Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!

Ir para baixo 
+14
Antero Pereira
rcarreira
cello
jose.ribeiro
MicroGruas
MCA. HiFi
carlomar
jmrmonteiro
Vodoo
TD124
longplay
António José da Silva
Milton
Stereo
18 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyQui Jan 03 2013, 08:50

Um excelente projecto sim senhor. PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 754215 Eu apanhei este projecto quase no fim, por isso fico com algumas duvidas (sugiro até colocar no inicio do tópico as respostas). PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 447836

Quanto é que fica +- em material este projecto completo?

Qual o esquema que seguiram?

AS placas de C.I. já estão desenhadas, ou foram colocadas num programa para as desenhar de raiz?

Onde estão a conseguir arranjar maior parte do material?

Abraços e muito bom projecto.

P.S. - Para quando um projecto similar, mas com transistores? PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 936335
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyQui Jan 03 2013, 19:26

Sim, microseiki, o potenciómetro ALPS é bom, mas este!... PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 22692
Também lhe meti uma bobine de choque na alimentação. Isto também beneficiou a coisa. Mas ainda devo melhorar a fonte noutras coisas. Logo se verá.

jose.ribeiro,
O esquema está aqui exposto, com os agradecimentos ao caro td124 e ao MCA. Também relativamente aos transformadores... que o amigo MCA proporcionou - o que quer dizer que, destes não há mais. Isto não quer dizer que não se arranje material, mas há o problema de não ser fácil, nomeadamente os transformadores ideais e os transístores... Enfim, não quer dizer que é uma causa perdida, pelo contrário, se alguém procura o melhor... não será o melhor do mundo, mas nem queiram saber o que isto é!...
Transístores?! Com a possibilidade de poder ter um brinquedo a válvulas?! PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 317942 Eu também tenho transístores, mas... Aliás, tenho os meus A5 e um projecto do A30, mas isso não me impede de «sonhar» com as válvulas! PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 491368
Ir para o topo Ir para baixo
jose.ribeiro
Membro AAP



Mensagens : 701
Data de inscrição : 06/12/2012
Idade : 43
Localização : Gondomar

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptySex Jan 04 2013, 10:04

E quanto ficará €€€ este projecto só em materal +-? PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 447836
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptySex Jan 04 2013, 10:57

jose.ribeiro escreveu:
E quanto ficará €€€ este projecto só em materal +-? PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 447836

Julgo não me enganar se disser que anda perto de 400€, mas se quiseres componentes xpto essa factura sobe a cavalo num foguete...
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptySex Jan 04 2013, 20:50

Milton escreveu:
jose.ribeiro escreveu:
E quanto ficará €€€ este projecto só em materal +-? PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 447836

Julgo não me enganar se disser que anda perto de 400€, mas se quiseres componentes xpto essa factura sobe a cavalo num foguete...


Lembro-me vagamente, que ficou tudo à volta de 450 euros, excluindo a ou as caixas para o amp e a fonte.


Mas vale muito mais.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptySáb Jan 05 2013, 14:31

Dado ter havido novas versões do PTphones, não sei bem a qual os carissimos amigos se referem.
Claro que o circuito é sempre aquele que o amigo TD124 publicou, sendo a unica diferença nas duas restantes versões o tipo de valvula a utilizar.

E como sempre nestas coisas o gosto pessoal é que manda. Eu montei em prototipo as 3 versões e gostei de todas, sendo a versão com a 6sn7 uma versão que oferece o melhor da original 12AU7 mais um pouco de dimensão e grandeza ao som, penso perder um pouco de musicalidade, mas evidentemente tudo depende da valvula utilizada. Para as 6SN7 penso apenas valer a pena para aqueles que gostam de investir em valvulas OS e raras.

A versão MKIII com a celeberrimas ECC88/6922 é uma versão com um som mais detalhado , fote presença e rico em transitorios. A ECC88 é uma valvula aonde o tipo de fabricante muito influi no resultado sonoro, portanto acertar com a 88 que mais gosta por veses obriga a comprar um caixote delas. Eu pessoalmente resolvi esse problema optando pelas equivalentes 6922, são de hoptima construção e bastante uniformes sonicamente. Existem modelos com pinagem dourada, aparelhadas e penso que até benzidas pelo Papa, mas francamente não noto diferenças significativas (excepto o preço), talvez alguma diferença mas apenas 15 minutos depois é como o Wisky velho apenas faz diferença do primeiro para o segundo depois .... é para a desgraça e é todo igual.
Bom mas com todas estas voltas que o PTphones teve e que podem ser vistas e acompanhadas no seu berço o forum AudioPT, aonde ainda se mantem a resistir como um heroi a todas as intemperias, uma coisa é certa o som original com da primeira versão com a vauvula 12AU7 e material vulgarissimo, nunca saiu do meu ouvido.
Caractristico pela sua musicalidade resultante de um circuito muito simples mas muito estável, musical e superior aos materiais que tanto falam das marcas X , Y ou tangas ....
A valvula 12AU7 soa de pantufas, diz muita gente, mas bem escolhida tem caractristicas sónicas muito proximas das gigantes 5687, E182CCou as russas 6U6P.

Na realidade o que faz do PTphones uma maravilha de aparelho é um circuito desenhado por quem sabe adaptar a electronica ao audio e não o contrário.
O circuito é muito estável e fiável. è um circuito bom porque é bom e não necesita de efeitos especiais ou "equalizações" com cabos ou componentes XPTO. Soa muito bem com componentes simples, quando digo simples não quero dizer "sucata", mas sim componentes de qualidade sem entrar nos ditos componentes audiofilos que muitas das vezes funcionam pior que um componente de qualidade bem selecionado do ponto de vista técnico.
Em conclusão e de acordo com o que tenho estado a ler, discordo inteiramente em se estar a perder o rico tempo desta vida à espera de componentes "audiofilos" quando esse tempo pode ser muito bem aproveitado a apreciar a qualidade e musicalidade do PTphones a reproduzir musica, seja na versão pré ou na versão ampl-phones.

Uma coisa importante é o potenciometro que regula o ganho de entrada do circuito de audio. Habitualmente é utilizado o Alps azul. É um potenciometro razuavel para um preço de cerca de 3o€, mas não é nem de perto nem de longe um bom potenciometro.
Eu gosto muito do alps preto, mas infelizmente já morreu, só em 2ª mão. Há o japonês TKD 2_508S, custra cerca de 100€ mas vale tudo o que custa, pena é que só haja o valor de 100K, mas nas versões mais baratas existem todos os valores. Posso garantir que todas as versões desta marca são superiores ao Alps azul.
Pessoalmente sou apreciador dos atenuadores do tipo ladder. Mas aí é necessário gastar mais umas coroas.

O potenciometro é importante claro, mas cada um deve montar o cavalo que poder chegar, sem sacrificios que por veses não são tão importantes como isso neste excelente circuito.

Um Abraço




Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptySáb Jan 05 2013, 14:42

Como já disse, o meu está todo no original, com o circuito do Paulo Marcelo e os componentes que tu na altura escolhestes e os transformadores por ti desdenhados. Ainda há uns dias, um membro aqui do fórum ficou bastante surpreendido com o som que os HD-650 emanavam ligados a esta pequena maravilha. Eu por mim, estou servido e bem. Quanto muito, experimentar outras válvulas. Neste momento moram cá umas NOS da Phillips.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptySáb Jan 05 2013, 20:50

Como diz o MCA, o potenciómetro é importante. Eu, embora não possa meter-me em aventuras, troquei por este atenuador, que já mostrei e valeu bem a pena! E nem foi tão caro... PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 22692
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyDom Jan 06 2013, 15:20

Viva caro António

Claro que toda a gente fica encantado com o som desse conjunto Ampli/transformadores parafeed, quem ouve não fica imune.
Além da versão original existem mais duas, calculadas para outro tipo de valvulas.

O resultado é mesmo isso: Diferente e quando é diferente é o gosto que comanda.

O original, além de tudo tem o valor de ser o original. Se está a jogar bem ... não se mexe na equipe.

Abraço
MCA
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyDom Jan 06 2013, 15:22

MCA. HiFi escreveu:
Viva caro António

Claro que toda a gente fica encantado com o som desse conjunto Ampli/transformadores parafeed, quem ouve não fica imune.
Além da versão original existem mais duas, calculadas para outro tipo de valvulas.

O resultado é mesmo isso: Diferente e quando é diferente é o gosto que comanda.

O original, além de tudo tem o valor de ser o original. Se está a jogar bem ... não se mexe na equipe.

Abraço
MCA


E todos os que o têm ouvido, são da opinião de que toca mesmo muito bem. Um dia ainda hei-de ver se comparo o meu com a versão 2 e 3.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyDom Jan 06 2013, 18:46

António José da Silva escreveu:
MCA. HiFi escreveu:
Viva caro António

Claro que toda a gente fica encantado com o som desse conjunto Ampli/transformadores parafeed, quem ouve não fica imune.
Além da versão original existem mais duas, calculadas para outro tipo de valvulas.

O resultado é mesmo isso: Diferente e quando é diferente é o gosto que comanda.

O original, além de tudo tem o valor de ser o original. Se está a jogar bem ... não se mexe na equipe.

Abraço
MCA


E todos os que o têm ouvido, são da opinião de que toca mesmo muito bem. Um dia ainda hei-de ver se comparo o meu com a versão 2 e 3.

Não será fácil fazer uma comparação nesses termos, pois além do teu ser apenas a versão para auscultadores, qualquer diferença entre composição de componentes srá bem notória - essa é a minha experiência. Agora, de qualquer maneira, este sacana toca mesmo bem! PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 22692
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptySeg Jan 07 2013, 02:28

Stereo escreveu:
António José da Silva escreveu:
MCA. HiFi escreveu:
Viva caro António

Claro que toda a gente fica encantado com o som desse conjunto Ampli/transformadores parafeed, quem ouve não fica imune.
Além da versão original existem mais duas, calculadas para outro tipo de valvulas.

O resultado é mesmo isso: Diferente e quando é diferente é o gosto que comanda.

O original, além de tudo tem o valor de ser o original. Se está a jogar bem ... não se mexe na equipe.

Abraço
MCA


E todos os que o têm ouvido, são da opinião de que toca mesmo muito bem. Um dia ainda hei-de ver se comparo o meu com a versão 2 e 3.

Não será fácil fazer uma comparação nesses termos, pois além do teu ser apenas a versão para auscultadores.


E é isso que eu gostaria de comparar. O meu de auscultadores em relação aos outros que foram entretanto desenvolvidos.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyTer Jan 08 2013, 20:41

António José da Silva escreveu:
Stereo escreveu:
António José da Silva escreveu:
MCA. HiFi escreveu:
Viva caro António

Claro que toda a gente fica encantado com o som desse conjunto Ampli/transformadores parafeed, quem ouve não fica imune.
Além da versão original existem mais duas, calculadas para outro tipo de valvulas.

O resultado é mesmo isso: Diferente e quando é diferente é o gosto que comanda.

O original, além de tudo tem o valor de ser o original. Se está a jogar bem ... não se mexe na equipe.

Abraço
MCA


E todos os que o têm ouvido, são da opinião de que toca mesmo muito bem. Um dia ainda hei-de ver se comparo o meu com a versão 2 e 3.

Não será fácil fazer uma comparação nesses termos, pois além do teu ser apenas a versão para auscultadores.


E é isso que eu gostaria de comparar. O meu de auscultadores em relação aos outros que foram entretanto desenvolvidos.

Se um destes dias arranjar tempo para meter a tomada para auscultadores... PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 675116
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Transformação...   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyQui Jan 17 2013, 22:16

Olà pessoal,

Feliz Ano Novo a todos, e aqui vai uma transformação que torna o PTPhones em AAPhones...

E esta é a ultima montagem que faz deste aparelho o orgulho do DIY made in Portugal !!!

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Ptphones


Basta meter quatro transistores em vez de um !!! e a beleza torna-se magia ...

Isto é prenda do td124...

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyQui Jan 17 2013, 22:22

TD124 escreveu:
Olà pessoal,

Feliz Ano Novo a todos, e aqui vai uma transformação que torna o PTPhones em AAPhones...

E esta é a ultima montagem que faz deste aparelho o orgulho do DIY made in Portugal !!!

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Ptphones


Basta meter quatro transistores em vez de um !!! e a beleza torna-se magia ...

Isto é prenda do td124...

Até+


Bom, lá vou ter que chatear o amigo Joaquim para me fazer essa alteração. Suponho que as válvulas se mantenham?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte


Última edição por António José da Silva em Ter Jan 29 2013, 12:15, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptySáb Jan 19 2013, 09:21

Já agora Paulo, qual a referência dos transistores?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
cello
Membro AAP
cello


Mensagens : 69
Data de inscrição : 04/10/2010

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptySáb Jan 19 2013, 13:34

TD124 escreveu:
Olà pessoal,

Feliz Ano Novo a todos, e aqui vai uma transformação que torna o PTPhones em AAPhones...

E esta é a ultima montagem que faz deste aparelho o orgulho do DIY made in Portugal !!!

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Ptphones


Basta meter quatro transistores em vez de um !!! e a beleza torna-se magia ...

Isto é prenda do td124...

Até+

Caro TD124

Esses transistores são todos NPN?

cumps e bom 2013
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptySáb Jan 19 2013, 19:23

Eh pá! O amigo td124 está aqui a mexer com o pessoal! PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 491368
Antes de mais, bom ano!
Agora, ficamos em pulgas!... PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 933723 Então estamos a lidar com quê? Que transístores e que valores temos para as resistências?
A mim soa-me bem desde já, principalmente por estarmos assim a evitar condensadores! PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 843159
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptySáb Jan 19 2013, 20:00

Ler os testemunhos entusiasticos sobre este pre deixou-me com vontade de experimentar um pre diy, assim a válvulas, que me permitisse desenvolver um som "à minha medida"...
Ainda se podem arranjar transformadores?

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptySáb Jan 19 2013, 21:12

rcarreira escreveu:
Ler os testemunhos entusiasticos sobre este pre deixou-me com vontade de experimentar um pre diy, assim a válvulas, que me permitisse desenvolver um som "à minha medida"...
Ainda se podem arranjar transformadores?

Ricardo

não será fácil, pois o amigo MCA teve uma trabalheira!... e agora voltar a isso e fazer uma nova encomenda, nem sei se quem os faz estaria disposto, além de que implicaria naturalmente considerar a despesa que, à partida seria de mandar fazer mais uma remessa que justificasse a encomenda do parafed. Quanto ao de potência seria igualmente uma chatice...
Portanto, não sei se será possível. Mas há no mercado algumas opções de alternativa.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyDom Jan 20 2013, 11:27

António José da Silva escreveu:
Já agora Paulo, qual a referência dos transistores?

Podem ser o mesmo que jà usam nos vossos.

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyDom Jan 20 2013, 12:16

TD124 escreveu:
António José da Silva escreveu:
Já agora Paulo, qual a referência dos transistores?

Podem ser o mesmo que jà usam nos vossos.

Até+


Sendo assim, é só encomendar mais dois. E se dizes que ainda melhora mais a performance, vou mesmo ver se faço essa alteração. PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyDom Jan 20 2013, 18:03

TD124 escreveu:
António José da Silva escreveu:
Já agora Paulo, qual a referência dos transistores?

Podem ser o mesmo que jà usam nos vossos.

Até+

Porreiro! PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 22692
E qual o valor das RX e RZ? Deduzo que tudo o resto se mantenha, à excepção do condensador de desacoplamento, não é assim?

Bem haja! PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 22692
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyDom Jan 20 2013, 19:27

O circuito definitivo é assim como mostrado neste esquema:
PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Ptphones


O esquema é igual em tudo, menos no transistor que vai se transformar nos quatro transistores (por canal) organisados assim.

Até+


Última edição por TD124 em Dom Jan 20 2013, 19:58, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyDom Jan 20 2013, 19:35

TD124 escreveu:
O circuito definitivo é assim como mostrado neste esquema:
PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Ptphones


O esquema é igual em tudo, menos no transistor que vai se transformar nos quatro transistores (por canal) organisados assim.

Até+


PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 693932

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte


Última edição por António José da Silva em Ter Jan 29 2013, 12:14, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptySeg Jan 21 2013, 21:38

Obrigado! PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 22692
Estou super curioso em relação aos valores das RX e RZ! A ver se meto mãos à obra! PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 693932

Vou já ver se arranjo mais uns transístores, que por sinal já tenho à conta, mas que quero mesmo poder fazer uma selecção e guardar alguns! PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 491368
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyTer Jan 22 2013, 06:58

Stereo escreveu:
Obrigado! PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 22692
Estou super curioso em relação aos valores das RX e RZ! A ver se meto mãos à obra! PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 693932

Vou já ver se arranjo mais uns transístores, que por sinal já tenho à conta, mas que quero mesmo poder fazer uma selecção e guardar alguns! PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 491368

Olà Fernando,

Rx = 18 a 22 Kohms/2 a 3 Watts e as Rz = 22 ohms/1 Watt... e jà està!

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyTer Jan 22 2013, 19:35

TD124 escreveu:
Stereo escreveu:
Obrigado! PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 22692
Estou super curioso em relação aos valores das RX e RZ! A ver se meto mãos à obra! PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 693932

Vou já ver se arranjo mais uns transístores, que por sinal já tenho à conta, mas que quero mesmo poder fazer uma selecção e guardar alguns! PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 491368

Olà Fernando,

Rx = 18 a 22 Kohms/2 a 3 Watts e as Rz = 22 ohms/1 Watt... e jà està!

Até+

Porreiro! Obrigadíssimo Paulo! PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 22692

Vou já começar a preparar a nova aventura! PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 693932
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyQui Jan 24 2013, 21:37



Por falta de alarme, não consultei o tópico cheguei mesmo a pensar que o tópico estava parado. Coisas da informática ou nabice do utilizador.

Foi mesmo um amigo que me falou nas alterações introduzidas pelo TD124 e então resolvi dar uma olhadela.

Eu na realidade não percebo muito de desenho de circuitos, então transistorizados a coisa piora. apesar disso tenho a certeza que o amigo TD124 só poderia ter oferecido uma coisa como deve ser, aliás já nos habituou a isso. Portanto, Obrigado caro TD124.

Fico no entanto curioso pelo facto de não ter conhecimento da verdadeira base tecnica da alteração.

Peço desculpa mas não fixei o nome de um amigo que questionou a possibilidade de arranjar mais um par de transformadores. Pois na realidade dois transformadores fica tão caro que se torna preferivel contactar uma Audio Quest e ver o catalogo deles. Claro se o transformador for apenas para pré eles têm parafeed com 5K de primário e 600 homs de secundário, agora se necessitar com várias saídas como têm os do PTphones isso já não existe no mercado, só mandar fazer e dois fica muito caro, justifica sendo muito mais.
No entanto eu conheço um amigo que comprou o KIT completo do PTphones e por estar a fazer um curso superior não consegui-o construir o PTphones e meteu o KIT em venda. Não sei se já o vendeu, mas caso esteja interessado por MP diga alguma coisa que eu tento r contacta-lo ou mesmo dar-lhe o contacto dele.

Cumprimentos





Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyQui Jan 24 2013, 22:04

Confesso que estou mesmo muito curioso para ver esta alteração feita, ou no meu, ou no de alguém.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyQui Jan 24 2013, 23:17

Eu entretanto parti para outro projeto e já não tenho o prototipo que fiz para desenvolvimento do PTphones.

Confesso que também estou curioso em conhecer as diferenças entre o original e esta versão de 4 transitores, O tempo é pouco mas ainda um dia destes estou capaz de fazer esta versão para avaliar o desempenho. Tenho é o problema de arranjar 8 transitores de HT BF471, na altura que encomendei para o pessoal só consegui arranja-los numa firma alemã e só vendiam um saco de 50 só sobraram dois ou tres.

Penso que esta nova configuração permitirá uma distorção muito mais baixa e uns transitórios mais ricos e mais silencio entre notas. São caractristicas dos circuitos balanciados e penso que foi esta a opção do TD124. ?????

Sem querer dizer asneiras demasiadas, parece-me que esta configuração permitiria melhorias se o primário do transformador fosse desenhado para entrada de circuito balanciado, aliás a ultima fornada de transformadores que foi feita para o ptphones pedi para terem tomadas exteriores dos 4 enrolamentos e com jeito daria para ligar individualmente os dois grupos de dois transistores, sendo neste caso a junção feita no transformador e não antes deste.
Claro que a versão apresentada tal como está é muito mais acessivel que a que me refiro, por outro lado nem todos os transformadores existentes dariam para isso.

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Atenção !!! erro...   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyTer Jan 29 2013, 08:23

Olà a todos,

o AJS vém de me dizer que o esquema que puz não funciona e é normal... Smile
esqueci-me de meter os transistores PNP..., então cà està a coisa com as flechinhas como deve ser, assim isto deve funcionar... Laughing
Como dizem os mestres budistas "so os que sabem muito, fazem erros de criança", mas eu prefiro dizer "cerveja ou electronica, é preciso escolher...". Não se preocupem, pois fora uns transistores assados, não hà dano maior... Razz
PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Ptphones

Juntei un selector para aqueles que quizerem fazer préamplificador e amplificador de auscultadores ao mesmo tempo. Para a pequena historia este circuito é o de um préamplificador que fiz em 1998, que se chamava "Théorème", e que teve um sucesso enorme aqui e no japão. Foi o primeiro pré a ultrapassar os 3 megahertz sem realimentação negativa... isto é uma bomba à medida!!! Os transistores PNP (B) são o BF472 e os outros (A) o jà conhecido BF471...

Vou pedir aos administradores para apagarem as antigas fotos, ou para as mudarem pela nova, as minhas desculpas !

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyTer Jan 29 2013, 12:17

Boas Paulo


Já alterei todas as fotos que pudessem induzir em erro. Obrigado pela alteração. Claro que o erro não foi detetado por mim. Eu, nem errar consigo. lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
carlomar
Membro AAP
carlomar


Mensagens : 117
Data de inscrição : 14/08/2011
Idade : 54
Localização : V.F.Xira

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyTer Jan 29 2013, 16:58

cello escreveu:
Caro TD124

Esses transistores são todos NPN?

cumps e bom 2013
Parece que o cello já tinha alertado

cumpr.
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyTer Jan 29 2013, 19:12

Agora sim, parece-me estamos perante um circuito balanceado. Smile

Seria interessante uma explicação teorica das vantagens (ou possiveis desvantagens) deste circuito em relação ao anterior.

Um desafio para os Teoricos da matéria e um factor positivo para quem sempre gosta de aprender alguma coisa.

Cumprimentos

Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyTer Jan 29 2013, 21:36

Ai ai! Será que vou conseguir arranjar os BF472?! Vou já procurar!... PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 693932

Venho comunicar aos meus amigos que acabei de encomendar 20 deles... PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 675116
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyQua Jan 30 2013, 22:30

TD124 escreveu:
Olà a todos,

o AJS vém de me dizer que o esquema que puz não funciona e é normal... Smile
esqueci-me de meter os transistores PNP..., então cà està a coisa com as flechinhas como deve ser, assim isto deve funcionar... Laughing
Como dizem os mestres budistas "so os que sabem muito, fazem erros de criança", mas eu prefiro dizer "cerveja ou electronica, é preciso escolher...". Não se preocupem, pois fora uns transistores assados, não hà dano maior... Razz
PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Ptphones

Juntei un selector para aqueles que quizerem fazer préamplificador e amplificador de auscultadores ao mesmo tempo. Para a pequena historia este circuito é o de um préamplificador que fiz em 1998, que se chamava "Théorème", e que teve um sucesso enorme aqui e no japão. Foi o primeiro pré a ultrapassar os 3 megahertz sem realimentação negativa... isto é uma bomba à medida!!! Os transistores PNP (B) são o BF472 e os outros (A) o jà conhecido BF471...

Vou pedir aos administradores para apagarem as antigas fotos, ou para as mudarem pela nova, as minhas desculpas !

Até+

Ainda não decidi sobre o colocar ou não a tomada para auscultadores, mas se o fizer, estava a pensar noutra forma. É que pensar em utilizar condensador em vez do transformador, não me deixa confortável...
De qualquer modo e para alguém que possa estar interessado, os valores da RS e do CS davam jeito. PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 491368

Já nem esperava grandes melhorias neste menino, pois é de uma qualidade rara! Mas assim e com mais umas coisitas, isto vai ser algo de outro mundo, certamente! Obrigado mais uma vez! PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 843159
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyQua Jan 30 2013, 23:07

MCA. HiFi escreveu:
Agora sim, parece-me estamos perante um circuito balanceado. Smile

Seria interessante uma explicação teorica das vantagens (ou possiveis desvantagens) deste circuito em relação ao anterior.

Um desafio para os Teoricos da matéria e um factor positivo para quem sempre gosta de aprender alguma coisa.

Cumprimentos


Olà MCA,

as vantagens deste circuito em relação ao outro são muitas. E um circuito "buffer" como o outro, ou seja, sem ganho. A impedância de entrada é imensa, quase infinita, o que vai permitir à valvula de não ter "carga em saida" e de descolar em banda ao ponto de atingir os 3 megaherts com uma ECC82, e quase dez com uma 6DJ8. Linearidade de banda total com um erro de 0° de fase entre 5 e 500Khz. A impedância de saida é de 11 ohms ou seja seis vezes mais baixa que o outro. Este circuito pode sair 4 vezes mais corrente que o outro, então carrega melhor o transformador de saida, resultando numa banda mais larga. Menos distorção também, mas sobretudo a distorção é quase igual a todas as frequências. O unico inconveniente é psicologico. O outro circuito é single-ended e este é um push-pull, em mono tensão..., mas é superior em todos os aspectos!!! A escuta é a cada um de decidir, mas este é superior objectivamente.

Até+

Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyQua Jan 30 2013, 23:18

TD124 escreveu:
MCA. HiFi escreveu:
Agora sim, parece-me estamos perante um circuito balanceado. Smile

Seria interessante uma explicação teorica das vantagens (ou possiveis desvantagens) deste circuito em relação ao anterior.

Um desafio para os Teoricos da matéria e um factor positivo para quem sempre gosta de aprender alguma coisa.

Cumprimentos


Olà MCA,

as vantagens deste circuito em relação ao outro são muitas. E um circuito "buffer" como o outro, ou seja, sem ganho. A impedância de entrada é imensa, quase infinita, o que vai permitir à valvula de não ter "carga em saida" e de descolar em banda ao ponto de atingir os 3 megaherts com uma ECC82, e quase dez com uma 6DJ8. Linearidade de banda total com um erro de 0° de fase entre 5 e 500Khz. A impedância de saida é de 11 ohms ou seja seis vezes mais baixa que o outro. Este circuito pode sair 4 vezes mais corrente que o outro, então carrega melhor o transformador de saida, resultando numa banda mais larga. Menos distorção também, mas sobretudo a distorção é quase igual a todas as frequências. O unico inconveniente é psicologico. O outro circuito é single-ended e este é um push-pull, em mono tensão..., mas é superior em todos os aspectos!!! A escuta é a cada um de decidir, mas este é superior objectivamente.

Até+



Isso soa bem e parece que vou ter que chatear o meu amigo Joaquim (Claro que fica um DIY by someone else, mas é bom na mesma) Laughing

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyQua Jan 30 2013, 23:19

Stereo escreveu:
mas se o fizer, estava a pensar noutra forma. É que pensar em utilizar condensador em vez do transformador, não me deixa confortável...


Como assim?

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyQui Jan 31 2013, 21:35

António José da Silva escreveu:
Stereo escreveu:
mas se o fizer, estava a pensar noutra forma. É que pensar em utilizar condensador em vez do transformador, não me deixa confortável...


Como assim?

Então, com um selector, como os que foram eleitos no ptphones, saco as impedâncias da saída do transformador, para depois as levar a um comutador (igualmente da qualidade do do projecto) onde posso seleccionar a saída que quero, ora a de auscultadores, ora de pre (neste caso, apenas selecciono os 600 homs, que é o que interessa aqui).
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyQua Fev 20 2013, 21:25

Obrigado TD124

Assim já compreendo melhor o circuito.

Penso que as tuas revelações dos resultados técnicos obtidos, motivarão qualquer DIY para experimentar esta novidade de circuito intermédio entre a valvula e o transformador.

O circuito pode ser utilizado pelos utilizadores da ECC82 ou ECC88, certo?

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Antero Pereira
Membro AAP



Mensagens : 121
Data de inscrição : 22/04/2013

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyQui Abr 25 2013, 22:37

boas noites

tenho acompanhado desde ha muito tempo no topico berço deste pré, agora decidi que o quero construir, gostava se me podessem ajudar na concretisaçao deste projeto. onde posso arranjar os tranformadores de saida? alguem ja experimentou a versão dos 4 transistores?

abraço e parabens este pré parece ser muito bom
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyQui Abr 25 2013, 23:26

Antero Pereira escreveu:
boas noites

tenho acompanhado desde ha muito tempo no topico berço deste pré, agora decidi que o quero construir, gostava se me podessem ajudar na concretisaçao deste projeto. onde posso arranjar os tranformadores de saida? alguem ja experimentou a versão dos 4 transistores?

abraço e parabens este pré parece ser muito bom


O pré é excelente. Eu só o uso como pré de Headphones e digo que e mesmo uma maravilha. Quanto aos transformadores, vou entrar em contacto com o Manuel que os calculou e mandou bobinar para ver se ele tem ou pode mandar fazer uns.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptySex Abr 26 2013, 13:22

António José da Silva escreveu:
Antero Pereira escreveu:
boas noites

tenho acompanhado desde ha muito tempo no topico berço deste pré, agora decidi que o quero construir, gostava se me podessem ajudar na concretisaçao deste projeto. onde posso arranjar os tranformadores de saida? alguem ja experimentou a versão dos 4 transistores?

abraço e parabens este pré parece ser muito bom


O pré é excelente. Eu só o uso como pré de Headphones e digo que e mesmo uma maravilha. Quanto aos transformadores, vou entrar em contacto com o Manuel que os calculou e mandou bobinar para ver se ele tem ou pode mandar fazer uns.

Eu não me atrevo a chatear o amigo MCA com isto, mas acho que apesar de tudo este projecto e principalmente estes transformadores, não mereciam ficar por aqui. De qualquer forma, mesmo que se colocasse a hipótese de mandar fazer mais transformadores, antes demais é preciso saber se existe essa disponibilidade por parte dos intervenientes e depois, convêm perceber que deve ser considerado o preço em relação ao material, que deveria ser aproveitado. Pela parte que me toca, não necessito de mais, mas...

Quanto à experiência da nova versão, ainda não pude experimentar. De momento estou já com um novo projecto em mãos. Isto não quer dizer que não venha a fazer a experiência, mas o tempo e o espaço parece cada vez menor. Vejo-me cada vez mais envolvido em novos projectos e a dificuldade é cada vez maior...
Para mim, este pré está já a ser ultrapassado, mas continuo a recomendar este projecto. Por enquanto ando a queimar válvulas, mas o novo projecto não é meu e por isso mesmo não posso falar dele. O que posso adiantar é que o mister Alen Wrigth é o princípio, mas com este maravilhoso transformador na saída...

Seja como for, mesmo que o transformador seja um problema, não quer dizer que não haja alternativa no mercado, mesmo que não tenha esta qualidade, ou, se for o caso, procurar alguma oferta de preço escandaloso (para quem poder pagar), pois o projecto merece! PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 22692
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptySeg Abr 29 2013, 01:29

Vivam carisimos amigos

Chego a pensar que este ampl. de phones que a maioria utiliza como pré - ampli, nunca vai terminar de ser a ambição que muito pessoal tem em mente um dia vir a fazer.

Claro que não é barato fazer uma coisa destas, no entanto tudo depende da ambição que se quer colocar no tipo de materiais a utilizar, refiro-me aos materiais da loja claro.
Quanto aos transformadores estes por serem do tipo parafeed não se encontram facilmente no mercado, nem bons nem maus.
Portanto para se adquirir um par de transformadores é necessário mandar fazê-los a um bobinador. Claro que o bobinador faz transformadores mas não os calcula nem desenha a sua construção, terá que ser um entendido na matéria a fazê-lo.
Pronto foi isso que aconteceu com os 46 transformadores de saida audio feitos em duas séries por encomenda para cerca de 18 construtores do celebre PTPhones.

Estes transformadores foram calculados e desenhados por mim e mandados fazer numa empresa de bobinagem que anda dispunha de um velho bobinador que com recurso a uma velha máquina de bobinai manual fez todos estes transformadores.
E ainda com resultados impressionantes, sem diferenças sónicas comparativamente a transformadores que se encontram no mercado a 4 vezes mais valor.
As ultimas séries de transformadores a serem feitas, por serem mais pequenas ficaram mais carotas que as primeiras, no entanto e se não estou enganado ficou em cerca de 125€ cada transformador.

Não convem esquecer que o exito do PTfones deve-se a um circuito teorico apresentado pelo amigo TD124, mas um par de transformadores bastaria para fazer daquele circuito o melhor do mundo (penso que foi o caso, modestia á parte) ou fazer o pior projecto do mundo.

Não posso garantir que a firma que construiu ainda exista, bem como o amigo bobinador esteja empregado para fazer mais transformadores destes ??????
No entanto não é nada que um simples telefonema não possa resolver.

Quanto ao preço e como o pessoal já sabe, tude depende da quantidade a fazer. São feitos de ferro de grão orientado e outras caractristicas especiais que envolvem a construção com materiais importados e claro se importar para dois tem um preço se importar para 10 tem outro preço.

Portanto caros amigos, principalmente para o Antéro Pereira, penso ter esclarecido como se arranjam os ditos transformadores de saída.

O numero de pedidos é importante para mais uma possivel serie de fabrico e consequentemente o preço unitário.

Vá vejam quantos querem ir ao jogo ????

Quem quiser consultar o mercado, tem a audioqueste na américa que é uma das melhores firmas a desenvolver e construir transformadores parafeed e que aceita encomendas perante pedidos especiais ... o preço é que é um pouco elevado mais o transporte que no caso de transformadores é carissimo e claro mais direitos alfandegários .....a coisa começa a ficar fora do alcance da bolsa de um português que não seja politico ou comentador de televisão.


Abraço


Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyTer Abr 30 2013, 20:05

Ora aí está mais uma oportunidade! Bem, pelo menos é uma possibilidade...
E eu, se a situação fosse outra, não digo que não seria novamente um interessado nuns transformadores! PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 491368 Ainda bem que por cá habitam três pares! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyQua maio 01 2013, 16:33

Tu estás aviado!!!!! smedley

Eu já fiz uma imperduável asneira de principiante e queimei um dos meus quatro transformadores.
Já agora aproveito para aconselhar o pessoal a ter cuidado com as soldaduras nos terminais. Tem que se ter o cuidado de não dar muito calor, pois ao aquuecer o terminal o calor fica ali concentrado muito tempo e dissipa-se em todos os sentidos inclusivé pelo fio do enrrolamento fora e pode mesmo queimar este fio que é da grossura de um cabelo.
Andei para aqui com experiencias com vários tipos condensadores (C4) e solda desolda e lá que um transformador ficou só a tocar médios e agudos.
desliguei o transformador e fiz as medidas de continuidade no vários enrolamentos e não é que um não conduzia.
Pego numa pinça e pucho o fino fio e já era .... xau tansformador. Foi logo no primeiro enrolamento do primário ... o finissimo fio queimou mesmo lá dentro, no inicio do enrolamento. Nada a fazer, transformador para o lixo.
Portanto cuidado, esta foi mesmo primária, mas o entusiasmo de ouvir a sonoridade de uns novos condensadores deu nesta grande distração.
Não façam o mesmo.
XAU
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyQua maio 01 2013, 21:42

MCA. HiFi escreveu:
Tu estás aviado!!!!! smedley

Eu já fiz uma imperduável asneira de principiante e queimei um dos meus quatro transformadores.
Já agora aproveito para aconselhar o pessoal a ter cuidado com as soldaduras nos terminais. Tem que se ter o cuidado de não dar muito calor, pois ao aquuecer o terminal o calor fica ali concentrado muito tempo e dissipa-se em todos os sentidos inclusivé pelo fio do enrrolamento fora e pode mesmo queimar este fio que é da grossura de um cabelo.
Andei para aqui com experiencias com vários tipos condensadores (C4) e solda desolda e lá que um transformador ficou só a tocar médios e agudos.
desliguei o transformador e fiz as medidas de continuidade no vários enrolamentos e não é que um não conduzia.
Pego numa pinça e pucho o fino fio e já era .... xau tansformador. Foi logo no primeiro enrolamento do primário ... o finissimo fio queimou mesmo lá dentro, no inicio do enrolamento. Nada a fazer, transformador para o lixo.
Portanto cuidado, esta foi mesmo primária, mas o entusiasmo de ouvir a sonoridade de uns novos condensadores deu nesta grande distração.
Não façam o mesmo.
XAU

Pois é, todo o cuidado é pouco com estes meninos.
Mas será que não dá mesmo para o abrir e retirar só uma volta ao enrolamento e meter novamente o fio no lugar? Claro que todas as voltas contam no enrolamento, mas...
Ir para o topo Ir para baixo
MCA. HiFi
Membro AAP
MCA. HiFi


Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 67
Localização : Amadora

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptyQui maio 02 2013, 21:08

Olá Fernando,

Como sempre estás distraído na aula .... PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 933723

Repara com atenção no que citei:

MCA. HiFi escreveu:

.... xau tansformador. Foi logo no primeiro enrolamento do primário ... o finissimo fio queimou mesmo lá dentro, no inicio do enrolamento. Nada a fazer, transformador para o lixo.
Portanto cuidado, esta foi mesmo primária, mas o entusiasmo de ouvir a sonoridade de uns novos condensadores deu nesta grande distração.
Não façam o mesmo.
XAU

Como poderia eu desenrolar 8 secções de enrolamentos que prefazem mais de 3000 voltas ?????

Se por sorte fosse no ultimo enrrolamento ainda me atrevia a fazer essa operação, mas no inicio, Xau mesmo transformador, nem para aproveitar o ferro dará, pois está empreguenado de virniz.

Cuidado com asneiras como esta que fiz, mesmo basica PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 675116 PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 675116 PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 675116

MCA
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 EmptySex maio 03 2013, 16:57

Obrigado Manuel pela tua disponibilidade. PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!   PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS! - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
PRE-PT - UM PRE DO CARAÇAS!
Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Um dia do caraças
» Azar do caraças
» Biggermouth A1+ Meizu HD50 + Iphone 6 um trio do caraças!

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: