Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Os 10 Mitos do Vinil

Ir para baixo 
+25
nbunuel
reirato
Digital Man
sergiofilipe
mannitheear
Wolfgangvondi
RMD audio
Pierre
ricardo onga-ku
MikeF
TD124
cabb
Mister W
fredy
jorge.henriques
PALUSE
anibalpmm
Milton
Alexandre Vieira
Vinil
Palmas
ruifigueiredo
Mozarteano
GALVEIAS
António José da Silva
29 participantes
Ir à página : 1, 2, 3 ... 9, 10, 11  Seguinte
AutorMensagem
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 15:23

Não sei se já conhecem os famosos 10 Mitos do Vinil?...
O primeiro grande mito é «Vinyl always sounds better than CD». smedley


E já agora, o 10º grande mito: «Belt-driven turntables are better than direct-drive turntables»  dvil


http://wiki.hydrogenaud.io/index.php?title=Myths_(Vinyl)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 15:42

Digital Man escreveu:
Não sei se já conhecem os famosos 10 Mitos do Vinil?...
O primeiro grande mito é «Vinyl always sounds better than CD». smedley


E já agora, o 10º grande mito: «Belt-driven turntables are better than direct-drive turntables»  dvil


http://wiki.hydrogenaud.io/index.php?title=Myths_(Vinyl)


Eu neste aspeto sigo o teu conselho dado no PP vs. SE, e sigo os meus ouvidos. Mitos, medições e outras tangas não me entram nos ouvidos. smedley

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Os 10 Mitos do Vinil 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
GALVEIAS
Membro AAP
GALVEIAS


Mensagens : 138
Data de inscrição : 06/03/2012
Idade : 57

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 15:56

Será que no audio só existem mitos para o vinil Os 10 Mitos do Vinil 447836

Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 60
Localização : Usuário BANIDO

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 15:59

Os mitos do vinilo são as pessoas que os criam, como eh que numa reprodução tao natural como no analógico podem haver mitos?
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 16:02

António José da Silva escreveu:
Eu neste aspeto sigo o teu conselho dado no PP vs. SE, e sigo os meus ouvidos. Mitos, medições e outras tangas não me entram nos ouvidos. smedley

Os 10 Mitos do Vinil 22692

Orquestra
Enjoy the music!
Ir para o topo Ir para baixo
GALVEIAS
Membro AAP
GALVEIAS


Mensagens : 138
Data de inscrição : 06/03/2012
Idade : 57

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 16:02

Citação :
Mozarteano escreveu...
Os mitos do vinilo são as pessoas que os criam

Plenamente de acordo.
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 16:09

Para equilibrar deixo aqui da mesma origem as vantagens do vinil, ou seja a resposta à questão:

«Why invest in an obsolete, 50+ year old music medium?»

Possivelmente vocês têm razão e, tal como nos mitos, também devem ser um conjunto de inverdades... dvil


http://wiki.hydrogenaud.io/index.php?title=Advantages_of_Vinyl
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 16:15

Já agora, esta é a minha vantagem favorita: dvil

http://wiki.hydrogenaud.io/index.php?title=Advantages_of_Vinyl escreveu:
The ritual of playing a record - of pulling it out of its sleeve, placing it on the turntable and playing it - may often compel the listener to focus on the music in a more dedicated way than when listening to a CD or to computer-based music.
Completely independently of any sound quality differences, this ritual, like the rituals involved in live music listening, might substantially improve the enjoyment of the music.

smedley
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 16:17

Digital Man escreveu:
Já agora, esta é a minha vantagem favorita: dvil

http://wiki.hydrogenaud.io/index.php?title=Advantages_of_Vinyl escreveu:
The ritual of playing a record - of pulling it out of its sleeve, placing it on the turntable and playing it - may often compel the listener to focus on the music in a more dedicated way than when listening to a CD or to computer-based music.
Completely independently of any sound quality differences, this ritual, like the rituals involved in live music listening, might substantially improve the enjoyment of the music.

smedley


Já para não falar no som. smedley

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Os 10 Mitos do Vinil 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ruifigueiredo
Membro AAP
ruifigueiredo


Mensagens : 163
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39
Localização : Seixal

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 16:24

Os 10 Mitos do Vinil 675116 Não digam nada... limitemo-nos a divulgar todas as "desvantagens e mitos" do vinil. Às tantas quanto menos adeptos da moda houver, mais em conta ficarão os nossos queridos discos para podermos engrossar as nossas colecções a preços de tecnologia obsoleta, como se quer fazer crer.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 16:27

ruifigueiredo escreveu:
Os 10 Mitos do Vinil 675116   Não digam nada... limitemo-nos a divulgar todas as "desvantagens e mitos" do vinil. Às tantas quanto menos adeptos da moda houver, mais em conta ficarão os nossos queridos discos para podermos engrossar as nossas colecções a preços de tecnologia obsoleta, como se quer fazer crer.

Boa ideia. Os 10 Mitos do Vinil 675116


Aliás, ainda tenho muitos maravilhosos e superiores CêDês que estou disposto a trocar por horrorosos, mal sonantes, obsoletos e cheios de cliques e pops dos vinis. Os 10 Mitos do Vinil 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Os 10 Mitos do Vinil 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 16:32

António José da Silva escreveu:

Aliás, ainda tenho muitos maravilhosos e superiores CêDês que estou disposto a trocar por horrorosos, mal sonantes, obsoletos e cheios de cliques e pops dos vinis. Os 10 Mitos do Vinil 491368

Podes tirar o cavalo da chuva porque se vai molhar para nada, coitado! lol!

Contrariamente ao que diz o artigo, os discos pretos já estão ao mesmo preço e muitas vezes estão mais caros do que o CD, e a tendência é que isto se agrave mais ainda nos próximos anos.

O mito do vinil está imparável! dvil
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 60
Localização : Usuário BANIDO

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 16:39

Digital Man escreveu:

Contrariamente ao que diz o artigo, os discos pretos já estão ao mesmo preço e muitas vezes estão mais caros do que o CD, e a tendência é que isto se agrave mais ainda nos próximos anos.

O mito do vinil está imparável!  dvil

Depende dos discos! Se forem os tais discos de prensagem audiofila que se vendem custam fortunas, um completo non sense. Em Inglaterra existem como sabem dezenas de feiras de vinilo usado e ainda ha dias adquiri numa das minhas muitas incursões a estas feiras, um vinilo por £8 com uma qualidade sonora estonteante.
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 17:26

Mozarteano escreveu:
Depende dos discos! Se forem os tais discos de prensagem audiofila que se vendem custam fortunas, um completo non sense. Em Inglaterra existem como sabem dezenas de feiras de vinilo usado e ainda ha dias adquiri numa das minhas muitas incursões a estas feiras, um vinilo por £8 com uma qualidade sonora estonteante.

Isso são 10Eur. A Fnac vende agora um montão de CD's (novos) de vários estilos musicais a 5Eur... Cool
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 17:46

Digital Man escreveu:
Mozarteano escreveu:
Depende dos discos! Se forem os tais discos de prensagem audiofila que se vendem custam fortunas, um completo non sense. Em Inglaterra existem como sabem dezenas de feiras de vinilo usado e ainda ha dias adquiri numa das minhas muitas incursões a estas feiras, um vinilo por £8 com uma qualidade sonora estonteante.

Isso são 10Eur. A Fnac vende agora um montão de CD's (novos) de vários estilos musicais a 5Eur... Cool


Mas que 5 euros tão mal gastos. dvil

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Os 10 Mitos do Vinil 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ruifigueiredo
Membro AAP
ruifigueiredo


Mensagens : 163
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39
Localização : Seixal

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 17:57

Digital Man escreveu:
Isso são 10Eur. A Fnac vende agora um montão de CD's (novos) de vários estilos musicais a 5Eur... Cool

O inverso é que seria o paraiso. Não se justifica minimamente que o formato velho, cheio de problemas e que dá tanto trabalho a operar seja, afinal, mais caro.

Mozarteano escreveu:
Em Inglaterra existem como sabem dezenas de feiras de vinilo usado e ainda ha dias adquiri numa das minhas muitas incursões a estas feiras, um vinilo por £8 com uma qualidade sonora estonteante.

Pois, acredito. O problema é que raramente se encontram pérolas dignas desse nome em feiras em portugal. No jazz, por exemplo, a generalidade dos discos que se vendem (quando se vendem) são coisas sem grande interesse. Não esquecer que somos um país cuja nicho intelectual da população (que era quem ouvia jazz nos anos 60, 70 e 80) tinha uma expressão muito reduzida face aos restantes países livres e mais desenvolvidos. Quem os tem, os que interessam, não os vende em feiras. E os que se vendem novos baratos, geralmente são redundantes em qualidade face ao cd, pelo que nos restam as edições caras. Sinceramente já estou mais virado para ter poucos discos mas realmente bons do que comprar tudo o que vejo e não retirar verdadeiro de nenhum.

Isto no nosso cenário, claro. Se vivesse ou frequentasse lugares como Londres ou Berlim ou outras mecas do vinil, teria todo o gosto em pagar menos pelos discos.

Aliás é nesse sentido que eu gostaria que a conversa fosse - divulgar as fraquezas incontornáveis do vinil para ver se as feiras se enchiam de bons discos ao preço da chuva.

Bahhh, não vale nada! Bandidos, a vender banha da cobra sobre esses discos pretos a anos luz do digital! Os 10 Mitos do Vinil 693932
Ir para o topo Ir para baixo
Palmas
Membro AAP
Palmas


Mensagens : 330
Data de inscrição : 27/05/2014
Idade : 58
Localização : Maia e Coimbra

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 18:21

Mozarteano escreveu:
Os mitos do vinilo são as pessoas que os criam, como eh que numa reprodução tao natural como no analógico podem haver mitos?


Os 10 Mitos do Vinil 265963 Os 10 Mitos do Vinil 265963 Os 10 Mitos do Vinil 265963 Os 10 Mitos do Vinil 265963 Os 10 Mitos do Vinil 265963 Os 10 Mitos do Vinil 265963 Os 10 Mitos do Vinil 265963 Os 10 Mitos do Vinil 265963
Ir para o topo Ir para baixo
Palmas
Membro AAP
Palmas


Mensagens : 330
Data de inscrição : 27/05/2014
Idade : 58
Localização : Maia e Coimbra

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 18:23

Digital Man escreveu:
Já agora, esta é a minha vantagem favorita: dvil

http://wiki.hydrogenaud.io/index.php?title=Advantages_of_Vinyl escreveu:
The ritual of playing a record - of pulling it out of its sleeve, placing it on the turntable and playing it - may often compel the listener to focus on the music in a more dedicated way than when listening to a CD or to computer-based music.
Completely independently of any sound quality differences, this ritual, like the rituals involved in live music listening, might substantially improve the enjoyment of the music.

smedley
Esta preparação e antecipação equivale à forma como se despe uma mulher? Então o vinyl não tem concorrencia à altura! Os 10 Mitos do Vinil 693932
Ir para o topo Ir para baixo
Vinil
Membro AAP
Vinil


Mensagens : 638
Data de inscrição : 10/07/2010
Idade : 46
Localização : Amadora

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 18:24

ruifigueiredo escreveu:
Os 10 Mitos do Vinil 675116   Não digam nada... limitemo-nos a divulgar todas as "desvantagens e mitos" do vinil. Às tantas quanto menos adeptos da moda houver, mais em conta ficarão os nossos queridos discos para podermos engrossar as nossas colecções a preços de tecnologia obsoleta, como se quer fazer crer.

Os 10 Mitos do Vinil 22692 é mesmo isto!
Ir para o topo Ir para baixo
http://oaltifalante.blogspot.pt/
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 19:42

No ebay também vão aparecendo muitos títulos... Pelo que tenho visto:

- Bons CDs normalmente na casa dos 2-3Eur, mas se forem raros podem passar dos 10Eur.
- Bons discos pretos à volta dos 7-15Eur... Se novos ou raros podem atira-se para cima dos 20Eur. Já vi alguns acima dos 50Eur.

Tenho uma amigo que tem encontrado algumas pérolas.
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 20:10

Palmas escreveu:
Digital Man escreveu:
Já agora, esta é a minha vantagem favorita: dvil

http://wiki.hydrogenaud.io/index.php?title=Advantages_of_Vinyl escreveu:
The ritual of playing a record - of pulling it out of its sleeve, placing it on the turntable and playing it - may often compel the listener to focus on the music in a more dedicated way than when listening to a CD or to computer-based music.
Completely independently of any sound quality differences, this ritual, like the rituals involved in live music listening, might substantially improve the enjoyment of the music.

smedley
Esta preparação e antecipação equivale à forma como se despe uma mulher? Então o vinyl não tem concorrencia à altura! Os 10 Mitos do Vinil 693932

Talvez a tarefa de lavar os discos seja a menos interessante... lol!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 20:12

Digital Man escreveu:


Talvez a tarefa de lavar os discos seja a menos interessante... lol!


É igual, despir ou dar banhinho, é tudo bom. Os 10 Mitos do Vinil 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Os 10 Mitos do Vinil 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 21:14

Outro mito do vinil

[b]Os vinis mais pesados tocam melhor que os mais leves[/b lol!

Enfim, também eu fui totó para acreditar nesta patranha, e fui durante tempo! Os 10 Mitos do Vinil 524928826

Mas tenho quase a certeza que vão aparecer por aqui uns quantos (se não tiveram vergonha lol!) a dizer que sim, o peso do vinil tem importância - quando na verdade o que interessa é a qualidade da impressão.

Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 60
Localização : Usuário BANIDO

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 21:33

Palmas escreveu:
Mozarteano escreveu:
Os mitos do vinilo são as pessoas que os criam, como eh que numa reprodução tao natural como no analógico podem haver mitos?


Os 10 Mitos do Vinil 265963 Os 10 Mitos do Vinil 265963 Os 10 Mitos do Vinil 265963 Os 10 Mitos do Vinil 265963 Os 10 Mitos do Vinil 265963 Os 10 Mitos do Vinil 265963 Os 10 Mitos do Vinil 265963 Os 10 Mitos do Vinil 265963

Os 10 Mitos do Vinil 317942
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 21:52

Mas se querem rir à gargalhada leiam este artigo que começa com o autor escandalizado:

Rich Pell escreveu:
I still get emails from non-technical vinyl LP fans who insist that the legacy format is technically superior to CD/digital...

smedley

http://www.eetimes.com/author.asp?doc_id=1283449

Este artigo é de 2010 e os emails terão surgido na origem do primeiro artigo de 2007 sobre os mitos de que o vinil era melhor que o cd, em que é referido que havia um blog com o título absurdo "Vinyl May Be Final Nail in CD's Coffin". O mito da superioridade do vinil já era forte em 2007!

smedley

http://www.eetimes.com/author.asp?section_id=1&doc_id=1283408


Há cada mito! Então alguma vez o vinil poderia ser tecnicamente superior ao CD?! Os 10 Mitos do Vinil 317942

Talvez algo não muito diferente do fenómeno transistor vs válvula... De um lado a maioria dos técnicos, do outro a maioria os audiófilos. lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 22:09

Hà medida que o vinil vai (re)conquistando terreno, os mitos começam a aparecer...

Este artigo mais recente aprofunda 3 dos mitos (ou verdades?) curiosos, especialmente o último, que toca o tema dos vinis mais recentes, que partem de uma fonte digital e não analógica... Mito ou verdade? Os discos para serem bons têm que nascer de um master analógico?! scratch
Esta questão é importante porque pode significar que só os discos antigos são puros!  dvil

http://theampedblog.com/2014/07/3-myths-vinyl-arent-credible-seem/
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 22:15

Para mim, o maior mito não é o do vinil, para mim o verdadeiro mito foi o CD. E também eu cai na esparrela.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Os 10 Mitos do Vinil 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 22:18

ruifigueiredo escreveu:
[ Sinceramente já estou mais virado para ter poucos discos mas realmente bons do que comprar tudo o que vejo e não retirar verdadeiro de nenhum.


Estás como eu !
Tenho talvez 20% de discos que considero realmente bons...os outros "ouvem-se"
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 22:24

António José da Silva escreveu:
Para mim, o maior mito não é o do vinil, para mim o verdadeiro mito foi o CD. E também eu cai na esparrela.

E outros cairam no mito dos transistores e outros no mito dos PP, etc. dvil
Nem tudo o que é novo e mede bem é melhor...

E sobre o novo material vinil, obtido a partir do digital, não estar ao nível dos vinils de fonte analógica? Mito ou verdade? scratch
(pergunto porque não sei)
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 22:31

Digital Man escreveu:
[

E sobre o novo material vinil, obtido a partir do digital, não estar ao nível dos vinils de fonte analógica? Mito ou verdade? scratch
(pergunto porque não sei)

É verdade !
Mas atenção porque se as masters forem digitais na origem (anos 90) o vinil é muito bom.
O problema é que certas editoras de meia tijela começaram a produzir mal e porcamente vinil apartir de cds
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 22:32

A minha preferência vai para 100% analógico em todas as etapas, e depois vou reduzindo a minha exigência até chegar ao vinil (independentemente do resto). Os 10 Mitos do Vinil 424293


Mas os meus tostões vão todos para os belos vinyl records.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Os 10 Mitos do Vinil 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 60
Localização : Usuário BANIDO

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 22:47

ruifigueiredo escreveu:
Digital Man escreveu:
Isso são 10Eur. A Fnac vende agora um montão de CD's (novos) de vários estilos musicais a 5Eur... Cool

O inverso é que seria o paraiso. Não se justifica minimamente que o formato velho, cheio de problemas e que dá tanto trabalho a operar seja, afinal, mais caro.

Mozarteano escreveu:
Em Inglaterra existem como sabem dezenas de feiras de vinilo usado e ainda ha dias adquiri numa das minhas muitas incursões a estas feiras, um vinilo por £8 com uma qualidade sonora estonteante.

Pois, acredito. O problema é que raramente se encontram pérolas dignas desse nome em feiras em portugal. No jazz, por exemplo, a generalidade dos discos que se vendem (quando se vendem) são coisas sem grande interesse. Não esquecer que somos um país cuja nicho intelectual da população (que era quem ouvia jazz nos anos 60, 70 e 80) tinha uma expressão muito reduzida face aos restantes países livres e mais desenvolvidos. Quem os tem, os que interessam, não os vende em feiras. E os que se vendem novos baratos, geralmente são redundantes em qualidade face ao cd, pelo que nos restam as edições caras. Sinceramente já estou mais virado para ter poucos discos mas realmente bons do que comprar tudo o que vejo e não retirar verdadeiro de nenhum.

Isto no nosso cenário, claro. Se vivesse ou frequentasse lugares como Londres ou Berlim ou outras mecas do vinil, teria todo o gosto em pagar menos pelos discos.

Aliás é nesse sentido que eu gostaria que a conversa fosse - divulgar as fraquezas incontornáveis do vinil para ver se as feiras se enchiam de bons discos ao preço da chuva.

Bahhh, não vale nada! Bandidos, a vender banha da cobra sobre esses discos pretos a anos luz do digital! Os 10 Mitos do Vinil 693932

Em feiras encontram-se discos raros mas que atingem preços quase proibitivos, devido as prensagens e porque valem muito no mundo do coleccionismo, recordo exemplos: Black Sabbath, Stones (Stick Fingers), Led Zeppelin, Beatles, Pink Floyd,  King Crimson (tenho este disco avaliado em £300, porque deu-se a coincidência de o ter comprado em Inglaterra tinha eu 12 anos, logo foi uma das primeiras prensagens do animal), Jethro Tull,  X-Ray Spex, entre dezenas de outros, tudo tem a haver com o que cada disco significa para o consumidor, o que ele vale nos circuitos de usados, e uns compram-no porque vale dinheiro e raramente o ouvem, e outros compram porque valorizam a musica e sentem-na e eh nesse lote que a minha pessoa esta' incluída.

Na Fnac não se compra musica, ou melhor compra-se muito raramente de facto boa musica. Os cd's que se vendem a Euros 5, são de requentadas e mas edições, mas remasterizacoes, Made In EEU, sem saber qual o pais de origem. Em Inglaterra existem umas lojas chamadas Pound Shop, tal como o nome indica tudo o que se vende custa £1, ou seja todas elas vendem também cd's a £1, quer eu dizer com isto que esses mesmo cd's são vendidos na Fnac a 5 ''heróis'', grande lucro pelo meio e gravações fracas do principio ao fim, muito raramente se encontram gravações jeitosas...

No ano passado houve uma bela iniciativa na LX-Factory a primeira feira do vinilo, estive presente, estava uns dias em Portugal nessa altura e por la encontrava-se grandes discos de valor elevado também, recordo os Tantra, a Banda do Casaco que estavam a venda por 150 heróis, alem de ter visto alguns ilustres users daqui do forum a visitar as capelinhas.


Última edição por Mozarteano em Qua Nov 12 2014, 22:53, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 22:49

Milton escreveu:
Digital Man escreveu:
[

E sobre o novo material vinil, obtido a partir do digital, não estar ao nível dos vinils de fonte analógica? Mito ou verdade? scratch
(pergunto porque não sei)

É verdade !
Mas atenção porque se as masters forem digitais na origem (anos 90) o vinil é muito bom.
O problema é que certas editoras de meia tijela começaram a produzir mal e porcamente vinil apartir de cds

Nesse caso, se tivéssemos uma máquina de fazer discos, transformávamos nós todos os CD's que apanhássemos em discos de vinil, tal como Cristo transformou a água em vinho... dvil

(já agora até podia haver lojas do tipo - Traga os seus CD's e leve-os em vinil) lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 22:56

Penso que um dos melhores álbuns dos Talking Heads o Stop Making Sense, publicitava orgulhosamente que o seu som era melhor porque a gravação era digital.

Obviamente estamos a falar dos primórdios do digital, mas que lá aquilo toca bem, lá isso toca.

Depois quando surgiu o Cd, que tinha um som completamente diferente do vinil, especialmente os dac´s de primeira geração que coloriam o som, ao invés de o apresentar como ele realmente é, todos compraram cd´s e os vinil cheios de estática lá ficaram encostados. Eu pessoalmente sempre considerei o vinil a minha primeira escolha embora, admita que para mim a música é ainda mais importante que o suporte, isto porque existem bons leitores de cd´s e ao mesmo tempo, a dada altura não se conseguia comprar música em vinil a não ser nas feiras.

Hoje a limpeza dos discos é essencial para se retirar o seu som em plenitude e sem o ruído de fundo que tanto desagrada quem gosta de escutar com profundidade o que realmente ouve, o mesmo se aplica aos cd´s, ao contrário do que muitos se pensa, os cd´s devem ser limpos com produtos específicos para deles se retirar toda a informação.

Mas num comparativo directo, claro que os discos tocam bastante melhor que os cd´s e para se comparem os sons dos aparelhos em disputa, o leitor de cd´s tem que pelo menos custar 10 vezes mais que o gira para que se possa pelo menor efetuar um comparativo minimamente justo.

Quando ao resto "são peaners"!
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 60
Localização : Usuário BANIDO

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 23:02

Ouvir uma K7 MA-XG num Sony 950ES, direi que a qualidade sonora deste e desta esta' ao nível sem receio de desmentido senao mesmo superior ao uma fonte digital qualquer, isto sem qualquer ideologia fundamentalista da coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 23:07

Mozarteano escreveu:
Ouvir uma K7 MA-XG num Sony 950ES, direi que a qualidade sonora deste e desta esta' ao nível sem receio de desmentido senao mesmo superior ao uma fonte digital qualquer, isto sem qualquer ideologia fundamentalista da coisa.


Até uma TDK SA-X é um espectáculo, mesmo não sendo da qualidade da MA-XG.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Os 10 Mitos do Vinil 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 23:09

Mozarteano escreveu:
Em feiras encontram-se discos raros mas que atingem preços quase proibitivos, devido as prensagens e porque valem muito no mundo do coleccionismo, recordo exemplos: Black Sabbath, Stones (Stick Fingers), Led Zeppelin, Beatles, Pink Floyd,  King Crimson (tenho este disco avaliado em £300, porque deu-se a coincidência de o ter comprado em Inglaterra tinha eu 12 anos), Jethro Tull,  X-Ray Spex, entre dezenas de outros, tudo tem a haver com o que cada disco significa para o consumidor, o que ele vale nos circuitos de usados, e uns compram-no porque vale dinheiro e raramente o ouvem, e outros compram porque valorizam a musica e sentem-na e eh nesse lote que a minha pessoa esta' incluída.

Na Fnac não se compra musica, ou melhor compra-se muito raramente de facto boa musica. Os cd's que se vendem a Euros 5, são de requentadas e mas edições, mas remasterizacoes, Made In EEU, sem saber qual o pais de origem. Em Inglaterra existem umas lojas chamadas Pound Shop, tal como o nome indica tudo o que se vende custa £1, ou seja todas elas vendem também cd's a £1, quer eu dizer com isto que esses mesmo cd's são vendidos na Fnac a 5 ''heróis'', grande lucro pelo meio e gravações fracas do principio ao fim, muito raramente se encontram gravações jeitosas...

No ano passado houve uma bela iniciativa na LX-Factory a primeira feira do vinilo, estive presente, estava uns dias em Portugal nessa altura e por la encontrava-se grandes discos de valor elevado também, recordo os Tantra, a Banda do Casaco que estavam a venda por 150 heróis, alem de ter visto alguns ilustres users daqui do forum a visitar as capelinhas.

Mas o que dita o valor muito elevado de alguns discos?!

Por exemplo:

Horace Silver Quintet (mono),  £245 no Ebay: http://www.ebay.co.uk/itm/FINGER-POPPIN-with-THE-HORACE-SILVER-QUINTET-rare-USA-BLUE-NOTE-mono-LP-/400800530979?pt=UK_Records&hash=item5d5192c223

ALAN SKIDMORE QUINTET, £325 no Ebay: http://www.ebay.co.uk/itm/ALAN-SKIDMORE-QUINTET-ONCE-UPON-A-TIME-UK-DERAM-NOVA-JAZZ-LP-1ST-PRESS-1W-1W-/371082783348?pt=UK_Records&hash=item566641ea74

Já um CD do ASQ custa... £6 - http://www.ebay.co.uk/itm/Alan-Skidmore-Quintet-Once-Upon-A-Time-Vocalion-CDSML-8406-2005-/141459873280?pt=UK_CDsDVDs_CDs_CDs_GL&hash=item20efaa5e00

Agora, este só pode ser engano e tem um zero a mais - THE SPONTANEOUS MUSIC ENSEMBLE, £3.500 - http://www.ebay.co.uk/itm/THE-SPONTANEOUS-MUSIC-ENSEMBLE-CHALLENGE-UK-EYEMARK-LP-1966-BRITISH-JAZZ-/371081569174?pt=UK_Records&hash=item56662f6396


Um bom colecionador tem 20 discos?! Os 10 Mitos do Vinil 317942
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 60
Localização : Usuário BANIDO

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 23:10

António José da Silva escreveu:
Mozarteano escreveu:
Ouvir uma K7 MA-XG num Sony 950ES, direi que a qualidade sonora deste e desta esta' ao nível sem receio de desmentido senao mesmo superior ao uma fonte digital qualquer, isto sem qualquer ideologia fundamentalista da coisa.


Até uma TDK SA-X é um espectáculo, mesmo não sendo da qualidade da MA-XG.

Sim, correcto! Tenho umas boas dezenas delas e ouço-as quando posso e tenho disponibilidade, e continuam a encantar!
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 23:10

Mozarteano escreveu:
Ouvir uma K7 MA-XG num Sony 950ES, direi que a qualidade sonora deste e desta esta' ao nível sem receio de desmentido senao mesmo superior ao uma fonte digital qualquer, isto sem qualquer ideologia fundamentalista da coisa.

Pois quanto às Cassetes é que eu nunca concordei que efetivamente fossem superiores ao cd ou ao vinil.

Mas no audio como disse o Milton quem julga são os meus ouvidos e oiço a música com a qualidade que a minha carteira permite Os 10 Mitos do Vinil 424293

Mas eu como já engoli tantos sapos faz uns anos para cá, nomeadamente com os cabos power que jurava a pés juntos que não tinham interferência no resultado final e hoje acredito no inverso (por decurso das minhas experiências e das experiências que outros amigos me proporcionaram) talvez ouvido esse seu sistema, ou um similar, me faça mudar de ideias...
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 60
Localização : Usuário BANIDO

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 23:13

Alexandre Vieira escreveu:
Mozarteano escreveu:
Ouvir uma K7 MA-XG num Sony 950ES, direi que a qualidade sonora deste e desta esta' ao nível sem receio de desmentido senao mesmo superior ao uma fonte digital qualquer, isto sem qualquer ideologia fundamentalista da coisa.

Pois quanto às Cassetes é que eu nunca concordei que efetivamente fossem superiores ao cd ou ao vinil.


Ao vinilo poderá' ser discutível, depende da qualidade do vinilo e do prato que o toca, mas quanto ao CD, acredita, e ''olha'' que ja' ca' ando ha' alguns anos nisto!
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 23:25

Digital Man escreveu:
Mozarteano escreveu:
Em feiras encontram-se discos raros mas que atingem preços quase proibitivos, devido as prensagens e porque valem muito no mundo do coleccionismo, recordo exemplos: Black Sabbath, Stones (Stick Fingers), Led Zeppelin, Beatles, Pink Floyd,  King Crimson (tenho este disco avaliado em £300, porque deu-se a coincidência de o ter comprado em Inglaterra tinha eu 12 anos), Jethro Tull,  X-Ray Spex, entre dezenas de outros, tudo tem a haver com o que cada disco significa para o consumidor, o que ele vale nos circuitos de usados, e uns compram-no porque vale dinheiro e raramente o ouvem, e outros compram porque valorizam a musica e sentem-na e eh nesse lote que a minha pessoa esta' incluída.

Na Fnac não se compra musica, ou melhor compra-se muito raramente de facto boa musica. Os cd's que se vendem a Euros 5, são de requentadas e mas edições, mas remasterizacoes, Made In EEU, sem saber qual o pais de origem. Em Inglaterra existem umas lojas chamadas Pound Shop, tal como o nome indica tudo o que se vende custa £1, ou seja todas elas vendem também cd's a £1, quer eu dizer com isto que esses mesmo cd's são vendidos na Fnac a 5 ''heróis'', grande lucro pelo meio e gravações fracas do principio ao fim, muito raramente se encontram gravações jeitosas...

No ano passado houve uma bela iniciativa na LX-Factory a primeira feira do vinilo, estive presente, estava uns dias em Portugal nessa altura e por la encontrava-se grandes discos de valor elevado também, recordo os Tantra, a Banda do Casaco que estavam a venda por 150 heróis, alem de ter visto alguns ilustres users daqui do forum a visitar as capelinhas.

Mas o que dita o valor muito elevado de alguns discos?!

Por exemplo:

Horace Silver Quintet (mono),  £245 no Ebay: http://www.ebay.co.uk/itm/FINGER-POPPIN-with-THE-HORACE-SILVER-QUINTET-rare-USA-BLUE-NOTE-mono-LP-/400800530979?pt=UK_Records&hash=item5d5192c223

ALAN SKIDMORE QUINTET, £325 no Ebay: http://www.ebay.co.uk/itm/ALAN-SKIDMORE-QUINTET-ONCE-UPON-A-TIME-UK-DERAM-NOVA-JAZZ-LP-1ST-PRESS-1W-1W-/371082783348?pt=UK_Records&hash=item566641ea74

Já um CD do ASQ custa... £6 - http://www.ebay.co.uk/itm/Alan-Skidmore-Quintet-Once-Upon-A-Time-Vocalion-CDSML-8406-2005-/141459873280?pt=UK_CDsDVDs_CDs_CDs_GL&hash=item20efaa5e00

Agora, este só pode ser engano e tem um zero a mais -  THE SPONTANEOUS MUSIC ENSEMBLE, £3.500 - http://www.ebay.co.uk/itm/THE-SPONTANEOUS-MUSIC-ENSEMBLE-CHALLENGE-UK-EYEMARK-LP-1966-BRITISH-JAZZ-/371081569174?pt=UK_Records&hash=item56662f6396


Um bom colecionador tem 20 discos?! Os 10 Mitos do Vinil 317942


Amigo DM, os bons e raros discos de prog-Rocck e psicadélico, andam entre as 100 e as 5000 libras. Os 10 Mitos do Vinil 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Os 10 Mitos do Vinil 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 60
Localização : Usuário BANIDO

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 23:25

Digital Man escreveu:

Mas o que dita o valor muito elevado de alguns discos?!

Um bom colecionador tem 20 discos?! Os 10 Mitos do Vinil 317942[/quote]

Como tive a oportunidade de explicar, tudo depende de vários factores, prensagem e o numero desta e o valor que ele tem no mercado em termos históricos, logo a procura que o disco tem naturalmente.

Porque não? Depende desses 20 discos, poderia dar um lista segundo minha visão de 20 discos de grande valor comercial e musical e poderia ser considerado coleccionador de vinilo, este duo tem que estar sempre presente, ''se falta um destes elementos'', ja não sera tao valiosa a ''colecccao''!

Ser coleccionador não significa ter milhares de discos, concerteza que todos eles não terao o mesmo valor comercial. Eu tenho algumas centenas de vinilo, não me considero coleccionador, mas pelo meio tenho alguns que valem dinheiro...Na altura que os comprei não fazia ideia que 30 ou 40 anos depois valessem tanto dinheiro, comprei-os por paixão a' musica e porque tive bons professores. Os 10 Mitos do Vinil 491368
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 23:28

Alexandre Vieira escreveu:

Pois quanto às Cassetes é que eu nunca concordei que efetivamente fossem superiores ao cd ou ao vinil.

Estas "cassetes" batem tudo... Os 10 Mitos do Vinil 491368
Os 10 Mitos do Vinil 6a00d83452989a69e201116858d0e4970c-800wi
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 23:29

António José da Silva escreveu:
Amigo DM, os bons e raros discos de prog-Rocck e psicadélico, andam entre as 100 e as 5000 libras. Os 10 Mitos do Vinil 491368

Os 10 Mitos do Vinil 317942 Os 10 Mitos do Vinil 317942 Os 10 Mitos do Vinil 317942
Ir para o topo Ir para baixo
Mozarteano
Membro AAP
Mozarteano


Mensagens : 770
Data de inscrição : 26/08/2010
Idade : 60
Localização : Usuário BANIDO

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 23:34

Digital Man escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:

Pois quanto às Cassetes é que eu nunca concordei que efetivamente fossem superiores ao cd ou ao vinil.

Estas "cassetes" batem tudo... Os 10 Mitos do Vinil 491368
Os 10 Mitos do Vinil 6a00d83452989a69e201116858d0e4970c-800wi

Bem, o equipamento que le essa fitas eh de facto de grande qualidade.
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 23:48

António José da Silva escreveu:
Para mim, o maior mito não é o do vinil, para mim o verdadeiro mito foi o CD. E também eu cai na esparrela.
eu nunca caí nesse mito, felizmente Os 10 Mitos do Vinil 22692
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 23:50

Digital Man escreveu:
António José da Silva escreveu:
Para mim, o maior mito não é o do vinil, para mim o verdadeiro mito foi o CD. E também eu cai na esparrela.

E outros cairam no mito dos transistores e outros no mito dos PP, etc. dvil
Nem tudo o que é novo e mede bem é melhor...

E sobre o novo material vinil, obtido a partir do digital, não estar ao nível dos vinils de fonte analógica? Mito ou verdade? scratch
(pergunto porque não sei)
geralmente são edições pouco cuidadas e nota-se que a gravação não é grande espingarda, mas compro quando a alternativa é comprar o cd
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQua Nov 12 2014, 23:57

Mais 10 mitos sobre o vinil, creio que todos diferentes dos anteriores...

Penso que gostarão de saber que é um mito que #9 "Vinyl is Dead" lol!

Ou então que é um mito que #2 "Record labels are glued on"

http://www.recordpressing.com/2010/03/top-ten-vinyl-record-myths-2/
Ir para o topo Ir para baixo
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQui Nov 13 2014, 02:31

Digital Man escreveu:


Há cada mito! Então alguma vez o vinil poderia ser tecnicamente superior ao CD?! Os 10 Mitos do Vinil 317942

Talvez algo não muito diferente do fenómeno transistor vs válvula... De um lado a maioria dos técnicos, do outro a maioria os audiófilos. lol!

Orquestra
O nosso amigo Digital continua a judiar a rapaziada do vinil.
De facto eu concordo que o CD é tecnicamente superior ao LP.
Não estou a impor que o suporte digital seja superior ao analógico ou vice-versa, o que opino é que o suporte óptico do disco compacto é muito à frente do sistema do vinil.
Pena tenho que a Philips não tenha avançado com o disco compacto analógico. Apesar da possibilidade de existir dificuldades técnicas com as interfaces ópticas a nível de ruído e distorção, era mandatório um sistema de modulação para facilitar o transporte da informação e claro que deveria existir algum tipo de igualização para melhorar a prestação do áudio. A realidade é que não tenho ideia do sistema utilizado nas pista analógicas de áudio do Laserdisc e quais as características.
De qualquer modo, o CD "Analog Audio" deveria fazer as delicias dos utilizadores com a possibilidade de polir o disco para retirar as interferências causadas pelos riscos; ao bom estilo do velho vinil e do Laserdisc.
Para finalizar, deveriam aparecer os lasers OEM da Jico e outros fabricantes, com projeção elitica, SAS, Fineline, Hiper elitica, Shibata e com cores diferentes na tentativa de obter a melhor extração possível da informação analógica da ténues espiras protegidas pelo média transparente.
Era só mais um templo para se realizarem mais uns rituais...
smedley
Ir para o topo Ir para baixo
jorge.henriques
Membro AAP
jorge.henriques


Mensagens : 1255
Data de inscrição : 07/11/2014
Idade : 53
Localização : Águeda

Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil EmptyQui Nov 13 2014, 09:26

Para mim, há vantagens e desvantagens associadas ao vinil e ao cd quando os comparamos.

Uma grande vantagem do vinil são as capas. Algumas verdadeiras obras de arte. Isto é impossível de se reconhecer no cd (dado o seu tamanho).

Uma grande vantagem do cd é a sua utilização mais prática. Facilmente avançamos no tempo da faixa e saltamos entre elas sem necessidade de nos levantarmos do sofá.

O vinil necessita de muito mais espaço para arrumação.

O cd acompanha-nos com maior facilidade no carro, num passeio, ....

O cd é, normalmente, mais barato que o vinil.

Os cuidados com a preservação do vinil são muito superiores quando comparados com o cd.

Não é verdade que o vinil toque melhor que o cd. Tenho dezenas de álbuns em ambos os formatos e por vezes, em tertúlias com amigos, chegamos a esta conclusão.

Concluía dizendo que, não sendo fundamentalista, o que importa é ouvir música. Vinil, cd ou até cassete... MP3/FLAC é que não porque, nascido nos 70's, criei uma relação muito forte com o suporte.

Ainda esta semana deixei um repto a uns jovens com quem trabalho: "Não querem colocar todos os vossos discos 'na nuvem' e depois oferecem-mos? Vou carregá-los a casa de cada um de vós. Não gastarão um tostão...." Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Os 10 Mitos do Vinil Empty
MensagemAssunto: Re: Os 10 Mitos do Vinil   Os 10 Mitos do Vinil Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Os 10 Mitos do Vinil
Ir para o topo 
Página 1 de 11Ir à página : 1, 2, 3 ... 9, 10, 11  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Mitos e banhas da cobra audiófilos
» Vàlvulas!, questões, respostas e mitos !
» Vinil... O Hip Hop em vinil - uma breve história.
» Vinil é melhor que CD? Comparação entre CD e Vinil - Qual é melhor?
» Vinil HD

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: