Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Táxi na Culturgest (reportagem, 2023)

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13350
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Empty
MensagemAssunto: Táxi na Culturgest (reportagem, 2023)   Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) EmptyDom Out 01 2023, 23:40

Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Tzexi_10




Táxi



Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Alinha12

        Que quinta-feira de doidos! Depois de oito horas de labor, passei pela escola para chegar ao meu habitat com a princesa, planeando escutar um disco após o jantar e antes de adormecer. Inesperadamente, fui convocado para reportar a actuação dos Táxi, na Culturgest. Naquela sexta noite outonal de têmpera da estação anterior, esperava-me uma surpresa...

Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Geral_12Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Grande12

        Oriundos da cidade Invicta, os Táxi souberam encurtar distâncias à superfície do Globo. Começaram com «Cairo», patenteando sua história que percorre gerações, num apelo probo do passado, pautado por sonoridade actualizada e electrizante. Férteis pensadores aptos a revelar em canções e com precisão o alcance dos seus pontos de vista, continuaram com «T.V.W.C.» que, relendo o texto, ganha hoje nova actualidade à luz da imensidade de canais disponibilizados por cabo, porquanto "(...) quem vê T.V. / sofre mais que no W.C. / e se falo desta maneira / é por ela ser tão foleira / não transmite nada de jeito / leva-me a taxa sem dar proveito".

Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Baixo_11Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Baixo_10Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Bateri10
Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Solipa11Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Solipa10Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Solipa12Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Solipa13Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Solipa14

       "Era novo, a noite estava fria / e ninguém sabia o que fazer / ir para casa com alguns amigos / ou experimentar prazer // Tudo foi muito bem pensado / até tomarmos uma decisão / ir tentar a casa da Rosete / é o tira e mete / que boa diversão / é o melhor / para quebrar a tensão / eu vou experimentar // Eu vou à Rosete / é uma tentação / ó mas que tentação (...)", excerto da letra «A queda dos anjos», mais conhecido por "Rosete", tema preferido do público masculino no repertório dos Táxi. Dedicando «O fio da navalha» a todos os mancebos (visto que o universo do indivíduo jovem e moço nem sempre é um mar de rosas, sendo difícil fazer parte dele sem se magoar), «Meu manequim», em renovado e notável arranjo de bateria por Hugo Drums e de baixo por Rui Taborda ("um dos melhores baixistas da sua geração", segundo parecer do vocalista), foi tributado às mulheres, com enquadramento cénico de João Grande e de Rute Simone (voz) indissociável aos versos, pois "(...) ao fim da noite /deu-me a solipampa /ela é que deu cabo de mim".

Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Grande14Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Vocali12Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Sing_s11Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Vocali13Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Guitar11Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) 2_guit10Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Tzexi12Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Vocali14

       Cumprindo com a promessa de "colocar o público em pé a dançar", o Auditório da Culturgest foi convertido numa discoteca em «Sing sing club». Ingressando em «Táxi», tema que dá nome ao LP de estreia da banda (1981) - primeiro álbum de oiro do rock português - foi perceptivel para a audiência o génio dos guitarristas Jorge Loura e Nelson Funky.

Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Aczsti10Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Aczsti11Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Aczsti12

      Neste concerto, os Táxi recriaram um momento acústico com «Última sessão», apresentando música nova que Grande, antecipadamente ensinou o refrão ensaiando o público, revelando que  "entre Janeiro e Fevereiro de 2024, surgirá um novo trabalho do grupo". Por lhe ter apetecido, executou «Love me tender» a capella.

Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) 1_guit10Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Rute_i10Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Vocali15Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Fim10

      Dando-se a conhecer bom comunicador, indicando os temas de sua preferência e "a música que não acha muita piada - «É-me igual»" - João Grande, em boa forma vocal, após o primeiro tema, opinando que "um anfiteatro não será o espaço mais apropriado para a atmosfera dos Táxi", renovados com quatro novos elementos (baterista, guitarristas e voz de apoio), concederam um concerto que foi um sucesso desde as primeiras notas para o seu público, jamais a título de posse, mas em conformidade com relação prolongada ao invés de epidérmica, pintado com forte colorido de renovação e reinvenção, afirmando "absolutamente memorável e que ficavam toda a noite a tocar, mas por a Rute ter horas de chegar a casa...", o encore  foi preenchido com apoteótica versão de «Song 2», dos londrinos Blur, ao qual foi bem colado o clássico «Chiclete». Surpresa foi o facto de poucos elementos do público na faixa etária dos 50 e 60, terem presenciado alguma actuação dos Táxi.





Tiro ao boneco e blá-blá-blá com a antiga grafia: Ghost4u

Fernando Salvado, paulov, applesnowleo e Ajsilva65 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1306
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Empty
MensagemAssunto: Re: Táxi na Culturgest (reportagem, 2023)   Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) EmptySex Out 06 2023, 21:09

Pois, ganda grupo de rock da "minha" cidade... tudo malta da "minha" geração... ganda ganza... porra que estou mais pró velho que pró jovem!!!
Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) 754215
Ir para o topo Ir para baixo
vlopes
Membro AAP
vlopes


Mensagens : 3034
Data de inscrição : 03/07/2010
Localização : Para onde nos pode levar uma música? Para qualquer lugar onde seja capaz de voar o pensamento.

Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Empty
MensagemAssunto: Re: Táxi na Culturgest (reportagem, 2023)   Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) EmptySáb Out 07 2023, 08:50

Bela reportagem!

Uma boa viagem no tempo ao lê-la

😎
Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Empty
MensagemAssunto: Re: Táxi na Culturgest (reportagem, 2023)   Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) EmptySeg Out 09 2023, 16:09

Olá

Excelente reportagem... Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) 22692

O audio é tramado...o que uns adoram...outros detestam...

Dredie

vlopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Empty
MensagemAssunto: Re: Táxi na Culturgest (reportagem, 2023)   Táxi na Culturgest (reportagem, 2023) Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Táxi na Culturgest (reportagem, 2023)
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» UHF, 45 anos (Incrível Almadense, reportagem 2023)
» Drumming GP, Joana Gama, Luís Fernandes e Pedro Maia na Culturgest (reportagem)
» Taxi- Cairo
» Taxi (banda)
» Midori Takada na Culturgest

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Eventos * Reportagens * Recortes de Imprensa :: Fantasmas à solta-
Ir para: