Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 A rodar XLIV

Ir para baixo 
+23
TD124
anibalpmm
José Miguel
antpaubarcar
Alexandre Vieira
miguelbarroso
fredy
Buck Banzai
ruit
TioRatinhas
mannitheear
filborges
vlopes
Luis Filipe Goios
António José da Silva
amnesiac.kid_A
rafmes13
Mário Franco
João Henrique
Goansipife
reirato
Luciana Silva
Pmoura43
27 participantes
Ir à página : Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18, 19, 20  Seguinte
AutorMensagem
José Miguel
Membro AAP



Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyDom Abr 07 2019, 16:23

antpaubarcar escreveu:

Come and see the show...

A rodar XLIV - Página 17 148ja5k
Esse Brain Salad Surgery tem faixas bem boas!! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyDom Abr 07 2019, 16:32

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
(...) Num tópico ali ao lado fala-se das características essenciais para um bom amplificador, talvez se devesse começar por um novo Homem…

[justify]Não sei se a criação de um novo homém é necessaria afim de mudar o rumo do audio …

Como queria a personagem que o álbum em cima refere, é preciso (ainda é!) um novo Homem para mudar o rumo do Homem... Um que saiba viver com as suas limitações na construção de amplificadores, por exemplo. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyDom Abr 07 2019, 16:53

José Miguel escreveu:
anibalpmm escreveu:

(...)
Hoje foi dia de concerto
A rodar XLIV - Página 17 1e35db10
Foi ver o filhote?

O lugar é todo catita. Wink
Sim
Concerto da Páscoa do conservatório, muito bom A rodar XLIV - Página 17 2441895546
Igreja de Santiago no castelo de Palmela
Ir para o topo Ir para baixo
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyDom Abr 07 2019, 17:25

José Miguel escreveu:
antpaubarcar escreveu:

Come and see the show...

A rodar XLIV - Página 17 148ja5k
Esse Brain Salad Surgery tem faixas bem boas!! Smile

Já rodou muito comigo Smile
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyDom Abr 07 2019, 19:47

A rodar XLIV - Página 17 F1cfa510
A rodar XLIV - Página 17 F4542110
A rodar XLIV - Página 17 7830b310
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyDom Abr 07 2019, 19:58

Uma das coisas que sentimos mais falta é... Um outro braço para tocar melhor o disco que se segue. A rodar XLIV - Página 17 933723

Ou isso ou esse Cliford Brown que ainda escapa - numa viagem encontramos um dele e é bem bom, mas não esse.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyDom Abr 07 2019, 20:02

Com o braço de sempre, mas não resisto...
A rodar XLIV - Página 17 Imag1234

Este abre com I come from Jamaica, Swing, Salsa, Rumba, ... Tudo em Jazz.

Muito bom! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyDom Abr 07 2019, 21:10

Charles Mingus é um daqueles nomes difíceis de contornar quando se fala de Jazz e a sua discografia prova que tal dificuldade se deve às melhores razões. Já perto do fim e sentado na sua cadeira de rodas... teve a presença de espírito para nos entregar mais uma prenda.

A rodar XLIV - Página 17 Imag1235

Ele e os Músicos:
A rodar XLIV - Página 17 Imag1236

Em modo Orquestra, este é um daqueles álbuns que nos reserva boas surpresas.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyDom Abr 07 2019, 22:50

José Miguel escreveu:
Como queria a personagem que o álbum em cima refere, é preciso (ainda é!) um novo Homem para mudar o rumo do Homem... Um que saiba viver com as suas limitações na construção de amplificadores, por exemplo. Smile

O "homém novo" faz-me pensar às minhas aulas de materialismo dialectico, de comunismo ciêntifico e de "novo homém" na URSS ... mais do que ao Friedrich Nietzsche ou à religião zoroastrica! confused

Quanto à reflexão sublinhada no comment ... talvez tenha razão, provavelmente, se calhar Wink

Venho de escutar isto trazido por um amigo e estou altamente perturbado ... que disco, que obra !!!...

A rodar XLIV - Página 17 Lanter10
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyDom Abr 07 2019, 22:56

Vá lá, partilhe o títula da obra e, já agora, o nome do autor. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptySeg Abr 08 2019, 08:11

José Miguel escreveu:
Vá lá, partilhe o títula da obra e, já agora, o nome do autor. Wink

Mil desculpas, como bebi uma garrafita com o meu amigo desleixei-me ... o album é o Lanterns dos Son Lux !!!  Embarassed

José Miguel escreveu:
Com o braço de sempre, mas não resisto...
A rodar XLIV - Página 17 Imag1210

Vejo na linha de horizonte por detràs do Clifford Brown o Melody Nelson e o Neverblind. Não tenho essa obra dos Nirvana e jà faz uns anos que não a ouvi ... voçê fala pouco dela por aqui mas no passado era uma obra que eu apreciava !...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptySeg Abr 08 2019, 10:54

TD124 escreveu:

(...)
Vejo na linha de horizonte por detràs do Clifford Brown o Melody Nelson e o Neverblind. Não tenho essa obra dos Nirvana e jà faz uns anos que não a ouvi ... voçê fala pouco dela por aqui mas no passado era uma obra que eu apreciava !...

cheers

Bom dia!

Enquanto escrevo já escuto Son Lux - Lanterns (2013), mas espero que o álbum não me desvie do trabalho... tenho algum para fezer em jeito de "trabalho de casa".  Rolling Eyes


Reparou em dois álbuns que por razões diferentes estão na frente das respectivas caixas, álbuns também eles diferentes e que conheci em momentos que não se cruzam.

O Nevermind dos Nirvana roda de quando-em-quando, mas desta vez saltou para a caixa dos que estão em "rotação" porque a minha querida sobrinha descobriu a banda. assim sendo, não só teve direito a uma bela t-shirt da banda, como ainda teve direito a uma versão do álbum.

Confesso que Nevermind é um daqueles álbuns que me faz pensar, ele não é genial e o sucesso dele talvez justifique parte das reviews positivas, mas por outro lado não consigo deixar de ser tocado por parte dos sentimentos que ele expressa - e que virão a acentuar-se em In Utero (quase despedida afirmada...).


Voltando a Son Lux... a segunda faixa, Lost It To Trying, confirmou que o que senti logo na primeira - já me tinha cruzado com este álbum. Apesar dessa faixa ser parte da banda sonora de uma série muito famosa (Paper Towns), não foi pela série que cheguei lá... eu nunca vi a série. Ou o Paulo já tinha partilhado ou descobri via rádio ou numa daquelas "caminhadas" em que de um álbum se salta para outro - pode ser por causa de Forest Swords - Engravings, que até é do mesmo ano e que aconselho caso não conheça. Wink


Entretanto já me perdi um pouco e para trabalhar esses álbuns não servem, vou fazer-me acompanhar de Kruder & Dorfmeister ~ K&D Sessions.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptySeg Abr 08 2019, 13:37

José Miguel escreveu:
(…) Confesso que Nevermind é um daqueles álbuns que me faz pensar, ele não é genial e o sucesso dele talvez justifique parte das reviews positivas, mas por outro lado não consigo deixar de ser tocado por parte dos sentimentos que ele expressa - e que virão a acentuar-se em In Utero (quase despedida afirmada...).

Venho de verificar e efectivamente tenho o ficheiro do Nevermind, certamente dado por um amigo ou então copiado de um CD emprestado. Conheci o Nevermind e os Nirvana por um amigo na casa do qual escutei o album pouco apòs da saida. Estava ainda em namoro com o Spiderland (saido no mesmo ano um pouco antes) mas gostei desse som rock alternativo, deveras roots e do carisma do cantor. Soava-me como uma brisa fresca no mundo previsivel do rock mainstream da época e senti que havia algo de diferente no Cobain … uma urgência desesperada e uma face sombria evidente, o resultado é que fui tocado pelo album!!!

Voltando a Son Lux... a segunda faixa, Lost It To Trying, confirmou que o que senti logo na primeira - já me tinha cruzado com este álbum. Apesar dessa faixa ser parte da banda sonora de uma série muito famosa (Paper Towns), não foi pela série que cheguei lá... eu nunca vi a série. Ou o Paulo já tinha partilhado ou descobri via rádio ou numa daquelas "caminhadas" em que de um álbum se salta para outro - pode ser por causa de Forest Swords - Engravings, que até é do mesmo ano e que aconselho caso não conheça. Wink

È possivel que jà o tenha mencionado pois tenho-o, mas em CD e ficheiro, a originalidade de ontém é que o meu amigo trouxe o vinilo para escutar. Não sabia que algumas faixas tinham sido utilisadas nessa série, que também não conheço. Irei escutar esse Forest Swords - Engravings, obrigado pela dica !!!...

A rodar XLIV - Página 17 55511

O album Algebra do Hatti Vatti (Piotr Kaliński) é o resultado de um road trip feito pelo musico em vàrios paises arabes. Extractos sonoros da vida quotidiana e de cantos orientais são introduzidos nesta musica electronica que pode ser classificada de DubTechno minimalista. A musica parte em direções diferentes mas mantém uma construção minimalista que comunica perfeitamente o aspecto indolente e repetitivo da musica oriental. Pouco a pouco o auditor entra numa espécie de Tarab (extase musical) pela repetição ritmica obsedante que se sobrepõe às linhas melodicas. Esta construção rigida e metronomica apenas rompida pelas colagens de sons esparsos faz pensar a uma logica matemàtica. O nome escolhido para o album não é por acaso ...
Ir para o topo Ir para baixo
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyTer Abr 09 2019, 14:09




Mais dois...

A rodar XLIV - Página 17 23h4s9v
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyTer Abr 09 2019, 14:17

antpaubarcar escreveu:
Mais dois...

A rodar XLIV - Página 17 23h4s910

Sém menospresar os discos ... foi o SL1200 com uma M75 que me surpreendeu, é raro de os ver por aqui Wink

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyTer Abr 09 2019, 14:22


E ainda mais dois...

A rodar XLIV - Página 17 2h3bjvb
Ir para o topo Ir para baixo
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyTer Abr 09 2019, 14:25

TD124 escreveu:
antpaubarcar escreveu:
Mais dois...

A rodar XLIV - Página 17 23h4s910

Sém menospresar os discos ... foi o SL1200 com uma M75 que me surpreendeu, é raro de os ver por aqui Wink

cheers

E com uma Jico SAS..é o meu gira preferido..
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyTer Abr 09 2019, 17:36

Quando me cruzei pela primeira vez com a banda fiquei intrigado, eles são asiáticos, nossos contemporaneos, tocam Rock Progressivo e Psicadélico, mas não escondem as influências do Gótico dos 80... Ou será melhor dizer "Glam"!?

Como já conhecia algumas bandas dos 70's com a mesma origem geográfica, era mais simples identificar essa raiz que alimentava a banda pela via do som cru e orgánico, muito directo... como se tivesse sido gravado numa garagem para os amigos.

O resultado final... Bem, o álbum demorou a chegar, mas chegou e é altamente aconselhável. Wink

A rodar XLIV - Página 17 Imag1237
The Observatory - Oscilla (2014).
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13693
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyTer Abr 09 2019, 18:15

TD124 escreveu:
antpaubarcar escreveu:
Mais dois...
A rodar XLIV - Página 17 23h4s910

(...) foi o SL1200 com uma M75 que me surpreendeu, é raro de os ver por aqui Wink
Apesar da raridade referida, esse modelo faz parte do habitat de outros companheiros... A rodar XLIV - Página 17 491368
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyTer Abr 09 2019, 18:18

A descrição feita em cima caberia perfeitamente no álbum que se segue, mas este foi descoberto por mero acaso numa loja de discos no Porto. Achei a capa apelativa, ser do Japão e ter uma faixa chamada Fake Kraut no.2 ajudou muito a decidir experimentar... Já não o larguei.
A rodar XLIV - Página 17 Imag1238
Majutsu no Niwa - Sylvania 7027 Live (2011).


Que saudades de visitar regularmente lojas de discos... colocar o joelho no chão e procurar nos montes acabados de chegar... conversar sobre Música... Aprender.

Não se visitam lojas, não se gasta...
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyTer Abr 09 2019, 22:53

Ghost4u escreveu:
TD124 escreveu:
antpaubarcar escreveu:
Mais dois...
A rodar XLIV - Página 17 23h4s910

(...) foi o SL1200 com uma M75 que me surpreendeu, é raro de os ver por aqui Wink
Apesar da raridade referida, esse modelo faz parte do habitat de outros companheiros... A rodar XLIV - Página 17 491368

Eu sei amigo Ghost ... foi por isso que utilisei o termo raro e não unico Wink

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Mister W
Membro AAP
Mister W


Mensagens : 4333
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 57
Localização : Margem Sul... Margem Norte...

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyQua Abr 10 2019, 19:13

miguelbarroso escreveu:
A rodar XLIV - Página 17 Img_2010

Este album é qualquer coisa... Já não o ouvia há muito, e para se ouvir, tem mesmo de ser em contínuo... Completamente "fora do baralho". Uma obra não apenas musical, altamente experimentalista e com mistura de "novela radiofónica" com um humor muito particular. Marcou a minha adolescência...

A rodar XLIV - Página 17 22692
Uma referência... dentro do género, claro está!

Também toca por cá de vez em quando. Esse e outros do trio nova-iorquino...

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13693
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyQua Abr 10 2019, 21:10

A rodar XLIV - Página 17 1103856?tp=UH&db=IMAGENS&type=JPG&w=395&h=222A rodar XLIV - Página 17 Sinton12A rodar XLIV - Página 17 58960d1585e44c8609dcb46e240f8903?1200&rect=0,0,770,422&w=800&q=100

Inserido no Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu, mediante a transmissão da Antena, em directo do Teatro Viriato, escuto o gálio acordeonista Franck Angelis, com composições do seu próprio universo. Segue-se o agrupamento de guitarras, Quarteto Concordis , interpretando peças de Stephen Goss, José Afonso e Carlos Paredes.


Última edição por Ghost4u em Qua Abr 10 2019, 22:04, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyQua Abr 10 2019, 22:04

A rodar XLIV - Página 17 1c949c10
A rodar XLIV - Página 17 Bd012010
A rodar XLIV - Página 17 7bf3ea10
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyQua Abr 10 2019, 22:19

A rodar XLIV - Página 17 948ce010
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyQua Abr 10 2019, 23:58

A rodar XLIV - Página 17 F28cb110
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyQui Abr 11 2019, 07:37

José Miguel escreveu:
... Achei a capa apelativa, ser do Japão e ter uma faixa chamada Fake Kraut no.2 ajudou muito a decidir experimentar... Já não o larguei.
A rodar XLIV - Página 17 Pjs10
Majutsu no Niwa - Sylvania 7027 Live (2011).

Não se visitam lojas, não se gasta...

Com a foto em pequeno a capa fez-me pensar ao Islands dos King Crimson ... mas assim de perto não, faz-me mais pensar ao Vol4 dos Black Sabbath. Efectivamente evitar as lojas permite de escapar à tentação ... mas resta a internet que no meu caso ainda é mais tentadora  Mad

anibalpmm escreveu:
A rodar XLIV - Página 17 Vcmb10

Faz algum tempo que a ambiência lugubre e desencantada do Cave não roda por aqui. Esse album é uma bela colheita e permite mesmo de degustar a senhora Polly Jean na faixa Henry Lee. Como o seu nome indica é um album "ainda" mais sombrio do que é habito com o artista australiano, mas nmho essencial na carreira dele ...
Ir para o topo Ir para baixo
Mister W
Membro AAP
Mister W


Mensagens : 4333
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 57
Localização : Margem Sul... Margem Norte...

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyQui Abr 11 2019, 19:14

TD124 escreveu:
A rodar XLIV - Página 17 00010

O ato americano dos direitos civis de 1968 que aboliu a segregação racial a arder … por si sò a capa deste concerto de 1969 mostra que o Ornette Coleman veio dizer coisas na universidade de nova iorque, e coisas importantes. Raramente a influência do Albert Ayler foi tão patente na maneira de tocar do Coleman, tanto ritmicamente que harmonicamente. O grande saxofonista modula o sopro com raiva e deixa-se ir a longos gritos alucinados, alucinantes também. O acompanhamento sobrio não permite à musica de descair na anarquia harmonica, ao contrario mesmo, pois guarda um pé no modernismo e outro no free-jazz. As introduções são melodicas e anunciam os diferentes temas de maneira limpida antes da destrutura formal … maneira de dizer que tudo o que é tém que deixar de ser! Album visionàrio vestido com uma musica que antevê o fim do Jazz como expressão cultural dos americanos de cor. Os diferentes musicos estão em perfeita osmose artistica e comunicam uma ideia de coesão total permitindo a esta musica de navigar entre free, modernismo e contemporâneo com a energia do BeBop. Um dos grandes albuns dos finais do periodo classico do Jazz, um dos ultimos que fala dos campos de algodão e da escravagem. Um album que fala à alma com palavras universais, mesmo se estas são violentas ou dificeis a escutar ...

Que belo apontamento! 2cclzes

De facto, é dificil dissociar a música do grande Ornette Coleman de um periodo marcado pela luta pelos direitos civis. Mas o legado do senhor Coleman fica igualmente para a história pela forma disruptiva e perturbadora como aborda a música (jazz). Um criador impar! Seguido por muitos, dentro e fora do género, incluindo orquestras clássicas que adoptam as suas composições...

Para quem se interessa pelo tema (direitos civis), aconselho o filme/documentário "4 Little Girls" (Spike Lee e/ou Kerri Edge).

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13693
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyQui Abr 11 2019, 19:37

A rodar XLIV - Página 17 Antena-2A rodar XLIV - Página 17 Frequz13A rodar XLIV - Página 17 7e23c60e749252650d183e6fb83d9659?1200&rect=0,0,770,422&w=800&q=100A rodar XLIV - Página 17 Mw-1240

"Indo eu, indo eu, / a caminho de Viseu, / Indo eu, indo eu, / a caminho de Viseu", encontrei na Antena 2 a forma de ouvir o concerto do ítalo guitarrista Carlo Curatolo, no Teatro Viriato. Além de sonatas de Scarlatti, interpretará música popular do México, uma peça do brasilense Sérgio Assad e outra de Mário Castelnuovo-Tedesco.

Com expectativa, aguardo a actuação de Luís Pipa, pianista figueirense. Editado em 2009, o álbum «Portugal» é considerado um marco contemporâneo à escala global, revelando uma leitura profunda, particular e nobre de «A Portuguesa», Hino Nacional de Portugal, sob o título «My beautiful blue Country».
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptySex Abr 12 2019, 10:38

Mister W escreveu:
(...) De facto, é dificil dissociar a música do grande Ornette Coleman de um periodo marcado pela luta pelos direitos civis. Mas o legado do senhor Coleman fica igualmente para a história pela forma disruptiva e perturbadora como aborda a música (jazz). Um criador impar! ...

Bem vindo por estes lados Mister !!!... espero que esteja tudo bem contigo A rodar XLIV - Página 17 843159

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptySex Abr 12 2019, 18:17

A rodar XLIV - Página 17 16fd4210
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptySex Abr 12 2019, 21:13

É sempre um gosto ver esse belo Thorens, mas para quando o Lenco a fazer girar esses disquinhos? Smile

Entretanto, tenho que espreitar esse álbum do Ornette Coleman. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptySex Abr 12 2019, 21:16

A rodar XLIV - Página 17 71%2B4iWSyl-L._SL1306_

Depois de uma semana de loucos, ouvir esta obra prima está a saber-me ao melhor que fiz durante toda a semana.

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptySex Abr 12 2019, 21:27

Na semana passada, ou duas semanas atrás (!?!) revisitei esse álbum e o Laughing Stock, tudo graças ao belo álbum solo do Mark Hollis que o Paulo partilhou e que eu aconselho vivamemte para escutar depois desse. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptySex Abr 12 2019, 21:36

José Miguel escreveu:
Na semana passada, ou duas semanas atrás (!?!) revisitei esse álbum e o Laughing Stock, tudo graças ao belo álbum solo do Mark Hollis que o Paulo partilhou e que eu aconselho vivamemte para escutar depois desse. Wink

Obrigado José Miguel

Eu esse só conheço a espaços. Vou dedicar-me a ouvir melhor.

Este disco que também tenho em vinil sabe-me bem melhor ouvir em DVD - Audio, porque é um álbum que exige um enorme silêncio, quando tem que existir silêncio.

E está a tocar pela segunda vez. Talvez porque não tive durante toda a semana não tive um único momento de intimidade comigo próprio.

A rodar XLIV - Página 17 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Mister W
Membro AAP
Mister W


Mensagens : 4333
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 57
Localização : Margem Sul... Margem Norte...

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptySex Abr 12 2019, 21:45

TD124 escreveu:
Mister W escreveu:
(...) De facto, é dificil dissociar a música do grande Ornette Coleman de um periodo marcado pela luta pelos direitos civis. Mas o legado do senhor Coleman fica igualmente para a história pela forma disruptiva e perturbadora como aborda a música (jazz). Um criador impar! ...

Bem vindo por estes lados Mister !!!... espero que esteja tudo bem contigo A rodar XLIV - Página 17 843159

Abraço

Paulo, está tudo bem, obrigado!  A rodar XLIV - Página 17 22692
Tenho acompanhado, por alto, este tópico e o bom gosto dos seus intervenientes continua a imperar! A rodar XLIV - Página 17 754215
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptySex Abr 12 2019, 21:46

Como eu o entendo... Faz três dias que não ligo o amplificador. Bem olho para ele, mas depois não tenho tempo para prestar atenção ao que quero ouvir... A rodar XLIV - Página 17 809774


Amanhã é dia de folga, já amanhã!! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Mister W
Membro AAP
Mister W


Mensagens : 4333
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 57
Localização : Margem Sul... Margem Norte...

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptySex Abr 12 2019, 21:56

anibalpmm escreveu:
A rodar XLIV - Página 17 16fd4210

Grande disquinho esse!  cheers

Fica a sugestão de um primo... apesar de afastado por mais de 50 anos...

Uma homenagem ao Órnete (e a esse trabalho de 1960), a cargo de um português que aqui lidera um quarteto de notáveis.
 photo RodrigoAmado_ThisIsOurLanguage_zps1q2k4f3h.jpg
Rodrigo Amado, Joe McPhee, Kent Kessler, Chris Corsano ‎- This Is Our Language (Not Two Records MW 922-2 - 2015, Poland)
Ir para o topo Ir para baixo
Kei

Kei


Mensagens : 13
Data de inscrição : 10/12/2018
Idade : 37
Localização : Esposende

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptySáb Abr 13 2019, 14:20

José Miguel escreveu:
A descrição feita em cima caberia perfeitamente no álbum que se segue, mas este foi descoberto por mero acaso numa loja de discos no Porto. Achei a capa apelativa, ser do Japão e ter uma faixa chamada Fake Kraut no.2 ajudou muito a decidir experimentar... Já não o larguei.
A rodar XLIV - Página 17 Imag1238
Majutsu no Niwa - Sylvania 7027 Live (2011).


Que saudades de visitar regularmente lojas de discos... colocar o joelho no chão e procurar nos montes acabados de chegar... conversar sobre Música... Aprender.

Não se visitam lojas, não se gasta...

Ao ver isto deu-me vontade de revisitar Boris...

Boas sugestões neste tópico Smile
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptySáb Abr 13 2019, 14:45

Começo de fim-de-semana e para carregar as "baterias" antes de sair para a estrada... Um álbum ao vivo carregado de energia, Ricochet capta os Tangerine Dream em grande forma e revela a razão da sua importância enquanto exploradores do mundo da Música.

Continua fresco, fresquinho!
A rodar XLIV - Página 17 Imag1241
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptySáb Abr 13 2019, 17:51

O São Pedro hoje não quer nada connosco e até noa brindou com chuva... O regresso a casa não está livre de desconsolo e por isso o álbum a rodar foi escolhido para permitir relaxar e viajar para outras latitudes e longitudes.
A rodar XLIV - Página 17 Imag1242
Zakir Hussain - Making Music (ECM, 1987).

Com a companhia de:
Hariprasad Chaurasia - Flauta (ajuda e muito a criar a paisagem Indiana com que o álbum nos brinda);
John McLaughlin - Guitarra Acústica (em grande forma, assina a segunda faixa - Zakir -, que mais parece um agradecimento ou homenagem à viagem musical... é uma faixa de grande carga emocional);
Jan Garbarek - Saxofone Tenor e Soprano (impossível não identificar a assinatura deste senhor, rasga a paisagem como quem marca as areias com passos).

Zakir Hussain é um virtuoso, nas três faixas que criou nota-se que é capaz de orientar o caminho a seguir, sem deixar de estar ao lado dos que o acompanham. Agilidade, rapidez, precisão, ... Dá vida à Tabla, Faz Música!
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptySáb Abr 13 2019, 17:51

A rodar XLIV - Página 17 D1380d10
A rodar XLIV - Página 17 Cabe3610
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptySáb Abr 13 2019, 17:55

Ainda antes de descer a agulha...

Dois grandes álbuns Anibal, os dois já nos passaram pelas mãos e na crença que facilmente voltariam, deixamos escapar.

O Köln Concert já é uma vergonha... Embarassed chegamos a estar numa loja a escolher entre três exemplares que lá estavam e pela fartura acabamos a trazer um que aparece pouco ou menos, o No Problem do Chet Baker, de que gostamos muito.

Agora queremos e pedem por usados uma quantia algo exagerada.

Histórias... Wink
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptySáb Abr 13 2019, 18:16

José Miguel escreveu:
Ainda antes de descer a agulha...

Dois grandes álbuns Anibal, os dois já nos passaram pelas mãos e na crença que facilmente voltariam, deixamos escapar.

O Köln Concert já é uma vergonha... Embarassed chegamos a estar numa loja a escolher entre três exemplares que lá estavam e pela fartura acabamos a trazer um que aparece pouco ou menos, o No Problem do Chet Baker, de que gostamos muito.

Agora queremos e pedem por usados uma quantia algo exagerada.

Histórias... Wink

Pois é José, os de jazz em 2.ª mão estão a ficar impossíveis e em Portugal nem vale a pena
Ir para o topo Ir para baixo
Mister W
Membro AAP
Mister W


Mensagens : 4333
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 57
Localização : Margem Sul... Margem Norte...

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptySáb Abr 13 2019, 19:02


Por fim... um tempinho para respirar uns disquitos  tongue

Depois do concerto memorável da semana passada (com lotação esgotada) na igreja de St. George, roda este...
O terceiro do multi-instrumentista, com a participação da Shara Worden e Laurie Anderson.
 photo ColinStetson_NewHistoryWarfare_zpsdne3elf4.jpg
Colin Stetson - New History Warfare Vol. 2: Judges (2011, Constellation CST075-1, Can)
 photo colin-stetson-5_zpsml7v561o.jpg

Para quem quiser espreitar as fotos (do grande concerto) de dois amigos:
http://v-miopia.blogspot.com/2019/04/colin-stetson-zdb-na-igreja-de-st-george.html
http://eyesofmadness.tumblr.com/post/184046736111/colin-stetson-st-george-church-lisboa-2019
http://eyesofmadness.tumblr.com/tagged/Colin-Stetson
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptySáb Abr 13 2019, 19:13

Que bom ver o Mister W por aqui! Wink

Fui espreitar esse Colin Stetson - New History Warfare Vol. 2 e por um minuto (a primeira faixa) não consegui deixar de pensar em Double Dare dos Bauhaus... Smile

Depois tudo muda e com tempo vou espreitar, fiquei curioso com o tipo de sonoridade - a brincar com sons mais próximos da Electrónica.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptySáb Abr 13 2019, 22:00

Talvez por se ter falado dele, lembrei-me de ir buscar um álbum de Keith Jarrett - Still Life.

Este duplo ao vivo é uma delícia, a química entre os três Músicos transparece desde o princípio e flui ao longo dos dois discos. Não é um exercício conceptual, mas embala a mente de uma bela forma. Wink
A rodar XLIV - Página 17 Imag1243

Para acompanhar o álbum que roda, sigo com Confidencial Reserva 2013. Decidi trazer este vinho para casa depois de aqui se referir que há bons vinhos ali para os lados do Tejo. Por outro lado, fazia algum tempo que sabia que este vinho tinha sido referido do outro lado do Atlântico e as suas qualidades tinham sido suficientes para o terceiro lugar numa lista em que a relação qualidade/preço é factor.

https://www.google.com/amp/s/lifestyle.sapo.pt/amp/sabores/noticias-sabores/artigos/confidencial-reserva-2013-o-vinho-que-e-escolha-do-ano-do-washington-post

Pois bem, logo ao abrir a garrafa fui agradavelmente surpreendido, tem bom nariz, a crítica está certa e as frutas maduras, vermelhas, compotas, aparecem. Na boca tem um corpo que surpreende, perdoem-me dizer isto, mas da Região do Tejo, para o preço, não esperava tanto... Tem boa persistência e taninos refinados, ainda que permita o álcool rolar um nadinha...

Não é um Douro ou um Dão, mas está muito bem e fica muito bem como companhia para uma sessão nocturna de Música. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptySáb Abr 13 2019, 22:42

Continuando...

Dollar Brand (Abdullah Ibrahim) foi uma descoberta de acaso, pois tudo começou com um álbum encontrado numa caixa de discos a 1€!

Nesse estava a faixa Ishmael, que desde os primeiros acordes nos deixou presos, encantados, com vontade de descobrir mais.

O álbum Africa - Tears and Laughter não poderia ser mais pertinente, pois é aqui que a tal faixa ganha vida e com direito a uma presença vocal que a eleva para o lado espiritual.
A rodar XLIV - Página 17 Imag1310
Ir para o topo Ir para baixo
Mister W
Membro AAP
Mister W


Mensagens : 4333
Data de inscrição : 07/03/2012
Idade : 57
Localização : Margem Sul... Margem Norte...

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyDom Abr 14 2019, 10:35

José Miguel escreveu:
Talvez por se ter falado dele, lembrei-me de ir buscar um álbum de Keith Jarrett - Still Life.

Este duplo ao vivo é uma delícia, a química entre os três Músicos transparece desde o princípio e flui ao longo dos dois discos. Não é um exercício conceptual, mas embala a mente de uma bela forma. Wink
A rodar XLIV - Página 17 Imag1243

Para acompanhar o álbum que roda, sigo com Confidencial Reserva 2013. Decidi trazer este vinho para casa depois de aqui se referir que há bons vinhos ali para os lados do Tejo. Por outro lado, fazia algum tempo que sabia que este vinho tinha sido referido do outro lado do Atlântico e as suas qualidades tinham sido suficientes para o terceiro lugar numa lista em que a relação qualidade/preço é factor.

https://www.google.com/amp/s/lifestyle.sapo.pt/amp/sabores/noticias-sabores/artigos/confidencial-reserva-2013-o-vinho-que-e-escolha-do-ano-do-washington-post

Pois bem, logo ao abrir a garrafa fui agradavelmente surpreendido, tem bom nariz, a crítica está certa e as frutas maduras, vermelhas, compotas, aparecem. Na boca tem um corpo que surpreende, perdoem-me dizer isto, mas da Região do Tejo, para o preço, não esperava tanto... Tem boa persistência e taninos refinados, ainda que permita o álcool rolar um nadinha...

Não é um Douro ou um Dão, mas está muito bem e fica muito bem como companhia para uma sessão nocturna de Música. Smile

Olá José Miguel!  A rodar XLIV - Página 17 22692
Esse é de facto um trio de respeito com muitos anos de estrada e gravações...   2cclzes

Quanto ao néctar, bela escolha! A Casa Santos Lima tem conquistado umas nomeações interessantes. Por ex: o Colossal Reserva que está entre os 100 melhores de 2017 da "Wine-Spectator". Mora por cá (mais) uma pronta a ser decantada...    

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyDom Abr 14 2019, 14:45

A rodar XLIV - Página 17 Rtcrm06-front_1266925892-583x583

Rain Tree Crow é o nome do álbum e do grupo resultante da reunião dos músicos originais da banda de new romantic Japan: David Sylvian, Mick Karn, Richard Barbieri e Steve Jansen. A maioria do material foi escrito como um resultado de improvisações do grupo. Não houve pré-ensaios. As improvisações tiveram lugar em estúdio de gravação e boa parte do trabalho terminado contém elementos originais destes desempenhos; todos gravados entre setembro de 1989 e abril de 1990. O Allmusic destaca ainda que, como guitarristas envolvidos nas sessões, estiveram os músicos Phil Palmer e Bill Nelson. O site Davidsylvian.net cita também o uso de um programa de computador, aplicado por Steve Jansen nas músicas.

Segundo o site oficial de David Sylvian: "tendo introduzido a improvisação em aspectos de sua escrita e composição, como a música "Steel Cathedrals"[1] e os dois álbuns gravados com Holger Czukay[2][3], David seguiu essa abordagem ainda mais com a formação original do Japan sob o nome de Rain Tree Crow. Uma mistura de trabalho vocal e instrumental deste álbum permanece, de todo o material criado com esses músicos, o favorito de David. Gravado em vários locais de toda a Europa em 1989, o CD foi lançado em abril de 1991" pela Virgin Records.

In Wiki

É um disco enorme.
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 EmptyDom Abr 14 2019, 16:19

A rodar XLIV - Página 17 29caa110
A rodar XLIV - Página 17 8450c610
A rodar XLIV - Página 17 80421f10
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A rodar XLIV - Página 17 Empty
MensagemAssunto: Re: A rodar XLIV   A rodar XLIV - Página 17 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
A rodar XLIV
Ir para o topo 
Página 17 de 20Ir à página : Anterior  1 ... 10 ... 16, 17, 18, 19, 20  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» A rodar IX
» A rodar XII
» A rodar X
» A rodar XLVI
» A rodar XI

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Música Geral :: O que andam a ouvir (a rodar)-
Ir para: