Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?

Ir para baixo 
+4
mannitheear
TD124
José Miguel
Alexandre Vieira
8 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Alexandre Vieira
Membro AAP



Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013

Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?   Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 EmptySáb Mar 06 2021, 15:29



Nenhuma tipologia está morta, mas mais facilmente se mata a tipologia A, A/B que as válvulas ou Classe D. A classe D é o futuro e ainda vai evoluir, as válvulas é para um conjunto de amantes que gostas de ouvir o som aveludado, mas que preza pouco o meio ambiente (normalmente são simpatizantes de Trump e Bolsonaro Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 933723 ).

Agora sei brincadeiras, penso que os fabricantes de topo neste momento (e bem) para se diferenciarem dos demais estão a investir muito mais nas fontes de alimentação, qualidade e eficiência, o que de facto tem enormes benefícios na qualidade do som final.

O meu palpite é mesmo que a Classe A e A/B a médio prazo desapareça. A Arcam assim que constitui o Top de gama em Classe A/B, descontinuou e construiu em Classe D, e que por acaso o topo de gama é maravilhoso, e segundo eles as especificações são melhores que o anterior....Valem o que valem estes palpites, mas são convictos Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 933723
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?   Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 EmptySáb Mar 06 2021, 15:29

José Miguel escreveu:
O Alexandre andou a fazer das suas... há uma mensagem que não me pertence e deve ser sua. Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 933723

Culpa Mea e do IPAD. Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 265963

Acho que está mais ou menos reposto... Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 21181
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?   Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 EmptySáb Mar 06 2021, 15:33

JPEREIRA escreveu:
Olá

Vão me perdoar mas eu não acho que exista supremacia de alguma tipologia sobre outra, até porque existem projectos muitíssimo bons  e de todas as tipologias, o resto é o mundo a rodar e o mercado a funcionar Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 22692

Lamborghini  ou Ferrari, ou o último modelo Electrico da Porche, o mesmo se passa com formatos, se os ficheiros são melhores e mais fiéis porquê de se vender tanto analogico e estar com tanta expansão .

Como em tudo na vida ,é uma escolha pessoal, com todas as condições e condicionantes que cada um tem, Pessoal Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 447836

Desculpa lá mas, porque é que o pessoal das Válvulas quer ficheiros de melhor resolução se não ouvem as diferenças, se desaparecem pistas inteiras na sua reprodução?

É o Mercado a funcionar ou a falta de coerência dos próprios?

Mas ainda assim estão no seu direito de o fazer e bem! Se lhes dá felicidade! Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 58893
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?   Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 EmptySáb Mar 06 2021, 17:34

Alexandre Vieira escreveu:
... O meu palpite é mesmo que a Classe A e A/B a médio prazo desapareça. A Arcam assim que constitui o Top de gama em Classe A/B, descontinuou e construiu em Classe D, e que por acaso o topo de gama é maravilhoso, e segundo eles as especificações são melhores que o anterior....Valem o que valem estes palpites, mas são convictos...

Essa frase quer dizer que as vàlvulas e os transistores vão desapareçer a médio prazo ... é ousado como palpite!

Eu estou mais tentado a pensar que a Classe D vai se estabeleçer como a norma para os aparelhos de entrada e média gama e que a vàlvula e o transistor vão ainda subsistir muitos anos no topo de gama! Falo de preço e não de escuta...
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?   Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 EmptySáb Mar 06 2021, 17:41

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
... O meu palpite é mesmo que a Classe A e A/B a médio prazo desapareça. A Arcam assim que constitui o Top de gama em Classe A/B, descontinuou e construiu em Classe D, e que por acaso o topo de gama é maravilhoso, e segundo eles as especificações são melhores que o anterior....Valem o que valem estes palpites, mas são convictos...

Essa frase quer dizer que as vàlvulas e os transistores vão desapareçer a médio prazo ... é ousado como palpite!

Eu estou mais tentado a pensar que a Classe D vai se estabeleçer como a norma para os aparelhos de entrada e média gama e que a vàlvula e o transistor vão ainda subsistir muitos anos no topo de gama! Falo de preço e não de escuta...

Eu disse que a Classe A e A/B a transistores vão a médio prazo desaparecer, não as válvulas. Mas o futuro é classe D, na minha opinião, até em gama alta, existe por aí muito aquecedor que vai ficar a preços de saldo daqui a pouco tempo. lol!



Última edição por Alexandre Vieira em Sáb Mar 06 2021, 17:44, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?   Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 EmptySáb Mar 06 2021, 17:43

Alexandre Vieira escreveu:
... Desculpa lá mas, porque é que o pessoal das Válvulas quer ficheiros de melhor resolução se não ouvem as diferenças, se desaparecem pistas inteiras na sua reprodução?

É o Mercado a funcionar ou a falta de coerência dos próprios?...

Os aparelhos a vàlvulas téem falta de definição?... ainda não respondeste à minha primeira pergunta! Quais são as tuas referências de escuta e de comparação séria de aparelhos para dizer tudo o que dizes???

Se ponho vàlvulas na saida dos meus dacs e nos meus amplificadores de auscultadores não é para dar um som meloso ném para perder uma parte do sinal ... é exactamente todo o contràrio Laughing

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?   Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 EmptySáb Mar 06 2021, 17:46

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
... Desculpa lá mas, porque é que o pessoal das Válvulas quer ficheiros de melhor resolução se não ouvem as diferenças, se desaparecem pistas inteiras na sua reprodução?

É o Mercado a funcionar ou a falta de coerência dos próprios?...

Os aparelhos a vàlvulas téem falta de definição?... ainda não respondeste à minha primeira pergunta! Quais são as tuas referências de escuta e de comparação séria de aparelhos para dizer tudo o que dizes???

Se ponho vàlvulas na saida dos meus dacs e nos meus amplificadores de auscultadores não é para dar um som meloso ném para perder uma parte do sinal ... é exactamente todo o contràrio Laughing

cheers

Então é um enorme feito...! Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 58893

Porque nos comparativos mano-a-mano, que já fizemos, exemplo pré-phono, os aparelhos a transistores eram bastante mais informativos que os outros.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?   Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 EmptySáb Mar 06 2021, 20:07

Alexandre Vieira escreveu:
... Então é um enorme feito...! Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 58893

Porque nos comparativos mano-a-mano, que já fizemos, exemplo pré-phono, os aparelhos a transistores eram bastante mais informativos que os outros.

Chamas "um enorme feito" os resultados de escutas entre amigos?... visto que és advogado, não sei se num tribunal o juiz consideraria isso como "um enorme feito" ou uma "prova aceitàvel" Laughing

Se me tivesses falado de amplificadores a vàlvulas vs transistores até teria açeite consoante os "actores" uma pequena perda de definição das vàlvulas ... o transformador de saida é um mal necessario imho! Mas falas de préamplificadores que é um dominio no qual a vàlvula triodo é rainha ... é simplesmente o componente mais linear jamais criado para o audio!...

Vai um dia escutar um phono da Audio Research ou Aesthetix e vais ver o que as vàlvulas são capazes de fazer ... ou qualquer grande préamplificador a vàlvulas contra um grande a transistores e logo me dizes, pois pessoalmente, os maiores préamplificadores que escutei eram a vàlvulas e ném sequer eram os mais caros...

Que aches que um phono X a transistores seja mais definido do que um Y a vàlvulas é uma coisa ... utilisar essa experiência para generalisar sobre as duas tecnologias é simplesmente falso e errado! Dizer ainda por cima que é "um enorme feito" a partir de um punhado de experiências entre amigos é puro exagero!...

Nesse caso as frases justas são: Do que conheço, das minhas experiências, nmho, penso que, acredito que e etc ... assim até se torna "quase" credivel Laughing

cheers

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?   Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 EmptySáb Mar 06 2021, 20:20

Mas cada um só descreve a sua própria experiência não é. Acabaste de escrever a tua e também te esqueces-te de colocar na tua opinião, mas não foi por isso que ficaste mais credível, foi porque falaste no que acreditas . cheers

TD124 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?   Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 EmptySáb Mar 06 2021, 21:15

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
... Desculpa lá mas, porque é que o pessoal das Válvulas quer ficheiros de melhor resolução se não ouvem as diferenças, se desaparecem pistas inteiras na sua reprodução?

É o Mercado a funcionar ou a falta de coerência dos próprios?...

Os aparelhos a vàlvulas téem falta de definição?... ainda não respondeste à minha primeira pergunta! Quais são as tuas referências de escuta e de comparação séria de aparelhos para dizer tudo o que dizes???

Se ponho vàlvulas na saida dos meus dacs e nos meus amplificadores de auscultadores não é para dar um som meloso ném para perder uma parte do sinal ... é exactamente todo o contràrio Laughing

cheers

The bold paragraph I can confirm from my own experience!
Also the Brutus surely does not hide any of the signal nor lacks definition.
But there is much tube gear which sounds warm and syrupy...

Many years ago I had an Audible Illusions Modulus IIIB which had in comparison less definition than my Agmen transistor Pre from StSt, so that I finally I sold it...
But! When the buyer came to listen, he hesitated, too and wasn't fully convinced at first. Fortunately he brought his own transistor monos, which were less sensitive than mine. With my power amps I had to engage a switch inside the Modulus, which reduced the gain by 6 dB. When the switch was back in the 0 dB position, the Modulus woke up and was really magic!

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?   Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 EmptySáb Mar 06 2021, 22:01

Alexandre Vieira escreveu:
Mas cada um só descreve a sua própria experiência não é. Acabaste de escrever a tua e também te esqueces-te de colocar na tua opinião, mas não foi por isso que ficaste mais credível, foi porque falaste no que acreditas . cheers

Alexandre num forum a minha opinião vale tanto quanto a tua, tens perfeitamente razão, na vida real e em falando de audio jà é outra coisa e isso por razões que são evidentes ... percurso, profissão e experiência Wink

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?   Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 EmptySáb Mar 06 2021, 22:54

TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
Mas cada um só descreve a sua própria experiência não é. Acabaste de escrever a tua e também te esqueces-te de colocar na tua opinião, mas não foi por isso que ficaste mais credível, foi porque falaste no que acreditas . cheers

Alexandre num forum a minha opinião vale tanto quanto a tua, tens perfeitamente razão, na vida real e em falando de audio jà é outra coisa e isso por razões que são evidentes ... percurso, profissão e experiência Wink

cheers

Pois é tudo verdade, mas a minha opinião é toldada pelo que oiço e pela percepção que tenho das coisas. E não pela experiência alheia.

E como se costuma dizer

O cliente tem sempre razão lol!
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?   Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 EmptySáb Mar 06 2021, 23:28

Alexandre Vieira escreveu:
... Pois é tudo verdade, mas a minha opinião é toldada pelo que oiço e pela percepção que tenho das coisas. E não pela experiência alheia. ...

Para ir no teu sentido aqui dizemos: "On a pas tort d'avoir raison tout seul" Laughing

cheers

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?   Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 EmptyDom Mar 07 2021, 01:11

mannitheear escreveu:
TD124 escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
... Desculpa lá mas, porque é que o pessoal das Válvulas quer ficheiros de melhor resolução se não ouvem as diferenças, se desaparecem pistas inteiras na sua reprodução?

É o Mercado a funcionar ou a falta de coerência dos próprios?...

Os aparelhos a vàlvulas téem falta de definição?... ainda não respondeste à minha primeira pergunta! Quais são as tuas referências de escuta e de comparação séria de aparelhos para dizer tudo o que dizes???

Se ponho vàlvulas na saida dos meus dacs e nos meus amplificadores de auscultadores não é para dar um som meloso ném para perder uma parte do sinal ... é exactamente todo o contràrio Laughing

cheers

The bold paragraph I can confirm from my own experience!
Also the Brutus surely does not hide any of the signal nor lacks definition.
But there is much tube gear which sounds warm and syrupy...

Many years ago I had an Audible Illusions Modulus IIIB which had in comparison less definition than my Agmen transistor Pre from StSt, so that I finally I sold it...  
But! When the buyer came to listen, he hesitated, too and wasn't fully convinced at first. Fortunately he brought his own transistor monos, which were less sensitive than mine. With my power amps I had to engage a switch inside the Modulus, which reduced the gain by 6 dB. When the switch was back in the 0 dB position, the Modulus woke up and was really magic!

Brutus its a great gear! In the price that have is a great pre-amplifier in that topology and i love it.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?   Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 EmptyDom Mar 07 2021, 10:28

mannitheear escreveu:
... But there is much tube gear which sounds warm and syrupy. ...

My point of view is that there are two modern listening poles with valves that I personally call the Dark School and the Bright School and which were materialized in the 70's by Conrad Johnson and Audio Research ... I find that between the two styles, even today since Sonic Frontiers disapeared, remains a form of sonic void!...

In ancient music which essentially "lives" on harmonic subtlety, nuances of play and richness of timbres the tube continues unsurpassed imho and I do not see for the moment what technology can dethrone it! Unfortunately digital by its qualities of frankness, righteousness and precision leads manufacturers (and the public) to choose warm and coated sounds which deviate tube technology from neutrality and lead to the sounds you are talking about ... it's sad and Audio Note, as some others, have his quote of responsability!...

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?   Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 EmptyDom Mar 07 2021, 13:56

Olá

Com todo o respeito pelas opiniões aqui declaradas vou ser mauzinho dvil

Faz-me impressão na minha caixa dos pirolitos ouvir aquelas opiniões da pureza do sinal ,da reprodução fiel da gravação e tál com todos os argumentos e mais alguns e eu fico assim a pensar ,fonix devem ter um som do camandro, mais tarde quando vejo fotos do sistema com colunas metidas em espaços assimétricos, entre móveis muitas vezes encostadas á parede traseira  uma num canto e outra quase num espaço aberto e depois com brutos e modernos equipamentos tanto faz serem válvulas ou transistors ou mesmo a classe  D agora tão em voga, mais, a grande maioria avalia e decide a compra de equipamentos pelo seu gosto pessoal mesmo tendo sido influenciado pela leitura, pelos  amigos  ou pelos distribuidores das diversas marcas.

Não me parece haver supremacia de qualquer tipologia sobre a outra, acho mais que tenha a ver com o desenvolvimento do mundo em geral altamente competitivo pelo lucro e poder, agora é a classe D no futuro possivelmente e depois de tanta evolução vão dizer que afinal as válvulas ou os transístors xpto tocam melhor , e atenção que tocar melhor não é a mesma coisa que ser rigoroso ou fiel á gravação .

Não percebo também como se pode dizer por vezes que reproduz fielmente a gravação e o original, tudo treta , então o artista engenheiro de masterização está no domínio completo de como faz soar as músicas e depois também existem uns engenheiros melhores que outros e os que são mais requisitados é porque são melhores, lá vem o mercado a funcionar, a mim para ouvir música com qualidade pouco me interessa a tipologia, eu olho para o palco sonoro e aprecio a imagem criada e como os sons comunicam comigo sensorialmente, é certo que tenho aparelhos feios e não dá muito gozo olhar para eles, válvulas , transistors enfiados debaixo do móvel que nem dou conta, mas agora tenho tirado a barriga de misérias a ouvir muitas horas de música com classe e muita emoção Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 491368
Ouvi os primeiros powers em classe D com 1000 watts há mais de 15 anos e quando metemos um Vincent integrado de 150 watts a música tinha outro calor e densidade, outra musicalidade , mas o mundo tem que girar e o negócio também e a evolução está aí com a classe D naturalmente, mas não me parece no meu entendimento que haja supremacia, mas como  eu já estou numa idade que não dou para certos peditórios e tenho muito prazer de ouvir música com aparelhos de há 20 anos ou mais , antigos e ultrapassados, o futuro dirá Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 447836
Também tenho intenção de comprar um power classe D para um projecto que tenho em mente smedley
Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?   Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 EmptyDom Mar 07 2021, 14:14

Olá

Alexandre vieira escreveu:

Pois é tudo verdade, mas a minha opinião é toldada pelo que oiço e pela percepção que tenho das coisas. E não pela experiência alheia.

Dizes bem , Toldada smedley

Se tivesses um Dan DAgostini ninguém te aturava, essa de desaparecerem pistas da música deve ser porque moras na margem sul perto do Bairro da Jamaica lol!

Todos têm razão, até o amigo Alexandre tem razão, aliás todos nós temos razão, mas cada um com a sua como é normal.

Siga, que andam a roubar pistas inteiras na margem sul lol!

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?   Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 EmptyDom Mar 07 2021, 14:16

JPEREIRA escreveu:
... mais, a grande maioria avalia e decide a compra de equipamentos pelo seu gosto pessoal mesmo tendo sido influenciado pela leitura, pelos  amigos  ou pelos distribuidores das diversas marcas. ...

Sir Pereira, voçê vém de tocar a um ponto primordial, que sabemos todos mas fingimos não o saber para tentar sobrevalorisar as nossas escolhas! A realidade no terreno, e tive duas lojas de HiFi durante quase desassete anos, é que quando uma pessoa està em frente de três sistemas diferentes mas de preço e desempenho equivalente ele vai preferir um aos outros, mesmo se não sabe dizer porquê...

Se eu perguntar a uma pessoa qual é destes adjectivos aquele que lhe pareçe mais importante para uma escuta realista: Dinamica, Rapidez, Transparência, Definição, Palco, Relevo, Banda, Timbres, Coerência, Linearidade ... cada um não vai citar os mesmos! Se juntar-mos a essa "pitada de gosto" pessoal, a estética, a origem do produto, o preço e a tecnologia então jà estamos a perceber que cada um é como cada qual Laughing

A tecnologia pode se tornar importante consoante o que se busca pois se hà vàrias é que cada uma tém qualidades e defeitos! Mas, quando ném sequer se sabe o que se busca ... é como ir a uma garrafeira para escolher o primeiro vinho a provar, qualquer um que não seja reles serve cheers

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?   Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 EmptyDom Mar 07 2021, 17:01

JPEREIRA escreveu:

Ouvi os primeiros powers em classe D com 1000 watts há mais de 15 anos e quando metemos um Vincent integrado de 150 watts a música tinha outro calor e densidade, outra musicalidade , mas o mundo tem que girar e o negócio também e a evolução está aí com a classe D naturalmente, mas não me parece no meu entendimento que haja supremacia, mas como  eu já estou numa idade que não dou para certos peditórios e tenho muito prazer de ouvir música com aparelhos de há 20 anos ou mais , antigos e ultrapassados, o futuro dirá Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 447836
Também tenho intenção de comprar um power classe D para um projecto que tenho em mente smedley

Dear JPereira,

it's interesting that my personal first experience with Class-D is from about the same time, maybe ever a bit earlier, but it was quite opposed!

I remember well, we sat together, 3 audio friends and the two others were real classic connoisseurs with 8000 and 10.000 LPs and thousands of CDs. We heard with a great system of transistor Quad Preamp and Poweramp, a Thorens turntable with Clearaudio linear tracking arm, the speakers were Quad ESL-63 with a DIY subwoofer. Then came, a bit late, the Dottore, with a Class-D prototype power amp from any Scandinavian small company I don't rememeber the name.
When he changed the Quad poweramp to the (ice cold because it was winter) Class-D prototype and the whole system was transformed from very good to fabulous! The sound was organic and super dynamic but well controlied with twice the amount of details and microdynamics. And it could play very loud without any stress or discomfort, I was surprised that the ESL could deliver that in a quite big room!
The Class-D was easily 2 steps above the Quad! I never heard a Class-D so good since then.

So, both experiences were very different but both true and valid at the same time!

cheers

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?   Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 EmptyDom Mar 07 2021, 18:07

Olá

Prezado Paulo , a mim parece-me que as maiores diferenças entre todos nós, são as nossas escolhas , porque serão sempre pessoais  e com todas as influencias que sofremos e depois o nosso gosto onde poucas vezes o melhor som é primordial e fundamenta, tem sempre anexo o preço e a estática depois vem o conceito que cada um tem do que gosta de comprar.
Com todas as condicionantes que sabemos estarem em conjunto é para poucos facil escolher simplesmente pela qualidade do som e tecnologia usada.

Por vezes as opiniões são  tão veementes e com uma intensidade tal que eu me interrogo se são mesmo opiniões ou são afirmações  de que eu é que sei ,eu é que tenho razão Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 2613325421
Um exemplo flagrante é; diga a um amigo ,olha compra isto ou isto que é fabuloso esta marca é simplesmente fantástica, ele vai comprar tudo menos o que você recomendou, porquê ? porque é diferente, ouve diferente, sente a música de forma diferente, ouve outro tipo de música , o nosso corpo é muito sensorial e único 2cclzes
Se como dizem o objectivo é ouvir música com qualidade então venha o diabo escolha a tecnologia porque todas são muitíssimo boas para o efeito Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 22692

Com tantas condicionantes como cabos de corrente de colunas de interconect, e os respetivos aparelhos  de reprodução dos diversos formatos, vamos analisar qual a melhor tecnologia de amplificação.

Eu pessoalmente nunca tive sequer a tentação de pensar que o meu power chinês ou meu Viriatus fosse melhor que um Krell 700 ou um On Ga Ku só para não citar outras coisas fabulosas por aí.

Depois vamos enfiar os aparelhos em racks no meio do palco sonoro por vezes até com grandes televisores no meio do palco sonoro também sem nenhum tratamento acústico e com um bocado de sorte a coisa não corre mal, vou dizer que as minhas válvulas em classe A/B são melhores que as 300B do meu amigo em classe A.

Do que conheço, que não é muito, a classe D nunca me surpreendeu mas pelo que leio e confiando um pouco nas opiniões escritas existem alguns projectos bons de amplificação em classe D mas tudo coisas caras , nada que seja a solução para a maioria dos menos endinheirados Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 707387
Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?   Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 EmptyDom Mar 07 2021, 18:31

Dear mannitheear

I REALLY REPLY TO YOU AND THANK YOU FOR YOUR REPORT OF YOUR EXPERIENCE WITH CLASS D.
as you know devices manufactured with a passion for enthusiasts audio have a great chance of being fantastic.

as you can see by Brutos of Mestre Joaquim Pinto or others in our square.
I hope the same will happen to me and I will be very happy
But it still hasn't happened, also because I am satisfied and have no need to improve my sound, I am happy with my systems, it gives me pleasure to listen to music, a lot of music, I no longer dream of the best, but with the pleasure of listening to music with enough quality to satisfy me
if in the future it has to be D-T class or any other class, it doesn't matter to me as long as it gives me more pleasure to listen to music, always within my economic reality, of course
sorry google translation

Best Regards
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?   Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 EmptyDom Mar 07 2021, 19:31

JPEREIRA escreveu:
Olá

Alexandre vieira escreveu:

Pois é tudo verdade, mas a minha opinião é toldada pelo que oiço e pela percepção que tenho das coisas. E não pela experiência alheia.

Dizes bem , Toldada smedley

Se tivesses um Dan DAgostini ninguém te aturava, essa de desaparecerem pistas da música deve ser porque moras na margem sul perto do Bairro da Jamaica lol!

Todos têm razão, até o amigo Alexandre tem razão, aliás todos nós temos razão, mas cada um com a sua como é normal.

Siga, que andam a roubar pistas inteiras na margem sul lol!

Caro Amigo cada um de nós procura o seu "El Dourado", até podes ser feliz a ouvir música numa grafolona do que outra pessoa no sistema mais caro do mundo. Mas as todas as tecnologias têm os seus limites. Podes lutar contra tudo mas não podes melhorar o potencial máximo a nada.

Obviamente dentro de cada tipo de tecnologia existem alguns que conseguem "espremer" mais que outros.

E "prontus" como diz o Jorge jesus. lol!
Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?   Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 EmptyDom Mar 07 2021, 20:44

Olá
Alexandre Vieira escreveu:
Caro Amigo cada um de nós procura o seu "El Dourado", até podes ser feliz a ouvir música numa grafolona do que outra pessoa no sistema mais caro do mundo. Mas as todas as tecnologias têm os seus limites. Podes lutar contra tudo mas não podes melhorar o potencial máximo a nada.

Obviamente dentro de cada tipo de tecnologia existem alguns que conseguem "espremer" mais que outros.

Potencial máximo não existe na ciência e a matemática não tem limite, como tal, não me parece uma afirmação correta, voltando ao ponto, o CD também era o futuro e o analógico está a vender mais, será que é tudo saudosismo?

A mim só me custa a compreender que baseado numa escuta mesmo que prolongada , mesmo bem estruturada em termos técnicos se possa afirmar que isto é melhor que aquilo, pessoalmente tenho dois Powers a Transistors uns Senken e outros qualquer coisa que não sei,e através de um tecnico de electrónica que não interessa o nome, me disse que o Power executado com projecto e colaboração Nelson Pass era muito básico em termos técnicos, era simples demais, mas acontece que mede bem e toca melhor ainda ao nivel de amplificadores 3 ou 4 vezes mais caros.  Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 447836
Ainda muita água vai correr debaixo das pontes até que a supremacia seja evidente, e o futuro ninguém viu. Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 1213685197
Eu então sou muito fácil a gostar do que é bom, seja em classe A ou A/B e até em classe D ou T , quero lá saber disso, desde que toque bem no meu sistema até pode se chamar ( Grafonola ) lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?   Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior? - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Será o som das Válvulas mais homofónico do que dos transistores? Ou tem uma qualidade de áudio superior?
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Áudio Geral-
Ir para: