Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Cabos simples para colunas

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 49
Localização : Maia

Cabos simples para colunas Empty
MensagemAssunto: Cabos simples para colunas   Cabos simples para colunas EmptySáb Set 25 2021, 22:04

Pretendo comprar alguns metros de cabo para ligar umas colunas.
Pretendo daqueles cabos baratos tipo isto https://www.aquario.pt/pt/product/nimo-cabo-coluna-paralelo-2x075mm-preto-vermelho-wir9011-1
Existe um sem número de diâmetro de secções e não sei qual o critério para escolher a espessura.
Podem por favor ajudar para não escolher nem muito fino nem muito grosso?
Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Cabos simples para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos simples para colunas   Cabos simples para colunas EmptyDom Set 26 2021, 18:55

Eu gosto muito do cabo preto/vermelho do AKI e normalmente uso o de 1,5mm. É fabricado pela top cable que também deve fornecer os "fabricantes" de cabos audiófilos.
O som é agradável e apenas se nota alguma falta de detalhe nos médios, quando comparado com o 8tc antigo.

https://www.topcable.com/low-voltage-cables/special-cables/parallel-audio-cable/

Os kimber são melhores, mas a diferença de preço é brutal.
Ir para o topo Ir para baixo
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 49
Localização : Maia

Cabos simples para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos simples para colunas   Cabos simples para colunas EmptySeg Set 27 2021, 11:18

galvaorod escreveu:
Eu gosto muito do cabo preto/vermelho do AKI e normalmente uso o de 1,5mm. É fabricado pela top cable que também deve fornecer os "fabricantes" de cabos audiófilos.
O som é agradável e apenas se nota alguma falta de detalhe nos médios, quando comparado com o 8tc antigo.

https://www.topcable.com/low-voltage-cables/special-cables/parallel-audio-cable/

Os kimber são melhores, mas a diferença de preço é brutal.

É deste cabo do Leroy/Aki que está a falar?

https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Eletricidade-e-domotica/Cabos-e-fios-eletricos/WPR_REF_82263099

Não tem o de 1,5mm

Este aqui valerá alguma coisa?

https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Eletricidade-e-domotica/Equipamentos-tv/Cabos-de-som/WPR_REF_82658673

Tem uma avaliação que endeusa o cabo :-)

Também encontrei este, com secção de 1,5mm:

https://www.aquario.pt/pt/product/molgar-cabo-de-coluna-2x15mm-pretovermelho-10m-wir9013-10


Ou este da Nedis (não se se é bom):

https://www.aquario.pt/pt/product/nedis-cabo-de-coluna-2x-150-mm2-150-m-fla-cagw1500bk150
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Cabos simples para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos simples para colunas   Cabos simples para colunas EmptySeg Set 27 2021, 19:05

O primeiro é da Top Cable como o sugerido por Galvaorod e ser de 2.5mm em vez de 1.5mm em minha opinião, se não houver constrangimentos  no espaço que vai ocupar, será melhor.

O cabo transparente do Leroy/AKI, segundo a descrição, não é de cobre mas de alumínio revestido a cobre. O mesmo se passa com os cabos da Aquario (Nedis e Nimo) que são CCA (Copper clad Aluminium) Cabos simples para colunas 865586

Alexandre Vieira, taunus e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 49
Localização : Maia

Cabos simples para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos simples para colunas   Cabos simples para colunas EmptyTer Set 28 2021, 10:07

jpinto escreveu:
O primeiro é da Top Cable como o sugerido por Galvaorod e ser de 2.5mm em vez de 1.5mm em minha opinião, se não houver constrangimentos  no espaço que vai ocupar, será melhor.

O cabo transparente do Leroy/AKI, segundo a descrição, não é de cobre mas de alumínio revestido a cobre. O mesmo se passa com os cabos da Aquario (Nedis e Nimo) que são CCA (Copper clad Aluminium) Cabos simples para colunas 865586

Bom saber, realmente serem CCA justifica a diferença de preço.

Quanto à secção de 2.5mm vs 1.5mm, não vai interferir negativamente no som por serem mais grossos? Tipo perder potência visto a maior resistência? Desculpem os termos mas não é a minha área de especialidade. Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Cabos simples para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos simples para colunas   Cabos simples para colunas EmptyTer Set 28 2021, 10:38

Quanto maior for a secção menor é a resistência do cabo para o mesmo comprimento, assim um cabo e 2.5mm terá menor resistência que um de 1.5mm.
A resistência também aumenta com o comprimento do cabo, os mesmo cabo com o dobro da distancia tem o dobro da resistência, para compensar este acréscimo pode ser usado um cabo mais "grosso".

Nunca tive um cabo de colunas inferior a 2.5mm.
Ir para o topo Ir para baixo
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 49
Localização : Maia

Cabos simples para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos simples para colunas   Cabos simples para colunas EmptyTer Set 28 2021, 10:40

jpinto escreveu:
Quanto maior for a secção menor é a resistência do cabo para o mesmo comprimento, assim um cabo e 2.5mm terá menor resistência que um de 1.5mm.
A resistência também aumenta com o comprimento do cabo, os mesmo cabo com o dobro da distancia tem o dobro da resistência, para compensar este acréscimo pode ser usado um cabo mais "grosso".

Nunca tive um cabo de colunas inferior a 2.5mm.


OK, percebo. Então a opção de 2.5mm compreendo que seja a escolha acertada.

Também vi este na Aquário. É OFC. É mais discreto para a minha instalação. Pode ser boa opção?

https://www.aquario.pt/pt/product/velleman-cabo-para-coluna--transparente--2-x-250-mm--hqlw11005

Obrigado pelos esclarecimentos
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Cabos simples para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos simples para colunas   Cabos simples para colunas EmptyTer Set 28 2021, 13:18

Não parecem maus e existe em bobines de 10/15/20 metros, no entanto devo sublinhar que não conheço os cabos em questão. A cerca 1.64€ por metro (ou menos nas bobines de 15 e 20 metros) não se pode dizer que é caro.


https://www.aquario.pt/pt/product/velleman-cabo-para-coluna-transparente-2-x-250-mm-hqlw11004
Ir para o topo Ir para baixo
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 49
Localização : Maia

Cabos simples para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos simples para colunas   Cabos simples para colunas EmptyTer Set 28 2021, 16:11

Ainda nesta questão de cabos encontrei este no Aliexpress. Já comprei muita coisa lá, inclusive cabos RCA e nunca me senti decepcionado.

Este aqui tem pinta, e não encontro nada parecido em lojas nacionais:

O de 8mm, com 240 fios, em 10mt sai a 1,8€ o mt. Não sei como esta medida se compara com o de 2.5mm.

https://pt.aliexpress.com/item/4000063549917.html?spm=a2g0o.cart.0.0.4f343c00Rv4kMd&mp=1
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Cabos simples para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos simples para colunas   Cabos simples para colunas EmptyTer Set 28 2021, 17:04

Tenho ideia que a Aliexpress envia da China, se assim for ter atenção que é necessário adicionar os custos da alfândega, o IVA e uma boa dose de paciência (a última encomenda que encomendei nos EUA demorou 5 meses).

Os 8mm é a dimensão exterior do par, não dá para comparar com a secção do condutor. Não encontrei a secção do condutor (em mm2 como em AWG) mas não deve ser muito diferente dos 2.5mm2 (o da Velleman tem 7mm).

taunus gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 49
Localização : Maia

Cabos simples para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos simples para colunas   Cabos simples para colunas EmptyTer Set 28 2021, 17:18

jpinto escreveu:
Tenho ideia que a Aliexpress envia da China, se assim for ter atenção que é necessário adicionar os custos da alfândega, o IVA e uma boa dose de paciência (a última encomenda que encomendei nos EUA demorou 5 meses).

Os 8mm é a dimensão exterior do par, não dá para comparar com a secção do condutor. Não encontrei a secção do condutor (em mm2 como em AWG) mas não deve ser muito diferente dos 2.5mm2 (o da Velleman tem 7mm).

Agora esse problema acabou, pois a Aliexpress já coloca o IVA nas encomendas. Eu compro muito na China (muito mesmo), nomeadamente Aliexpress, Banggood, a falida Gearbest entre outros. A última encomenda (já neste mês de setembro) demorou-me 7 dias corridos a chegar, e como já tinha IVA passou direto pela alfândega.

jpinto gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Cabos simples para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos simples para colunas   Cabos simples para colunas EmptyTer Set 28 2021, 17:39

Cabos simples para colunas 22692  Obrigado pela informação pois as últimas encomendas fora da EU foram para desesperar, a última o fornecedor acabou por enviar uma segunda encomenda pois a primeira foi dada como perdida pela USPS em Portugal.
Já depois de desalfandegar a segunda encomenda a primeira apareceu na alfândega, 4 meses depois da USPS indicar que a encomenda estava em Portugal. Penso que foi solicitada a devolução da encomenda pelo fornecedor mas os CTT voltaram a colocar a encomenda uma segunda vez na alfândega Cabos simples para colunas 865586

À uns 20 anos comprava muita coisa nos EUA e também começaram a desaparecer as encomendas, ao fim de um ano todas as firmas começaram a informar que para Portugal só enviavam por UPS e afins (os custos dos portes e alfândega era muitas vezes superior ao da mercadoria) outros informaram que deixavam de vender para Portugal.
Se isto continua assim qualquer dia vai passar-se o mesmo Cabos simples para colunas 865586

taunus gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
taunus
Membro AAP
taunus


Mensagens : 343
Data de inscrição : 12/11/2016
Idade : 49
Localização : Maia

Cabos simples para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos simples para colunas   Cabos simples para colunas EmptyQui Set 30 2021, 09:32

Encontrei mais uma excelente opção (na minha opinião) e com a garantia Amazon:

https://www.amazon.es/-/pt/gp/product/B01C79XV5W/ref=ox_sc_act_title_1?smid=A1AT7YVPFBWXBL&psc=1

jpinto e Alexandre Vieira gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Cabos simples para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos simples para colunas   Cabos simples para colunas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cabos simples para colunas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cabos de colunas ?
» Cabos para Colunas
» Cabos de colunas: interferencias ??
» Downgrade em cabos de colunas
» Cabos para colunas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Cabos-
Ir para: