Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células

Ir para baixo 
+4
Stereo
JCF
António José da Silva
rcarreira
8 participantes
AutorMensagem
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células Empty
MensagemAssunto: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptySeg 5 Set - 13:30

Como já descrevi num tópico anterior, ontem passei o dia a trocar a célula do gira-discos, mais concretamente a alinhar a dita cuja o melhor que consegui e sei. Mas aqui deparei-me com um problema (para além de precisar de óculos). Não é possível alinhar uma célula para lá de um determinado ponto usando ferramentas comum!
Antes de começar o trabalho estive a reunir toda a informação que consegui sobre os diferentes “zeros” do alinhamento, recomendações dos fabricantes e há muitas teorias sobre isso, que na teoria são muito interessantes, mas na prática tropeçam num problema prático um bocado grave. Aparentemente os fabricantes das células não consideram que o alinhamento seja essencial! Ora vejamos.
No site Vinylengine recomendam para o braço do meu gira-discos que afine a célula para ter os Null Points a 65.6 e 120.6mm. A régua da Linn põe os pontos a 65 e 120mm, o disco de alinhamento da Pro-Ject a 66.04 e 120.9mm e usando as regras do Baerwald para o meu braço cheguei a 65.9 e 120.9mm de forma a minimizar a distorção média e máxima ao longo de todo o disco (quase exactamente o da régua da Pro-Ject).
Armado com toda esta informação e uma lupa iluminada pus as mãos à obra e constatei que, graças à forma das células e das shells dos braços é extremamente difícil conseguir uma precisão maior do que um “é mais ou menos isto”, acabei por usar a régua da Pro-Ject não só por ter os pontos no sítio onde há menos distorção, mas por ter a quadrícula mais fina. A Denon também não facilitou muito com a forma da célula (mas há piores), o que me leva a concluir que, se a afinação do alinhamento a uma fracção de milímetro ou grau fosse muito importante, os fabricantes teriam incluído formas de o fazer com facilidade nas células que fabricam. Depois de bastante tempo a afinar aquilo, fico com a sensação que mesmo com a quadrícula fina, aquilo é “o melhor que se consegue assim a olho” e que deve andar algures pelos pontos que diz na régua +- 0.5mm.
Se quisesse usar a régua da Linn o “erro” ainda seria maior graças ao espaçamento de 5mm entre linhas paralelas. Somando isto às formas arredondadas de algumas células e fico com a ideia que o importante é que estejam alinhadas em dois pontos “aproximadamente” ali e que depois o importante é equilibrar o anti-skating com o peso de leitura usando uma balança boa e um disco de teste, garantir que o braço está horizontal (outro “drama”) para que o diamante faça aproximadamente o ângulo que o fabricante especificou e no fim esquecer que isto tudo existe para se conseguir apreciar a música.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células Empty
MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptySeg 5 Set - 16:41

Especialmente com o agravamento da visão, a coisa torna-se difícil. Apesar de ainda não necessitar de óculos de ver ao perto para as coisas "normais" da vida, já cheguei à conclusão de que para este tipo de tarefas necessito de uns óculos com 1.5 de graduação.
Em relação ao alinhamento, eu alinho o melhor que posso e se não ouvir distorção, está bom.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células Empty
MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptySeg 5 Set - 17:02

Na minha opinião vale a pena perder algum tempo com o alinhamento embora haja naturalmente erros. Por exemplo a agulha (o diamante) pode avançar 1mm ou mais só com o peso (tracking force) aplicado.

No caso do Linn a distancia de montagem já esta mais ou menos definida embora haja ali uma folga de 1 ou 2 mm. Montado o braço passamos para a celula. É importante que o diamante da celula fique alinhado com o primeiro orificio na shell. Digamos que a shell na ponta faz uma especie de seta e o orificio é o primeiro que aparece partindo da ponta de seta para o braço.

Depois com um desses protractors, por exemplo esse da project deve alinhar a cabeça com a quadricula. Se estiver +/- bem montado ao acertar uma a outra deve ficar (praticamente) certa.

O VTA é facil de afinar usando o parafuso alen na base do braço (a que leva os tres parafuso por baixo). Como primeiro ajuste deve-se alinhar a supercicie do disco com a parte plana do apoio do braço (por tras da roldana do anti-skating).

Sobre a Denon nesse conjunto falarei no outro tópico.
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células Empty
MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptySeg 5 Set - 19:45

Exitem realmente diferênças entre réguas e as teorias. Eu também estou sempre a procurar a melhor solução e a que até agora se aproxima mais daquilo que tenho experimentado com melhor resultado é a que é utilizada pelo Shroeder.
O da rega é uma trampa. O da Ortofon é porreiro e o da Pro-ject também. Este até vem com a face marcada para a estroboscope.

Eu nisto, começo por verificar a overang, o espaço que supostamente será o indicado para o braço. Aqui temos já meio caminho para que a afinação se faça. Depois, pegar na régua de eleição. Aqui, normalmente tiro a teima pegando numa e outra, mas acabo por realizar que uma ou outra funciona, uma vez que à partida são boas e assim essa preocupação é diminuta. Isto acontece mais porque normalmente jogo ora com um braço de 9" ora um de 12".

No final, só mesmo o nosso ouvido para nos deixar satizfeitos. Isto, claro, contando com certas dificuldades, que muitas vezes temos que procurar resolver, como é o caso do casamento braço/célula.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células Empty
MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptySeg 5 Set - 19:52

Não esquecer que certos protractors como o da Rega, certos da Thorens, o do SME 3009 são especificamente para os seus braços e não são para serem usados como protractors universais.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células Empty
MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptySeg 5 Set - 20:02

António José da Silva escreveu:
Não esquecer que certos protractors como o da Rega, certos da Thorens, o do SME 3009 são especificamente para os seus braços e não são para serem usados como protractors universais.

Mesmo assim, para mim o rega é uma treta. O pro-ject também tem a overhang para os braços deles, mas o alinhamento da cabêça dá para todos (o que também não me convence), mas ainda assim é bastante bem feito.
Ir para o topo Ir para baixo
Bulldozer
Membro AAP



Mensagens : 481
Data de inscrição : 12/11/2010

Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células Empty
MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptySeg 5 Set - 21:19

Há uma aplicação desenvolvida para gerar o arco com base nos dados que lhe dermos.

Pessoalmente, não quero outra coisa. É sem dúvida a melhor ferramenta de alinhamento que usei até hoje.

Ora vejam: Conrad Hoffman's protractor generator
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células Empty
MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptySeg 5 Set - 21:28

Bulldozer escreveu:
Há uma aplicação desenvolvida para gerar o arco com base nos dados que lhe dermos.

Pessoalmente, não quero outra coisa. É sem dúvida a melhor ferramenta de alinhamento que usei até hoje.

Ora vejam: Conrad Hoffman's protractor generator

Isso é sem duvida a melhor maneira. Não seria mal pensado abrir-se um tópico para ajudar a malta a criar o seu próprio escantilhão. Caro Bulldozer, se quiseres, faz as honras da casa.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
seven
Membro AAP



Mensagens : 810
Data de inscrição : 08/08/2011

Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células Empty
MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptySáb 10 Set - 12:09

Existem bons esquadros no mercado, quem pensar manter-se com um braço alguns anos e usar equipamento caro, acho que se justifica comprar um esquadro especificamente criado para a geometria do seu braço. Eu quando tinha o Rega comprei o Wallyskater:

http://www.simplyblack.net/WVC/index_wally.html ver wally tractor

notem também que eles têm um universal que dá para todos os braços.

Este também parece interessante:

http://mintlp.com/usermartin.htm

Por acaso um amigo tem um da AVID para os SME que tb é interessante, não tanto como estes mas tem um defeito enorme, o furo para entrar no eixo de rotação é demasiado largo e o esquadro dança um pouco.

A ideia de gerar o esuadro é interessante. Ainda não vi o software mas tem uma dificuldade que é garantir que a escala de impressão é exactamente 100% (mais atenção ainda se fotocopiarem esquadros de outrem) e de que o furo está bem centrado e tem o diâmetro exacto...

Os tangenciais simplificam muita coisa, e não é só por não terem anti-skating (para cujo ajuste era interessante criar outro tópico!)

Abraço,

Seven
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células Empty
MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptySáb 10 Set - 12:45

seven escreveu:
... anti-skating (para cujo ajuste era interessante criar outro tópico!)

Abraço,

Seven

Força nisso, a bola está desse lado !
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células Empty
MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptySáb 10 Set - 13:53

Já nem me lembrava deste tópico.

Ainda que já tenha postado no outro, vou colocar aqui também qualquer coisita.

http://www.feickert.de/PDF/Protractor.pdf
Aquele que me conquistou, excepto na compra, pois era carote...
http://www.tnt-audio.com/sorgenti/feickertprotractor_e.html
Nova versão simplificada, mas que continua a ser pesado para o meu orçamento.
Ir para o topo Ir para baixo
jotaso62
Membro AAP



Mensagens : 107
Data de inscrição : 26/07/2011
Idade : 76
Localização : Paulista (PE);Brasil

Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células Empty
MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptyDom 11 Set - 15:18

Tenho seguido atentamente as esplanações sobre o tema , mas porque sou super leigo na matéria desconhecia a infinidade de materiais e processos de afinação.
eu desde que adquiri o meu G.D. o tal thorens 145 MKll ,trazia um gabarito de colocação da célula ,para o braço de origem, que consiste na fixação do braço com a célula fixada sem aperto e depois atavés de rasgos em cruz,com pontos de referência (estillo mira de arma) a ponta do diamante é a unica coisa visível nos ditos rasgos ,quando estiver completamente certa ,é dado o aperto final tendo atenção para que não saia dos ditos rasgos .
tanto o gabarito como o encaixe do braço tem ,só uma posição de entrada ,defenida por um pino só depois são afinados o peso e a força que têm correspondência nas tabelas.e assim tenho todos estes anos ouvido musica que para o meu ouvdo ,sem grande distorção,através das minhas colunas monitor audio,equipadas com autofalantes KEF,sem pre amplif. mas sim um amplif ,tuner da SONY,que não é mais que um SANSUI pois a sua compra foi feita ,no ano em que a SONY comprou a SANSUI,estes dados estou vendendo ao preço que comprei na época, verdade ou não, ainda continuo satisfeito com os ditos (sem grandes avarias ,algumas limpesas e reparações primarias ainda vai vivendo. Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células 936335
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células Empty
MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptySáb 17 Set - 17:08

jotaso62 escreveu:
Tenho seguido atentamente as esplanações sobre o tema , mas porque sou super leigo na matéria desconhecia a infinidade de materiais e processos de afinação.
eu desde que adquiri o meu G.D. o tal thorens 145 MKll ,trazia um gabarito de colocação da célula ,para o braço de origem, que consiste na fixação do braço com a célula fixada sem aperto e depois atavés de rasgos em cruz,com pontos de referência (estillo mira de arma) a ponta do diamante é a unica coisa visível nos ditos rasgos ,quando estiver completamente certa ,é dado o aperto final tendo atenção para que não saia dos ditos rasgos .
tanto o gabarito como o encaixe do braço tem ,só uma posição de entrada ,defenida por um pino só depois são afinados o peso e a força que têm correspondência nas tabelas.e assim tenho todos estes anos ouvido musica que para o meu ouvdo ,sem grande distorção,através das minhas colunas monitor audio,equipadas com autofalantes KEF,sem pre amplif. mas sim um amplif ,tuner da SONY,que não é mais que um SANSUI pois a sua compra foi feita ,no ano em que a SONY comprou a SANSUI,estes dados estou vendendo ao preço que comprei na época, verdade ou não, ainda continuo satisfeito com os ditos (sem grandes avarias ,algumas limpesas e reparações primarias ainda vai vivendo. Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células 936335

No caso desse Thorens com o seu próprio método de afinação, não é necessário mais nada. Com isso fica como a Thorens entendeu que deveria de ficar.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
seven
Membro AAP



Mensagens : 810
Data de inscrição : 08/08/2011

Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células Empty
MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptyDom 18 Set - 11:47

Desculpem meter um pauzinho na Engrenagem - Viva o Zé MArio Branco - Mas é bem intencionado.

A Rega também diz que o ideal para afinar os seus giras é o esquadro de papel que fornecem que, além de muito básico tem uma geometria que não e Bawerwald nem Loefgren, e vai ao ponto de no caso das cabeças deles sugerir o aperto das mesmas em três parafusos na concha/headshell do braço de modo a respeitar o tal alinhament (a Linn tb fazia o mesmo), mas na minha opinião isso não impede - e eu já o comprovei ainda que não com uma cabeça Rega, mas com uma Dynavector - que é possível uma afinação melhor com um esquadro melhor, comprado ou impresso a partir do fantástico software aqui referido.

Já alinhei cabeças com este esquadro em vários braços Rega antes alinhados com o esquadro original e a melhoria foi sempre reconhecível.

Isto sem prejuízo de algumas marcas de braços e gira-discos fornecerem meios par alinhar as células na perfeição: estou a lembrar-me por exemplo da Graham que fornece com alguns dos seus braços um esquadro que permite alinhar a célula tendo até em conta o desvio do cantilever face ao corpo da mesma...

Por isto acho que não se perde nada em experimentar, a não ser e isso é importante, algum tempo "apenas" a ouvir música e a disfrutar.

A propósito deste tema o esquadro da Wally de que falei também permite os dois tipos de alinhamento aqui discutidos o que minimiza a distorção previlegiando os Null points e o que o faz para todo lado do lp e eu preferi claramente o segundo - embora a Dynavector 17d2, pela pequena dimensão do seu cantilever seja muito difícil de alinhar a partir do mesmo, o que pode ter influenciado a escolha...

Espero que ajude.

Abraço,

Seven
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células Empty
MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptyDom 18 Set - 12:15

É sem duvida um tema fascinante e que dá gosto dedicar algum tempo a estudar e experimentar. Eu para já, estou satisfeitissimo e é só ouvir musica. Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células Empty
MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cassete de alinhamento
» Considerações em Mono....
» Alinhamento da célula: o básico
» Duvida Alinhamento do Braço
» Dúvida à cerca do alinhamento do VTA

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: