Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Thorens apressado...

Ir para baixo 
+4
lore
zaratustra
António José da Silva
JCF
8 participantes
AutorMensagem
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyDom Ago 22 2010, 17:34

Vivam

Tenho um problema com o meu Thorens TD 160B MKII para o qual pretendo arranjar solução e como tal precisava da vossa preciosa ajuda.

Pouco depois de o ter comprado reparei que o prato andava um pouco mais rápido que o normal. Em comparação com o LINN isso era notório. O LINN tb não tinha a velocidade certa quando o comprei mas descobri uns parafusos por baixo para fazer o ajuste com o auxilio de um disco estroboscópico da Dual lá acertei +/- aquilo.

Entretanto fiz o download de um disco desses do vinylengine imprimi numa impressora laser e hoje andei a verificar as velocidades. O LINN está com as velocidade praticamente certas mas o Thorens está claramente acelerado nos 33.

Estive a reparar nas diferenças e o que se passa é que no Thorens em 45 rpm está praticamente certo mas em 33 está acelerado. Ora se o motor roda sempre à mesma velocidade o problema parece estar na relação de transmissão ou seja, a polie do motor parece estar com o diametro ligeiramente grande na zona dos 33 mas correcta no diametro das 45. Já andei a limpar bem esta parte da polie mas não ajudou praticamnete nada.

Como é que poderei resolver este problema? Tenho uma ideia que passa por desgastar um pouco a polie (que é revestida a plastico) na zona das 33 rpm reduzindo-lhe o diametro e por conseguinte a velocidade. Estava a pensar usar uma lima ou uma lamina ligando o motor para aquilo funcionar como um mini torno mecanico. Contudo tenho algum receio de o fazer pois pode ovalizar a polie ou provocar-lhe outro dano que seja irreversivel. Claro que tinha sempre a hipotese se algo correr mal de arranjar uma polie nova/usada...

Desde já os meus agradecimentos a quem poder/quiser ajudar Thorens apressado... 843159


Última edição por JCF em Dom Ago 22 2010, 20:31, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyDom Ago 22 2010, 17:57

Já agora, descreve um pouco mais o problema. A diferença é grande? A correia é nova? Onde foi adquirida a correia?
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyDom Ago 22 2010, 18:28

Viva

A diferença é relativamente grande. Eu dei por isso porque é notório tocando o mesmo disco no LINN e no Thorens dá para perceber que neste ultimo o ritmo é mais acelerado e por exemplo as vozes perdem algum corpo e ficam mais fininhas.

Tenho alguns discos em cd e em vinyl e colocando a tocar ao mesmo tempo verifico que nos fim da musica 4-5 minutos já ha uma diferença de alguns segundos 10 ou até mais.

A correia não é nova e veio com o Thorens. Assim a olhómetro não parece em muito mau estado. De um lado ja se notam algumas estrias mais brilhantes e polidas sinal de algum uso. Por isso agora virei a correia ao contrário lado em que está bassa e homogénia, parece-me quase como nova.

Portanto, resumindo, creio que o problema poderá estar naquela polie. Segundo li algures estes Thorens não dão para acertar a velocidade e de facto já abri o aparelho por baixo e não descobri nada que podesse regular. Por outro lado nas 45 rpm está praticamente certo. O prato gira sem atritos, se o colocar a rodar sem correia roda durante bastante tempo... Se calhar com uma raspadela na zona mais fina da polie aquilo até podia ir ao sitio. Thorens apressado... 447836
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyDom Ago 22 2010, 21:11

Eu sugeria que "ainda" não raspasses nada. Tenho fortes duvidas que seja a poli. A mudança de velocidades nesse Thorens é feita por mudança na poli? É que no 125 é um processo eléctrico. O motor é que muda de rotação. Repara se não vão uns 4/5 fios ao motor?
Mas vamos tentar averiguar esse problema e leva-lo a bom porto.
Ir para o topo Ir para baixo
zaratustra
Membro AAP
zaratustra


Mensagens : 4762
Data de inscrição : 09/07/2010
Localização : Frossos, Albergaria-a-Velha

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyDom Ago 22 2010, 21:16

No TD 160 é na polie que se faz a mudança de velocidade do prato.
Ir para o topo Ir para baixo
http://zaratustrices.blogspot.com/
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyDom Ago 22 2010, 21:40

zaratustra escreveu:
No TD 160 é na polie que se faz a mudança de velocidade do prato.

Tens razão, e já confirmei.

E será que já tentastes ver fisicamente o que se passa aquando da mudança. A melhor forma de o fazer, e tirar o prato, e virá-lo ao contrário em cima do sub-prato. Entretanto, já coloquei a pergunta "ao" verdadeiro expert. Thorens apressado... 491368
Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyDom Ago 22 2010, 21:47

esse gira faz comutaçao da velocidade na polie ?
http://www.vinylnirvana.com/ar_forsale_bb.shtml
aqui parece ter um botao para isso .
o tipo fala que pode ser que a correia nao tenha o tamanho indicado e ser dai a falha
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyDom Ago 22 2010, 21:53

lore escreveu:
esse gira faz comutaçao da velocidade na polie ?
http://www.vinylnirvana.com/ar_forsale_bb.shtml
aqui parece ter um botao para isso .


Essa dúvida já a dissipei. Aqui apontado como numero 3


Thorens apressado... Td160




Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyDom Ago 22 2010, 21:58

duvido que seja um problema de tamanho da polie , so se algo nao for original
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyDom Ago 22 2010, 22:47

esse gira está preparado de origem para a os 220v europeus?
é que se for uma adaptação de um que tenha sido concebido para os states, pode o problema ser da polie, uma vez que as freq da corrente são diferentes...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyDom Ago 22 2010, 22:51

Milton escreveu:
esse gira está preparado de origem para a os 220v europeus?
é que se for uma adaptação de um que tenha sido concebido para os states, pode o problema ser da polie, uma vez que as freq da corrente são diferentes...


Mas nesse caso o problema seria nas duas velocidade.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptySeg Ago 23 2010, 00:06

António José da Silva escreveu:
Milton escreveu:
esse gira está preparado de origem para a os 220v europeus?
é que se for uma adaptação de um que tenha sido concebido para os states, pode o problema ser da polie, uma vez que as freq da corrente são diferentes...


Mas nesse caso o problema seria nas duas velocidade.
mas ele tem o roblema nas duas velocidades..

"Estive a reparar nas diferenças e o que se passa é que no Thorens em 45 rpm está praticamente certo mas em 33 está acelerado"

ora estar practicamente certo é diferente de exactamente certo....

o melhor mesmo é ele ver na etiqueta qual é a voltagem e frequencia...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptySeg Ago 23 2010, 00:19

Milton escreveu:
António José da Silva escreveu:
Milton escreveu:
esse gira está preparado de origem para a os 220v europeus?
é que se for uma adaptação de um que tenha sido concebido para os states, pode o problema ser da polie, uma vez que as freq da corrente são diferentes...


Mas nesse caso o problema seria nas duas velocidade.
mas ele tem o roblema nas duas velocidades..

"Estive a reparar nas diferenças e o que se passa é que no Thorens em 45 rpm está praticamente certo mas em 33 está acelerado"

ora estar practicamente certo é diferente de exactamente certo....

o melhor mesmo é ele ver na etiqueta qual é a voltagem e frequencia...

Mas deveriam de estar proporcionalmente errados. Não me parece ser da poli.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptySeg Ago 23 2010, 00:35

António José da Silva escreveu:
Milton escreveu:
[


Mas nesse caso o problema seria nas duas velocidade.
mas ele tem o roblema nas duas velocidades..

"Estive a reparar nas diferenças e o que se passa é que no Thorens em 45 rpm está praticamente certo mas em 33 está acelerado"

ora estar practicamente certo é diferente de exactamente certo....

o melhor mesmo é ele ver na etiqueta qual é a voltagem e frequencia...

Mas deveriam de estar proporcionalmente errados. Não me parece ser da poli.[/quote]

é claro que a falha deve ser proporcional, mas dependendo da luz que ele utiliza,pode ser menos visivel essa falha a 45rpm.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptySeg Ago 23 2010, 00:37

uma boa ideia, era experimentar esse stroboscópio no Linn, só para tirar duvidas...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptySeg Ago 23 2010, 00:42

Milton escreveu:

é claro que a falha deve ser proporcional, mas dependendo da luz que ele utiliza,pode ser menos visivel essa falha a 45rpm.

Mas a 33 não só é visível como audível. Se for o caso de a poli ser para 60Hz, à polis à venda para os 50Hz. Mas vou aguardar que resposta do amigo expert. Thorens apressado... 491368
Também gostaria que ele fizesse o teste com o prato virado ao contrário para ver se a correia está a galgar toda a distancia ou se não consegue subir totalmente para o seu devido lugar.
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptySeg Ago 23 2010, 09:36

Caro JCF,

Antes de partir para qualquer solução, é fundamental saber qual é o real estado de ambas as velocidades do seu Thorens.

Saber se as 45 r.p.m. estão 100% certas, ou quase certas, faz toda a diferença.

Saber com uma certa precisão qual á percentagem de desvio das 33 r.p.m. também é muito importante.

Pode cronometrar uma música no vinyl e fazer o mesmo num CD (partindo do princípio que o seu CDP tem a velocidade correcta). O tempo mencionado na capa do CD (se o tiver, também serve como mais uma ref.)
Faça isso com duas ou três músicas, se para tal tiver paciência.

Não faça nada antes de sabermos qual a percentagem dos desvios a 45 r.p.m. e 33 r.p.m. e a relação entre ambas as velocidades.


Cumprimentos,

Mário
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyTer Ago 24 2010, 10:56

JCF escreveu:
Vivam

Tenho um problema com o meu Thorens TD 160B MKII para o qual pretendo arranjar solução e como tal precisava da vossa preciosa ajuda.
...
Desde já os meus agradecimentos a quem poder/quiser ajudar Thorens apressado... 843159

Olà JCF,

um Thorens da série 160 - 166 que nao rode com a boa velocidade, nao é um problema, é um estado natural Thorens apressado... 21181 e o Net està cheio de angustias como a tua, aqui vao algumas soluçoes :

1_A velocidade num gira com motor sincrono nao regulado, deve ser medida com um disco montado em cima, sem peso de estabilidade central e com o braço pousado em posiçao de leitura !

2_Se a diferença de velocidade excede 3%, para cima ou para baixo, verificar que a correia esteja na parte mais bombeada da pulia. Fazer o azimute se nao for o caso através do parafuso especifico.

3_Assegurar-se que a correia seja de origem e destende-la um pouco durante uma noite inteira, e assegurar-se que o eixo esteja correctamente lubrificado, e o antigo oleo bem retirado !

4_Se pulia em plastico verificar se a embraiagem esta boa, e que o eixo morda bem na embraiagem.

5_Verificar o bom estado da resistencia e do condensador de desfasagem do motor, e que a EDP està a enviar 50 Hz e nao 55 ou 45 Evil or Very Mad

Enfim é preciso saber que a estabilidade da velocidade é mais importante do que a valor da velocidade, e se é estavel e com uma variaçao inferior a 3%, o gira funciona quase como deve ...

Espero ter ajudado !!!

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyTer Ago 24 2010, 13:55

Ainda mais desvios tem o TD 124, pelo menos nos testes que fizemos a pelo menos 3 deles... Thorens apressado... 21181
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyTer Ago 24 2010, 14:40

nbunuel escreveu:
Ainda mais desvios tem o TD 124, pelo menos nos testes que fizemos a pelo menos 3 deles... Thorens apressado... 21181

Mas isso é bastante estranho. É bom saber, que mesmo um desvio de voltagem de 10% no fornecimento de qualquer companhia eléctrica, não são suficientes para alterar a consistência de rotação no 124.
Todo o TD124 era testado numa cave especial longe de qualquer vibração, e o hum e noise eram medidos com instrumentos especiais que foram desenvolvidos pela Thorens.

A estabilidade de pich era na ordem dos 0.07%

O que eu vi a tocar tinha uma estabilidade de rotação que se assemelha em muito aos que são controlados por quartz, tal era a estabilidade do estroboscópio.

Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyTer Ago 24 2010, 14:48

António José da Silva escreveu:
nbunuel escreveu:
Ainda mais desvios tem o TD 124, pelo menos nos testes que fizemos a pelo menos 3 deles... Thorens apressado... 21181

Mas isso é bastante estranho. É bom saber, que mesmo um desvio de voltagem de 10% no fornecimento de qualquer companhia eléctrica, não são suficientes para alterar a consistência de rotação no 124.
Todo o TD124 era testado numa cave especial longe de qualquer vibração, e o hum e noise eram medidos com instrumentos especiais que foram desenvolvidos pela Thorens.

A estabilidade de pich era na ordem dos 0.07%

O que eu vi a tocar tinha uma estabilidade de rotação que se assemelha em muito aos que são controlados por quartz, tal era a estabilidade do estroboscópio.

Então deviam ser outros giras concerteza face ao desvio notório que era provocado com o aquecimento...Há certos mitos que convém combater...Uma peça mecânica fabulosa dos anos 50/60 tem sempre as suas limitações naturais...é o mesmo que comparar um relógio mecânico a um de quartz. Um Patek philippe automático é quase sempre menos exacto que um simples Swatch.. Bem é certo que eu prefiro o 1º.
Thorens apressado... 936335
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyTer Ago 24 2010, 14:51

Não tenho razão de queixa de nenhum dos meus Patek Philippe. Thorens apressado... 933723
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyTer Ago 24 2010, 20:36

Olá pessoal, obrigado pelas respostas.

Tentando esclarecer algumas duvidas que colocaram. O Thorens é para 220v e 50hz, o motor/polie não sei se serão de origem embora aparentem ser. Foi comprado a um ingles que me disse que o GD tinha tido pouco uso mas a verdade é que ele vinha com um dos cantos da base descolados e depois verificando mais em pormenor as fotos do begocio no ebay essa falha já era visivel e o ingles nada comentou sobre isso. Portanto não me pareceu um vendedor muito credivel e não lhe dei feedback (na verdade devia ter dado negativo).

Quando digo que a rotação em 45 rpm me parece relativamente certa isso acontece porque não tenho a absoluta certeza face aos meios que disponho nem estive a cronomentrar. Contudo a diferença não me parece grande, diria 1 a 2% no máximo ligeiramnete acelerado.

Em 33 rpm pelas contas que fiz a diferença poderá ser mesmo superior a 5%. O meu leitor de CD da Rotel é do tempo do cristal de quartzo e portanto a diferença será minima. Se ccolocar o disco a tocar e cronometrar o relogio e o visor do CD andam a par num espaço de 2 ou 3 minutos portanto posso considerar certo. Fazendo a comparação Thorens / Rotel ao fim de uma musica de 4 a 6 minutos a diferença já é superior a 10 segundos. Já fiz essa experiencia ha algum tempo mas é dessa ordem, talvez até um pouco mais. É suficiente para se notar que a musica vai com um ritmo mais acelerado.

Continuo com a ideia de tentar dar ali um pequeno desbaste na polie. Se essas polies se vendem na net, caso algo corra menos bem sempre tenho a solução de comprar outra.

A correia não está demasiado tensionada e a embraiagem funciona bem. Poderá patinar qualquer coisa no arranque mas depois ganha velocidade relativamente rápido.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyTer Ago 24 2010, 20:44

Mas antes de alterares algo que em principio não estará mal, faz aquilo que te pedi. Vira o prato ao contrário, mete-o em cima do sub-prato e vê se a correia faz a totalidade do caminho.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyQua Ago 25 2010, 09:57

nbunuel escreveu:
Ainda mais desvios tem o TD 124, pelo menos nos testes que fizemos a pelo menos 3 deles... Thorens apressado... 21181

Como escrevi hà algum tempo e num outro sitio, um TD124 perfeitamente afinado estabiliza a sua rotaçao ao fim de um quarto de hora quando o motor atinge os quarenta graus. A estabilidade é entao de 0.03%, em média, mesmo num muito usado (mas perfeitamente afinado) !!! E uma das particularidades dos giras profissionais como a EMT, Bourdereau e RekOcut, ou semi profissionais como o TD124 ou os Garrard 301 .

No entanto um travao magnetico permite de variar a velocidade de mais ou menos 3%, no caso do TD124, por isso o problema é muito diferente do que um 160 -166 aonde nao existe correcçao de velocidade ...

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
MJC
Membro AAP
MJC


Mensagens : 3625
Data de inscrição : 03/07/2010
Idade : 73
Localização : Lisboa

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyQua Ago 25 2010, 10:24

Bom dia Paulo,

Eu diria que o problema no TD 124 não é diferente. Simplesmente não existe.

E posso confirmar porque já tive em meu poder TD 124 em variadíssimos estados de conservação, do mais miserável ao quase imaculado e após algumas afinações, mais ou menos demoradas, todos eles ficaram com a velocidade certa e perfeitamente estabilizada.

Quanto ao problema do nosso amigo JCF, e sem ter uma ideia precisa das variações das velocidades, será difícil estabelecermos uma causa.

Já aqui foi mencionado que este problema é bastante comum nos TD 160.
Já aqui se mencionaram algumas soluções para o problema.
Acho que uma correia rigorosamente nova e adequada ao modelo, bem como a verificação dos componentes electrónicos como sugeriste, seria um bom começo.
Claro que a verificação da forma como a correia ataca a polia, invertendo o prato como o AJS sugeriu, será sempre o primeiro passo.
Soluções mais radicais como enchimento do sub-prato, desbaste da polia (de difícil execução) ou mesmo utilização de uma fonte de alimentação externa, ficariam para uma fase de »desespero«.

Um abraço,

Mário

Post Scriptum: Haverá algum forista com experiência nos TD160 que more perto do amigo JCF e que possa dar uma mãozinha (isto é, se o JCF assim o desejar)?
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyQua Ago 25 2010, 10:36

TD124 escreveu:
nbunuel escreveu:
Ainda mais desvios tem o TD 124, pelo menos nos testes que fizemos a pelo menos 3 deles... Thorens apressado... 21181

Como escrevi hà algum tempo e num outro sitio, um TD124 perfeitamente afinado estabiliza a sua rotaçao ao fim de um quarto de hora quando o motor atinge os quarenta graus. A estabilidade é entao de 0.03%, em média, mesmo num muito usado (mas perfeitamente afinado) !!! E uma das particularidades dos giras profissionais como a EMT, Bourdereau e RekOcut, ou semi profissionais como o TD124 ou os Garrard 301 .

No entanto um travao magnetico permite de variar a velocidade de mais ou menos 3%, no caso do TD124, por isso o problema é muito diferente do que um 160 -166 aonde nao existe correcçao de velocidade ...

Até+
Magnetos esse que fazem um esforço suplementar ao desgraçado do motor, o que é um contra senso uma fez que um motor é concebido para rodar na sua totalidade, sem travamento.
E é nesse sentido que os projectos do Garrard 301/401 e do Lenco L75 - apesar de eu pessoalmente não gostar da inclinação do idler que provoca prováveis desvios de tracção -se apresentam com melhores valores...
Ps. Neste momento possuo um 401 e um L75, e curiosamente o meu preferido continua a ser um simples Thorens TD 160 (se bem que alterado).
abraço
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyQua Ago 25 2010, 10:38

nbunuel escreveu:
...curiosamente o meu preferido continua a ser um simples Thorens TD 160 ...


Para já não falar no magnifico 125 com fonte Dr. Fuss.
Thorens apressado... 491368
Ir para o topo Ir para baixo
nbunuel
Membro AAP
nbunuel


Mensagens : 2485
Data de inscrição : 07/07/2010

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyQua Ago 25 2010, 10:51

António José da Silva escreveu:
nbunuel escreveu:
...curiosamente o meu preferido continua a ser um simples Thorens TD 160 ...


Para já não falar no magnifico 125 com fonte Dr. Fuss.
Thorens apressado... 491368
Sem dúvida... Há pouco tempo estive mesmo para adquirir um artilhado com SME 3009 serie II, mas sem a fonte do Dr. House, perdão Fuss.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyQua Ago 25 2010, 10:53

nbunuel escreveu:
mas sem a fonte do Dr. House, perdão Fuss.


Thorens apressado... 933723

Fica simplesmente um espectáculo.
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyQua Ago 25 2010, 19:17

António José da Silva escreveu:
Mas antes de alterares algo que em principio não estará mal, faz aquilo que te pedi. Vira o prato ao contrário, mete-o em cima do sub-prato e vê se a correia faz a totalidade do caminho.

Sim faz, tem um percurso perfeitamente normal, estável e silencioso. A correia passa no meio da guia sem lhe tocar e fica mais ou menos equi-distante. Francamente não noto nada de anormal, apenas que o prato gira mais rápido do que devia.

Acho que vou fazer uma experiencia a ver no que dá...
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyQui Ago 26 2010, 11:09

Viva

Pois já estive a desbastar a polie. O material é mais mole do que estava à espera. Fui passando uma lamina e iam saindo uns fios tipo cabelo, fininhos. Fui controlando a velocidade entre passagens, ao fim de 3 operações a rotação ficou certa. Estive a passar um cotonete e depois com a unha a ver se sentia algum ressalto e está bem liso. A correia esta a passar com estabilidade entre as guias. Acho que ficou bem.

Depois estive a analizar a parte das 45 rpm e apesar de estar bastante mais certa em termos de rpm a polie não me pareceu tão perfeita como nas 33 rpm. Praticamente não uso esta rotação senão teria de pensar em comprar uma polie nova.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptyQui Ago 26 2010, 11:13

Ainda bem que resolvestes a questão. Se precisares de uma poli nova, o Rolf Kelch é a pessoa que ficou com todo o espólio da antiga Thorens e decerto que tem essa poli. Basta mandar mail a perguntar se tem e qual o preço.

http://www.rolf-kelch.de/
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptySex Ago 27 2010, 18:12

Coloquei a questão da velocidade acelerada do teu Thorens ao Joel. Ele disse que é algo que acontece aos 160. Ele tem uma correia que corrige esse problema. Se a coisa persistir, avisa.
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptySáb Ago 28 2010, 13:04

António, obrigado pela ajuda.

Para já parece estar a funcionar bastante bem e como 95% ou mais dos meus discos são de 33 1/3 rpm não me vou preocupar com a aparente irregularidade em 45 rpm.

O Thorens até está a tocar bastante bem, apenas a 440MLa exagera um bocado os agudos, mas creio que parte da culpa será do 640P.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... EmptySáb Ago 28 2010, 13:41

JCF escreveu:
António, obrigado pela ajuda.

Para já parece estar a funcionar bastante bem e como 95% ou mais dos meus discos são de 33 1/3 rpm não me vou preocupar com a aparente irregularidade em 45 rpm.

O Thorens até está a tocar bastante bem, apenas a 440MLa exagera um bocado os agudos, mas creio que parte da culpa será do 640P.

Pois, isto de atribuir culpas é sempre complicado e depende da boa ou má convivência entre componentes. É essa uma das razões pela qual alguém adorou um componente, e outro nem por isso.
Essa célula é muito boa, e a única forma de saberes o real valor dela, é ires ouvindo a mesma com diferentes mixes. São as muitas variáveis que tornam este hobby tão complexo e belo. (e muitas vezes, frustrante)
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Thorens apressado... Empty
MensagemAssunto: Re: Thorens apressado...   Thorens apressado... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Thorens apressado...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Thorens TD 160 MK II
» Amp. Integrados Vintage.
» Thorens Td 170
» Thorens TD-145 vs TD-160
» Thorens TD 280

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: