Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 ROKSAN XERXES

Ir para baixo 
+6
seven
BAILOTE
anibalpmm
António José da Silva
Milton
HFERRAO
10 participantes
AutorMensagem
HFERRAO
Membro AAP
HFERRAO


Mensagens : 259
Data de inscrição : 05/07/2010

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptySex Set 20 2013, 21:52

Boa noite
Depois de vender o meu Radius 3, e apesar de ter cá em casa mais 4 gira-discos, não resisti a comprar um Roksan Xerxes, mas para dar mais luta,, veio sem braço e sem motor.
Já procurei na net e não encontrei motores para venda, pergunto se me podem ajudar a encontrar o motor para o Xerxes e também se me aconselham o braço que case melhor com ele.

cumprimentos
Henriques Ferrão
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptySex Set 20 2013, 22:06

Boa noite HFERRAO
Estes tipos devem conseguir ajudar-te :

http://www.originlive.com/dc-motor-kit.html

For over ten years the Origin Live DC motor drive upgrade has been successfully fitted to the majority of turntable models such as Linn (Valhulla, Lingo), Nottingham Analogue, Roksan, Pink Triangle, Rega, Thorens, VPI, Michell, Heybrook, Opus, Oracle, Well Tempered, Acoustic Research, Systemdek and many more.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptySex Set 20 2013, 22:23

Penso que o braço que o equipava, era o Artemiz, mas há quem use esse prato com SME's recentes e outros braços.


_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  ROKSAN XERXES 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptySex Set 20 2013, 23:27

Tenta enviar email a estes gajos, pois parece que a Roksan usa estes motores (Saia Burgess)


http://www.johnsonelectric.com/en/products/motion/index.html

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  ROKSAN XERXES 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptySáb Set 21 2013, 01:26

Milton escreveu:
Boa noite HFERRAO
Estes tipos devem conseguir ajudar-te :

http://www.originlive.com/dc-motor-kit.html

For over ten years the Origin Live DC motor drive upgrade has been successfully fitted to the majority of turntable models such as Linn (Valhulla, Lingo), Nottingham Analogue, Roksan, Pink Triangle, Rega, Thorens, VPI, Michell, Heybrook, Opus, Oracle, Well Tempered, Acoustic Research, Systemdek and many more.
Boas
eu no meu Xerxes tenho um motor da origin live, mas uma versão mais antiga
de qualquer maneira foi o Rui Borges que o montou pois precisou de umas pequenas adaptações e tem que ter uma fonte de alimentação (penso que pode comprar logo quando comprar o motor) diferente da original do Xerxes
Ir para o topo Ir para baixo
BAILOTE
Membro AAP
BAILOTE


Mensagens : 1648
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 51
Localização : Albufeira

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptySáb Set 21 2013, 12:18

Eu não sei se o meu Michell Syncro tem origin live mas que é bom é...
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptySáb Set 21 2013, 14:22

anibalpmm escreveu:
Milton escreveu:
Boa noite HFERRAO
Estes tipos devem conseguir ajudar-te :

http://www.originlive.com/dc-motor-kit.html

For over ten years the Origin Live DC motor drive upgrade has been successfully fitted to the majority of turntable models such as Linn (Valhulla, Lingo), Nottingham Analogue, Roksan, Pink Triangle, Rega, Thorens, VPI, Michell, Heybrook, Opus, Oracle, Well Tempered, Acoustic Research, Systemdek and many more.
Boas
eu no meu Xerxes tenho um motor da origin live, mas uma versão mais antiga
de qualquer maneira foi o Rui Borges que o montou pois precisou de umas pequenas adaptações e tem que ter uma fonte de alimentação (penso que pode comprar logo quando comprar o motor) diferente da original do Xerxes
Esqueci-me de referir que recomendo vivamente o upgrade do motor original para o motor da origin live
Ir para o topo Ir para baixo
HFERRAO
Membro AAP
HFERRAO


Mensagens : 259
Data de inscrição : 05/07/2010

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptySáb Set 21 2013, 17:08

Boa tarde
Obrigado pela ajuda. Vou tentar ambos os motores apontados.
Se o upgrade para o Originlive é tão recomendado poderá ser possível descobrir um motor original que tenha sido retirado de um Xerxes, vou procurar no ebay, até porque tenho a fonte de alimentação dedicada com DS-U + XPS 3.5, mas pelo que tenho visto não aparece nada.

cumprimentos
Henriques Ferrão
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptySáb Set 21 2013, 22:09

HFERRAO escreveu:
Boa tarde
Obrigado pela ajuda. Vou tentar ambos os motores apontados.
Se o upgrade para o Originlive é tão recomendado poderá ser possível descobrir um motor original que tenha sido retirado de um Xerxes, vou procurar no ebay, até porque tenho a fonte de alimentação dedicada com DS-U + XPS 3.5,  mas pelo que tenho visto não aparece nada.

cumprimentos
Henriques Ferrão
como disse anteriormente o motor origin live precisa da sua própria psu e não usa a da Roksan
Ir para o topo Ir para baixo
HFERRAO
Membro AAP
HFERRAO


Mensagens : 259
Data de inscrição : 05/07/2010

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptyDom Set 22 2013, 00:48

anibalpmm escreveu:
HFERRAO escreveu:
Boa tarde
Obrigado pela ajuda. Vou tentar ambos os motores apontados.
Se o upgrade para o Originlive é tão recomendado poderá ser possível descobrir um motor original que tenha sido retirado de um Xerxes, vou procurar no ebay, até porque tenho a fonte de alimentação dedicada com DS-U + XPS 3.5,  mas pelo que tenho visto não aparece nada.

cumprimentos
Henriques Ferrão
como disse anteriormente o motor origin live precisa da sua própria psu e não usa a da Roksan
Boa noite
Sim, eu sei, e isso impossibilita a utilização do DS-U e da XPS 3.5, penso que será melhor tentar descobrir um motor do Xerxes original, mesmo que leve algum tempo não tem problema, pois tenho cá outros gira-discos em funcionamento.

obrigado e bom resto de Domingo
Henriques Ferrão
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptyDom Set 22 2013, 17:05

HFERRAO escreveu:
anibalpmm escreveu:
HFERRAO escreveu:
Boa tarde
Obrigado pela ajuda. Vou tentar ambos os motores apontados.
Se o upgrade para o Originlive é tão recomendado poderá ser possível descobrir um motor original que tenha sido retirado de um Xerxes, vou procurar no ebay, até porque tenho a fonte de alimentação dedicada com DS-U + XPS 3.5,  mas pelo que tenho visto não aparece nada.

cumprimentos
Henriques Ferrão
como disse anteriormente o motor origin live precisa da sua própria psu e não usa a da Roksan
Boa noite
Sim, eu sei, e isso impossibilita a utilização do DS-U e da XPS 3.5, penso que será melhor tentar descobrir um motor do Xerxes original, mesmo que leve algum tempo não tem problema, pois tenho cá outros gira-discos em funcionamento.

obrigado e bom resto de Domingo
Henriques Ferrão
Mas olha q o upgrade para o motor da origin live vale bem a pena
Ir para o topo Ir para baixo
seven
Membro AAP



Mensagens : 810
Data de inscrição : 08/08/2011

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptyDom Set 22 2013, 18:23

Depende do objectivo, se for para restaurar eu punha o motor de origem. Se for para ter uma boa qualidade de som já eu punha o OL. Se for para fazer upgrades (e gastar $$$) então enhamos PSU´s da Roksan.

Quanto a braços eu sugeria o Artemiz ou o Tabriz da Roksan, este último com possibilidade de upgrade do contrapeso. Os SME V e mesmo os tangenciais Eminent Technology (!) tinham fama de trabalhar muito bem no Xerxes....

Abraço,

Seven
Ir para o topo Ir para baixo
HFERRAO
Membro AAP
HFERRAO


Mensagens : 259
Data de inscrição : 05/07/2010

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptySeg Set 23 2013, 08:50

seven escreveu:
Depende do objectivo, se for para restaurar eu punha o motor de origem. Se for para ter uma boa qualidade de som já eu punha o OL. Se for para fazer upgrades (e gastar $$$) então enhamos PSU´s da Roksan.

Quanto a braços eu sugeria o Artemiz ou o Tabriz da Roksan, este último com possibilidade de upgrade do contrapeso. Os SME V e mesmo os tangenciais Eminent Technology (!) tinham fama de trabalhar muito bem no Xerxes....

Abraço,

Seven
Bom dia

Resumiu bem, prefiro o restaurar com o motor de origem, primeiro porque não necessito de fazer adaptações, feitas por mim poderiam correr mal, mandadas fazer corriam mal de certeza (€€€), enviei um email para a empresa que o AJS indicou e um outra para a própria ROKSAN.
Também se pode dar o caso do motor ROKSAN ser muito mais caro que o da OL, que já por si não é muito em conta.
Outro motivo que me leva a optar pela motor ROKSAN de origem é o facto de ter uma fonte de alimentação dedicada para o XERXES constituída por dois módulos, (ROKSAN DS-U + ROKSAN XPS 3.5).

cumprimentos
Henriques Ferrão
Ir para o topo Ir para baixo
HFERRAO
Membro AAP
HFERRAO


Mensagens : 259
Data de inscrição : 05/07/2010

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptySeg Set 23 2013, 15:20

Boa tarde
Mandei um email para a os serviços técnicos da Roksan ontem à noite e recebi resposta quase imediata:

Hello,

The cost of a Xerxes motor assembly GBP 183.00 plus carriage to your country.

Once again, thank you for your cooperation.

Best Regards

Technical Support
Roksan Audio Team


Ainda é um pouco caro, mas é mais em conta que o OL e permite que eu utilize a fonte de alimentação dedicada da Roksan, que vos parece?

cumprimentos e obrigado a todos
Henriques Ferrão
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptySeg Set 23 2013, 15:56

A mim parece-me ótimo e era o que eu faria porque não tem que ser adaptado, é só montar..
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptySeg Set 23 2013, 19:59

Milton escreveu:
A mim parece-me ótimo e era o que eu faria porque não tem que ser adaptado, é só montar..
De qualquer maneira é preciso ter em atenção que o motor do xerxes está suspenso em duas molas para que possa ter algum grau de liberdade e não sei será assim tão fácil de montar!
será que o GD tem essas molas ou vêm com o motor?
Ir para o topo Ir para baixo
seven
Membro AAP



Mensagens : 810
Data de inscrição : 08/08/2011

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptyTer Set 24 2013, 09:28

Pergunta pertinente a do amigo Aníbal, até porque essa é uma das muitas inovações do Xerxes.

Eu gostaria sempre de ter o motor de origem nem que depois pensasse noutro tipo de upgrades...

O criador do Xerxes - TM - é genial e honesto, não me parece que a OL faça melhor...

Para mim é o Roksan! Até porque a própria Roksan tem muitos upgrades para ele, o melhor era também confirmar se o motor em causa é compatível com a eventualidade de os quereres fazer.

Abraço,

Seven
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptyQua Set 25 2013, 11:44

anibalpmm escreveu:
Milton escreveu:
A mim parece-me ótimo e era o que eu faria porque não tem que ser adaptado, é só montar..
De qualquer maneira é preciso ter em atenção que o motor do xerxes está suspenso em duas molas para que possa ter algum grau de liberdade e não sei será assim tão fácil de montar!
será que o GD tem essas molas ou vêm com o motor?
O motor do Xerxes, não està realmente suspenso, ele pivota no eixo horizontal com duas molas que lhe permitem de se aproximar ou afastar do centro do prato, afim de não esticar a correia... em principio tudo é fornecido com o kit do motor... e é simples de montar...

seven escreveu:
Pergunta pertinente a do amigo Aníbal, até porque essa é uma das muitas inovações do Xerxes.

Eu gostaria sempre de ter o motor de origem nem que depois pensasse noutro tipo de upgrades...

O criador do Xerxes  - TM  - é genial e honesto, não me parece que a OL faça melhor...

Para mim é o Roksan! Até porque a própria Roksan tem muitos upgrades para ele, o melhor era também confirmar se o motor em causa é compatível com a eventualidade de os quereres fazer.

Abraço,

Seven
100 % de acordo ...ROKSAN XERXES 843159 

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
HFERRAO
Membro AAP
HFERRAO


Mensagens : 259
Data de inscrição : 05/07/2010

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptyQui Set 26 2013, 12:39

Bom dia
Obrigado pelas resposta, vou optar pelo motor da Roksan, penso que assim rentabilizo a fonte de alimentação que já tenho.
Os apoios do motor é que custam praticamente o mesmo que o motor, mas lá terá que ser.

Pergunto ao TD124, com a sua experiência qual é que considera um braço e célula adequados ao Xerxes, para além do Tabriz e do Artemis, claro.

Tenho hipótese de comprar um Burne Jones da década de 50/60, tangencial e um outro Super 90, poderiam funcionar bem ou é mesmo absurdo esta combinação?

cumprimentos
Henriques Ferrão

Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptyQui Set 26 2013, 13:22

HFERRAO escreveu:
Bom dia
Obrigado pelas resposta, vou optar pelo motor da Roksan, penso que assim rentabilizo a fonte de alimentação que já tenho.
Os apoios do motor é que custam praticamente o mesmo que o motor, mas lá terá que ser.

Pergunto ao TD124, com a sua experiência qual é que considera um braço e  célula adequados ao Xerxes, para além do Tabriz e do Artemis, claro.

Tenho hipótese de comprar um Burne Jones da década de 50/60, tangencial e um outro Super 90, poderiam funcionar bem ou é mesmo absurdo esta combinação?

cumprimentos
Henriques Ferrão

Não me parece que um Burne Jones seja braço para o Roksan...isso é um braço bom para giras mais "classicos".
Acho que o Roksan "pede" um braço mais moderno.
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptyQui Set 26 2013, 18:17

HFERRAO escreveu:
Bom dia
Obrigado pelas resposta, vou optar pelo motor da Roksan, penso que assim rentabilizo a fonte de alimentação que já tenho.
Os apoios do motor é que custam praticamente o mesmo que o motor, mas lá terá que ser.

Pergunto ao TD124, com a sua experiência qual é que considera um braço e  célula adequados ao Xerxes, para além do Tabriz e do Artemis, claro.

Tenho hipótese de comprar um Burne Jones da década de 50/60, tangencial e um outro Super 90, poderiam funcionar bem ou é mesmo absurdo esta combinação?

cumprimentos
Henriques Ferrão

Atenção ao peso do braço, pois se for muito pesado o tampo/armboard passa a vida a empenar e o prato a roçar na madeira (é audivel e amplificado pela agulha) - já aconteceu com o meu SME q é mais pesado q o tabriz - q é possivelmente o braço mais indicado para este GD
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptySex Set 27 2013, 09:57

HFERRAO escreveu:
Bom dia
Obrigado pelas resposta, vou optar pelo motor da Roksan, penso que assim rentabilizo a fonte de alimentação que já tenho.
...
Pergunto ao TD124, com a sua experiência qual é que considera um braço e  célula adequados ao Xerxes, para além do Tabriz e do Artemis, claro.
...
cumprimentos
Henriques Ferrão

Um Rega parece-me uma boa opção, para o Xerxes !!!

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
ALFA
Membro AAP
ALFA


Mensagens : 30
Data de inscrição : 19/03/2013

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptySáb Ago 23 2014, 14:44

Boa tarde HFERRÃO,
Eu tenho um Roksan Xerxes que comprei sem braço e, que tem abertura para SME.
Comprei um braço SME 3009 S2 improved e cheguei à seguinte conclusão:
O braço era bom mas,a cablagem era muito velha aliás, esse é o problema desses braços, segundo opinião de outras pessoas.
Resolvi vender o SME e comprei um REGA RB250 OL com cablagem nova e,gosto do resultado.
Espero ter ajudado.
Cumprimentos
Leal Pereira
ROKSAN XERXES 20acrjd
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptySáb Ago 23 2014, 15:38

Boa tarde Alfa

De facto o 3009 improved não é nada mau e também pode ser recableado :

http://www.theanalogdept.com/images/spp6_pics/SME/BK%20SME/SME_3009_Photo_Story.pdf

Mas o Xerxes ficou bem servido com o Rega.


Ps
Depois faz a tua apresentação no local próprio e descreve-nos o teu sistema...a malta daqui gosta de coscuvilhar essas coisas...
 ROKSAN XERXES 491368 
Ir para o topo Ir para baixo
ViciAudio
Membro AAP



Mensagens : 494
Data de inscrição : 13/03/2012
Localização : Usuário BANIDO

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptySáb Ago 23 2014, 15:57

Um bracinho Rega fica bem em qualquer lado Very Happy

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES EmptySáb Ago 23 2014, 15:58

Olá Boa Tarde a Todos,

É claro que cada um faz o que quer, mas mal que pergunte, porque não fazer com o braço o mesmo que foi feito com o motor? Pedir à Roksan o braço!?

Pessoalmente é o que eu faria! Encomendar o Tabriz ZI, até porque é para mim o braço com que mais gostei de ouvir tocar um Xerxes, mas... Como disso antes cada um faz o que quer e utiliza o dinheiro como quer. Eu pessoalmente gosto mais de usar originais. Tal como ele foram pensados ROKSAN XERXES 491368 
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





ROKSAN XERXES Empty
MensagemAssunto: Re: ROKSAN XERXES   ROKSAN XERXES Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
ROKSAN XERXES
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Roksan Xerxes 20 Plus...
» Roksan XERXES
» Dez giras para a historia...
» Roksan Radius 5
» REGA vs. ROKSAN

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: