Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Pré de Phono AAP

Ir para baixo 
+10
mango
masa
Goansipife
Evan Oliveira
TD124
antpaubarcar
reirato
Ghost4u
José Miguel
Nafty
14 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySex Dez 13 2019, 15:16

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
mango escreveu:
Um deja-vu...não houve uma empreitada destas aí há uns anitos?

Eu gostava de ver este projecto correr mesmo bem, de tal forma que me "obrigasse" a trocar de pré de phono no dia seguinte - e estou muito contente com o que tenho. Wink

O unico projecto deste tipo que me lembre foi um amplificador hybrido para auscultadores que tinha proposto no forum Audio PT antes que o AAP exista e que depois emigrou para aqui jà numa forma de pré-amplificador. Vàrias pessoas se tinham juntado para encomendar as peças para fazê-lo e penso que vàrios exemplares ainda devem andar por ai ... deixo o link:Pré Audio PT

Para que o projecto do Phono AAP corra bem é necessario tempo, que sò o amigo Nafty pode arranjar. Eu pela minha parte posso desenhar a alimentação, os circuitos impressos definitivos e dar uma dica aqui ou acolà ... mais não serà possivel mais infelismente, no entanto penso que com perseverança isto pode chegar a bom porto ...

Quanto ao preço serà necessario uma boa dose de pragmatismo pois as peças estão caras. O aparelho que eu tinha desenhado para o Audio PT, e jà foi hà mais de dez anos atràs custava sò em peças à volta de 400/500€ se bem me lembro e sò tinha duas vàlvulas, mas os transformadores eram caros apesar de terem sido feitos em Portugal!

cheers

Nesse link há muitos dos desapaecidos Pré de Phono AAP - Página 2 317942 Pré de Phono AAP - Página 2 317942
Ir para o topo Ir para baixo
mango
Membro AAP
mango


Mensagens : 647
Data de inscrição : 04/10/2010

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySex Dez 13 2019, 16:18

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
mango escreveu:
Um deja-vu...não houve uma empreitada destas aí há uns anitos?

Eu gostava de ver este projecto correr mesmo bem, de tal forma que me "obrigasse" a trocar de pré de phono no dia seguinte - e estou muito contente com o que tenho. Wink

O unico projecto deste tipo que me lembre foi um amplificador hybrido para auscultadores que tinha proposto no forum Audio PT antes que o AAP exista e que depois emigrou para aqui jà numa forma de pré-amplificador. Vàrias pessoas se tinham juntado para encomendar as peças para fazê-lo e penso que vàrios exemplares ainda devem andar por ai ... deixo o link:Pré Audio PT

Para que o projecto do Phono AAP corra bem é necessario tempo, que sò o amigo Nafty pode arranjar. Eu pela minha parte posso desenhar a alimentação, os circuitos impressos definitivos e dar uma dica aqui ou acolà ... mais não serà possivel mais infelismente, no entanto penso que com perseverança isto pode chegar a bom porto ...

Quanto ao preço serà necessario uma boa dose de pragmatismo pois as peças estão caras. O aparelho que eu tinha desenhado para o Audio PT, e jà foi hà mais de dez anos atràs custava sò em peças à volta de 400/500€ se bem me lembro e sò tinha duas vàlvulas, mas os transformadores eram caros apesar de terem sido feitos em Portugal!

cheers

Tens toda a razão TD124. De facto era a esse projecto que me referia.
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySex Dez 13 2019, 18:22

E... este lay-out!??...
Pré de Phono AAP - Página 2 74672295115fd57be07233533f238c9c
JASMINE

Com PSU separada
Pré de Phono AAP - Página 2 41CDgMgYLBL
Pré de Phono AAP - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcQo17s_4y-ZpX3NJUT4Kzadu2w-0KlO3NNcgWqihXCjyVprnM3YvQ&s
Pré de Phono AAP - Página 2 Jasmine-LP4-rear-both

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySáb Dez 14 2019, 11:49

Há muito caminho pela frente.
Neste caso, (só neste, hein??) não quero para voçês o que eu não quero para mim, ou seja uma marcha de boys scouts nas quais começam todos com uma força imparável e aos poucos kms ficam todos rotos.
Por minha parte, não tenho muito tempo e portanto irei de passo a passo embora que para montar a placa e ver por onde vão os tiros não é preciso muito tempo.
Melhorar e fazer que isso seja um projecto para todos é o que vai levar talvez mais tempo mas será o que mais prazer me dê a mim pessoalmente.
Como prémio, no caso de voçês se portarem bem, até vos farei um prototipo de amplificação para voçês construirem.
Isto só no caso de tudo ir bem, hein??
Sobre a questão sobre válvulas e semicondutores sim ou não eu como bom Judeu que sou, digo que tudo é relativo.
Para alcançar a realidade faz falta de tudo um pouco. A arte está em encontrar o espaço, o momento e a quantidade para cada um.
Isto é como a verdade, que não pode ser suportada por ninguém em particular senão por todos.
Bom, pessoal, por hoje peixe vendido.
Cordial cumprimento a todos menos aos fantasmas. Pré de Phono AAP - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13351
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySáb Dez 14 2019, 12:03

Nafty escreveu:
(...) Para alcançar a realidade faz falta de tudo um pouco.
Afinal, será necessária a utilização de cartão. Pré de Phono AAP - Página 2 824269
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySáb Dez 14 2019, 12:17

Amigo Casper, eu acho que nem cartão nem carto Pré de Phono AAP - Página 2 310490 lina.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySáb Dez 14 2019, 17:54

Nafty escreveu:
(...) Sobre a questão sobre válvulas e semicondutores sim ou não eu como bom Judeu que sou, digo que tudo é relativo. ...

TEORIA DA RELATIVIDADE
Pré de Phono AAP - Página 2 Ein10

lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySex Dez 27 2019, 14:21

Guess what ! St Claus is here !!

Pré de Phono AAP - Página 2 Img_2022

......e este é o mapa .....mas eu juraria que era simetrico e total, não é. Dará mais guerra. O outro sim que é simetrico. Servirá para cpmparar.
De qualquer forma, penso acrescentar um andar de entrada simetrico que logo será opcional. Enfim já que estamos, aprenderemos alguma coisa, não??

Pré de Phono AAP - Página 2 Img_2023

Bom, já podem chover opiniões.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySex Dez 27 2019, 16:29

Eu não posso opinar muito sobre questōes técnicas, mas aproveitei o tempo do café para ler sobre esse Aikido PH2 e fiquei curioso.
https://www.tubecad.com/2018/05/blog0424.htm

Aparentemente esse é um kit que pode dar grandes resultados, o que esse outro senhor fez diz-lhe algo ou pretende seguir outro caminho?
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySex Dez 27 2019, 21:01

Estimado Jose Miguel.
A minha ideia è a de simplesmente fazer vários projectos e de todos eles, com tudo aquilo que se pode tirar a limpo, fazer um aqui para o pessoal do forum.
Os dois maiores ou pelo menos os dois engenheiros que eu mais admiro deste mundo que fizeram coisas a valvulas para phono e nisso perderam tempo e dinheiro foram Allen wright e John Boskie. A partir daqui, vou construir este de John Boskie, logo outro segundo outro conceito de Allen Wright e depois até vou aproveitar ambos conceitos e ambas ideias para fazer um talvez alimentado a baterias. O que vai sair desta salada ? Não sábe voçê e para ser franco, eu também não.
Fazer desde logo será fazer sem complexos e apostar forte para conseguir algo decente.
Depois faremos um kit aqui para o pessoal do forum e já sábe, a celebrar na taska de quem ??????
Um forte abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySex Dez 27 2019, 21:42

Caro Nafty, agradeço as suas palavras e explicação sobre o trajecto. Wink

Não escondo que sou um zero no que toca a construir, mas tento perceber as técnicas aplicadas e estou à espera de bons desenvolvimentos deste projecto que está a ganhar forma graças à sua persistência e empenho.

Quem sabe se esta não será a primeira peça a válvulas a entrar nesta casa!?!

Por gostarmos (os dois) de visitar a tasca, a oportunidade de ter válvulas foi sendo tirada pelo copito cheio, pelo pires de salada de polvo e orelha, pelas iscas, ... Sabe como é e deve perceber. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySex Dez 27 2019, 22:04

Aponte por favor:- Não há nada como uma boa válvula a fazer o trabalho duro, quero dizer "soar", quero dizer, escupir aqueles timbres como se fossem reais pela primeira vez e depois, um transistor idoneo para fazer o trabalho de gestão, enfim, o trabalho de escritório.
A verdade é um equilibrio e um equilibrio é uma equação complexa e mais complexa se torna quanto mais nos aproximamos á realidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13351
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySex Dez 27 2019, 22:12

Nafty escreveu:
Bom, já podem chover opiniões.
Pré de Phono AAP - Página 2 21650154_eyseU
Esta semana, as opiniões são bem-vindas, pois são visíveis devido à inexistência de tempestades. Mas, na semana passada, com duas tempestades, a visibilidade era muitíssimo reduzida. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySex Dez 27 2019, 22:22

Nafty escreveu:
Aponte por favor:- Não há nada como uma boa válvula a fazer o trabalho duro, quero dizer "soar", quero dizer, escupir aqueles timbres como se fossem reais pela primeira vez e depois, um transistor idoneo para fazer o trabalho de gestão, enfim, o trabalho de escritório.
A verdade é um equilibrio e um equilibrio é uma equação complexa e mais complexa se torna quanto mais nos aproximamos á realidade.

Dizia um professor nosso algo como isto "a Razão é uma putéfia que abre as pernas a qualquer um", ao ler o que diz penso que há por aí Razão com fundamento. Wink

Está apontado!!
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySáb Dez 28 2019, 10:11

Sr José Miguel, voçê é um homem sábio, disso não tenho duvida.
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySáb Dez 28 2019, 10:14

Ghost4u escreveu:
Nafty escreveu:
Bom, já podem chover opiniões.
Pré de Phono AAP - Página 2 21650154_eyseU
Esta semana, as opiniões são bem-vindas, pois são visíveis devido à inexistência de tempestades. Mas, na semana passada, com duas tempestades, a visibilidade era muitíssimo reduzida. Smile


Uyyyy agora já percebi. Estou empapado e não sabia porquê .
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySáb Dez 28 2019, 11:40

Nafty escreveu:
...Pré de Phono AAP - Página 2 Img_2023

Bom, já podem chover opiniões.

Bom, aqui vai uma opinião! No lugar de utilisar o Aikido, que me pareçe (e desde sempre) um circuito aonde hà a obcessão de utilisar sòmente vàlvulas numa montagem aonde os transistores fazem melhor, mais barato e com menos componentes no trajecto do sinal ... proponho de utilisar esta minha montagem no lugar da do Broskie ...
Pré de Phono AAP - Página 2 Aikido10

Não é uma chuva ... mas jà é uma opinião cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySáb Dez 28 2019, 12:39

Uma opinião válida sem duvida.
A minha ideia é montar tudinho de forma ortodoxa e uma vez feito isso, então começemos a modificar e a comparar com o projecto de raiz.
Eu diria, ter esta montagem de referencia e partir daqui, tentar superar em melhor psrr e timbre.
Não é verdade que haja uma obseção por o uso exclusivo de valvulas senão que a montagem a válvulas dá muito jogo no momento de personalizar timbricamente sem nenhuma modificação estructural e com os semi condutores é o que é e quem gosta come e senão toma ar.
O proprio John Boskie propõe alternativas hybridas bastante engenhosas mas há que não esquecer que se trata de um reprodutor de musica antes que um reprodutor de ondas estáticas. Portanto o que pode ser bom para uma coisa pode ser má para outra.
Leia este trabalho com atenção.  https://www.tubecad.com/2018/05/blog0424.htm    que acaba com um andar completo de 46Dbs

Pré de Phono AAP - Página 2 46db_h10
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySáb Dez 28 2019, 12:50

Nafty escreveu:
...A minha ideia é montar tudinho de forma ortodoxa e uma vez feito isso, então começemos a modificar e a comparar com o projecto de raiz.
Eu diria, ter esta montagem de referencia e partir daqui, tentar superar em melhor psrr e timbre. ...

Compreendo, siga o baile então por esse caminho cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySáb Dez 28 2019, 13:01

Não há baile Sr TD nem quem pague aos musicos.
Acho que estudar algo existente e superar das formas que sejam é um desafio interesante.
Uma vez conseguido, que o pessoal desfrute do projecto e que este forum possa presumir de coerencia exibindo um trabalho proprio.
Já agora, que transistores propõe para esse buffer ?? Uns MJE340 talvez?? Com esse Hfe de 40...pode estar bem.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySáb Dez 28 2019, 13:53

Nafty escreveu:
... Já agora, que transistores propõe para esse buffre ?? Uns MJE340 talvez?? Com esse Hfe de 40...pode estar bem.

Numa aplicação como andar de phono aonde as correntes são muito baixas vàrios transistores podem ser utilisados como o MJE340 que citou ... mas também os: BD159G, NTE396, 2N5657G, 2N6517BU, MP001170, 2N3439 etc...

O circuito funciona "quase" como o aikido e o transistor de cima està montado em buffer a saida unica enquanto o de baixo estabilisa a corrente de funcionamento (os dois transistores podem ser diferentes). A saida em single ended permite um gradiente harmonico que priveligia as harmonicas pares mas com uma impedância extremamente baixa e uma banda muito larga, mesmo sém contra-reação ... a distorção harmonica total é naturalmente baixa e estàvel consoante o envelhecimento da vàlvula, o que não é o caso no aikido.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySáb Dez 28 2019, 21:14

Esse buffer a semiconditor está bem situado.
A cada rei o seu reino e para currente, transistor. Eu mesmo idealizei para essa posição um souce follower con um 2sk2700 ou mais apropriado ainda, um BS107.
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySeg Mar 02 2020, 19:55

Hoje, depois do Audio Vintage, deveria estar a falar do Audio Vintage mas, como para falar do muito que há que falar sobre o audio vintage há que esperar um pouco para que assente tudo e que passe a ressaca, vou entretanto falar do que não falamos na audio vintage e isso foi o projeto de phono.
Chegaram as placas segundo a versão Allen Wright. Agora já temos os dois mundos, um simétrico e outro assimétrico.

Pré de Phono AAP - Página 2 Phono110

Pré de Phono AAP - Página 2 Phono210

Aqui está a placa de phono e equalização e a placa de alimentação.
Agora vamos começar.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySeg Mar 02 2020, 20:08

Pré de Phono AAP - Página 2 754215

Não deixa de me surpreender com essa sua dedicação e empenho.

Ficarei e seguirei atento, muito atento. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13351
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptyQua Mar 04 2020, 19:01

Nafty escreveu:
(...) deveria estar a falar do Audio Vintage mas, como para falar do muito que há que (...) esperar um pouco para que assente tudo e passe a ressaca (...)
É o que faz beber um copo repleto de ginja às 10h20. Pré de Phono AAP - Página 2 933723
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptyQua Mar 04 2020, 22:51

Desculpe, não foi um copo senão dois copos e estive até ao almoço á procura de gambozinos.
Agora ainda estou com a ressaca do evento e só vou escrever quando passe esta saudade.
Neste momento se escrevo alguma coisa não digo nada ou digo asneira.
Até breve meus amigos.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptyQui Mar 05 2020, 08:21

Nafty escreveu:
... Agora ainda estou com a ressaca do evento e só vou escrever quando passe esta saudade. ...

Uma bela frase que diz tudo 2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptyQui Mar 05 2020, 10:54

Nafty escreveu:
Desculpe, não foi um copo senão dois copos e estive até ao almoço á procura de gambozinos.
Agora ainda estou com a ressaca do evento e só vou escrever quando passe esta saudade.
Neste momento se escrevo alguma coisa não digo nada ou digo asneira.
Até breve meus amigos.


Maravilhoso, sublime!
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13351
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptyQui Mar 05 2020, 12:12

Nafty escreveu:
Desculpe, não foi um copo senão dois copos e estive até ao almoço á procura de gambozinos.

Se buscou gambozinos em plena luz do dia, presumo que viveu um período de trevas...Smile
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySeg Abr 06 2020, 09:32

Alguém tem noticias dos amigos Nafty e Mario Franco ??? Estou preocupado com o silêncio deles !!!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySeg Abr 06 2020, 09:40

TD124 escreveu:
Alguém tem noticias dos amigos Nafty e Mario Franco ??? Estou preocupado com o silêncio deles !!!

José Miguel escreveu:


Aproveito para perguntar se alguém sabe como está o Nafty, ele passou por cá, alguém já lhe ligou?

Já tivemos contacto e está a recuperar devagar.

Eu fiz a pergunta no tópico sobre as Shure e o Alexandre respondeu... O Nafty está a recuperar e espero que passe por aqui a dizer algo mais. Wink

Do Mário Franco não sei, não leio nada dele faz uns dias.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySeg Abr 06 2020, 10:38

Ok! ... Obrigado José Miguel cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySeg Abr 06 2020, 16:17

O Mário Franco também está bem, pelo menos a semana passada. Está em recolhimento como mandam as regras.
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySeg Abr 06 2020, 16:45

Olá
Estive em contacto com o Nafty por msg de tlm e agora está tudo bem.
O Mário está em confinamento segundo a conversa que tive com ele, tendo de ir trabalhar alguns dias em regime de rotatividade como eu.

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySeg Abr 06 2020, 16:54

Bom, jà estou sossegado então ... obrigado Fredie cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13351
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySeg Abr 06 2020, 17:10

Reparei que na sexta ou sábado à noite, o Mário Franco andou pelo fórum.
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptyDom maio 10 2020, 22:53

Bom pessoal, eu vou pela montagem que mais promete e a que menos publicidade e prensa audiophila tem.
É este. Tenho a placa da fonte de alimentação e a placa do circuito.

Pré de Phono AAP - Página 2 Lite-g11

Os chineses estavam a comercializar este circuito mas eu tenho toda a informação e desenvolvimento dele.
Portanto vamos aplicá-lo, modificar aqui e ali e ali......e já está.
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13351
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptyDom maio 10 2020, 23:02

Ao modificar, não esquecer de aplicar uma porção de pó de pirlimpimpim.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySeg maio 11 2020, 01:02

Nafty escreveu:
Bom pessoal, eu vou pela montagem que mais promete e a que menos publicidade e prensa audiophila tem.
É este. Tenho a placa da fonte de alimentação e a placa do circuito.

Pré de Phono AAP - Página 2 Lite-g11

Os chineses estavam a comercializar este circuito mas eu tenho toda a informação e desenvolvimento dele.
Portanto vamos aplicá-lo, modificar aqui e ali e ali......e já está.  


O MEU AMIGO ATÉ PODIA MONTAR LEGO QUE EU APLAUDIA Pré de Phono AAP - Página 2 754215 Pré de Phono AAP - Página 2 754215 Pré de Phono AAP - Página 2 754215 Pré de Phono AAP - Página 2 754215

O que eu quero é com saúde! Pré de Phono AAP - Página 2 491368
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySeg maio 11 2020, 03:27

Nafty escreveu:
Bom pessoal, eu vou pela montagem que mais promete e a que menos publicidade e prensa audiophila tem.
É este. Tenho a placa da fonte de alimentação e a placa do circuito.

Pré de Phono AAP - Página 2 Lite-g11

Os chineses estavam a comercializar este circuito mas eu tenho toda a informação e desenvolvimento dele.
Portanto vamos aplicá-lo, modificar aqui e ali e ali......e já está.  

Se bem percebi… eu que não percebo nada disso, mas pareceu-me encontrar aí oito tubos 6DJ8...
Então, se fizer jeito, tenho aqui umas tantas dessas antigas mas novas, como estas:

Pré de Phono AAP - Página 2 S-l1600
6N1P (Novosibirsk,1963);
Pré de Phono AAP - Página 2 S-l500
6N5P triple mica (Novosibirsk,1958 y 1961);
Pré de Phono AAP - Página 2 TU-6922_Tungsram-E88CC-6922
6922 Tungsram, 1974 (red letters);
Pré de Phono AAP - Página 2 Siemens-E88CC-Gold-Pins
E88CC Siemens, ano ?? - não as vejo, estão montadas!...

Pré de Phono AAP - Página 2 Picture-191450
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySeg maio 11 2020, 08:20

Nafty escreveu:
Bom pessoal, eu vou pela montagem que mais promete e a que menos publicidade e prensa audiophila tem.
É este. Tenho a placa da fonte de alimentação e a placa do circuito.

(...)

Os chineses estavam a comercializar este circuito mas eu tenho toda a informação e desenvolvimento dele.
Portanto vamos aplicá-lo, modificar aqui e ali e ali......e já está.  

Caro Nafty, continue a partilhar o desenvolvimento deste projecto, seguirei muito atento. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySeg maio 11 2020, 10:33

Senhor Reirato, so 4 valvulas, cada valvula são 2 triodos.
As 6Н1П ou 6N1PI não são equivalentes ás Ecc nem 6ds nem 62xx nem nenhuma coisa que por aí dizem.
Na realidade não há nada realmente equivalente a essa válvula que é rainha e unica dentro desses parametros.
Os Russos estão agora a vender os stocks militares de 1989 e há lotes em venda. Quero ver se compro algum.
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySeg maio 11 2020, 10:39

Bom pessoal, voçês põem a boa disposição e o animo e eu ponho um Preamplificador que logo podemos construir logo cada um aqui no foro.
A partir daqui, que morram os envejosos ou pensando melhor, que continuem a viver mas sofrendo de inveja.....que vos pareçe ?
Quando vierem os gajos dos foros audiophililililios, a gente pergunta: Tens pre proprio? Não? Pah então vai dar uma volta ao bilhar grande!!!
Bom falar menos e fazer mais. Até logo a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySeg maio 11 2020, 10:56

Eu já disse que não sei construir, mas estou disponível para passar uns dias na Escola de Construção do Pré de Phono AAP - o mesmo é dizer, na ECPPAAP! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
RF99
Membro AAP
RF99


Mensagens : 196
Data de inscrição : 11/03/2016
Idade : 53
Localização : Santarém

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySeg maio 11 2020, 15:36

A 6N23P não é equivalente à 6DJ8 ?


Nafty escreveu:
Senhor Reirato, so 4 valvulas, cada valvula são 2 triodos.
As 6Н1П ou 6N1PI não são equivalentes ás Ecc nem 6ds nem 62xx nem nenhuma coisa que por aí dizem.
Na realidade não há nada realmente equivalente a essa válvula que é rainha e unica dentro desses parametros.
Os Russos estão agora a vender os stocks militares de 1989 e há lotes em venda. Quero ver se compro algum.
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySeg maio 11 2020, 20:36

A 6N23P não é equivalente à 6DJ8 ?
Acho que sim. Dei uma olhadela ás características e essas duas me parecem idênticas mas tinha que ver com mais atenção.


A 6Н1П / 6N1P pode funcionar num circuito com ecc88, 6dj8, 6922, 6bq7 porque estará sobredimencionada e se a fonte de alimentação tem suficiente corrente de filamentos.
Ao contrario, é muito possível que nenhuma dessas válvulas possa funcionar no lugar da 6N1P. Dissipação de placa, 2,2W, filamentos, por volta dos 600mA e tensão de placa até aos 300V.
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySeg maio 11 2020, 20:40

Vamos lá então. Prime Time.

Pré de Phono AAP - Página 2 Phono_10

Alguém pode melhorar graficamente este esquema??
Não necessito para mim mas para documentar o projeto podia ser interessante.
Não é importante, podemos viver com isto.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptySeg maio 11 2020, 21:24

Nafty escreveu:
Vamos lá então. Prime Time.

Pré de Phono AAP - Página 2 Phono_10

Alguém pode melhorar graficamente este esquema??
Não necessito para mim mas para documentar o projeto podia ser interessante.
Não é importante, podemos viver com isto.

Eu ajudava! Mas normalmente estou sempre metido em outro tipo de "esquemas"... lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 EmptyQua maio 13 2020, 15:32

Grandes esquemas, não?? Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pré de Phono AAP - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pré de Phono AAP
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Pre de phono do Audiolab 8000A versus pre phono graham slee
» Pre de phono MM/MC pro ject The Phono Box a venda
» Ifi Zen Phono vs Rega Phono Mini AD2
» pré de phono
» PRÉ DE PHONO

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: