Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Sistema de som antigo

Ir para baixo 
+4
ducar
luis lopes
JMLM
serrasqueiro89
8 participantes
AutorMensagem
serrasqueiro89




Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/03/2017

Sistema de som antigo Empty
MensagemAssunto: Sistema de som antigo   Sistema de som antigo EmptyDom Mar 19 2017, 16:03

Boa tarde,

Herdei recentemente um amplificador Marantz PM 750 DC com gira discos Technics SL-D303 e cabeça Ortofon VMS 20E MkII.

Comprei uma nova agulha, e cabos para as colunas. No entanto quando experimentei o sistema, o som era estupidamente baixo (colocando no máximo continuava a quase não ouvir, e tinha sempre um "buzz") e só saía por uma coluna.

Além disto, mexer em botões ou potenciómetros gerava sempre ruído.

Este sistema esteve parado quase 30 anos.

Experimentei o rádio, ligado ao amplificador, e o volume já era mais normal do que aquele que vinha do gira-discos.

O amplificador tem entradas Phono MM e Phono MM/MC. Liguei as colunas ao System 1, e tenho o amplificador nos 220V (não tem 230V, apenas 220V e 240V). Liguei o gira discos à entrada Phono MM.

Os cabos de ligação do gira discos parecem desgastados, e acho que teria de abrir o aparelho para poder substituí-los.

Alguém me pode ajudar? Sou um completo novato nisto, e é muito importante para mim recuperar este sistema de som.
Ir para o topo Ir para baixo
JMLM
Membro AAP



Mensagens : 94
Data de inscrição : 22/10/2012
Idade : 64
Localização : Viana do Castelo

Sistema de som antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de som antigo   Sistema de som antigo EmptyDom Mar 19 2017, 19:23

Boas
Dentro do pouco que sei vou tentar ajudar por etapas.
A primeira coisa que faria era verificar se todas as ligações estão correctas, ou seja, com os aparelhos desligados verificava se as ligações das colunas respeitando as polaridades, positivos com positivos e respectivamente negativos com negativos.
A ligação do phono para estar correcta tem de respeitar o Left com L e Right com R e visto ser uma célula MM parece estar bem ligado.
Para a calibração do braço vê neste link com as carateristicas da célula

https://www.vinylengine.com/library/ortofon/vms-20.shtml

Esses ruídos é próprio do tempo em que esteve em repouso...
Ao o ligar e com o tempo tendem a desaparecer...
Usaria só como fonte o rádio neste período inicial de uma nova rodagem e mais para a frente então trataria do gira discos.
A função do equalizador se tem como desactiva-la  era o que faria senão colocava para este inicio tudo no zero.

Boas audições
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4976
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Sistema de som antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de som antigo   Sistema de som antigo EmptyDom Mar 19 2017, 21:39

antes de mais... não era de todo mau passar
nas apresenta¢ões, para assim poder receber
as boas vindas.
study
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5135
Data de inscrição : 11/11/2010

Sistema de som antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de som antigo   Sistema de som antigo EmptyDom Mar 19 2017, 23:06

Verifica as ligações da shell, vê se os fios estão bem ligados à célula e se os cabos rca estão em condições.

Sistema de som antigo 491368
Ir para o topo Ir para baixo
serrasqueiro89




Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/03/2017

Sistema de som antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de som antigo   Sistema de som antigo EmptySeg Mar 20 2017, 22:51

Boa noite. Desde já obrigado a todos pelas respostas.

O amplificador tem entradas para system 1 e system 2. E o gira discos estava corretamente ligado a phono MM, com L e R corretamente ligados. Experimentei as colunas trocadas e em ambos os sistemas.

Pelo que percebi o problema estará precisamente no tempo que o amplificador esteve parado.

O som é mesmo muito baixo, e os ruídos são muitos, e bastante altos (mesmo com a terra do gira discos ligado à terra do amplificador).

Sugerir-me-iam uma limpeza ao amplificador, algum produto em especial? Alguma outra dica ou verificação que possa fazer?

(peço desculpa, não sei ao certo o que é a shell Embarassed )
Ir para o topo Ir para baixo
JMLM
Membro AAP



Mensagens : 94
Data de inscrição : 22/10/2012
Idade : 64
Localização : Viana do Castelo

Sistema de som antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de som antigo   Sistema de som antigo EmptySeg Mar 20 2017, 23:09

Boas

A shell é a terminação do braço do gira discos onde se fixa a célula mais conhecida com cabeça do gira discos.

Há um produto em spray que os electrónicos usam, não sei a designação correcta mas de certeza que há aqui no forum quem saiba melhor disso do que eu e te poderá ajudar.

Saudações
Ir para o topo Ir para baixo
joevalve
Membro AAP
joevalve


Mensagens : 226
Data de inscrição : 02/08/2010
Localização : marquês - porto

Sistema de som antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de som antigo   Sistema de som antigo EmptyTer Mar 21 2017, 12:07

Meu caro Serrasqueiro89

Talvez fosse boa ideia dizeres a localidade onde moras, quem sabe haveria por aqui algum forista teu vizinho que se prontificasse a tentar perceber "in loco" o teu problema.

Um amplificador parado há 30 anos deverá em principio precisar de uma revisão.
Ir para o topo Ir para baixo
JMLM
Membro AAP



Mensagens : 94
Data de inscrição : 22/10/2012
Idade : 64
Localização : Viana do Castelo

Sistema de som antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de som antigo   Sistema de som antigo EmptyTer Mar 21 2017, 15:12

Boas

Já agora, quais são as colunas...

Saudações
Ir para o topo Ir para baixo
serrasqueiro89




Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/03/2017

Sistema de som antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de som antigo   Sistema de som antigo EmptyTer Mar 21 2017, 19:21

joevalve escreveu:
Meu caro Serrasqueiro89

Talvez fosse boa ideia dizeres a localidade onde moras, quem sabe haveria por aqui algum forista teu vizinho que se prontificasse a tentar perceber "in loco" o teu problema.

Um amplificador parado há 30 anos deverá em principio precisar de uma revisão.

Sou de Castelo Branco. Estaria até disposto a ir a alguma casa especializada, mas como referi sou um completo novato, e não sei mesmo a que espaço me dirigir para alguém poder dar uma vista de olhos ao amplificador (aqui ou em Lisboa).

JMLM escreveu:
Boas

Já agora, quais são as colunas...

Saudações

São umas KEF Carina II

Em relação às ligações na shell está tudo ok.
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Sistema de som antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de som antigo   Sistema de som antigo EmptyTer Mar 21 2017, 19:47

serrasqueiro89 escreveu:
... Sou de Castelo Branco. Estaria até disposto a ir a alguma casa especializada, mas como referi sou um completo novato, e não sei mesmo a que espaço me dirigir para alguém poder dar uma vista de olhos ao amplificador (aqui ou em Lisboa).

No eBay existe este user daí de Castelo Branco. Pela quantidade de coisas à venda pode bem ser aquilo que procuras.

http://stores.ebay.com/recycling-electronics?_trksid=p2047675.l2563

_________________
Sistema de som antigo Signat10
Sistema de som antigo Vu-1_z10 Sistema de som antigo Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Sistema de som antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de som antigo   Sistema de som antigo EmptyTer Mar 21 2017, 20:01

Não será as saidas para as colunas estragadas?
Ir para o topo Ir para baixo
JMLM
Membro AAP



Mensagens : 94
Data de inscrição : 22/10/2012
Idade : 64
Localização : Viana do Castelo

Sistema de som antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de som antigo   Sistema de som antigo EmptyQua Mar 22 2017, 15:47

Boas

Li algures por aqui no forum, o que tenho tentado encontrar novamente mas sem êxito, que existia uma espécie de protocolo com uma casa em Lisboa de aparelhos vintage com algumas benesses na aquisição e reparação para associados do AAP.

Alguém poderá dar uma ajuda?


Saudações
Ir para o topo Ir para baixo
serrasqueiro89




Mensagens : 4
Data de inscrição : 19/03/2017

Sistema de som antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de som antigo   Sistema de som antigo EmptyQua Mar 22 2017, 19:22

Ruben Pinto escreveu:
Não será as saidas para as colunas estragadas?

Parece-me que será mesmo do tempo sem uso. A outra coluna passou a dar som (da mesma forma, com volume baixo) depois de ligar e desligar alguns botões por diversas vezes.
Ir para o topo Ir para baixo
ruibranco47
Membro AAP



Mensagens : 93
Data de inscrição : 05/03/2017

Sistema de som antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de som antigo   Sistema de som antigo EmptyQua Mar 22 2017, 19:39

serrasqueiro89 escreveu:
Ruben Pinto escreveu:
Não será as saidas para as colunas estragadas?

Parece-me que será mesmo do tempo sem uso. A outra coluna passou a dar som (da mesma forma, com volume baixo) depois de ligar e desligar alguns botões por diversas vezes.

uma revisão na oficina não lhe fazia nada mal...
Ir para o topo Ir para baixo
Ferpina
Membro AAP
Ferpina


Mensagens : 10767
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 68
Localização : Assado - Perú

Sistema de som antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de som antigo   Sistema de som antigo EmptyQua Mar 22 2017, 19:45

JMLM escreveu:
Boas

Li algures por aqui no forum, o que tenho tentado encontrar novamente mas sem êxito, que existia uma espécie de protocolo com uma casa em Lisboa de aparelhos vintage com algumas benesses na aquisição e reparação para associados do AAP.

Alguém poderá dar uma ajuda?


Saudações

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t7310-desconto-vintage-corner-para-o-aap

Desconheço se ainda se mantém, já que o user foi banido do fórum e eu pessoalmente não falo com o mesmo há mais de um ano. As instalações que eram aqui em Algés, também se encontram fechadas. Penso que se terá mudado para a zona Oeste. Mas tens o contacto dele no link, é tentares...

_________________
Sistema de som antigo Signat10
Sistema de som antigo Vu-1_z10 Sistema de som antigo Vu-1_z10
Ir para o topo Ir para baixo
JMLM
Membro AAP



Mensagens : 94
Data de inscrição : 22/10/2012
Idade : 64
Localização : Viana do Castelo

Sistema de som antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de som antigo   Sistema de som antigo EmptyQua Mar 22 2017, 23:11

Boas

Desde já agradeço a informação que também pode vir a ser útil a este forista.

Irei averiguar....

Saudações
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Sistema de som antigo Empty
MensagemAssunto: Re: Sistema de som antigo   Sistema de som antigo Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Sistema de som antigo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» DAC antigo
» Ajuda: Comprar novo gira-discos?
» Ajuda gira discos antigo
» Ajuda com sistema antigo
» Procuro potenciômetro antigo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: