Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Upgrade Concertos em DVD para Blu Ray ?

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
SubZero12
Membro AAP
SubZero12


Mensagens : 233
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 37

Upgrade Concertos em DVD para Blu Ray ? Empty
MensagemAssunto: Upgrade Concertos em DVD para Blu Ray ?   Upgrade Concertos em DVD para Blu Ray ? EmptyTer Dez 28 2021, 01:43

Boas pessoal

Tenho vários concertos em DVD, e tendo em conta que alguns deles ganharam versões Blu Ray,
estava e pensar num upgrade.
Mas não sei se, em termos de qualidade do som vale a pena ?
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Upgrade Concertos em DVD para Blu Ray ? Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade Concertos em DVD para Blu Ray ?   Upgrade Concertos em DVD para Blu Ray ? EmptyTer Dez 28 2021, 15:25

Essa discussão existe desde que apareceu o Blu-ray.
Tecnicamente o Blu-ray suporta audio em qualidade superior ao DVD, aqui não há discussão.
Onde existe alguma discussão é na qualidade do software, se o audio no DVD for PCM 16/44.1 e no Blu-ray o mesmo a qualidade é a mesma, ficando qualquer diferença relacionada com a qualidade do hardware.

Terá que verificar caso a caso se vale a pena investir na compra da versão Blu-ray quando já tem a versão DVD.

Em concertos de musica clássica gravados à várias décadas tenho algumas dúvidas que o som seja diferente mas só vendo caso a caso.

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Upgrade Concertos em DVD para Blu Ray ? Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade Concertos em DVD para Blu Ray ?   Upgrade Concertos em DVD para Blu Ray ? EmptySex Dez 31 2021, 13:34

Resumindo o que diz o amigo "jpinto": não basta um melhor suporte, é necessária uma melhor leitura/descodificação desse suporte.

Não existem no mercado muitas soluções blu-ray que garantam elevada qualidade na reprodução do áudio.
No início do formato a Pioneer apostou nisso e desistiu. A Oppo celebrizou-se por apresentar soluções com circuitos melhorados e, uns anos depois, desapareceu do mercado. Agora surge uma "start-up" francesa a prometer uma leitura/descodificação áudio mais séria:

https://www.reavon.com/reavon-ubr-x200
Ir para o topo Ir para baixo
SubZero12
Membro AAP
SubZero12


Mensagens : 233
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 37

Upgrade Concertos em DVD para Blu Ray ? Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade Concertos em DVD para Blu Ray ?   Upgrade Concertos em DVD para Blu Ray ? EmptyDom Jan 02 2022, 16:39

agorgal escreveu:
Resumindo o que diz o amigo "jpinto": não basta um melhor suporte, é necessária uma melhor leitura/descodificação desse suporte.

Não existem no mercado muitas soluções blu-ray que garantam elevada qualidade na reprodução do áudio.
No início do formato a Pioneer apostou nisso e desistiu. A Oppo celebrizou-se por apresentar soluções com circuitos melhorados e, uns anos depois, desapareceu do mercado. Agora surge uma "start-up" francesa a prometer uma leitura/descodificação áudio mais séria:

https://www.reavon.com/reavon-ubr-x200

Estive a ver os modelos da Reavon acho muito caro, para aquilo que oferecem. O top de gama da Reavon 200 é muito mais
caro que o topo de gama da Oppo UDP-205, e não acho que seja melhor.

Mas o objectivo era, Blu ray 1k/4k (hdmi) > AV amplificador > TV > Colunas 5.1 . Para filmes, series, concertos e talvez Blu ray audio.

Por isso acho que a qualidade de som is ficar a cargo do DSP que o AV Amp possuir, certo ? E o leitor de blu ray servia apenas de transporte.
Como apenas preciso da parte do transporte, o Panasonic DP-UB420 ligado a um Denon AVR-S660H, parece dar conta do recado.

Apenas não consigo encontrar informação sobre o DSP ou DAC que o Denon AVR-S660H usa.

Fernando Salvado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
SubZero12
Membro AAP
SubZero12


Mensagens : 233
Data de inscrição : 07/08/2015
Idade : 37

Upgrade Concertos em DVD para Blu Ray ? Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade Concertos em DVD para Blu Ray ?   Upgrade Concertos em DVD para Blu Ray ? EmptyDom Jan 02 2022, 17:46

jpinto escreveu:
Essa discussão existe desde que apareceu o Blu-ray.
Tecnicamente o Blu-ray suporta audio em qualidade superior ao DVD, aqui não há discussão.
Onde existe alguma discussão é na qualidade do software, se o audio no DVD for PCM 16/44.1 e no Blu-ray o mesmo a qualidade é a mesma, ficando qualquer diferença relacionada com a qualidade do hardware.

Terá que verificar caso a caso se vale a pena investir na compra da versão Blu-ray quando já tem a versão DVD.

Em concertos de musica clássica gravados à várias décadas tenho algumas dúvidas que o som seja diferente mas só vendo caso a caso.


Mas eu acho que pode haver melhorias no som relacionadas com o codecs utilizados entre o DVD e o Blu ray.
Por exemplo se no DVD o áudio vem em Dolby Digital(formato com perdas) e no Blu ray pode vir em Dolby TrueHD ou DTS-HD Master Audio, ambos sem perdas.

Não existe melhoria de som por ai ?
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1317
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Upgrade Concertos em DVD para Blu Ray ? Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade Concertos em DVD para Blu Ray ?   Upgrade Concertos em DVD para Blu Ray ? EmptyDom Jan 02 2022, 18:36

SubZero12 escreveu:


Estive a ver os modelos da Reavon acho muito caro, para aquilo que oferecem. O top de gama da Reavon 200 é muito mais
caro que o topo de gama da Oppo UDP-205, e não acho que seja melhor.

Mas o objectivo era, Blu ray 1k/4k (hdmi) > AV amplificador > TV > Colunas 5.1 . Para filmes, series, concertos e talvez Blu ray audio.

Por isso acho que a qualidade de som is ficar a cargo do DSP que o AV Amp possuir,  certo ? E o leitor de blu ray servia apenas de transporte.
Como apenas preciso da parte do transporte, o Panasonic DP-UB420  ligado a um Denon AVR-S660H, parece dar conta do recado.

Apenas não consigo encontrar informação sobre o DSP ou DAC que o Denon AVR-S660H usa.

Basicamente pode-se considerar que a grande maioria dos leitores de blu-ray são simplesmente "transporte": lêem a informação do suporte e passam esta para o receptor que se encarrega de todo o resto. E nesta gama de mercado é verdade, informação detalhada sobre a electrónica não é fornecida pelo fabricante. Vai  o tempo em que tentavam marcar a diferença identificando os componentes mais críticos...

Faltam ao Reavon 200 algumas coisas que faziam o topo de gama da Oppo ser, penso eu, o equipamento mais completo no que aos leitores universais diz respeito. Nunca compreendi porque a Oppo desistiu deste mercado mas a realidade é que desistiu. É caro (já o Oppo o era) mas, apesar de lhe faltar umas coisitas, não encontro no mercado actual solução melhor ou mesmo equivalente no que aos leitores universais diz respeito - é verdade que não conheço todos...

Quanto à sua questão de fundo: só iria para a aquisição de uma versão blu-ray de obra já existente em dvd na minha estante quando já não houvesse blu-ray's de obras ainda não possuídas mas de interesse pessoal.

Mesmo sendo pouco ou nenhum o ganho na componente áudio ganharia na imagem (e mesmo neste aspecto também há alguns maus exemplos no formato blu-ray). Logicamente formatos codificados sem perdas ganham, de longe, a formatos codificados com perdas. Mas é necessário que o equipamento que reproduz tenha, no totalidade da cadeia, resolução suficiente para evidenciar as diferenças.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Upgrade Concertos em DVD para Blu Ray ? Empty
MensagemAssunto: Re: Upgrade Concertos em DVD para Blu Ray ?   Upgrade Concertos em DVD para Blu Ray ? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Upgrade Concertos em DVD para Blu Ray ?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Upgrade Denon DP300F - Quais as Hipóteses de upgrade?
» Sala do Luke
» Music Server para melómanos com características especiais para música clássica
» Qual o melhor programa para passar música do Youtube para cd, flac, wav...
» Para quem estiver abonado e for para os lados de Hamburgo...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Áudio Geral-
Ir para: