fase depende do gosto de cada ouvinte. ou seja de um ponto de vista tecnico sinais fora de fase não são bons em termos musicais. Assim para a musicalidade os braços longos ,porque o sinal se encontra em fase, são melhores que os braços curtos em que o sinal se encontra "Phase shifted", resultando na perca de tons harmónicos.
Mas como não há bela sem senão, os braços mais longos poderão soar mais "enublados" que os curtos, que apresentam um som mais claro/cristalino.
Assim quem preferir um som mais Claro e articulado darão preferencia a um braço mais curto, no qual os tons harmónicos são cortados.

Este exerto foi traduzido de um pequeno artigo sobre os Braços da Ikeda.
Produz braços com distancias de 245mm do Pivot do da torre a spindle - um pouco mais longo que os 215mm, 230mm dos braços curtos.
Tambem tem o IT407 com uma distancia de 309mm, portanto longo.

O srº Ikeda refere não fazer mais curtos que os 245mm por consider que o som conseguido será um pouco mais "digital" e portanto muito pobre em tons Harmonicos!

Evidentemente que um braço mais longo coloca sempre a questão das vibrações pela distancia que vai da ponta da agulha ate ao bearing do braço e vice versa.
Aqui a unica forma de combater, é maiores e mais apertadas tolerancias e melhores materiais ( ou dissipando rapidamente estas energias ou anulado-as pelo amortecimento ou ambas)

Ma minha humilde opinião, e depois de ter ouvido um Fidelity Research FR-66s e um Ikeda IT407 (longos) e o FR64 fx (curto) não me restam duvidas do que escolheria. Mas eu dou preferencia ao Tom, o Holly Grail de todos os musicos. Já nao sei onde li, mas um famoso musico dizia que a técnica de execução treina-se, aprende-se, mas o tom Sente-se. Só muito poucos tem a capacidade para lá chegar, á tecnica muitos chegam!

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 17:33

Fiquei um pouco na duvida, qual a tua preferência? Longos ou curtos? eis a questão! 447836

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Longos ou curtos? eis a questão! 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 17:50

microseiki escreveu:
O srº Ikeda refere não fazer mais curtos que os 245mm por consider que o som conseguido será um pouco mais "digital" e portanto muito pobre em tons Harmonicos!

Tenho a impressão que o Ikeda-San está enganado pois tanto quanto sei o "digital" não é "pobre" nem "rico" em harmónicos já que, tal como um amplificador a transístores competente, não os acrescenta nem os elimina.

Penso que o Sr. Ikeda faz parte da enorme corrente "vintageista" Japonesa que defende a adição de (distorções) harmónicas suplementares em todas as fazes da reprodução (células, braços, amplificação, transdução), divinizando equipamentos cujo desempenho se pode classificar de (bastante) colorido como os amplificadores S.E. e os grandes "armários" usados na sonorização de cinema na primeira metade do século passado; aqui os equipamentos têm um papel activo na reprodução.


Última edição por ricardo onga-ku em Sáb Out 20 2012, 18:05, editado 4 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3208
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 17:52

António José da Silva escreveu:
Fiquei um pouco na duvida, qual a tua preferência? Longos ou curtos? eis a questão! 447836

Os longos.
Ir para o topo Ir para baixo
stardrake
Membro AAP
stardrake


Mensagens : 679
Data de inscrição : 29/01/2012
Localização : Cascais

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 18:06

Dos ensaios e testes que fiz, no sentido de encontrar
um braço para o meu novo gira, optei por um com o
comprimento de 240mm.

Custa metade do valor do braço recomendado que, por
sinal é curto, e tem um desempenho mais do meu agrado.

Mário
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 18:08

microseiki escreveu:
António José da Silva escreveu:
Fiquei um pouco na duvida, qual a tua preferência? Longos ou curtos? eis a questão! 447836

Os longos.


Então, afinal o tamanho interessa....ó diabo. lol!


Eu gostaria de ouvir dois braços iguais (um de 9 outro de 12) a tocarem nas mesmas condições para ver se a diferença é assim tão notória. Outra coisa que temos que colocar na equação e que (para além do comprimento) possa influenciar o som, é que dois braços iguais (ex. 3009/3012 e outros), a massa do mais longo é superior. Será que pode ser também essa a razão da diferença?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Longos ou curtos? eis a questão! 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3208
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 18:12

ricardo onga-ku escreveu:
microseiki escreveu:
O srº Ikeda refere não fazer mais curtos que os 245mm por consider que o som conseguido será um pouco mais "digital" e portanto muito pobre em tons Harmonicos!

Tenho a impressão que o Ikeda-San está enganado pois tanto quanto sei o "digital" não é "pobre" nem "rico" em harmónicos já que, tal como um bom amplificador a transístores, não os acrescenta.

Penso que o Sr. Ikeda faz parte da enorme corrente "vintageista" Japonesa que defende a adição de (distorções) harmónicas suplementares em todas as fazes da reprodução (células, braços, amplificação, transdução), divinizando equipamentos cujo desempenho se pode classificar de muito colorido como os amplificadores S.E. e os grandes "armários" usados na sonorização de cinema na primeira metade do século passado; aqui os equipamentos têm um papel activo na reprodução.

Longos ou curtos? eis a questão! 57537 Longos ou curtos? eis a questão! 57537

Sempre do contra! Longos ou curtos? eis a questão! 524928826

Longos ou curtos? eis a questão! 249412

Não sei se é verdade o que o Sr. Ikeda escreveu por não sou ténico da area! mas ja ouvi o Ikeda IT 407 (é caro pra caraças se nao ate o tinha comprado) e só posso dizer que não me pareceu nada "enublado"! quanto á á corrente Vintageista, não sei. Mas umas das preocupaçoes na construção dos braços, refere-se a redução ao maximo da energias induzidas no cantilever, provenham elas da transmissao do passeio pelo disco, sejam as resultantes do som da sala que "choca" com o braço.
Desde materiais como o " gun metal", latão, aluminio, e aço inox em diversas partes do braço para gerir, dissipar as energias no braço afim de o tornar o mais inerte possivél.

outra vantagem dos mais longos e que não estava referido no excerto, e foi aqui falado por causa de um braço de 3 metros, tem a ver com o arco descrito pelos braços mais longos que se torna mais suave e reduz o tracking error.
Claro que se nao fizermos nada para reduzir as desvantagens de tipo de braços, entao tens razao. Já ouvi o SME 3012 e esse de facto acrescenta alguma coloração.
O Ikeda achei "limpinho"

Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3208
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 18:14

António José da Silva escreveu:
microseiki escreveu:
António José da Silva escreveu:
Fiquei um pouco na duvida, qual a tua preferência? Longos ou curtos? eis a questão! 447836

Os longos.


Então, afinal o tamanho interessa....ó diabo. lol!


Eu gostaria de ouvir dois braços iguais (um de 9 outro de 12) a tocarem nas mesmas condições para ver se a diferença é assim tão notória. Outra coisa que temos que colocar na equação e que (para além do comprimento) possa influenciar o som, é que dois braços iguais (ex. 3009/3012 e outros), a massa do mais longo é superior. Será que pode ser também essa a razão da diferença?

O problema da massa, não é da massa real do braço, mas da massa efectiva ( de deslocação ). Por isso que a precisão dos Bearings sao de primordial importancia.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 18:18

microseiki escreveu:
quanto á corrente Vintageista, não sei.


A corrente vintageista é o resultado do desagrado pelo som digital, disso não há a menor duvida.
Bom, mas aqui fala-se de braços. Longos ou curtos? eis a questão! 369139

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Longos ou curtos? eis a questão! 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 18:21

microseiki escreveu:


O problema da massa, não é da massa real do braço, mas da massa efectiva ( de deslocação ). Por isso que a precisão dos Bearings sao de primordial importancia.

Ó amigo Micro, uma coisa (massa real) é a que leva à outra (massa efetiva ou de inercia).

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Longos ou curtos? eis a questão! 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 18:22

microseiki escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
microseiki escreveu:
O srº Ikeda refere não fazer mais curtos que os 245mm por consider que o som conseguido será um pouco mais "digital" e portanto muito pobre em tons Harmonicos!

Tenho a impressão que o Ikeda-San está enganado pois tanto quanto sei o "digital" não é "pobre" nem "rico" em harmónicos já que, tal como um bom amplificador a transístores, não os acrescenta.

Penso que o Sr. Ikeda faz parte da enorme corrente "vintageista" Japonesa que defende a adição de (distorções) harmónicas suplementares em todas as fazes da reprodução (células, braços, amplificação, transdução), divinizando equipamentos cujo desempenho se pode classificar de muito colorido como os amplificadores S.E. e os grandes "armários" usados na sonorização de cinema na primeira metade do século passado; aqui os equipamentos têm um papel activo na reprodução.

Longos ou curtos? eis a questão! 57537 Longos ou curtos? eis a questão! 57537

Sempre do contra! Longos ou curtos? eis a questão! 524928826

Longos ou curtos? eis a questão! 249412

Não sei se é verdade o que o Sr. Ikeda escreveu por não sou ténico da area! mas ja ouvi o Ikeda IT 407 (é caro pra caraças se nao ate o tinha comprado) e só posso dizer que não me pareceu nada "enublado"! quanto á á corrente Vintageista, não sei. Mas umas das preocupaçoes na construção dos braços, refere-se a redução ao maximo da energias induzidas no cantilever, provenham elas da transmissao do passeio pelo disco, sejam as resultantes do som da sala que "choca" com o braço.
Desde materiais como o " gun metal", latão, aluminio, e aço inox em diversas partes do braço para gerir, dissipar as energias no braço afim de o tornar o mais inerte possivél.

outra vantagem dos mais longos e que não estava referido no excerto, e foi aqui falado por causa de um braço de 3 metros, tem a ver com o arco descrito pelos braços mais longos que se torna mais suave e reduz o tracking error.
Claro que se nao fizermos nada para reduzir as desvantagens de tipo de braços, entao tens razao. Já ouvi o SME 3012 e esse de facto acrescenta alguma coloração.
O Ikeda achei "limpinho"

O menor erro de tracking faz sentido mas quer-me parecer que quanto mais longo for o braço maior a propensão a ressonâncias.
Serão essas ressonâncias as tais "harmónicas" que o Ikeda diz estarem ausentes nos braços curtos?

Se for esse o caso então o que escrevi está absolutamente correcto...
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3208
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 18:29

As ressonancias podem ser tratadas com mais ou menos eficiencia. Á quem defenda a dissipação rapida ou que utilize metodos de damping por camadas comprimidas de mateirias com frequencia de ressonancia diferente e as "transforme" em frequenquencia de ressonancia num espectro nao audivel.

As harmonicas ao que sei sao sempre ressonancias, Nao?
Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 18:32

os harmonicos explicados
http://pt.wikipedia.org/wiki/Harm%C3%B4nica
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 18:33

microseiki escreveu:
As ressonancias podem ser tratadas com mais ou menos eficiencia. Á quem defenda a dissipação rapida ou que utilize metodos de damping por camadas comprimidas de mateirias com frequencia de ressonancia diferente e as "transforme" em frequenquencia de ressonancia num espectro nao audivel.

As harmonicas ao que sei sao sempre ressonancias, Nao?

Eu diria que essas harmónicas "extra" são provocadas pelas ressonâncias transmitidas à célula, venham elas do braço ou do vinil (com origem no gira-discos)...
Dava jeito ter aqui um consultor técnico. Cool
Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 18:37


neste caso o braço ao reproduzir x frequencia ter a capacidade de NAO induzir a frequencia y na reproduçao .
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3208
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 18:44

ricardo onga-ku escreveu:
microseiki escreveu:
As ressonancias podem ser tratadas com mais ou menos eficiencia. Á quem defenda a dissipação rapida ou que utilize metodos de damping por camadas comprimidas de mateirias com frequencia de ressonancia diferente e as "transforme" em frequenquencia de ressonancia num espectro nao audivel.

As harmonicas ao que sei sao sempre ressonancias, Nao?

Eu diria que essas harmónicas "extra" são provocadas pelas ressonâncias transmitidas à célula, venham elas do braço ou do vinil (com origem no gira-discos)...
Dava jeito ter aqui um consultor técnico. Cool


Sao essas ressonancia Extra que sao dificeis de lidar. ao que sei só existem 2 caminhos. um pela simplicidade, não complicando nada, evitando uma serie de acessorios que induzem sempre ressonancias ( por ex: anti skating devices pendulos e afins)
e outro recorrendo a alta tecnologia e knowHow dos materiais.




Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3208
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 18:47

ou seja, o braço tem de ter a capacidade de não "vibrar" no espectro audivel. se o fizer numa dada frequencia dentro do esprectro audivel, vai ou atenuar ou acentuar essa frequencia! provocando as tais colorações que tu tanto abominas lol!
se nao estou enganado
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3208
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 18:50

os melhores tem uma frequencia de ressonancia na casa dos 8Hz. mas sao mesmo os melhores.

Ir para o topo Ir para baixo
stardrake
Membro AAP
stardrake


Mensagens : 679
Data de inscrição : 29/01/2012
Localização : Cascais

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 19:00

No meu gira novo, o amortecimento da cabeça e braço é feito logo
na shell, através da imersão em material viscoso; é claro que ajuda
o braço ter uma massa efectiva média alta.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 19:21

Na http://www.milleraudioresearch.com/avtech/index.html podemos encontrar testes a diversos braços.

Para consultar os testes basta efectuar o registo.

Um exemplo:

Longos ou curtos? eis a questão! 26161947


Última edição por ricardo onga-ku em Sáb Out 20 2012, 22:07, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3208
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 20:23

stardrake escreveu:
No meu gira novo, o amortecimento da cabeça e braço é feito logo
na shell, através da imersão em material viscoso; é claro que ajuda
o braço ter uma massa efectiva média alta.

É aquele ingles que nao me lembro do nome? o "viscoroute" encontra-se numa guia nao é?
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 20:58

Ir para o topo Ir para baixo
stardrake
Membro AAP
stardrake


Mensagens : 679
Data de inscrição : 29/01/2012
Localização : Cascais

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 21:09

microseiki escreveu:
stardrake escreveu:
No meu gira novo, o amortecimento da cabeça e braço é feito logo
na shell, através da imersão em material viscoso; é claro que ajuda
o braço ter uma massa efectiva média alta.

É aquele ingles que nao me lembro do nome? o "viscoroute" encontra-se numa guia nao é?

É este:Longos ou curtos? eis a questão! Rock7amort

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 21:30

Ainda o Ortofon TA110 vs TA100

Longos ou curtos? eis a questão! Ta100ta11020comparrison


Última edição por ricardo onga-ku em Sáb Out 20 2012, 22:08, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3208
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 21:44

stardrake escreveu:
microseiki escreveu:
stardrake escreveu:
No meu gira novo, o amortecimento da cabeça e braço é feito logo
na shell, através da imersão em material viscoso; é claro que ajuda
o braço ter uma massa efectiva média alta.

É aquele ingles que nao me lembro do nome? o "viscoroute" encontra-se numa guia nao é?

É este:Longos ou curtos? eis a questão! Rock7amort


Townshend Rock!! Longos ou curtos? eis a questão! 22692 ja vi mas nunca ouvi
Desenvolvido no Cranfield institute of tecnhology
http://www.google.pt/imgres?imgurl=http://www.hifinews.co.uk/sites/13/images/article_images_month/2012-02/jb%2520with%2520rock1.jpg&imgrefurl=http://www.hifinews.co.uk/news/article/meet-the-team;-john-bamford/9884&h=355&w=550&sz=47&tbnid=Zhf0WVP40mgS3M:&tbnh=90&tbnw=139&prev=/search%3Fq%3Drock%2Breference%2Bturntable%26tbm%3Disch%26tbo%3Du&zoom=1&q=rock+reference+turntable&usg=__kDgDB5kUiWadv7ZdHdTil9E-r2o=&docid=K1_NhbxCoz34pM&hl=pt-PT&sa=X&ei=cAuDUKPLCYXAhAfgjYGwDQ&ved=0CCkQ9QEwAw&dur=157

Neste artigo da HifiNews com John Bamford que foi os ouvidos da pioneer japonesa durante anos a fio.
Tem uma maquineta dessas a já 20 anos.
se é bom porque mudar

Parabens
Longos ou curtos? eis a questão! 22692
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3208
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 21:52

Ikeda IT 345 e IT 407
https://2img.net/r/ihimg/a/img577/5239/it3454072.jpg
https://2img.net/r/ihimg/a/img15/9467/p10204911.jpg

Bela esta celula - Ikeda Kai
https://2img.net/r/ihimg/a/img801/6514/037nf.jpg
https://2img.net/r/ihimg/a/img853/3589/036fao.jpg

Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 22:03

Partilho da mesma opinião do sr. Ikeda. Com as experiências que tenho tido na construção de braços, também cheguei a essas conclusões. Longos ou curtos? eis a questão! 22692
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 22:15

microseiki escreveu:
Neste artigo da HifiNews com John Bamford que foi os ouvidos da pioneer japonesa durante anos a fio.

Muito interessante.
Fica o eco de algo que venho a defender há muito tempo:

Sometimes I chuckle, when I read reviews in other magazines, and they’re making value judgements using 1980s pop records that have been manufactured in a studio.
I think, hang on a minute, that was laid down track by track in a recording studio.
A mixing engineer has then just painted a picture with that sound at the mixing desk.

So, you’re saying that this CD player is better than that one, this phono stage is better than that one?
But have you got any idea of what this recording is supposed to sound like?
It’s completely manufactured, the musical event never happened, so the sound that you’re looking for is a sound that’s in your head!

And that doesn’t determine good hi-fi, because in my book good hi-fi can re-create the sound of real instruments and real musicians performing in a room.

So when I’m trying to make value judgements, I’m always using natural, simple recordings of real musicians performing in a real space.
Because if you can get it right, it can send shivers down your spine.
It really is like real musicians performing a private concert at the end of my room.’
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 22:19

O homem não é parvo:

‘If you’re playing gramophone records, your source is very critical, because a fine gramophone is by necessity, a very, very expensive piece of precision engineering.
But I can astonish people playing sound off an iPod, and you can get a cracking CD player for under £1000.
So, if I had £10,000 to spend on a hi-fi system, I think I’d spend £8500 on the speakers!


Última edição por ricardo onga-ku em Sáb Out 20 2012, 22:44, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 22:27

ricardo onga-ku escreveu:
microseiki escreveu:
Neste artigo da HifiNews com John Bamford que foi os ouvidos da pioneer japonesa durante anos a fio.

Muito interessante.
Fica o eco de algo que venho a defender há muito tempo:

Sometimes I chuckle, when I read reviews in other magazines, and they’re making value judgements using 1980s pop records that have been manufactured in a studio.
I think, hang on a minute, that was laid down track by track in a recording studio.
A mixing engineer has then just painted a picture with that sound at the mixing desk.

So, you’re saying that this CD player is better than that one, this phono stage is better than that one?
But have you got any idea of what this recording is supposed to sound like?
It’s completely manufactured, the musical event never happened, so the sound that you’re looking for is a sound that’s in your head!

And that doesn’t determine good hi-fi, because in my book good hi-fi can re-create the sound of real instruments and real musicians performing in a room.

So when I’m trying to make value judgements, I’m always using natural, simple recordings of real musicians performing in a real space.
Because if you can get it right, it can send shivers down your spine.
It really is like real musicians performing a private concert at the end of my room.’

É claro, eu também tenho falado nisso... Uma coisa é a gravação e outra o trabalho de mistura... Mas ainda assim, há que separar as águas: digital ou analógico, eis a questão.

Ainda assim não estou completamente de acordo, nas afirmações desta pessoa. É certo que qualquer coisa faz diferença no áudio, mas isso não quer dizer que não o saibamos e por isso tenhamos consciência de tal e não de que estamos a ouvir aquilo que... Atenção, estou a falar por mim, pois não tenho nenhum tipo de problemas em termos de afirmações - o que não será o caso dele.
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3208
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 22:33

Longos ou curtos? eis a questão! 843159

Estamso os dois de acordo. reproduzir o que nunca foi. Nem sequer faz sentido! frases do tipo, e ja vi isto escarrapachado nalgumas referencias periodicas, "tal e qual como me lembro ter ouvido no concerto".

Gravações sao gravaçoes! mesmo que em ambientes naturais - igrejas, bares, etc - não deixa de ser uma reprodução de um evento passado.
Ate a colocação dos micros em determinada envolvencia, não deixa de ser uma interpretação humana e pessoal desse evento passado.

e adianto, tal como postei a uns dias atraz sobre um disco do Bob Dylan ( que na minha opiniao são muito mal gravados e porventura de proposito), nem me preocupei com a gravação porque a essencia da musica estava lá!

Aceito a importancia e o relevo tecnico dos aparelhos/tipo de suporte etc, mas já não lhe dou a importancia que dava! e ainda bem que , Ricardo tratas tu disso por mim! Longos ou curtos? eis a questão! 22692 assim vais me mantendo atento a algumas coisas importantes. Longos ou curtos? eis a questão! 491368

Agora vou ler o teu post sobre as velocidades nos GDs que isso me interessa de sobre maneira.

Ate lá se fala dos EMTs e eu tenho um. Longos ou curtos? eis a questão! 491368
Longos ou curtos? eis a questão! 843159 Longos ou curtos? eis a questão! 843159
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 22:43

Stereo escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
microseiki escreveu:
Neste artigo da HifiNews com John Bamford que foi os ouvidos da pioneer japonesa durante anos a fio.

Muito interessante.
Fica o eco de algo que venho a defender há muito tempo:

Sometimes I chuckle, when I read reviews in other magazines, and they’re making value judgements using 1980s pop records that have been manufactured in a studio.
I think, hang on a minute, that was laid down track by track in a recording studio.
A mixing engineer has then just painted a picture with that sound at the mixing desk.

So, you’re saying that this CD player is better than that one, this phono stage is better than that one?
But have you got any idea of what this recording is supposed to sound like?
It’s completely manufactured, the musical event never happened, so the sound that you’re looking for is a sound that’s in your head!

And that doesn’t determine good hi-fi, because in my book good hi-fi can re-create the sound of real instruments and real musicians performing in a room.

So when I’m trying to make value judgements, I’m always using natural, simple recordings of real musicians performing in a real space.
Because if you can get it right, it can send shivers down your spine.
It really is like real musicians performing a private concert at the end of my room.’

É claro, eu também tenho falado nisso... Uma coisa é a gravação e outra o trabalho de mistura... Mas ainda assim, há que separar as águas: digital ou analógico, eis a questão.

Ainda assim não estou completamente de acordo, nas afirmações desta pessoa. É certo que qualquer coisa faz diferença no áudio, mas isso não quer dizer que não o saibamos e por isso tenhamos consciência de tal e não de que estamos a ouvir aquilo que... Atenção, estou a falar por mim, pois não tenho nenhum tipo de problemas em termos de afirmações - o que não será o caso dele.

Repara no que ele diz:
para avaliar o desempenho de um componente ou sistema
é condição obrigatória que seja utilizada uma gravação "purista"
de instrumentos acústicos não amplificados e/ou vozes
em ambiente de acústica com reverberação natural.


O que é que queres dizer com separar as águas, digital ou analógico?


Última edição por ricardo onga-ku em Sáb Out 20 2012, 23:13, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 22:48

Pronto, tinha de estragar tudo Longos ou curtos? eis a questão! 2613325421:

After a disastrous flood in 2007 he had them refurbished, with new drivers and Deep Cryogenically Treated (DCT) internal wiring
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 22:53

ricardo onga-ku escreveu:
microseiki escreveu:
Neste artigo da HifiNews com John Bamford que foi os ouvidos da pioneer japonesa durante anos a fio.

Muito interessante.
Fica o eco de algo que venho a defender há muito tempo:

Sometimes I chuckle, when I read reviews in other magazines, and they’re making value judgements using 1980s pop records that have been manufactured in a studio.
I think, hang on a minute, that was laid down track by track in a recording studio.
A mixing engineer has then just painted a picture with that sound at the mixing desk.

So, you’re saying that this CD player is better than that one, this phono stage is better than that one?
But have you got any idea of what this recording is supposed to sound like?
It’s completely manufactured, the musical event never happened, so the sound that you’re looking for is a sound that’s in your head!

And that doesn’t determine good hi-fi, because in my book good hi-fi can re-create the sound of real instruments and real musicians performing in a room.

So when I’m trying to make value judgements, I’m always using natural, simple recordings of real musicians performing in a real space.
Because if you can get it right, it can send shivers down your spine.
It really is like real musicians performing a private concert at the end of my room.’


Até parece mentira, quase que jurava que ainda há pouco tempo questionava isto mesmo.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Longos ou curtos? eis a questão! 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptySáb Out 20 2012, 23:26

ricardo onga-ku escreveu:
Pronto, tinha de estragar tudo Longos ou curtos? eis a questão! 2613325421:

After a disastrous flood in 2007 he had them refurbished, with new drivers and Deep Cryogenically Treated (DCT) internal wiring


Já não basta a tanga dos cabos em si, agora é também o tratamento criogénico. lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Longos ou curtos? eis a questão! 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptyDom Out 21 2012, 00:15


Voltando ao tema inicial do tópico,

Teóricamente os braços mais longos permitem uma curvatura de leitura mais correcta com um melhor tracking em relação aos braços mais curtos, tal deverá ser cada vez mais perceptível à medida que vamos caminhando para a audição do final do disco.

É fácil perceber isso se pensarmos que quanto maior for o braço mais paralela ficará a agulha em relação às espiras no final do disco comparativamente com um braço curto.

A melhoria deverá ser notada especialmente na performance das altas frequências.


Abraços,
Jorge Ferreira
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptyDom Out 21 2012, 01:04

Jorge Ferreira escreveu:

Voltando ao tema inicial do tópico,

Teóricamente os braços mais longos permitem uma curvatura de leitura mais correcta com um melhor tracking em relação aos braços mais curtos, tal deverá ser cada vez mais perceptível à medida que vamos caminhando para a audição do final do disco.

É fácil perceber isso se pensarmos que quanto maior for o braço mais paralela ficará a agulha em relação às espiras no final do disco comparativamente com um braço curto.

A melhoria deverá ser notada especialmente na performance das altas frequências.


Abraços,
Jorge Ferreira

Isto tudo é uma maneira muito, mas muito particular, e conceptualmente questionável, de reproduzir a realidade física, uma vez que uma agulha é tendencialmente um ponto e as espiras são tendencialmente circulos, ora na geometria euclidiana pontos e circulos não compartem relações de paralelismo, apenas o ponto será exterior ou interior ao circulo, e serão ou não complanares.
Longos ou curtos? eis a questão! 936335
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptyDom Out 21 2012, 09:28


Não é bem assim, caso contrário ninguém se preocupava em alinhar bem a agulha com o braço num protractor em relação ao paralelismo, bastava meterem o diamante no ponto da curvatura de overhang e mais nada...

Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptyDom Out 21 2012, 10:01

Jorge Ferreira escreveu:

Não é bem assim, caso contrário ninguém se preocupava em alinhar bem a agulha com o braço num protractor em relação ao paralelismo, bastava meterem o diamante no ponto da curvatura de overhang e mais nada...


Julgo que a necessidade de alinhamento da cabeça se deve à geometria da suspensão, ou melhor, do braço ou cantilever que suporta o diamante que para funcionar deverá ser tangente à curvatura.
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Ferreira
Membro AAP
Jorge Ferreira


Mensagens : 3386
Data de inscrição : 05/11/2011
Idade : 55
Localização : Palmela

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptyDom Out 21 2012, 12:53

Sem dúvida que também tem a ver com a suspensão e com o cantilever.

Quanto mais longo for o braço menos "torto" o cantilever tem de estar para fazer o tracking, o que melhora o comportamento da suspensão, o tracking, a performance da leitura e certamente aumenta o tempo de vida da suspensão, cantilever e diamante.

Inclusivé o próprio corte do diamante também pode influenciar.

Mas atenção que eu estou a falar apenas no plano teórico, pois se na prática as diferenças são muito significativas ou não, isso já é outra conversa...

Até porque teóricamente os melhores braços seriam os tangenciais e nessa altura não se colocava a questão dos braços maiores ou mais curtos, mas uma coisa é a teoria e outra é depois a implementação da engenharia na prática e quais os que tocam melhor.


Abraços,
Jorge Ferreira
Ir para o topo Ir para baixo
http://farmvinyl.blogspot.pt
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptyDom Out 21 2012, 13:09

Jorge Ferreira escreveu:
Sem dúvida que também tem a ver com a suspensão e com o cantilever.

Quanto mais longo for o braço menos "torto" o cantilever tem de estar para fazer o tracking, o que melhora o comportamento da suspensão, o tracking, a performance da leitura e certamente aumenta o tempo de vida da suspensão, cantilever e diamante.

Inclusivé o próprio corte do diamante também pode influenciar.

Mas atenção que eu estou a falar apenas no plano teórico, pois se na prática as diferenças são muito significativas ou não, isso já é outra conversa...

Até porque teóricamente os melhores braços seriam os tangenciais e nessa altura não se colocava a questão dos braços maiores ou mais curtos, mas uma coisa é a teoria e outra é depois a implementação da engenharia na prática e quais os que tocam melhor.


Abraços,
Jorge Ferreira

Completamente de acordo Jorge e por experiência própria. É claro que, como noutras coisas, não existem dogmas nem verdades absolutas. Depende sempre e muito das situações como da construção do gira-discos (a todos os níveis). Por exemplo (esta é para ti Ulrich) os Technics SL 1200 funcionam muito bem com o SME 3012. Já com o SME 3009 Longos ou curtos? eis a questão! 57537
Vamos ver como funcionará com um RB 700... Longos ou curtos? eis a questão! 693932 . Depois conto Longos ou curtos? eis a questão! 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptyDom Out 21 2012, 13:14

Goansipife escreveu:
Depende sempre e muito das situações como da construção do gira-discos (a todos os níveis). Por exemplo (esta é para ti Ulrich) os Technics SL 1200 funcionam muito bem com o SME 3012. Já com o SME 3009 Longos ou curtos? eis a questão! 57537
Vamos ver como funcionará com um RB 700... Longos ou curtos? eis a questão! 693932 . Depois conto Longos ou curtos? eis a questão! 22692

Ainda bem que chegaste a brasa à minha sardinha, já tinha pesquisado braços da Jelco de 12" que são fantásticos, mas disseram-me , já mais de uma pessoa, que os braços de 12" não cabem na minha tábua...

...como é que colocas um SME de 12"?

Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3208
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptyDom Out 21 2012, 13:22

Ulrich escreveu:
Goansipife escreveu:
Depende sempre e muito das situações como da construção do gira-discos (a todos os níveis). Por exemplo (esta é para ti Ulrich) os Technics SL 1200 funcionam muito bem com o SME 3012. Já com o SME 3009 Longos ou curtos? eis a questão! 57537
Vamos ver como funcionará com um RB 700... Longos ou curtos? eis a questão! 693932 . Depois conto Longos ou curtos? eis a questão! 22692

Ainda bem que chegaste a brasa à minha sardinha, já tinha pesquisado braços da Jelco de 12" que são fantásticos, mas disseram-me , já mais de uma pessoa, que os braços de 12" não cabem na minha tábua...

...como é que colocas um SME de 12"?


podes sempre fazer um suporte exterior para o braço. alias ate se resolve a questao de eventuais vibrações/ressonancias provocadas tanto pelo motor como pelo proprio prato.

Longos ou curtos? eis a questão! 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptyDom Out 21 2012, 13:30

Ulrich escreveu:
Goansipife escreveu:
Depende sempre e muito das situações como da construção do gira-discos (a todos os níveis). Por exemplo (esta é para ti Ulrich) os Technics SL 1200 funcionam muito bem com o SME 3012. Já com o SME 3009 Longos ou curtos? eis a questão! 57537
Vamos ver como funcionará com um RB 700... Longos ou curtos? eis a questão! 693932 . Depois conto Longos ou curtos? eis a questão! 22692

Ainda bem que chegaste a brasa à minha sardinha, já tinha pesquisado braços da Jelco de 12" que são fantásticos, mas disseram-me , já mais de uma pessoa, que os braços de 12" não cabem na minha tábua...

...como é que colocas um SME de 12"?


Penso que o Microseiki já te deu a resposta Longos ou curtos? eis a questão! 491368 . Mas foi para não entrar em grandes operações é que o dono daquele, que em breve despertará para o mundo, irá colocar um RB700. Vamos ver como toca Longos ou curtos? eis a questão! 693932
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3208
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptyDom Out 21 2012, 14:01

Longos ou curtos? eis a questão! Thomasschickspua17



aqui um exemplo com um Thomas Schick

e agora é que notei a fonte digital deste gajo - um DVD da Samsung ( Longos ou curtos? eis a questão! 447836 os pes devem ser mais caros que o DVD Longos ou curtos? eis a questão! 491368 ) Longos ou curtos? eis a questão! 758687

Longos ou curtos? eis a questão! 22692
Ir para o topo Ir para baixo
seven
Membro AAP



Mensagens : 810
Data de inscrição : 08/08/2011

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptyDom Out 21 2012, 14:09

Aqui está uma tentativa que se funcionar pode resolver muita coisa:

Vantagens de um Tangencial, massa horizontal de um pivotante, tamanho e simplicidade de utilização ed um 9"...

http://cybwiz.blogspot.pt/2012/10/schroder-lt-tonearm.html

Abraço,

Seven
Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptyDom Out 21 2012, 14:35


Como é que ele garante que o braço nao muda de sitio ?
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3208
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptyDom Out 21 2012, 14:42

lore escreveu:

Como é que ele garante que o braço nao muda de sitio ?

Atravez da massa da base.

Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptyDom Out 21 2012, 14:53



Afinaçoes micrometrica entre duas peças soltas ,sempre me fez alguma confusao . A nao ser que pese 1 tonelada a limpar o po corre o risco de desafinar o conjunto ...
Um sub chassis fixo acho bastante melhor opçao .
Ir para o topo Ir para baixo
MicroGruas
Membro AAP
MicroGruas


Mensagens : 3208
Data de inscrição : 12/11/2011
Idade : 55
Localização : Oriente

Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! EmptyDom Out 21 2012, 15:08

lore escreveu:


Afinaçoes micrometrica entre duas peças soltas ,sempre me fez alguma confusao . A nao ser que pese 1 tonelada a limpar o po corre o risco de desafinar o conjunto ...
Um sub chassis fixo acho bastante melhor opçao .

O ideal é considerar o GD, a base do braço e a base onde tudo acenta (rack) um conjunto sistemico.
Longos ou curtos? eis a questão! Platinemagnumetdisque



como este Verdier
Longos ou curtos? eis a questão! Fpaa



ou este Final Labs.

Os motores e bases dos braços não são fixas as bases. O peso fas esse trabalho.

Longos ou curtos? eis a questão! 02162154852g


ou esta Grua.

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Longos ou curtos? eis a questão! Empty
MensagemAssunto: Re: Longos ou curtos? eis a questão!   Longos ou curtos? eis a questão! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Longos ou curtos? eis a questão!
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» MM ou MC eis a questão
» As minhas comprinhas
» Questão petinente
» Uma questão de fonte.
» Representar audio doméstico em Portugal ou não no séc. XXI, eis a questão!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral :: Braços-
Ir para: