Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Os 10 Mitos do Vinil

Ir para baixo 
+25
nbunuel
reirato
Digital Man
sergiofilipe
mannitheear
Wolfgangvondi
RMD audio
Pierre
ricardo onga-ku
MikeF
TD124
cabb
Mister W
fredy
jorge.henriques
PALUSE
anibalpmm
Milton
Alexandre Vieira
Vinil
Palmas
ruifigueiredo
Mozarteano
GALVEIAS
António José da Silva
29 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 7, 8, 9, 10, 11  Seguinte
AutorMensagem
ricardo onga-ku
Membro AAP



Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptyDom Nov 23 2014, 23:45

anibalpmm escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
António José da Silva escreveu:
anibalpmm escreveu:


Arte sem emoção não é arte é apenas lixo montado de determinada maneira
musica sem emoção (que é o digital IMHO) e apenas som que só serve para ruído de fundo


Para muitos, esse ruído plástico e insípido é quanto basta. Nada verdadeiramente palpável, e quando tentam que seja palpável, é uma aberração que encanta...mas só aos muito desatentos ou menos exigentes.

Na verdade passa-se o oposto: o ruído de fundo resulta da leitura do vinil ou da fita magnética, não existe na realidade...nem numa gravação digital. cyclops

mais uma vez volto a referir que a reprodução de musica sem emoção é apenas som que só serve para musica de fundo, que é para o que eu utilizo o digital, na minha modesta opinião não serve para mais nada

Já ouvi chamarem-lhe muita coisa — "colorações" agradáveis ou calor analógico, por exemplo — mas emoção é um bocado forte.
Eu prefiro ouvir a música, apenas a música, sem distorções...isso basta-me para desencadear emoções, não preciso de "catalisadores".
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptyDom Nov 23 2014, 23:54

ricardo onga-ku escreveu:


Já ouvi chamarem-lhe muita coisa — "colorações" agradáveis ou calor analógico, por exemplo — mas emoção é um bocado forte.
Eu prefiro ouvir a música, apenas a música, sem distorções...isso basta-me para desencadear emoções, não preciso de "catalisadores".
Quem sabe, sabe, e cada um gosta do que gosta, mas eu cá não gosto ouvir musica que me soa a estéril e fria, sem emoção, prefiro o vinil mesmo com pipocas (que diga-se de passagem só nos discos muitos estragados e em alguns com falta de limpeza é que se ouvem)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 00:01

ricardo onga-ku escreveu:

Eu prefiro ouvir a música, apenas a música, sem distorções...isso basta-me para desencadear emoções, não preciso de "catalisadores".


Se essa "coisa" que ouves te satisfaz, ainda bem para ti. Tens montes de gigas de "maravilhoso" ficheiros na net. dvil

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 00:10

Tens razão:

https://www.spotify.com/uk/
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 00:12

ricardo onga-ku escreveu:
Tens razão:

https://www.spotify.com/uk/

Admirável mundo novo! Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 317942

No meu tempo não havia coisas destas... lol!
Ir para o topo Ir para baixo
MikeF
Membro AAP



Mensagens : 294
Data de inscrição : 04/07/2010

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 00:13

Ó meus caros, eu sou capaz de me emocionar a sério a ouvir downloads. A ouvir vinyl também.

Ainda há pouco esteve cá um amigo meu que ouviu o mesmo Magnificat que ouvimos na 6ªf e que fez este comentário: isto é extremamente bonito... E disse mais umas coisas que não vou repetir aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 00:15

ricardo onga-ku escreveu:
Tens razão:

https://www.spotify.com/uk/



Isso é mesmo fim de conversa. Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 265963

Pelo menos pensei que te mantivesses fiel aos Cê-dê. Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 933723


Mas continuo a não entender como conseguem retirar prazer de toda a experiência digital, tirando a portabilidade e facilidade de aquisição. Tudo o resto, é uma (fraca ilusão).

Sim, porque é a tentativa de ilusão da qual estamos a falar.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MikeF
Membro AAP



Mensagens : 294
Data de inscrição : 04/07/2010

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 00:17

Muitas vezes uso o Spotify para decidir se gosto o suficiente para comprar. Mas em alta resolução o "thrill" é outro...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 00:19

MikeF escreveu:
Muitas vezes uso o Spotify para decidir se gosto o suficiente para comprar. Mas em alta resolução o "thrill" é outro...


Faço exatamente o mesmo, depois decido se compro, porque em LP, o thrill é mesmo outro. lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 00:23

António José da Silva escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Tens razão:

https://www.spotify.com/uk/



Isso é mesmo fim de conversa. Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 265963

Pelo menos pensei que te mantivesses fiel aos Cê-dê. Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 933723


Mas continuo a não entender como conseguem retirar prazer de toda a experiência digital, tirando a portabilidade e facilidade de aquisição. Tudo o resto, é uma (fraca ilusão).

Sim, porque é a tentativa de ilusão da qual estamos a falar.

Na verdade ainda não aderi ao Spotify, mas está para breve.

Eu gosto dos CDs.
E o meu leitor toca muito bem.
Mas estão em Lisboa.

Aqui tenho um D/AC que não é grande espingarda e irrita-me ter de ligar o HDD, o portátil e iniciar o Audirvana cada vez que quero ouvir música.
Também me irrita a última versão do iTunes que complicou a selecção das vistas colcando tudo num menu drop-down...

Mas já comprei CDs desde que cheguei...p.ex. esta caixinha pouco usada das 7 Sinfonias de Sibelius pelo Vänskä (BIS) ficou-me por metade do preço:

http://www.amazon.co.uk/Sibelius-Complete-Symphonies-Jean/dp/B00005MIY9/
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 00:24

E quando é que queres ir ao car boot sales comigo. Ao vais-te passar. Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 00:25

António José da Silva escreveu:
E quando é que queres ir ao car boot sales comigo. Ao vais-te passar. Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 491368

Temos de combinar isso...mas não posso trazer mais tralha para casa são sou crucificado...vivo.
E com este frio é capaz de ser desagradável.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 00:28

ricardo onga-ku escreveu:
António José da Silva escreveu:
E quando é que queres ir ao car boot sales comigo. Ao vais-te passar. Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 491368

Temos de combinar isso...mas não posso trazer mais tralha para casa são sou crucificado...vivo.
E com este frio é capaz de ser desagradável.

Ok, combinado. Nada dessa porcaria de cêdês. Há lá muito vinil, de musica aborrecida (clássica) então nem se fala. lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MikeF
Membro AAP



Mensagens : 294
Data de inscrição : 04/07/2010

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 00:33

ricardo onga-ku escreveu:

Mas já comprei CDs desde que cheguei...p.ex. esta caixinha pouco usada das 7 Sinfonias de Sibelius pelo Vänskä (BIS) ficou-me por metade do preço:

Explora bem as miniaturas para piano dele. A Naxos tem uma série de 5 CDs; quem está ao piano não é do melhor, mas as peças são pérolas atrás de pérolas...
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 00:35

MikeF escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:

Mas já comprei CDs desde que cheguei...p.ex. esta caixinha pouco usada das 7 Sinfonias de Sibelius pelo Vänskä (BIS) ficou-me por metade do preço:

Explora bem as miniaturas para piano dele. A Naxos tem uma série de 5 CDs; quem está ao piano não é do melhor, mas as peças são pérolas atrás de pérolas...

Não conheço mas gosto muito de piano.
Obrigado pela dica, vou procurar.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 00:46

MikeF escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:

Mas já comprei CDs desde que cheguei...p.ex. esta caixinha pouco usada das 7 Sinfonias de Sibelius pelo Vänskä (BIS) ficou-me por metade do preço:

Explora bem as miniaturas para piano dele. A Naxos tem uma série de 5 CDs; quem está ao piano não é do melhor, mas as peças são pérolas atrás de pérolas...

ricardo onga-ku escreveu:
MikeF escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:

Mas já comprei CDs desde que cheguei...p.ex. esta caixinha pouco usada das 7 Sinfonias de Sibelius pelo Vänskä (BIS) ficou-me por metade do preço:

Explora bem as miniaturas para piano dele. A Naxos tem uma série de 5 CDs; quem está ao piano não é do melhor, mas as peças são pérolas atrás de pérolas...

Não conheço mas gosto muito de piano.
Obrigado pela dica, vou procurar.



Meus amigos, num tópico de mitos sobre o vinil, estão a falar de cêdês?


Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 2912087259 Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 524928826 Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 43034


Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 265963




_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MikeF
Membro AAP



Mensagens : 294
Data de inscrição : 04/07/2010

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 00:49

arranjas as miniaturas de sibelius para piano em vinyl??
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 00:51

O vinil é um culto...
Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 May-J-Blige-black-and-white-promo-photo

Enquanto o pobre digitalista é ateu...
Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 N31302886_30627969_3898
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 01:06

Mito Vinil #745748754: Há poucos albuns hilariantes...

http://www.lolriot.com/45-hilariously-bad-album-covers/

lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 06:11

MikeF escreveu:
arranjas as miniaturas de sibelius para piano em vinyl??


Em vinil não se arranjam miniaturas, só coisas máximas. lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 08:53

António José da Silva escreveu:
MikeF escreveu:
arranjas as miniaturas de sibelius para piano em vinyl??


Em vinil não se arranjam miniaturas, só coisas máximas. lol!

O vinilista contenta-se com o que consegue encontrar...
Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Y0vXY7s8VDjjyQpkHbBpRTN7xpLPRDNsNiS-7O0eVWORcD-davuM5bMlr9E_pv5JH_9gQKjSlk5XCD74WOyV6g

O digitalista simplesmente decide o que quer!
Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 GTMM-conventional-lay-up.640px-560x344

smedley

O resto são contos de fadas. dvil
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 08:57

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 265963

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 11:46

ricardo onga-ku escreveu:
anibalpmm escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
António José da Silva escreveu:
anibalpmm escreveu:


Arte sem emoção não é arte é apenas lixo montado de determinada maneira
musica sem emoção (que é o digital IMHO) e apenas som que só serve para ruído de fundo


Para muitos, esse ruído plástico e insípido é quanto basta. Nada verdadeiramente palpável, e quando tentam que seja palpável, é uma aberração que encanta...mas só aos muito desatentos ou menos exigentes.

Na verdade passa-se o oposto: o ruído de fundo resulta da leitura do vinil ou da fita magnética, não existe na realidade...nem numa gravação digital. cyclops

mais uma vez volto a referir que a reprodução de musica sem emoção é apenas som que só serve para musica de fundo, que é para o que eu utilizo o digital, na minha modesta opinião não serve para mais nada

Já ouvi chamarem-lhe muita coisa — "colorações" agradáveis ou calor analógico, por exemplo — mas emoção é um bocado forte.
Eu prefiro ouvir a música, apenas a música, sem distorções...isso basta-me para desencadear emoções, não preciso de "catalisadores".

Orquestra
Caramba Ricardo, a malta não se safa das colorações do Digital e do Analógico; ambos mandam "trampa para a ventoinha" e nós que a ouvimos, levamos com ela nas orelhas.
Cabe a cada um escolher a fragância que mais lhe agrada.
O resto é um mundo de opções...
Cada sala de concerto dita a sua sentença, até os instrumentos variam de "personalidade" consoante o fabricante. Aposto que os instrumentos de sopro farsolas tem "gritty digital", os mais conceituados não tem e isso parte logo da matéria prima utilizada no fabrico e arte/conhecimento e excelência da peça.
Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 317942
smedley


Última edição por PALUSE em Seg Nov 24 2014, 12:01, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Pierre
Membro AAP
Pierre


Mensagens : 1576
Data de inscrição : 24/11/2010
Idade : 55
Localização : Elvas

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 11:49

PALUSE escreveu:
[Caramba Ricardo, a malta não se safa das colorações do Digital e do Analógico; ambos mandam "trampa para a ventoinha" e nós que a ouvimos, levamos com ela nas orelhas.
Cabe a cada um escolher a fragância que mais lhe agrada.
O resto é um mundo de opções...
Cada sala de concerto dita a sua sentença, até os instrumentos variam de "personalidade" consoante o fabricante. Aposto que os instrumento de sopro farsolas tem "gritty digital" e os mais conceituados não tem e isso parte logo da matéria prima utilizada no fabrico e arte/conhecimento e excelência no fabrico da peça.
Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 317942
smedley

Ou seja; Alta-Fidelidade de quê?
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 11:53

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 265963 Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 933723
O som é tão bom que até...
Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 2mwbdie
... eriça o pelo!
Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 491368 Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 843159 Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 758687 Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 933723
O manager é cá de um nível...
smedley
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 11:59

Pierre escreveu:
PALUSE escreveu:
[Caramba Ricardo, a malta não se safa das colorações do Digital e do Analógico; ambos mandam "trampa para a ventoinha" e nós que a ouvimos, levamos com ela nas orelhas.
Cabe a cada um escolher a fragância que mais lhe agrada.
O resto é um mundo de opções...
Cada sala de concerto dita a sua sentença, até os instrumentos variam de "personalidade" consoante o fabricante. Aposto que os instrumento de sopro farsolas tem "gritty digital" e os mais conceituados não tem e isso parte logo da matéria prima utilizada no fabrico e arte/conhecimento e excelência no fabrico da peça.
Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 317942
smedley

Ou seja; Alta-Fidelidade de quê?
Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 754215
De nada, é como gostar de ver a "bola", jogar bilhar, ir ao bar das "gajas", jogar no computador, andar em festas, desfalcar o País, ir a concertos, etc...
Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 22692
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 12:07

PALUSE escreveu:
Caramba Ricardo, a malta não se safa das colorações do Digital e do Analógico; ambos mandam "trampa para a ventoinha" e nós que a ouvimos, levamos com ela nas orelhas.
Cabe a cada um escolher a fragância que mais lhe agrada.
O resto é um mundo de opções...
Cada sala de concerto dita a sua sentença, até os instrumentos variam de "personalidade" consoante o fabricante. Aposto que os instrumentos de sopro farsolas tem "gritty digital", os mais conceituados não tem e isso parte logo da matéria prima utilizada no fabrico e arte/conhecimento e excelência da peça.

Estás a falar de um sampler? scratch cyclops
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 16:02

Pierre escreveu:
PALUSE escreveu:
[Caramba Ricardo, a malta não se safa das colorações do Digital e do Analógico; ambos mandam "trampa para a ventoinha" e nós que a ouvimos, levamos com ela nas orelhas.   ...

Ou seja; Alta-Fidelidade de quê?

Dicionario Larousse : A ideia seminal da Alta-fidelidade, contida no seu nome, é de reproduzir uma gravação de maneira a produzir uma difusão sonora tão idêntica quanto possivel do original...

Voilà!...   e tanto importa que tenha um gosto de analogico ou de digital... ou de qualquer outra coisa nova ou ainda por nasçer!!!... a Alta-fidelidade é basicamente e invariàvelmente a reprodução fiel da gravação,...   seja esta boa ou mà, classico ou rock, vinilo ou ficheiro,   aqui ou acolà !!!...

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 843159
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 18:33

Atenção malta que ainda não tem gira-discos, vejam o que andam a perder...  dvil
Qualquer coleção vinil que não tiver estes 6 discos não é uma coleção vinil:

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Funny-Album-Covers-Wally-Whyton-570x565

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Worst-album-covers-svetlana

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 NorthWoman

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 39418

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Missing_front_teeth

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 19

smedley
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 18:47

Digital Man escreveu:


Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Funny-Album-Covers-Wally-Whyton-570x565


Como se diz em UK....."good girl". lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 22:13

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Raeside-cartoon01
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 23:48

Digital Man escreveu:
Atenção malta que ainda não tem gira-discos, vejam o que andam a perder...  dvil
Qualquer coleção vinil que não tiver estes 6 discos não é uma coleção vinil:

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Funny-Album-Covers-Wally-Whyton-570x565

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Worst-album-covers-svetlana

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 NorthWoman

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 39418

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Missing_front_teeth

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 19

smedley

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 317942
Não vale a pena "achincalhar", porque também há muita "fatelice", "pirosice" ou "bimbalhice" em CD...
Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 317942
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptySeg Nov 24 2014, 23:56

ricardo onga-ku escreveu:
PALUSE escreveu:
Caramba Ricardo, a malta não se safa das colorações do Digital e do Analógico; ambos mandam "trampa para a ventoinha" e nós que a ouvimos, levamos com ela nas orelhas.
Cabe a cada um escolher a fragância que mais lhe agrada.
O resto é um mundo de opções...
Cada sala de concerto dita a sua sentença, até os instrumentos variam de "personalidade" consoante o fabricante. Aposto que os instrumentos de sopro farsolas tem "gritty digital", os mais conceituados não tem e isso parte logo da matéria prima utilizada no fabrico e arte/conhecimento e excelência da peça.

Estás a falar de um sampler? scratch cyclops

Orquestra
Não, estou a referir-me a instrumentos de sopro em metal, que possam vir a apresentar um som mais incomodativo que os seus congéneres de "alta gama".
Ao vivo já ouvi metais que eram bem irritantes, continham componentes bem "frios" e "agressivos" no contexto. Seria material mais modesto ou playback de "CD"? smedley
Atenção que eu estava bem longe, nas filas do fim  e bem perto do centro longitudinal do auditório...
Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 265963
O giro é que havia uns "iluminados" a comer "porrada" lá na primeira fila. Ou tinham tampões nos ouvidos ou eram surdos que "nem uma porta".
Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 933723Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 874774
Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 317942
Ir para o topo Ir para baixo
MikeF
Membro AAP



Mensagens : 294
Data de inscrição : 04/07/2010

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptyTer Nov 25 2014, 00:13

PALUSE escreveu:

Não, estou a referir-me a instrumentos de sopro em metal, que possam vir a apresentar um som mais incomodativo que os seus congéneres de "alta gama".

Metais "a sério" costumam ser plaqueados a ouro, o que os torna obviamente, caros... imaginem uma tuba ou um sousafone...
Flautas também soavam bem em prata. Lembro-me duma amiga que queria comprar uma flauta em prata, e o preço há uns 20 anos eram uns 600 contos.

Lembro-me dum grupo que apregoava que usavam instrumentos plaqueados a ouro de 24 quilates, que eram os canadian brass ensemble.
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptyTer Nov 25 2014, 00:13

PALUSE escreveu:

Não vale a pena "achincalhar", porque também há muita "fatelice", "pirosice" ou "bimbalhice" em CD...
Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 317942  

Ah! Ah! Ah! Esta é uma daquelas áreas em que o vinil é muito superior ao CD! dvil

No CD há tudo, desde há mais de 30 anos, e no vinil nada! Só que antigamente havia coisas mais pitorescas!

http://ericarthur.co.uk/bad-lp-covers/

Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptyTer Nov 25 2014, 01:43

MikeF escreveu:
PALUSE escreveu:

Não, estou a referir-me a instrumentos de sopro em metal, que possam vir a apresentar um som mais incomodativo que os seus congéneres de "alta gama".

Metais "a sério" costumam ser plaqueados a ouro, o que os torna obviamente, caros... imaginem uma tuba ou um sousafone...
Flautas também soavam bem em prata. Lembro-me duma amiga que queria comprar uma flauta em prata, e o preço há uns 20 anos eram uns 600 contos.

Lembro-me dum grupo que apregoava que usavam instrumentos plaqueados a ouro de 24 quilates, que eram os canadian brass ensemble.

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 447836
Bronze com ouro depositado por eletrólise tem dois efeitos imediatos, evita a oxidação da superfície e torna o instrumento mais vistoso. Também poderá alterar as suas características de ressonância; mas sinceramente acho que segredo vem das técnicas de fabrico, liga metálica principal (Bronze) e não do acabamento da "caixa".

Tirado da "Wiki":
"Bronze (do persa biring, cobre) é o nome com o qual se denomina toda uma série de ligas metálicas que tem como base o cobre e o estanho e proporções variáveis de outros elementos como zinco, alumínio, antimônio, níquel, fósforo, chumbo entre outros com o objetivo de obter características superiores a do cobre. O estanho tem a característica de aumentar a resistência mecânica e a dureza do cobre sem alterar a sua ductibilidade.

O processo de fabricação consiste em misturar um mineral de cobre (calcopirita, malaquita ou outro) com o estanho (cassiterita) em um alto-forno alimentado com carbono (carvão vegetal ou coque). O anidrido carbônico reduz os minerais a metais, o cobre e estanho se fundem e se ligam a percentual de estanho de 2 a 11%."

Observem a quantidade de metais que entram na liga. Cada fabricante deve ter a sua "receita" para o seu som; desde geometrias de cavidades às ligas proprietárias.
Isso acontece com os pratos (cymbals) não os da restauração.
smedley
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptyTer Nov 25 2014, 01:55

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 936335
A Svetlana se estivesse em Portugal a tocar no pífaro, tinha uma carreira profissional "estonteante"; aos 30 anitos já tinha um cargo administrativo numa grande empresa...
Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 161ahxz
..."Blow it Chief!" Quem tem boca vai a Roma.
Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 754215
Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 936335
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptyTer Nov 25 2014, 07:40

PALUSE escreveu:
Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 936335
A Svetlana se estivesse em Portugal a tocar no pífaro, tinha uma carreira profissional "estonteante"; aos 30 anitos já tinha um cargo administrativo numa grande empresa...
Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 161ahxz
..."Blow it Chief!" Quem tem boca vai a Roma.
Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 754215
Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 936335

Temos que dar um desconto porque no tempo do vinil (há muitos muitos anos atrás  dvil) ainda não havia os trocadilhos de agora. Muitas expressões urbanas têm poucas décadas.

Mas na realidade este parece ser um hoax integrado no leque de capas de teor sexual inventadas: http://hoaxes.org/weblog/comments/my_lips_are_for_blowing

Afinal, mesmo neste aspeto o vinil não é tão bom como parecia ser... dvil
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptyTer Nov 25 2014, 07:55

Digital Man escreveu:


Afinal, mesmo neste aspeto o vinil não é tão bom como parecia ser... dvil


Mais uma tentativa descabida de denegrir o pouco que restava das vantagens do vinil. Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 249412


Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 61
Localização : Usuário BANIDO

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptyTer Nov 25 2014, 08:44

Com as paginas que este tópico ja tem de discussão sobre tao nobre formato facilmente se chega 'a conclusão que a rapaziada perde mais tempo a escrever as particularidades do analógico e do digital e so' ouve musica mesmo nos audioshows! smedley
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptyTer Nov 25 2014, 08:50

Mozarteano escreveu:
Com as paginas que este tópico ja tem de discussão sobre tao nobre formato facilmente se chega 'a conclusão que a rapaziada perde mais tempo a escrever as particularidades  do analógico e do digital e so' ouve musica mesmo nos audioshows! smedley


E mesmo ai (nos audio-shampoo's Laughing ) os sistemas de vinil dão 10:0 aos digitais. dvil

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptyTer Nov 25 2014, 09:32

Mozarteano escreveu:
Com as paginas que este tópico ja tem de discussão sobre tao nobre formato facilmente se chega 'a conclusão que a rapaziada perde mais tempo a escrever as particularidades  do analógico e do digital e so' ouve musica mesmo nos audioshows! smedley

Concordo plenamente. Basta de falar no digital, regressemos ao vinil. dvil
Parece que o pessoal ficou encalhado no mito "o vinil é melhor do que o CD". dvil
Contrariamente ao que as estatísticas podem indiciar, há vida para além do digital! smedley

António José da Silva escreveu:
E mesmo ai (nos audio-shampoo's   Laughing ) os sistemas de vinil dão 10:0 aos digitais.  dvil

Eis finalmente uma boa pista porque razão o som dos tais AS's é tão mau... lol!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptyTer Nov 25 2014, 09:37

Digital Man escreveu:


Eis finalmente uma boa pista porque razão o som dos tais AS's é tão mau... lol!


É isso mesmo, tirando o analógico, quase nada escapa. dvil

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptyTer Nov 25 2014, 09:45

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Ray-Lowry-Cartoons-Punch-1991-03-27-32-1
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 61
Localização : Usuário BANIDO

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptyTer Nov 25 2014, 10:33

António José da Silva escreveu:
Digital Man escreveu:


Eis finalmente uma boa pista porque razão o som dos tais AS's é tão mau... lol!


É isso mesmo, tirando o analógico, quase nada escapa. dvil

Ena pah, o jihadismo chegou ao analogico Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 933723

Agora um pouco mais a serio, tu que e's um dos chefes da banda do AAP não concordas comigo? que a rapaziada passa mais tempo a discutir detalhes e pormenores audiofilos e em casa raramente ouve musica, so quando vai aos shows, mas nada contra por isso mesmo e' que existem os fóruns de debate, que e' para um gajo escrever, escrever, escrever, e ouvir cada vez menos musica... smedley
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptyTer Nov 25 2014, 10:43

Mozarteano escreveu:
a rapaziada passa mais tempo a discutir detalhes e pormenores audiofilos e em casa raramente ouve musica, so quando vai aos shows, mas nada contra por isso mesmo e' que existem os fóruns de debate, que e' para um gajo escrever, escrever, escrever, e ouvir cada vez menos musica... smedley

Eu estou a escrever esta frase e a ouvir música mas nem todos têm uma mente multitask... dvil

Depois, estou a ouvir radio digital, pelo que não me preciso de esforçar para ouvir os detalhes, dada a precisão do formato, nem tenho que me levantar de 20 em 20 mins para virar ou mudar o disco... dvil

Quanto a ouvir um bom CD no meu sistema principal, aí já uso todos os sentidos, mas não abuso. No máximo um por dia porque é uma experiência tão boa que tenho medo que faça mal abusar... dvil
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptyTer Nov 25 2014, 10:47

Mozarteano escreveu:
não concordas comigo? que a rapaziada passa mais tempo a discutir detalhes e pormenores audiofilos e em casa raramente ouve musica, so quando vai aos shows, mas nada contra por isso mesmo e' que existem os fóruns de debate, que e' para um gajo escrever, escrever, escrever, e ouvir cada vez menos musica... smedley


Eu normalmente quando estou a escrever, estou a ouvir musica. Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptyTer Nov 25 2014, 10:51

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Death_where_is_thy_sting
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptyTer Nov 25 2014, 10:55

TD124 escreveu:
Pierre escreveu:
PALUSE escreveu:
[Caramba Ricardo, a malta não se safa das colorações do Digital e do Analógico; ambos mandam "trampa para a ventoinha" e nós que a ouvimos, levamos com ela nas orelhas.   ...

Ou seja; Alta-Fidelidade de quê?

Dicionario Larousse : A ideia seminal da Alta-fidelidade, contida no seu nome, é de reproduzir uma gravação de maneira a produzir uma difusão sonora tão idêntica quanto possivel do original...

Voilà!...   e tanto importa que tenha um gosto de analogico ou de digital... ou de qualquer outra coisa nova ou ainda por nasçer!!!... a Alta-fidelidade é basicamente e invariàvelmente a reprodução fiel da gravação,...   seja esta boa ou mà, classico ou rock, vinilo ou ficheiro,   aqui ou acolà !!!...

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 843159


Alta-Fidelidade significa pegar no sinal transduzido pelo microfone, registá-lo num dado suporte, ler o sinal desse suporte, amplificá-lo e dá-lo às colunas para (re-)transdução com a menor alteração possível do mesmo.

É um sistema com muitas etapas e as maiores perdas dão-se em ambas as fazes de transdução ("conversão" do som num sinal eléctrico ou vice-versa).
Penso que no caso do vinil podemos considerar que existe um segundo ciclo "conversão-reconversão" com a passagem do sinal para as espiras e subsequente a leitura das mesmas.

E se não estou equivocado é possível verificar a fidelidade do sistema comparando o sinal à "saída" do microfone com o sinal à "entrada" das colunas.

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 102s45y

Mas a questão é outra: a maior parte dos audiófilos, especialmente aqueles que não escutam música "clássica" (instrumentos acústicos), não procura a alta fidelidade mas um som que lhes agrade.
Ao fim de oito anos de participação em fóruns nacionais e estrangeiros cada vez tenhos menos dúvidas disso.
Não lhes interessa que o timbre dos instrumentos se assemelhe à realidade, até porque a música que escutam foi geralmente produzida com instrumentos amplificados e em seguida "fabricada" na mesa de mistura, mas que as gravações lhe soem bem; e não vejo mal nisso.
Eu próprio prefiro umas colunas que compensem a(lguma) falta de calor típica das gravações de música "clássica" e gosto da "perspectiva recuada" que resulta de uma ligeira retração na gama da "presença".

O que não devemos confundir é "bom desempenho" (fidelidade) com "bom som"; o primeiro é mais ou menos mensurável e quantificável de uma forma objectiva, o segundo depende do "gosto" de cada um — é uma "impressão" pessoal e intransmissível.
Julgo que é esta a causa de tantas discussões intermináveis que se dão nos fóruns um pouco por toda a parte.

Na minha opinião a música "clássica", o jazz e a música étnica requerem uma aproximação "realista" ou seja um retrato representativo da "realidade".
E concordo que muita música "ligeira" (pop e rock) pode beneficiar de uma "apresentação" mais "expressionista", embora os meus limites de tolerância a "colorações" sejam hoje bastante reduzidos.

R


Última edição por ricardo onga-ku em Ter Nov 25 2014, 17:26, editado 4 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 61
Localização : Usuário BANIDO

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptyTer Nov 25 2014, 11:02

Digital Man escreveu:

Eis finalmente uma boa pista porque razão o som dos tais AS's é tão mau... lol!

O som dos AS não e' assim tao mau, eu pelo menos nunca achei isso, e tenho uma forma de ver e sentir o audio domestico bem diferente da maioria dos users, e sou do tempo do primeiro evento de audio que se fez em Portugal, excluindo a saudosa e grandiosa Lartecnica na Fil-Junqueira, o primeiro evento de audio que Portugal conheceu foi algures numa escola em Benfica, no inicio dos 80's e desde entao ate aos dias de hoje o audio domestico tem evoluído, mutuas vezes não no melhor sentido, mas voltando ao tema, eu assisti a todos os eventos de audio em Portugal quer fossem eles Audio Shows, Road Shows, HiFi Shows, High End Shows, e gostei de todos sem excepção, sempre o disse e esta escrito em todos os espaços online, todos tinham um som particular de acordo com os equipamentos em demonstração.

O que se passa nos dias de hoje em termos de Audio Show e continuo a dizer para o bem ou para o mal ser o evento de referencia nacional, poderá' ser o mais comercial sem duvida, poderá' ter perdido o carisma de outrora certamente que sim,  mas e' um show muito próprio, e da' a oportunidade de conhecer o que se vai produzindo pelo mundo fora em materia de audio e video, mas dizia eu,  que o que se passa neste evento desde ha' uns largos anos e' o exagero em crescendo no equipamento que se apresenta a todos os que se deslocam por la', penso não ser este o melhor caminho, apresentar equipamentos de milhares de euros, tais como colunas, amplificação etc, etc, poderá ter o feito contrario  ao esperado e desejado  e deste modo  sera dificil trazer novos públicos e novas gentes que estao menos familiarizadas com a alta-fidelidade, deduzo eu ser este o principal objectivo dos representantes das mais variadas marcas, posso estar enganado...

Portugal e' um pais demasiado pequeno e quando se demonstram colunas quase de dimensão maior que o próprio pais, e giras, cabos e afins que valem mais do que o produto interno bruto vulgo PIB, algo vai menos bem, mas quem sou eu para ajuizar isso, e' apenas uma opinião de um leigo na materia cujo os ouvidos ja' passaram km e km de sons audiofilos e nem tanto, enfim...fico por aqui haveria muito a dizer e a discutir mas ja não sera para mim esses longos debates, boas audições... que esta' um frio do catano Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 491368 que vou aquecer os ouvidos com um pouco de musica assim que me for possível.. Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 933723


Última edição por Mozarteano em Ter Nov 25 2014, 14:28, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 EmptyTer Nov 25 2014, 11:13

Eu também frequentei os audioshows nos finais dos anos 80 e na altura ficava deslumbrado com tudo o que ouvia, mas julgo que isso se deveu sobretudo ao baixo nível de exigência e à ignorância típicas de qualquer adolescente a iniciar-se na pratica do audio.

Hoje, muito mais exigente e com uma bagagem confortável tanto no que se refere a som ao vivo como a som reproduzido para usar como referência ou termo de comparação, concordo com o Digital Man: a generalidade do som nos xôs é bastante má (em parte devido às características desfavoráveis de muitos dos espaços).

R
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil - Página 8 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Os 10 Mitos do Vinil
Ir para o topo 
Página 8 de 11Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... 7, 8, 9, 10, 11  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Vàlvulas!, questões, respostas e mitos !
» Vinil HD
» Vinil... O Hip Hop em vinil - uma breve história.
» Vinil Cut
» 41 discos só para despachar por 20 euritos a levantar no Porto

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: