Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qua Out 21 2020, 17:31
TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
Os álbuns de Jazz que estão a sair já não são apenas Jazz... Mas a necessidade de exprimir ideias, a língua que hoje é falada pelos jovens, os códigos e os valores são diferentes. Então o Jazz atravessa uma fase de grande intervenção e, ao mesmo tempo, de renovação. ...
O Jazz sempre misturou a intervenção e a renovação ... e no sentido mais largo que se possa dar a essas duas definições. Entre 1957 e 1967, apenas uma década, o Jazz criou quase todas as suas vertentes, puxou-as até aos limites e desapareçeu no fogo auto-consumidor do Ayler. Tudo o que podia ser dito de uma maneira subentendida foi feito nessa época e os cimos da intervenção e da renovação estão ai ... quando se pensa que o Trane, Monk, Ayler, Coleman, Miles, Evans e etc. criaram musica tão diferente e isso ao mesmo tempo, é vertiginoso de audàcia e grandeza! Penso que hoje o nivel é muito, mas muito mesmo, mais baixo ... e a todos os niveis . Sò em si, este album puxa a intervenção e a renovação até ao paroxismo ... e jà tém mais de meio-século
Só descobri esse album no ano passado... É fabuloso.
ricardo onga-ku Membro AAP
Mensagens : 5794 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qua Out 21 2020, 17:33
Hoje tenho estado a redescobrir os The Blue Aeroplanes:
Mensagens : 5794 Data de inscrição : 02/01/2012 Localização : Terra d'Anglos...e Saxões
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qua Out 21 2020, 17:39
Penso que aquilo que tornou o Trinity Sessions tão cotado entre os audiófilos foi o facto de a gravação ter sido efectuada na acústica de uma igreja usando um único microfone Calrec Ambisonic e apenas dois canais, ao vivo, quase como uma jam session. O nível de pressão sonora dos instrumentos era tão elevado que a voz da Margot teve de ser amplificada, curiosamente utilizando uma coluna Klipsch Heresy como PA.
Pessoalmente prefiro album seguinte, Caution Horses. É o meu album preferido da banda.
Vou escutar este "Revisited" com atenção.
Última edição por ricardo onga-ku em Qua Out 21 2020, 17:50, editado 1 vez(es)
TD124 Membro AAP
Mensagens : 6736 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 55 Localização : França
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qua Out 21 2020, 17:50
ricardo onga-ku escreveu:
... Pessoalmente prefiro album seguinte, Caution Horses. É o meu album preferido da banda.
Foi o primeiro album que tive deles, a ultima faixa desse album estava a tocar num taxi em Paris que me levava até ao aeroporto ... na volta comprei-o mas o meu preferido é o One Soul Now de 2004
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qui Out 22 2020, 08:32
TD124 escreveu:
... Pessoalmente prefiro album seguinte, Caution Horses. É o meu album preferido da banda.
Foi o primeiro album que tive deles, a ultima faixa desse album estava a tocar num taxi em Paris que me levava até ao aeroporto ... na volta comprei-o mas o meu preferido é o One Soul Now de 2004
O TCH também foi o meu primeiro album da banda. Ainda hoje me cheira a velhas aldeias de provincia e a floresta Canadiana.
Vou escutar esse One Soul Now com atenção.
anibalpmm Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qui Out 22 2020, 14:02
TD124 escreveu:
O TCH também foi o meu primeiro album da banda. Ainda hoje me cheira a velhas aldeias de provincia e a floresta Canadiana.
Vou escutar esse One Soul Now com atenção.
O meu 1.º foi o TS e continua a ser o que mais gosto, mas o 1.º álbum editado pela banda é sem sombra de dúvida muito bom também e IMHO melhor q o THC
Alexandre Vieira Membro AAP
Mensagens : 7588 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 51 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Sex Out 23 2020, 10:15
A minha companhia durante a viagem da manhã. Nem dei por conta que demorei uma hora e vinte para chegar ao centro de Lisboa
ricardo onga-ku gosta desta mensagem
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Dom Out 25 2020, 19:29
Mensagens : 7588 Data de inscrição : 11/01/2013 Idade : 51 Localização : The Other Band
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qua Out 28 2020, 13:46
Koyaanisqatsi significa "vida maluca, vida em turbilhão, vida fora de equilíbrio, vida se desintegrando, um estado de vida que pede uma outra maneira de se viver
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qua Out 28 2020, 21:00
Acabei de descobrir o Yamandu Costa. Alguém conhece este senhor?
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qua Out 28 2020, 21:07
Acabei de descobrir o Yamandu Costa. Alguém conhece este senhor?
Não conhecia de todo!
agorgal Membro AAP
Mensagens : 846 Data de inscrição : 19/12/2012 Localização : Porto
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Qua Out 28 2020, 23:13
Alexandre Vieira escreveu:
Koyaanisqatsi significa "vida maluca, vida em turbilhão, vida fora de equilíbrio, vida se desintegrando, um estado de vida que pede uma outra maneira de se viver
É a primeira parte de uma trilogia de filmes - Qatsi (Koyaanisqatsi - Powaqqatsi - Naqoyqatsi). Vale a pena ver e ouvir. Um grande ecrã e o som suficientemente alto para nos encharcar. No terceiro com o violoncelista Yo-Yo Ma. Sublime. Recomendo a edição da Criterion em bluray: https://www.criterion.com/boxsets/934-the-qatsi-trilogy Nada de Youtube, isto é coisa que merece a melhor das reproduções. Absolutamente hipnótico! Importante, sem a imagem a música faz pouco ou nenhum sentido!
mannitheear Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Dom Nov 01 2020, 11:52
mannitheear Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Sex Nov 06 2020, 23:57
Finally a jazz trio which dares a bit more freedom than 95% of the other current jazz trios. And they succeed by stretching the tonality, rhythm and melody but not giving up structures totally which opens new spaces for the listener and sounds sometimes beautiful and melancholic and quite apocalyptic at other times.
http://www.intaktrec.ch/300-a.htm
José Miguel Membro AAP
Mensagens : 8384 Data de inscrição : 16/08/2015 Idade : 39 Localização : A Norte, ainda a Norte...
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Sab Nov 14 2020, 15:10
Para colocar o tópico visível... logo eu que tinha pensado voltar a ele apenas quando tivesse um Dac por casa.
Fica a referência a um belo álbum da nova vaga de Músicos que se passeia pelo Porto. Mergulho de Filho da Mãe propõe que sigamos o verbo que o título coloca como substantivo. Entre o acústico e a electrónica, há lugares orgânicos e melódicos, suaves brisas e paisagens vivas.
Podem escutar aqui para conhecer: https://store.loversandlollypops.net/album/mergulho-2
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Dom Nov 29 2020, 12:04
Em alta do princípio ao fim!
TD124 Membro AAP
Mensagens : 6736 Data de inscrição : 07/07/2010 Idade : 55 Localização : França
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Sab Dez 26 2020, 11:48
Um exercicio parecido com o do Nick Cave do qual falei no topico ao lado ... mas aqui estamos no céu. Sozinho ao piano o James Blake aproveitou do confinamento para fazer prazer aos fâs que lhe pediam de fazer alguns "covers", o rapaz fez então seis e meus amigos a este nivel estamos em lugares raros, demasiado raros infelismente. Uma demonstração de musica, de sensibilidade, de respeito, de grandeza...
Alexandre Vieira gosta desta mensagem
Rstuyvesant Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Seg Fev 22 2021, 10:33
Caríssimos
Bar Kokhba; John Zorn's Book of Angels, Vol. 10:
https://www.youtube.com/watch?v=Hvvd4m3LcwM
Rstuyvesant Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Seg Fev 22 2021, 10:39
Mais logo pela noite o revisitar de John Cale "Fragments of a rainy season".
Album magnifico que se acaba com um "Hallelujah" intenso e crepuscular
Alexandre Vieira gosta desta mensagem
Rstuyvesant Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Seg Fev 22 2021, 15:42
TD124 escreveu:
Album magnifico que se acaba com um "Hallelujah" intenso e crepuscular
Amen...
Rstuyvesant Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Seg Fev 22 2021, 16:39
Caríssimos
Em especial para o TD124 e foristas que não estejam em terra Lusa, pois será mais difícil de conhecer. Divulgo o Júlio Resende, por um conjunto enorme de razões. Que vos parece: https://www.youtube.com/watch?v=En7gHOAjGvI
Rstuyvesant Membro AAP
Assunto: Re: Não roda... mas toca! Seg Fev 22 2021, 16:59
mannitheear escreveu:
Finally a jazz trio which dares a bit more freedom (..)