Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio

Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

InícioPortalCalendárioPublicaçõesFAQGruposRegistrar-seConectar-se
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

Compartilhe

Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células

Ir em baixo 
AutorMensagem
rcarreira
Membro AAP

Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células Empty
MensagemAssunto: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptySeg Set 05 2011, 13:30

Como já descrevi num tópico anterior, ontem passei o dia a trocar a célula do gira-discos, mais concretamente a alinhar a dita cuja o melhor que consegui e sei. Mas aqui deparei-me com um problema (para além de precisar de óculos). Não é possível alinhar uma célula para lá de um determinado ponto usando ferramentas comum!
Antes de começar o trabalho estive a reunir toda a informação que consegui sobre os diferentes “zeros” do alinhamento, recomendações dos fabricantes e há muitas teorias sobre isso, que na teoria são muito interessantes, mas na prática tropeçam num problema prático um bocado grave. Aparentemente os fabricantes das células não consideram que o alinhamento seja essencial! Ora vejamos.
No site Vinylengine recomendam para o braço do meu gira-discos que afine a célula para ter os Null Points a 65.6 e 120.6mm. A régua da Linn põe os pontos a 65 e 120mm, o disco de alinhamento da Pro-Ject a 66.04 e 120.9mm e usando as regras do Baerwald para o meu braço cheguei a 65.9 e 120.9mm de forma a minimizar a distorção média e máxima ao longo de todo o disco (quase exactamente o da régua da Pro-Ject).
Armado com toda esta informação e uma lupa iluminada pus as mãos à obra e constatei que, graças à forma das células e das shells dos braços é extremamente difícil conseguir uma precisão maior do que um “é mais ou menos isto”, acabei por usar a régua da Pro-Ject não só por ter os pontos no sítio onde há menos distorção, mas por ter a quadrícula mais fina. A Denon também não facilitou muito com a forma da célula (mas há piores), o que me leva a concluir que, se a afinação do alinhamento a uma fracção de milímetro ou grau fosse muito importante, os fabricantes teriam incluído formas de o fazer com facilidade nas células que fabricam. Depois de bastante tempo a afinar aquilo, fico com a sensação que mesmo com a quadrícula fina, aquilo é “o melhor que se consegue assim a olho” e que deve andar algures pelos pontos que diz na régua +- 0.5mm.
Se quisesse usar a régua da Linn o “erro” ainda seria maior graças ao espaçamento de 5mm entre linhas paralelas. Somando isto às formas arredondadas de algumas células e fico com a ideia que o importante é que estejam alinhadas em dois pontos “aproximadamente” ali e que depois o importante é equilibrar o anti-skating com o peso de leitura usando uma balança boa e um disco de teste, garantir que o braço está horizontal (outro “drama”) para que o diamante faça aproximadamente o ângulo que o fabricante especificou e no fim esquecer que isto tudo existe para se conseguir apreciar a música.
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptySeg Set 05 2011, 16:41

Especialmente com o agravamento da visão, a coisa torna-se difícil. Apesar de ainda não necessitar de óculos de ver ao perto para as coisas "normais" da vida, já cheguei à conclusão de que para este tipo de tarefas necessito de uns óculos com 1.5 de graduação.
Em relação ao alinhamento, eu alinho o melhor que posso e se não ouvir distorção, está bom.

If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...

The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
JCF
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptySeg Set 05 2011, 17:02

Na minha opinião vale a pena perder algum tempo com o alinhamento embora haja naturalmente erros. Por exemplo a agulha (o diamante) pode avançar 1mm ou mais só com o peso (tracking force) aplicado.

No caso do Linn a distancia de montagem já esta mais ou menos definida embora haja ali uma folga de 1 ou 2 mm. Montado o braço passamos para a celula. É importante que o diamante da celula fique alinhado com o primeiro orificio na shell. Digamos que a shell na ponta faz uma especie de seta e o orificio é o primeiro que aparece partindo da ponta de seta para o braço.

Depois com um desses protractors, por exemplo esse da project deve alinhar a cabeça com a quadricula. Se estiver +/- bem montado ao acertar uma a outra deve ficar (praticamente) certa.

O VTA é facil de afinar usando o parafuso alen na base do braço (a que leva os tres parafuso por baixo). Como primeiro ajuste deve-se alinhar a supercicie do disco com a parte plana do apoio do braço (por tras da roldana do anti-skating).

Sobre a Denon nesse conjunto falarei no outro tópico.
Stereo
Membro AAP
Stereo

MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptySeg Set 05 2011, 19:45

Exitem realmente diferênças entre réguas e as teorias. Eu também estou sempre a procurar a melhor solução e a que até agora se aproxima mais daquilo que tenho experimentado com melhor resultado é a que é utilizada pelo Shroeder.
O da rega é uma trampa. O da Ortofon é porreiro e o da Pro-ject também. Este até vem com a face marcada para a estroboscope.

Eu nisto, começo por verificar a overang, o espaço que supostamente será o indicado para o braço. Aqui temos já meio caminho para que a afinação se faça. Depois, pegar na régua de eleição. Aqui, normalmente tiro a teima pegando numa e outra, mas acabo por realizar que uma ou outra funciona, uma vez que à partida são boas e assim essa preocupação é diminuta. Isto acontece mais porque normalmente jogo ora com um braço de 9" ora um de 12".

No final, só mesmo o nosso ouvido para nos deixar satizfeitos. Isto, claro, contando com certas dificuldades, que muitas vezes temos que procurar resolver, como é o caso do casamento braço/célula.
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptySeg Set 05 2011, 19:52

Não esquecer que certos protractors como o da Rega, certos da Thorens, o do SME 3009 são especificamente para os seus braços e não são para serem usados como protractors universais.

Joseph Le Conte
Stereo
Membro AAP
Stereo

MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptySeg Set 05 2011, 20:02

António José da Silva escreveu:
Não esquecer que certos protractors como o da Rega, certos da Thorens, o do SME 3009 são especificamente para os seus braços e não são para serem usados como protractors universais.

Mesmo assim, para mim o rega é uma treta. O pro-ject também tem a overhang para os braços deles, mas o alinhamento da cabêça dá para todos (o que também não me convence), mas ainda assim é bastante bem feito.
Bulldozer
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptySeg Set 05 2011, 21:19

Há uma aplicação desenvolvida para gerar o arco com base nos dados que lhe dermos.

Pessoalmente, não quero outra coisa. É sem dúvida a melhor ferramenta de alinhamento que usei até hoje.

Ora vejam: Conrad Hoffman's protractor generator
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptySeg Set 05 2011, 21:28

Bulldozer escreveu:
Há uma aplicação desenvolvida para gerar o arco com base nos dados que lhe dermos.

Pessoalmente, não quero outra coisa. É sem dúvida a melhor ferramenta de alinhamento que usei até hoje.

Ora vejam: Conrad Hoffman's protractor generator

Isso é sem duvida a melhor maneira. Não seria mal pensado abrir-se um tópico para ajudar a malta a criar o seu próprio escantilhão. Caro Bulldozer, se quiseres, faz as honras da casa.

Joseph Le Conte
seven
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptySab Set 10 2011, 12:09

Existem bons esquadros no mercado, quem pensar manter-se com um braço alguns anos e usar equipamento caro, acho que se justifica comprar um esquadro especificamente criado para a geometria do seu braço. Eu quando tinha o Rega comprei o Wallyskater:

http://www.simplyblack.net/WVC/index_wally.html ver wally tractor

notem também que eles têm um universal que dá para todos os braços.

Este também parece interessante:

http://mintlp.com/usermartin.htm

Por acaso um amigo tem um da AVID para os SME que tb é interessante, não tanto como estes mas tem um defeito enorme, o furo para entrar no eixo de rotação é demasiado largo e o esquadro dança um pouco.

A ideia de gerar o esuadro é interessante. Ainda não vi o software mas tem uma dificuldade que é garantir que a escala de impressão é exactamente 100% (mais atenção ainda se fotocopiarem esquadros de outrem) e de que o furo está bem centrado e tem o diâmetro exacto...

Os tangenciais simplificam muita coisa, e não é só por não terem anti-skating (para cujo ajuste era interessante criar outro tópico!)

Abraço,

Seven
Milton
Membro AAP
Milton

Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptySab Set 10 2011, 12:45

seven escreveu:
... anti-skating (para cujo ajuste era interessante criar outro tópico!)

Abraço,

Seven

Força nisso, a bola está desse lado !

Membro AAP
Stereo

MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptySab Set 10 2011, 13:53

Já nem me lembrava deste tópico.

Ainda que já tenha postado no outro, vou colocar aqui também qualquer coisita.

http://www.feickert.de/PDF/Protractor.pdf
Aquele que me conquistou, excepto na compra, pois era carote...
http://www.tnt-audio.com/sorgenti/feickertprotractor_e.html
Nova versão simplificada, mas que continua a ser pesado para o meu orçamento.
jotaso62
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptyDom Set 11 2011, 15:18

Tenho seguido atentamente as esplanações sobre o tema , mas porque sou super leigo na matéria desconhecia a infinidade de materiais e processos de afinação.
eu desde que adquiri o meu G.D. o tal thorens 145 MKll ,trazia um gabarito de colocação da célula ,para o braço de origem, que consiste na fixação do braço com a célula fixada sem aperto e depois atavés de rasgos em cruz,com pontos de referência (estillo mira de arma) a ponta do diamante é a unica coisa visível nos ditos rasgos ,quando estiver completamente certa ,é dado o aperto final tendo atenção para que não saia dos ditos rasgos .
tanto o gabarito como o encaixe do braço tem ,só uma posição de entrada ,defenida por um pino só depois são afinados o peso e a força que têm correspondência nas tabelas.e assim tenho todos estes anos ouvido musica que para o meu ouvdo ,sem grande distorção,através das minhas colunas monitor audio,equipadas com autofalantes KEF,sem pre amplif. mas sim um amplif ,tuner da SONY,que não é mais que um SANSUI pois a sua compra foi feita ,no ano em que a SONY comprou a SANSUI,estes dados estou vendendo ao preço que comprei na época, verdade ou não, ainda continuo satisfeito com os ditos (sem grandes avarias ,algumas limpesas e reparações primarias ainda vai vivendo. Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células 936335
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptySab Set 17 2011, 17:08

jotaso62 escreveu:
Tenho seguido atentamente as esplanações sobre o tema , mas porque sou super leigo na matéria desconhecia a infinidade de materiais e processos de afinação.
eu desde que adquiri o meu G.D. o tal thorens 145 MKll ,trazia um gabarito de colocação da célula ,para o braço de origem, que consiste na fixação do braço com a célula fixada sem aperto e depois atavés de rasgos em cruz,com pontos de referência (estillo mira de arma) a ponta do diamante é a unica coisa visível nos ditos rasgos ,quando estiver completamente certa ,é dado o aperto final tendo atenção para que não saia dos ditos rasgos .
tanto o gabarito como o encaixe do braço tem ,só uma posição de entrada ,defenida por um pino só depois são afinados o peso e a força que têm correspondência nas tabelas.e assim tenho todos estes anos ouvido musica que para o meu ouvdo ,sem grande distorção,através das minhas colunas monitor audio,equipadas com autofalantes KEF,sem pre amplif. mas sim um amplif ,tuner da SONY,que não é mais que um SANSUI pois a sua compra foi feita ,no ano em que a SONY comprou a SANSUI,estes dados estou vendendo ao preço que comprei na época, verdade ou não, ainda continuo satisfeito com os ditos (sem grandes avarias ,algumas limpesas e reparações primarias ainda vai vivendo. Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células 936335

No caso desse Thorens com o seu próprio método de afinação, não é necessário mais nada. Com isso fica como a Thorens entendeu que deveria de ficar.

Joseph Le Conte
seven
Membro AAP

MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptyDom Set 18 2011, 11:47

Desculpem meter um pauzinho na Engrenagem - Viva o Zé MArio Branco - Mas é bem intencionado.

A Rega também diz que o ideal para afinar os seus giras é o esquadro de papel que fornecem que, além de muito básico tem uma geometria que não e Bawerwald nem Loefgren, e vai ao ponto de no caso das cabeças deles sugerir o aperto das mesmas em três parafusos na concha/headshell do braço de modo a respeitar o tal alinhament (a Linn tb fazia o mesmo), mas na minha opinião isso não impede - e eu já o comprovei ainda que não com uma cabeça Rega, mas com uma Dynavector - que é possível uma afinação melhor com um esquadro melhor, comprado ou impresso a partir do fantástico software aqui referido.

Já alinhei cabeças com este esquadro em vários braços Rega antes alinhados com o esquadro original e a melhoria foi sempre reconhecível.

Isto sem prejuízo de algumas marcas de braços e gira-discos fornecerem meios par alinhar as células na perfeição: estou a lembrar-me por exemplo da Graham que fornece com alguns dos seus braços um esquadro que permite alinhar a célula tendo até em conta o desvio do cantilever face ao corpo da mesma...

Por isto acho que não se perde nada em experimentar, a não ser e isso é importante, algum tempo "apenas" a ouvir música e a disfrutar.

A propósito deste tema o esquadro da Wally de que falei também permite os dois tipos de alinhamento aqui discutidos o que minimiza a distorção previlegiando os Null points e o que o faz para todo lado do lp e eu preferi claramente o segundo - embora a Dynavector 17d2, pela pequena dimensão do seu cantilever seja muito difícil de alinhar a partir do mesmo, o que pode ter influenciado a escolha...

Espero que ajude.

Abraço,

Seven
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva

MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células EmptyDom Set 18 2011, 12:15

É sem duvida um tema fascinante e que dá gosto dedicar algum tempo a estudar e experimentar. Eu para já, estou satisfeitissimo e é só ouvir musica. Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células 491368

Joseph Le Conte
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células   Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células Empty

Considerações filosóficas sobre o alinhamento de células
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Algumas histórias, sobre algumas músicas
» Sonneillon BM
» Em julgamento de Murray, foto mostra boneca na cama de Michael Jackson
» Trocar tudo por um baixo
» Piada no Mercado Livre (Jazz Bass "autografado") Só 15mil!

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: