Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalCalendárioPublicaçõesFAQGruposRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe | 

Plataformas Isoladoras para GD - Que material?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Cordovox
Membro AAP

MensagemAssunto: Plataformas Isoladoras para GD - Que material?   Seg Mar 16 2015, 19:49

Boas....

Já aqui há uns anos "postei" aqui esta questão, mas não consegui chegar a conclusão nenhuma...

Qual, na opinião dos caros colegas foristas, o melhor material para utilizar como base de isolamento de GD?

MDF, Acrilico, ardósia ou outra?

Pelo que li, o mármore/granito não será aconselhável pelo facto de provocar muito "ringing", pelo que à partida não será a melhor solução.

Há, quem defenda que uma placa de acrílico 3 cms de espessura poderá ser o ideal.

Opiniões, dicas, por favor...

Obrigado

Abraços
Milton
Membro AAP

Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

MensagemAssunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material?   Seg Mar 16 2015, 20:18

O Rui Borges fez para o meu TD125 uma plataforma de MDF(?) com um vidro por cima...

MensagemAssunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material?   Seg Mar 16 2015, 20:24

A ardósia tem ganho muitos adeptos nos últimos anos.

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
fredy
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material?   Seg Mar 16 2015, 20:36

Olá

Para o meu Panasonic SL-H 401 o Rui Borges fez uma plataforma em MDF com uns spikes e depois um vidro por cima de 6mm acho eu...
com resultados muito bons...

Aproveitando a ideia... para o Pioneer PL L1000 mandei fazer um vidro de 8mm e coloquei-o em cima de uns pés da Eagle no móvel da Sound Organisation que cá tinha com resultados muito bons também.

No Technics SL6 tenho apenas uns pés também da Eagle apenas, e também com resultados bons...

Diversas soluções com as quais estou satisfeito.

Fredie
Ferpina
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material?   Seg Mar 16 2015, 21:18

Poderei estar a escrever uma "barbaridade", mas parece-me que o material a usar deverá ter em conta o tipo de suspensão do GD. Não me parece que o mesmo material se comporte da mesma maneira num Thorens TD160 ou num Technics SL1200 por ex.. Penso eu de que...

Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material?   Seg Mar 16 2015, 21:23

Ferpina escreveu:
Poderei estar a escrever uma "barbaridade", mas parece-me que o material a usar deverá ter em conta o tipo de suspensão do GD. Não me parece que o mesmo material se comporte da mesma maneira num Thorens TD160 ou num Technics SL1200 por ex.. Penso eu de que...

É quase certo que isso não é barbaridade nenhuma. Eu até estou em crer que um suspendido bem estudado não deveria de necessitar de mais nenhuma "artimanha".

Joseph Le Conte
Cordovox
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material?   Seg Mar 16 2015, 21:47

[quote="Ferpina"]Poderei estar a escrever uma "barbaridade", mas parece-me que o material a usar deverá ter em conta o tipo de suspensão  edo GD. Não me parece que o mesmo material se comporte da mesma maneira num Thorens TD160 ou num Technics SL1200 por ex.. Penso eu de que...[/quot e]

No meu caso, o GD não tem suspensão.

Utilizo como bas)e, 3 vidros de (talvez 1 cm de espessura cada) entre os dois do topo, tenho umas placas de sorbotano e entre o debaixo uns mini spikes, e por último, a assentar no móvel, uns spikes da Soundcare.

Embora a coisa funcione bem, a ideia era fazer uma base onde pudesse fazer um corte para colocar o motor de forma a queo mesmo não ficasse assente exactamente na mesma base, mas sim, separado por 2/3 mm.

Fazendo uma base de "raiz", poderia mandar cortar dessa forma.
Daí,  a ideia do acrilico ou ardosia...

Basicamente, a nova base seria com esse intuito, a de separar o motor...
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material?   Seg Mar 16 2015, 22:56

Cordovox escreveu:

Acho que faz sentido.

O Rui faz mesas dessas e dedicadas ao gira em causa, é uma questão de falares com ele....se conseguires. Tem andado muito ocupado.

Joseph Le Conte
ducar
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material?   Seg Mar 16 2015, 23:15

António José da Silva escreveu:
Cordovox escreveu:

Acho que faz sentido.

O Rui faz mesas dessas e dedicadas ao gira em causa, é uma questão de falares com ele....se conseguires. Tem andado muito ocupado.

4 tijolos de 15 não resolvem o teu problema ?
Cordovox
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material?   Ter Mar 17 2015, 02:33

ducar escreveu:

4 tijolos de 15 não resolvem o teu problema ?

Se calhar resolvem, mas não só fica feio como tinha que arranjar umas tampas para tapar os buracos.
António José da Silva
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material?   Ter Mar 17 2015, 02:38

Cordovox escreveu:
....mas ...fica feio...

Feio ou rústico? dvil

Joseph Le Conte
Cordovox
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material?   Ter Mar 17 2015, 15:14

António José da Silva escreveu:
Cordovox escreveu:
....mas ...fica feio...

Feio ou rústico? dvil

Depende do espaço...

Se for numa casa de campo é mais rústico...
ViciAudio
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material?   Qui Mar 19 2015, 04:02

Não gosto do vidro embora perceba que poderá fazer algum sentido como ponto de contacto imediato com o gira... mas mesmoa ssim, prefiro não usar.

Gosto do MDF (daquele mais denso). Smile

Fiz assim:

"a plataforma é constituída por, de baixo para cima, 3 spikes Soundcare, uma placa MDF, 8 pés de Sorbothane com durometer 30 colocados de acordo com a distribuição de peso do P9, e uma segunda placa de MDF"

Funciona bem, foi barata e é bastante simples Wink
Cordovox
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material?   Dom Mar 22 2015, 22:12

Obrigado!

Abraço
ducar
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material?   Seg Mar 23 2015, 19:56

Para mim MDF será a melhor opção e não apenas por razões de custo, mas quem quiser deitar dinheiro pela janela fora pode usar madeira verdadeira ou um calhau qualquer, assim pelo menos valoriza o gira discos, quando o vender pode pôr o anúncio desta Forma: "Vende-se base de boa qualidade com gira discos".
johnnys14
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material?   Seg Mar 23 2015, 20:45

mas quem quiser deitar dinheiro pela janela fora pode usar madeira verdadeira ou um calhau qualquer, assim pelo menos valoriza o gira discos, quando o vender pode pôr o anúncio desta Forma: "Vende-se base de boa qualidade com gira discos".

smedley
johnnys14
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material?   Seg Mar 23 2015, 20:49

Bem sempre fica com boa aparência uma madeirita exótica toda polida ou envernizada ou uma pedra tipo granito ou mármore fica mesmo bem... o olho também come.

não é por acaso que muitas marcas usam pés á base de produto de cerâmica para isolar vibrações e resulta.
ducar
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Plataformas Isoladoras para GD - Que material?   Seg Mar 23 2015, 20:55

johnnys14 escreveu:
Bem sempre fica com boa aparência uma madeirita exótica toda polida ou envernizada ou uma pedra tipo granito ou mármore fica mesmo bem... o olho também come.

não é por acaso que muitas marcas usam pés á base de produto de cerâmica para isolar vibrações e resulta.

De cerâmica e borracha

Plataformas Isoladoras para GD - Que material?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Plataformas Isoladoras para GD - Que material?
» Lojas de material para DIY
» Material para escudo - Agora com Foto !
» Questão: tipo de material para isolar vibrações
» Aulas de música para crianças

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: