Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 DUAL em caixa DIY

Ir para baixo 
+7
jmrmonteiro
MJC
Vodoo
Bulldozer
Ferpina
António José da Silva
BAILOTE
11 participantes
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyQua Ago 03 2011, 17:18

DUAL em caixa DIY Dual505




Materiais usados :

Madeira de nogueira maçiça (travessção de mesa que tinha arrumado)

capas de parafuso em aço (Leroy merlin)-11€

capas de parafuso cromadas(Leroy merlin)-6€

Pés em aço com interior em pedra (AKI-protecção de portas) 5.90€ cada(promoção)

oleo de protecção para madeiras

tinta de spray preto

parafusos de aço

Alguma paciência,especialmente se fôr iniciante como eu...

EDIT Adm. Foi editado o link da foto, de maneira que a mesma ficasse visível.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyQua Ago 03 2011, 17:32

Para um iniciado está um trabalho fantástico. DUAL em caixa DIY 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  DUAL em caixa DIY 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyQua Ago 03 2011, 18:27

Obrigado Antonio

Agora há que beber da boa sabedoria dada com boa vontade aqui no AAP e melhorar o bichinho e quem sabe se qualquer dia não o transformo num leão.

Parabens AAP !
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyQua Ago 03 2011, 18:29

BAILOTE escreveu:
Obrigado Antonio

Agora há que beber da boa sabedoria dada com boa vontade aqui no AAP e melhorar o bichinho e quem sabe se qualquer dia não o transformo num leão.

Parabens AAP !

Entretanto, e para absorveres mais alguma coisa, esse braço tem uma massa especifica de 7g.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  DUAL em caixa DIY 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyQua Ago 03 2011, 18:44

O Jorge da Audioteam disse-me para compensar a Rega elys 2 com o contrapeso e ficaria optimo no entanto que a celula Goldring seria a mais equilibrada para este Dual e para o pre do roksan, scratch ...mas 250€ para já é muito ...devagar vou mais longe cheers
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyQua Ago 03 2011, 19:09

O problema do casamento braço/célula não tem a ver com a compensação do contrapeso. Mas isso são coisas para irmos aprendendo juntos.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  DUAL em caixa DIY 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyQua Ago 03 2011, 19:23

António José da Silva escreveu:
... Mas isso são coisas para irmos aprendendo juntos.

Pois... Tem pai que é cego... DUAL em caixa DIY 936335 Desculpem, mas não resisti!

_________________
DUAL em caixa DIY Signat10
DUAL em caixa DIY Vu-1_z10 DUAL em caixa DIY Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Bulldozer
Membro AAP



Mensagens : 481
Data de inscrição : 12/11/2010

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyQua Ago 03 2011, 19:31

Comprou uma Rega Elys 2 para o Dual?

PS: um possível melhoramento para o Dual seria arranjar o prato do 505-4 e substituir o tapete de borracha por algo mais evoluído Smile
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyQua Ago 03 2011, 19:53

Ferpina escreveu:
António José da Silva escreveu:
... Mas isso são coisas para irmos aprendendo juntos.

Pois... Tem pai que é cego... DUAL em caixa DIY 936335 Desculpem, mas não resisti!

Eu sei que foi uma declaração que (interpretado erroneamente) pode parecer romântica, DUAL em caixa DIY 933723 mas o "irmos aprendendo juntos", refere-se mesmo a todos. DUAL em caixa DIY 271350

Tens uma imaginação muito fértil Sr. ferpesa. DUAL em caixa DIY 2912087259

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  DUAL em caixa DIY 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyQua Ago 03 2011, 22:56

DUAL em caixa DIY 754215

Porreiro Pedro, sobrou-te madeira ??
É que agora só te falta um gira em condições para o plinth !!!
Ou pelo menos outro braço

DUAL em caixa DIY 265963
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyQui Ago 04 2011, 10:28

Bom Dia a todos,

Obrigado pela vossa importante partilha, estou á espera da Rega elys 2 e estou agora a pensar em substituir os cabos ou montar uma placa com rcas, e aproveitar o conselho dado pelo Bulldozer, se souberem de um prato e um bom tapete para o Dual.

Quanto aos cabos farei a melhor das duas situações se bem que uma fica mais directo e provavelmente mais fiel e a outra ficará mais facil de trocar de cabos e estecticamente mais completo pois deixei aberturas laterais para o efeito embora lateralmente não seja convencional mas na minha logica fica mais acessivel e como fica na posterior esq. praticamente não se verá os cabos. tenho duas rcas qed para fazer o cabo ou no caso da placa montada tenho um bom cabo da gold.

para a primeira situação vou precisar de mais duas rcas e um bom cabo que concerteza alguem terá a mais para vender aqui no forum.

David para já estou satisfeito com o Dual mas se um dia pretender trocar o gira e manter o plinth ele está preparado para o efeito e caso o gira seja maior que o Dual basta comprar uma posterior ou duas laterais, depende. De qualquer modo este braço tecnicamente e pelas criticas dadas até parece um ponto forte deste gira, no geral agrada-me ser semi automatico e a sonoridade ,sendo que apenas noto um ligeiro hummm que nada interfere com o som e não noto nem um feed back ou resonância mesmo quando toco no plinth que agora ficou muito robusto e isolador.

O trabalho ainda não acabou e com a ajuda de todos vai provavelmente valer a pena ficar com ele uns bons tempos...bem hajam

venha o vosso veredicto
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyQui Ago 04 2011, 10:30

Escapou-me uma coisa:

Alguem tem para aí uma placazita de rca que queira enviar para o Algarve???

Ou onde posso adquierir uma e como se monta???
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyQui Ago 04 2011, 11:21

Robustas e muito boas. Pouco discretas. Também disponíveis com o chassis preto,

http://cgi.ebay.com/Neutrik-NF2D-9-Phono-RCA-Chassis-Panel-Socket-White-/200630552104?pt=UK_Computing_CablesConnectors_RL&hash=item2eb6834628

Convencionais,

http://cgi.ebay.com/Connector-RCA-Phono-Sockets-Chassis-Panel-Plate-2-Way-/190556811086?pt=UK_Computing_CablesConnectors_RL&hash=item2c5e122f4e

Abraço,

MJ

Ir para o topo Ir para baixo
jmrmonteiro
Membro AAP
jmrmonteiro


Mensagens : 136
Data de inscrição : 09/03/2011
Idade : 74
Localização : Queluz

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyQui Ago 04 2011, 12:34

DUAL em caixa DIY 754215 Bom trabalho, sim senhor, nesta APP apanhamos cada panca.

Boas audições, nesse Dual.
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyQui Ago 04 2011, 12:47

BAILOTE escreveu:
Bom Dia a todos,

Obrigado pela vossa importante partilha, estou á espera da Rega elys 2 e estou agora a pensar em substituir os cabos ou montar uma placa com rcas, e aproveitar o conselho dado pelo Bulldozer, se souberem de um prato e um bom tapete para o Dual.

Quanto aos cabos farei a melhor das duas situações se bem que uma fica mais directo e provavelmente mais fiel e a outra ficará mais facil de trocar de cabos e estecticamente mais completo pois deixei aberturas laterais para o efeito embora lateralmente não seja convencional mas na minha logica fica mais acessivel e como fica na posterior esq. praticamente não se verá os cabos. tenho duas rcas qed para fazer o cabo ou no caso da placa montada tenho um bom cabo da gold.

para a primeira situação vou precisar de mais duas rcas e um bom cabo que concerteza alguem terá a mais para vender aqui no forum.

David para já estou satisfeito com o Dual mas se um dia pretender trocar o gira e manter o plinth ele está preparado para o efeito e caso o gira seja maior que o Dual basta comprar uma posterior ou duas laterais, depende. De qualquer modo este braço tecnicamente e pelas criticas dadas até parece um ponto forte deste gira, no geral agrada-me ser semi automatico e a sonoridade ,sendo que apenas noto um ligeiro hummm que nada interfere com o som e não noto nem um feed back ou resonância mesmo quando toco no plinth que agora ficou muito robusto e isolador.

O trabalho ainda não acabou e com a ajuda de todos vai provavelmente valer a pena ficar com ele uns bons tempos...bem hajam

venha o vosso veredicto

Pedro eu estava a gozar, isso está porreiro mesmo embora me faça lembrar aqueles aparelhos de guerra medievais de derrubar as portas dos castelos ou de tortura ou coisa que o valha, não sei porquê?!

DUAL em caixa DIY 933723
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyQui Ago 04 2011, 13:17

concordo. está muito mediaval!!
tem estilo sim senhora.
também vi esses pés, mas achei um pouco carote,...
por baixo ficou fechado...?
bons sons.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyQui Ago 04 2011, 13:46

Isso está com um aspecto bastante "maciço"... DUAL em caixa DIY 22692


Tens é que mudar os batentes de portas e meter-lhe uns pés á maneira...
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptySex Ago 05 2011, 17:51

Boas pessoal

Obrigado pelo feed back ,ainda não fechei o Dual por baixo porque ando indeciso com o material a usar...MDF, mogno ou deixa-lo assim,

quanto aos pés venham as sugestões, mas por agora adoro estes.

Ainda falta mudar os cabos e talvez colocar uma ficha electrica para levar um bom cabo, emfim vai devagar, ah o prato vai levar o 505-4 quando o encontrar na net.

Hoje chegou a cabeça rega elys 2, mais um a experiência a ver no que dá...logo direi

chovam opiniões pois aqui não só se preserva o analogico como tambem se faz evoluir a caminho do seu melhor.

Boas audições
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptySex Ago 05 2011, 17:57

BAILOTE escreveu:


Hoje chegou a cabeça rega elys 2, mais um a experiência a ver no que dá...logo direi


Isso é que eu vou querer saber. Como será que toca esse conjunto? Se o braço não tiver massa suficiente, faz uma chapinha para colocares na headshell. Ao adicionares peso à shell, aumentas a massa do braço. Por outro lado, afastas o contra peso traseiro do seu eixo o que tem por efeito mais um acréscimo na massa especifica do conjunto o que nesse caso até é bom. Não te esqueças que o teu braço tem um peso de inercia que ronda as 5-7g e a célula foi desenvolvida para os braços Rega com 12g.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  DUAL em caixa DIY 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptySex Ago 05 2011, 18:55

Boa tarde Pedro,

De todos os materiais que mencionou para fechar o Dual, aquele que eu escolheria era o »deixá-lo« assim.

Nos GDs como na maioria das motas eu gosto muito do estilo »naked«. Na maioria das senhoras, também.

Abraço,

MJ
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptySex Ago 05 2011, 19:00

nas senhoras tambem gosto do estilo langerie sexy mas o meu Dual tem um feitio muito Macho Man e agora devido ao seu tamanho naõ havia sutiã que lhe servi-se ah! Ah!

Boa Mestre
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptySex Ago 05 2011, 19:12

ou seja, fazendo contas terei de meter uma chapinha de cerca de 6 g e adaptar o contra peso.

Tambem já tenho o protactor e aproveito para questionar se faço um furo na cruz ?

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptySex Ago 05 2011, 19:31

BAILOTE escreveu:
ou seja, fazendo contas terei de meter uma chapinha de cerca de 6 g e adaptar o contra peso.

Tambem já tenho o protactor e aproveito para questionar se faço um furo na cruz ?

Abraço
Não acho necessário fazer esse furo.
O furo do "spindle" ou veio central, é feito com uma agulha, vais ponteando à volta até se destacar o circulo.
Tens que verificar se as medidas entre os pontos A e A' estão certas.
Ir para o topo Ir para baixo
Bulldozer
Membro AAP



Mensagens : 481
Data de inscrição : 12/11/2010

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptySex Ago 05 2011, 20:24

António José da Silva escreveu:
Não te esqueças que o teu braço tem um peso de inercia que ronda as 5-7g e a célula foi desenvolvida para os braços Rega com 12g.

Ui...isso é que vai ser uma aventura! Espero que o resultado final seja bom porque efectivamente adicionar massa a esse braço é aniquilar o objectivo para o qual foi projectado.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptySex Ago 05 2011, 20:35

Bulldozer escreveu:
António José da Silva escreveu:
Não te esqueças que o teu braço tem um peso de inercia que ronda as 5-7g e a célula foi desenvolvida para os braços Rega com 12g.

Ui...isso é que vai ser uma aventura! Espero que o resultado final seja bom porque efectivamente adicionar massa a esse braço é aniquilar o objectivo para o qual foi projectado.

Foi um conceito adotado por muitos e que rapidamente se esvaneceu. Mas contrariamente ao que muitos podem pensar, o ULM tem uns bons rolamentos e estou convencido de que vai dar conta do recado. Vamos ser optimistas....

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  DUAL em caixa DIY 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptySáb Ago 06 2011, 09:27

A boda está a ser preparada, entretanto verifiquei que preciso de 2 parafusos mais compridos para a shell e vou vêr qual a chapa mais apropriada para colocar na shell. Penso que o objectivo será apenas compensar a massa em cerca de 7 g??Não é?? E a chapa será furada e colocada por cima da shell, comfirmam?
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptySáb Ago 06 2011, 11:47

Gostava que me explicassem tecnicamente a influência da massa conjuntural do braço/shell/celula( e de que forma influe )na qualidade sonora e que evolução houve nesse sentido.

Boas Audições
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptySáb Ago 06 2011, 13:23

Boa tarde Pedro,

Copy-paste de um texto que postei há tempos,

Para um desempenho optimizado, o braço e a célula devem ser casados da forma a que se possa obter a melhor harmonia conjugal. Como nas relações dos casais, nem todas as células funcionam com qualquer braço, e vice-versa. Para que um bom casamento seja assegurado, devemos ter conhecimento das especificações mecânicas, tanto do braço como da célula. Para percebermos o modo como estas características interagem e determinam a respectiva compatibilidade, devemos, em primeiro lugar, compreender as dinâmicas desta relação.
Qualquer combinação braço/célula exibe uma ressonância a uma determinada frequência(s). Esta ressonância é devida à interacção da célula (actuando como uma mola), e o peso do braço (actuando como massa). O efeito de mola da célula é descrito como compliance (elasticidade). Como exemplo, um elevado peso numa mola suave, iria obviamente esticar em demasiada a mola.

Na frequência de ressonância, a combinação braço /célula produz uma um aumento dramático na saída. Valores de 3 a 6dB, ou mais, são normais. Este enorme aumento pode causar severos problemas se ocorrer na região da música gravada (que estabelecemos ser acima dos 20Hz). Ou numa área onde os empenos dos discos e o »rumble podem são problemáticos (abaixo dos 5Hz). Uma combinação braço/célula cuja ressonância ocorra na região acima dos 20Hz pode ser influenciada pela música reproduzida no disco. Nesta frequência, um salto significativo no valor da saída terá os seus efeitos alterando o som que terá uma característica borrada»» ou de tubo«««. Em casos extremos, a agulha poderá eventualmente saltar da espira. Do mesmo modo, a combinação célula/braço que exiba uma ressonância abaixo da gama desejada, terá tendência a exagerar os efeitos dos empenos dos discos ou do ««rumble produzido pelo gira-discos.
O objectivo de casar uma célula específica com um determinado braço, será pois o da obtenção de uma ressonância na região dos 10 a 14Hz. Há quem defenda que o intervalo destes valores deverá ser mais apertado, entre os 9Hz e os 11Hz.

Empregando a fórmula de cálculo para a ressonância
Frequência de Ressonância = 1000/(6,28 x RQ (M x C)

M • Massa do braço
C • Elasticidade da célula

Por exemplo,
Se tivermos uma combinação célula/braço com a massa combinada de 14g e uma célula com uma elasticidade de 20, a frequência de ressonância será 9,535.
Esta equação simples não tem em conta todos os factores como por exemplo, factor de amortecimento do braço, factor de amortecimento interno da célula, mas serve perfeitamente para termos uma ideia geral da compatibilidade.

Há alguns anos, as células de elevada elasticidade estavam na moda e necessitavam de casar com braços de massa bastante baixa. Mais recentemente, as células mais pesadas e com elasticidade baixa (especialmente as células de bobine móvel, MCs)
requerem braços de massa média-alta a alta. Não esquecer que algumas das MCs disponíveis no mercado devolvem para o braço uma quantidade substancial de energia. Esta energia reflectida, adopta a forma de ondas estacionárias, as quais viajam para cima e para baixo através do braço, dando origem a potenciais erros de leitura. Um braço bem desenhado dissipará esta energia em vez de a devolver à célula. A facilidade com a qual o braço lidará com este problema estará dependente do modo como rolamentos, amortecimento interno e rigidez, tiverem sido projectados.

Numa situação na qual uma célula com alta elasticidade esteja montada num braço com alta massa, os efeitos prejudiciais deste casamento, poderão ser mitigados se o braço possuir alguma forma de amortecimento por fluido.

Algumas regras simples que devemos ter em consideração,

• Um braço cuja massa efectiva seja de 10g ou menos, é considerado um braço de massa leve.
SME 3009, Grace 707, por exemplo
• Um braço cuja massa efectiva se situe entre os 11 e os 25 g,, será um braço de massa média.
SME IV, V, 309, Triplanar, Graham.
• Braços com massa superior a 25g são braços com massa alta.
Eminent Technology, Dynavector, Fidelity Research.

• Uma célula Phono cuja elasticidade seja 12 (12x106) ou inferior, será uma célula com baixa elasticidade.
• Uma célula com valores de elasticidade entre os 13 e 25, será considerada uma célula com elasticidade alta a muito alta.

• Braços de massa leve (baixa) casam bem com células de alta ou muito alta elasticidade.
• Braços de massa média casam bem com células de elasticidade média a baixa.
• Braços de massa alta casam bem com células de baixa elasticidade.
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptySáb Ago 06 2011, 13:27

Olá
Excelente trabalho DUAL em caixa DIY 754215 , cá em casa também há um Panasonic SL-H401 para restaurar, não sei é se vou ter essa paciência e habilidade DUAL em caixa DIY 447836 ,
Eu como já disse noutra parte deste forum, ligava as RCA de melhor qualidade desde que conseguisse ligar directamente há cablagem do braço.
Fredie
Orquestra
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptySáb Ago 06 2011, 14:42

BAILOTE escreveu:
Gostava que me explicassem tecnicamente a influência da massa conjuntural do braço/shell/celula( e de que forma influe )na qualidade sonora e que evolução houve nesse sentido.

O Mário já colocou uma resposta muito completa e há muito na net sobre o assunto, mas como é um homem do ramo automóvel, faço a seguinte analogia que apesar de não ser igual, pode ajudar na compreensão. Imagina o conjunto amortecedor/mola de um Mercedes Classe S com 2.5 toneladas num Fiat Punto ou o inverso. Agora imagina que o Braço é o carro e a celula o conjunto suspensão/mola.

Dá para entender que uma célula com uma suspensão muito forte (low compliance) se poderá dar mal num braço muito leve e vice versa.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  DUAL em caixa DIY 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptySáb Ago 06 2011, 15:39

BAILOTE escreveu:
A boda está a ser preparada, entretanto verifiquei que preciso de 2 parafusos mais compridos para a shell e vou vêr qual a chapa mais apropriada para colocar na shell. Penso que o objectivo será apenas compensar a massa em cerca de 7 g??Não é?? E a chapa será furada e colocada por cima da shell, comfirmam?

Não se sabendo concretamente a compliance da célula da Elys 2, mas sabendo que num braço Rega de 12/13g o valor é de 9Hz, e fazendo a famosa conta dos dois palmos mais o cabo do martelo, conclui-se que a Elys 2 terá aproximadamente uma compliance de 18 cu, o que quer também dizer que no teu Dual, e se lhe aumentares o peso em 3g ficarás com um valor a rondar os 10Hz, o que é considerado um casamento dentro do que é aceitável.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  DUAL em caixa DIY 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyDom Ago 07 2011, 11:15

Viva a todos,

já montei a rega elys 2 e passei o serão até ás 2,30 da manhã a tentar afinar.

Resultado: com uma chapinha cortada á medida da zona dos parafusos da shell e colocada entre a celula e a shell fiz o procedimento :

1-rodei a shell para cima e fiz as ligações (vermelho e branco-+ e verde e azul -).

2-voltei a shell para baixo e observei de perfil para ficar o mais nivelada possivel.

3-afastei o contrapeso totalmente e coloquei peso a zero e A.skating a zero.

4-fui apertando o contrapeso até o braço descer e tocar leve no descanso.

5-coloquei o peso a 1.5 e respectivamente o A.Sk. ao mesmo valor.

resultado- som sem profundidade, agudos com distorção.

6-experimentei pesos de 1.75,como recomenda a rega, de 2.0, 2,5 e até 3 fazendo sempre acompanhar o A:SKating nos mesmos valores.

resultado-igual

7-retirei a chapinha e recuei o contrapeso sem modificação da distorção dos agudos.

O que fazer????
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyDom Ago 07 2011, 11:19

Esqueci-me de mencionar que antes de pôr a tocar utilizei o protator para alinhar a shell e pareceu-me que com a agulha no centro S a shell estava paralela com as linhas C.
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyDom Ago 07 2011, 11:29

Olá
Bom dia
Há qualquer de errado, não sei bem o quê, mas penso que se estiver bem alinhada é uma quetão de peso,
tente rodar o peso de maneira que quando baixar o braço ele fique paralelo ao prato, não suba nem desça, aí será 0 gramas e a partir daí é que regula o peso pois ao colocar a chapa alterou a escala do peso... penso eu...
os pratos technics regulam-se assim como eu lha expliquei.
Fredie
Orquestra
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyDom Ago 07 2011, 11:38

BAILOTE escreveu:


3-afastei o contrapeso totalmente e coloquei peso a zero e A.skating a zero.

Bom dia Pedro,

Este não é o procedimento correcto para ajustar o VTF.

a- Depois de montada a agulha e retirado o braço do descanso, com o elevador do braço na posição descida, deve recuar o contrapeso apenas até que o braço atinja a posição de equilíbrio, posição essa que o deverá manter mais ou menos paralelo ao prato.

b- Se a escala de VTF e anti-skating não estiver já zerada, deverá fazê-lo.

c- Ajustar a escala de VTF para a força indicada para a agulha. Ajustar a escala de anti-skating para um valor ligeiramente inferior ao da força da agulha.

Ao afastar o contrapeso totalmente do pivot e ao zerar a escala de VTF nesta situação, dá origem a que o "0" da escala não seja o "0" real pois este deverá corresponder ao equilíbrio do braço e não ao total afastamento do contrapeso. O que estará a acontecer é que para os 1,75g indicados na escala o VTF será muito inferiror o que dará origem aos problemas que mencionou.

Abraço,

MJ
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyDom Ago 07 2011, 11:43

fredy escreveu:
Olá
Bom dia
Há qualquer de errado, não sei bem o quê, mas penso que se estiver bem alinhada é uma quetão de peso,
tente rodar o peso de maneira que quando baixar o braço ele fique paralelo ao prato, não suba nem desça, aí será 0 gramas e a partir daí é que regula o peso pois ao colocar a chapa alterou a escala do peso... penso eu...
os pratos technics regulam-se assim como eu lha expliquei.
Fredie
Orquestra

Quando enviei o meu comentário não tinha ainda sido publicado o comentário do Fredie. A regulação da escala deve ser feita como o Fredie escreveu. A inclusão da chapa não altera a escala pois ela é obtida a partir do equilìbrio que corresponde ao "0" real. A inclusão da chapa apenas origina que a posição de equilíbrio seja obtida com o contrapeso um pouco mais afastado do pivot.

Cumprimentos,

MJC
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyDom Ago 07 2011, 12:26

OK já calibrei correctamente mas os agudos das vozes continuam com distorção na gama mais alta porque o retante som Será do input do pre que não é compativel com este maior output ?? 6mv para a rega.

Vou fazer downloud do manual do Roksan Kandy mk3.
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyDom Ago 07 2011, 12:28

ficou mal escrito: o que eu queria dizer é que o som no geral parece-me bom e a distorção só aparece nas gamas mais altas das vozes.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyDom Ago 07 2011, 12:35

BAILOTE escreveu:
ficou mal escrito: o que eu queria dizer é que o som no geral parece-me bom e a distorção só aparece nas gamas mais altas das vozes.

O pré não deverá ter problemas com esse pequeno acréscimo de output.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  DUAL em caixa DIY 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyDom Ago 07 2011, 12:36

Esse Roksan dá para células M/M e MC, certo ?
E o switch está para o lado M/M ,certo ?

Description: Equipped with six inputs and a separate tape input, accommodating seven source components - one of which can be switched to work as a moving magnet or moving coil phono-stage.
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyDom Ago 07 2011, 12:41

Olá Milton

Vou verificar no manual mas penso que não trabalha com mc

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyDom Ago 07 2011, 12:45

Essa célula parece ser bem mais baixa que algumas. Se for possivel, coloca a chapa entre a célula e a shell para lhe dar mais alguma altura não vá o braço estar a "afundar" demasiado. Repara se o braço fica paralelo com o vinil quando está a tocar, ou demasiado na descendente.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  DUAL em caixa DIY 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyDom Ago 07 2011, 13:11

Boa Antonio estive a observar e afunda um pouco pois a celula ortofon é mais alta que esta,

O que poderei fazer pois já tenho a chapa entre a celula e a shell??
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyDom Ago 07 2011, 13:21

BAILOTE escreveu:
Boa Antonio estive a observar e afunda um pouco pois a celula ortofon é mais alta que esta,

O que poderei fazer pois já tenho a chapa entre a celula e a shell??


Como penso que esse braço não tem ajuste em altura, uma solução será uma mat mais alta ou uma chapa um pouco mais espessa. Se o braço tem regulação, então é só ajustar.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  DUAL em caixa DIY 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyDom Ago 07 2011, 14:54

Olá
experimenta por a tocar com 2 discos um sobre o outro para ver se a cartridge fica paralela e ao mesmo tempo se o som assim fica bom
Fredie
Orquestra
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyDom Ago 07 2011, 15:50

já coloquei 1 disco velho debaixo do tapete e piorou .

até coloquei 2 discos debaixo do tapete e o braço pareceu-me paralelo ao prato mas o som piorou.

penso que fisicamente esta situação seja proporsional ao aumento da altura na shell.

No manual do roksan não diz a capacidade maxima de input phono no entanto o mesmo está a funcionar em MM sendo que dá para mudar para MC com um transformador ligado ao impput phono embora esta Rega é uma MM e gosto especialmente do output, por isso ainda não desisti ...

venham as sabias sugestões senão terei que voltar á Ortofon e adquirir uma OM 20 (agulha)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyDom Ago 07 2011, 15:55

Bom, sendo assim começam a escassear as ideias. Qual o peso da chapa?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  DUAL em caixa DIY 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyDom Ago 07 2011, 16:00

Olá
Já experimentaste ir ao site vinylengine para ver de o protactor é parecido com o que tens?
Eu já tinha sugerido isto mas não sei se o fizeste.
Fredie
Orquestra
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyDom Ago 07 2011, 16:05

Pelo que percebo tinhas antes montada uma ortofon.
Trabalhava bem?
Quando a tiraste não fizeste o teu próprio protactor?
Se estava alinhada de fábrica era só por na mesma posição (a aponta da agulha), regular o peso, e a altura.
Assim penso eu seria mais fácil DUAL em caixa DIY 447836
Fredie
Orquestra
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY EmptyDom Ago 07 2011, 16:21

o protator é da enjoy da music e experimentei varias posições e não tive melhorias.

Há aqui qualquer coisa que não bate certo.

observo que a entrada da ortofon no vinil é diferente desta especialmente em altura e penso que o ângulo tambem é diferente ...acho que vou refrescar a cabeça(a minha claro)...

Até já e obrigado pelo esforço de todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





DUAL em caixa DIY Empty
MensagemAssunto: Re: DUAL em caixa DIY   DUAL em caixa DIY Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
DUAL em caixa DIY
Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Vendo Dual 604 e Dual 1225 para peças
» Ajuda - Caixa de coluna com canto esmagado/rachado
» Caixa de bolachas
» O meu sistema/4 - colunas (realização)
» Colunas com caixa de betão

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: