Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.

Ir para baixo 
+8
neo_2018
João Henrique
JPEREIRA
Alexandre Vieira
Mellowship
Ghost4u
TD124
José Miguel
12 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Alexandre Vieira
Membro AAP



Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySex Jan 01 2021, 13:01

JPEREIRA escreveu:
Olá

Alexandre, no formato digital foi sempre utilizado os clocks para resolver o JITTER, penso que na margem sul também, pelo menos os aparelhos aqui de Lisboa para cima todos têm cloks, a minha dúvida é , qual a diferença de tempo no steaming e nos CDs que ouves em tua casa ? mas ouve com atenção sem olhares pela janela que essa vista pode te desconcentrar e não ouvires a diferença no tempo smedley

Vale mais dizeres que não está na tua vontade gastar dinheiro num Dac ou streaming do que dizeres á e tal não tem o tempo certo, só se for na margem sul, aqui em Lisboa o tempo está certo, está a chover, é tempo dela Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 758687

José Miguel, entendo perfeitamente a sua satisfação com o E30, um som limpo, bonito, que por vezes até parece mentira como se ouvem tantos detalhes que pareciam escondidos , depois tem a habituação do nosso ouvido, e mesmo sabendo existirem Cloks melhores e muito mais caros, o prazer musical é único em cada pessoa, não tem medida ou padrão de avaliação Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 843159
O Tempo, mesmo chuvoso é fantasticamente belo se estivermos atentos aos milagres da natureza.

A tese de Doutoramento do Alexandre, possivelmente só em Lisboa pois a margem sul é o Deserto como dizia o político Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 758687

Estás um bocadinho Confúcio:  A experiência é uma lanterna dependurada nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido.

Lembra-te do caminho que já percorreste, as experiências que já tiveste para te iluminar o teu saber e aí encontrarás a resposta às tuas perguntas.

Agora se te doí as costas e preferes estar sentado ao invés de te levantares para mudar o disco isso não se trata com um Streaming mas antes com:

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 15419616_1855790934655508_3954771457329991739_o.jpg?_nc_cat=104&ccb=2&_nc_sid=cdbe9c&_nc_eui2=AeGO02n2lnWdGxQwA1YVlK9ZISFxKMbP0DYhIXEoxs_QNqZNTHQDlKUkvOfs7YNJ7MaU7vQqq1InemIbCcwyO5Qm&_nc_ohc=XVrcqXY1Wr4AX8CzSco&_nc_ht=scontent.flis6-1


smedley
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySex Jan 01 2021, 14:42

JPEREIRA escreveu:
Olá
(...)

José Miguel, entendo perfeitamente a sua satisfação com o E30, um som limpo, bonito, que por vezes até parece mentira como se ouvem tantos detalhes que pareciam escondidos , depois tem a habituação do nosso ouvido, e mesmo sabendo existirem Cloks melhores e muito mais caros, o prazer musical é único em cada pessoa, não tem medida ou padrão de avaliação Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 843159
O Tempo, mesmo chuvoso é fantasticamente belo se estivermos atentos aos milagres da natureza.
(...)

Jorge Pereira, eu tive o cuidado de tentar explicar que este DAC foi escolhido para fazer parceria com o sistema, para se encaixar nele e não criar grandes quebras. Agora entendo perfeitamente que eu e o Alexandre não estávamos a falar do mesmo tipo de "tempo", o Jorge diz bem que há "clocks" muito superiores, sabemos bem disso. Há sempre a possibilidade de comprar peças separadas... a minha questão é: em que sistema fará isso sentido e que ouvidos vão percepcionar verdadeiramente o acerto de tempo por essa via?
O Paulo já colocou muito bem a questão sobre os antigos leitores de CDs, que hoje parecem mais próximos do "analógico" simplesmente por terem menor capacidade... isso agrada? Pois bem, é o gosto a funcionar, não o desempenho da peça em si e os "clocks" e DACs que estão lá dentro estão longe do que hoje se consegue com poucos euros.

Há uma coisa em que estamos de acordo, pelo menos eu e o Jorge: não seré esse tempo dos "clocks" que fará ou deixará de fazer o pé bater no chão, longe disso.

Eu ainda pensei que o Alexandre estivesse a falar de tempo como parte do ritmo da Música, a percepção deste tempo está ligada à qualidade de reprodução, perceberemos melhor o tempo em que os Músicos estão a tocar mediante a quantidade de informação que o sistema nos dá... e mesmo assim, aqui entre nós, será que isso nos fará bater mais o pé?
Eu dou comigo a bater o pé dentro do carro... Smile

Um gira-discos pode mudar ligeiramente de velocidade mediante a temperatura ambiente, principalmente os de correia e idler, pois as borrachas não se comportam sempre da mesma maneira... como pode mesmo um gira-discos ser referência em termos de tempo?

O Paulo também uma muitas vezes a imagem dos relógios mecânicos e digitais para ilustrar isto, eu gosto muito de relógios mecânicos automáticos, não gastaria um cêntimo num digital... para digital tenho o meu telefone, que ainda por cima acerta as horas de forma automática, como quase todos hoje em dia. Quando olho para o pulso gosto de imaginar que as horas no mostrador são fruto de um laborioso trabalho, que se podem desajustar ligeiramente para a frente ou para trás, tal como eu. Wink

Voltando ao DAC, este Topping E30: o som que conseguimos por ele vai ao encontro do que por vezes vejo chamar de "musical", pois ele não se prende ao detalhe ínfimo, é muito equilibrado e integra todas as gamas de forma natural.

Gostávamos de ter experimentado um Shiit Modi, mas não nos cruzamos com nenhum... obviamente gostávamos de poder contar com um DAC algures entre o dobro e triplo do preço, mas para princípio de jornada creio que este poderá servir lindamente e sem levantar dúvidas qualquer pessoa.

Talvez um destes dias a oportunidade apareça e testaremos outros, para já temos este. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySex Jan 01 2021, 15:59

José Miguel escreveu:

Eu ainda pensei que o Alexandre estivesse a falar de tempo como parte do ritmo da Música, a percepção deste tempo está ligada à qualidade de reprodução, perceberemos melhor o tempo em que os Músicos estão a tocar mediante a quantidade de informação que o sistema nos dá... e mesmo assim, aqui entre nós, será que isso nos fará bater mais o pé?
Eu dou comigo a bater o pé dentro do carro... Smile


O tempo faz parte do ritmo da canção. Tal como as reverbações de cada instrumento quando tocados ao vivo.

Tempo é a medida da música, é medida que determina a extensão de uma nota, o compasso em conjunto o ritmo e até determina a duração do nosso período como ouvintes de toda a música.

E que fique claro uma vez mais José Miguel, eu não sou contra dos DACs tenho aqui dois e um computador dedicado com o programa BitPerfect para ouvir música em streaming. E é um dos formatos que hoje em dia mais oiço especialmente enquanto trabalho. É apenas a minha constatação.

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySex Jan 01 2021, 16:27

Alexandre Vieira escreveu:
José Miguel escreveu:

Eu ainda pensei que o Alexandre estivesse a falar de tempo como parte do ritmo da Música, a percepção deste tempo está ligada à qualidade de reprodução, perceberemos melhor o tempo em que os Músicos estão a tocar mediante a quantidade de informação que o sistema nos dá... e mesmo assim, aqui entre nós, será que isso nos fará bater mais o pé?
Eu dou comigo a bater o pé dentro do carro... Smile


O tempo faz parte do ritmo da canção. Tal como as reverbações de cada instrumento quando tocados ao vivo.

Tempo é a medida da música, é medida que determina a extensão de uma nota, o compasso em conjunto o ritmo e até determina a duração do nosso período como ouvintes de toda a música.

E que fique claro uma vez mais José Miguel, eu não sou contra dos DACs tenho aqui dois e um computador dedicado com o programa BitPerfect para ouvir música em streaming. E é um dos formatos que hoje em dia mais oiço especialmente enquanto trabalho. É apenas a minha constatação.


Alexandre, o tempo enquanto parte do ritmo e o tempo de reprodução tocam-se e eu percebo bem isso, ainda que sejam coisas diferentes. Pensei mesmo que estava a falar do tempo que é parte do ritmo, esse é melhor compreendido quando há melhor definição ou informação. Wink

Eu nunca alimentei a guerrinha de formatos e não vou começar agora, não vejo nenhuma vantagem nesse tipo de argumentação. As minhas perguntas visavam perceber onde havia mesmo a falha no streaming, pois eu não consigo aperceber-me dela. Embarassed


Terminamos o ano a escutar vinil, passaram cá por casa amigos e como é hábito eles mexem nos discos, colocam o que querem, o que lhes desperta a curiosidade. Nós escolhemos algumas coisas para alimentar as conversas, para criar o ambiente... Começamos este ano com vinil, já passamos pelo streaming por que recebemos dicas de coisas para ouvir, uma delas deixou-me de sorriso na cara e felizmente podemos ouvir com melhor qualidade. A vida é simples, gostamos destes pequenos prazeres e entre esses prazeres está este, o de conversar. Wink

AH! Já agora partilho o álbum que rodou em streaming, Metal do bom: Wilderun - Veil of Imagination (2019).
Possível encontrar no Tidal ou youtube.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySáb Jan 02 2021, 14:54

JPEREIRA escreveu:
... Alexandre, no formato digital foi sempre utilizado os clocks para resolver o JITTER ... Vale mais dizeres que não está na tua vontade gastar dinheiro num Dac ou streaming do que dizeres á e tal não tem o tempo certo, só se for na margem sul ...

José Miguel escreveu:
... Há uma coisa em que estamos de acordo, pelo menos eu e o Jorge: não seré esse tempo dos "clocks" que fará ou deixará de fazer o pé bater no chão, longe disso. ... Eu ainda pensei que o Alexandre estivesse a falar de tempo como parte do ritmo da Música, a percepção deste tempo está ligada à qualidade de reprodução ...

Alexandre Vieira escreveu:
... O tempo faz parte do ritmo da canção. Tal como as reverbações de cada instrumento quando tocados ao vivo. ... Tempo é a medida da música, é medida que determina a extensão de uma nota, o compasso em conjunto o ritmo e até determina a duração do nosso período como ouvintes de toda a música. ... É apenas a minha constatação.

José Miguel escreveu:
... Pensei mesmo que estava a falar do tempo que é parte do ritmo, esse é melhor compreendido quando há melhor definição ou informação. ... Eu nunca alimentei a guerrinha de formatos e não vou começar agora ... Terminamos o ano a escutar vinil ... Começamos este ano com vinil, já passamos pelo streaming por que recebemos dicas de coisas para ouvir...

A conversa por este lado continua interessante ano apòs ano ... de um lado porque se fala de "sensações" e que não hà nada de mais pessoal e subjectivo no audio, e do outro lado porque indirectamente fala-se da guerra entre formatos ... e que esta ultima não é nada mais do que uma impossivel discussão objectiva sobre as "sensações". Apesar de ser conversas entre mudos & surdos, acho-as interessantes pois elas revelam um aspecto do audio que pouco tém a ver com os aparelhos ou com a musica, é pura subjectividade, sensações!...

O meu exercicio de memoria neste topico visava a mostrar o absurdo das sensações no audio e a maneira como elas se alternam e auto-reciclam ... ao ponto que alguns anos depois estamos a valorisar os elementos que anos atràs eram detestados e alvo de critica. Evidentemente que não é uma questão de master clock, ném de jitter, ném de correia ou direct drive e ainda menos de vàlvulas ou transistores ... ainda pior, ném sequer é uma questão de gosto, é uma questão de quê então???...

Na realidade não sei e visto que as filosofias e outras tentativas de compreensão dos fenomenos são mal vistas neste espaço ném vou tentar ... também não me interessa verdade seja dita! Mas, mesmo num mundo de sensações apareçem constantes, são os chamados actes réfléchis! Jà o disse vàrias vezes, os verdadeiros amadores de clàssica sò ouvém musica em digital pois sentém que o analogico desvirtua a musica ... os que não escutam clàssica (ou de vez em quando) alternam entre os dois formatos e acham qualidades a um e outro formato. Serà verdadeiramente que a musica classica é mais exigente ou que são os amadores de classica que são mais exigentes? No lo se ... mas para eles o "Tempo" do digital é mesmo o melhor métronomo, isto dà que pensar Wink

FELIZ ANO NOVO 2021 A TODOS cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySáb Jan 02 2021, 15:25

TD124 escreveu:

(...)
Na realidade não sei e visto que as filosofias e outras tentativas de compreensão dos fenomenos são mal vistas neste espaço ném vou tentar ...
(...) cheers

Felizmente nem todos os que abrem e alimentam tópicos por aqui o fazem para ficar pela rama ou receber palmadinas nas costas.

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 20210115

Nessa imagem o DAC está em erro, não tem nada a ele ligado, mas ainda assim serve muito bem para suporte de um Porto... Morphine em vinil sabe melhor, já expliquei a razão, a masterização é diferente e bem conseguida (não se prende com capacidade de reprodução).

Ontem um amigo não partilhou Clássica, partilhou Metal Progressivo (algo Sinfónico), o DAC após a partilha não ficou em erro, trabalhou como é a sua função, pegou na informação digital que lhe chegou via porta USB, trabalhou-a e enviou-a para o amplificador. Este fez o que faz sempre, não é esquisito com a fonte, de forma esforçada trabalha para alimentar as colunas que lhe dão que fazer.

Paulo a Filosofia (a disciplina, ou se quiser a forma de estar na vida) ensina que não há apenas objectividade e não há apenas subjectividade em cada um de nós, caso contrário nem comunicar seria possível. As sensações brotam das poucas ou muitas experiências que temos, desde bebés que experimentamos sensações diferentes a ouvir a voz da mãe ou a voz do pai... hábito?
Há um conceito engraçado em Sociologia, o de "habitus"... será que se pode falar de Sociologia aqui? Podia ajudar a debater como se formam e perpetuam alguns mitos... como o da compressão alimentado num tópico aqui ao lado.

Não deixe de explicar, pois ainda há quem goste de aprender - concordando ou não com as conclusões, mas é assim mesmo o caminho. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySáb Jan 02 2021, 17:16

José Miguel escreveu:
...
Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 20210115

Nessa imagem o DAC está em erro, não tem nada a ele ligado, mas ainda assim serve muito bem para suporte de um Porto... Morphine em vinil sabe melhor, já expliquei a razão...
...
Há um conceito engraçado em Sociologia, o de "habitus"... será que se pode falar de Sociologia aqui? Podia ajudar a debater como se formam e perpetuam alguns mitos ... Não deixe de explicar, pois ainda há quem goste de aprender - concordando ou não com as conclusões, mas é assim mesmo o caminho. Wink

Esse Dac é mesmo pequenote ... apenas maior do que o pé de um copo de vinho! È claro que não vou deixar de explicar o que possa quando a ocasião for propicia, mas não hà nada a explicar aqui ... ou nada que eu consiga explicar. Eu compreendo muito bem o Alexandre, jà faz anos que ouço as pessoas "sentirem" que o digital, o analogico, as MM, as vàlvulas, os transistores, os cabos, as MC, os direct drive, os unipivôs, os rodinhas ... são isto ou aquilo, e sempre com razão pois uma sensação é algo de pessoal! Hoje o Alexandre, e não é o unico, acha que o streaming com um Dac não lhe dà vontade de bater o pé ... talvez amanhã mude de opinião, ou talvez não, entretanto a realidade é o que é e não vai mudar, no audio são as pessoas que mudam e não as coisas. Um leitor de CD dos anos 80 ou um Garrard continuam a ser o que eram, não se amelhoraram com o tempo ... são as pessoas que os véem e ouvém diferentemente Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySáb Jan 02 2021, 17:51

TD124 escreveu:

(...)
Um leitor de CD dos anos 80 ou um Garrard continuam a ser o que eram, não se amelhoraram com o tempo ... são as pessoas que os véem e ouvém diferentemente Laughing
O E30 é pequenote, mas trabalhador. Laughing

Nessa frase há um princípio com o qual concordo e vai ao encontro de algo que escrevi no A Rodar... as coisas são o que nelas colocamos. Há outra coisa que ficou a meio da ponte: as coisas não continuam a ser o que eram, não melhoram com o tempo, degradam-se. dvil

Resumindo: a degradação não é boa nem má, é o que nela colocamos. study por vezes gosto de uma degradaçãozinha... Smile
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySáb Jan 02 2021, 18:26

José Miguel escreveu:
... Resumindo: a degradação não é boa nem má, é o que nela colocamos. study por vezes gosto de uma degradaçãozinha... Smile

Penso que é o caso de todos nòs, a niveis diferentes, então vou apresentar a coisa de outra maneira. A maioria dos aparelhos modernos, quando comparados numa gama equivalente, degradam menos o sinal do que os aparelhos antigos e o digital degrada menos o sinal do que o disco vinil. Do que venho de dizer deduzo duas coisas: uma é que o audio evoluiu e a outra é que os amadores de audio gostam de uma degradaçãozinha...

Resumindo: a degradação do sinal até pode ser uma solução para ouvir com prazer e em função do nosso gosto ... o problema é quando a "degradação" é apresentada como "amelhoração" Laughing

PS: Lembro que a logica por detràs dos aparelhos minimalistas que retiram os ajustes de grave, médios, agudos, loudness e outros filtros era de obter uma melhor transparência mas também de evitar que os proprietarios abusem desses filtros para degradar ainda mais o som. dvil
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptyDom Jan 03 2021, 10:23

E que tal em 2021 começar a pensar numa alimentação linear para alimentar esse Dac? Todas as pessoas que conheço gabam essas alimentações que (segundo o que dizem) amelhoram e muito a sonoridade dos aparelhos digitais alimentados por USB typo Dac ou streamer! Vale a pena fazer a experiência para levar o pequenote até outro patamar não???...

Hà anos atràs tinha experimentado com o meu Dac Henry Audio e tive a impressão de uma amelhoração no som! Confesso que não fiz uma escuta séria ném liguei uma alimentação linear de alta-qualidade ... serà algo a fazer com seriedade e a partilhar por aqui, quando tiver tempo...
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptyDom Jan 03 2021, 11:31

Nós ainda não nos decidimos sobre uma eventual troca do cabo de alimentação do amplificador e o Paulo já está a lançar ideias para o DAC... Laughing

Eu já tinha lido sobre isso no Audio Science Review quando descobri este DAC (depois de mensagens trocadas neste fórum, em outro tópico). Fizemos o teste de o alimentar via USB no computador (que é silencioso) e via uma daquelas peças que serve para carregar o telefone (vão sempre ficando guardadas e desta vez uma serviu para algo). Para já está ligado dessa forma.

O próximo teste a fazer é: comprar um cabo de ligação USB-b para USC-c, pois quero tentar fazer o streaming a partir do telefone e não do computador. Em princípio, usando a mesma conta Tidal, não deverá existir perda ou alterações significativas, mas ainda não encontrei o cabo aqui por Espinho. Amanhã devemos ir ao Porto, precisamos de algumas coisas, vamos tentar não esquecer esse cabo (não procuraremos nada de especial, também não compraremos o mais barato...).


Nós já usávamos o streaming via telefone, o Paulo muitas vezes questionou esse facto. Pois bem, neste momento usamos o DAC para melhorar essa experiência e quem conseguir gastar uns 100 euros (este custa mais um pouco, mas por vezes há promoções) terá essa experiência melhorada de forma significativa. Alerto que não tento "vender" transformações radicais, ai e tal passou da noite para o dia... nem acredito que se comprem milagres, como o de um pequeno bater grandes ou gigantes... cada um tem o que paga, bem escolhido é possível pagar pouco por qualidade. Neste caso há uma melhoria perceptível de forma fácil, há abertura no som, há maior detalhe, maior controlo e precisão, mais rigor no timbre, ... há mais Música, sem dúvida.

O Topping E30 é um pequeno DAC de secretária, para uso em ambiente de computador. Eu (a Luciana nem se fala) não gosto mesmo de escutar Música (ouvir por vezes ainda o faço) via auscultadores, mas desde que esta pecinha chegou ando curioso para perceber o que será possível. Existem dois problemas: não temos amplificador de auscultadores para ligar ao DAC e os nossos auscultadores (Sennheiser Momentum) não são propriamente de grande rigor (sendo simpáticos quando ligados ao telefone/computador). Esta experiência não acontecerá tão cedo, seria necessário um grande esforço.


Dito tudo isto... o DAC tem permitido boas experiências a escutar álbuns que não temos em formato físico, por exemplo, Idiot Prayer, Nick Cave Alone at Alexandra Palace. A gente já tinha espreitado o álbum, percebia-se o nível de intimidade... agora percebemos todas as inflexões na voz e a respiração, a reverberação no espaço, as notas "soltas" do piano, o lugar do microfone. Esta parte do microfone é muito interessante, pois é ele que define a imagem/palco. O Nick Cave aparece à nossa altura, naturalmente, pois ele está sentado tal como nós (o microfone está a essa altura), as notas do piano aparecem perto do centro das colunas ora ligeiramente projectadas na nossa direcção ora um pouco em profundidade (normal, é a posição do teclado).

O nosso sistema está longe de ser um primor, mas vai permitindo alguma aprendizagem. Neste momento temos pensado em algumas coisas, não tínhamos pensado nessa fonte de alimentação. Precisamos que o sistema esteja afinado para escuta em volume moderado, o nosso amplificador mal vê o botão de volume a subir, a informação aparece, mas... para dar peso a essa informação em baixo volume, teríamos que abrir mão de alguma definição, controlo, liquidez e rapidez, ... para podermos ter textura e corpo em baixo volume só o vejo possível via adocicar o som. Não iremos estar neste apartamento a vida toda, esperamos um dia não termos vizinhos e podermos escutar em volume moderado, mas mais perto dos 80 dbs... nesse dia talvez pensemos em mudanças mais sérias.

Fica o desabafo... as alterações e investimentos têm que fazer sentido dentro de um contexto, neste caso o nosso é um contexto pouco estável... Smile
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptyDom Jan 03 2021, 12:11

neo_2018 escreveu:
alexandremartins escreveu:

Tenho andado a namorar o IFI ZEN DAC Alguém tem informação sobre este dac

Uma review detalhada, não muito favoravel:
- https://www.audiosciencereview.com/forum/index.php?threads/ifi-zen-dac-and-headphone-amp-review.9885/

Não é propriamente o sitio mais indicado para falar deste aparelho, mas fala-se de outro Dac então pareçeu-me mais apropriado aqui do que no topico sobre o iFi Zen Phono! Recentemente foi falado por estas bandas das revistas audio e da pouca confiança que o publico tém nelas, apesar de as ler ... às escondidas. A iFi tém uma boa reputação por aqui e é uma das marcas "budget" que conquistou o coração dos gauleses, fiquei admirado que a audiosciencereview não tivesse gostado do aparelho e quiz compreender porquê, fui ler o artigo ... e ver as medidas. Apòs essa leitura fui ler todos os artigos que me passaram pelos olhos via Google tanto em inglês que em françês ... não encontrei mais nenhum artigo com medidas, era sobretudo a apresentação visual e técnica do produto e escuta evidentemente! Todos os outros artigos que li vão do muito bom até ao excelente, tendo em consideração o preço de venda do aparelho...

Puz-me no lugar de uma pessoa que andasse a "namorar" esse aparelho e imagino a perplexidade que teria apòs uma hora a ler reviews! Se a pessoa fosse um objectivista que confia nas medidas antes de tudo este aparelho não seria para ele ... se a pessoa for um subjectivista que confia na escuta antes de tudo, este aparelho poderia ser acrescentado à lista dos aparelhos a escutar antes da compra! Acho estranho que hoje em dia hajam poucas revistas que façam um teste compléto, ou seja, medidas + escuta. Sém entrar em divergências de capelas pareçe-me de bom sentido que as medidas isoladas da escuta e a escuta isolada das medidas não sejam a melhor maneira de testar um aparelho audio. As revistas existém para ajudar as pessoas a melhor escolher os produtos e téem a obrigação de separar o trigo do joio mostrando os pontos fortes e fracos de cada produto, com honestidade e professionalismo ... ora nestes ultimos dois pontos pareçe-me que é o deserto actualmente. Num mundo de informação virtual cada vez mais os amadores de audio "namoram ilusões" ... é pena e grave!!!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptyDom Jan 03 2021, 12:44

José Miguel escreveu:
Nós ainda não nos decidimos sobre uma eventual troca do cabo de alimentação do amplificador e o Paulo já está a lançar ideias para o DAC... Laughing
...
O nosso sistema está longe de ser um primor, mas vai permitindo alguma aprendizagem. Neste momento temos pensado em algumas coisas, não tínhamos pensado nessa fonte de alimentação. ...
...
Fica o desabafo... as alterações e investimentos têm que fazer sentido dentro de um contexto, neste caso o nosso é um contexto pouco estável... Smile

Compreendo perfeitamente e a minha intervenção era inocente ... sém vontade de criar um bichinho qualquer mas simplesmente de partilhar. Voçês fizeram evoluir o Lenco, pois bem um Dac também pode evoluir ... era o unico sentido que justificava a minha intervenção e pensava no tempo, não amanhã! O contexto no qual um sistema reside é algo de importante e muito pessoal. Eu vivi muitos anos em apartamentos diferentes, mais de dez de certeza, sei como é as mudanças e mesmo passar de grandes apartamentos a pequenos ... dois divorcios Laughing

Aprendi que as grandes colunas não gostam dos pequenos apartamentos e que as pequenas colunas soam bem em qualquer lado. Compreendi também hà trinta anos atràs quando descobri a musica barroca que os sistemas que sabem bem reproduzir um violino Amati ou um cravo flamengo sabem tudo reproduzir ... o contrario não é tão evidente. Isto também acabou por fazer a minha metamorfose no audio e jà ném falo dos auscultadores! Hoje que tenho uma sala dedicada e sém vizinhos ... continuo a escutar musica em volume moderado, vendi rapidamente as (muito) grandes colunas que tinha e continuo com pequenas e com aparelhos que compreendem a subtilidade da musica do Monteverdi ou do Purcell ... é a melhor maneira de bem escutar Autechre Laughing

A unica vantagem de ter uma sala separada, para mim, é de não ter a aparelhagem à minha frente durante a vida quotidiana pois não hà nada de mais feio nmho ... o audio invisivel seria verdadeiramente o meu sonho, não é possivel então faço compromissos, como nòs todos. Tàs a ver, os audiofilos ou amadores de musica, como queiras chamar, estão todos no mesmo barco e cada um à sua maneira é feliz e infeliz Wink
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptyDom Jan 03 2021, 13:33

A memória guarda coisas que um dia nos servem para algo...

Eu já aqui disse que leio reviews, mais, considero-as (como sempre disse) mais entretenimento do que pura informação, mas mesmo assim não deixam de servir para nos alertar da existência de produtos e tecnologias, não deixam de servir para nos alertar sobre o andar da carruagem.

Lembro-me de um dia ter lido uma coisa aqui que me deixou a pensar, por isso deixei a frase em cima. Disse o Gonçalo um dia: ao ler as reviews de um dos poucos profissionais do nosso país conseguia distinguir quando ele estava de facto enamorado pela peça ou estava a fazer mais um texto (estou a citar de memória).

Na altura tentei ler alguns textos dessa pessoa, não digo que consiga separar reviews de reviews, os textos que li eram bem escritos, é verdade que aqui e acolá uns mais entusiasmados do que outros - o ritmo de escrita muda, assim como a extensão.


A moda de afirmar o gosto pelo gosto não começou neste fórum, está por todo o lado. Por conta da troca de vídeos que aqui se fizeram e por eu os abrir para perceber do que se falava, comecei a receber via youtube outros... é assim, o algoritmo não dorme. Vi vários, vi continuidade e contradições em vídeos da mesma pessoa, é preciso estar atento. A mesma pessoa (vídeo) que foi utilizada para defender o DAC da iFi ou o pré de phono, curiosamente não utiliza nem um nem outro no seu sistema. Mais, no caso do DAC ele atira o "osso" sobre a comparação com um muito mais caro (que é identificado no vídeo), mas é o mais caro que figura no sistema dele (é referido em vídeos posteriores) - repara quem quer, pensa quem quer.

Seja áudio seja um jornal, eu gosto que as premissas editoriais sejam claras. Se leio um jornal ou comentador que é declaradamente de "direita" ou "esquerda", eu vou estar preparado para processar a informação e vou ainda tentar compensar essa informação procurando mais em outro lado. No caso do áudio, se eu vejo alguém afirmar que segue um padrão, eu não me importo, mas vou compensar essa informação ou vou olhar para ela como mero entretenimento.

O caso da Audio Science Review é um que segue uma linha editorial e quem entra para ler sabe perfeitamente onde vai parar. Por vezes há uma tentativa de correlação entre medidas e escuta, mas nem sempre isso acontece. O que é possível fazer?
Pegar no modelo que se quer e procurar opiniões mais subjectivas ou objectivas (na medida do possível) com base em escuta.

Eu percebo a razão do ifi não ser o aparelho mais querido, andei a ver o Nano, não esse, mas a assinatura deve ser a mesma. O Nano é um aparelho que faz a Música soar bem, mas menos pormenorizada e rendilhada, pois o fundo de onde vem não é tão "vazio". Há um pouco mais de corpo/peso no iFi, mas menos rapidez e agilidade. Nos extremos o E30 já tem os seus limites, o iFi fica um nadinha antes.

Como se correlaciona isto com as medidas!?!
Gostava de saber, mas não sei. Não escolhemos o E30 só pelas medidas, elas estão nele e até no libreto que vem com ele, mas o som é de facto diferente e isso nota-se.

Voltando ao objectivismo/subjectivismo: eu fico sempre algo confuso que um reviewer afirme categoricamente a subjectividade e, ainda assim, se considere capaz de opinar sobre equipamentos e o desempenho deles - ele consegue identificar pormenores pelo gosto ou pelo que aprendeu? Hoje não há más reviews, pois escolhe-se à partida o que se vai analisar e apenas se traz a público o que se acredita ser bom - este processo de escolha baseia-se apenas no gosto ou na crença de valor/desempenho? Quando se diz que uma peça se bate com outras mais caras, não há um juízo de valor técnico e de desempenho? Mais, hoje ainda se faz negócio com "consultório", pois a fama de alguns desses reviewers é tal que permite isso. Há um aparente paradoxo nisto, a menos que o nosso gosto seja mais do que algo individual... que é mesmo!!! Quando alguém deposita confiança em outra pessoa, transfere autoridade para ela. O gosto, fruto de tudo o que vivemos (até destas pequenas transferências), acaba a mudar e a moldar-se.


Wittgenstein termina a sua obra Tractatus Logico-Philosophicus com uma frase de raro acerto, diz ele: sobre o que não se pode falar, deve guardar-se silêncio.

Se tudo o que envolve áudio se baseia no gosto que não se discute, então para quê falar?

É de rir ver os subjectivistas do gosto acusarem as peças caras... como se alguém fosse parvo por gostar delas... paradoxo!?!

Já agora deixo um vídeo que me deu que pensar, pois a escola do gosto serve para tudo:
https://www.youtube.com/watch?v=ObezH4fGxKY


Nem 8 nem 80, hoje não falta informação, faltam lugares onde se possa experimentar mais e criar relações de confiança. Voltando à ideia do Gonçalo, se eu conhecer muito bem uma pessoa e ela partilhar de forma séria a sua experiência, eu poderei depositar um elevado grau de confiança nela e nas suas palavras.

Este tipo de espaço, num país tão pequeno e com tanta gente a partilhar peças semelhantes (por vezes as mesmas), seria o lugar ideal para se criarem relações de confiança pela via das palavras, infelizmente as palavras por aqui não se usam... e depois espera-se que se sigam conselhos de forma cega?
Há nisto outro aparente paradoxo, pelo menos para mim.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptyDom Jan 03 2021, 13:48

TD124 escreveu:


Compreendo perfeitamente e a minha intervenção era inocente ... sém vontade de criar um bichinho qualquer mas simplesmente de partilhar. Voçês fizeram evoluir o Lenco, pois bem um Dac também pode evoluir ... era o unico sentido que justificava a minha intervenção e pensava no tempo, não amanhã! O contexto no qual um sistema reside é algo de importante e muito pessoal. Eu vivi muitos anos em apartamentos diferentes, mais de dez de certeza, sei como é as mudanças e mesmo passar de grandes apartamentos a pequenos ... dois divorcios Laughing

(...)
Faz muito bem em partilhar essas dicas, eu apenas expliquei a razão de não termos pensado nessa em particular. Wink

O DAC para já ainda está em fase de enraizamento, é um jovem no meio de velhas peças - na idade e connosco. Ele será alvo de atenção e cuidado, mas tudo a seu tempo. Comprar algo e em poucos dias começar a mexer serve para quê? Para gerar confusão...

Nós nunca fomos de escutar Música com o volume muito elevado, mas faz dois meses que temos um vizinho novo (não tínhamos) e a parede que separa a nossa sala da dele não é das mais eficientes... Ele é estrangeiro, está a trabalhar em casa e temos um bom acordo, mas gostamos muito pouco de saber que ele pode ser incomodado. Passamos a escutar Música ainda com menos volume e não há milagres, nem neste nem em nenhum sistema. Para ganharmos uma parte, sabemos que vamos perder outra... imagine que ponderamos trocar de colunas, para umas mais pequenas que pudessem servir a escuta em maior proximidade, mas nós já estamos a 2,5 metros das nossas, não estamos a ver este espaço reduzir muito. O amplificador poderia ser alterado, poderia ser por ele que o tal compromisso chegasse, mas como? Válvulas e/ou Classe A?

A Luciana, normalmente a mais decidida, já decidiu... vamos estar sossegados e esperar, o lugar do novo amplificador está ali com o bonsai, mas está ali pois temos uma ideia do que queremos. Um dia ele chegará, não para esta sala, mas para a nossa experiência quotidiana (aqui ou em outros lugares). Smile
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptyDom Jan 03 2021, 16:05

José Miguel escreveu:
O caso da Audio Science Review é um que segue uma linha editorial e quem entra para ler sabe perfeitamente onde vai parar.
As reviews do ASR são analises técnicas com um detalhe que não se encontra em mais lado nenhum.

O objectivo não é dizer se um aparelho soa bem ou mal, mas sim analisar tecnicamente o mesmo.
E se no caso das colunas é possível (e até simples) efectuar uma co-relação entre medidas e qualidade de som, em aparelhos como DAC's, amplificadores, etc, já não se pode tirar as mesmas conclusões.

Um caso concreto, baseado numa experiência pessoal:

O meu AV actual, o NAD T758 V3 obteu uma das PIORES classificações entre os aparelhos medidos pela ASR.
Posso no entanto afirmar, que entre os vários AV's que tive, é o que tem melhor desempenho sonoro, devido ao uso do sistema de calibração Dirac.

O NAD T758 V3 seria a minha recomendação para 90% dos casos, pois considero que é o que oferece melhor desempenho/qualidade/preço:
- É o AV com Dirac mais barato,
- O sistema de Bass Management foi correctamente implementado (p.ex, ao contrário dos primeiros Arcam com Dirac),
- Tem BluOS, que permite streaming de musica de forma bastante simples

No entanto, a review deve ser analisada com cuidado, pois indica algumas falhas técnicas (que justificaram a péssima avaliação) e que para alguns casos, podem ser um "deal breaker":
- "When set to 0 dB volume on the unit, you get massive harmonic distortion with the third harmonic dominating. As a result, the NAD T758 takes the dubious crown of worst measured DAC of any product I have tested"

Ou seja, para quem tiver colunas muito pouco eficientes, ou quiser ouvir a volumes muito elevados, o NAD vai produzir valores de distorção enormes, e ter um SINAD de 53db, um dos piores medidos no ASR. Eu já tinha observado este fenomeno quando estava sozinho em casa e aumentava o volume até ao máximo, o NAD produz um ruido de fundo que é possível de ouvir.

MAS, lendo o paragrafo seguinte:
- "We can get much better results by dialing the input level or volume control by 6 dB".

Reduzindo o volume para -6dB, o NAD vai ter um SINAD de 89db, o que já é praticamente transparente.
Para dar uma idea, no meu sótão de 50m2, com as minhas colunas de 89db de sensibilidade, ouço no máximo a -15dB.

Apesar do teste técnico ter demonstrado um conjunto de falhas e problemas no NAD T758 V3, desde que este seja usado dentro dos seus limites, a performance técnica é mais do que suficiente. Ao adicionarmos o Dirac Live, que vai ter um enorme efeito no resultado final, o NAD torna-se capaz de um som magnifico.

ricardo.canelas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptyDom Jan 03 2021, 17:13

neo_2018 escreveu:
José Miguel escreveu:
O caso da Audio Science Review é um que segue uma linha editorial e quem entra para ler sabe perfeitamente onde vai parar.
As reviews do ASR são analises técnicas com um detalhe que não se encontra em mais lado nenhum.

O objectivo não é dizer se um aparelho soa bem ou mal, mas sim analisar tecnicamente o mesmo.
(...)

O que o "neo_2018" diz e o que o fundador do site diz acaba por ser mais do que uma análise, é um juízo sobre cada equipamento e como cada um respeitará um sinal. Repare no seu exemplo, o que relata é fruto da compreensão de detalhes técnicos, visa em último caso o melhor som possível, no seu caso soar mais transparente.

Em alguns casos, o fundador do site faz a correlação entre as medidas e a escuta, outras vezes não e faz julgamentos a priori (sem experiência de escuta projecta a partir da análise técnica, mas assume isso).

Para mim a página é transparente, não apoiaria a minha compra apenas no que lá se diz, mas o que lá se diz pode ter utilidade se bem utilizado - como no seu caso. Wink


No final, para mim, vale o que disse: se eu comprender o que uma revisão diz, se eu conseguir relacionar as palavras ou gráficos que sejam a uma experiência auditiva (para o caso), eu poderei guiar-me. Caso contrário, se eu não tiver qualquer elo, de que me servirá?
De nada...

A análise ao E30 é muito positíva, o sinal que entra será quase o que sai (quase). Contudo, a mesma análise não fala de escuta. Como eu já escrevi, quando vi a análise no ASR não esperava outra coisa, pois o site segue de forma coerente uma linha editorial.
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptyDom Jan 03 2021, 17:42

José Miguel escreveu:
... o que o fundador do site diz acaba por ser mais do que uma análise, é um juízo sobre cada equipamento e como cada um respeitará um sinal.

Provavelmente por ter muitíssimo mais conhecimento e experiência que eu Wink

José Miguel escreveu:
A análise ao E30 é muito positíva, o sinal que entra será quase o que sai (quase).
Que é precisamente o que se deve procurar num equipamento.

Em relação ao tópico em si, excelente escolha, o E30 é, independentemente do preço, uma dos melhores DAC's da actualidade.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptyDom Jan 03 2021, 19:16

Agradeço as palavras. Wink

Foi quem me colocou a ler esse site, lá vi a referência a este e outros DACs. Não tomamos a decisão pela leitura, mas procuramos ouvir pelas boas referências (o orçamento era para algo assim).

Para já não temos nada a apontar, como disse por aqui, o som final não resulta da entrada dele no sistema e isso é por si só um elogio que lhe faço.

Alexandre Vieira e neo_2018 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptyDom Jan 03 2021, 19:18

Estou quase tentado, o preço é muito convidativo e tanta boa referência! Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 754215
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptyDom Jan 03 2021, 19:40

Alexandre Vieira escreveu:
Estou quase tentado, o preço é muito convidativo e tanta boa referência! Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 754215

Pelos portes de ida e volta, pode testar este. Mesmo! Wink

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySeg Jan 04 2021, 10:36

José Miguel escreveu:
... Há um pouco mais de corpo/peso no iFi, mas menos rapidez e agilidade. Nos extremos o E30 já tem os seus limites, o iFi fica um nadinha antes.

Como se correlaciona isto com as medidas!?!
Gostava de saber, mas não sei. Não escolhemos o E30 só pelas medidas, elas estão nele e até no libreto que vem com ele, mas o som é de facto diferente e isso nota-se. ...

Ai està o problema fundamental que o audio do séc XXI vai dever resolver, ou seja, a correlação entre medida e escuta! Jà o disse vàrias vezes mas vou repetir, a modelisação matematica da analise do sinal analogico é baseada nos estudos de Fourier ... e ela funciona muito bem para as sinus e as suas harmonicas, mas não funciona para as impulsões transitorias ... ora a musica é essencialmente uma sucessão de transitorias!!!...

O melhor leitor de CD e Dac do comércio que escutei era o Audioaèro Capitole Réference que custava hà dez anos atràs à volta de 9000€! Esse aparelho anunciava (especificação do construtor) uma distorção total inferior a 0.3% nos 1000Hz ... o iFi Zen Dac portanto muitissimo mais barato foi medido pela ASR a 0.003% à mesma frequência ou seja, cem vezes menos do que o Dac do qual falo, impressionante!!!...

Ora, 0.3% de distorção jà é inaudivel para um ser humano normal ... cem vezes menos deveria ser cem vezes menos audivel, pura transparência ... e um aparelho com 0.00003% ainda menos não???

Agora uma outra visão do problema ... o Audioaèro tinha <0.3% de distorção a todas as frequências que seja 20, 40, 100, 250 (muito importante esta frequência), 500, 1Khz, 10Khz ou 20Khz, para resumir ele tinha a mesma distorção a todas as frequências audiveis. Qual é a distorção do iFi Zen Dac a cada uma destas frequências?... não sei, a ASR não as mediu! Porque razão digo isto? Vou explicar:

Se um aparelho tiver a mesma distorção a todas as frequências e mesmo que esta seja alta, o som vai aparecer como coerente, perfeitamente homogeneo em todas as zonas do espectro audivel. Mas se a sua distorção varia muito, e mesmo que seja extremamente baixa, a escuta vai apareçer menos coerente e com variações tonais...

O que estou a dizer é então claro ... digo que é melhor ter cem vezes mais de distorção mas estàvel a todas as frequências do que ter cem vezes menos de distorção que varia consoante a frequência! Quém fala disto? Ninguém pois é sempre o mesmo Laughing

PS: Utilisei a distorção do iFi Zen como um exemplo e não para fazer uma comparação entre ele e o Audioaèro e como disse não conheço ném esse ném o teu aparelho ... era unicamente e simplesmente para expor este simples exemplo (pois hà muitos) de correlação entre medida/escuta. Deve-se retirar do que digo que a medida por si sò não diz grande coisa fora sobre a saude técnica do aparelho ... para tentar extrapolar a escuta são necessarias medidas especificas e que estas sejam analisadas e correlacionadas com a escuta...

José Miguel escreveu:
... o lugar do novo amplificador está ali com o bonsai, mas está ali pois temos uma ideia do que queremos. ...

Fiquei curioso ... não é a primeira vez que falas desse lugar reservado e duma ideia concreta de como desejam que seja esse "novo amplificador". Não podes desvendar essas exigências?... estou realmente curioso Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySeg Jan 04 2021, 11:00

José Miguel escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
Estou quase tentado, o preço é muito convidativo e tanta boa referência! Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 754215

Pelos portes de ida e volta, pode testar este. Mesmo! Wink

Muito obrigado!!!

Se for mais tarde a minha opção ficarei muito grato!

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
machiavelli

machiavelli


Mensagens : 21
Data de inscrição : 28/12/2020
Idade : 34
Localização : Estoril

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySeg Jan 04 2021, 16:53

Caríssimos também eu sou detentor de um Topping D90 e não poderia estar mais feliz, é de um detalhe e de uma precisão impressionantes, de facto não estou a ver como é que as empresas de alta fidelidade europeias e americanas vão conseguir acompanhar os preços de shenzhen tendo em conta a qualidade que este tipo de produtos oferece, paguei cerca de 60€ de desalfandegamento tendo ficado a transportadora, a DHL com o encargo de todos os procedimentos. O produto chegou me a casa em cerca de 4 dias uteis para minha agradável surpresa.
José desde já muitos parabéns pela aquisição! Escrevo-lhe para que teste em jeito de desafio, a audição no dac através de um raspberry pi por exemplo com a distribuição moode audio (preferencialmente) ou volumio e para esqueçer as plataformas de streaming. Desafio-o então a transferir um vinyl que aí tenha em casa para digital sem perdas e com compressão (.flac) caso não tenha os meios para o fazer arranje uma cópia por esta internet fora da press desse mesmo vinyl e teste-o, só assim poderá ser feita uma comparação exacta entre analógico e o digital sem se cair numa falácia.
Na minha modesta opinião os serviços de streaming nem sequer contam para o totobola, são interessantes na exploração de novos artistas e novos ritmos mas para uma audiçáo mais séria deixam muito a desejar, isto porque as presses raramente sáo as melhores,mas principalmente porque a maioria dos ficheiros sáo upsamples de formatos lossy (.mp3), por tudo isto defendo/prefiro ter um servidor caseiro com as presses dos cds e dos vinyls que mais me interessam e lançar mão dos mesmos através de um transporte como por exemplo o raspbery pi de que lhe falei. Experimente e boas audições!

Alexandre Vieira e ricardo.canelas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySeg Jan 04 2021, 17:16

Por curiosidade, o custo final é diferente do que se comprasse aqui, por 699€?
- https://www.audiophonics.fr/en/dac-with-volume/topping-d90-balanced-dac-ak4499-xmos-xu208-i2s-32bit-768khz-dsd512-bluetooth-50-black-p-14281.html
Ir para o topo Ir para baixo
machiavelli

machiavelli


Mensagens : 21
Data de inscrição : 28/12/2020
Idade : 34
Localização : Estoril

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySeg Jan 04 2021, 18:28

neo_2018 escreveu:
Por curiosidade, o custo final é diferente do que se comprasse aqui, por 699€?

Neo, paguei 500€ pois aproveitei as promoçóes do 11 de Novembro, e os tais 60€ de alfandega (o valor declarado foi muito inferior ao valor real), a minha versão é a standard sem MQA pois é algo que nunca iria utilizar. Caso esteja interessado no produto aconselho-o a fazer um compasso de espera até que novas promoções apareçam. Com os pontos da compra acabei por ficar com um vale de 30€ que utilizarei no futuro.
A audiophonics em produtos finais é um tanto ou quanto careira infelizmente, outra alternativa será a amazon mas não sei que preços estáo a praticar agora.

neo_2018 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySeg Jan 04 2021, 19:00

machiavelli escreveu:
... José desde já muitos parabéns pela aquisição! ... Desafio-o então a transferir um vinyl que aí tenha em casa para digital sem perdas e com compressão (.flac) caso não tenha os meios para o fazer arranje uma cópia por esta internet fora da press desse mesmo vinyl e teste-o, só assim poderá ser feita uma comparação exacta entre analógico e o digital sem se cair numa falácia. ...

Caro machiavelli ... voçê é mesmo maquiavélico! Vai meter ideias na cabeça do rapaz e depois ele vai transferir todos os seus vinilos em ficheiro e vender o Lenco que é a pupila dos seus olhos lol!

Mais a sério ... copiar um vinilo em digital e comparà-lo com o original não vejo o interesse e ném sequer é uma comparação pois ele vai ouvir praticamente a mesma coisa ... com estàtica, estalidos, ruido se superficie e todas as colorações do braço, célula, gira e phono juntos, é normal pois é uma copia, um clone! No melhor dos casos serve para mostrar que o digital copia melhor um vinil do que o contràrio, eu sei, jà fiz vàrias vezes a experiência Laughing

Este forum anda a desbandar ... fala-se demais de digital por aqui acho eu Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 933723
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySeg Jan 04 2021, 20:27

TD124 escreveu:


Este forum anda a desbandar ... fala-se demais de digital por aqui acho eu Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 933723

O digital também já é vintage hoje em dia. O que está a dar é cantar no chuveiro! É um som muito mais clean! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySeg Jan 04 2021, 20:56

machiavelli escreveu:

(...) por tudo isto defendo/prefiro ter um servidor caseiro com as presses dos cds e dos vinyls que mais me interessam e lançar mão dos mesmos através de um transporte como por exemplo o raspbery pi de que lhe falei. Experimente e boas audições!

Machiavelli, primeiro agradeço as suas palavras e desafios lançados, por mim eu tentarei tudo... a seu tempo. Smile

Gostaria de ter tudo o que temos em CD num disco externo, por exemplo, mas isso para já está complicado. Teremos que pensar comprar um leitor de CDs externo para ligar ao computador, pois este que uso não tem leitor e aqui em casa não há mais nenhum. O streaming serve para colmatar lacunas, já serve faz algum tempo, a entrada deste DAC visava a melhor experiência possível e para o nível de investimento a satisfação é muita.

Assim que me cruzar com a possibilidade de experimentar este DAC com outras peças virei comentar (não conheço ninguém com Raspberry Pi), a comparação com vinil não me parece necessária, já deixei algumas palavras sobre uma brincadeira consciente que fizemos, o som é diferente entre as duas fontes e apesar de tudo o Lenco está ali para ficar - a gente usa-o e gosta. O DAC tem sido bem usado, dentro das limitações que descrevo, mas usado com muito agrado.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySeg Jan 04 2021, 20:58

TD124 escreveu:


Caro machiavelli ... voçê é mesmo maquiavélico! Vai meter ideias na cabeça do rapaz e depois ele vai transferir todos os seus vinilos em ficheiro e vender o Lenco que é a pupila dos seus olhos lol!
(...)

Vender o Lenco para quê!?! Comprar outro que tem defeitos, mas diferentes!?! dvil Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySeg Jan 04 2021, 21:05

José Miguel escreveu:
TD124 escreveu:


Caro machiavelli ... voçê é mesmo maquiavélico! Vai meter ideias na cabeça do rapaz e depois ele vai transferir todos os seus vinilos em ficheiro e vender o Lenco que é a pupila dos seus olhos lol!
(...)

Vender o Lenco para quê!?! Comprar outro que tem defeitos, mas diferentes!?! dvil Laughing

Quando vender o Lenco, ligue para aqui, porque embora já os tenha empilhados ainda tenho espaço para mais um... Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 491368

Eu acho que é uma ideia ótima passar os discos para ficheiro digital, ou mesmo vender o gira discos e fazer uma assinatura do TIDAL Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 491368

Claro que com o Lenco vêm também os discos, os Jazz pode exila-los em França!!! Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 758687
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySeg Jan 04 2021, 21:43

Alexandre, eu não gosto, mas está a pedir... Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 43034

Talvez um Lenco ficasse bem em sua casa, mas desejo-lhe um melhor que o nosso. Por isso deixe o nosso em paz, melhor dizendo, o da Luciana... que ele nem meu é (em caso de divórcio eu apenas fico com o DAC), veja lá a minha vida.

Para o seu sistema, eu penso uma coisa assim:
https://www.olx.pt/anuncio/technics-sp10-mk2-IDG772e.html

É um dito vintage, mas deveria ficar aí a matar. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySeg Jan 04 2021, 21:46

José Miguel escreveu:
Alexandre, eu não gosto, mas está a pedir... Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 43034

Talvez um Lenco ficasse bem em sua casa, mas desejo-lhe um melhor que o nosso. Por isso deixe o nosso em paz, melhor dizendo, o da Luciana... que ele nem meu é (em caso de divórcio eu apenas fico com o DAC), veja lá a minha vida.

Para o seu sistema, eu penso uma coisa assim:
https://www.olx.pt/anuncio/technics-sp10-mk2-IDG772e.html

É um dito vintage, mas deveria ficar aí a matar. Wink

Também gosto muito, mas mais um cá em casa e fica com o DAC e com a Helena Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 265963 Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 265963 Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 265963

Eu tenho que me desfazer de alguma coisa, mas não consigo! Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 524928826

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySeg Jan 04 2021, 22:11

José Miguel escreveu:
TD124 escreveu:
... e depois ele vai transferir todos os seus vinilos em ficheiro e vender o Lenco que é a pupila dos seus olhos lol!

Vender o Lenco para quê!?! Comprar outro que tem defeitos, mas diferentes!?! dvil Laughing

Naaa ... comprar outro com defeitos não diferentes, mas melhores que os do Lenco  lol!

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySeg Jan 04 2021, 22:11

Alexandre Vieira escreveu:


Também gosto muito, mas mais um cá em casa e fica com o DAC e com a Helena Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 265963 Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 265963 Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 265963

Eu tenho que me desfazer de alguma coisa, mas não consigo! Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 524928826

Eu não o quero desviar, menos ainda descasar... venda alguns tarecos e aposte em um que o deixe com o sorriso de orelha a orelha. Wink

A esposa gostará, aposto que ela verá com bons olhos a saída de três ou quatro para entrar apenas um. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySeg Jan 04 2021, 22:15

TD124 escreveu:

Naaa ... comprar outro com defeitos não diferentes, mas melhores que os do Lenco  lol!

Defeitos melhores??? Cheira-me a mito. Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 933723
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySeg Jan 04 2021, 23:20

TD124 escreveu:
neo_2018 escreveu:
alexandremartins escreveu:

Tenho andado a namorar o IFI ZEN DAC Alguém tem informação sobre este dac

Uma review detalhada, não muito favoravel:
- https://www.audiosciencereview.com/forum/index.php?threads/ifi-zen-dac-and-headphone-amp-review.9885/

Não é propriamente o sitio mais indicado para falar deste aparelho, mas fala-se de outro Dac então pareçeu-me mais apropriado aqui do que no topico sobre o iFi Zen Phono! Recentemente foi falado por estas bandas das revistas audio e da pouca confiança que o publico tém nelas, apesar de as ler ... às escondidas. A iFi tém uma boa reputação por aqui e é uma das marcas "budget" que conquistou o coração dos gauleses, fiquei admirado que a audiosciencereview não tivesse gostado do aparelho e quiz compreender porquê, fui ler o artigo ... e ver as medidas. Apòs essa leitura fui ler todos os artigos que me passaram pelos olhos via Google tanto em inglês que em françês ... não encontrei mais nenhum artigo com medidas, era sobretudo a apresentação visual e técnica do produto e escuta evidentemente! Todos os outros artigos que li vão do muito bom até ao excelente, tendo em consideração o preço de venda do aparelho...

Puz-me no lugar de uma pessoa que andasse a "namorar" esse aparelho e imagino a perplexidade que teria apòs uma hora a ler reviews! Se a pessoa fosse um objectivista que confia nas medidas antes de tudo este aparelho não seria para ele ... se a pessoa for um subjectivista que confia na escuta antes de tudo, este aparelho poderia ser acrescentado à lista dos aparelhos a escutar antes da compra! Acho estranho que hoje em dia hajam poucas revistas que façam um teste compléto, ou seja, medidas + escuta. Sém entrar em divergências de capelas pareçe-me de bom sentido que as medidas isoladas da escuta e a escuta isolada das medidas não sejam a melhor maneira de testar um aparelho audio. As revistas existém para ajudar as pessoas a melhor escolher os produtos e téem a obrigação de separar o trigo do joio mostrando os pontos fortes e fracos de cada produto, com honestidade e professionalismo ... ora nestes ultimos dois pontos pareçe-me que é o deserto actualmente. Num mundo de informação virtual cada vez mais os amadores de audio "namoram ilusões" ... é pena e grave!!!

Sim, não era o sitio mais apropriado para falar do aparelho e talvez não o seja aqui.
Ando embeiçado pelo o mesmo,  já há meses que ando a inventar mil e uma desculpas para não carregar no maldito botão ”Add to basket”.  

A verdade é que, apesar das reviews dizerem bem do dac, custa-me muito derreter Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 809774  cerca de 200 euros sem ter a certeza que seja a melhor alternativa.

Como dizia o outro "Eu tenho dois amores I love you  I love you , yeah, yeah neste caso são três
Que em nada são iguais, Mas não tenho a certeza, De qual eu gosto mais…"

Os outros enamorados são o Topping E30 e Schiit Modi 3.
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySeg Jan 04 2021, 23:25

O Topping E30 é tecnicamente superior aos dois outros dacs que refere (IFI ZEN DAC e Schiit Modi 3).

Para completar, a review detalhada do Schiit Modi 3:
- https://www.audiosciencereview.com/forum/index.php?threads/schiit-modi-3-review-stereo-dac.18480/
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptyTer Jan 05 2021, 00:01

neo_2018 escreveu:
O Topping E30 é tecnicamente superior aos dois outros dacs que refere (IFI ZEN DAC e Schiit Modi 3).

Para completar, a review detalhada do Schiit Modi 3:
- https://www.audiosciencereview.com/forum/index.php?threads/schiit-modi-3-review-stereo-dac.18480/

A pergunta que faço mais vezes é:

Para uma utilização essencialmente tendo como fonte o Tidal a integração do MQA no IFI, baralha as contas Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 524928826
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptyTer Jan 05 2021, 07:04

Alexandre Vieira escreveu:
... Eu tenho que me desfazer de alguma coisa, mas não consigo! Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 524928826

Que tal começar pela esposa dvil

Não batas no ceguinho, jà me vou embora e não disse nada Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 758687
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptyTer Jan 05 2021, 11:32

TD124 escreveu:

(...)
José Miguel escreveu:
... o lugar do novo amplificador está ali com o bonsai, mas está ali pois temos uma ideia do que queremos. ...

Fiquei curioso ... não é a primeira vez que falas desse lugar reservado e duma ideia concreta de como desejam que seja esse "novo amplificador". Não podes desvendar essas exigências?... estou realmente curioso Smile

Esta mensagem quase passava despercebida, tal a conversa sobre despacho... Smile

Falar de uma ideia nunca lhe faz justiça, mas é verdade que temos algo em mente faz algum tempo. Ainda não sabemos bem como a concretizar, no fundo a diferença entre uma boa e uma má ideia é a concretização... Sabemos que queremos um amplificador que consiga conjugar características que por vezes são complicadas em preços possíveis para nós, rapidez/agilidade e peso/corpo, coisas assim. Ter boa resolução em volumes moderados, pois mesmo numa casa sem grandes limites, ambos gostamos de escutar Música de forma moderada. Ter isso e mais umas coisinhas e não sentirmos "altos" no espectro é algo que perseguimos, mas ainda não encontramos... pelo menos que possamos pagar. Embarassed

Bem sei que as palavras não fazem jus à ideia, mas neste momento já estou atrasado... Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 2613325421
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptyTer Jan 05 2021, 13:25

alexandremartins escreveu:
A pergunta que faço mais vezes é:

Para uma utilização essencialmente tendo como fonte o Tidal a integração do MQA no IFI, baralha as contas Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 524928826

Apesar dos outros dois Dacs serem indiscutivelmente mais competentes tecnicamente, duvido que consiga em audição distinguir entre os 3.

No entanto, se pretender usar o IFI como amplificador de Headphones, convém ler com atenção os pontos negativos apontados na review, para verificar se se aplicam no seu caso.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptyTer Jan 05 2021, 15:42

neo_2018 escreveu:
alexandremartins escreveu:
A pergunta que faço mais vezes é:

Para uma utilização essencialmente tendo como fonte o Tidal a integração do MQA no IFI, baralha as contas Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 524928826

Apesar dos outros dois Dacs serem indiscutivelmente mais competentes tecnicamente, duvido que consiga em audição distinguir entre os 3.

No entanto, se pretender usar o IFI como amplificador de Headphones, convém ler com atenção os pontos negativos apontados na review, para verificar se se aplicam no seu caso.

Eu gostava de ter experimentado o Zen e o Shiit, mas se o Zen estiver em linha com o iFi Nano, as diferenças na escuta serão perceptíveis - já o tinha dito antes. Caso o Zen seja uma evolução significativa, então estas palavras de nada servem. Smile

Tenho cá para mim que o Shiit deve fazer-se notar, um destes dias espero cruzar-me com um.
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptyTer Jan 05 2021, 15:57

Porque motivo haverá diferenças auditivas entre os Dac's Schiit Modi 3 vs Topping E30?
Não só os componentes de D/A são praticamente semelhantes (AKM AK4490 vs AKM AK4493), como a analise tecnica revela que ambos estão bastante acima dos parâmetros auditivos, com uma pequena vantagem para o Topping E30.

O Topping E30 tem uma performance state-of-the-art, pelo que a não ser que necessite de algum tipo de funcionalidades que este não disponibilize, eu pararia de pensar em DAC's por algum tempo, com a tranquilidade de estar a usar um componente que nunca poderá por em causa os restantes componentes do sistema.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptyTer Jan 05 2021, 16:06

Longe de mim estar a pensar trocar de DAC, este está muito bem onde está e faz bem o que tem para fazer. Wink


Eu não conheço as medidas do Nano, mas as diferenças aparecem. Eu tenho curiosidade pelo Shiit, mas é apenas isso. Talvez um dia o experimente aqui em casa, por vezes lá nos cruzamos com oportunidades. Não estou tão certo como o neo_2018 que as diferenças não apareçam, mas poderei estar a projectar.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptyTer Jan 05 2021, 16:13

José Miguel escreveu:
... no fundo a diferença entre uma boa e uma má ideia é a concretização... Sabemos que queremos um amplificador que consiga conjugar características que por vezes são complicadas em preços possíveis para nós, rapidez/agilidade e peso/corpo, coisas assim. Ter boa resolução em volumes moderados,...

Olà José, estou contente que tenhas respondido ... pensava que não seria o caso então obrigado! O meu amigo adorou as sardinhas em azeite e aproveità-mos para beber três garrafas ... uma alemã, uma francesa e uma suiça ... sim, os helveticos sabem fazer vinho correcto mas é caro e raro Laughing

Gostei da tua resposta mesmo se me pareçe incompleta então deixa-me dizer como se passa comigo:

Quando vejo um cliente desconhecido pergunto-lhe o que ele espera do seu aparelho, a resposta é determinante quanto ao seguimento do contracto...

Como segunda pergunta pergunto-lhe o que ele espera do seu aparelho ... e evidentemente a resposta é determinante quanto ao seguimento do projecto!...

Enfim pergunto-lhe no final o que ele espera do seu aparelho ... e aqui a resposta é definitiva e geralmente o que obtenho é a verdade!!!...

Sim!... é necessario perguntar três vezes a uma pessoa o que quer no audio para que ela te diga o seu sentimento profundo, intimo ... as duas primeiras respostas são superficiais, de circunstância...

Não digo as perguntas que vão seguir, é segredo Laughing

Habitua-te a saber o que queres e como queres ... nunca seràs aldrabado ném ridiculo! È um conselho de amigo e que ultrapassa o audio, mesmo no vinho é verdadeiro Wink

Obrigado pela resposta cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptyTer Jan 05 2021, 17:04

Três garrafas até esta hora?!?! affraid drunken
Desse lado não se brinca, para ir a sua casa deve ser preciso fazer um estágio... Laughing


Eu bem disse que as palavras não fariam justiça, mas a nossa ideia tem sido pensada entre nós e mantém um fundo que teima em não mudar, por isso deve estar próxima de ser mesmo o que queremos. Smile

Não lhe vou dizer que queremos um amplificador que desapareça, pois se ele vier bonitinho não o negaremos, mas se não pensarmos nele enquanto o usamos, estaremos realizados com a espera.

Este é o amplificador que menos nos faz pensar nele, de todos os que tivemos entenda-se... compreendemos que para pensarmos menos ainda teremos que seguir a procura, pois é assim que tem que ser. Somos pacientes. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
machiavelli

machiavelli


Mensagens : 21
Data de inscrição : 28/12/2020
Idade : 34
Localização : Estoril

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptyTer Jan 05 2021, 19:41

Em momento algum disse ou recomendei ao detentor deste maravilhoso dac que se converte-se à religião do digital! O valor associado a uma colecção deste género não é susceptível de avaliação pecuniária sendo que o abominavel acto de se livrar de toda a sua colecçáo não seria maquiavelico mas sim terrorista! smedley

Não precisa de comprar um cdrom para fazer tal coisa! se já tem os albúms físicos em casa pode descarregá-los da internet sem qualquer tipo de remorsos, afinal de contas é um backup! Não descarregue é uma press melhor da que a que tem aí em casa!dvil
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptyQua Jan 06 2021, 13:27

Cópias tiradas da internet!?!
Não sei onde se faz isso... study Laughing

Ainda agora chegou o DAC e já temos tanto em que pensar... mais valia estar quieto. dvil
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptyDom Jan 17 2021, 18:21

José Miguel escreveu:
Três garrafas até esta hora?!?! affraid drunken
Desse lado não se brinca, para ir a sua casa deve ser preciso fazer um estágio... Laughing
...
Não lhe vou dizer que queremos um amplificador que desapareça, pois se ele vier bonitinho não o negaremos, mas se não pensarmos nele enquanto o usamos, estaremos realizados com a espera. ...

Hoje ao almoço estivemos na casa de um amigo que possui um belo sistema visualmente e que hoje està enquadrado numa nova sala muito estética também ... como se diz é ouro sobre azul! È verdade que um belo objecto é melhor do que um feio, mesmo se a beldade é subjectiva e o que venho de dizer pareça uma verdade de Palice! Esqueçer algo de bonito sob o pretexto que a função faz esqueçer a estética pareçe-me pertinente e um bom objectivo audiofilo ... espero que o alcançem Wink
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 EmptySeg Jan 18 2021, 01:05

Com o tempo e com as boas conversas que por aqui foram acontecendo, aprendemos a colocar na balança a estética e a função. A estética é importante quando as coisas estão no seu estado de quietude, desligadas. Quando as coisas estão em função e no estado activo, então o melhor que elas têm para nos oferecer é desaparecer.

Não sei foi pela mudança de braço e célula, mas a verdade é que cada vez olho menos na direcção do gira-discos quando ele está a funcionar. Continuo a gostar do ritual de ir à estante, escolher um álbum. pegar e olhar a capa, retirar o disco e colocá-lo no gira-discos, baixar o braço e, com o tempo que demora a descida do mesmo, sentar-me sossegado. Até as moedas têm duas faces para se tornarem uma. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.   Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa. - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Topping E30 - o DAC que chegou a nossa casa.
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Encomenda Vinil AAP 01
» Topping E30
» Topping D10
» Topping em Portugal
» A nossa Voz

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Digital-
Ir para: