Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 O Audio Analógico está mesmo na moda.

Ir para baixo 
+12
astra
taunus
Fernando Salvado
João Henrique
masa
Goansipife
Mário Franco
José Miguel
TD124
Ghost4u
luis lopes
Alexandre Vieira
16 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyTer Nov 24 2020, 21:23

O Audio Analógico está mesmo na moda. 0110

O Audio Analógico está na moda até a ZARA Home não quis ficar para trás. Já vende móveis, gira-discos com look retro (Audio Technica) e até discos em vinil.

Veja tudo em:

https://www.zarahome.com/pt/music-collection-c1020291025.html?utm_source=oracle&utm_medium=email&utm_campaign=20201124_MUSICA_FW20_G1-PT&fbclid=IwAR3nrDpzBSSQiJ_-pNPsj21TSjNPkZ79xIR3scAUdblNre4SJ2GUfkeoASY
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyQua Nov 25 2020, 16:25

O Audio Analógico está mesmo na moda. 22692

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13392
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyQua Nov 25 2020, 22:10

Apesar, de não conceder importância à moda, considero que as bolachas nem estão caras.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyQui Nov 26 2020, 10:15

Alexandre Vieira escreveu:
O Audio Analógico está mesmo na moda. 011010

O Audio Analógico está na moda até a ZARA Home não quis ficar para trás. Já vende móveis, gira-discos com look retro (Audio Technica) e até discos em vinil. ...

Em frança existe um conçeito (bô-bô) que não sei como traduzir, mas que vão ver como ele resume o que penso dessa coleção da Zara...

Um "bô-bô" que é a contração de burguês-boémio (bourgeois-bohème), designa uma pessoa da classe média alta que recusa socialmente o estatuto de burguês e que vive "aparentemente" desligado dos bens materiais e cujo prazer e objectivo na vida é o hedonismo e cultivar a (sua) diferença. O bô-bô é geralmente citadino e vive num bairro chic ou num antigo bairro popular remodelado. O seu carro é um Mini ou um Fiat 500 (pode ser um belo carro vintage restaurado), mais raramente um Beetle ou um PT Cruiser, mas prefere se deslocar em bicicleta na cidade. Geralmente trabalha na comunicação, na publicidade, no design, na finança ou numa start up, ele compra produtos frescos no mercado, orgânicos de preferência, faz o seu proprio pão e o kefir e gosta de consumir produtos sustentàveis. Politicamente o bô-bô situa-se à direita da esquerda ou à esquerda da direita ... para resumir ele é social-democrata ou centrista e vê os paises escandinavos como um bom modelo social. Ele é geralmente respeituoso do médio-ambiente, tém aparentemente preocupações sociais e defende valores como o femininismo, o humanismo, a cidadania, a ecologia ... O interior da sua casa é cosy, minimalista e subtilmente desleixado! Uns quantos vinilos (escolhidos) numa prateleira, alguns livros numa outra, algumas peças étnicas para mostrar que viaja e vàrios quadros por todo o lado para afirmar o seu gosto pela estética. Ele veste-se num espirito chic e descontraido, sempre com bom gosto e escolhe pequenas marcas de criador, ela também ... sém serem abertamente intelectuais eles fizeram estudos e são globalmente pessoas cultivadas que transmitem uma visão "artistica" da vida. Os seus moveis são em madeira no estilo néo-vintage e ele adora cruzar o modernismo e o passado, não é raro de ver um Garrad 401 pousado num movel minimalista italiano e acoplado a um amplificador escandinavo pousado mais longe num velho movel rustico, mas imaculado! Ele gosta de mostrar que cozinha bem, gosta de receber e impressionar os amigos, sò bebe cerveja artesanal mas prefere o vinho ... aliàs, ele não hesita a ter sempre um copo desse néctar pousado descuidadmente numa mesa afim de açentuar o seu hedonismo. Geralmente ele pratica a boxe ou o BTT e ela o ioga ou o tai-chi ... os putos vão ao judo enquanto pequenos. Apesar de ter um iphone no bolso ele tenta mostrar uma forma de apreço pela tradição que ele molda e adapta ao seu gosto estético. Obsecado pela "diferenciação" ele prefere o jazz à clàssica, o rock indie à mainstream, sò ouve electronica ambient e ponctualmente interessa-se ao R&B. De mesmo, prefere um pequeno produtor de vinho, bebe sòmente chà japonês (o whisky também), transformou o café num ritual, gosta da comida fusion num pequeno restaurante trendy, prefere a espanha a portugal, a itàlia à grécia e no inverno dà um pulo à escandinàvia para rejuvenescer. Intelectualmente ele busca uma "espiritualidade" em tudo e com falso-pudor evita falar de religião, usa um ipad como computador, oficialmente não vê televisão, detesta a multidão mas diz-se empàtico. O termo bô-bô é visto como pejorativo e ninguém aqui quer ser apelidado de tal e mesmo as pessoas que correspondem ao "modelo" evocado recusam a associação...

Dito isto, diria então que essa linha da Zara destina-se aos bô-bô pobres ... mesmo a escolha dos discos é sintomàtico da classe social visada com essa coleção. Não sei se é o Audio Analogico que està na moda ou se é o conçeito do bô-bô way of life Laughing

Alexandre Vieira, masa e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyQui Nov 26 2020, 12:17

Olha eu pelo contrário fiquei bem feliz. Sabes que dos muitos que podem começar a escutar vinil por efeito imitação dos demais, por ser tendência, até pelo efeito de não quererem ser descriminados pelos demais, mas alguns tornar-se-ão mais críticos, apaixonados e nossos Companheiros nesta "nossa" aventura.

O Audio Analógico está mesmo na moda. 22692

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyQui Nov 26 2020, 12:36

TD124 escreveu:


Em frança existe um conçeito (bô-bô) que não sei como traduzir, mas que vão ver como ele resume o que penso dessa coleção da Zara...

(...) Os seus moveis são em madeira no estilo néo-vintage e ele adora cruzar o modernismo e o passado, não é raro de ver um Garrad 401 pousado num movel minimalista italiano e acoplado a um amplificador escandinavo pousado mais longe num velho movel rustico, mas imaculado! (...)

Dito isto, diria então que essa linha da Zara destina-se aos bô-bô pobres ... mesmo a escolha dos discos é sintomàtico da classe social visada com essa coleção. Não sei se é o Audio Analogico que està na moda ou se é o conçeito do bô-bô way of life Laughing

A Moda é um ramo importante da nossa vida em sociedade, mas o texto cortado como o cortei prefiro tratar num outro tópico e conversa iniciada. Neste:
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t13602-aquisicao-de-gd?highlight=aquisi%C3%A7%C3%A3o

Nesse tópico foram colocadas duas perguntas muito importantes, já vi que o Alexandre tem a esperança de ver crescer a comunidade de amantes de Audio, eu também, por isso vou alimentar a conversa do outro lado.
Pelas palavras do Paulo, vejo que há quem escolha peças que vão para lá dos Crosley desta vida, apesar de tudo, um principiante começar com um Garrard 401 não é coisa pouca e já denota algum conhecimento que vai para lá da simples tendência.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyQui Nov 26 2020, 14:34

O Audio Analógico está mesmo na moda. 12786510
O Audio Analógico está mesmo na moda. 12724210

Existe audio para todos os gostos. dvil

Penso que tocam mais música que o Barroco...como diz o Fredy, uns gostam, outros....
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2486
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyQui Nov 26 2020, 16:28

TD124 escreveu:
Em frança existe um conçeito (bô-bô) que não sei como traduzir, mas que vão ver como ele resume o que penso dessa coleção da Zara...

A tipologia está muito bem descrita e também existe cá.

Pessoalmente não aprecio e incomodam-me.

Creio que esse género sempre existiu, o que vai mudando são os seus hábitos.

Os bô-bô são uma tribo numerosa.

Quando era miudo chamavam-se pedantes.

Gente morna.

Tirando isso a colecção Zara recorda-me o mobiliário dos anos 60, minha infância, e é claro que me enternece.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyQui Nov 26 2020, 21:20

Mário Franco escreveu:
... Pessoalmente não aprecio e incomodam-me.

Creio que esse género sempre existiu, o que vai mudando são os seus hábitos.

Os bô-bô são uma tribo numerosa.

Quando era miudo chamavam-se pedantes....

Olà amigo Mario, não me permiti o termo pedante pois penso que ele se afasta um pouco do bô-bô no sentido em que os primeiros assumém, ou pretendem, uma superioridade social ... ora que o bô-bô finge não a possuir! São detalhes semânticos, mas mas o diabo esconde-se nessas nuances então preferi guardar o apelido original Wink

Quanto ao mobiliario da Zara, estou de acordo consigo e nada a criticar ... o estilo é top e gosto, aliàs ... escrevendo o concepto de bô-bô dei-me conta que por alguns aspectos pertenço à tribu Embarassed , sei que fala françês então deixo-lhe uma canção que resume (satiricamente e cinicamente) o que penso e que fala dos bô-bô Wink

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyQui Nov 26 2020, 21:36

Alexandre Vieira escreveu:
... Sabes que dos muitos que podem começar a escutar vinil por efeito imitação dos demais, por ser tendência, até pelo efeito de não quererem ser descriminados pelos demais, mas alguns tornar-se-ão mais críticos, apaixonados e nossos Companheiros nesta "nossa" aventura. ...

Alexandre, és verdadeiramente uma pessoa que aprecio e estas tuas palvras fazém honra ao teu pensar e fundo! Mas desta não posso te seguir ... o meu longo texto cinico (neste topico antes) é a prova e a razão disso. Não acredito que as coisas que começam mal acabem bem!!!... esta historia da Zara é um exemplo e nada de bom vai sair, é comercial e nada mais, absolutamente nada mais ... então não hà nada a retirar, fora o Music for Airports ... mas bom Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyQui Nov 26 2020, 21:52

José Miguel escreveu:
... apesar de tudo, um principiante começar com um Garrard 401 não é coisa pouca e já denota algum conhecimento que vai para lá da simples tendência.

Estou em "modo" cinico hoje então vou enviar o que penso de uma maneira clara ... Sim!!! um G301/401 é pura tendência e nada mais cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptySex Nov 27 2020, 00:10

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
... apesar de tudo, um principiante começar com um Garrard 401 não é coisa pouca e já denota algum conhecimento que vai para lá da simples tendência.

Estou em "modo" cinico hoje então vou enviar o que penso de uma maneira clara ... Sim!!! um G301/401 é pura tendência e nada mais cheers

Não questiono que algumas peças estejam mesmo em tendência, essas serão duas delas e o Paulo já referiu isso muitas vezes (a "escola" Japonesa, Jean Nantais). Eu apenas olhei para outro lado, pois quem procura um desses gira-discos, em princípio, vai além da tendência mais imediata, tenta compreender algumas das nuances (as tendências dentro da tendência). Não há nem conhecimento nem gosto descontextualizado, mas se tomarmos consciência disso, há esperança. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptySex Nov 27 2020, 09:32

Alexandre Vieira escreveu:
Olha eu pelo contrário fiquei bem feliz. Sabes que dos muitos que podem começar a escutar vinil por efeito imitação dos demais, por ser tendência, até pelo efeito de não quererem ser descriminados pelos demais, mas alguns tornar-se-ão mais críticos, apaixonados e nossos Companheiros nesta "nossa" aventura.

O Audio Analógico está mesmo na moda. 22692


Caro Alexandre,

Entendo perfeitamente a tua felicidade e optimismo. Também eu, aqui há uns anos atrás, fiquei optimista por ver cada vez mais malta muito nova, com auscultadores espetados nas orelhas com valores para cima dos 300 paus, a andarem, quase como zômbies, por tudo quanto era lado e conectados a smartphones  e outros gadgets de alta gama.

Pese embora, não considerasse um comportamento correcto, quer do ponto de vista de segurança pessoal e dos outros, quer do ponto de vista de 'sanidade' auditiva do próprio, por momentos fiquei com a esperança que ali estava um ponto de partida para os jovens, há menos tempo que nós, voltassem a desfrutar de alguns dos melhores prazeres da vida - ouvir música com qualidade de reprodução - como muitos começaram, com a idade deles, nas casas uns dos outros, nas gerações de 60's e 70's.

Infelizmente parece que não! Parece que não passa mais de um modismo, levado pelo espírito consumista e motivado este pelo desenfreado foco do capitalismo.

O Sr. Amancio Ortega, está desse lado da barreira. Do lado do capitalismo desenfreado.

Diz quem o conhece mais ou menos bem, que é um indivíduo que faz até dos seus próprios prazeres, um negócio.

Don Amancio Ortega, não está a reinventar o negócio foco da Zara, nestes tempos mais difíceis para a economia mundial, com a colocação à venda de peças de áudio nas suas lojas, nem com o altruísmo de incentivar este hobbie, que segundo parece, também 'navega' nele. É puro negócio e busca de lucro!

Don Amancio Ortega é uma das pessoas que está por detrás do recrudescimento do negócio do Áudio de Especialidade em Espanha, de há uns tempos a esta parte.

Relembro que até aos anos 90 do século passado, Espanha era um mercado 'frágil' nesta matéria. Menos importante que o mercado português, já de si, muito pequenino. Hoje, Espanha, é um dos mais importantes mercados europeus de comercialização do sector e muita dessa posição se deve a este senhor.

Apesar de muitos companheiros (mesmo aqui no fórum) pensarem que quem gira à volta da Alta-Fidelidade, como produtores, distribuidores ou retalhistas, serem todos uns meninos de coro, a verdade é que o sector também já foi  apanhado nas teias do capitalismo menos decoroso, onde tudo serve para fazer (muito) dinheiro.

Não irei admirar-me se, um dia, vir um Krell à venda numa farmácia Wink

Alexandre Vieira, masa e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13392
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyTer Dez 01 2020, 19:27

Ghost4u escreveu:
O Audio Analógico está mesmo na moda. Farmze10

        (...) pensei que seria total a improbabilidade de me deslocar à farmácia publicitada para adquirir algum disco de vinilo. Decorridos três anos, (...) passando à porta de tal estabelecimento, (...) entrei com expectativa nula (...). Entre vários produtos atípicos numa farmácia, lá estava um exemplar do amplificador 520.

Prezado Goansipife,

Ver um Krell à venda numa farmácia Question  A mim, jamais me causará admiração, porquanto, encontrei um amplificador num estabelecimento desses, como descrevo em https://www.audioanalogicodeportugal.net/t12388-barulho.

Com melhores cumprimentos,
What a Face

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyQua Dez 02 2020, 19:16

Goansipife escreveu:


Apesar de muitos companheiros (mesmo aqui no fórum) pensarem que quem gira à volta da Alta-Fidelidade, como produtores, distribuidores ou retalhistas, serem todos uns meninos de coro, a verdade é que o sector também já foi  apanhado nas teias do capitalismo menos decoroso, onde tudo serve para fazer (muito) dinheiro.


E de que maneira Gonçalo, basta ver os grupos económicos que começam a concentrar várias marcas! E depois vez projectado no Reino Unido e montado na China; desenvolvido na Suécia e fabricado na China; E por aí fora.

Mas este fenómeno já ocorreu várias vezes ao longo dos anos e em várias atividades e vai continuar.

Mas quem está a safar melhor é a industria discográfica com o vinil em que o lucro é bem grande, e ao contrário dos outros suportes, é difícil copiar o prazer de possuir um disco. Porque o que se compra, mais que uma cópia da obra, é a sensação de posse. Sensação que desaparece com os ficheiros audio.

De facto o analógico está na moda! E não foi por isso que nós lutamos sempre? Dar a conhecer o prazer de ouvir o formato analógico às novas gerações de forma a garantir a sua preservação nos tempos que já não nos pertecem?

É para esse propósito, entre outros, que existe este fórum! E claro que como o Paulo disse muitos fazem-nos por serem "bo-bo"´s, mas eu, talvez porque seja mais romântico, o que eu mais vejo são miúdos, que querem conhecerem o formato, que querem ouvir a música dos Pais, que descobrem bandas e sons antigos, que querem preservar esta bela maneira de ouvir música e respeitá-la.

Eu próprio já ofertei estagiários do meu escritório com componentes para criarem o seu sistema de som analógico e denoto uma enorme alegria na interacção.

Estou assim muito feliz que a ZARA e outras marcas o façam, por que são "fazedores de tendências" e está é uma boa tendência, até porque é uma tendência que aproxima gerações!

Eu lembro faz uns quatro anos um filho de um amigo pedir-me para colocar um disco a rodar, porque ele com já vinte anos nunca o tinha presenciado e o seu enorme espanto. Hoje é Engenheiro Informático, E babo-me por desse miúdo, não só porque o conheci com duas horas de vida e assisti ao seu honesto percurso de vida, mas por fazer questão em querer estar presente no nosso Audio Vintage como expositor, porque considero que ele compreendeu a importância de conhecer outros formatos (sem ser os digitais) e o seu culto.
Uma coisa vai ocorrer dentro em breve, daqui a um tempo irão estar à venda gira-discos a preços bem convidativos, e cá estaremos nós para os "recolher"! O Audio Analógico está mesmo na moda. 693932


Última edição por Alexandre Vieira em Qua Dez 02 2020, 22:44, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyQua Dez 02 2020, 20:35

Alexandre Vieira escreveu:
(...)  e ao contrário dos outros suportes, é difícil copiar o prazer de possuir um disco. Porque o que se compra, mais que uma cópia da obra, é a sensação de posse. Sensação que desaparece com os ficheiros audio. ...

Ném é preciso ir mais longe no desenvolvimento da tua triste intervenção ... basta guardar esta frase digna de ser gravada no pedestral do audio! Se compreendo bem, o que te interessa mais num disco é a materia, a forma, a posse ... a Musica é segundària! Efectivamente com cinquenta e cinco anos ainda sou novo pois continuo a descobrir novas parvoiçes todos os dias confused

Olha!, eu prefiro a Musica sém matéria à Matéria com musica, mas sou eu que gosta antes de tudo de Musica  Wink

Acho, que perdeste uma boa ocasião de fumar um cigarro e beber um copo no lugar de escrever O Audio Analógico está mesmo na moda. 21181
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyQua Dez 02 2020, 20:46

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
(...)  e ao contrário dos outros suportes, é difícil copiar o prazer de possuir um disco. Porque o que se compra, mais que uma cópia da obra, é a sensação de posse. Sensação que desaparece com os ficheiros audio. ...

Ném é preciso ir mais longe no desenvolvimento da tua triste intervenção ...

Estimado Paulo se calhar era melhor teres atenção ao que está escrito antes de te pronunciares do alto do teu pedestal sobre o que não está escrito.


Abraços

O Audio Analógico está mesmo na moda. 22692
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyQua Dez 02 2020, 20:58

Alexandre Vieira escreveu:
... Estimado Paulo se calhar era melhor teres atenção ao que está escrito antes de te pronunciares do alto do teu pedestal sobre o que não está escrito. ...

Alexandre! li e reli a tua intervenção, desde o inicio ... e persisto no que disse e escrevi  Razz  

Talvez seja a ti de a reler, hoje ou um dia mais tarde  Surprised

Mas, tudo bem, isto fica entre nòs  silent
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyQua Dez 02 2020, 21:12

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
... Estimado Paulo se calhar era melhor teres atenção ao que está escrito antes de te pronunciares do alto do teu pedestal sobre o que não está escrito. ...

Alexandre! li e reli a tua intervenção, desde o inicio ... e persisto no que disse e escrevi  Razz  

Talvez seja a ti de a reler, hoje ou um dia mais tarde  Surprised

Mas, tudo bem, isto fica entre nòs  silent

Pois Paulo entre nós não fica porque o fizeste publicamente. Quanto à qualificação pessoal que eu possa fazer quanto à elegância do teu comentário, essa guardo-a para só mim!



Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13392
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyQui Dez 03 2020, 23:30

TD124 escreveu:
(...) o que te interessa mais num disco é a materia, a forma, a posse ... a Musica é segundària!

Cônscio de meter a foice em seara alheia, após reler a intervenção de Alexandre Vieira, nem entre-linhas, nem extra-linhas nem invadindo a intimidade das letras, encontrei fundamento para a afirmação supracitada.

Quanto a mim, que não consigo afirmar que prefiro o formato Y ao invés do X ou Z, gosto de consultar o formato físico, quer LP ou CD, para me inteirar da informação da obra. Mas, porventura, se não gostar de um disco que o meu rol de amigos tanto aprecia, jamais fará parte do meu espólio como sentimento de posse; presumo que por esse motivo, ainda que a Mau Génio tenha como lema a afirmação que "o sentimento de posse tem mais discos do que amigos", AV rejeita ter um clássico LP de jazz, por não apreciar esse estilo. Por conseguinte, é emitido óbito à teoria de posse. RIP
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptySex Dez 04 2020, 00:37

Alexandre Vieira escreveu:


(...)
Mas quem está a safar melhor é a industria discográfica com o vinil em que o lucro é bem grande, e ao contrário dos outros suportes, é difícil copiar o prazer de possuir um disco. Porque o que se compra, mais que uma cópia da obra, é a sensação de posse. Sensação que desaparece com os ficheiros audio.

De facto o analógico está na moda! E não foi por isso que nós lutamos sempre? Dar a conhecer o prazer de ouvir o formato analógico às novas gerações de forma a garantir a sua preservação nos tempos que já não nos pertecem?

É para esse propósito, entre outros, que existe este fórum! E claro que como o Paulo disse muitos fazem-nos por serem "bo-bo"´s, mas eu, talvez porque seja mais romântico, o que eu mais vejo são miúdos, que querem conhecerem o formato, que querem ouvir a música dos Pais, que descobrem bandas e sons antigos, que querem preservar esta bela maneira de ouvir música e respeitá-la.

Eu próprio já ofertei estagiários do meu escritório com componentes para criarem o seu sistema de som analógico e denoto uma enorme alegria na interacção.

Estou assim muito feliz que a ZARA e outras marcas o façam, por que são "fazedores de tendências" e está é uma boa tendência, até porque é uma tendência que aproxima gerações!

Eu lembro faz uns quatro anos um filho de um amigo pedir-me para colocar um disco a rodar, porque ele com já vinte anos nunca o tinha presenciado e o seu enorme espanto. Hoje é Engenheiro Informático, E babo-me por desse miúdo, não só porque o conheci com duas horas de vida e assisti ao seu honesto percurso de vida, mas por fazer questão em querer estar presente no nosso Audio Vintage como expositor, porque considero que ele compreendeu a importância de conhecer outros formatos (sem ser os digitais) e o seu culto.[/justify]
Uma coisa vai ocorrer dentro em breve, daqui a um tempo irão estar à venda gira-discos a preços bem convidativos, e cá estaremos nós para os "recolher"! O Audio Analógico está mesmo na moda. 693932

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
(...)  e ao contrário dos outros suportes, é difícil copiar o prazer de possuir um disco. Porque o que se compra, mais que uma cópia da obra, é a sensação de posse. Sensação que desaparece com os ficheiros audio. ...

Ném é preciso ir mais longe no desenvolvimento da tua triste intervenção ... basta guardar esta frase digna de ser gravada no pedestral do audio! Se compreendo bem, o que te interessa mais num disco é a materia, a forma, a posse ... a Musica é segundària! Efectivamente com cinquenta e cinco anos ainda sou novo pois continuo a descobrir novas parvoiçes todos os dias  confused

Olha!, eu prefiro a Musica sém matéria à Matéria com musica, mas sou eu que gosta antes de tudo de Musica  Wink

Acho, que perdeste uma boa ocasião de fumar um cigarro e beber um copo no lugar de escrever O Audio Analógico está mesmo na moda. 21181

Ghost4u escreveu:
TD124 escreveu:
(...) o que te interessa mais num disco é a materia, a forma, a posse ... a Musica é segundària!

Cônscio de meter a foice em seara alheia, após reler a intervenção de Alexandre Vieira, nem entre-linhas, nem extra-linhas nem invadindo a intimidade das letras, encontrei fundamento para a afirmação supracitada.

Quanto a mim, que não consigo afirmar que prefiro o formato Y ao invés do X ou Z, gosto de consultar o formato físico, quer LP ou CD, para me inteirar da informação da obra. Mas, porventura, se não gostar de um disco que o meu rol de amigos tanto aprecia, jamais fará parte do meu espólio como sentimento de posse; presumo que por esse motivo, ainda que a Mau Génio tenha como lema a afirmação que "o sentimento de posse tem mais discos do que amigos", AV rejeita ter um clássico LP de jazz, por não apreciar esse estilo. Por conseguinte, é emitido óbito à teoria de posse. RIP

Para avaliar equipamentos já percebi que a regra é "gosto" ou "não gosto", mas a palavra escrita vai para lá disso... mais ainda se for sublinhada por quem a escreveu - por isso deixei tantas citações, não se vá declarar que foi algo sonhado.

Não é preciso um exercício de hermenêutica, acredito que o Alexandre goste mais de Música do que de um formato qualquer, mas a tentativa de defender o formato escapou-lhe do controlo - nada de grave, é a paixão. Wink

Tudo isto poderia resultar num animado e informativo debate, desde logo por encerrar ideias que valem a pena discutir: lojas como a Zara, representando um dos problemas do Capitalismo, serão mesmo um lugar a divulgar entre quem quer preservar o Áudio no seu formato analógico? Que tipo de Áudio em formato analógico se quer passar às gerações vindouras, um sustentável e que busca o melhor encontro com a Música ou um de correria desenfreada onde o fugaz encontro dá rapidamente lugar à despedida?

Há muito mais para debater, mas convém ler tudo com calma e escrever com mais calma ainda. Partilhar ideias não é um pecado, requer cuidado e interesse, mas não faz mal a ninguém. Escrevam muito, partilhem... não estou a ver como se passará às gerações vindouras a informação ou valores sem o bom uso da palavra.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptySex Dez 04 2020, 10:03

José Miguel escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:


(...)
Mas quem está a safar melhor é a industria discográfica com o vinil em que o lucro é bem grande, e ao contrário dos outros suportes, é difícil copiar o prazer de possuir um disco. Porque o que se compra, mais que uma cópia da obra, é a sensação de posse. Sensação que desaparece com os ficheiros audio.

De facto o analógico está na moda! E não foi por isso que nós lutamos sempre? Dar a conhecer o prazer de ouvir o formato analógico às novas gerações de forma a garantir a sua preservação nos tempos que já não nos pertecem?

É para esse propósito, entre outros, que existe este fórum! E claro que como o Paulo disse muitos fazem-nos por serem "bo-bo"´s, mas eu, talvez porque seja mais romântico, o que eu mais vejo são miúdos, que querem conhecerem o formato, que querem ouvir a música dos Pais, que descobrem bandas e sons antigos, que querem preservar esta bela maneira de ouvir música e respeitá-la.

Eu próprio já ofertei estagiários do meu escritório com componentes para criarem o seu sistema de som analógico e denoto uma enorme alegria na interacção.

Estou assim muito feliz que a ZARA e outras marcas o façam, por que são "fazedores de tendências" e está é uma boa tendência, até porque é uma tendência que aproxima gerações!

Eu lembro faz uns quatro anos um filho de um amigo pedir-me para colocar um disco a rodar, porque ele com já vinte anos nunca o tinha presenciado e o seu enorme espanto. Hoje é Engenheiro Informático, E babo-me por desse miúdo, não só porque o conheci com duas horas de vida e assisti ao seu honesto percurso de vida, mas por fazer questão em querer estar presente no nosso Audio Vintage como expositor, porque considero que ele compreendeu a importância de conhecer outros formatos (sem ser os digitais) e o seu culto.[/justify]
Uma coisa vai ocorrer dentro em breve, daqui a um tempo irão estar à venda gira-discos a preços bem convidativos, e cá estaremos nós para os "recolher"! O Audio Analógico está mesmo na moda. 693932

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
(...)  e ao contrário dos outros suportes, é difícil copiar o prazer de possuir um disco. Porque o que se compra, mais que uma cópia da obra, é a sensação de posse. Sensação que desaparece com os ficheiros audio. ...

Ném é preciso ir mais longe no desenvolvimento da tua triste intervenção ... basta guardar esta frase digna de ser gravada no pedestral do audio! Se compreendo bem, o que te interessa mais num disco é a materia, a forma, a posse ... a Musica é segundària! Efectivamente com cinquenta e cinco anos ainda sou novo pois continuo a descobrir novas parvoiçes todos os dias  confused

Olha!, eu prefiro a Musica sém matéria à Matéria com musica, mas sou eu que gosta antes de tudo de Musica  Wink

Acho, que perdeste uma boa ocasião de fumar um cigarro e beber um copo no lugar de escrever O Audio Analógico está mesmo na moda. 21181

Ghost4u escreveu:
TD124 escreveu:
(...) o que te interessa mais num disco é a materia, a forma, a posse ... a Musica é segundària!

Cônscio de meter a foice em seara alheia, após reler a intervenção de Alexandre Vieira, nem entre-linhas, nem extra-linhas nem invadindo a intimidade das letras, encontrei fundamento para a afirmação supracitada.

Quanto a mim, que não consigo afirmar que prefiro o formato Y ao invés do X ou Z, gosto de consultar o formato físico, quer LP ou CD, para me inteirar da informação da obra. Mas, porventura, se não gostar de um disco que o meu rol de amigos tanto aprecia, jamais fará parte do meu espólio como sentimento de posse; presumo que por esse motivo, ainda que a Mau Génio tenha como lema a afirmação que "o sentimento de posse tem mais discos do que amigos", AV rejeita ter um clássico LP de jazz, por não apreciar esse estilo. Por conseguinte, é emitido óbito à teoria de posse. RIP



Não é preciso um exercício de hermenêutica, acredito que o Alexandre goste mais de Música do que de um formato qualquer, mas a tentativa de defender o formato escapou-lhe do controlo - nada de grave, é a paixão. Wink

.

Bom dia José Miguel

Para colocar um ponto sobre o assunto, tem que se ler o que escrevi no seguimento do tópico do Gonçalo. Eu estava a escrever no âmbito do que ele escreveu relativamente aos lucros que se geram com o Audio. E de facto refiro-me às editoras e ao novo "el dourado" que encontraram com as edições em vinil.


Mas se a minha opinião fosse a de querer possuir discos mais que ouvir música era algum problema? O Audio Analógico está mesmo na moda. 447836


Quanto às opiniões todas elas têm valor, todos nós damos ao fórum o que queremos e podemos, mas não nos podemos esquecer que somos todos diferentes, mas todos iguais na importância que temos, na opinião e muito mais na nossa liberdade.

Quanto à questão do capitalismo no Audio não é uma coisa nova, nem nunca acabará, enquanto existirem consumidores, sejam eles audiofilos conhecedores ou meros cidadãos que apenas gostem de usufruir da música seja em que formato for. O Audio Analógico está mesmo na moda. 491368

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptySex Dez 04 2020, 10:06

Ghost4u escreveu:
TD124 escreveu:
(...) o que te interessa mais num disco é a materia, a forma, a posse ... a Musica é segundària!

Cônscio de meter a foice em seara alheia, após reler a intervenção de Alexandre Vieira, nem entre-linhas, nem extra-linhas nem invadindo a intimidade das letras, encontrei fundamento para a afirmação supracitada.

Quanto a mim, que não consigo afirmar que prefiro o formato Y ao invés do X ou Z, gosto de consultar o formato físico, quer LP ou CD, para me inteirar da informação da obra. Mas, porventura, se não gostar de um disco que o meu rol de amigos tanto aprecia, jamais fará parte do meu espólio como sentimento de posse; presumo que por esse motivo, ainda que a Mau Génio tenha como lema a afirmação que "o sentimento de posse tem mais discos do que amigos", AV rejeita ter um clássico LP de jazz, por não apreciar esse estilo. Por conseguinte, é emitido óbito à teoria de posse. RIP

Já cá moram uns quatro discos de Jazz..., mas fique assente que tocam muito pouco, estão quase novos! O Audio Analógico está mesmo na moda. 758687
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptySex Dez 04 2020, 10:54

Ghost4u escreveu:
... após reler a intervenção de Alexandre Vieira, nem entre-linhas, nem extra-linhas nem invadindo a intimidade das letras, encontrei fundamento para a afirmação supracitada. ... AV rejeita ter um clássico LP de jazz, por não apreciar esse estilo. Por conseguinte, é emitido óbito à teoria de posse. RIP

José Miguel escreveu:
... mas convém ler tudo com calma e escrever com mais calma ainda. Partilhar ideias não é um pecado, requer cuidado e interesse, mas não faz mal a ninguém. Escrevam muito, partilhem... não estou a ver como se passará às gerações vindouras a informação ou valores sem o bom uso da palavra.

Para mim o assunto estava encerrado e fora mandar uma MP ao Alexandre a pedir desculpa pela minha intervenção (por demasiado) directa e afiada, não tinha mais nada a dizer sobre este tema. Visto que a minha intervenção foi publica, faço-lhe então publicamente o meu pedido de desculpas e ele tém razão num ponto, a minha intervenção nada teve de elegante e é coisa que não é nos meus hàbitos ... então, as minhas desculpas de novo Alexandre 2cclzes

Dito isto que é o principal, e porque os amigos Ghost e José sentiram a necessidade de intervir e dar o ponto de vista deles, também vou-me explicar! A minha violenta reação não apareçeu porque estamos confinados ou que o moral não està bom ném por uma razão qualquer exterior ao contexto ... foi mesmo por causa da intervenção do Alexandre, toda a intervenção. Retirei dessa intervenção cinco ideias subliminais presentes:

A resiliência dos suportes fisicos é ligada ao sentimento de posse que eles procuram...
O formato analogico deverà ser preservado e mesmo transmitido às novas gerações...
Qualquer "tendência" ou mesmo "moda" que permita preservar o suporte analogico é boa...
O formato analogico é um suporte musical que aproxima as gerações...
A geração de hoje busca o suporte analogico e deseja a sua preservação...

Destas cinco ideias retiradas do texto, e não do contexto, e mesmo se não estou de acordo com nenhuma, guardei sobretudo o caracter ultra-materialista da intervenção. Se algo deve ser preservado ou pode ser transgeracional é a Musica e não um suporte musical, e qualquer que ele seja! O formato analogico não é ném uma causa justa, ném um combate social ... hoje em dia é uma "moda" ou "tendência"!

Fica então o meu ponto de vista que foi a causa da minha mà reação  Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptySex Dez 04 2020, 11:06

TD124 escreveu:
Ghost4u escreveu:
... após reler a intervenção de Alexandre Vieira, nem entre-linhas, nem extra-linhas nem invadindo a intimidade das letras, encontrei fundamento para a afirmação supracitada. ... AV rejeita ter um clássico LP de jazz, por não apreciar esse estilo. Por conseguinte, é emitido óbito à teoria de posse. RIP

José Miguel escreveu:
... mas convém ler tudo com calma e escrever com mais calma ainda. Partilhar ideias não é um pecado, requer cuidado e interesse, mas não faz mal a ninguém. Escrevam muito, partilhem... não estou a ver como se passará às gerações vindouras a informação ou valores sem o bom uso da palavra.

PPara mim o assunto estava encerrado e fora mandar uma MP ao Alexandre a pedir desculpa pela minha intervenção (por demasiado) directa e afiada, não tinha mais nada a dizer sobre este tema. Visto que a minha intervenção foi publica, faço-lhe então publicamente o meu pedido de desculpas e ele tém razão num ponto, a minha intervenção nada teve de elegante e é coisa que não é nos meus hàbitos ... então, as minhas desculpas de novo Alexandre 2cclzes

Dito isto que é o principal, e porque os amigos Ghost e José sentiram a necessidade de intervir e dar o ponto de vista deles, também vou-me explicar! A minha violenta reação não apareçeu porque estamos confinados ou que o moral não està bom ném por uma razão qualquer exterior ao contexto ... foi mesmo por causa da intervenção do Alexandre, toda a intervenção. Retirei dessa intervenção cinco ideias subliminais presentes:

A resiliência dos suportes fisicos é ligada ao sentimento de posse que eles procuram...
O formato analogico deverà ser preservado e mesmo transmitido às novas gerações...
Qualquer "tendência" ou mesmo "moda" que permita preservar o suporte analogico é boa...
O formato analogico é um suporte musical que aproxima as gerações...
A geração de hoje busca o suporte analogico e deseja a sua preservação...

Destas cinco ideias retiradas do texto, e não do contexto, e mesmo se não estou de acordo com nenhuma, guardei sobretudo o caracter ultra-materialista da intervenção. Se algo deve ser preservado ou pode ser transgeracional é a Musica e não um suporte musical, e qualquer que ele seja! O formato analogico não é ném uma causa justa, ném um combate social ... hoje em dia é uma "moda" ou "tendência"!

Fica então o meu ponto de vista que foi a causa da minha mà reação  Embarassed

Estimado Paulo eu não recebi nenhuma mensagem privada, mas publicamente as desculpas tão aceites, sem mágoa ou constrangimento! Era o que mais faltava ter aqui amigos faz quase 8 anos e ter algum tipo de aborrecimento que não se ultrapasse, por causa de uma diferença de opinião ou mal entendido.

Para mim és uma pessoa especial que muito considero, já te disse em várias ocasiões. E para além do mais temos uma coisa em comum, NÃO SOMOS PERFEITOS! O Audio Analógico está mesmo na moda. 843159
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptySex Dez 04 2020, 11:35

Alexandre Vieira escreveu:
... Estimado Paulo eu não recebi nenhuma mensagem privada, mas publicamente as desculpas tão aceites, sem mágoa ou constrangimento! Era o que mais faltava ter aqui amigos faz quase 8 anos e ter algum tipo de aborrecimento que não se ultrapasse, por causa de uma diferença de opinião ou mal entendido. ...

Nunca foi questão, e ainda menos intenção, que nenhum de nòs se aborreça com o outro ... siga o baile cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptySex Dez 04 2020, 12:54

Alexandre Vieira escreveu:
José Miguel escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:


(...)
Mas quem está a safar melhor é a industria discográfica com o vinil em que o lucro é bem grande, e ao contrário dos outros suportes, é difícil copiar o prazer de possuir um disco. Porque o que se compra, mais que uma cópia da obra, é a sensação de posse. Sensação que desaparece com os ficheiros audio.

De facto o analógico está na moda! " Dar a conhecer o prazer de ouvir o formato analógico às novas gerações de forma a garantir a sua preservação nos tempos que já não nos pertecem?

É para esse propósito, entre outros, que existe este fórum! E claro que como o Paulo disse muitos fazem-nos por serem "bo-bo"´s, mas eu, talvez porque seja mais romântico, o que eu mais vejo são miúdos, que querem conhecerem o formato, que querem ouvir a música dos Pais, que descobrem bandas e sons antigos, que querem preservar esta bela maneira de ouvir música e respeitá-la.

Eu próprio já ofertei estagiários do meu escritório com componentes para criarem o seu sistema de som analógico e denoto uma enorme alegria na interacção.

Estou assim muito feliz que a ZARA e outras marcas o façam, por que são "fazedores de tendências" e está é uma boa tendência, até porque é uma tendência que aproxima gerações!

Eu lembro faz uns quatro anos um filho de um amigo pedir-me para colocar um disco a rodar, porque ele com já vinte anos nunca o tinha presenciado e o seu enorme espanto. Hoje é Engenheiro Informático, E babo-me por desse miúdo, não só porque o conheci com duas horas de vida e assisti ao seu honesto percurso de vida, mas por fazer questão em querer estar presente no nosso Audio Vintage como expositor, porque considero que ele compreendeu a importância de conhecer outros formatos (sem ser os digitais) e o seu culto.[/justify]
Uma coisa vai ocorrer dentro em breve, daqui a um tempo irão estar à venda gira-discos a preços bem convidativos, e cá estaremos nós para os "recolher"! O Audio Analógico está mesmo na moda. 693932


Não é preciso um exercício de hermenêutica, acredito que o Alexandre goste mais de Música do que de um formato qualquer, mas a tentativa de defender o formato escapou-lhe do controlo - nada de grave, é a paixão. Wink

.

Bom dia José Miguel

Para colocar um ponto sobre o assunto, tem que se ler o que escrevi no seguimento do tópico do Gonçalo. Eu estava a escrever no âmbito do que ele escreveu relativamente aos lucros que se geram com o Audio. E de facto refiro-me às editoras e ao novo "el dourado" que encontraram com as edições em vinil.


Mas se a minha opinião fosse a de querer possuir discos mais que ouvir música era algum problema? O Audio Analógico está mesmo na moda. 447836


Quanto às opiniões todas elas têm valor, todos nós damos ao fórum o que queremos e podemos, mas não nos podemos esquecer que somos todos diferentes, mas todos iguais na importância que temos, na opinião e muito mais na nossa liberdade.

Quanto à questão do capitalismo no Audio não é uma coisa nova, nem nunca acabará, enquanto existirem consumidores, sejam eles audiofilos conhecedores ou meros cidadãos que apenas gostem de usufruir da música seja em que formato for.  O Audio Analógico está mesmo na moda. 491368


É curioso que o Alexandre tenha escolhido logo essa frase para responder ao que escrevi, para depois me dizer que é preciso ler em contexto... possa, deveria ter dito que fiz uma análise hermenêutica. Smile

Alexandre, eu li bem o que escreveu, compreendi a parte da resposta ao Gonçalo e, se leu o que escrevi antes e seguiu o link para outro tópico, percebeu que antes de vós eu já tinha dito algo que ia ao encontro do tema. Contudo, não deixo de considerar que há coisas erradas e que conduziram à frase que deixo a negrito em cima (a primeira), a que gerou esta conversa.

Sabe, eu não disse por acaso que as palavras não são uma questão de "gosto", elas estão escritas e dizem algo. Eu não gosto da expressão "colocar ponto", pois acredito que há algo de profundamente saudável nestas e em todas as conversas, exista abertura - deixe lá isso dos pontos, por favor.

Posso perguntar-lhe o que se passa com a indústria discográfica e onde foi buscar a ideia de que é o vinil que a "safa"?

Que eu saiba, o grosso do lucro na Indústria Discográfica vem de: streaming e eventos (concertos, por exemplo). Hoje o streaming representa a maior fatia das receitas, mas esse fenómeno já tem um par de anos. Como as receitas de vendas caíram (o streaming gera a maior fatia de receitas, mas não o mesmo volume de receitas... coisas diferentes), as editoras passaram a incluir nos contratos uma fatia das receitas dos eventos em que as bandas participam - infelizmente acontece.

Uma edição em vinil é cara, bem mais cara do que uma edição em CD, então os lucros são maiores onde? Para não falar do lucro da edição em ficheiro, que é ainda maior. Ficheiros ainda não vendem o suficiente, mas os CDs vendem o suficiente para serem capazes de originar maior lucro líquido.

Posto isto, a frase a negrito aparece como válida num contexto amplo, o Homem tem em si o desejo de posse, é algo que está para lá da Música, dos carros, das casas, ... contudo, a frase não se segue do que diz antes e por isso parece ser uma opinião sua - salvaguardo desde já que a respeito por completo se for, eu estou apenas a falar dentro do contexto para não ser acusado novamente de não ler.


O Alexandre termina a sua intervenção com uma frase que encerra um desejo ou uma ironia, ou as duas coisas. Eu coloquei essa frase a negrito pois ela vai ao encontro do que o próprio Alexandre colocou a negrito (..."E não foi por isso que nós lutamos sempre?"...) e ao encontro do que eu deixei como perguntas na minha intervenção. Será que é mesmo este o caminho desejado?

A normalização do capitalismo, como o fez, ou as Zaras desta vida não me parecem o caminho. Poderia estar aqui a desenvolver muitas ideias, mas deixo uma pergunta: este fórum tem mais participação continuada com esta "moda"?

Eu gostava que existisse mais, mas o que observo é que continua tudo mais ou menos na mesma... com risco de ainda se tornar o tipo de participação mais ligeiro e sem necessidade de partilhar ideias e fundamentação.


Deixei mais uma frase a negrito, a que refere a Liberdade. Como o Alexandre bem sabe, melhor do que a maioria das pessoas aqui, eu defendo/defendi uma participação Livre aqui no fórum, defendo/defendi a criação e desenvolvimento de tópicos para todos os gostos e necessidades, acredito na troca de ideias e no debate aberto - defendo tanto que assumi as consequências dos meus actos Wink. Sim, este espaço faz-se da participação de cada um, da individualidade de cada um, da Liberdade de cada um. Nisto parece que estamos de acordo, mas há quem não esteja, há quem veja a liberdade como uma coisa unidireccional e deseje/expresse constrangimento e tente aplicar. Talvez leiam as suas palavras e pensem nelas como eu as pensei para responder com calma, respeito e muita consideração. Wink



Eu tenho aprendido muito por aqui, graças a quem partilha de forma aberta, e quando alguém mais ou menos novo faz perguntas, eu sei a que tópicos recorrer para partilhar. Este tópico poderia muito bem ser um caso de sucesso, o tema é importante, fale-se com abertura.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptySex Dez 04 2020, 13:27

José Miguel escreveu:

A normalização do capitalismo, como o fez, ou as Zaras desta vida não me parecem o caminho. Poderia estar aqui a desenvolver muitas ideias, mas deixo uma pergunta: este fórum tem mais participação continuada com esta "moda"?

Atendendo a que o Analógico está na moda, de facto este fórum divulgador do analógico (que antes era quase alternativo, pois era frequentado apenas por alguns que preservavam os seus antigos aparelhos, ou curiosos que tinham interesse em ressuscitar os discos dos pais, ou interesse em conhecer tecnologia arcaica) neste momento corre o risco ajudar a engrossar as receitas de quem se "aproveita" desta moda. Mas não é só a ZARA que o faz, são também os fabricantes de audio que o fazem, aqueles que praticamente assassinaram o Analógico, faz cerca de 10 anos praticamente só a REGA e a PRO-JECT fabricavam gira-discos, agora quase todas as marcas têm novamente gira-discos nos seus catálogos.

Em qualquer série ou filme, aparece uma imagem de gira-discos, estou a ver o Walking Dead e o gira-discos teve um papel central na Atracção dos mortos vivos, estou a ver a Mão de Midas e o gira discos é central na decoração da casa do protagonista, estes são alguns de muitos exemplos.

É uma mera constatação, o analógico está na moda! E na minha opinião ainda bem! Se lutamos para o divulgar e ele está em alta, é porque o "nosso produto" tinha/tem um interesse tal, que transvasa gerações.

Da sua restante missiva, faço apenas um reparo, José Miguel para que fique claro e por favor não se volte mais a escrever sobre ele. Nunca sou irónico quando escrevo, guardo a ironia para a minha oralidade, porque quando o faço é com um sorriso, porque normalmente é com humor. E o desenvolvimento deste tópico trouxe-me tudo menos vontade de rir, estou manifestamente triste com o seu desenvolvimento. Pelo que o que escrevi é para ser interpretado literalmente, não tem qualquer outra segunda intencionalidade.








Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptySex Dez 04 2020, 14:11

Alexandre Vieira escreveu:
José Miguel escreveu:

A normalização do capitalismo, como o fez, ou as Zaras desta vida não me parecem o caminho. Poderia estar aqui a desenvolver muitas ideias, mas deixo uma pergunta: este fórum tem mais participação continuada com esta "moda"?

Atendendo a que o Analógico está na moda, de facto este fórum divulgador do analógico (que antes era quase alternativo, pois era frequentado apenas por alguns que preservavam os seus antigos aparelhos, ou curiosos que tinham interesse em ressuscitar os discos dos pais, ou interesse em conhecer tecnologia arcaica) neste momento corre o risco ajudar a engrossar as receitas de quem se "aproveita" desta moda. Mas não é só a ZARA que o faz, são também os fabricantes de audio que o fazem, aqueles que praticamente assassinaram o Analógico, faz cerca de 10 anos praticamente só a REGA e a PRO-JECT fabricavam gira-discos, agora quase todas as marcas têm novamente gira-discos nos seus catálogos.

Em qualquer série ou filme, aparece uma imagem de gira-discos, estou a ver o Walking Dead e o gira-discos teve um papel central na Atracção dos mortos vivos, estou a ver a Mão de Midas e o gira discos é central na decoração da casa do protagonista, estes são alguns de muitos exemplos.

É uma mera constatação, o analógico está na moda! E na minha opinião ainda bem! Se lutamos para o divulgar e ele está em alta, é porque o "nosso produto" tinha/tem um interesse tal, que transvasa gerações.

(...)


Com o que o Alexandre escreve aqui, eu tendo a concordar com quase tudo, digo mesmo que ninguém será capaz de colocar grandes entraves a concordar. O problema que se levanta é mesmo o das consequências e que, reforço, poderá ser um debate necessário para quem quer ver o Áudio no formato analógico evoluir (como é o meu caso).

Perdoe-me, mas eu não gosto de deixar pontas soltas ou ser mal compreendido: quando referi ironia (em sentido largo e não referindo falta de respeito), referi aplicada à frase em que refere a possibilidade de vermos gira-discos à venda daqui a uns tempos.

Eu acredito nessa possibilidade, ela já se verifica. Não deixa de ser uma ironia vermos a moda a tocar nas pessoas e logo depois as levar a desfazer-se das coisas. Há muitas formas de olhar para este fenómeno, mas há duas que para mim resumem quase todas as outras: lamento ou oportunidade pessoal.

Pessoalmente, neste momento (uma vez que não procuro activamente nenhum aparelho para mudar) eu lamento que as pessoas gastem o seu dinheiro por mera adesão à moda. Isto está a provocar vários males, desde logo um que toca quem realmente gosta e quer ver as coisas evoluir: a falta de massa crítica vai originar estagnação na Indústria e no desenvolvimento técnico, assim como a abusos comerciais (como os que são referidos por si ou pelo Gonçalo... consumidor bem infirmado é menos enganado).

O Alexandre tem toda a razão, marcas como a Pro-Ject investem forte nos cenários dos filmes e séries (escrevi isso no outro tópico), isso levará as pessoas a comprar os seus produtos de topo e que requerem grande desenvolvimento ou os produtos de entrada que são fruto de tecnologia menos evoluída?


Quando alguém entra aqui pela primeira vez e pergunta por um sistema ou gira-discos, podemos dar logo o que é pedido (uma sugestão) ou podemos tentar enquadrar a pessoa neste meio que é um pouco mais complexo do que parece. Eu tendo a optar por esta segunda via, pois foi assim que fizeram comigo e eu ainda cá estou. Se eu tivesse sido recebido aqui como muitos são, acredite que não andaria por aqui.


Não fique aborrecido com o desenvolvimento do tópico, pela minha parte o que escrevo visa sempre o melhor enquadramento das minhas ideias. Respondi-lhe com todo o cuidado para que o Alexandre perceba que não se trata de ataques ou lutas pessoais, eu não gosto mesmo de ver ideias soltas. É normal, pelo menos na minha experiência, que uma partilha como esta sua levante muitas dúvidas como as que foram aqui colocadas - por mim ou outros -, pois ainda há quem goste mesmo destas coisas e as queira pensar.

Este tópico https://www.audioanalogicodeportugal.net/t8142-autopsia-da-alta-fidelidade tem muita pertinência hoje, como teve na altura (em que eu ainda não andava por cá...). Estive quase a reabrir o tema, pois esta moda e a tendência para fechar todas as conversas da mesma forma está a levantar novos problemas que tocam esses aí expressos.

Sorria, o seu tópico está no bom caminho. Como disse ontem, escreva-se muito e bem, explique-se o que se partilha e as crenças pessoais. É assim que vamos evoluir e permitir que outros aqui venham aprender umas coisas. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptySex Dez 04 2020, 19:42

Alexandre Vieira escreveu:
... Mas não é só a ZARA que o faz, são também os fabricantes de audio que o fazem, aqueles que praticamente assassinaram o Analógico, faz cerca de 10 anos praticamente só a REGA e a PRO-JECT fabricavam gira-discos, agora quase todas as marcas têm novamente gira-discos nos seus catálogos...

Alexandre, ninguém assassinou o analogico, ném as vàlvulas, ném os relogios mecânicos ... as novas tecnologias substituém as antigas de uma maneira natural. Os carros substituiram os cavalos, as pistolas substituiram as espadas e tenho a certeza que amanhã ném vamos ter ficheiros num disco rigido mas estaremos conetados a uma mega-discoteca algures na nuvém (cloud) e teremos milhões de obras à nossa disposição o que vai criar uma situação singular pois cada um vai continuar a escutar o que prefere mas teremos todos a mesma "discotéca", deveria talvez dizer "musicotéca"...

O analogico vai continuar a existir, como as vàlvulas, enquanto houver um mercado mesmo se é de nicho mas não vai evoluir mais, vai ficar assim até ao fim pois jà està ultrapassado por outra tecnologia! Houve uma época aonde a melhor maneira de escutar musica gravada era a grafonola, depois a radio, depois o vinilo, depois o CD e amanhã serà outra coisa ... os carros também serão diferentes e não vejo ninguém ter saudades da televisão com tubo catodico ou da miseràvel imagem do VHS quando comparada com um DVD ou um Blue Ray Wink

Compreendo que algumas pessoas gostém de aparelhos antigos, giras, decks, tuners ou mesmo leitores de CD pois mesmo o digital jà é vintage. Gostar e ou colecionar aparelhos antigos não é uma moda, ném uma tendência, é uma escolha pessoal! Mas, artificialmente criar o gosto por alguns objectos, fazê-los apareçer nos filmes, nas lojas de design, nas vitrinas de moda ou nas revistas "people" é uma maneira de manipular as pessoas e chama-se o marketing, a moda ou as tendências. Um gira é um aparelho relativamente complexo a afinar, a bem instalar e a fazer bem soar ... para que seja banalisada a sua utilisação e seja apresentado como um mero produto de design, pois não é nada de mais a tendência actual...

PS: Um amigo meu encomendou um dos discos da Zara home e escutei ontém. Não vou julgar a prensagem pois não conheço o album original, ou vagamente mas apareçeu-me correcto. Em contrapartida a capa e a contracapa pâreçem idênticos às edições rascas que se compra na Fnac por 9.99€ ... cartão fino, impressão de baixa qualidade e contracapa em papel branco rasca, para resumir, deve vir das editoras a baixo preço de Barcelona que inundam o mercado desde hà dez anos. Mas o preço é o mesmo que uma edição cuidada de grande editora, business as usual Wink

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptySex Dez 04 2020, 21:03

O Audio Analógico está mesmo na moda. De6ef3b749a2c3b0ee3dc24f586edc43


Ao que parece a La Redoute juntou-se à festa. lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2486
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptySex Dez 04 2020, 21:41

Alexandre Vieira escreveu:
O Audio Analógico está mesmo na moda. De6ef3b749a2c3b0ee3dc24f586edc43


Ao que parece a La Redoute juntou-se à festa. lol!

Isso é que é um estudo do mercado Laughing

Ambiente simpático.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptySáb Dez 05 2020, 00:20

Alexandre Vieira escreveu:
O Audio Analógico está mesmo na moda. De6ef3b749a2c3b0ee3dc24f586edc43


Ao que parece a La Redoute juntou-se à festa. lol!

Colocam um Bang & Olufsen Beogram 1203, alguns LPs... nem precisam de amplificador e colunas - estilo não falta. Laughing

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptySáb Dez 05 2020, 12:38

Pois é, não é sò a Redoute!... venho de dar uma voltinha pelo centro de Montpellier (o confinamento està um pouco mais ligeiro) e gira-discos nas vitrines não falta, mesmo nas lojas de jeans com tela japonesa e aonde cada par de calças é mais caro do que um gira ... mesmo a Fnac està cheia deles, que ironia quando se sabe que são eles que destruiram todos os discàrios da frança hà mais de trinta anos atràs Very Happy

Dito isto e de volta ao burgo decidi de ir comprar o meu maço de cigarros a pé ... està frio mas sol e um belo dia com um céu azul imaculado. Pelo caminho pensei ao José Miguel que quer exumar o topico da "autopsia..." e ao Alexandre que busca os "assassinos" do analogico e de repente algo me atravessou a mente, que é tão digno de estar neste topico, quanto de ser desenvolvido no outro. Hoje respondi no topico do Olx a um anuncio de um leitor de CD's françês dizendo que tinha pena do desaparecimento dessa pequena marca (Isem) ... portanto muitas marcas pequenas desapareceram e desaparecem todos os dias, porquê?... e se em grande parte a culpa fosse dos forums de audio ???

Estou persuadido que os forums aceleram e muito a morte das pequenas empresas do audio e a médio prazo vão mesmo destruir as lojas especialisadas. O fenomeno é complexo e não quero meter todas as culpas nos forums ... mas a sua influência é preponderante e não sò em Portugal. Hà vinte anos atràs os forums estavam pouco desenvolvidos e uma pessoa quando queria comprar um sistema de qualidade, mesmo de entrada, pensava mais ao novo do que à segunda mão. O risco de comprar em segunda-mão acoplado ao risco de não ter acompanhamento na compra e de se encontrar com dissabores caros era dissuasivo. Hoje em dia nos forums a segunda mão é proposta desde o inicio, o principiante vai ser acompanhado pelos mais velhos e mesmo um pequeno problema vai ser resolvido pela comunidade rapidamente ... o risco tornou-se minimo! Os anuncios de segunda mão são despejados quotidianamente e em vez de se ter um bom sistema novo, temos três mas de segunda mão! E os artesãos nisto tudo, e os pequenos construtores, e as lojas???...

Hoje penso neles e digo-me que mesmo o melhor para uns é o pior para outros ... quém mata quém???  Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptySáb Dez 05 2020, 13:15

TD124 escreveu:
Hoje respondi no topico do Olx a um anuncio de um leitor de CD's françês dizendo que tinha pena do desaparecimento dessa pequena marca (Isem) ... portanto muitas marcas pequenas desapareceram e desaparecem todos os dias, porquê?... e se em grande parte a culpa fosse dos forums de audio ???



Hoje penso neles e digo-me que mesmo o melhor para uns é o pior para outros ... quém mata quém???  Wink

Grandes Verdades Paulo.O Audio Analógico está mesmo na moda. 754215

Querendo ou não somos todos "fazedores de opinião", uns profissionais outros que dizem o que pensam, mas no final todos motivamos ou desmotivamos a compra ou a adopção de um comportamento.

Já viste a loucura que é agora com os Ténis Lidl? O Audio Analógico está mesmo na moda. 524928826

Uns certos "fazedores de opinião profissionais" colocaram-se a usa.-los e a dizer que usá-los é "cool" e quem não os tem é parolo lol! e o resultado é este:

A coleção de calçado e acessórios lançada pelo Lidl chegou às lojas portuguesas na passada segunda-feira e, goste-se ou não, verdade é que já são milhares as publicações dos cibernautas que estão a aderir a esta moda ou a 'brincar' mas passando a publicidade.

O Audio Analógico está mesmo na moda. Img_900x509$2020_12_02_17_17_54_995225

Após o enorme sucesso no estrangeiro, com peças a estar à venda no site do eBay por cerca de dois mill euros, o fenómeno começa agora a ganhar forma em Portugal, sendo já vários os anúncios de quem está disposto a revender os produtos da marca da cadeia de supermercados.... a preços inimagináveis.



O Audio Analógico está mesmo na moda. Img_900x509$2020_12_02_17_14_01_995223


As sapatilhas, por exemplo, estão á venda nas lojas por 14,99 euros, mas no OLX consegue encontrá-los à venda por valores que variam entre os cem e os mil euros. Parece brincadeira... mas o fenómeno não fica por aqui. Há quem esteja também a vender auscultadores daquela marca por 2500 euros e um "kit original Lidl completo", com auscultadores, pulseira com pen drive, porta-chaves e uma power bank por 5500 euros.

O Audio Analógico está mesmo na moda. Img_900x509$2020_12_02_17_15_17_995224

Fonte Correio da Manhã
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptySáb Dez 05 2020, 14:48

TD124 escreveu:
Pois é, não é sò a Redoute!... venho de dar uma voltinha pelo centro de Montpellier (o confinamento està um pouco mais ligeiro) (...)

(...) ... portanto muitas marcas pequenas desapareceram e desaparecem todos os dias, porquê?... e se em grande parte a culpa fosse dos forums de audio ???

(...) Os anuncios de segunda mão são despejados quotidianamente e em vez de se ter um bom sistema novo, temos três mas de segunda mão! E os artesãos nisto tudo, e os pequenos construtores, e as lojas???...

Hoje penso neles e digo-me que mesmo o melhor para uns é o pior para outros ... quém mata quém???  Wink

Antes de outra coisa, fico contente por já se poder passear mais um pouco por aí. Aqui é tarde de confinamento, desde as 13 horas que ficar em casa deve ser a regra - o tempo ajuda, a chuva e o vento não convidam ao quebrar das regras. Wink

Cortei muito o texto do Paulo, para ficar tudo mais arranjadinho. Deixei duas das principais ideias, ambas me tocam muito, no caso deste fórum (o único que frequento e posso dizer que conheço) ambas estão umbilicalmente ligadas.

Desde que começamos a nossa jornada no Áudio, e na reprodução de Música em casa, temos para nós uma visão de caminho, nada é imutável, mas há princípios que nos vão orientando e que fomos sempre partilhando por aqui (ultimamente partilho eu apenas): a evolução técnica e qualitativa existe e nós seguiremos essa evolução; o orçamento dedicado deve ser usado da melhor forma possível.

O Paulo refere que o Mercado de Usados é muito usado em partilhas junto de novos membros, eu sou um dos que partilha nessas ocasiões. Tal como eu comecei com um orçamento muito baixo, compreendo que alguém queira trilhar esse caminho e o Mercado de Novos ainda não responde a orçamentos pequenos com uma fonte como o gira-discos em causa. Posto isto, o que merece para mim reflexão não é a referência ao Mercado de Usados, mas a referência constante a peças dos anos 70 (maioritariamente). Por vezes fico a pensar se a evolução terminou nessa década.
As peças dos anos 70 não só estão mais caras, como comparativamente com peças dos anos 90 (por exemplo) tendem a perder em termos de qualidade de reprodução. Escrevo esta frase e penso em simultâneo: ao partilhar deve-se tentar dizer alguma coisa que vá para lá do endereço do anúncio e do "por que eu gosto". Isto prende-se com o que disse em cima, eu não acredito em respostas simplistas para perguntas complexas. Quem quer começar tem que ser confrontado com a complexidade do tema, merece esse cuidado da nossa parte.

O nosso caminho seguiu os princípios que acabo de expressar, temos para nós que um dia terminaremos com uma peça nova ou muito próxima de nova, a excepção a este pensamento coloca-se mediante a oportunidade de ter uma das poucas peças com muitos anos que hoje poderão bater o pé a novas. O orçamento para este caminho tem sido alicerçado no despachar do que não interessa, não estamos aqui por coleccionismo, então para entrar uma peça, outra sai. (coleccionismo é outra conversa) O Mercado de Usados pode ser usado com cuidado, mas já disse em outro tópico que se estivesse a procurar colunas, hoje seguiria com umas novas (a relação preço/desempenho, mesmo identificando uma tendência de som, é superior).

Estou para aqui a escrever e não perdi que no horizonte coloquei as duas questões unidas, no fundo já lhes toquei. Partilhar um opinião não requer o uso de uma ciência exacta, mas não vejo pertinência na posição oposta em que se fecha tudo com "gosto" ou "não gosto" ou simples endereço de anúncio. No meio está a virtude! Quando se partilha um anúncio, por exemplo, o que custa escrever a razão da sua partilha? Por que está barato face ao Mercado, por que é um valor seguro para coleccionismo, por que é uma peça capaz de se manter actual face ao que se produz hoje, por que ... o Mercado de Usados não me parece ser uma ameaça em si, mas quando se coloca a opinião de gosto sem mais, percebo a razão de se questionar a ameaça - cria um horizonte onde parece que não há nada de novo que mereça a referência ou mereça a compra.

As pequenas marcas vivem o problema de sempre, já se notam movimentações inteligentes, desde logo de algumas que se conseguem aproximar de "reviewers" no youtube (nem tudo passa pelo dinheiro, mas é preciso ter capacidade de resposta à eventual procura). A própria China HiFi já tratou de fazer isso e não é difícil encontrar peças desse mercado a serem consideradas "mágicas" todos os meses. Não são todos produtos de massas, mas criam a base para que uma marca/produtor se afirme, mesmo que esteja na China.

Neste ponto digo que não há nada de novo, há conservadorismo e muitos dos que criticam as grandes marcas e grupos económicos acabam a comprar peças dessas marcas... compreendo, há uma sensação de segurança associada. Pelo lado dos construtores não há visão de negócio, ou nem sempre há.


Apesar deste fórum ter pouca participação, ele é lido por várias pessoas de fora. A maioria (arrisco!) dos novos elementos afirma que antes de se inscrever já lia, encontrou o fórum em pesquisas, ... o que se escreve aqui ultrapassa as participações e encerra alguma responsabilidade, pelo menos eu penso a sociedade assim - mesmo a digital.
Qualquer um pode ir ao café da esquina dizer que os políticos não prestam, que os jogadores da bola não valem nada... argumentar a opinião é outro passo, o que pode transformar tudo, fazer a diferença. Wink

Vejo este fórum como parte da divulgação do Áudio em Casa, vejo menos como divulgação de Áudio Analógico (perdoem-me, mas a simplificação e partilha de peças vintage não chega) e menos ainda como Áudio de Alta Fidelidade Analógico ou outro (aqui parece-me que publicamente/partilhando já ninguém quer saber mesmo - uma ou outra excepção para confirmar a regra).
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptySáb Dez 05 2020, 14:53

Alexandre Vieira escreveu:
...Querendo ou não somos todos "fazedores de opinião", uns profissionais outros que dizem o que pensam, mas no final todos motivamos ou desmotivamos a compra ou a adopção de um comportamento. ...

È verdade, e um forum apesar de ser mais "circular" é uma rede social de todas as maneiras. Não conhecia esse exemplo dos ténis da Lidl, mas conheço outros exemplos tão loucos ... como o preço de alguns discos na Discogs e lojas especialisadas sém falar de algum material de audio ou componentes antigos, vàlvulas, resistências e etc...

Esse papel, voluntàrio ou involuntàrio, de "fazedores de opinião" é algo em que podemos todos pessoalmente reflectir pois não serve de nada de gostar do pequeno artesão de audio e do outro lado ter atitudes que não o ajudam a vingar ... para as lojas é a mesma coisa. Este ano foi complicado para muita gente e jà tenho vàrios forneçedores que fizeram falência e vàrios colegas com lojas ou pequenas marcas que estão prestes a fazê-lo. Vejo na ajuda a essas pessoas um nobre papel que os forums podiam ter e não téem, AAP incluso ... fica a ideia Wink

PS: Eu sei que a presença dos professionais aqui no forum acabou por dar maus resultados e ter sido uma experiência dolorosa ... mas as coisas podiam ter sido feitas de outra maneira. Penso que o forum pode pensar ao papel que ele pode desempenhar com os profissionais portugueses do sector do audio ou dos discos, jà seria algo de bom num ano mau Smile
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptySáb Dez 05 2020, 14:57

Alexandre Vieira escreveu:

(...)
O Audio Analógico está mesmo na moda. Img_900x509$2020_12_02_17_15_17_995224
(...)

Conjunto completo!?!
Eu quero pertencer à tribo.... O Audio Analógico está mesmo na moda. 933723
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptySáb Dez 05 2020, 16:09

José Miguel escreveu:
... Vejo este fórum como parte da divulgação do Áudio em Casa, vejo menos como divulgação de Áudio Analógico (perdoem-me, mas a simplificação e partilha de peças vintage não chega) e menos ainda como Áudio de Alta Fidelidade Analógico ou outro (aqui parece-me que publicamente/partilhando já ninguém quer saber mesmo - uma ou outra excepção para confirmar a regra).

A historia é conhecida ... o Antonio que era frequentador do Audio Analogico Alemão quiz fazer um forum "irmão" em Portugal e então deu-lhe esse nome, o termo não deve ser visto no sentido directo mas no sentido vasto, como o homologo alemão...

Um forum não vive da quantidade de pessoas inscritas, mas das que participam então os temas abordados vão depender dos gostos de cada um em matéria de audio. Se amanhã existirem vàrios membros com "streamers" e que gostam de escutar musica desmaterialisada ... eles téem um sitio aqui aonde podem discutir pois todos os temas do audio podem ser abordados, mesmo se os gira-discos e acessorios são dominantes hoje em dia. De mesmo, penso que a exigência de uns pode despertar a exigência dos outros ... hà que continuar a discutir sém rodeios ném limites, o que lê algo hoje vai escrever amanhã ... eu gostaria que assim fosse  Wink

Em todos os casos não era esse o tema que eu abordava, mas mais a maneira como um forum que é português pode ajudar os atores do audio em Portugal. Manter o audio vivo, que seja analogico ou digital, sò é possivel se os atores professionais continuam vivos. Um forum não é um ator, ou muito raramente, mas pode desempenhar um papel activo na divulgação e promoção dos pequenos artesãos, discarios, reparadores e lojas. È assim que se preserva alguns alicerces ora que olhar para o lado é deixar morrer nmho  Rolling Eyes

Falo com colegas do audio, com amigos que vendem vinho, com conhecidos que são cozinheiros e téem restaurantes, com alguns artistas também e é um ano negro para eles ... ora com o grupo de amigos temos tido ideias solidàrias para ajudà-los e temos feito vàrias coisas que são win-win e ainda ontém um disse que é por causa dessas ações que escapou à falência! A màscara não impede as pessoas de se olharem nos olhos ... talvez seja um bom momento para esqueçer o Olx, Ebay, Amazon e ir ver os outros, ajudar se possivel! È pouco, mas jà é melhor do que nada e muito melhor do que ir à Zara e equivalentes Wink
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptySáb Dez 05 2020, 16:38

TD124 escreveu:

(...)
Falo com colegas do audio, com amigos que vendem vinho, com conhecidos que são cozinheiros e téem restaurantes, com alguns artistas também e é um ano negro para eles ... ora com o grupo de amigos temos tido ideias solidàrias para ajudà-los e temos feito vàrias coisas que são win-win e ainda ontém um disse que é por causa dessas ações que escapou à falência! A màscara não impede as pessoas de se olharem nos olhos ... talvez seja um bom momento para esqueçer o Olx, Ebay, Amazon e ir ver os outros, ajudar se possivel! È pouco, mas jà é melhor do que nada e muito melhor do que ir à Zara e equivalentes Wink

Eu percebi melhor a posição do Paulo quando respondeu ao Alexandre, não deixo de concordar com ela. Gosto da forma como coloca a questão da exigência, pois é com exigência e honestidade que pode ajudar quem está a tentar construir peças áudio ou discos - não é com palmadinhas nas costas.

Esta última parte resume bem algo que considero ser uma das possíveis fundações e em cima já tinha deixado a pergunta: queremos deixar um áudio e valores sustentáveis ou de capitalismo desenfreado?

Nenhuma Zara me dá o gozo como uma PortoCalling, Tubitek, Matéria Prima ou Musak... em todas aprendo e falo de Música, assim como de outros temas. As pessoas gostam verdadeiramente de Música e partilham conhecimento, não contam ou poupam nas palavras e tempo que dedicam aos que os visitam.

Em relação aos construtores pouco posso acrescentar, o "meio ambiente" para eles se apresentarem precisa ser trabalhado, mas eles terão que querer dar os restantes passos. Depois até se poderá voltar a falar de exigência. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptySáb Dez 05 2020, 20:46

José Miguel escreveu:
... Nenhuma Zara me dá o gozo como uma PortoCalling, Tubitek, Matéria Prima ou Musak... em todas aprendo e falo de Música, assim como de outros temas. As pessoas gostam verdadeiramente de Música e partilham conhecimento, não contam ou poupam nas palavras e tempo que dedicam aos que os visitam. ...

Boa dica ... é essa a publicidade que pode ajudar as boas lojas, toca a argumentar ainda mais cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptySáb Dez 05 2020, 21:26

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
... Nenhuma Zara me dá o gozo como uma PortoCalling, Tubitek, Matéria Prima ou Musak... em todas aprendo e falo de Música, assim como de outros temas. As pessoas gostam verdadeiramente de Música e partilham conhecimento, não contam ou poupam nas palavras e tempo que dedicam aos que os visitam. ...

Boa dica ... é essa a publicidade que pode ajudar as boas lojas, toca a argumentar ainda mais cheers

Neste momento não consigo argumentar mais... mas quer na Matéria Prima (creio queo Paulo iria gostar da selecção, muita Electrónica, Ambient, ...) quer na PortoCalling não me importo de pagar mais um ou dois euros nos discos. Eles não têm a porta aberta só para vender, lá aprende-se muito! Dependendo do estilo de Música que queremos, numa ou noutra, sabemos que encontramos quem nos consegue iluminar o caminho, só esse conhecimento é impagável. A Luciana chega a confiar na reaposta à pergunta: que álbum recomendas?

Para lá disto, nas lojas juntam-se pessoas que gostam de falar de Música, que partilham referências e experiências... Músicos que procuram inspiração e diversão também participam.


As lojas de equipamentos também merecem referência, nós não somos de entrar em lojas, mas temos tido a felicidade de encontrar gente que gosta do que faz e de partilhar isso. Sei que tenho a sorte de estar ao lado de uma pessoa que gosta destas coisas e que choca o Outro com perguntas disparadas espontaneamente - é uma menina e parece contra-natura...

Agora vou colocar o disco II... e beber mais um pouco. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyDom Dez 06 2020, 11:30

José Miguel escreveu:
... Para lá disto, nas lojas juntam-se pessoas que gostam de falar de Música, que partilham referências e experiências... Músicos que procuram inspiração e diversão também participam.

As lojas de equipamentos também merecem referência, nós não somos de entrar em lojas, mas temos tido a felicidade de encontrar gente que gosta do que faz e de partilhar isso. Sei que tenho a sorte de estar ao lado de uma pessoa que gosta destas coisas e que choca o Outro com perguntas disparadas espontaneamente - é uma menina e parece contra-natura...

O que dizes é muito importante e pode ser a boia de salvação das lojas fisicas! Na minha ultima loja (Point Final) tudo estava feito para que as pessoas viessem e ficassem um pouco. Havia sempre exposições de artistas (quadros ou esculturas), discos de segunda mão ou novos apresentados por discarios da cidade, o disco da semana a descobrir (e para discutir), o aparelho ou acessorio da semana, um clube audiofilo, uma grande sala de convivio com sofas, revistas, uns cans e mesmo um copo de branco ... sém falar das sessões nocturnas com garrafeiras da cidade para apresentar uma quinta ou discutir de um album! Sempre pensei que o sucesso de uma loja é baseado na competência e confiança ... se a competência sente-se no trabalho e nos serviços, jà a confiança tém que ser trabalhada pessoalmente, e nada melhor do que discutir para isso, com um copo na mão de preferência. O resultado não se fez esperar e durante mais de dez anos foi um sucesso...

A relação humana é o que hoje pode fazer a diferença, dai que pense que é importante que os forums transmitam as boas moradas afim de alimentar a paixão...

PS: Quanto à espontaneidade das perguntas da rapariga eu sei ... tive direito em directo  Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyTer Dez 08 2020, 12:25

Mais uma prova que o analogico està mesmo na moda, o vinilo pelo menos ... recebi hoje uma publicidade no mail para este site que ném sabia que existia Vinyl Collector! Hà de tudo e de todas as cores e mesmo para o José Miguel hà o Histoire de Melody Nelson a 12 euricos ... o Natal està barato, para alguns Wink

Histoire de Melody Nelson

Fica a dica !!!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyTer Dez 08 2020, 13:20

TD124 escreveu:
Mais uma prova que o analogico està mesmo na moda, o vinilo pelo menos ... recebi hoje uma publicidade no mail para este site que ném sabia que existia Vinyl Collector! Hà de tudo e de todas as cores e mesmo para o José Miguel hà o Histoire de Melody Nelson a 12 euricos ... o Natal està barato, para alguns Wink

Histoire de Melody Nelson

Fica a dica !!!

O vinil está na moda faz anos, eu já contei mais ou menos a nossa história com este formato, que serve de referência para nós pensarmos este fenómeno.
Vivíamos no Porto, eu descia de casa e em vez de tomar café comprava um disco. Não comprava um mau disco qualquer pelo vício de encher uma estante, comprava coisas que ainda hoje temos como boas e de referência para nós - Construção de Chico Buarque (2 euros), Songs in the Key of Life de Stevie Wonder (2 euros), Days of Future Passed dos Moody Blues (1 euro), Animals e Dark Side of the Moon dos Pink Floyd (2,5 euros cada), ...

Em pouco tempo verificamos que as feiras e lojas passaram a ter cada vez menos "oportunidades" e subimos a fasquia do mínimo a pagar para cada vez mais euros, hoje os novos estão mais baratos do que os usados...

Já partilhei que vendemos umas quantas centenas de discos antes da nossa partida para os Açores, não que eles deixassem de nos dizer algo, mas não diziam tanto como outros que ficaram. Ainda temos uns quantos que poderão partir, pois se na duração de um ano não os escutamos, não estão aqui a fazer grande coisa (com raras excepções em que o objecto nos diz mais do que a Música).

Nós já temos esse enorme álbum Serge Gainsbourg, temos numa edição de aniversário... pensamos trocar por uma de capa gatefold que tem muita qualidade, o Pedro da PortoCalling até nos permitia tal coisa (a vantagem das lojas de confiança), mas este serve perfeitamente e foi a nossa compra assim que tivemos a oportunidade. O mesmo poderia dizer da versão de aniversário dos Velvet Underground, com a capa da banana possível de descascar. A nossa edição é uma gatefold normal, mas não quisemos trocar... A Música está aqui connosco e estamos muito longe de sermos coleccionadores. Wink

A moda do "analógico", será melhor dizer moda dos gira-discos, é mais uma moda... já gastei mais tempo a pensar nela, pois ela tocou-nos numa fase em que estávamos a "arrancar". Hoje penso tal como já o expressei aqui, lamento que muitas vezes não exista mais informação para os que entram de novo, que não se alerte para a complexidade do tema, pois só assim quem entra pode de facto entrar com o pé direito - já muitos de nós terão visto vendedores numa Fnac a elogiar um Crosley para vender... já vi aqui esses testemunhos partilhados em tom de crítica, mas depois o que se faz diferente!?!

Tenho a crença que quem começa com um som bom, que seja apaixonante para o próprio, tem maior probabilidade de continuar e aprofundar o seu gosto, interesse e conhecimento (por exemplo: começar com coisas usadas baratas e vir a dar valor a coisas novas e mais caras, por reconhecer o salto). Quem começa com algo fracote terá maior probabilidade de abandonar num curto espaço de tempo... eu imagino algo assim: se a própria televisão ou o carro tem melhor som que o "gira-discos", onde se vai buscar a ideia de que isto é que é!?!

Isto toca um dos temas que aqui o Paulo já abordou e eu já me desviei por completo do álbum do Gainsbourg... pois como já o temos não requer nova compra. Smile

O tema da escolha/procura de discos de vinil é muito semelhante ao da escolha/procura de equipamentos... quem realmente gosta procura informações e conhecimento, novas experiências.

Já disse num outro tópico algo que já estive para colocar como título de um tópico: não se encontra o que não se procura.

Nós não andamos à procura desta moda, andamos à procura de Música e da melhor forma de a ter connosco. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyTer Dez 08 2020, 15:06

José Miguel escreveu:
O vinil está na moda faz anos, eu já contei mais ou menos a nossa história com este formato, que serve de referência para nós pensarmos este fenómeno.
(...)
Nós não andamos à procura desta moda, andamos à procura de Música e da melhor forma de a ter connosco. Wink

No sabado em fim da tarde estava frio, acendi a lareira, abri uma garrafa de branco, fiz uns quantos petiscos e fui com a madame escutar uns vinis na sala de escuta, foi o nosso aperitif e jà fazia uns tempos que não o faziamos assim. Passado um momento ela olha para as estantes diz-me! jà andas outra vez a comprar muitos vinis, é a nova moda? ... respondi a rir que tinha mais lugar para arrumar os vinis do que as garrafas!...

Pois é, eu ao contràrio de ti jà tive duas coleções de vinis que vendi, guardando apenas uns quantos, e de novo a coisa começa a pareçer uma nova coleção ... sou obrigado de dar razão à minha mulher, pois certamente é uma nova moda! Eu deixei de ter e de escutar vinis durante vàrios anos simplesmente porque conhecia uma melhor maneira de escutar a musica, achava ridiculo de viver com dois formatos e de escutar apenas um. Depois, a influência dos amigos levou-me a comprar de novo e a fazer um novo sistema analogico ... e de novo vendi quase tudo apòs uns anos! Faz mais ou menos dez anos que de novo compro com uma certa frequência discos, apesar de ter altos e baixos, e que mantenho um gira operacional no sistema em permanência ... admito que se não houvesse todas as reedições, a "moda" à volta disto, os amigos e o AAP, talvez jà tivesse vendido e abandonado o analogico de novo!...

Sou obrigado de admitir que o "efeito de moda" ou de "mimetismo" deve ser a razão que me leva a continuar a comprar e escutar vinis, e isto por uma razão simples. Se eu me perguntar se os vinilos soam melhor hoje do que dantes,... se o meu gira actual é melhor do que todos os que tive,... se ter uma grande capa nas mãos me agrada,... se gosto do objecto disco vinilo,... se ver um disco a rodar me seduz,... se gosto do objecto gira-discos,... se o meu gira soa melhor do que o meu Dac ... a resposta serà sempre a mesma e é Não! Então visto que não é pela qualidade de escuta, não é pelo objecto e não é por passeismo ném colecionismo ... sò pode ser por efeito de moda, e um poucochinho de egocentrismo  Embarassed

Para voltar à tua frase que puz em negrito ... se eu andasse à procura da melhor maneira de escutar a musica e de a ter comigo, não teria necessidade de procurar pois jà faz mais de trinta anos que a encontrei Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
masa
Membro AAP



Mensagens : 411
Data de inscrição : 29/01/2013
Idade : 78
Localização : Vale de Milhaços

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyTer Dez 08 2020, 15:41

Paulo vou contar aqui uma história .Gosto que os meus aparelhos estejam a funcionar e bem .Tenho alguns com mais de 100 anos a trabalhar.
Quando adquiro um aparelho vai logo para revisão .foi o que aconteceu com um deck de K7 da Tandberg .O técnico .o sr Eduardo ,bem conhecido neste fórum deu-lhe uma limpeza interna bem como às cabeças .Bom ,quando fui levantar o aparelho fizemos uma experiência de gravação /reprodução de um cd . Fomos unânimes ,agradou-nos mais a reprodução analógica . E esta ?

Alexandre Vieira e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyTer Dez 08 2020, 15:53

Paulo, com toda a honestidade, eu não nos vejo muito tocados pela moda e/ou ressurgimento... tal como disse, começamos antes disso acontecer e agora que está a todo o vapor nós estamos muito lentos, abrandamos de tal forma que quase paramos. Rolling Eyes

Compramos poucos discos e os que compramos são escolhidos com algum cuidado, seja por termos o álbum em mente, seja por nos sentirmos tocados num dado momento/oportunidade. Não estamos a comprar mais do que três LPs por mês, em Novembro compramos um e encomendamos outro (que nem sabemos quando virá) e em Dezembro ainda não entrou nada.

Eu não escondo que aqui em casa a reprodução de Música via gira-discos é superior ao resto, nunca o escondi. Há mais de tudo com o uso do gira-discos, mas também sabemos que isso se deve à falta de investimento em outros formatos - uma das razões para a falta de investimento até é sabermos o que se pode seguir.

O gira-discos, globalmente falando, não será a resposta final à procura pela "melhor reprodução possível em termos de fidelidade", mas para nós é a que ainda nos faz ter um encontro mais satisfatório com o momento onde nos encontramos com a Música. Digo "ainda" consciente de duas coisas: (1) foi a fonte que procuramos faz anos e que na altura nos dizia muito sentimentalmente (emoções a puxar pela razão), (2) com o mesmo tipo de investimento pessoal e financeiro poderíamos ter uma fonte digital mais capaz do que o Lenco tal como ele está (que tem limitações e algumas qualidades).

Nada do que acabo de dizer é uma novidade para quem lê (não na diagonal, mas lê mesmo) o que vou partilhando. Sempre disse que um bom leitor de CDs (faz um par de anos estavam bem baratos, hoje nem por isso...) poderá bater facilmente um gira-discos bem mais caro, hoje um DAC de 150 euros promete milagres... e concretiza!?!

Emocionalmente ainda estamos ligados à reprodução em vinil, mas não perdemos a razão num passeio pela montanha ou praia. Falo aqui das fontes, pois é disso que se fala aqui, neste tópico.

É verdade que não andamos a seguir a moda, até parece que estamos em contra-ciclo, mas andamos à procura da melhor forma de ter a Música connosco. Hoje garanto-lhe que é pelo uso do gira-discos e o Paulo sabe que poderá aparecer aqui em casa quando quiser para avaliar, trazer a Alice e o vosso rebento, serão muito bem vindos. Wink Um destes dias não sei se será assim, mas desde já partilho uma coisa (por falar em modas): dificilmente um equipamento que pronuncie zonas específicas do espectro audível vão ficar por aqui muito tempo, que colocam pormenores na nossa cara, que fazem o palco ficar "gigante" e os vocalistas ou "instrumentos centrais" ficar com mais de dois metros...

Uma das últimas experiências que tivemos foi com umas Wilson Alexia 2 e a boca do vocalista de um álbum que conhecemos bem parecia engolir-nos... isto pode agradar a alguns, mas é fruto de uma distorção e irrita só de pensar... moda!?! Já disse várias vezes que nos parece ser uma tendência e é uma das coisas que tememos com os DAC "milagrosos" até 150 euros (sim, andamos de olho num).

Na outra face da moeda estão as peças ditas "vintage", que tantas vezes parecem cobrir o som com um pano... pode resultar num som que não causa fadiga a muitos, mas não a mim. Quando sei que falta informação a mim provoca-me fadiga, pois o meu cérebro busca ouvir o que sabe existir...

São duas faces de um sólido qualquer de várias faces mais e aqui chegado volto a colocar a frase que coloquei em cima: não se encontra o que não se procura. Sabemos que características gostamos de ter face a outras que estamos prontos para abrir mão, sabemos que não teremos milagres com o que podemos pagar, então procuramos até encontrarmos. Smile

Ainda estamos a falar do áudio analógico e de moda... Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyTer Dez 08 2020, 16:46

masa escreveu:
Paulo vou contar aqui uma história .Gosto que os meus aparelhos estejam a funcionar e bem .Tenho alguns com mais de 100 anos a trabalhar.
Quando adquiro um aparelho vai logo para revisão .foi o que aconteceu com um deck de K7 da Tandberg .O técnico .o sr Eduardo ,bem conhecido neste fórum deu-lhe uma limpeza interna bem como às cabeças .Bom ,quando fui levantar o aparelho fizemos uma experiência de gravação /reprodução de um cd . Fomos unânimes ,agradou-nos mais a reprodução analógica . E esta ?

Amigo masa ... vou responder à sua historia com outra! Hà duas semanas atràs com um amigo abrimos uma bela garrafa de vinho branco alemão da casta Riesling ... é uma casta tipica do sul da Alemanha e da alsàcia em França que é fronteiriça. O vinho alemão estava magnifico, mineral com notas de flores brancas e frutos exoticos o que é tipico da casta e um grande final, a acidez na boca era frutada e hidratante ... um vinho austero e nobre! Uma vez acabado decidimos de abrir uma outra garrafa de Riesling mas desta vez francesa da alsacia, era também uma bela garrafa mas bem mais barata. Preferimos a francesa que era mais envolvente na boca, menos definida e complexa mas com mais matéria. Na realidade não preferimos a garrafa francesa porque era melhor, pois não era, mas simplesmente porque tinha um equilibrio e sabor ao qual estamos mais habituados!!!...

A garrafa alemã apesar de magnifica levou-nos para fora da nossa zona de conforto e perturbou-nos pela sua pureza, riqueza e complexidade ... a garrafa francesa trouxe-nos de volta para zonas mais conhecidas, reconfortantes, mais simples! Penso que na escuta entre o digital e o analogico passa-se algo assim, estou convencido Wink

Alexandre Vieira, masa e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
masa
Membro AAP



Mensagens : 411
Data de inscrição : 29/01/2013
Idade : 78
Localização : Vale de Milhaços

O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. EmptyTer Dez 08 2020, 16:59

Gostei da analogia e sei por experiência própria que a música soa melhor quando bem acompanhada .O espírito fica mais liberto .
cts

Alexandre Vieira e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O Audio Analógico está mesmo na moda.
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Os "O T L" da moda e o hardware...
» Rock: a moda de Portugal anos 80
» Audio-Foruns-Audio
» SVETLANA's 6C33C-B, especiais para os OTL's da moda!!! ...
» JG audio

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Áudio Geral-
Ir para: