Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalCalendárioPublicaçõesFAQGruposRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe | 
 

 REGA vs. ROKSAN

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
TD124
Membro AAP
avatar

Mensagens : 3304
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 52
Localização : França

MensagemAssunto: REGA vs. ROKSAN   Ter Jul 20 2010, 21:38

Caros amigos,

O meu primeiro texto no audioanalogicodeportugal vai ser original e um pouco provocatorio. Poucos de voçês imaginariam que o meu primeiro texto neste forum (quase exclusivamente ) analogico fosse sobre os CD’s !!! Mas assim vai ser e isto por três razões :
Em primeiro lugar porque gosto da provocaçao saudavel, ou seja, aquela que consiste a fazer as coisas com humor, honestidade e objectividade, mas de uma maneira diferente daquela que fazemos habitualmente, ou que os outros esperam de nos ...
Em segundo para provar que este espaço é verdadeiramente um lugar de tolerância e abertura de espirito, aonde todo tema audio pode ser abordado, enquanto o respeito mutuo for o nosso fio conductor, coisa que deve ser uma regra de vida, mesmo fora deste forum no quotidiano ...
E enfin porque todos temos necessidade de um leitor CD, que seja para escutar (ouvir ???) os discos novos que não existem em vinilo, ou para evitar situaçoes muito graves como :

* A sua mulher que cada vez que ouve um vinilo na Garrard 301, desliga a maquina em deixando a velocidade embraiada, o que destroi a roldana em três ou quatro dias …

* O seu filho mais velho que para fazer o vaidoso com os amigos, e saltar de faixa em ouvindo o « Amused to death do R. Waters », riscando o disco e destruindo ao mesmo tempo o estilete da Ortofon SPU SG que voçê montou à dois dias …

* O filho mais novo de dois anos e imperador em casa, que se assenta ao lado da Pink Triangle Anniversary e utilisa o braço DP6 da MØRCH como travão de mão, e que vém vos ver no duche com o que resta do braço na mão, feliz da caça do dia … (situação horrivel !!!)

* O amigo audiofilo e ligeiramente embriagado que arrebenta a rolha do Champagne no ar e que cai directamente sobre o braço REGA RB 700 com uma Dynavector DXX II montada e destruindo imediatamente o seu exemplar unico, primeiro a sair da prensa do « Déjà vu dos Crosby Stills Nash & Young » … e a célula também !!!

* A sua esposa que tendo deixado o travão da TD124 actionado e exasperada que o gira não rode, mete-se a sacudi-lo como se fazia nos bares com os flipper’s , na esperança de um bonus ou que caia uma garrafa de Coca Cola como nos distribuidores automàticos …

Como dizia então, por todas estas razões e outras que não conheço, e que não quero conhecer, um leitor de CD’s é um mal necessario num sistema. Mas trata-se de escolher um bom ( ou menos mau …), de preferência não muito caro, pois é sempre triste de gastar dinheiro com coisas inutéis, mas bom là tém que ser, e neste caso é para evitar algumas situações dramàticas podendo destabilisar a sua saude mental, e ou, a integridade fisica dos que vivem consigo no dia em que voçê perder essa sagrada saude mental …
Mas, o amador de analogico é um ser sensato e esperto, e para ele a primeira coisa que vai pensar no momento da compra de um CD, é a um constructor de gira discos, pois este duplo estatuto sera uma garantia que este CD deve ser mais analogico à escuta que os outros …
Vamos là ver então juntos se isto é uma realidade em comparando dois leitores de CD, vindos da primeira série de dois construtores veneràvéis de giras, ou seja, da Rega e da Roksan …

[img][/img]

O Rega Apollo tém uma estética radical, que é algo especifico à marca desde a nasçensa do gira-discos Planar nos anos setenta. Mistura unica de simplicidade e de facilidade de utilização. O disco carrega-se por cima e fixa-se directamente ao eixo de rotação pelo meio de um sistéma de clipagem do tipo PlayStation One. Visto sobre este ângulo o Apollo é um digno descendante da originalidade conceptual da familia analogica da Rega.

O Roksan Kandy 2 é mais classico infelismente. Quase feio, é um leitor a gaveta como muitos outros, mas muito bem construido, bem ajustado e feito com materiais de qualidade. Mais tecnologico, ele possede saidas cinch e XLR, facilitando a integração num sistema de topo de gama. Evidentemente o « charme » estético unico da Xerxes està ausente, mas bom é assim !

O Apollo é à escuta doce, meigo e fràgil. A banda encurtada em cima e em baixo, cria uma sensação de coerência rara e permite as escutas longas sém fatiga auditiva. O médio é liquido, harmonioso com uma boa sensação de matéria no baixo médio, o que dà às vozes uma presença quase analogica. O gira Planar da marca é reputado pela esponteneidade assim que pela rapidez dos médios, ora que o Apollo aposta na doçura e no feltrado para obter um « charme » pessoal, que é evidente e de uma grande beleza. Na compléta oposiçao de estilo entre o Planar e o Apollo, este ultimo dà a sensaçao de ser a arma da vingança entre a Rega e a Linn, e faz do CD Apollo o alter-ego do LP12 (com todas as diferenças que se impoém …) no mundo numérico, o que é um grande elogio …

Denso, voluptuoso e tenebroso o Roksan Kandy 2 vai caçar no terreno de certos Naim que custão quatre vezes o preço dele. E um guerreiro Viking capaz de metamorfosar certos sistemas pouco energéticos e com tendência à moleza. A banda é enorme para um leitor desta categoria e nos dois sentidos, agudos e graves. No entanto é capaz de modulação fina e elegante quando a gravação exige. O palco sonoro é bom nas três dimensões, rigoroso e estàvel. E um leitor em antinomia total com o veneràvel gira Xerxes, e dà a impressao que Touraj Mogaddam, na impossibilidade de se aproximar da sua màquina analogica, escolheu a via da oposição, oferecendo um som complétamente diferente no seu leitor de CD’s. O Kandy é um leitor que faz cantar a polvora, mas algo o reune ao Xerxes, mesmo se é em campos opostos, é que ambos soam como nada de outro sobre a planeta terra.

Como véem, a escolha de um leitor de CD’s no catàlogo de um construtor historico de giras, não é obrigatoriamente uma escolha na continuidade sonica, mas geralmente uma oposição de estilo. No entanto qualquer destas màquinas, segundo a sensibilidade de cada um, é quentemente recomendada afim de evitar os problemas acima citados, e mesmo para ouvir musica (de vez em quando) …

Até+
Voltar ao Topo Ir em baixo
*©uℓto do Ʋıƞıℓ ®
Membro AAP
avatar

Mensagens : 1377
Data de inscrição : 04/07/2010
Idade : 44
Localização : Terra da Capa Rica

MensagemAssunto: Re: REGA vs. ROKSAN   Ter Jul 20 2010, 21:47

Pronto começaste mal Smile)__((:

Como faço por não ouvir cds cá em casa, e não tenho opinião formulada, apenas respondo pela estética mais apelativa do Rega.

Voltar ao Topo Ir em baixo
http://cultovinil.blogspot.com
alex
Membro AAP
avatar

Mensagens : 50
Data de inscrição : 14/07/2010

MensagemAssunto: Re: REGA vs. ROKSAN   Ter Jul 20 2010, 21:59

Bom não está tudo perdido!
As máquinas de lavagem do vinil com um pouco de habilidade poderão sofrer um upgrade e ser úteis para a limpeza dos CDs.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Milton
Membro AAP
avatar

Mensagens : 15209
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 56
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

MensagemAssunto: Re: REGA vs. ROKSAN   Ter Jul 20 2010, 22:24

Um verdadeiro pesadelo, a primeira parte do texto,e a segunda não lhe fica atrás, mas é como dizes...essas coisas servem como recurso, e só de vez em quando....

mas é a qualidade da escrita a que nos habituaste, e que nos prende hipnoticamente do principio ao fim...
Voltar ao Topo Ir em baixo
zaratustra
Membro AAP
avatar

Mensagens : 4763
Data de inscrição : 09/07/2010
Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha

MensagemAssunto: Re: REGA vs. ROKSAN   Ter Jul 20 2010, 23:12

Obrigado pela análise, TD 124.
Bonitos não são mas, que devem soar bem......
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://zaratustrices.blogspot.com/
longplay
Membro AAP
avatar

Mensagens : 396
Data de inscrição : 04/07/2010
Localização : Centro

MensagemAssunto: Re: REGA vs. ROKSAN   Ter Jul 20 2010, 23:42

Cá por casa mora um igual ao da esquerda... Na verdade, após alguns meses, acho que ainda não fez a rodagem... mas cá está..

Obrigado pelo comparativo...

E concordo, os primeiros parágrafos são um pesadelo mas situações dessas já terão acontecido a muito boa gente certamente.
Voltar ao Topo Ir em baixo
TD124
Membro AAP
avatar

Mensagens : 3304
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 52
Localização : França

MensagemAssunto: Re: REGA vs. ROKSAN   Qua Jul 21 2010, 00:33

longplay escreveu:

E concordo, os primeiros parágrafos são um pesadelo mas situações dessas já terão acontecido a muito boa gente certamente.

Quase todas as situaçoes exprimidas são autobiograficas, infelizmente

Até+
Voltar ao Topo Ir em baixo
António José da Silva
Membro AAP
avatar

Mensagens : 64345
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 51
Localização : Quinta do Anjo

MensagemAssunto: Re: REGA vs. ROKSAN   Qua Jul 21 2010, 00:52

Magnifico texto. Fico com água na boca à espera do muito de bom que aí há-de vir.
Voltar ao Topo Ir em baixo
António José da Silva
Membro AAP
avatar

Mensagens : 64345
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 51
Localização : Quinta do Anjo

MensagemAssunto: Re: REGA vs. ROKSAN   Qua Jul 21 2010, 01:00

É pena não haver uma foto do exacto momento em que o puto apareceu com os restos mortais do DP6 da MØRCH .
Deveria de ser um momento......



Imagino-o parecido com isto.




Voltar ao Topo Ir em baixo
Stereo
Membro AAP
avatar

Mensagens : 3487
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 57
Localização : Lisboa

MensagemAssunto: Re: REGA vs. ROKSAN   Qua Jul 21 2010, 01:38

Obrigado Paulo! É sempre agradável ler estas coisas e mesmo sendo do digital (um mal necessário) é muito bem-vindo!
Voltar ao Topo Ir em baixo
TD124
Membro AAP
avatar

Mensagens : 3304
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 52
Localização : França

MensagemAssunto: Re: REGA vs. ROKSAN   Qua Jul 21 2010, 21:54

António José da Silva escreveu:
É pena não haver uma foto do exacto momento em que o puto apareceu com os restos mortais do DP6 da MØRCH .
Deveria de ser um momento......



Imagino-o parecido com isto.





Pois é, devo ter reagido assim, ou pior !!!

Mas é um muito triste souvenir, e o sacana de puto estava feliz como tudo

Até+
Voltar ao Topo Ir em baixo
Vodoo
Membro AAP


Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

MensagemAssunto: Re: REGA vs. ROKSAN   Qua Jul 21 2010, 22:30

He He He !!!

Essa é boa
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
REGA vs. ROKSAN
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» REGA vs. ROKSAN
» opinião rega p2
» rega planet 2000
» REGA APOLLO
» Rega Planar 3

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Digital-
Ir para: