Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados

Ir para baixo 
+3
ricardo onga-ku
António José da Silva
ducar
7 participantes
AutorMensagem
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/11/2010

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyQua Jul 16 2014, 19:48

Será que os nossos equipamento estão subvalorizados?
Lembrei-me deste tema por folhear uma revista da Hi Fi Choice de 1987, neste caso é uma revista anual onde resume os melhores equipamentos do ano tendo a atenção dois factores, o preço e qualidade.
Achei interessante constatar que um Rega 2 custava pouco mais que 100£ e um simples technics SL-B22 custava 80£.
Ora esses mesmos dois equipamentos hoje têm preços bem distintos ou seja o Rega está supervalorizado enquanto o Technics tem um valor bastante mais baixo quase irrisório, e agora pergunto eu:

Porque razão isso acontece no nosso mercado nacional?

Poque razão isso não acontece no mercado externo?

Porque razão os chamados equipamentos similares não têm um preço semelhante?

Como é calculado o valor dos equipamentos e quais os seus critérios?

 Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  447836
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyQua Jul 16 2014, 20:13

Eu acho que para fazermos esse tipo de comparação, terá que ser entre dois equipamentos que existiam á venda e que continuam ambos a ser comercializados hoje, o que segundo julgo saber, não é o caso do SL-B22, ou estou enganado?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/11/2010

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyQua Jul 16 2014, 20:19

António José da Silva escreveu:
Eu acho que para fazermos esse tipo de comparação, terá que ser entre dois equipamentos que existiam á venda e que continuam ambos a ser comercializados hoje, o que segundo julgo saber, não é o caso do SL-B22, ou estou enganado?

Nada disso, assim matas o tópico antes de ser desenvolvido e discutido com os restantes membros.

 Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  447836 
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyQua Jul 16 2014, 20:20

Então siga o tópico.  Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  447836 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyQua Jul 16 2014, 20:52

ducar escreveu:
Como é calculado o valor dos equipamentos e quais os seus critérios?

Eu acho que o valor dos equipamentos descontinuados, atribuído pelo mercado (leia-se "quem compra"), depende da raridade e daquilo a que os anglófonos apelidam de hype, ou seja, da "publicidade" efectuada pelos "gurus".

Quando um produto é muito "badalado" isso levará a um aumento da procura e, consequentemente, os preços vão subir.

E aqui, tal como acontece com os equipamentos de audio actuais, o preço não tem uma relação directa com o desemepenho; é muitas vezes algo de irracional.

R
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyQua Jul 16 2014, 20:56

No caso dos produtos descontinuados há outros factores em jogo que podem afectar o preço como o colecionismo ou razões de cariz sentimental (como o saudosismo).

R
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyQua Jul 16 2014, 21:33

A Rega pode ter mais valor porque é uma marca que ainda hoje é comercializada e as pessoas pensam por isso ser um valor seguro...
Mas esta questão dá pano para mangas e acredito que o hype que o Ricardo fala , tenha muito a ver com os valores pedidos...
Veja-se o caso dos sl1210 que aqui à pouco tempo eram vendidos a 150/200 e agora pedem acima dos 500
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyQua Jul 16 2014, 22:45

Milton escreveu:
A Rega pode ter mais valor porque é uma marca que ainda hoje é comercializada...

Nem é comparável. Uns (quer se goste ou não) continuam no ativo, a tentar melhorar (quer se goste ou não), a manter empregados a trabalhar, a dar garantias e muito mais, portanto, a questão não se pode por assim....digo eu.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
José Carvalho
Membro AAP
José Carvalho


Mensagens : 355
Data de inscrição : 16/08/2011
Idade : 54
Localização : Carcavelos

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyQua Jul 16 2014, 23:49

ducar escreveu:
o Rega está supervalorizado enquanto o Technics tem um valor bastante mais baixo quase irrisório, e agora pergunto eu:

Porque razão isso acontece no nosso mercado nacional?

Poque razão isso não acontece no mercado externo?

Porque razão os chamados equipamentos similares não têm um preço semelhante?

Como é calculado o valor dos equipamentos e quais os seus critérios?

 Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  447836

Caro Ducar,

Na minha profissão, costumo dizer, qualquer coisa vale o que alguém estiver disposto a pagar. Isto é válido para as casas, para os carros, para o Audio, ou para outra coisa qualquer.
O valor de mercado de um bem é ditado pela lei da oferta e da procura, se o Technics não tem procura, o valor tem que ser naturalmente baixo para vender e vice versa.

Com isto, não estou a fazer nenhum juízo de valor em relação ao Technics ou ao Rega, ás vezes o mercado tem razões que a razão desconhece.

A percepção que eu tenho, corrijam-me se estiver errado, é que no mercado nacional "abrem muito a boca", basta por vintage à frente e já vale ouro.

Basta acompanhar o OLX ou outros do género, e vemos periodicamente os mesmos equipamentos à venda com os mesmos preços e não os vendem a ninguém.
 Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  2613325421
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyQui Jul 17 2014, 09:33

José Carvalho escreveu:
Na minha profissão, costumo dizer, qualquer coisa vale o que alguém estiver disposto a pagar. Isto é válido para as casas, para os carros, para o Audio, ou para outra coisa qualquer.

Concordo absolutamente; o valor de um objecto é ditado pelo mercado e segue regras que fogem à razão ou por vezes à razoabilidade…há quem tenha pago mais de 5000€ por um par de cuecas sujas do Elvis.


Nestas coisas do audio eu sou muito prático:

• não colecciono

• não valorizo a estética

• não me apego sentimentalmente

• não ligo a marcas (mas já liguei)

• não ligo a modas ou a gurus (mas já liguei)

• não prezo a "virgindade" (sou incondicionalmente a favor das modificações/optimizações)

Interessa-me acima de tudo o desempenho, que é como quem diz a música.
Eu defendo uma sonoridade fiel ao sinal registado no suporte que para bem ou para mal representa um registo do evento musical; não sou muito dado a apreciar o som dos equipamentos ou dos suportes.

E por isso fico pasmado quando alguém está disposto a dar valores absurdos por equipamentos de desempenho incontestavelmente inferior (p.ex. com uma sonoridade própria muito marcada) ou aquelas cuja topologia é à partida limitativa do potencial de desempenho (p.ex. umas pequenas colunas de suporte com woofer de pequenas dimensões).
Mas isso é porque eu quero escutar o som gravado.

Outros haverá que apreciam o som "meloso" de uma célula de gira-discos dos anos 50, ou que preferem a "tonalidade" vintage de umas velhas cornetas de sonorização de cinema, e é natural que estejam dispostos a pagar muitíssimo mais por um desses equipamentos do que por um amplificador "transparente".


É tudo uma questão de gosto e de ponto de vista.

R
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyQui Jul 17 2014, 11:13

ducar escreveu:
Será que os nossos equipamento estão subvalorizados?
Lembrei-me deste tema por folhear uma revista da Hi Fi Choice de 1987, neste caso é uma revista anual onde resume os melhores equipamentos do ano tendo a atenção dois factores, o preço e qualidade.
Achei interessante constatar que um Rega 2 custava pouco mais que 100£ e um simples technics SL-B22 custava 80£.
Ora esses mesmos dois equipamentos hoje têm preços bem distintos ou seja o Rega está supervalorizado enquanto o Technics tem um valor bastante mais baixo quase irrisório, e agora pergunto eu:

Porque razão isso acontece no nosso mercado nacional?

Poque razão isso não acontece no mercado externo?

Porque razão os chamados equipamentos similares não têm um preço semelhante?

Como é calculado o valor dos equipamentos e quais os seus critérios?

 Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  447836

Não compreendo muito bem o mercado nacional, mas talvez o comportamento menos linear esteja relacionado com os factores identificados nos posts anteriores, e ainda pela pequena dimensão do mercado e a situação de crise que se vive. Por exemplo, este último factor leva a que muitas vezes apareçam à venda equipamentos sem notoriedade nem reconhecimento por preços inflacionados. Esses preços não estabelecem, no entanto, o valor de mercado, porque a maioria desses negócios não se concretiza (ou pelo menos não a esses preços).
Um outro factor adicional está relacionado com o 'parque audio' em PT. Um exemplo análogo é o mercado automóvel. Se recuarmos 20-30 anos verificamos que a cilindrada média dos veículos ligeiros vendidos por cá era muito inferior à de outros países Europeus. Em equipamento vintage, os anúncios em PT estão inundados de entradas de gama enquanto na Alemanha por exemplo, há uma distribuição uniforme e não faltam bons topos de gama. Entretanto a situação alterou-se mas, no que toca a equipamentos vintage, as vendas em PT foram essencialmente de marcas generalistas e modelos de entrada.
A globalização é outra variável que afecta o mercado português porque embora não afecte grandemente essa gama de equipamentos de entrada, condiciona os preços das gamas superiores.

O mercado alemão é muito mais racional. Interagi muitos anos com esse mercado e reconheço que no início achava que algumas coisas não faziam muito sentido, mas caso a caso foi descobrindo que os valores não estão assim tão desajustados.
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/11/2010

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyQui Jul 17 2014, 11:44

Digital Man escreveu:
ducar escreveu:
Será que os nossos equipamento estão subvalorizados?
Lembrei-me deste tema por folhear uma revista da Hi Fi Choice de 1987, neste caso é uma revista anual onde resume os melhores equipamentos do ano tendo a atenção dois factores, o preço e qualidade.
Achei interessante constatar que um Rega 2 custava pouco mais que 100£ e um simples technics SL-B22 custava 80£.
Ora esses mesmos dois equipamentos hoje têm preços bem distintos ou seja o Rega está supervalorizado enquanto o Technics tem um valor bastante mais baixo quase irrisório, e agora pergunto eu:

Porque razão isso acontece no nosso mercado nacional?

Poque razão isso não acontece no mercado externo?

Porque razão os chamados equipamentos similares não têm um preço semelhante?

Como é calculado o valor dos equipamentos e quais os seus critérios?

 Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  447836

Não compreendo muito bem o mercado nacional, mas talvez o comportamento menos linear esteja relacionado com os factores identificados nos posts anteriores, e ainda pela pequena dimensão do mercado e a situação de crise que se vive. Por exemplo, este último factor leva a que muitas vezes apareçam à venda equipamentos sem notoriedade nem reconhecimento por preços inflacionados. Esses preços não estabelecem, no entanto, o valor de mercado, porque a maioria desses negócios não se concretiza (ou pelo menos não a esses preços).
Um outro factor adicional está relacionado com o 'parque audio' em PT. Um exemplo análogo é o mercado automóvel. Se recuarmos 20-30 anos verificamos que a cilindrada média dos veículos ligeiros vendidos por cá era muito inferior à de outros países Europeus. Em equipamento vintage, os anúncios em PT estão inundados de entradas de gama enquanto na Alemanha por exemplo, há uma distribuição uniforme e não faltam bons topos de gama. Entretanto a situação alterou-se mas, no que toca a equipamentos vintage, as vendas em PT foram essencialmente de marcas generalistas e modelos de entrada.
A globalização é outra variável que afecta o mercado português porque embora não afecte grandemente essa gama de equipamentos de entrada, condiciona os preços das gamas superiores.

O mercado alemão é muito mais racional. Interagi muitos anos com esse mercado e reconheço que no início achava que algumas coisas não faziam muito sentido, mas caso a caso foi descobrindo que os valores não estão assim tão desajustados.

Ora está aqui um ponto interessante, um dos problemas é precisamente o valor pedido por essas tais peças de gamas superiores senão vejamos;
Muitas dessas peças entram no nosso mercado nacional pelo Ebay Alemão ou Armazéns grossistas de equipamentos usados a preços baixos e médios e normalmente pouco inflacionados, quando são postos à venda cá em Portugal é um facto visível que raramente os vendem pelo preço pedido e pior ainda inflaciona o valor de peças similares.

Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyQui Jul 17 2014, 11:44

Olá
O mercado nacional é um mercado algo estranho em relação aos outros...
Muitas das vezes os equipamentos estão meses no OLX e outros sites... e nunca são vendidos pois pedem exorbitâncias pelos mesmos, e se fizermos uma oferta por vezes nem respondem... devem sentir-se ofendidos pela oferta, nem têm capacidade para pensar e responder pelos menos com um NÃO aceito...
Depois também existe o outro extremo em que aparecem coisas com valores irrisórios e que só quem conhece é que compra, pois outros ficam desconfiados...

Fredie
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/11/2010

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyQui Jul 17 2014, 11:54

ricardo onga-ku escreveu:
José Carvalho escreveu:
Na minha profissão, costumo dizer, qualquer coisa vale o que alguém estiver disposto a pagar. Isto é válido para as casas, para os carros, para o Audio, ou para outra coisa qualquer.

Concordo absolutamente; o valor de um objecto é ditado pelo mercado e segue regras que fogem à razão ou por vezes à razoabilidade…há quem tenha pago mais de 5000€ por um par de cuecas sujas do Elvis.


Nestas coisas do audio eu sou muito prático:

• não colecciono

• não valorizo a estética

• não me apego sentimentalmente

• não ligo a marcas (mas já liguei)

• não ligo a modas ou a gurus (mas já liguei)

• não prezo a "virgindade" (sou incondicionalmente a favor das modificações/optimizações)

Interessa-me acima de tudo o desempenho, que é como quem diz a música.
Eu defendo uma sonoridade fiel ao sinal registado no suporte que para bem ou para mal representa um registo do evento musical; não sou muito dado a apreciar o som dos equipamentos ou dos suportes.

E por isso fico pasmado quando alguém está disposto a dar valores absurdos por equipamentos de desempenho incontestavelmente inferior (p.ex. com uma sonoridade própria muito marcada) ou aquelas cuja topologia é à partida limitativa do potencial de desempenho (p.ex. umas pequenas colunas de suporte com woofer de pequenas dimensões).
Mas isso é porque eu quero escutar o som gravado.

Outros haverá que apreciam o som "meloso" de uma célula de gira-discos dos anos 50, ou que preferem a "tonalidade" vintage de umas velhas cornetas de sonorização de cinema, e é natural que estejam dispostos a pagar muitíssimo mais por um desses equipamentos do que por um amplificador "transparente".


É tudo uma questão de gosto e de ponto de vista.

R

Eu aprecio a estética

Colecciono

Apego-me sentimentalmente

Aprecio algumas marcas, quanto às outras nem me aquecem nem arrefecem

Detesto modas e Gurus e não sou nada influenciável

Gosto da originalidade


Mas como tu o próprio o dizes é tudo uma questão de gosto e de ponto de vista

 Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  491368 
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyQui Jul 17 2014, 12:01

ducar, Fredie, subscrevo esses pontos de vista sobre o nosso mercado e especialmente que tem efectivamente um comportamento demasiado selvagem para se poder prender a uma doutrina lógica.

Não sei se influencia, mas no ebay-de e audiomarkt os anúncios são pagos, enquanto no nosso olx e afins são gratuitos.
Talvez este aspecto também ajude um pouco a filtrar alguns anúncios disparatados.  tongue 
Além disso quando anúncio lá tenho sempre algum retorno. Sou contactado por compradores sérios da Europa e faço normalmente um bom negócio. Já cá... scratch Mas isto já creio dever-se à grande montra que são esses sites, e ao poder de compra dos outros europeus.  Crying or Very sad
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/11/2010

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyQui Jul 17 2014, 12:42

fredy escreveu:
Olá
O mercado nacional é um mercado algo estranho em relação aos outros...
Muitas das vezes os equipamentos estão meses no OLX e outros sites... e nunca são vendidos pois pedem exorbitâncias pelos mesmos, e se fizermos uma oferta por vezes nem respondem... devem sentir-se ofendidos pela oferta, nem têm capacidade para pensar e responder pelos menos com um NÃO aceito...
Depois também existe o outro extremo em que aparecem coisas com valores irrisórios e que só quem conhece é que compra, pois outros ficam desconfiados...

Fredie

Não acho preços irrisórios, acho que esses sites foram criados com esse fim ou seja, promover facilitar a vendas desses equipamentos que já não têm utilidade para o vendedor e possa ter alguma utilidade para o comprador a preços convidativos.
Existe muitos bons exemplos por esse mundo fora.
O problema reside nas pechinchas que são adquiridas por intermediários e que mais tarde são postas novamente no mercado por preços exorbitantes, se fossem vendidas a preços razoáveis o mercado seria mais interessante, fluía e rodava melhor.

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyQui Jul 17 2014, 12:51

Digital Man escreveu:
ducar, Fredie, subscrevo esses pontos de vista sobre o nosso mercado e especialmente que tem efectivamente um comportamento demasiado selvagem para se poder prender a uma doutrina lógica.

Não sei se influencia, mas no ebay-de e audiomarkt os anúncios são pagos, enquanto no nosso olx e afins são gratuitos.
Talvez este aspecto também ajude um pouco a filtrar alguns anúncios disparatados.  tongue 
Além disso quando anúncio lá tenho sempre algum retorno. Sou contactado por compradores sérios da Europa e faço normalmente um bom negócio. Já cá... scratch  Mas isto já creio dever-se à grande montra que são esses sites, e ao poder de compra dos outros europeus.  Crying or Very sad

Essa também é a minha experiência com a venda de equipamentos usados: tenho tido mais sorte a vender para fora do que cá em Portugal.

E concordo que isso se deve atribuir provavelmente não só ao maior poder de compra como à maior quantidade de compradores estrangeiros e à diversidade de interesses dos mesmos.

R
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/11/2010

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyQui Jul 17 2014, 19:46

ricardo onga-ku escreveu:
Digital Man escreveu:
ducar, Fredie, subscrevo esses pontos de vista sobre o nosso mercado e especialmente que tem efectivamente um comportamento demasiado selvagem para se poder prender a uma doutrina lógica.

Não sei se influencia, mas no ebay-de e audiomarkt os anúncios são pagos, enquanto no nosso olx e afins são gratuitos.
Talvez este aspecto também ajude um pouco a filtrar alguns anúncios disparatados.  tongue 
Além disso quando anúncio lá tenho sempre algum retorno. Sou contactado por compradores sérios da Europa e faço normalmente um bom negócio. Já cá... scratch  Mas isto já creio dever-se à grande montra que são esses sites, e ao poder de compra dos outros europeus.  Crying or Very sad

Essa também é a minha experiência com a venda de equipamentos usados: tenho tido mais sorte a vender para fora do que cá em Portugal.

E concordo que isso se deve atribuir provavelmente não só ao maior poder de compra como à maior quantidade de compradores estrangeiros e à diversidade de interesses dos mesmos.

R

Claro que o poder de compra influencia no preço dos equipamentos mas mesmo assim compra-se mais barato no estrangeiro do que em Portugal, tenho reparado que muitos dos equipamentos estão a desaparecer.
No entanto qualquer dia passa a moda do colecionismo e volta tudo para o mercado para vender, só que vai surgir um problema a oferta vai ser imensa vai encharcar o mercado e os preços vão baixar.
Ir para o topo Ir para baixo
Digital Man
Membro AAP
Digital Man


Mensagens : 1045
Data de inscrição : 09/01/2012

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptySex Jul 18 2014, 10:33

ducar escreveu:
Claro que o poder de compra influencia no preço dos equipamentos mas mesmo assim compra-se mais barato no estrangeiro do que em Portugal, tenho reparado que muitos dos equipamentos estão a desaparecer.

Não tenho essa percepção. Alguns preços dos anúncios em PT podem ser elevados mas os valores reais de transacção não fogem muito aos praticados lá fora, até porque é fácil comprar e há mais oferta. A não ser que estejamos a falar do tal segmento de entrada - equipamento de baixo custo.
Tanto nos privados como nas lojas, cheguei a ver casos em que tiveram mais de 2 anos uma peça à venda e só acabaram por vender quando baixaram bastante o preço, sendo que alguns preferem guardar a vender muito baixo.

Agora, em termos práticos, se eu quiser comprar algo é natural que compre lá fora, em primeiro lugar porque provavelmente a peça não está disponível cá, depois porque lá fora é menos frequente encontrar "preços afectivos".

ducar escreveu:
No entanto qualquer dia passa a moda do colecionismo e volta tudo para o mercado para vender, só que vai surgir um problema a oferta vai ser imensa vai encharcar o mercado e os preços vão baixar.

Que esse dia chegue depressa!  Cool 

Uma outra característica (e fenómeno curioso) no mercado português foi a explosão de negócios de troca. Suponho que seja devido à crise...
Chegou-se a um ponto tal em que já há anúncios em que o interessado não quer vender, quer trocar. Pior - se eu colocar um anúncio recebo mais ofertas de troca do que compradores interessados.  scratch 

Isto é capaz de não ser um bom sinal porque a troca de bens é sintomática de civilizações remotas ou anárquicas, sem modelo económico organizado ou com escassez de recursos...  tongue
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptySex Jul 18 2014, 10:45

Digital Man escreveu:


....porque a troca de bens é sintomática de civilizações remotas ou anárquicas, sem modelo económico organizado ou com escassez de recursos...  tongue


Então bate certo.  Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  524928826 


_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/11/2010

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptySex Jul 18 2014, 14:24

António José da Silva escreveu:
Digital Man escreveu:


....porque a troca de bens é sintomática de civilizações remotas ou anárquicas, sem modelo económico organizado ou com escassez de recursos...  tongue


Então bate certo.  Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  524928826 


É só proletários neste País.

 Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  933723 
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/11/2010

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptySex Jul 18 2014, 23:16

Digital Man escreveu:
ducar escreveu:
Claro que o poder de compra influencia no preço dos equipamentos mas mesmo assim compra-se mais barato no estrangeiro do que em Portugal, tenho reparado que muitos dos equipamentos estão a desaparecer.

Não tenho essa percepção. Alguns preços dos anúncios em PT podem ser elevados mas os valores reais de transacção não fogem muito aos praticados lá fora, até porque é fácil comprar e há mais oferta. A não ser que estejamos a falar do tal segmento de entrada - equipamento de baixo custo.
Tanto nos privados como nas lojas, cheguei a ver casos em que tiveram mais de 2 anos uma peça à venda e só acabaram por vender quando baixaram bastante o preço, sendo que alguns preferem guardar a vender muito baixo.

Agora, em termos práticos, se eu quiser comprar algo é natural que compre lá fora, em primeiro lugar porque provavelmente a peça não está disponível cá, depois porque lá fora é menos frequente encontrar "preços afectivos".

ducar escreveu:
No entanto qualquer dia passa a moda do colecionismo e volta tudo para o mercado para vender, só que vai surgir um problema a oferta vai ser imensa vai encharcar o mercado e os preços vão baixar.

Que esse dia chegue depressa!  Cool 

Uma outra característica (e fenómeno curioso) no mercado português foi a explosão de negócios de troca. Suponho que seja devido à crise...
Chegou-se a um ponto tal em que já há anúncios em que o interessado não quer vender, quer trocar. Pior - se eu colocar um anúncio recebo mais ofertas de troca do que compradores interessados.  scratch 

Isto é capaz de não ser um bom sinal porque a troca de bens é sintomática de civilizações remotas ou anárquicas, sem modelo económico organizado ou com escassez de recursos...  tongue

Pois é, mas como são expostos a preços elevados só serve para subvalorizar erradamente esses equipamentos mesmo que sejam negociados com valores inferiores.
Continuo a dar preferência ao mercado externo não só pela variedade mas por uma questão de preço mesmo suportando o valor de transporte.
Também existem alguns fenómenos engraçados, tenho peças no meu sistema principal que têm actualmente valores muito próximos aquando os adquiri em novos.

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptySex Jul 18 2014, 23:21

Por outro lado, é mais do que lógico que o mercado externo, que engloba mais do que um pais e na sua maioria, mais abastados e maiores, tenha mais variedade do que um país só, pequeno e com uma classe média alta minúscula (em comparação).

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/11/2010

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptySex Jul 18 2014, 23:39

António José da Silva escreveu:
Por outro lado, é mais do que lógico que o mercado externo, que engloba mais do que um pais e na sua maioria, mais abastados e maiores, tenha mais variedade do que um país só, pequeno e com uma classe média alta minúscula (em comparação).

Estás a esquecer que muito desse material só entrava no País pela porta do fundo isto nos anos 70, as marcas residentes que tinham a maior cota de mercado eram a Philips e a Grundig, depois existia a Valentim de Carvalho com marcas de topo.
Essa tendência só começou a mudar no inicio dos anos 80 com a Pioneer e as X series que chegavam a custar 130 contos, poucos anos mais tarde ainda nos anos 80 é que surgiram vários importadores, um factor importante foi sem dúvida as revistas nacionais da especialidade que tiveram um papel decisivo na divulgação desses equipamentos.




Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/11/2010

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptySex Jul 18 2014, 23:40

António José da Silva escreveu:
Por outro lado, é mais do que lógico que o mercado externo, que engloba mais do que um pais e na sua maioria, mais abastados e maiores, tenha mais variedade do que um país só, pequeno e com uma classe média alta minúscula (em comparação).

Mais uma razão para não subvalorizar os equipamentos.

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptySex Jul 18 2014, 23:44

Mas afinal, achas que eles estão caros ou subvalorizado? Ou estão caros cá e subvalorizados lá fora? Ou estão sobrevalorizados para vender e subvalorizados na venda? Já estou confuso.  Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  933723 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/11/2010

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptySex Jul 18 2014, 23:56

ducar escreveu:
António José da Silva escreveu:
Por outro lado, é mais do que lógico que o mercado externo, que engloba mais do que um pais e na sua maioria, mais abastados e maiores, tenha mais variedade do que um país só, pequeno e com uma classe média alta minúscula (em comparação).

Mais uma razão para não sobrevalorizar os equipamentos.


Esganei-me agora vou dormir para não passar mais vergonhas.

 Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  933723
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptySáb Jul 19 2014, 00:01

ducar escreveu:
ducar escreveu:
António José da Silva escreveu:
Por outro lado, é mais do que lógico que o mercado externo, que engloba mais do que um pais e na sua maioria, mais abastados e maiores, tenha mais variedade do que um país só, pequeno e com uma classe média alta minúscula (em comparação).

Mais uma razão para não sobrevalorizar os equipamentos.


Esganei-me agora vou dormir para não passar mais vergonhas.

 Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  933723


Ok, já estava todos baralhado. Bora, vamos mas é dormir.  Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  265963 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/11/2010

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptySeg Ago 04 2014, 23:49

Estava eu a ler uma revista francesa a HIFI Stereo do ano 1981 essa revista trás os preços dos equipamentos praticados na época, aproveitei e fiz um apanhado de um conjunto que aqui tenho da Pioneer bastante vulgar nos dias de hoje e sem grande valor comercial ora vejam:

Amplificador SA-620 1.550 FRF
Tuner  TX-720L        1.770 FRF
Deck CT-520            1.325 FRF
Deck CT-720            2.120 FRF
Timer DT-520              920 FRF        
Gira discos PL-620   1.320 FRF
Célula Shure M70        119 FRF

Total 9124 FRF

Isto em Euros dá qualquer coisa como 1394 €

Ora que eu me lembre o valor de custo já com o móvel ou seja ao fim destes 33 anos foi +/- 15% do valor inicial do ano 1981.


Porreiro pá.
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/11/2010

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyTer Ago 05 2014, 00:16

Outro bom exemplo e neste caso o valor actual está mais alto que no ano 1981.

Technics SL-1210 340€ Novo 1981

Technics SL-1210 1.488€ Novo 2014

Ou seja passa os 400 % de aumento de preço nos dias de hoje.

 Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  447836 



Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/11/2010

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyTer Ago 05 2014, 10:44

Vejam bem a que preço foi vendido à tempos este equipamento da Sharp.

http://www.ebay.co.uk/itm/RETRO-1970s-SHARP-SG400E-STEREO-MUSIC-CENTRE-HIFI-VINYL-RECORD-TAPE-PLAYER-RADIO-/221197296671

É no mínimo estranho.

 Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  447836 
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyTer Ago 05 2014, 10:47

ducar escreveu:
Vejam bem a que preço foi vendido à tempos este equipamento da Sharp.

http://www.ebay.co.uk/itm/RETRO-1970s-SHARP-SG400E-STEREO-MUSIC-CENTRE-HIFI-VINYL-RECORD-TAPE-PLAYER-RADIO-/221197296671

É no mínimo estranho.

 Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  447836 


Eu diria que tem um zero a mais.  Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  317942 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/11/2010

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyTer Ago 05 2014, 10:56

António José da Silva escreveu:
ducar escreveu:
Vejam bem a que preço foi vendido à tempos este equipamento da Sharp.

http://www.ebay.co.uk/itm/RETRO-1970s-SHARP-SG400E-STEREO-MUSIC-CENTRE-HIFI-VINYL-RECORD-TAPE-PLAYER-RADIO-/221197296671

É no mínimo estranho.

 Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  447836 


Eu diria que tem um zero a mais.  Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  317942 

Mas não é o caso vê os lances que foram feitos?


 Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  447836 
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyTer Ago 05 2014, 11:57

[quote="ducar"
Mas não é o caso vê os lances que foram feitos?


 Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  447836 [/quote]


Claro, eu sei que é aquele o valor, só quis dizer que em minha opinião seriam 100 e não 1000.  Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  491368 

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/11/2010

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyTer Ago 05 2014, 12:57

António José da Silva escreveu:
[quote="ducar"
Mas não é o caso vê os lances que foram feitos?


 Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  447836 


Claro, eu sei que é aquele o valor, só quis dizer que em minha opinião seriam 100 e não 1000.  Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  491368 [/quote]

Na tua e na minha, 63 lances é obra  Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  317942 
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyTer Ago 05 2014, 14:10

Este também me parece um pedido bastante optimista.


http://tinyurl.com/muha47g

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
ducar
Membro AAP
ducar


Mensagens : 5169
Data de inscrição : 11/11/2010

Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  EmptyTer Ago 05 2014, 15:41

António José da Silva escreveu:
Este também me parece um pedido bastante optimista.


http://tinyurl.com/muha47g

Mãe do céu, mal por mal que venha de lá o Sharp por 1000 €



Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty
MensagemAssunto: Re: Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados    Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Será que os nossos equipamentos de som estão subvalorizados
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Reparações de equipamento de HiFi - zona da Grande Lisboa
» Desinfectar equipamentos
» Imagens de equipamentos
» Equipamentos BLOCK
» Copias de aparelhos

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Áudio Geral-
Ir para: