Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Pré de Phono AAP

Ir para baixo 
+10
mango
masa
Goansipife
Evan Oliveira
TD124
antpaubarcar
reirato
Ghost4u
José Miguel
Nafty
14 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptySáb Dez 07 2019, 15:28

Citação :
Eu também comprava um montado e dentro duma boa caixa!!...  Mas, onde!?...

Homem, voçê sábe o que quer e como quer.
Vejamos.....estes fulanos de certeza que podem ajudar mas sobre o preço final não sei.
https://es.aliexpress.com/item/32975399278.html

logo, aqui mas acho que é melhor apertar o cinturão antes de levantar voo

https://www.ukaudiomart.com/details/649456752-lite-ga-31a-mmmc-balanced-tube-phono-preamp/images/1970204/

Uy, este queima.

https://www.ebay.com/itm/222546593128

.......e assim sucessivamente mas há uma opção para abaratar.
Se os Senhores do Audio Analogico Portugal quisessem podiam fazer uma mobilização jeitosa para este projecto mas.....preferem o aborrecimento......querem saber o que penso ?? Penso que se somos capazes de nos mobilizar para um audio vintage porque não nos podemos mobilizar para este projecto de forma a conseguir que este previo feito por nós podesse ser acessivel aos membros deste grupo. Aqui há muito potencial que motivado para um objectivo util que ao fim todos podiamos sair ganhando. Imaginem, que este forum pudesse presumir de ter um previo de phono próprio. Uma caixa com um super previo dentro e por fora escrito em dourado....Audio Analogico Portugalllllll........sería como toma e embrulha para o resto que só mandam vir postas de bacalhau. Ah, mas o pessoal aqui, não tem essa garra e essa coragem, pois não Pré de Phono AAP 824269 Pré de Phono AAP 824269
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptySáb Dez 07 2019, 16:11

Aqui há outro projecto muito interessante, com a mesma filosofia.

https://www.tubecad.com/2015/08/blog0327.htm

Outra máquina mas eu que não tenho vinilos sempre penso que se os tivesse não me contentaría com nada inferior para uma peça tão fundamental como um previo de phono.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptySáb Dez 07 2019, 18:47

Nafty escreveu:

Se os Senhores do Audio Analogico Portugal quisessem podiam fazer uma mobilização jeitosa para este projecto mas.....preferem o aborrecimento......querem saber o que penso ?? Penso que se somos capazes de nos mobilizar para um audio vintage porque não nos podemos mobilizar para este projecto de forma a conseguir que este previo feito por nós podesse ser acessivel aos membros deste grupo. Aqui há muito potencial que motivado para um objectivo util que ao fim todos podiamos sair ganhando. Imaginem, que este forum pudesse presumir de ter um previo de phono próprio. Uma caixa com um super previo dentro e por fora escrito em dourado....Audio Analogico Portugalllllll........sería como toma e embrulha para o resto que só mandam vir postas de bacalhau. Ah, mas o pessoal aqui, não tem essa garra e essa coragem, pois não Pré de Phono AAP 824269 Pré de Phono AAP 824269

Tenho um desafio ligeiramente diferente, atente caro Nafty:

Que tal a construção de um pré de phono desses durante o AudioVintage com respectiva demonstração!?!

Seria como uma classe de electrónica e escuta, com direito a muita conversa.


Eu não prometo pegar no ferro soldar, mas levarei umas garrafitas à altura das que se servem nas mesas do Franginhas. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptySáb Dez 07 2019, 19:42

José Miguel escreveu:
Tenho um desafio ligeiramente diferente, atente caro Nafty:
Que tal a construção de um pré de phono desses durante o AudioVintage com respectiva demonstração!?!
Seria como uma classe de electrónica e escuta, com direito a muita conversa.

Prezado Nafty,

Para este desafio ou qualquer outro, quer a bola seja quadrada, redonda ou triangular, o Espaço Fantaspina é teu por pleno direito adquirido na eternidade temporal.

Abraço,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptySáb Dez 07 2019, 19:53

Eu já conto 4 incluindo-me a mim.
Pah eu já arranquei. Mandei vir um circuito impresso, tenho ponte de alimentação, o amigo Fantasma se ocupa dos discursos, o amigo do Oeste cordina e temos vinho garantido. Falta uma caixa e falta que este forum fabrique uma plaquinha a dizer A.A.P.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptySáb Dez 07 2019, 20:06

Ainda vamos colocar o caro Nafty a escutar discos de vinil de copo na mão. Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptySáb Dez 07 2019, 20:18

José Miguel escreveu:
Ainda vamos colocar o caro Nafty a escutar discos de vinil de copo na mão.
Também colocamos o companheiro antpaubarcar a ouvir registos, saboreando bom uisque japonês. Pré de Phono AAP 491368
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyDom Dez 08 2019, 01:47

Eu posso juntar o meu grãozinho de areia!?....
Pré de Phono AAP Five-philips-ecg-jan-6922-6dj8-tubes_1_5d78b667f00ce37b4e3ab32b5d38cc99
Philips, JAN ECG 6922 Novas (NOS) - 1985

Ou, a escolher, as que toquem melhor...

Pré de Phono AAP 486-2
Tungsram, E88CC/6922 (NOS) Red Label - 1971

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyDom Dez 08 2019, 08:40

A coisa está a ganhar forma!! Smile

Agora falta a caixa ou caixas (no caso de separação da fonte de alimentação), a plaquinha e colocar esta conversa no devido lugar/tópico - senhores Administradores, toca a acordar, a malta já tem as mãos na massa. bounce
Ir para o topo Ir para baixo
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyDom Dez 08 2019, 11:14




Caríssimos,

Para mim chega um VAT 69 e sei que terei companhia…

PS.: Não percebo nada de valvulados, a única experiência que tive foi há muitos anos, o meu pai tinha um móvel Blaupunkt com receiver a válvulas e gira- discos Perpetuum Ebner...
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyDom Dez 08 2019, 16:38

Agora conto 5
Senhor reirato novo elemento.
Estimado Senhor, não farão falta essas válvulas tão prestigiosas o que sei é que ofereçeu o melhor de si e isso é um bom inicio.
Estive a ver e rever o circuito, no pouco que se pode apreciar. Para já tenho que obter mais ganho porque creio que tal e como está o esquema, não superamos os 50 DBs.
Para tal efeito haverá que modificar a entrada enfim alguma ou outra coisa mais e isso até é bom porque acabaremos por chegar a algo proprio.
Caixa..... que propõem ? Pode ser uma caixa grande com uma divisão interna para a fonte de alimentação. Que vos pareçe?
Se vos pareçe, deveriamos também abrir um novo topico para esta aventura nossa.
Se não são estas pequenas aventuras então para que serve o forum. Para me aborreçer e acabar na tasca do Franjinhas confessar-me ás raparigas desenfadadas : Je t'aime Ginette........e outras coisas mais ??!!
Ir para o topo Ir para baixo
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyDom Dez 08 2019, 16:48





Em Madrid na tasca do Franjinhas ''Je t'aime Ginette'' será do whisky Pré de Phono AAP 491368
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyDom Dez 08 2019, 17:45

José Miguel escreveu:
... Agora falta a caixa ou caixas (no caso de separação da fonte de alimentação), a plaquinha e colocar esta conversa no devido lugar/tópico - senhores Administradores, toca a acordar, a malta já tem as mãos na massa. bounce

Nafty escreveu:
... Se vos pareçe, deveriamos também abrir um novo topico para esta aventura nossa. ...

O topico especifico foi criado e espero ter feito bem as coisas (separação do topico) pois é a primeira vez que faço isto! Aqui jà podem discutir sobre o Phono AAP sém "carregar ném desviar" o topico do colega Evan Oliveira sobre o seu Phono DIY Clone Shure ...

Força com esse projecto !!!... cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyDom Dez 08 2019, 18:12

O Paulo fez muito bem e desde já está convidado a participar da aventura, nem que seja com a partilha de ideias. Wink

Eu, sem arte para pegar no ferro de soldar, já ofereci umas garraficas que inspiram os criadores e poderão toldar o juízo aos ouvintes. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira


Mensagens : 183
Data de inscrição : 15/11/2017
Idade : 63
Localização : Capital... da Bairrada!

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptySeg Dez 09 2019, 09:41

Boa ideia...!!

Mas agora será " a sério" porque aqui o campeonato é outro.
Fico expectante... Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptySeg Dez 09 2019, 16:08

Ah querem "Binho"? Então "Binho" haverá! drunken

Eu depois sempre quero ver quem faz o prévio.(?) Calhando, o Deus Baco

smedley
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptySeg Dez 09 2019, 18:50

Sim, estou mesmo a ver.......estão os árbitros todos na bancada crendo que eu vou fazer de guarda redes, de defesa de meio campo, avançado, meter os golos, e logo liderar o contra ataque e tudo isto só para eles arbitrarem.Pré de Phono AAP 57537
Pah....isso de ir á tasca do franjinhas só quer dizer que posso ser bêbado mas não que seja idiota.
Já me atirei ao barro. Tenho um clone de Allen Wright em caminho e outro de John Broskie e ambos segundo o mesmo conceito ou seja circuito simétrico ou balanceado.
Fontes de alimentação, tenho........válvulas há.....falta a caixa. A estas horas não tenho caixas nem ideias sobre caixas nem caixotes.
Começamos ou acabamos já ??
Vamos filósofos, começem a filosofar sobre caixas e possíveis desenhos de caixas antes que se ponha o sol.
Ir para o topo Ir para baixo
Evan Oliveira
Membro AAP
Evan Oliveira


Mensagens : 183
Data de inscrição : 15/11/2017
Idade : 63
Localização : Capital... da Bairrada!

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptySeg Dez 09 2019, 19:23

Goansipife escreveu:
Ah querem "Binho"? Então "Binho" haverá! drunken

Eu depois sempre quero ver quem faz o prévio.(?) Calhando, o Deus Baco

smedley


Isso também arranjo... é o que há mais por aqui. Sobretudo espumante.
Muito e bom. Só escolhem de que Caves gostam mais...! Smile
Ir para o topo Ir para baixo
masa
Membro AAP



Mensagens : 411
Data de inscrição : 29/01/2013
Idade : 78
Localização : Vale de Milhaços

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptySeg Dez 09 2019, 20:29

Já começaram as inscrições?
Quanto ás placas o amigo Daniel Lopes ,que esteve no almoço no Jacob .faz logótipos para os plintos Garrard e Thorens .
Depois de pensar no design e sem prejuízo de outras vias podemos tentar uma abordagem .
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptySeg Dez 09 2019, 22:16

Sou todo ouvidos.
Mandei vir este de John Broskie o famoso Aikido original

Pré de Phono AAP Ph-1_p10

e este que que é um clone de Allan Wright

Pré de Phono AAP Ga31a10

Bom para mim não há marcha atrás e eu nem sequer tenho prato nem vinilos.
Portanto se voçês me ajudam e no final podamos dar um uso utilitário a favor do fórum bem e de contrário, igual de bem.
Para mim uma mesa de ensaios como tantas outras.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptySeg Dez 09 2019, 22:47

O esforço que já realizou e as forças que ainda tem de reserva para o que há-de vir, merecem todo o apoio e o compromisso.

Espero poder ajudar a concretizar esse projecto, ainda por cima prometem ser muito bons (pelo que andei a ler).

O Aikido é este?
Pré de Phono AAP Cover_10
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyTer Dez 10 2019, 08:33

José Miguel escreveu:
O Paulo fez muito bem e desde já está convidado a participar da aventura, nem que seja com a partilha de ideias. Wink

Eu, sem arte para pegar no ferro de soldar, já ofereci umas garraficas que inspiram os criadores e poderão toldar o juízo aos ouvintes. Smile

Visto que os circuitos de base estão escolhidos pouco hà a acrescentar fora "acariciar" as alimentações ou modificar os pontos de inflexão da correção RIAA ... então estou à vossa disposição para o que seja necessario !!!...

Também posso participar com umas garrafitas afim de evitar o ferro de soldar  lol!
Pré de Phono AAP Fet_vs10

PS: Mas, porque raio fazer um Phono a vàlvulas quando hà tão bons Fets de fraco ruido  Question

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyTer Dez 10 2019, 08:34

Jose Miguel isto é simples.
Se tens uma boa coleç¡ao de vinilos, como podes á partida não ter um pré amplificador á altura ? Conheço pessoal que para economizar, compraram, venderam, trocaram, voltaram a comprar e ainda não teem o que deviam. Pergunto eu, não sería mais economica comprar uma só ves mesmo que fosse por todo o alto ?
No meu caso, se me meto num projecto destes tem que ser de calibre grosso, não ?
Pois já está para a frente que se faz tarde.
Falta caixa e opiniões sobre caixa assim como fontes de alimentação. Não é que não os tenha, é só para tentar ouvir coisas sobre as quais nunca pensei.
Que tenha um dia bom.
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyTer Dez 10 2019, 08:58

TD124 escreveu:


PS: Mas, porque raio fazer um Phono a vàlvulas quando hà tão bons Fets de fraco ruido  Question

cheers

Muito boa pergunta
Primeiro porque a FETs é o que mais há e é facil mas, NO pain, NO gain.
Segundo porque a FETs, já fiz e já é dejá vu. Atenção, não desprezo os FETs para este tipo de circuito, hein ?
A válvula porém, dada á sua tolerancia, permite o emprego de conceitos que bem aplicados, nos podem aproximar mais á realidade.
Agora bem indo para um projecto deste tipo a válvulas há que ir para ganhar tudo ou perder tudo.
Não há meio termo nem meias titas. "Quase" não presta e para um quase, ficamos nos semicondutores da mesma forma que não se mata um animal só por um bife.
Pelo facto de usar válvulas vai ser melhor ?? Claro que Não mas trabalhando bem no arame, pode bem ser que sim e notávelmente melhor. O risco mereçe a pena.
Tudo pela causa ou morrer na tentativa. bounce  cyclops  Question
Um abraço, Nafty

Pré de Phono AAP Index10
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyTer Dez 10 2019, 09:33

Nafty escreveu:
(...) Primeiro porque a FETs é o que mais há e é facil mas, NO gain, NO pain.
Segundo porque a FETs, já fiz e já é dejá vu. Atenção, não desprezo os FETs para este tipo de circuito, hein ? ...

Amigo Nafty, um Fet é como um Triodo ... pode-se fazer simples, complicado ou complicadissimo mesmo e experimentar todas as configurações possiveis do SRPP até ao Cascode, Mu-follower e hibridos Fet-Bipolar-Triodos sempre com a mesma vantagem, grandissimo ganho e fraquissimo ruido. No entanto compreendo a sua vontade de ir por outro caminho, mais dificil e menos garantido mas certamente excitante intelectualmente cheers

No que diz respeito às caixas penso que duas destas permitem de meter todas as luzinhas numa e a fonte de alimentação com as regulações da praxe na outra!
Pré de Phono AAP Caixap10

Caixa Phono AAP

Abraço cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyTer Dez 10 2019, 09:53

TD124 escreveu:


Amigo Nafty, um Fet é como um Triodo ... pode-se fazer simples, complicado ou complicadissimo mesmo e experimentar todas as configurações possiveis do SRPP até ao Cascode, Mu-follower e hibridos Fet-Bipolar-Triodos sempre com a mesma vantagem, grandissimo ganho e fraquissimo ruido. No entanto compreendo a sua vontade de ir por outro caminho, mais dificil e menos garantido mas certamente excitante intelectualmente cheers

Abraço cheers

Amigo TD, tudo isso eu já sei, tudo isso se pode comprar já feito e tudo isso é como é.
Acho que se pode conseguir mais e muito mais. Se limitamos os nossos horizontes seremos pois produtos de horizontes limitados.
Que não seja eu aquele que limite os meus horizontes. Não tem nada que ver com o intelecto.
Intelecta é a minha esposa que sabe um idioma mais que eu.
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyTer Dez 10 2019, 11:45

Olhem, o polaco maluco lançou há bem pouco tempo o dele, a válvulas (!?), só que mais pesadito, pesa o dobro dum AIKIDO (18 kg) e custa dez ou vinte vezes mais, Wow!!...
6600.0 € (+ IVA)

Inspirem-se!?...
Pré de Phono AAP Screenshot%2B2019-10-03%2Bat%2B14.54.08

http://hifiknights.com/reviews/sources/lampizator-vinyl-phono-mc1-2/?fbclid=IwAR1RCU5F4Gs_wK-wqakolxYUfvldYHZkHRxyFI_V8c-w5pRFsejXsSiZne4

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyTer Dez 10 2019, 12:00

Nafty escreveu:
(...) Acho que se pode conseguir mais e muito mais. Se limitamos os nossos horizontes seremos pois produtos de horizontes limitados.
Que não seja eu aquele que limite os meus horizontes. Não tem nada que ver com o intelecto. ...

Muito bem!... nesse caso comunique-me as tensões de trabalho desses bichos e veremos como fazer uma boa alimentação, limpa, regulada e com fraca impedância interna. De preferência pouco complicada senão ninguém vai fabricar o Phono AAP ... lol!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyTer Dez 10 2019, 12:35

Os dois conhecedores da parte técnica já estão em conversação, o que a mim me deixa na expectativa, mas já que se falou em caixa, permitam-me a pergunta:

Será possível criar esse Pré, sem prejuízo para a qualidade do mesmo, numa plataforma de visão 360º?


Eu estou sempre a falar de Aprendizagem e com este projecto não só se pode mostrar o trabalho de comsteução, como se pode mostrar como funciona uma das principais peças do sistema de reprodução de vinil.

A construção "despida", assente em três pés com alguma altura (caso exista construção dos dois lados da placa), permitiria aos observadores perceber todos os passos e percurso do pequeno sinal gerado pela célula até chegar ao amplificador.

Para nome da peça deixo a sugestão: AAP - Sapere aude.
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyTer Dez 10 2019, 12:36

TD
Olhe, pensando bem, o Aikido é o Aikido e quem o quiser montar pode-o montar. Poucas são as modificações que se podem fazer.
Entretanto, o GA-31A é mais acessivél ao pessoal do nosso forum e se pode modificar de muitas, boas e infinitas maneiras.
Também nos permete, depois do prototipo terminado, desenhar o nosso proprio circuito impresso segundo a nossa propria versão.
Na realidade o circuito impresso que vem de caminho é só para, de uma versão basica chegar a outra melhorada dentro do mesmo conceito.
Eu acho que é melhor apontar nesta direção porque assim, tornamos o projecto acessivél a todos.
Sobre a fonte de alimentação pensei numa regulação hybrida serie e paralelo. Digamos.....retificação, gyrator, regulação série e depois um shunt activo por válvula.
Bom, talvez só gyrator e shunt a válvulas.
Eu acho que 250 a 300v para as placas é suficiente. Para os filamentos pensei numa fonte comutada porque as há de um nivél de ruido por debaixo dos 2 mVpp.
Portanto, haverá circuitos para desenhar.


Última edição por Nafty em Ter Dez 10 2019, 12:57, editado 2 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyTer Dez 10 2019, 12:47

Reirato
Bom o polaco não é tão maluco. Custa-lhe 700 e vende a 6.600.
Malucos somos nós que faremos melhor e mais barato. Enfim a ideia seria que o custo total da montagem não superasse os 300 eurélios de uma base.
Enfim, logo cada qual o pode encarecer da forma que queira.
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyTer Dez 10 2019, 12:51

José Miguel escreveu:


Será possível criar esse Pré, sem prejuízo para a qualidade do mesmo, numa plataforma de visão 360º?


Oh Ti Figueredo, explique lá isso melhor. Não se engasgue, desembuche !!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyTer Dez 10 2019, 13:12

Nafty escreveu:
José Miguel escreveu:


Será possível criar esse Pré, sem prejuízo para a qualidade do mesmo, numa plataforma de visão 360º?


Oh Ti Figueredo, explique lá isso melhor. Não se engasgue, desembuche !!

Caro Nafty, a minha sugestão seria para o protótipo, ou seja, ele seria a base de trabalho e de aprendizagem.

Na exposição o protótipo serviria para que todos pudessem ver como funciona e poderia ser explicado o grande trabalho que é aumentar aquele pequeno sinal que a célula cria.

Eu imaginei uma base plana em que se pudesse ver tudo, desde os circuitos impressos até cada soldadura. Para que a base plana possa ser observada dos dois lados, ela tem que ter uns pés com uns 20/30cm de altura.

Caso esta forma de apresentar o trabalho não estrague o desempenho, o protótipo ficaria a funcionar em pleno e serviria para explicar tudo a todos - pelos valores que fala, creio que possa ser mesmo uma peça que chegue a várias pessoas.
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyTer Dez 10 2019, 13:24

José Miguel escreveu:


Caro Nafty, a minha sugestão seria para o protótipo, ou seja, ele seria a base de trabalho e de aprendizagem.

Na exposição o protótipo serviria para que todos pudessem ver como funciona e poderia ser explicado o grande trabalho que é aumentar aquele pequeno sinal que a célula cria.

Eu imaginei uma base plana em que se pudesse ver tudo, desde os circuitos impressos até cada soldadura. Para que a base plana possa ser observada dos dois lados, ela tem que ter uns pés com uns 20/30cm de altura.

Caso esta forma de apresentar o trabalho não estrague o desempenho, o protótipo ficaria a funcionar em pleno e serviria para explicar tudo a todos - pelos valores que fala, creio que possa ser mesmo uma peça que chegue a várias pessoas.

Na realidade, esse é o caminho mais correcto.
Uma vez o prototypo provado, reprovado e aprovado então, pensaremos nos caixotes.
Sim, por aí vamos melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyTer Dez 10 2019, 13:36

José Miguel escreveu:
(...) Caso esta forma de apresentar o trabalho não estrague o desempenho, o protótipo ficaria a funcionar em pleno e serviria para explicar tudo a todos - pelos valores que fala, creio que possa ser mesmo uma peça que chegue a várias pessoas.

Queres dizer sém caixa, todo nu ???... porque se é assim hà problema(s) !!!

1) O amigo Nafty quer uma alimentação regulada de 250 a 300 volts o que quer dizer que meter o dedo no phono é affraid

2) Sém caixa não existerà blindagem o que quer dizer; apagar os telemoveis, as emissões de radio, apagar as lampadas fluorescentes e afastar o phono de tudo ... o que é complicado Shocked

3) Numa exposição publica do AAP, mostrar um aparelho assim é no minimo perigoso !!!

Mas se calhar estavas a pensar numa caixa em acrilico ... mas mesmo assim não hà blindagem  scratch

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyTer Dez 10 2019, 13:44

Vivendo e aprendendo!!! study

Sabia dos riscos para os dedos (mais ou menos simples de evitar), mas desconhecia essa parte da blindagem para um Pré de Phono - pensava que seria bem mais "controlado" em danos colaterais.


A minha ideia parte da possibilidade de Aprender, por isso colocar o "rei" nú... Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyTer Dez 10 2019, 13:53

José Miguel escreveu:
(...) Sabia dos riscos para os dedos (mais ou menos simples de evitar), ...

Eu sei, mas na minha ideia o que me mete medo é a possibilidade que no evento crianças ou animais de companhia possam entrar em contacto com o aparelho What a Face

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyTer Dez 10 2019, 14:09

Não pessoal, alguma tanga tem que ter a coisa porque senão........
Em todo caso a blindagem quanto mais proxima, melhor portanto se fará localmente com chapas de cobre ou latão.
Os dedos e as mãosinhas nos bolso e quem toque aonde não deve se revelará concerteza e não vejo eu lugar para animais domesticos e crianças.
Homem isto não vai ser uma seção de oscars com tapete vermelho e gajas boas.
Isto é cá para nós com bino, pasteis de bacalau e azeitonas. Quanto muito convidamos ao franjinhas mas esse gajo porta-se bem.
Enfim......para os bons alfaiates, melhor tomar as medidas ao cliente nu. Quantos mais participem de forma directa ou indirecta, melhor.
Entretanto tudo isto é prematuro porque nem ainda tenho placas e tenho que acabar muita coisa antes de começar com o assunto.
Assim que.......calma, deixem a passarada poisar, não façam barulho nem levantem poeira.
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyTer Dez 10 2019, 14:14

Nafty escreveu:
(...) Falta caixa e opiniões sobre caixa (...)
Pré de Phono AAP Image;s=644x461

Verificando que surgiram opiniões sobre fonte de alimentação, no capítulo da caixa, tendo em conta que os companheiros Nafty e TD124 emigraram, aproveito a sugestão de Linda de Suza para propor que a caixa seja em cartão. Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyTer Dez 10 2019, 14:26

Ghost4u escreveu:
...
Pré de Phono AAP Image;s=644x461

Verificando que surgiram opiniões sobre fonte de alimentação, no capítulo da caixa, tendo em conta que os companheiros Nafty e TD124 emigraram, aproveito a sugestão de Linda de Suza para propor que a caixa seja em cartão. Laughing

Amigo Nafty ... visto que està mais perto dele, dê isto da minha parte ao fantasma Pré de Phono AAP 2912087259

Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyTer Dez 10 2019, 17:03

Nafty escreveu:
(...) Sobre a fonte de alimentação pensei numa regulação hybrida serie e paralelo. Digamos.....retificação, gyrator, regulação série e depois um shunt activo por válvula.
Bom, talvez só gyrator e shunt a válvulas.
...

Eu penso que um gyrator com base de IRF840 ou IRF820 seguido de uma regulação por um TL873 é amplamente suficiente, fàcil a montar e barata! Um gyrator bem feito reduz de 40 a 50dB o residual e um regulator linear reduz de 75dB guardando a voltagem estàvel a menos de 1%. Com um ruido residual tão infimo e muito inferior ao das valvulas (mesmo em cascodo) não vejo necessidade de acrescentar um shunt a vàlvulas e que aumenta a impedância de saida da alimentação. O preço também sai reduzido desta maneira pois 300€ para fazer esse phono com bons componentes, boas vàlvulas, boa alimentação e uma caixa bonita pareçe-me apertado, a menos de fazer as coisas com fineza e pragmatismo Laughing

cheers

Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyTer Dez 10 2019, 17:48

Pré de Phono AAP 447836

Engenharia transfronteiriça!?...

Pré de Phono AAP 843159

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyTer Dez 10 2019, 19:17

TD124 escreveu:

Eu penso que um gyrator com base de IRF840 ou IRF820 seguido de uma regulação por um TL873 é amplamente suficiente, fàcil a montar e barata! Um gyrator bem feito reduz de 40 a 50dB o residual e um regulator linear reduz de 75dB guardando a voltagem estàvel a menos de 1%. Com um ruido residual tão infimo e muito inferior ao das valvulas (mesmo em cascodo) não vejo necessidade de acrescentar um shunt a vàlvulas e que aumenta a impedância de saida da alimentação. O preço também sai reduzido desta maneira pois 300€ para fazer esse phono com bons componentes, boas vàlvulas, boa alimentação e uma caixa bonita pareçe-me apertado, a menos de fazer as coisas com fineza e pragmatismo  Laughing

cheers


Eu por agora não predico, não predestino nem isto nem aqui.
Se fará segundo a necessidade e se não há necessidade, não se fará.
Quando chegue ao campo de batalha já verei que calibre usar.
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptyTer Dez 10 2019, 19:18

Ghost4u escreveu:

Verificando que surgiram opiniões sobre fonte de alimentação, no capítulo da caixa, tendo em conta que os companheiros Nafty e TD124 emigraram, aproveito a sugestão de Linda de Suza para propor que a caixa seja em cartão. Laughing

Amigo Fantasma.....diga-me uma coisa.......o seu corpinho serrano lhe está pedindo chuva, não está ?? Pré de Phono AAP 43034
Caixas de cartão há muitas assim como chapéus      
Ir para o topo Ir para baixo
mango
Membro AAP
mango


Mensagens : 647
Data de inscrição : 04/10/2010

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptySex Dez 13 2019, 09:43

Um deja-vu...não houve uma empreitada destas aí há uns anitos?
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptySex Dez 13 2019, 11:49

Nafty escreveu:
Amigo Fantasma.....diga-me uma coisa.......o seu corpinho serrano lhe está pedindo chuva, não está ?? Pré de Phono AAP 43034

É sempre bem-vinda desde que seja fria! Laughing

mango escreveu:
Um deja-vu...não houve uma empreitada destas aí há uns anitos?

Desconheço.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptySex Dez 13 2019, 11:52

mango escreveu:
Um deja-vu...não houve uma empreitada destas aí há uns anitos?

Eu não estou neste fórum faz muitos anos, mas desde que entrei não me recordo de ver tal coisa. Há um pré de phono que foi sendo "apadrinhado" por aqui, mas este a ser construído será algo que pode ligar muitos pontos e pessoas, queiram os participantes deste espaço e os organizadores do evento (que ainda não comentaram nada Pré de Phono AAP 447836 ) dar a devida importância à disponibilidade das pessoas que estão a oferecer o seu trabalho especializado.

Eu gostava de ver este projecto correr mesmo bem, de tal forma que me "obrigasse" a trocar de pré de phono no dia seguinte - e estou muito contente com o que tenho. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptySex Dez 13 2019, 13:03

José Miguel escreveu:
mango escreveu:
Um deja-vu...não houve uma empreitada destas aí há uns anitos?

Eu gostava de ver este projecto correr mesmo bem, de tal forma que me "obrigasse" a trocar de pré de phono no dia seguinte - e estou muito contente com o que tenho. Wink

O unico projecto deste tipo que me lembre foi um amplificador hybrido para auscultadores que tinha proposto no forum Audio PT antes que o AAP exista e que depois emigrou para aqui jà numa forma de pré-amplificador. Vàrias pessoas se tinham juntado para encomendar as peças para fazê-lo e penso que vàrios exemplares ainda devem andar por ai ... deixo o link:Pré Audio PT

Para que o projecto do Phono AAP corra bem é necessario tempo, que sò o amigo Nafty pode arranjar. Eu pela minha parte posso desenhar a alimentação, os circuitos impressos definitivos e dar uma dica aqui ou acolà ... mais não serà possivel mais infelismente, no entanto penso que com perseverança isto pode chegar a bom porto ...

Quanto ao preço serà necessario uma boa dose de pragmatismo pois as peças estão caras. O aparelho que eu tinha desenhado para o Audio PT, e jà foi hà mais de dez anos atràs custava sò em peças à volta de 400/500€ se bem me lembro e sò tinha duas vàlvulas, mas os transformadores eram caros apesar de terem sido feitos em Portugal!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13232
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptySex Dez 13 2019, 13:24

TD124 escreveu:
Para que o projecto do Phono AAP corra bem é necessario tempo, que sò o amigo Nafty pode arranjar. Eu pela minha parte posso desenhar a alimentação, os circuitos impressos definitivos e dar uma dica aqui ou acolà ... mais não serà possivel mais (...)

Com o objectivo da caixa ser reciclável, ontem comigo para facultar cartão. Também, tendes em conta que o espaço FantasPinaFty, acolherá o referido pré-amplificador de phono, construído com válvulas a imitar diodo emissor de luz, designado LED.
Ir para o topo Ir para baixo
antpaubarcar
Membro AAP



Mensagens : 1001
Data de inscrição : 20/12/2013

Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP EmptySex Dez 13 2019, 15:16

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
mango escreveu:
Um deja-vu...não houve uma empreitada destas aí há uns anitos?

Eu gostava de ver este projecto correr mesmo bem, de tal forma que me "obrigasse" a trocar de pré de phono no dia seguinte - e estou muito contente com o que tenho. Wink

O unico projecto deste tipo que me lembre foi um amplificador hybrido para auscultadores que tinha proposto no forum Audio PT antes que o AAP exista e que depois emigrou para aqui jà numa forma de pré-amplificador. Vàrias pessoas se tinham juntado para encomendar as peças para fazê-lo e penso que vàrios exemplares ainda devem andar por ai ... deixo o link:Pré Audio PT

Para que o projecto do Phono AAP corra bem é necessario tempo, que sò o amigo Nafty pode arranjar. Eu pela minha parte posso desenhar a alimentação, os circuitos impressos definitivos e dar uma dica aqui ou acolà ... mais não serà possivel mais infelismente, no entanto penso que com perseverança isto pode chegar a bom porto ...

Quanto ao preço serà necessario uma boa dose de pragmatismo pois as peças estão caras. O aparelho que eu tinha desenhado para o Audio PT, e jà foi hà mais de dez anos atràs custava sò em peças à volta de 400/500€ se bem me lembro e sò tinha duas vàlvulas, mas os transformadores eram caros apesar de terem sido feitos em Portugal!

cheers

Nesse link há muitos dos desapaecidos Pré de Phono AAP 317942 Pré de Phono AAP 317942
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Pré de Phono AAP Empty
MensagemAssunto: Re: Pré de Phono AAP   Pré de Phono AAP Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Pré de Phono AAP
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Pre de phono do Audiolab 8000A versus pre phono graham slee
» Ifi Zen Phono vs Rega Phono Mini AD2
» Pre de phono MM/MC pro ject The Phono Box a venda
» PRÉ DE PHONO
» iFi Zen Phono

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: