Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 O Audio Analógico está mesmo na moda.

Ir para baixo 
+12
astra
taunus
Fernando Salvado
João Henrique
masa
Goansipife
Mário Franco
José Miguel
TD124
Ghost4u
luis lopes
Alexandre Vieira
16 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
José Miguel
Membro AAP



Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyDom Dez 20 2020, 12:48

Eu partilhei o vídeo de forma apressada, mas o Paulo explicou melhor as coisas. Smile

Eu fiquei com uma frase na cabeça, que vai ao encontro do que o Paulo disse antes: os primeiros Blue Note foram produzidos com um corte nas baixas frequências para não atrapalhar a leitura (com gira-discos e células limitadas tecnicamente).

Isto não afirma o vinil inferior enquanto formato, mas o sistema de leitura... ups, foi uma afirmação e tanto, ainda bem que trocamos braço e célula. Laughing

O que está no vinil é o que é, gira-discos modernos só têm que ler o que lá está. Será que os discos Blue Note são responsáveis por trocas de colunas e amplificadores!?! Pensei nisto, chega a ter graça... pessoas menos avisadas a procurar frequências que não estão gravadas ou a tentar evitar as que foram puxadas. Smile

O resto... o resto o Paulo já colocou em palavras, dá que pensar, depois cada um decide - decisão informada acaba sempre por ser justificada. Wink

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
masa
Membro AAP



Mensagens : 411
Data de inscrição : 29/01/2013
Idade : 78
Localização : Vale de Milhaços

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyDom Dez 20 2020, 14:24

Diz o Paulo e com razão (( Eu sempre disse que SE a musica fosse escutada às "cegas" muitas das discussões de audio não existiriam... ).
Neste tempo de confinamento vou agitar as águas e propor uma vizita ao site seguinte e vão ficar a pensar :
http://matrixhifi.com/ENG_contenedor_ppec.htm

É um TESTE CEGO onde os ouvidos têm primazia sobre as influências/sugestões . E por mais argumentações filosóficas não à volta a dar ,no que toca a audição e é disso que se trata ,os ouvidos são soberanos .
cts
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyDom Dez 20 2020, 14:43

Caro Masa, o artigo revela um resultado curioso, mas a narrativa... ai, ai!! Smile

"Well, to avoid being subject of such arguments, we have gone from the usual DBT questioning "wich is the one"? to "wich one you like best"? This should eliminate the pressure that so often is called upon to demerit the use of DBT's, furthermore, on this occasion there were not preagreed a max listening time, and each listener/tester could use the music of his choice.

The results speaks by itself:

How can it be possible that a basic system with such a price difference against the "reference" one, poorly placed, using the cheapest signal cables found, couldn't be distinguished from the more expensive one?

And, most of it all, how come the cheap system was chosen by so many people as the best sounding of the two?

Shouldn't the differences be so evident that it'd be a child's game to pick the best?

Well, we think that each can reach to its own conclussion..."

Eles alteraram a pergunta e a resposta foi dada... eles souberam distinguir os dois sistemas, de tal forma que escolheram o que gostaram mais.

Como já disse várias vezes, todos nós podemos gostar de algo que sabemos não ser superior, seja o vinil enquanto formato ou um sistema simples. Smile

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyDom Dez 20 2020, 17:43

masa escreveu:
...É um TESTE CEGO onde os ouvidos têm primazia  sobre as influências/sugestões . E por mais argumentações filosóficas não à volta a dar ,no que toca a audição e é disso que se trata ,os ouvidos são soberanos ...

Tém razão amigo masa, como tém razão o Gonçalo quando diz que cada um ouve com as suas orelhas ou o Fredie quando diz que o que uns gostam os outros detestam ... num mundo individualista, cada um tém o direito de olhar sòmente para a sua barriga e achar-se gordo ou magro ... e terà sempre razão pois, temos sempre razão no que escolhemos sozinhos e sém partilha publica!!!

Ao contrario, num mundo social, aonde as pessoas trocam uns com os outros como é o exemplo deste forum é necessario um pouco mais ... diria que é necessario muito (muitissimo) mais pois é necessario argumentar ... não peço ném filosofia ném pensamentos intelectuais labirinticos ... peço a alteridade e a sua justificação  Wink

Hà pouco tempo atràs aqui no forum o colega Evan Oliveira contou uma bela historia à volta do Beomaster 1900 que ele restaurou em dizendo desde o inicio esta frase que me marcou, agradavelmente:

Evan Oliveira escreveu:
... Nos anos 70 do século passado, quase sempre que ia a casa de um amigo, ouvia-se pela casa música... clássica. Era o pai dele a ouvir.
Ao contrário de hoje, eu nem era muito amante desse tipo de música, ...


O nosso amigo diz que nessa época a musica Classica não era a sua praia ao contrario de hoje! Sém filosofias ele fala-nos discrétamente da sua evolução pessoal, da evolução do seu gosto ... ele fala-nos de si mesmo e do seu crescimento como pessoa, é louvàvel, respeitàvel e mesmo raro nos tempos que corrém neste espaço!...

Pessoalmente, e tal (também) foi o meu caso, não podia escutar a musica Classica jovém e hoje ela representa a grande maioria do meu consumo musical. Seria para mim um paradoxo insuportavel hoje, no momento em que escuto a musica mais exigente ao nivel da reprodução, de escolher um formato que não é o melhor nessa reprodução! Tém razão amigo masa, as orelhas são soberanas ... e através delas podemos fazer as melhores ou as piores escolhas ... podemos mesmo achar, ou acreditar, ou crer, que as melhores são as piores e vice-versa! Sém querer, venho de mostrar o absurdo das nossas discussões neste forum pois no audio não hà verdades ném mentiras, aparentemente ... para que serve discutir  Laughing

cheers

PS: Não consegui abrir o seu site pois o meu computador bloca, mas imagino do que se trata...

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
masa
Membro AAP



Mensagens : 411
Data de inscrição : 29/01/2013
Idade : 78
Localização : Vale de Milhaços

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptySeg Dez 21 2020, 11:12

(http://matrixhifi.com/ENG_contenedor_ppec.htm) Paulo , é estranho o José Miguel abriu .Não dou palpites pq de informtica sou praticamente um zero .
BOAS FESTAS .

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptySeg Dez 21 2020, 11:24

masa escreveu:
(http://matrixhifi.com/ENG_contenedor_ppec.htm) Paulo , é estranho o José Miguel abriu .Não dou palpites pq de informtica sou praticamente um zero .
BOAS FESTAS .

Eu abro quase tudo no telefone, por isso não recebo bloqueios de anti-vírus... o Paulo abre no computador e recebe.

Eu copiei parte do texto que está lá, nota-se que a experiência teve uma finalidade, a pergunta feita visava perceber de que sistema se gostou mais e não qual o melhor. Nem sempre gosto e melhor coincidem. Wink


Não conheço o amplificador mais barato usado, mas as colunas mantiveram-se e se a amplificação não for muito má, pode muito bem chegar para que as ATC brilhem sem grandes erros.

O melhor mesmo seria ter estado lá, assim só posso apontar para o ar.
Ir para o topo Ir para baixo
masa
Membro AAP



Mensagens : 411
Data de inscrição : 29/01/2013
Idade : 78
Localização : Vale de Milhaços

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptySeg Dez 21 2020, 12:23

Quem fez o teste é acutilante nos comentários finais :


(Os resultados falam por si:

Como é possível que um sistema básico com tamanha diferença de preço em relação ao de "referência", mal colocado, utilizando os cabos de sinal mais baratos encontrados, não se diferencie do mais caro?

E, acima de tudo, por que o sistema barato foi escolhido por tantas pessoas como o que tem o melhor som dos dois?

As diferenças não deveriam ser tão evidentes que seria brincadeira de criança escolher o melhor?

Bem, pensamos que cada um pode chegar à sua própria conclusão ... ")


A MINHA conclusão Surprised nosso sistema também é bom quando nos agrada .Podemos melhorar ? Acho que sim e a tendência é comprar mais caro e pode não resultar .A descoberta, a experimentação ,a mudança ,faz parte da nossa natureza portanto partimos para a aventura de novos horizontes ,neste caso sons.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptySeg Dez 21 2020, 14:10

masa escreveu:
Quem fez o teste é acutilante nos comentários finais :

Os resultados falam por si:

Como é possível que um sistema básico com tamanha diferença de preço em relação ao de "referência", mal colocado, utilizando os cabos de sinal mais baratos encontrados, não se diferencie do mais caro?...

Amigo masa, enfim consegui ver e efectivamente é o que esperava ... mais um teste ABX que conduz à conclusão (aparentemente) que às cegas é impossivel escolher entre um sistema de topo e um de entrada e que este ultimo é preferido pela maioria dos auditores. Conclusão: O high-end não agrada a ninguém e é uma porcaria  Rolling Eyes  

Eu que durante quinze anos fiz testes ABX em vàrios clubes audiofilos aqui do burgo e que fiz uma formação de escuta analitica aonde os testes cegos era 8 horas por dia, acho sempre estes testes interessantes ... mesmo se os resultados são regularmente ridiculos! Lembro-me de ter feito com três semanas de intervalo um teste ABX (30 pessoas) sempre com o mesmo sistema A e o mesmo sistema B ... e os resultados de cada semana foram muito diferentes, ora que as pessoas escutaram sempre a mesma coisa. A unica conclusão é que o pessoal era surdo ou então escolheram à toa Laughing

Aliàs, no seu exemplo também està patente que escolheram à toa pois ... hà tantas pessoas que escolheram o pequeno sistema que as pessoas que foram incapazes de escolher e que não ouviram diferenças. Eles afirmam que os ouvintes são pessoas treinadas a escutar material de topo e apesar dessa experiência de escuta 37% é incapaz de ouvir uma diferença entre os dois sistemas, então das duas uma: Ou não hà diferença audivel entre os dois sistemas! ... ou eles não ouviram a diferença! ... nos dois casos os que escolheram então foi à toa!!!...

Escolher à toa é o que se chama muitas vezes o "gosto", pois quando uma escolha é feita com convição e que seja audio, vinho, café ou presunto vamos sempre encontrar as notas de prova (ou de escuta) que nos agradaram e que nos levaram a fazer tal escolha. Se não encontramos em algo que escolhemos as notas que foram a razão da nossa escolha, é que o produto foi escolhido à toa  Laughing

PS: Amigo masa vou fazer uma conclusão e ném sequer vou falar de melhor ou pior, pois são necessarias bases para evaluar a qualidade de qualquer coisa, mas vou falar de "gosto" e de "verdadeiro gosto" ... jà vai ver as diferenças. Eu sou matreiro e gosto de fazer armadilhas durante as escutas cegas (assim mesmo eu aprendi) então vàrias vezes levei aparelhos escolhidos à casa de amigos, colegas ou clientes para ver se eles seriam capazes na casa deles de reconhecer a fonte ou o amplificador deles contra um outro aparelho, às vezes de tecnologia diferente. Ora, a maioria das pessoas são incapazes de reconhecer sistematicamente o leitor CD deles contra outro ou o amplificador deles contra um outro escolhido para ter um equilibrio tonal semelhante, mesmo de tecnologia diferente e isto na sala deles, com as colunas e cabos deles! Também aconteçe, muito mais raramente, que algumas pessoas reconheçam a cem por cento o material deles contra um outro produto semelhante tonalmente! A diferença entre os primeiros e os segundos é a diferença entre os que escolheram por "gosto" (à toa) e ném sequer conheçem a personalidade do seu aparelho ... e os que escolheram por "verdadeiro gosto" (convição) e que por conseguinte são capazes de o reconheçer com os olhos fechados  Wink

PS2: Aliàs, a "prova" que um sistema vinilo nunca é neutro, ou menos neutro do que um digital, é que os testes ABX com um gira-discos são sempre um fiasco pois ... cada gira tém o seu "proprio" som e ele é sempre reconhecivel ém relação a outro. Os giras "téem verdadeiramente um som"  Wink

Tà a ver, mesmo o "gosto" tém que se lhe diga e quantos de entre nòs seriam capazes de reconheçer a sua fonte digital ou o amplificador contra outros (bem escolhidos), mesmo na nossa propria casa. Està ai uma bela experiência a fazer depois do confinamento entre companheiros para esqueçer estes tristes dias  Wink

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
astra
Membro AAP



Mensagens : 133
Data de inscrição : 24/11/2011

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptySeg Dez 21 2020, 18:09

O grande fotógrafo Robert Mapplethorpe (1946-1989) captou de forma perfeita o espírito da música deste álbum emblemático. Uma fotografia notável que transformou a capa de "Horses" na mais icónica da história do LP. Isto, simplesmente, o "ficheiro", Matou!


Patti Smith by Robert Mapplethorpe

“Nunca houve dúvidas de que Robert faria o meu retrato para a capa de Horses, a minha espada sonora embainhada por uma imagem de Robert. Eu não fazia ideia de como ficaria, apenas que deveria ser verdadeira. A única coisa que eu prometi a Robert foi que eu usaria uma camisa branca sem nenhuma mancha.”

Patti Smith - Just Kids

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 B0001010i
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptySeg Dez 21 2020, 18:41

astra escreveu:
O grande fotógrafo Robert Mapplethorpe (1946-1989) captou de forma perfeita o espírito da música deste álbum emblemático. Uma fotografia notável que transformou a capa de "Horses" na mais icónica da história do LP. Isto, simplesmente, o "ficheiro", Matou!

(...)

As tecnologias não matam, a capa de um CD, bem mais pequena do que a capa do LP que aí tem, não matou a elaboração/produção de belas capas. Continua-se a pensar álbuns como algo que começa na Música e termina algures para lá dela, há Músicos aventureiros que editam apenas num formato, pois esse é o que lhes diz alguma coisa ou o possível (seja LP ou cassete, CD ou ficheiro) e não deixam de pensar na imagem.

Deixo uma partilha:
A banda Torto lançou um CD em 2013 com esta capa:
O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 A1834862686_16

Em 2019 lançou uma faixa apenas em formato digital, como tem 17,13 minutos até poderia ser um EP... chama-se Letargia em Ré Menor e a capa é esta:
O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 A4175012163_16

A capa do ficheiro não foi descurada, faz todo o sentido. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptySeg Dez 21 2020, 18:59

astra escreveu:
O grande fotógrafo Robert Mapplethorpe (1946-1989) captou de forma perfeita o espírito da música deste álbum emblemático. Uma fotografia notável que transformou a capa de "Horses" na mais icónica da história do LP. Isto, simplesmente, o "ficheiro", Matou!

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 B0001010i

Que frase tão implacàvel amigo astra!... o ficheiro pelo momento não matou nada, sobretudo a musica, simplesmente a sua capa (fotografia neste caso) é-lhe fornecida desmaterialisadal com o ficheiro audio...

Mas, a sua intervenção leva a uma reflexão que é a importância da capa numa obra musical! Capas iconicas hà muitas, sobretudo na musica dita popular, algumas fabulosas mesmo ... mas é pela capa que nos interessamos à obra?... se fosse o caso eu não escutaria musica barroca Laughing

Também podemos resumir a coisa diferentemente:

Para os que preferem o objecto à musica, o vinil é o suporte ideal!

Para os que dão tanta importância à musica que ao artwork o CD é o suporte ideal!

Para os que preferem a musica a tudo o resto o ficheiro é o suporte perfeito!

O que diz desta conclusão Wink

PS: Bela fotografia em preto e branco com essa rosa solitària a admirar a Patti Smith cheers
Ir para o topo Ir para baixo
astra
Membro AAP



Mensagens : 133
Data de inscrição : 24/11/2011

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyDom Dez 27 2020, 17:25

Relativamente ao audio digital há alguns “mitos” que interessa “desmontar”. Pensei que o artigo da Sound On Sound, para que remeti num post anterior, tivesse sido esclarecedor, mas, pelos visto, tal não aconteceu.

O estúdio digital moderno grava música com uma resolução de 24 bits e uma taxa de amostragem de 96KHz o que, pelo menos em teoria, permite gamas dinâmicas de 144dbs e frequências de resposta de 48KHz. Eu disse em teoria, na realidade o que o CD, de alguns anos a esta parte, oferece, mesmo considerando que a norma do red book (16 bits, 44.1 KHz) já é bem abaixo disso, não vai muito além de 6 dbs. Sim, leram bem, pouco mais de SEIS dbs!

Porque é que a indústria musical impõe compressões dinâmicas tão avassaladoras na fase de masterização? De tal forma que alguns Eng. de som, à muito, se vêm insurgindo contra isso. Simplesmente porque com o grosso do negócio está cada vez mais, está centrado no streaming, e aí os formatos comprimidos são a norma (A indústria musical não quer saber do audiófilo para nada e o paradigma que a norteia é, simplesmente: vender muito e depressa). O CD, formato em rápido declínio e cada vez mais residual em termos de receitas, come por tabela.

O paradoxal disto tudo é que nunca a tecnologia ofereceu tantas possibilidades e, no entanto, nunca a qualidade da gravação foi tão péssima, de tal forma que o vinil gravado a partir de masters da era pré-digital se tornou, provavelmente, no formato que, na actualidade, mais qualidade oferece (a 8ª da Mahler e as Gurre-Lieder de Schoenberg, pelo desafio que colocam a qualquer sistema de reprodução, vão ser a minha prova final).

masa e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1006
Data de inscrição : 31/03/2015

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyDom Dez 27 2020, 18:36

Eu até gosto de ouvir vinil, mas o que me incomoda por vezes é o ruido em excesso, que o cd não tem. Estar a ouvir um álbum e de repente aparecerem os "pops" não tem graça nenhuma!
Mas o vinil está mesmo na moda, ainda há poucas horas estava na Fnac e estava lá uma senhora com a filha de 17 ou 18 anos a levarem um gira-discos Sony vintage para reparar, não perguntei, mas achei piada á cena, um gira-discos Sony em madeira já com muitos anos tipo 70’s vintage mas dos baratos, não era topo gama.
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13395
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyDom Dez 27 2020, 23:38

astra escreveu:
Relativamente ao audio digital há alguns “mitos” que interessa “desmontar”. Pensei que o artigo da Sound On Sound, para que remeti num post anterior, tivesse sido esclarecedor, mas, pelos visto, tal não aconteceu.

Prezado astra,

Não se sinta desiludido, pois para mim o artigo publicado é amplamente esclarecedor, demonstrando a ferida existente em matéria de compressão dinâmica imposta pela indústria. Creio que outros companheiros também atingiram a objectividade do artigo.

Com melhores cumprimentos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptySeg Dez 28 2020, 09:47

astra escreveu:
Relativamente ao audio digital há alguns “mitos” que interessa “desmontar”. Pensei que o artigo da Sound On Sound, para que remeti num post anterior, tivesse sido esclarecedor, mas, pelos visto, tal não aconteceu.

O estúdio digital moderno grava música com uma resolução de 24 bits e uma taxa de amostragem de 96KHz o que, pelo menos em teoria, permite gamas dinâmicas de 144dbs e frequências de resposta de 48KHz. Eu disse em teoria, na realidade o que o CD, de alguns anos a esta parte, oferece, mesmo considerando que a norma do red book (16 bits, 44.1 KHz) já é bem abaixo disso, não vai muito além de 6 dbs. Sim, leram bem, pouco mais de SEIS dbs!

Porque é que a indústria musical impõe compressões dinâmicas tão avassaladoras na fase de masterização? De tal forma que alguns Eng. de som, à muito, se vêm insurgindo contra isso. Simplesmente porque com o grosso do negócio está cada vez mais, está centrado no streaming, e aí os formatos comprimidos são a norma (A indústria musical não quer saber do audiófilo para nada e o paradigma que a norteia é, simplesmente: vender muito e depressa). O CD, formato em rápido declínio e cada vez mais residual em termos de receitas, come por tabela.

O paradoxal disto tudo é que nunca a tecnologia ofereceu tantas possibilidades e, no entanto, nunca a qualidade da gravação foi tão péssima, de tal forma que o vinil gravado a partir de masters da era pré-digital se tornou, provavelmente, no formato que, na actualidade, mais qualidade oferece (a 8ª da Mahler e as Gurre-Lieder de Schoenberg, pelo desafio que colocam a qualquer sistema de reprodução, vão ser a minha prova final).
Bom dia!

Fiquei algo confuso e permita-me a pergunta: não há alguma confusão entre compressão de tamanho com compressão dinâmica?

Mitos criam-se todos os dias, a sua intervenção recordou-me o vídeo que deixei na segunda página deste tópico e que fala das reedições Tone Poet da Blue Note. Lá estão explicados alguns truques da era pré-digital, verifique se esses truques não são semelhantes aos que se usam nos estúdios digitais.


A compressão dinâmica não nasceu com o digital, muito menos com e para os serviços de streamimg, nasceu para dar uma apresentação (masterização) à Música que a torne apetecível aos ouvidos de muitos, pela via de equipamentos disponíveis para muitos.

Tem razão quando diz que os grandes estúdios não trabalham para audiófilos (há pequenos que tentam), pois a maioria dos consumidores perderia metade da Música gravada sem compressão dinâmica, ouvindo-a em auscultadores oferecidos pelas marcas de telefone ou via as colunas do carro e computador... não estou a defender a causa, estou apenas a tentar enquadrar e contextualizar, para evitar alguns mitos.

A compressão dinâmica não se usa apenas na era digital.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptySeg Dez 28 2020, 10:10

astra escreveu:
... O paradoxal disto tudo é que nunca a tecnologia ofereceu tantas possibilidades e, no entanto, nunca a qualidade da gravação foi tão péssima, de tal forma que o vinil gravado a partir de masters da era pré-digital se tornou, provavelmente, no formato que, na actualidade, mais qualidade oferece...

Caro astra, compreendi muito bem o seu artigo sobre a loudness war, tema que jà tinha sido debatido hà anos neste forum pelo colega Mister W salvo erro ... mas não se deve confundir alhos e bugalhos nmho. Que o potencial tecnico do audio digital seja mal utilisado, sobretudo na musica comercial e de consumo rapido, é uma coisa ... mas que se defenda o potencial extrêmamente limitado do vinil e que este seja apresentado como um porto seguro ou o guardião do templo das grandes gravações é outro, ném oito ném oitenta...

O vinil apresenta uma dinamica maxima (teorica) de 60dB quando é uma gravação direct to disc DMM e de cerca de 40/45dB para uma gravação normal ... dinamica que serà ainda mais limitada pela célula. A sua separação entre canais atinge no melhor dos casos 30dB e a distorção de leitura que seja angular, de contacto ou magnética modifica o sinal lido ... sém falar das distorções vibratorias e aleatorias que também desnaturam o sinal gravado, isto tudo numa péssima relação sinal ruido! Todos estes elementos ainda vão piorar leitura apòs leitura ... È deste formato que està a falar e a gabar???...

Eu gosto do vinil, até tento de o ler nas melhores condições possiveis, mas não sou surdo e ouço muito bem as diferenças que existém entre o 1° concerto de piano do Tchaikovski pelo Richter tocado em CD e o mesmo em Vinil ... é um mundo. E se nunca vi um amador de classica voltar ao vinil também não é por acaso ... mas para escutar Horses da Patti Smith, entre outros, o vinil até é porreiro pois a rapariga não tém ném o (en)canto ném a voz da Maria Callas ... mas, para escutar musica "suja" como o punk, nunca houve nada melhor do que um vinil! Tà a ver que até gosto e defendo esse formato Laughing

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13395
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptySeg Dez 28 2020, 12:02

José Miguel escreveu:
A compressão dinâmica (...) nasceu para dar uma apresentação (masterização) à Música que a torne apetecível aos ouvidos de muitos, pela via de equipamentos disponíveis para muitos.

Mas essa compressão, utilizada na maioria das estações de radiodifusão, torna sofrível o desempenho de bons sintonizadores inseridos em sistemas de alta-fidelidade. No nosso país, a Antena 2 é excepção.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptySeg Dez 28 2020, 13:32

Ghost4u escreveu:
José Miguel escreveu:
A compressão dinâmica (...) nasceu para dar uma apresentação (masterização) à Música que a torne apetecível aos ouvidos de muitos, pela via de equipamentos disponíveis para muitos.

Mas essa compressão, utilizada na maioria das estações de radiodifusão, torna sofrível o desempenho de bons sintonizadores inseridos em sistemas de alta-fidelidade. No nosso país, a Antena 2 é excepção.

Eu gostava que explicasse de forma mais completa que compressão é essa que as Estações de Rádio utilizam, pois não sei se estaremos a falar da mesma coisa.

As Estações de Rádio utilizam ficheiros com perda (compressão de tamanho), também usam e algumas abusam da mesa de mistura (equalização). A compressão dinâmica nasceu muito antes de existirem ficheiros, mas as rádios já usavam as mesas de mistura para equalizar e dar ao seu som uma assinatura (a TSF abusa nas frequências mais baixas).

Pelo que eu compreendo, os compressores já eram aplicados (necessários) para que a Música toda, todos os pormenores, ficassem acima do ruído das fitas.

Creio que há a necessidade de se distinguir compressão de compressão, ou a necessária e bem utilizada da abusiva (loudness war, por exemplo) no processo de masterização. Distinguir compressão dinâmica como parte do processo de masterização da compressão de tamanho utilizada para poupar espaço.

Não sei muito do universo das Rádios, a dúvida que tenho é real, pois fico na dúvida se não se está a misturar duas coisas distintas. Além de tudo isto, as questões técnicas ainda me baralham um pouco.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyTer Dez 29 2020, 10:10

Não é um gira mas é uma novidade gira ... a Leak està de volta com um amplificador e um leitor CD que vão quebrar o coração dos nostalgicos. Basta juntar uma LS3/5 e um Garrard e isto fica com pinta Vintage, um perfeito Bôbô style...

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Leak10

O analogico està na moda e o Vintage também ... é um regresso ao futuro Wink
Ir para o topo Ir para baixo
masa
Membro AAP



Mensagens : 411
Data de inscrição : 29/01/2013
Idade : 78
Localização : Vale de Milhaços

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyTer Dez 29 2020, 16:26

Se esses Leak tiverem a qualidade dos antepessados são aparelhos para uma vida . Tenho o Ampli leak Stereo 30 plus + ampli Leak Delta 70 +tuner Leak Delta 70 +colunas Leak sandwich. Nunca tiveram qq problema e continuam a tocar muito bem .
Se precisasse de um amplificador não teria dúvidas ,agora que esse foram lançados ,era Leak .
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13395
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyTer Dez 29 2020, 16:41

Prezado masa,

Frequento um estúdio que tem um Leak Stereo 30 Plus para monição de voz; efectivamente, é mui agradável.

Com melhores cumprimentos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
masa
Membro AAP



Mensagens : 411
Data de inscrição : 29/01/2013
Idade : 78
Localização : Vale de Milhaços

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyTer Dez 29 2020, 16:53

Pedro ,voltando ao tema das coisas bem feitas . O ampli Leak 30 é de 1969 . É obra .

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13395
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyTer Dez 29 2020, 23:38

Consciente que nas emissões de radiodifusão é necessário ter em conta a qualidade do equipamento do estúdio, sejam fontes, microfones ou mesa de mistura e, não obstante, o facto de actualmente, o debitar de conteúdos (música, jingles, separadores, publicidade, et caetera) seja efectuado em ficheiros, com níveis de compressão que não são mínimos, na época em que os gira-discos e leitores de CD (Studer A730) eram as fontes utilizadas para a divulgação de obras discográficas, na central técnica (régie), já se empregava compressão. Trata-se de degradar o sinal na procedência, abusando de compressão para ampliação da difusão, constituindo essa a primogénita causa para a existência de saturação no sinal captado, implicando que as estações se façam ouvir um tanto comprimidas e fechadas. Ora, perante tais maus-tratos que o sinal sofre, não existem sintonizadores, por mais dispendiosos que sejam, que tornem agradável a audição de música das rádios em sistemas de alta-fidelidade.

Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyQua Dez 30 2020, 02:25

Ghost4u escreveu:

(...) Ora, perante tais maus-tratos que o sinal sofre, não existem sintonizadores, por mais dispendiosos que sejam, que tornem agradável a audição de música das rádios em sistemas de alta-fidelidade.[/justify]

A questão das Estações de Rádio, pelo que compreendo, é muito semelhante ao que acontece com a Música gravada em geral: a compressão é uma necessidade para que o som chegue de forma "média" ao destino.

Se poucas são as pessoas que ouvem Música com condições tais que consigam notar a compressão feita em estúdios, menos serão as pessoas que utilizam como fonte um sintonizador num sistema capaz de revelar todo o trabalho feito ao sinal.

A maioria das pessoas ouve Rádio via pequenos aparelhos, os meus pais usam um rádio que parece (mas não é) um Tivoli. Para esse tipo de equipamento, o sinal tem mesmo que ser trabalhado, compensado, para que o resultado final tenha uma apresentação mais "completa". Parece um paradoxo, mas não é. Se fosse enviado o sinal por completo, o pequeno rádio não iria conseguir colocar uma grande parte cá fora e no esforço de tentar iria criar distorção. Cortar nos extremos é logo uma primeira solução... o mesmo se aplica se falarmos de escuta via computador e as colunas internas, os pequenos auscultadores que andam nos ouvidos de muita gente.

Eu não quero defender o uso de compressão dinâmica, mas devemos separar o que é necessário do que não é. O exemplo dado no vídeo sobre as edições originais da Blue Note (https://www.youtube.com/watch?v=UoNz3Kxiph4&feature=youtu.be) é um exemplo da necessidade a comandar o uso da técnica. Curioso é que ainda há quem as defenda e prefira, mas ataque a compressão dinâmica. Rolling Eyes

O áudio analógico está na moda, mas se esta moda nivelar tudo por baixo, corremos o risco que ela nos faça recuar até aos anos 60, onde a compressão era uma necessidade. Afirmar e apelar à moda pela moda não nos (enquanto sociedade) vai levar muito longe, pelo que a via é a partilha de ideias com esforço e sem preconceito, criando o terreno fértil para utilizadores informados.

Os mitos podem e devem ser debatidos para, eventualmente, serem eliminados.
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13395
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyQua Dez 30 2020, 09:22

Efectivamente, a manipulação do sinal de rádio favorece a escuta em rádios de mesa e em autorádios.
Infelizmente, perdeu-se o hábito de escutar música no habitat, mediante sintonizador. Ainda assim, quem mantenha esse costume, pode contar com o sinal distinto da Antena 2, dada a utilização do nível mínimo de compressão.

masa, rjbv17 e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyQua Dez 30 2020, 09:50

Ghost4u escreveu:
Efectivamente, a manipulação do sinal de rádio favorece a escuta em rádios de mesa e em autorádios.
Infelizmente, perdeu-se o hábito de escutar música no habitat, mediante sintonizador. Ainda assim, quem mantenha esse costume, pode contar com o sinal distinto da Antena 2, dada a utilização do nível mínimo de compressão.

Com a rádio cidade não funciona? O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 447836

Só funciona com sinais elitistas, aristocráticos que não são acessíveis a todos os seres humanos?  O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 524928826

É que eu vivo numa "cova" e esses sinais elitistas e aristocráticos só os capto mesmo no veiculo automóvel se estiveres fora da minha freguesia habitual O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 2613325421
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyQua Dez 30 2020, 12:38

O problema das Estações de Rádio e compressão prende-se com o que se escolhe para passar Música (ficheiros marotos, por exemplo) e grande trabalho de equalização (que em algumas é bem feito e em outras uma coisa que se nota onde subiram e desceram).

Há rádios com boa definição na net, eu escuto para me fazer companhia e conhecer umas coisas a: https://www.fip.fr/

Eu gosto muito da Monde, mas tem para todos os gostos... a primeira, a emissão em directo, vai da Clássica ao Rock. Tem ainda a informação toda sobre o que ouve, assim pode procurar se gostar.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyQui Dez 31 2020, 14:31

masa escreveu:
Se esses Leak tiverem a qualidade dos antepessados são aparelhos para uma vida. Tenho o  Ampli leak Stereo 30 plus + ampli Leak Delta 70 +tuner Leak Delta 70 +colunas Leak sandwich. Nunca tiveram qq problema e continuam a tocar muito bem. ...

Amigo masa ... não sei se os novos Leak serão tão duradouros quanto os antepassados ou se vão durar uma vida, isso são coisas que sò o tempo dirà! Mas, para que serve que um aparelho dure uma vida ora que vivém connosco apenas alguns anos antes de dar lugar a outro melhor, mais ao gosto ou mais Vintage dvil

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
masa
Membro AAP



Mensagens : 411
Data de inscrição : 29/01/2013
Idade : 78
Localização : Vale de Milhaços

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyQui Dez 31 2020, 18:34

Paulo tem uma % de razão . Fique à vontade para escolher a percentagem . Mas , se não existissem seres como eu ,com a mania de preservar memórias e dar testemunho físico futuro , como faríamos ? Uma foto com uma gravação ? Já viu um DS 21 ? E viu como ?
Alguém o preservou e concertesa que tem outro carro mais actual .
Estas manias dão trabalho ,ocupam espaço mas tb dão um certo gozo .
BOM ANO !

Alexandre Vieira, Mário Franco e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyQui Dez 31 2020, 18:48

masa escreveu:
Paulo tem uma % de razão . Fique à vontade para escolher a percentagem . Mas , se não existissem seres como eu ,com a mania de preservar memórias e dar testemunho físico futuro , como faríamos ? Uma foto com uma gravação ? Já viu um DS 21 ? E viu como ?
Alguém o preservou e concertesa que tem outro carro mais actual .
Estas manias dão trabalho ,ocupam espaço mas tb dão um certo gozo .
BOM ANO !

Essa é que é essa, e como se sabe se os aparelhos de hoje tocam melhor senão tivermos os antigos para fazer comparação?

Bom ano a todos.

E não se esqueçam o Audio Analógico de Portugal está mesmo na Moda! lol!

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyTer Jan 05 2021, 22:51

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 135625391_4370475462979461_1991496850463118649_o.jpg?_nc_cat=104&ccb=2&_nc_sid=dbeb18&_nc_eui2=AeEquTK8u94x9eJLPJxWRMmoznoeia-EZ9HOeh6Jr4Rn0bjHl0LkffYRpstp1avN2kuZUy8ju4zkvV8Xa-_Q-vVS&_nc_ohc=E-0tckJGJ-wAX91H1pq&_nc_ht=scontent.flis6-1

Neste gráfico, muito interessante , podemos ver a evolução das vendas dos vários formatos ao longo de 40 anos, até ao ano de 2017.

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 135764491_4370460636314277_7519915973150933217_n.jpg?_nc_cat=101&ccb=2&_nc_sid=dbeb18&_nc_eui2=AeF7QIE3LvcPX0WAl3dQy997UfZpYH1B8MxR9mlgfUHwzOnHfkKKeN9WY2_hvsqVU9QiulMJTeJpuEl4oKx-XtrB&_nc_ohc=sS13kq9QSJUAX9CN08Z&_nc_ht=scontent.flis6-1

Neste podemos ver a decomposição das vendas de música no mercado Norte-Americano em 2019.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptySáb Jan 09 2021, 17:39

Alexandre Vieira escreveu:
... Neste gráfico, muito interessante, podemos ver a evolução das vendas dos vários formatos ao longo de 40 anos, até ao ano de 2017. ...

Estou admirado de constatar que a partir da nascensa do CD a K7 igualou e depois ultrapassou o vinil de uma maneira clara (copia dos CD em K7 ???) e isso até ao inicio dos anos 2000 ... constato também que desde os finais dos anos 80 a venda de vinis é marginal, muito marginal, mesmo se é algo que se amelhora nestes ultimos anos! Para resumir ... somos dinossauros e a moda do analogico é feita para os poucos dinossauros que ainda existém dvil

PS: Muito interessante esse grafico mas ele pareçe em contradição com o segundo grafico não?... olhei um pouco na diagonal e é possivel que seja eu que vê algo contraditorio mas scratch

2cclzes

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyDom Jan 10 2021, 12:37

Parece-me que o segundo gráfico só diz respeito aos lucros nos estados unidos provenientes da venda de música relativas a 2018.

Interpretando bem as coisas, o Streaming dá um lucro enorme.

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyDom Jan 10 2021, 19:24

Alexandre Vieira escreveu:
Parece-me que o segundo gráfico só diz respeito aos lucros nos estados unidos provenientes da venda de música relativas a 2018.

Interpretando bem as coisas, o Streaming dá um lucro enorme.

Ainda bem e espero que esse lucro seja devidamente partilhado ... é necessario que os musicos sejam retribuidos pela sua arte, é uma responsabilidade de todos nòs e que pela minha parte assumo complétamente Wink

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyDom Jan 10 2021, 21:35

As plataformas de streaming são a forma que menos paga aos Músicos, contudo mesmo que se use o Spotify gratuito já se contribuiu com algo - 0,0001$ ou algo assim.

Não sei onde o Alexandre foi buscar esses gráficos, seria interessante perceber se na gigante fatia do streaming (que já vem de outros anos) estão incluídas as receitas de publicidade.

Há um fenómeno que valeria a pena sub-dividir, o Youtube. Muitos Músicos/bandas criaram páginas próprias e as visualizações em grandes números acabam a pagar razoavelmente - estas receitas são por conteúdo e não Música em particular, mais publicidade.

Como o vinil bate recordes a cada feriado, daqui a dois ou três natais a malta está a ganhar para fazer vida de rock-star. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyTer Jan 26 2021, 09:13

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Herita11

Não sò o analogico està na moda como a tendência das colunas Vintage também jà apareçeu Shocked

È tempo de vender o carro e comprar um cavalo Rolling Eyes

Laughing

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
masa
Membro AAP



Mensagens : 411
Data de inscrição : 29/01/2013
Idade : 78
Localização : Vale de Milhaços

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyTer Jan 26 2021, 13:47

Ainda bem que as colunas vintage estão na moda . Tenho por aí uma data delas .
Mas será moda ou qualidade /desempenho ?

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyTer Jan 26 2021, 14:55

masa escreveu:
Ainda bem que as colunas vintage estão na moda . Tenho por aí uma data delas .
Mas será moda ou qualidade /desempenho ?

È mesmo moda ... é a nostalgia dos outros tempos, uma forma de saudosismo, de nostalgia lol!

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptySeg Fev 01 2021, 14:42

Não sei quem é o autor mas, não podia deixar de vos enviar esta.
O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Format10

TD124, masa e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyQua Mar 23 2022, 10:31

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 011010

O Audio Analógico está na moda até a ZARA Home não quis ficar para trás. Já vende móveis, gira-discos com look retro (Audio Technica) e até discos em vinil. ...

Em frança existe um conçeito (bô-bô) que não sei como traduzir, mas que vão ver como ele resume o que penso dessa coleção da Zara...

Um "bô-bô" que é a contração de burguês-boémio (bourgeois-bohème), designa uma pessoa da classe média alta que recusa socialmente o estatuto de burguês e que vive "aparentemente" desligado dos bens materiais e cujo prazer e objectivo na vida é o hedonismo e cultivar a (sua) diferença. O bô-bô é geralmente citadino e vive num bairro chic ou num antigo bairro popular remodelado. O seu carro é um Mini ou um Fiat 500 (pode ser um belo carro vintage restaurado), mais raramente um Beetle ou um PT Cruiser, mas prefere se deslocar em bicicleta na cidade. Geralmente trabalha na comunicação, na publicidade, no design, na finança ou numa start up, ele compra produtos frescos no mercado, orgânicos de preferência, faz o seu proprio pão e o kefir e gosta de consumir produtos sustentàveis. Politicamente o bô-bô situa-se à direita da esquerda ou à esquerda da direita ... para resumir ele é social-democrata ou centrista e vê os paises escandinavos como um bom modelo social. Ele é geralmente respeituoso do médio-ambiente, tém aparentemente preocupações sociais e defende valores como o femininismo, o humanismo, a cidadania, a ecologia ... O interior da sua casa é cosy, minimalista e subtilmente desleixado! Uns quantos vinilos (escolhidos) numa prateleira, alguns livros numa outra, algumas peças étnicas para mostrar que viaja e vàrios quadros por todo o lado para afirmar o seu gosto pela estética. Ele veste-se num espirito chic e descontraido, sempre com bom gosto e escolhe pequenas marcas de criador, ela também ... sém serem abertamente intelectuais eles fizeram estudos e são globalmente pessoas cultivadas que transmitem uma visão "artistica" da vida. Os seus moveis são em madeira no estilo néo-vintage e ele adora cruzar o modernismo e o passado, não é raro de ver um Garrad 401 pousado num movel minimalista italiano e acoplado a um amplificador escandinavo pousado mais longe num velho movel rustico, mas imaculado! Ele gosta de mostrar que cozinha bem, gosta de receber e impressionar os amigos, sò bebe cerveja artesanal mas prefere o vinho ... aliàs, ele não hesita a ter sempre um copo desse néctar pousado descuidadmente numa mesa afim de açentuar o seu hedonismo. Geralmente ele pratica a boxe ou o BTT e ela o ioga ou o tai-chi ... os putos vão ao judo enquanto pequenos. Apesar de ter um iphone no bolso ele tenta mostrar uma forma de apreço pela tradição que ele molda e adapta ao seu gosto estético. Obsecado pela "diferenciação" ele prefere o jazz à clàssica, o rock indie à mainstream, sò ouve electronica ambient e ponctualmente interessa-se ao R&B. De mesmo, prefere um pequeno produtor de vinho, bebe sòmente chà japonês (o whisky também), transformou o café num ritual, gosta da comida fusion num pequeno restaurante trendy, prefere a espanha a portugal, a itàlia à grécia e no inverno dà um pulo à escandinàvia para rejuvenescer. Intelectualmente ele busca uma "espiritualidade" em tudo e com falso-pudor evita falar de religião, usa um ipad como computador, oficialmente não vê televisão, detesta a multidão mas diz-se empàtico. O termo bô-bô é visto como pejorativo e ninguém aqui quer ser apelidado de tal e mesmo as pessoas que correspondem ao "modelo" evocado recusam a associação...

Dito isto, diria então que essa linha da Zara destina-se aos bô-bô pobres ... mesmo a escolha dos discos é sintomàtico da classe social visada com essa coleção. Não sei se é o Audio Analogico que està na moda ou se é o conçeito do bô-bô way of life Laughing


Em parte acho que sou um bô-bô , atenção que ele não é desligado de bens materiais, não dá a valor ao material caro mas gosta de bens materiais. De resto concordo com quase tudo, quer dizer não troco Espanha por Portugal mas gosto de Espanha tambem, aliás considero estes 2 paises as duas melhores civilizações ocidentais doutrinais da história da Humanidade .

De resto tudo é modas e detesto modas, tudo o quer tenho é unico e pessoal, moveis unicos, coisas unicas, e fora do normal ou habitual, o meu carro tem 35anos e não penso em troca-lo, se o fizesse procuraria um igual.

Já tive giradiscos e desfiz-me dele, muitos amigos me incentivam a comprar um, talvez por ser moda e ás vezes quase cedo... mas na verdade sinto que já não tenho vida para isso, na verdade já não me vejo a colocar vinil como fiz no passado, mas não sei até quando irei resistir sem arranjar um...não por moda mas sim porque gosto, recorda-me bons tempos passados. Mas receio se o arranjar será para ficar ali e nem lhe tocar, porque o meu estilo de vida hoje é mais ouvir radio ou enviar coisas da net para os aparelhos hi-fi.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptySex maio 27 2022, 17:14

https://globalnews.ca/news/8848148/vinyl-record-combat-stereo-gear/

Esta manhã, enquanto fazia a viagem de comboio para o trabalho, dei com essa notícia. O texto inclui alguns links para notícias complementares, mas o tema em si já tem pertinência suficiente e já o tinha tentado abordar algures… não me recordo onde.

O boom do vinil nos últimos anos, isso nota-se aqui no fórum, tem levado muitas pessoas a comprar o seu primeiro sistema ou a regressar a uma prática deixada faz tempo. A perspectiva sócio-cultural, a perspectiva histórica que enquadra o texto da notícia ajuda a compreender que o fenómeno Música nunca esteva mal junto das pessoas, apenas foi mudando de aspecto – achei graça à expressão “tempo do bom suficiente”.
Em frases curtas deixo alguns pensamentos soltos:

- No título está a palavra audiófilo, sem pudor;

- Há uma referência que me lembrou muitas das conversas que por aqui se tiveram sobre auscultadores, pois alguns dos novos compradores usam/usavam auscultadores (não interessa a qualidade) como forma de aceder à Música;

- A referência à possibilidade de se comprar melhor investindo menos vai ao encontro do que se espera da evolução técnica (sem necessidade de revivalismo por revivalismo);

- A inclusão de novas tecnologias e formas de conectividade são uma tendência até para quem começa ou recomeça, vai ao encontro do que se espera de equipamentos modernos para os novos estilos de vida;

- As marcas estão, aparentemente, atentas ao que o mercado pretende e, por arrasto das ofertas vindas da China ou por “R&D”, estão a adaptar-se;

- Um dos textos paralelos fala sobre os números de vendas e o cenário não parece catastrofista, há até optimismo;

- O Covid ajudou à festa, fechando as pessoas em casa… algo já abordado por aqui, algures.


O áudio analógico está na moda, não necessariamente fechado sobre si mesmo em forma de revivalismo, o que é sinal de vitalidade e capacidade para chegar a novos públicos que facilmente e sem problemas até se poderá afirmar como audiófilo (para mim o termo significa este processo de busca pelo melhor…).

masa e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 464
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: O Audio Analógico está mesmo na Moda   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptySeg maio 30 2022, 00:00

... Está na moda, ou...é uma doença !!!!

JUREI... mais de mil vezes que não comprava mais LP's e outras tantas reneguei...contudo, há alguns tempos que me tinha afastado das feiras para não cair na tentação, até que , por dever de solidariedade estive na Venda Solidária da Casa do Artista e também por solidariedade ...quebrei a jura e açambarquei algumas reliquias em acesa disputa com mais alguns inveterados. Quebrei a Jura , mas...por uma boa causa.
O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Img_5018

Hoje, para reforçar a minha jura de não comprar mais discos e avaliar a minha resistência à tentação, fui à feira das velharias.
Comecei por visitar as bancas de alguns "experts" de última hora onde encontrei alguns discos com capas em mau estado e discos a precisar uma barrela, com preços fixos bem assinalados ex. Van Hallen ...€ 18
Frank Sinatra... € 26...e dei graças...estava curado !
...mas " O Diabo... tece-as"; um pouco mais à frente, vejo no chão um saco com uma capa meio à vista...Van Cliburn...com cuidado fiz "ranger as dobradiças"e arregalei os olhos...Glenn Gold...Rugiero Ricci...Rubinstein...Guiomar Novais...Sviatoslav Richter...Badura-Skoda...Alfred Brendel etc..
Ajoelhei, ( que as dobradiças já não aguentavam ) e lá retirei da poeira do caminho uma dúzia de preciosidades, tudo pelo preço de um Frank Sinatra...O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Img_5018

E voltei a jurar de que...Até à próxima não volto à feira !!!

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Salvado
Membro AAP



Mensagens : 464
Data de inscrição : 02/03/2018
Localização : Parede

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: O Audio Analógico está mesmo na Moda   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptySeg maio 30 2022, 00:03

...e como não podia deixar de ser...uma foto repetida...O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Img_5020
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptySeg maio 30 2022, 08:30

José Miguel escreveu:
https://globalnews.ca/news/8848148/vinyl-record-combat-stereo-gear/

...O áudio analógico está na moda, não necessariamente fechado sobre si mesmo em forma de revivalismo, o que é sinal de vitalidade e capacidade para chegar a novos públicos que facilmente e sem problemas até se poderá afirmar como audiófilo (para mim o termo significa este processo de busca pelo melhor…).

O artigo fala de uma nova geração de audiofilos e nisso estou de acordo... aliàs, cada época tém a sua geração de audiofilos que é condicionada pelos codigos socio, economicos e tecnologicos desse presente. A audiofilia dos anos 80 que era vista como puro pedantismo ou snobismo banalisou-se nos anos 90 e hoje em dia é chamada DIY sém nenhuma conotação negativa ou pretenção. Comparo por vezes a evolução da audiofilia com os copos de vinho... são mundos que partilham muito em comum! Houve uma época no passado aonde a maioria dos amigos e conhecidos gozavam comigo porque usava copos de vinho grandes de uma marca austriaca ora que eles não ligavam ao copo e utilisavam o copo "balão" de bar... hoje em dia não conheço uma unica pessoa que se interesse minimamente ao vinho que não tenha copos "grandes" de tipo "tulipa", o paragdima mudou e a moda ajudou! "Buscar pelo melhor" em si està na moda... vejo pessoas se interessar a novas maneiras de preparar o café ou o chà, se interessar à cozinha trabalhada, à roupa e em geral à qualidade estética do seu interior. A audiofilia possui todos os codigos socio culturais para seduzir e mesmo os objectos associados que são sempre a ponta da lança em qualquer moda Wink

Fernando Salvado escreveu:
... Está na moda, ou...é uma doença !!!!

JUREI... mais de mil vezes que não comprava mais LP's e outras tantas reneguei...contudo, há alguns tempos que me tinha afastado das feiras para não cair na tentação...

A diferença é subtil e as victimas da moda são muitas ao ponto que se chamam "fashion victims" Very Happy

No seu caso não creio que seja ném doença ném mesmo victimisação, é habito e hedonismo à mistura! È sempre um prazer de ir buscar e encontrar algo que nos corresponda e que pelo caminho percorrido possui uma historia singular. Que sejam discos, vinho, enchidos ou roupa... é sempre agradàvel de vasculhar um pouco e encontrar aquele que nos corresponde e vai nos fazer companhia no nosso caminho da vida Wink

Fernando Salvado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptySeg maio 30 2022, 14:35

Fernando Salvado escreveu:
... Está na moda, ou...é uma doença !!!!

JUREI... mais de mil vezes que não comprava mais LP's e outras tantas reneguei...contudo, há alguns tempos que me tinha afastado das feiras para não cair na tentação, até que , por dever de solidariedade estive na Venda Solidária da Casa do Artista e também por solidariedade ...quebrei a jura e açambarquei algumas reliquias em acesa disputa com mais alguns inveterados. Quebrei a Jura , mas...por uma boa causa.
O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Img_5018

Hoje, para reforçar a minha jura de não comprar mais discos e avaliar a minha resistência à tentação, fui à feira das velharias.
Comecei por visitar as bancas de alguns "experts" de última hora onde encontrei alguns discos com capas em mau estado e discos a precisar uma barrela, com preços fixos bem assinalados ex. Van Hallen ...€ 18
Frank Sinatra... € 26...e dei graças...estava curado !
...mas " O Diabo... tece-as"; um pouco mais à frente, vejo no chão um saco com uma capa meio à vista...Van Cliburn...com cuidado fiz "ranger as dobradiças"e arregalei os olhos...Glenn Gold...Rugiero Ricci...Rubinstein...Guiomar Novais...Sviatoslav Richter...Badura-Skoda...Alfred Brendel etc..
Ajoelhei, ( que as dobradiças já não aguentavam ) e lá retirei da poeira do caminho uma dúzia de preciosidades, tudo pelo preço de um Frank Sinatra...O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Img_5018

E voltei a jurar de que...Até à próxima não volto à feira !!!


Boas|!...
Há uns tempos que já só venho por aqui de quinze em quinze dias!?... Penitencio-me e arrependo-me!

Mas ao ver esta sua confissão sem contrição (visto muito em diagonal e de corrida...) ocorreu-me uma travessa provocação!...

Da foto que mostrou retive dois títulos e atrevo-me a contrapor à laia de desafio que para mim só há duas Salomé(s) que me encantam A Birgit Nillson e a Maria Ewing!!  Deixo aqui memória:





E o outro, por último mas não o último, o famigerado Bolero...

Atrevo-me a aconselhar a interpretação do Bolero pelo nosso Pedro de Freitas Branco que contemporâneo de Ravel e na apreciação insuspeita do próprio era quem melhor e mais dentro do que Ravel idealizou, dirigia,  para por a Ida Rubinstein a dançar...





king

masa e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptySex Jun 03 2022, 17:31

Fernando Salvado escreveu:
... Está na moda, ou...é uma doença !!!!

JUREI... mais de mil vezes que não comprava mais LP's e outras tantas reneguei...contudo, há alguns tempos que me tinha afastado das feiras para não cair na tentação, até que , por dever de solidariedade estive na Venda Solidária da Casa do Artista e também por solidariedade ...quebrei a jura e açambarquei algumas reliquias em acesa disputa com mais alguns inveterados. Quebrei a Jura , mas...por uma boa causa.
(...)

E voltei a jurar de que...Até à próxima não volto à feira !!!

A compra para uso nunca é doença. Smile

Eu ainda conheço algumas lojas onde se pode comprar Clássica a preços simpáticos, confesso que não conheço muito bem o mercado e não sei como navegar por entre as muitas edições da mesma obra. A minha "cura" com Clássica deu-se por outra via, eu não consigo ouvir esse tipo de Música em vinil e com certeza o defeito é meu e do pobre sistema que temos em casa.

Para ver se estou "curado" da minha "cura", por vezes compro um disquito e deixo de beber uma cerveja, mas o triste resultado repete-se em casa...

Já perguntei algures neste fórum, deixo aqui novamente: como conseguem ter clássica em vinil a tocar bem?

Preciso acertar nas edições? Trocar de gira-discos? Lavar melhor?

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptySex Jun 03 2022, 18:13

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
https://globalnews.ca/news/8848148/vinyl-record-combat-stereo-gear/

...O áudio analógico está na moda, não necessariamente fechado sobre si mesmo em forma de revivalismo, o que é sinal de vitalidade e capacidade para chegar a novos públicos que facilmente e sem problemas até se poderá afirmar como audiófilo (para mim o termo significa este processo de busca pelo melhor…).

O artigo fala de uma nova geração de audiofilos e nisso estou de acordo... aliàs, cada época tém a sua geração de audiofilos que é condicionada pelos codigos socio, economicos e tecnologicos desse presente. A audiofilia dos anos 80 que era vista como puro pedantismo ou snobismo banalisou-se nos anos 90 e hoje em dia é chamada DIY sém nenhuma conotação negativa ou pretenção. Comparo por vezes a evolução da audiofilia com os copos de vinho... são mundos que partilham muito em comum! Houve uma época no passado aonde a maioria dos amigos e conhecidos gozavam comigo porque usava copos de vinho grandes de uma marca austriaca ora que eles não ligavam ao copo e utilisavam o copo "balão" de bar... hoje em dia não conheço uma unica pessoa que se interesse minimamente ao vinho que não tenha copos "grandes" de tipo "tulipa", o paragdima mudou e a moda ajudou! "Buscar pelo melhor" em si està na moda... vejo pessoas se interessar a novas maneiras de preparar o café ou o chà, se interessar à cozinha trabalhada, à roupa e em geral à qualidade estética do seu interior. A audiofilia possui todos os codigos socio culturais para seduzir e mesmo os objectos associados que são sempre a ponta da lança em qualquer moda  Wink

(...)

Este tópico e respostas tinha-me passado...

Deixo a frase sublinhada na resposta do Paulo, uma frase que sei já ter lido várias vezes e sempre que a leio questiono-me sobre a sua efectividade.

Pelo que compreendo da história do áudio, ou seja, pelo que vou lendo e escutando em conversas com pessoas mais velhas, a audiofilia das décadas anteriores não se transformou em DIY, pois teve uma ligação às marcas comerciais e às lojas que as representavam. Hoje ainda é assim, eu entro em lojas e verifico que há um circuito de pessoas que não tem problemas com a palavra audiofilia.

O facto do artigo juntar as palavras "audiófilo", "nova geração" e "preços baixos" para mim é refrescante, é algo que já tentei abordar várias vezes e que identifico como uma possibilidade real. Um audiófilo não precisa de peças estranhas e esotéricas (seja no preço ou pela construção), não precisa de entrar na guerra do gosto ou das medições, pode perfeitamente beber de várias fontes e comprar mediante as suas possibilidades, tentando extrair o máximo do que tem.

A procura do "melhor em si" poderia levar a uma longa conversa, desde que eu e a Luciana vivemos juntos que preparamos café com filtro (V60, Kemex, Balão (uma das primeiras prendas que ela me ofereceu)), desde esse tempo não conseguimos convencer muita gente a aderir ao nosso gosto (o café que procuramos tem torras leves, maior acidez, é mais frutado, ... não serve para todos, bebem em nossa casa, mais nada). No campo da roupa eu diria que a moda (a de rua, a moda mais acessível) não está no usar o melhor possível, pelo menos pelo que vejo e desde criança muito pequena tenho gosto por roupa. Hoje as pessoas compram barato e tudo igual, vivemos uma fase de uniformização, do descartável.

Concordo que a audiofilia tem os códigos para atrair muita gente, contudo a palavra (falamos de palavras em outro tópico) tornou-se maldita e cheia de significados confusos - repare, eu não consigo ver o que dá à palavra e a esse rumo DIY, compreendo o que quer dizer, mas isso para mim é um nicho de audiófilos que sempre existiu e irá existir, não ser para significado primeiro da palavra.

Conheço pessoas que estimo muito e que se iniciaram nestas coisas com o regresso do vinil, com a onda vintage. Eles perguntam-me coisas, mostram-me o que têm (e têm mais caro e mais respeitável do que eu), mas logo que tudo é ligado é dito: não sou audiófilo, isto pelo som. Eu sorrio e brinco, muitos saltaram dos auscultadores e colunas de computador para sistemas estéreo dedicados, compraram o que gostaram e usam.

O áudio democratizou-se e está a seguir os passos do que vejo acontecer na roupa e, se quiser, nos copos de vinho: mais gente tem e usa (no caso da roupa, as tendências), mas em que nível de exigência foi colocada a fasquia?

É para esta pergunta que já muitas vezes tentei obter resposta neste fórum, percebi que a resposta do "gosto" virá sempre à superfície, mas a pergunta não é de superfície... por isso repito: o áudio não tem nada de especial, é um mercado como todos os outros, reflexo da evolução do consumo e de quem consome.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptySáb Jun 04 2022, 17:47

José Miguel escreveu:
... Pelo que compreendo da história do áudio, ou seja, pelo que vou lendo e escutando em conversas com pessoas mais velhas, a audiofilia das décadas anteriores não se transformou em DIY, pois teve uma ligação às marcas comerciais e às lojas que as representavam. Hoje ainda é assim, eu entro em lojas e verifico que há um circuito de pessoas que não tem problemas com a palavra audiofilia.
(...)
Concordo que a audiofilia tem os códigos para atrair muita gente, contudo a palavra (falamos de palavras em outro tópico) tornou-se maldita e cheia de significados confusos - repare, eu não consigo ver o que dá à palavra e a esse rumo DIY, compreendo o que quer dizer, mas isso para mim é um nicho de audiófilos que sempre existiu e irá existir, não ser para significado primeiro da palavra. ...

Penso que a historia da audiofilia deve ser vista pais por pais pois não é a mesma. Aqui em França o termo "Audiophilie" sò entrou no dicionario hà uns vinte anos atràs. No entanto desde o inicio dos anos 70 a França teve uma revista impulsionada pelo Jean Hiraga que se chamava "l'Audiophile" e que formou a mentalidade da maioria dos amadores franceses de audio, como a revista Radio MJ no Japão. Esta revista apresentava artigos técnicos, aparelhos DIY e reflexões sobre o audio priveligiando a visão japonesa (colunas cornetas, amplificadores SE triodos, leitura vinil...). Em França a "audiofilia" é em primeiro lugar associada a uma pessoa que tém um minimo de conhecimentos técnicos e que faz ou modifica os seus aparelhos... em segundo lugar ela designa um amador de audio exigente, por isso falei de DIY.

Aqui o termo da palavra não é realmente confuso mas tornou-se desde os anos 90 cada vez mais pejorativo. Os audiofilos são vistos como passeistas que veneram as tecnologias antigas e esotéricas. Sempre em desacordo com a evolução técnica e comercial do audio eles apresentam-se em guardiões do templo da reprodução musical ou então eles representam os mercados dos cabos ou dos acessorios de preço indecente e resultados impossiveis a provar. Em todos os casos o termo tornou-se pejorativo e hoje apresentar-se como "amador exigente" é bem melhor visto do que "audiofilo" ora que são sinônimos...

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyDom Jun 05 2022, 14:48

José Miguel escreveu:
... O áudio democratizou-se e está a seguir os passos do que vejo acontecer na roupa e, se quiser, nos copos de vinho: mais gente tem e usa (no caso da roupa, as tendências), mas em que nível de exigência foi colocada a fasquia?

É para esta pergunta que já muitas vezes tentei obter resposta neste fórum, percebi que a resposta do "gosto" virá sempre à superfície, mas a pergunta não é de superfície...
por isso repito: o áudio não tem nada de especial, é um mercado como todos os outros, reflexo da evolução do consumo e de quem consome.

Não penso que ninguém tenha afirmado que o audio é um mercado diferente ou especial, fora o contexto de niche e o aspecto algo esotérico de alguns dos seus elementos materiais ou ideologicos... é um mercado como qualquer outro e cada um tém as suas particularidades proprias, o audio não é excepção!...

Quanto à pergunta em questão não vejo como responder globalmente sém abordar o gosto... sendo isto vàlido para o audio, para o vinho, para a cozinha, para a roupa, os carros ou os discos e etc. Para não abordar o gosto (ou menos) seria necessario um método e parâmetros de avaliação objectivos ou subjectivos reconhecidos por todos permitindo de dar à palavra "exigência" um valor comum. A medida é algo que é partilhado como um valor universal e comum entre os objectivistas e a hierarquia da qualidade são os resultados do laboratorio... para eles a exigência é ter um aparelho com excelentes medidas. Para um subjectivista a coisa torna-se mais complexa pois mesmo com muita experiência não é de descartar que o gosto possa influenciar a analise, ném que seja um poucochinho... mas, essa experiência junto ao conhecimento teorico serà a base do màximo possivel de objectividade na analise, como no vinho.

Fica a questão da exigência no momento da compra e isso é outra conversa, mesmo se é a mesma! Eu não me interesso (nunca me interessei à roupa) mas interesso-me ao audio e ao vinho que são dominios que conheço e nos quais me considero um amador exigente. Tu dizes que na roupa e cito: Hoje as pessoas compram barato e tudo igual, vivemos uma fase de uniformização, do descartável..., a mesma coisa pode ser dita em relação ao audio e ao vinho. A multiplicação dos TD124, Garrard, Lenco etc apareçe como um fenomeno de mimetismo ou de tendência mais do que de exigência... a mesma coisa pode ser dita em relação aos dacs e amplificadores de algibeira. Eu tinha falado dos copos de vinho e como evoluiu esse mercado mas vamos là ver a realidade comercial. No passado a maioria das pessoas que ia a uma garrafeira comprar vinho fazia um esforço no preço, sém fazer esforço no copo... hoje vejo muitas pessoas beberem uma garrafa de 7€ num copo Spiegelau ou OpenUp na esperança que o copo amelhore o vinho, finalmente de um lado ou de outro a exigência é sempre algo de relativo globalmente... ela é o resultado dos limites do saber, da experiência e por fim do gosto. Nunca compreendi que alguém compre uma camisa a 100€ no lugar de uma idêntica a 20€ ném uma prensagem audiofila a 60€ no lugar de outra a 20€... mas compreendo isso no vinho e no audio e sei que o que digo não é nada de universal ném de profundo, é uma pura questão de sensibilidade, de gosto Wink

Fernando Salvado gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyTer Jun 07 2022, 12:46

A resposta do Paulo toca em pontos interessantes e que por vezes parecem encerrar um caminho de contradições, mas no fundo a resposta representa bem o estado em que muitas das conversas por aqui terminam.

Não sei se é propositado ou não, mas na maioria das vezes que as conversas chegam ao gosto, fico com a sensação que para quem aposta (aposta como Pascal) nessa nossa faceta, aposta como se ela fosse desligada de tudo, uma entidade supra qualquer coisa... lembro-me de conversas em que eu e a Luciana apostamos na tentativa de explicar como se desenvolve o gosto e como ele está dependente do conhecimento - o Paulo fala de conhecimento, mas parece apostar no gosto.

Deixe-me dizer-lhe isto utilizando o exemplo da camisa: a sua incompreensão face às camisas de 100 euros ou de 20 euros revela algo que está muito para lá do gosto, não interessa nada se gosta ou não de roupa, a incompreensão é do patamar do conhecimento e nada mais. Estou a usar o exemplo e imagino que compreenda bem que camisas de 100 e 20 euros não são semelhantes, mas o exemplo é facilmente transponível para áudio.

As marcas que se fazem pagar tendem a ser as que promovem investigação, desenvolvimento, novos materiais, ... há marcas que apostam em seguir e só nessa atitude está uma enorme capacidade de poupança, mas a essa atitude junta-se a utilização de materiais menos nobres ou menos duradouros.

Há um anúncio da Levi's que diz algo assim: O planeta precisa ser poupado, há excesso de roupa; comprem Levi's, comprem menos, poupem o planeta.

Nunca conheci ninguém que não reconheça a qualidade das calças de ganga Levi's, ou seja, umas calças de 150 euros não são iguais às de 50 euros.

Saber isto não fará toda a gente comprar o mesmo, mas fará mais gente compreender a estrutura de preços e o que se pode entender por qualidade. Eventualmente, poderá fazer com que mais pessoas respeitem e gostem.

A democratização das coisas, roupa ou áudio, copos de vinho ou vinho mesmo, faz-se muito à custa de preço, pois os ordenados não dispararam, pelo contrário, há perda de poder de compra nestes dias que correm. Quando me questiono e lanço a questão para o ar sobre o nível da fasquia da exigência, eu não espero uma resposta total e muito menos neste fórum (onde se acusa a entrada de outras disciplinas que promovem o pensamento). Eu lanço a questão por a considerar pertinente e como disse das questões que o Paulo levantou sobre o MP3, digo aqui: quem quiser pensar, pode pensar.

O áudio está na moda, não necessariamente colado a uma perspectiva vintage ou puramente saudosista.

Eu escolhi um Lenco e fez parte dessa minha escolha as estórias à volta do Lenco - nunca o escondi. Por outro lado, dado o que fui experimentando, escolhi seguir com o Lenco e nessa segunda escolha já participou algo mais do que o gosto, desde logo pelo facto do meu gosto ter evoluído (mudado, se quiser) ao longo dos tempos - não voltaria a um receiver da década de 70 como os vários que tivemos e gosto deles. Wink


Isto é uma conversa com aparência de não tocar áudio, mas toca. O indústria áudio está a cair na armadilha que criou para cativar clientes, pelo menos é assim que o vejo. O gosto é de tal forma o argumento, que chega a ser complicado explicar o conceito de "valor acrescentado" ou "qualidade"... tem dificuldades o Paulo, imagine alguém como eu a tentar explicar... eu tento, como deixo bem claro aqui. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 EmptyTer Jun 07 2022, 15:54

José Miguel escreveu:
... na maioria das vezes que as conversas chegam ao gosto, fico com a sensação que para quem aposta (aposta como Pascal) nessa nossa faceta, aposta como se ela fosse desligada de tudo, uma entidade supra qualquer coisa...(...) - o Paulo fala de conhecimento, mas parece apostar no gosto.

Eu utiliso o termo "gosto" como o "goût" em françês que representa a atração em relação a qualquer coisa ou alguém!... não vejo como me desembaraçar dessa "atração" e portanto sou budista. Imagino que deve ser ainda mais dificil para os outros mas o Ocar Wilde jà explicou como resistir à tentação...  Wink

Para mim o gosto, e tomo a definição francesa, é a atração inconsciente e involuntaria em relação a algo e alguém e não vejo como o conhecimento pode eliminar essa pulsão, mas pode fazê-la evoluir! Reconheço sém problema que os maiores vinhos franceses não véem da região que eu prefiro... mas tenho mais prazer a beber os meus vinhos favoritos (eles mesmos grandes vinhos é certo) do que muitos dos grandes vinhos reputados! Se é uma contradição então ela é assumida e posso mesmo explicar porquê...


... imagino que compreenda bem que camisas de 100 e 20 euros não são semelhantes, mas o exemplo é facilmente transponível para áudio.

Da mesma maneira que dois carros, azeitonas, relogios, peixe, amplificadores, discos, aspiradores, vinhos, sofàs ou copos de preço diferente não são obrigatoriamente semelhantes... mas eu não me interesso a tudo, somente a poucas coisas e a roupa não faz parte! Mas, reconheço que em cada produto existe uma noção de qualidade intrinseca bem evidentemente... e uma questão de gosto associada, bem evidentemente também!...

... Nunca conheci ninguém que não reconheça a qualidade das calças de ganga Levi's, ou seja, umas calças de 150 euros não são iguais às de 50 euros.

Um grande amigo meu "fashion victim" fez-me descobrir hà uns anos atràs as calças de ganga japonesa feitas com "verdadeira ganga" à moda antiga e de repente a Levi's tornou-se para mim uma marca tão banal quanto a Diesel ou Gustin. Continuo a comprar jeans de uma marca que não farei a publicidade e que custam 30€ e que adoro o corte e porte... mas sei que existém as calças em ganga japonesa a mais de 600€ e que são de bem mais alta qualidade (pudera visto o preço)  Laughing

Saber isto não fará toda a gente comprar o mesmo, mas fará mais gente compreender a estrutura de preços e o que se pode entender por qualidade. Eventualmente, poderá fazer com que mais pessoas respeitem e gostem.

Pelo que venho de dizer não creio e sou um bom representante disso, como muitas pessoas em relação ao audio neste forum. Respeitar é reconheçer as particularidades e qualidade de qualquer coisa ora que gostar é a tentação de possuir nmho. Respeito muito a Tannoy e a Accuphase e portanto nunca terei um produto destas duas marcas e ném gosto da sonoridade de cada e ainda menos juntas. Saber, conheçer ou compreender, não conduz directamente a gostar mas ajuda a fazer evoluir o gosto é certo...

A democratização das coisas, roupa ou áudio, copos de vinho ou vinho mesmo, faz-se muito à custa de preço, pois os ordenados não dispararam, pelo contrário, há perda de poder de compra nestes dias que correm. ...

Tens razão no que diz respeito aos produtos que englobam matérias primas nobres e ou metodos de produção tradicionais... é menos verdade nos produtos tecnologicos, sobretudo quando a produção pode ser automatisada como hoje em dia! Aliàs, um relogio a dez euros pode cer tão certo quanto um a 1000€... sém que a qualidade do relogio a 1000€ possa ser criticada. È um vasto problema...

Eu escolhi um Lenco e fez parte dessa minha escolha as estórias à volta do Lenco - nunca o escondi. Por outro lado, dado o que fui experimentando, escolhi seguir com o Lenco e nessa segunda escolha já participou algo mais do que o gosto, desde logo pelo facto do meu gosto ter evoluído (mudado, se quiser) ao longo dos tempos...

Penso que é o caso da maioria das pessoas aqui!... o gosto evolui com as experiências e o conhecimento e deixa de ser o parâmetro primeiro e exclusivo da escolha, continuando a ser importante. Ele passa do primeiro plano ao segundo, mas està sempre presente e é o que apregoo hà muito...

E isto pode ser mesmo um parâmetro inconsciente... explicando a dificuldade para algumas pessoas de explicar as razões da escolha e fechando-se no "porque gosto mais"
 Exclamation

... O gosto é de tal forma o argumento, que chega a ser complicado explicar o conceito de "valor acrescentado" ou "qualidade"... tem dificuldades o Paulo, imagine alguém como eu a tentar explicar... eu tento, como deixo bem claro aqui...

Penso que esta frase resume bem a tua cruzada em relação ao gosto mas opor a noção de "gosto" e de "qualidade" sob a forma de antonimos é esqueçer que tanto os cristãos quanto os muçulmanos são crentes... sou eu o inimigo pois ateu  Razz

Mais a sério, dizer que "gostamos" de algo não quer dizer que não haja uma reflexão ném um caminho associados! E dizer que um produto é de qualidade e defender o seu valor acrescentado não quer dizer que isso crie o desejo ném o "gosto" pelo produto! Reconheço a qualidade, valor acrescentado e mesmo a base ideologica que permite aos relogios mecanicos de continuar a existir, e mesmo o simbolo associado ao objecto... mas é um objecto que não me interessa e para o qual o meu gosto e sensibilidade afasta-me. A relação de causa a efeito entre o gosto e a qualidade não me pareçe ser uma evidência, pelo menos por aqui no AAP
 scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: O Audio Analógico está mesmo na moda.   O Audio Analógico está mesmo na moda. - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O Audio Analógico está mesmo na moda.
Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Os "O T L" da moda e o hardware...
» Rock: a moda de Portugal anos 80
» Audio-Foruns-Audio
» SVETLANA's 6C33C-B, especiais para os OTL's da moda!!! ...
» JG audio

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Áudio Geral-
Ir para: