Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Plataformas para colunas

Ir para baixo 
+5
António José da Silva
Manel
luis lopes
Mário Franco
Ruben Pinto
9 participantes
AutorMensagem
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas EmptySex 16 Jan - 16:47

Andava a ver suportes para colunas ja com alguma dimensão e veio-me à ideia de construir umas plataformas com rodas para as minhas Teac Ls 80 que já são pesadotas e que vai facilitar quando tiver demove-las para  limpar ou mudar de cabos.
Tenho sempre restos de madeiras, fruto do muito mobiliário que as pessoas deitam fora e servem-me  para se fazer umas brincadeiras.
Tinha 4 Portas de um armário que penso que seja dos anos 70 pelo tipo de madeira utilizado que achei e recolhias com o propósito de fazer algo para a secção audio.
Depois de idealizar, em pouco tempo estavam prontas.
Foi só cortar pela medida pretendida, uma pequena lixagem  para retirar o verniz dar 2 demãos e tapaporos diluído com diluente para secarem mais rápido,  comprar as rodas no chinês,  40 cêntimos cada. 3.2euros no total aparafusar e já esta.
1 hora e estavam prontas.

Plataformas para colunas 21o8zrr

Plataformas para colunas 29ygx3d

E aí estão elas no lugar

Plataformas para colunas B5qwqg
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas EmptySex 16 Jan - 16:55

Ruben Pinto escreveu:
Andava a ver suportes para colunas ja com alguma dimensão e veio-me à ideia de construir umas plataformas com rodas para as minhas Teac Ls 80 que já são pesadotas e que vai facilitar quando tiver demove-las para  limpar ou mudar de cabos.
Tenho sempre restos de madeiras, fruto do muito mobiliário que as pessoas deitam fora e servem-me  para se fazer umas brincadeiras.
Tinha 4 Portas de um armário que penso que seja dos anos 70 pelo tipo de madeira utilizado que achei e recolhias com o propósito de fazer algo para a secção audio.
Depois de idealizar, em pouco tempo estavam prontas.
Foi só cortar pela medida pretendida, uma pequena lixagem  para retirar o verniz dar 2 demãos e tapaporos diluído com diluente para secarem mais rápido,  comprar as rodas no chinês,  40 cêntimos cada. 3.2euros no total aparafusar e já esta.
1 hora e estavam prontas.

Plataformas para colunas 21o8zrr

Plataformas para colunas 29ygx3d

E aí estão elas no lugar

Plataformas para colunas B5qwqg

Impecável Plataformas para colunas 22692 também tenho colunas em cima de suportes com rodas e dá muito jeito.

O pinscher também dá opinião? lol!

Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas EmptySex 16 Jan - 17:03

È uma Pincher, já lhe pôs a pata em Cima. Se calhar faco-lhe um skate para andar nas horas.
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2484
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas EmptySex 16 Jan - 17:13

Ruben Pinto escreveu:
È uma Pincher, já lhe pôs a pata em Cima. Se calhar faco-lhe um skate para andar nas horas.

Também tenho um.

Alcunha: petisco (pesa 3,5 K mas atira-se a todos os cães que lhe aparecem, não faz um mês que fui com ele para o veterinário com dois furos de dentes nas costas) Plataformas para colunas 707387
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas EmptySáb 17 Jan - 15:57

Plataformas para colunas 22692
bela reciclagem!
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas EmptySáb 17 Jan - 18:01

Pois é, rodinhas dá muito jeito mas é o pior que se pode meter em suportes. É que é suposto as colunas ficarem o mais isoladas possível e os suportes não mexerem. Por isso se enchem com chumbo, areia, etc. para fazer peso e ao mesmo tempo reduzir as vibrações.
Umas colunas com uns bons woofers e com rodinhas em baixo, se lhes dermos gaz andamos a correr atrás delas pela sala. lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas EmptySáb 17 Jan - 18:15

Manel escreveu:
Pois é, rodinhas dá muito jeito mas é o pior que se pode meter em suportes. É que é suposto as colunas ficarem o mais isoladas possível e os suportes não mexerem. Por isso se enchem com chumbo, areia, etc. para fazer peso e ao mesmo tempo reduzir as vibrações.
Umas colunas com uns bons woofers e com rodinhas em baixo, se lhes dermos gaz andamos a correr atrás delas pela sala. lol!

Caro Colega Manel.
Tem toda a razão, infelizmente tenho Problemas bem piores que as rodinhas nas colunas. Se tivesse forma de posicionar melhor as colunas e o resto do sistema isso é que era.
Obrigado pelo conselho. Plataformas para colunas 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas EmptySáb 17 Jan - 18:24

Pois...o ideal era termos tudo otimizado, mas isso nem sempre é possível. Confesso que já liguei mais a esses pequenos pormenores do que atualmente. O meu comentário era mais para fazer conversa do que outra coisa. Smile
Com rodinhas ou sem rodinhas o mais importante é que isso toque e se vá ouvindo música.  Orquestra
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas EmptySáb 17 Jan - 22:37

Existe uma solução que me parece (na maioria dos casos) bem melhor do que as rodas, que são as rodelas de teflon rígido, porque apesar de serem um acoplamento firme, deslizam com facilidade.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Plataformas para colunas 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas EmptySáb 17 Jan - 22:44

O motor linear que me iria facilitar em muito o projeto, e que o tornaria praticamente perfeito, é este.

http://www.ebay.co.uk/itm/351078210444?_trksid=p2060778.m1438.l2648&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT

Só estou à espera da resposta do vendedor para saber qual a velocidade do mesmo (mm/s) para avançar. Claro que mesmo que seja rápido demais, existem soluções, mas se tiver a velocidade que espero, ainda melhor.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Plataformas para colunas 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Wolfgangvondi
Membro AAP
Wolfgangvondi


Mensagens : 137
Data de inscrição : 17/10/2014
Idade : 43
Localização : Carcavelos

Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas EmptySáb 17 Jan - 23:18

Engraçado ter encontrado este tópico. Também já tive as minhas technics SB m500 M2 sob rodas : )

Também com algo feito com restos de madeira e uma rodinhas com borracha dura. Nunca dei conta de elas se moverem. E as colunas tem um Woffer para a frente e um woffer virado para trás. Acho que já foram projectadas para estarem sob rodas com estas disposição de woffers que neutralizam-se mutuamente : P

Ou isso... ou era porque nunca ponho o som muito alto : )
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.microarte.pt
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas EmptyDom 18 Jan - 0:26

Agora estou a ver os "xutos" na SIC e não me quero distrair, mas...fisica é física.
Se tentarem empurrar um carro e os pés não estiverem bem firmes o carro não sai do mesmo sitio e os pés "patinam".
Se o woofer tentar empurrar o ar e o resto não estiver bem apoiado...
É um exemplo um bocado à pressa mas agora quero ouvir os xutos. Plataformas para colunas 3832313845
Ir para o topo Ir para baixo
zaratustra
Membro AAP
zaratustra


Mensagens : 4762
Data de inscrição : 09/07/2010
Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha

Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas EmptyDom 18 Jan - 0:47

Manel escreveu:
Agora estou a ver os "xutos" na SIC e não me quero distrair, mas...fisica é física.
Se tentarem empurrar um carro e os pés não estiverem bem firmes o carro não sai do mesmo sitio e os pés "patinam".
Se o woofer tentar empurrar o ar e o resto não estiver bem apoiado...
É um exemplo um bocado à pressa mas agora quero ouvir os xutos. Plataformas para colunas 3832313845  


Por alguma razão este tipo de rodinha pode ter travão...

http://www.kaiserkraft.pt/rodas-e-rolos/rodas-pneumaticas/pneu-de-borracha-termoplastica-em-conjunto-promocional/p/M50190/

Ir para o topo Ir para baixo
http://zaratustrices.blogspot.com/
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas EmptyDom 18 Jan - 9:29

Descendo um Pouco à terra.
Para deslocar um peso é preciso gerar energia, neste caso uma quantidade suficiente de ar para se conseguir movimentar a coluna.
Penso que nas colunas convencionais não estão criadas condições para que isso aconteça.
Se tomarmos por exemplo umas colunas com woofer de 15 polegadas que teoricamente terão capacidade para movimentar uma grande capacidede de ar, estas colunas são sempre muito pesadas e para produzirem essa quantidade de ar é preciso puxar por elas coisa que geralmente não acontece em situaçoes normais. Desta forma penso que não temos que nos preocupar. Plataformas para colunas 447836
Ir para o topo Ir para baixo
Wolfgangvondi
Membro AAP
Wolfgangvondi


Mensagens : 137
Data de inscrição : 17/10/2014
Idade : 43
Localização : Carcavelos

Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas EmptyTer 27 Jan - 16:04

Ruben Pinto escreveu:
Descendo um Pouco à terra.
Para deslocar um peso é preciso gerar energia, neste caso uma quantidade suficiente de ar para se conseguir movimentar a coluna.
Penso que nas colunas convencionais não estão criadas condições para que isso aconteça.
Se tomarmos por exemplo umas colunas com woofer de 15 polegadas que teoricamente terão capacidade para movimentar uma grande capacidede de ar, estas colunas são sempre muito pesadas e para produzirem essa quantidade de ar é preciso puxar por elas coisa que geralmente não acontece em situaçoes normais. Desta forma penso que não temos que nos preocupar.  Plataformas para colunas 447836

Não sendo Eng. parece-me que tem toda lógica o que é dito pelo Ruben pinto.
Depois também à rodinhas com travão como já foi dito. E não esquecer que nem todas as rodinhas tem a mesma "resistência"... No caso das minhas os rolamentos não eram muito "leves" para deslizar.
Mas acho que não há nada como experimentar, visto que é um projecto que não altera as colunas em nada. Quem sabe, descobre-se assim um novo desporto.. corrida de colunas movidas pelos woofers hehe..  Razz
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.microarte.pt
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas EmptyQua 28 Jan - 8:01

Wolfgangvondi escreveu:
Ruben Pinto escreveu:
Descendo um Pouco à terra.
Para deslocar um peso é preciso gerar energia, neste caso uma quantidade suficiente de ar para se conseguir movimentar a coluna.
Penso que nas colunas convencionais não estão criadas condições para que isso aconteça.
Se tomarmos por exemplo umas colunas com woofer de 15 polegadas que teoricamente terão capacidade para movimentar uma grande capacidede de ar, estas colunas são sempre muito pesadas e para produzirem essa quantidade de ar é preciso puxar por elas coisa que geralmente não acontece em situaçoes normais. Desta forma penso que não temos que nos preocupar.  Plataformas para colunas 447836

Não sendo Eng. parece-me que tem toda lógica o que é dito pelo Ruben pinto.
Depois também à rodinhas com travão como já foi dito. E não esquecer que nem todas as rodinhas tem a mesma "resistência"... No caso das minhas os rolamentos não eram muito "leves" para deslizar.
Mas acho que não há nada como experimentar, visto que é um projecto que não altera as colunas em nada. Quem sabe, descobre-se assim um novo desporto.. corrida de colunas movidas pelos woofers hehe..  Razz

Plataformas para colunas 265963

Sobre as SB m500 M2 qual a sua opinião sobre elas?
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas EmptyQua 28 Jan - 17:40

Ruben Pinto escreveu:
Descendo um Pouco à terra.
Para deslocar um peso é preciso gerar energia, neste caso uma quantidade suficiente de ar para se conseguir movimentar a coluna.
Penso que nas colunas convencionais não estão criadas condições para que isso aconteça.
Se tomarmos por exemplo umas colunas com woofer de 15 polegadas que teoricamente terão capacidade para movimentar uma grande capacidede de ar, estas colunas são sempre muito pesadas e para produzirem essa quantidade de ar é preciso puxar por elas coisa que geralmente não acontece em situaçoes normais. Desta forma penso que não temos que nos preocupar.  Plataformas para colunas 447836

É verdade que normalmente as colunas com woofers grandes são bastante pesadas, pelo menos aquelas com alguma qualidade. Mas...e este é que é o ponto importante, normalmente não têm rodinhas por baixo. Porque será? Porque é que os fabricantes fazem colunas pesadíssimas, algumas com mais de 100 Kg, difíceis de posicionar e não facilitam a vida às pessoas colocando-lhes umas rodinhas por baixo? Alguns são mesmo uns verdadeiros malandros pois ainda por cima metem umas coisas bicudas por baixo das colunas que ainda dificulta mais o seu movimento. Além de furar/riscar o chão todo.  Plataformas para colunas 317942

O desenvolvimento e construção de colunas é algo bastante complexo, mas não é preciso ser engº nem tirar um curso de astrofísica para se perceber alguns conceitos básicos.

Ora, basicamente, o que que se pretende das colunas, é que estas produzam apenas o som próprio dos altifalantes com o mínimo de distorções possível. Logo o ar movimentado deve ser apenas devido ao percurso dos drivers em função do sinal recebido.
De forma a maximizar a resposta do driver, fazendo com que seja apenas este a mover-se e nada mais, o ideal era que a caixa da coluna fosse infinitamente inerte e não vibrasse, que estivesse o mais firme possível. Como fixar a coluna a uma estrutura fixa de grande rigidez normalmente não é possível, que fazer então? A solução mais consensual parece ser o aumento da sua massa e a aplicação de apoios o menos indeformáveis possível.
A energia provocada pelos woofers é maior do que a provocada pelos tweeters, portanto é na gama de frequências baixas que se notam as maiores diferenças e um bom/mau acoplamento da coluna ao chão.

Depois temos outra questão (entre muitas outras): a frequência de ressonância da coluna. Aqui...blá, blá, blá...

Portanto, e como já devem estar a ficar com sono, só gostava que ficassem com a noção de que alterando as características originais das colunas, mesmo que simplesmente os seus apoios, estão a alterar de alguma maneira a resposta de funcionamento destas.

Pela minha parte, se querem meter rodinhas metam, se querem fazer corridas façam. Têm o meu apoio embora não precisem dele para nada.
No final do dia, o que interessa é que se tenham divertido e tenham tirado algum prazer deste hobby.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas EmptyQui 29 Jan - 0:10

Manel escreveu:
Ruben Pinto escreveu:
Descendo um Pouco à terra.
Para deslocar um peso é preciso gerar energia, neste caso uma quantidade suficiente de ar para se conseguir movimentar a coluna.
Penso que nas colunas convencionais não estão criadas condições para que isso aconteça.
Se tomarmos por exemplo umas colunas com woofer de 15 polegadas que teoricamente terão capacidade para movimentar uma grande capacidede de ar, estas colunas são sempre muito pesadas e para produzirem essa quantidade de ar é preciso puxar por elas coisa que geralmente não acontece em situaçoes normais. Desta forma penso que não temos que nos preocupar.  Plataformas para colunas 447836

É verdade que normalmente as colunas com woofers grandes são bastante pesadas, pelo menos aquelas com alguma qualidade. Mas...e este é que é o ponto importante, normalmente não têm rodinhas por baixo. Porque será? Porque é que os fabricantes fazem colunas pesadíssimas, algumas com mais de 100 Kg, difíceis de posicionar e não facilitam a vida às pessoas colocando-lhes umas rodinhas por baixo? Alguns são mesmo uns verdadeiros malandros pois ainda por cima metem umas coisas bicudas por baixo das colunas que ainda dificulta mais o seu movimento. Além de furar/riscar o chão todo.  Plataformas para colunas 317942

O desenvolvimento e construção de colunas é algo bastante complexo, mas não é preciso ser engº nem tirar um curso de astrofísica para se perceber alguns conceitos básicos.

Ora, basicamente, o que que se pretende das colunas, é que estas produzam apenas o som próprio dos altifalantes com o mínimo de distorções possível. Logo o ar movimentado deve ser apenas devido ao percurso dos drivers em função do sinal recebido.
De forma a maximizar a resposta do driver, fazendo com que seja apenas este a mover-se e nada mais, o ideal era que a caixa da coluna fosse infinitamente inerte e não vibrasse, que estivesse o mais firme possível. Como fixar a coluna a uma estrutura fixa de grande rigidez normalmente não é possível, que fazer então? A solução mais consensual parece ser o aumento da sua massa e a aplicação de apoios o menos indeformáveis possível.
A energia provocada pelos woofers é maior do que a provocada pelos tweeters, portanto é na gama de frequências baixas que se notam as maiores diferenças e um bom/mau acoplamento da coluna ao chão.

Depois temos outra questão (entre muitas outras): a frequência de ressonância da coluna. Aqui...blá, blá, blá...

Portanto, e como já devem estar a ficar com sono, só gostava que ficassem com a noção de que alterando as características originais das colunas, mesmo que simplesmente os seus apoios, estão a alterar de alguma maneira a resposta de funcionamento destas.

Pela minha parte, se querem meter rodinhas metam, se querem fazer corridas façam. Têm o meu apoio embora não precisem dele para nada.
No final do dia, o que interessa é que se tenham divertido e tenham tirado algum prazer deste hobby.

Gostei de 2 Partes do seu discurso.
A primeira é a parte Seria da Questão e é uma grande valia quando um forum tem membros que sabem do Assunto e partilham com os restantes.
Tenho a plena noção do que afirma mas como sou duro de ouvido, não me preocupo muito com algumas questões porque não as diferencio.
Com o tempo lá chegarei.
A 2ª parte, a ultima frase é com a qual mais me identifico.
Não sou exigente nem dos que vai aos pormenores . Sou do tipo de que gosto por que gosto e o resto não interessa.
Num mundo plural ha espaço para todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas EmptyQui 29 Jan - 1:41

Ruben, se gostou de alguma coisa no "meu discurso" já me dou por satisfeito. Na verdade cada vez gosto menos de me meter em discussões deste género, e quando são do tipo "qual a influencia dos cabos", " analógico vs digital", etc. até fujo a sete pés.
Mas prontos...por vezes não resisto.

Numa coisa concordo consigo. Se gosta do que tem, para quê andar a complicar as coisas? Mais vale aproveitar e desfrutar.

Portanto, embora os meus comentários pareçam estar desenquadrados do seu post inicial, a minha ideia era apenas sensibilizá-lo para estas questões e que se porventura começasse a gostar menos das colunas, antes de pensar em metê-las à venda no OLX (como alguns fazem), ter a noção de que o problema poderia não estar nas colunas propriamente ditas.

E como a conversa é como as cerejas... Smile
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas EmptyQui 29 Jan - 8:03

Manel escreveu:
...e quando são do tipo "qual a influencia dos cabos", " analógico vs digital", etc. até fujo a sete pés.



Não sabes o que perdes, são conversas bem animadas. lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Plataformas para colunas 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Manel
Membro AAP
Manel


Mensagens : 1410
Data de inscrição : 12/06/2012

Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas EmptyQui 29 Jan - 9:26

António José da Silva escreveu:
Manel escreveu:
...e quando são do tipo "qual a influencia dos cabos", " analógico vs digital", etc. até fujo a sete pés.



Não sabes o que perdes,  são conversas bem animadas. lol!  

Sei, sei. São conversas "labirínticas". Quem se mete nelas nunca mais sai de lá. lol!
Ir para o topo Ir para baixo
ALVES134
Membro AAP



Mensagens : 338
Data de inscrição : 18/05/2012
Localização : Braga

Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas EmptySex 30 Jan - 11:07

Muito boa iniciativa. Parabéns pelo resultado final. Plataformas para colunas 22692

Por acaso tenho andado a pensar em fazer o mesmo, pois os encontros imediatos com o aspirador e os carrinhos de bebe da minha filha em breve vão começar a fazer moça nas bases.

Vou ter que dar um salto ao AKI.

Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas EmptySex 30 Jan - 16:43

ALVES134 escreveu:
Muito boa iniciativa. Parabéns pelo resultado final.  Plataformas para colunas 22692

Por acaso tenho andado a pensar em fazer o mesmo, pois os encontros imediatos com o aspirador e os carrinhos de bebe da minha filha em breve vão começar a fazer moça nas bases.

Vou ter que dar um  salto ao AKI.


Mais uma vantagem de que não me tinha lembrado.
Fazer umas bases maiores e ajuda a salvaguardar Plataformas para colunas 754215 o equipamento
Ir para o topo Ir para baixo
Wolfgangvondi
Membro AAP
Wolfgangvondi


Mensagens : 137
Data de inscrição : 17/10/2014
Idade : 43
Localização : Carcavelos

Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas EmptySex 30 Jan - 20:09

Ruben Pinto escreveu:
Wolfgangvondi escreveu:
Ruben Pinto escreveu:
Descendo um Pouco à terra.
Para deslocar um peso é preciso gerar energia, neste caso uma quantidade suficiente de ar para se conseguir movimentar a coluna.
Penso que nas colunas convencionais não estão criadas condições para que isso aconteça.
Se tomarmos por exemplo umas colunas com woofer de 15 polegadas que teoricamente terão capacidade para movimentar uma grande capacidede de ar, estas colunas são sempre muito pesadas e para produzirem essa quantidade de ar é preciso puxar por elas coisa que geralmente não acontece em situaçoes normais. Desta forma penso que não temos que nos preocupar.  Plataformas para colunas 447836

Não sendo Eng. parece-me que tem toda lógica o que é dito pelo Ruben pinto.
Depois também à rodinhas com travão como já foi dito. E não esquecer que nem todas as rodinhas tem a mesma "resistência"... No caso das minhas os rolamentos não eram muito "leves" para deslizar.
Mas acho que não há nada como experimentar, visto que é um projecto que não altera as colunas em nada. Quem sabe, descobre-se assim um novo desporto.. corrida de colunas movidas pelos woofers hehe..  Razz

Plataformas para colunas 265963

Sobre as SB m500 M2 qual a sua opinião sobre elas?

A minha opinião sobre as minhas m500 m2 é simples. Acho que não ganhavam nenhuma corrida. Visto terem wofers para a frente e para trás, deixavam-se estar no mesmo sitio : )

Para dar uma opinião sobre o som é me difícil. Pois apesar de ter estas colunas à cerca de 15 anos tenho pouca bagagem / experiências para as comparar e ainda menos conhecimento para o fazer. Agora tenho também umas Monitor Audio Silver e antes de mover as technics (SB M500 m2) para um segundo sistema "vintage", fiz varias vezes comparações com o switch A - B no mesmo sistema principal (Yamaha).

As MA parecem-me ter uns agudos mais "vivos" e os graves parecem-me diferentes embora não saiba especificar de que forma. E diria que as MA tem mais clareza nos médios. Mas pode ser o meu cérebro a tentar justificar a aquisição das MA. : )
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.microarte.pt
johnnys14
Membro AAP
johnnys14


Mensagens : 559
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 52
Localização : Amadora

Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas EmptyQua 25 Fev - 17:14

Eu resolvi fazer um género de uns suportes é barato, e funciona, já esteticamente... deixa algo a desejar

no meu caso até aproveitei do embalamento do cd player e tem a vantagem do reduzir significativamente as vibrações ao chão e consequentemente incomodar menos os vizinhos, simplesmente cortei umas placas de esferovite e até agora resultou muito bem... Ficou estável, a esferovite é um otimo isolante de vibrações sobretudo provocado pelos woofers além disso ouve melhorias, o som agora ficou muito melhor pois os graves são mais evidentes tornando a música mais quente e envolvente, porque as colunas ficaram mais altas dispersando o som.

Antes de fazer isto quis mandar fazer algo parecido em madeira mas não há muitos locais onde a serra corte mais de 5cm de largura, eu queria umas que tivessem 15cms de altura e 9 da largura para poder albergar com estabilidade as minhas Pioneer, mas após essa dificuldade e como os tempos estão financeiramente complicados optei por esta solução simples e barata.

Plataformas para colunas 11mgu84
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Plataformas para colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Plataformas para colunas   Plataformas para colunas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Plataformas para colunas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Plataformas Isoladoras para GD - Que material?
» Tecido para Colunas
» Suporte para Colunas
» Suportes para colunas
» Cabos para Colunas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: