Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Cassete de alinhamento

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Cassete de alinhamento Empty
MensagemAssunto: Cassete de alinhamento   Cassete de alinhamento EmptyTer Jan 15 2013, 21:58



Ando à procura de uma destas cassetes para verificar o alinhamento de um deck de cassetes, segundo o manual, preciso do seguinte:

1000Hz 0dB
10.000Hz -15dB
315 Hz IEC
3150 Hz

Pedem uns preços um bocado absurdos no ebay por estas coisas, eu só queria confirmar se a perda nos agudos num deck é "defeito" ou é "feitio", já limpei as cabeças e desmagnetizei tudo, melhorou um pouco, mas não devia ser assim... Se alguém tiver uma fita destas que já não precise, ficarei muito agradecido Smile

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Cassete de alinhamento Empty
MensagemAssunto: Re: Cassete de alinhamento   Cassete de alinhamento EmptyTer Jan 15 2013, 22:08

rcarreira escreveu:


Ando à procura de uma destas cassetes para verificar o alinhamento de um deck de cassetes, segundo o manual, preciso do seguinte:

1000Hz 0dB
10.000Hz -15dB
315 Hz IEC
3150 Hz

Pedem uns preços um bocado absurdos no ebay por estas coisas, eu só queria confirmar se a perda nos agudos num deck é "defeito" ou é "feitio", já limpei as cabeças e desmagnetizei tudo, melhorou um pouco, mas não devia ser assim... Se alguém tiver uma fita destas que já não precise, ficarei muito agradecido Smile

Ricardo
Não terás as cabeças magnetizadas ?
O desempenho do deck revela-se na reprodução de uma cassete nele gravada.
A cassete de alinhamento pode servir para o tornar compativel com cassetes gravadas noutros decks.
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Cassete de alinhamento Empty
MensagemAssunto: Re: Cassete de alinhamento   Cassete de alinhamento EmptyTer Jan 15 2013, 22:24


Pois, mas eu já desmagnetizei as cabeças e as partes metálicas do transporte da fita. Depois gravei uma BASF de ferro e uma sony metal xr e foi aí que reparei no problema. O deck tem um sistema que grava um sinal de alta frequencia na fita para ajudar a afinar o bias, que se ajusta até centrar duas barras no visor e não se consegue afinar nada... Não é que esteja um horror, mas não está bem... Sad Como na gaveta da cassete tem dois parafusos, um chamado azimute e outro para ajustar a altura das cabeças, acho que eventualmente alguém alterou a afinação lá e queria confirmar. Vou fazer uma cassete com um espelho para verificar se as cabeças estão desalinhadas, mas para o resto preciso de uma fita de referência.
Nunca consigo comprar nada que funcione bem à primeira...

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
Ulrich
Membro AAP
Ulrich


Mensagens : 4947
Data de inscrição : 06/10/2011
Idade : 45
Localização : Aveiro

Cassete de alinhamento Empty
MensagemAssunto: Re: Cassete de alinhamento   Cassete de alinhamento EmptyTer Jan 15 2013, 22:29

rcarreira escreveu:


Nunca consigo comprar nada que funcione bem à primeira...

Ricardo

Também já me aconteceu muitas vezes, mas ao solucionar as coisas também ficas com mais tarimba e conhecimento Cassete de alinhamento 491368
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Cassete de alinhamento Empty
MensagemAssunto: Re: Cassete de alinhamento   Cassete de alinhamento EmptyTer Jan 15 2013, 22:34

Ulrich escreveu:
rcarreira escreveu:


Nunca consigo comprar nada que funcione bem à primeira...

Ricardo

Também já me aconteceu muitas vezes, mas ao solucionar as coisas também ficas com mais tarimba e conhecimento Cassete de alinhamento 491368

Isso é verdade, e eu acho piada a estas coisas... E dá o dobro do gozo quando fica a funcionar bem Smile
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Cassete de alinhamento Empty
MensagemAssunto: Re: Cassete de alinhamento   Cassete de alinhamento EmptyTer Jan 15 2013, 22:48

rcarreira escreveu:

Pois, mas eu já desmagnetizei as cabeças e as partes metálicas do transporte da fita. Depois gravei uma BASF de ferro e uma sony metal xr e foi aí que reparei no problema. O deck tem um sistema que grava um sinal de alta frequencia na fita para ajudar a afinar o bias, que se ajusta até centrar duas barras no visor e não se consegue afinar nada... Não é que esteja um horror, mas não está bem... Sad Como na gaveta da cassete tem dois parafusos, um chamado azimute e outro para ajustar a altura das cabeças, acho que eventualmente alguém alterou a afinação lá e queria confirmar. Vou fazer uma cassete com um espelho para verificar se as cabeças estão desalinhadas, mas para o resto preciso de uma fita de referência.
Nunca consigo comprar nada que funcione bem à primeira...

Ricardo

è experimentar mudar o azimuth, no meu nak faço isso facilmente, e é possível ouvir mudanças nos agudos com muita facilidade
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Cassete de alinhamento Empty
MensagemAssunto: Re: Cassete de alinhamento   Cassete de alinhamento EmptyTer Jan 15 2013, 23:06

anibalpmm escreveu:
rcarreira escreveu:

Pois, mas eu já desmagnetizei as cabeças e as partes metálicas do transporte da fita. Depois gravei uma BASF de ferro e uma sony metal xr e foi aí que reparei no problema. O deck tem um sistema que grava um sinal de alta frequencia na fita para ajudar a afinar o bias, que se ajusta até centrar duas barras no visor e não se consegue afinar nada... Não é que esteja um horror, mas não está bem... Sad Como na gaveta da cassete tem dois parafusos, um chamado azimute e outro para ajustar a altura das cabeças, acho que eventualmente alguém alterou a afinação lá e queria confirmar. Vou fazer uma cassete com um espelho para verificar se as cabeças estão desalinhadas, mas para o resto preciso de uma fita de referência.
Nunca consigo comprar nada que funcione bem à primeira...

Ricardo

è experimentar mudar o azimuth, no meu nak faço isso facilmente, e é possível ouvir mudanças nos agudos com muita facilidade

Neste também se faz isso com alguma facilidade, mas como a cabeça de gravação está agarrada à de leitura, ele devia ler bem o que grava, independentemente do azimute. Nos Naks as cabeças são separadas, a de gravação fica fixa e a de leitura pode afinar-se para tirar melhor partido de fitas gravadas noutros decks, podendo facilmente reverter-se à afinação original...
Aqui o procedimento para afinar o azimute é pegar numa fita de referencia com uma gravação de 10kHz e alinhar a cabeça de leitura de forma a que o sinal seja o máximo e igual em ambos os canais, depois da cabeça de leitura afinada, gravar um sinal de 12kHz e alinhar a cabeça de gravação de forma a que o sinal seja o máximo e igual em ambos os canais.
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Cassete de alinhamento Empty
MensagemAssunto: Re: Cassete de alinhamento   Cassete de alinhamento EmptyTer Jan 15 2013, 23:12

anibalpmm escreveu:
rcarreira escreveu:

Pois, mas eu já desmagnetizei as cabeças e as partes metálicas do transporte da fita. Depois gravei uma BASF de ferro e uma sony metal xr e foi aí que reparei no problema. O deck tem um sistema que grava um sinal de alta frequencia na fita para ajudar a afinar o bias, que se ajusta até centrar duas barras no visor e não se consegue afinar nada... Não é que esteja um horror, mas não está bem... Sad Como na gaveta da cassete tem dois parafusos, um chamado azimute e outro para ajustar a altura das cabeças, acho que eventualmente alguém alterou a afinação lá e queria confirmar. Vou fazer uma cassete com um espelho para verificar se as cabeças estão desalinhadas, mas para o resto preciso de uma fita de referência.
Nunca consigo comprar nada que funcione bem à primeira...

Ricardo

è experimentar mudar o azimuth, no meu nak faço isso facilmente, e é possível ouvir mudanças nos agudos com muita facilidade

Amanhã vou tentar isso, com o deck a gravar um tom de teste vou ajustar o azimute da cabeça de leitura a ver se consigo resultados melhores Smile o problema é que sou um bocado picuinhas e gosto das coisas feitas na perfeição... Daí a fita de calibração para retirar todas as duvidas Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Cassete de alinhamento Empty
MensagemAssunto: Re: Cassete de alinhamento   Cassete de alinhamento EmptyTer Jan 15 2013, 23:48

Não tens forma de ouvir noutro gravador uma cassete gravada nesse ?

Já agora qual é esse deck ?
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Cassete de alinhamento Empty
MensagemAssunto: Re: Cassete de alinhamento   Cassete de alinhamento EmptyQua Jan 16 2013, 00:11

Milton escreveu:
Não tens forma de ouvir noutro gravador uma cassete gravada nesse ?

Já agora qual é esse deck ?

É um akai gx75... Pelas especificações isto devia gravar musica para morcegos, nunca ter problemas com os agudos em fitas de metal. Amanhã vou tratar disso, eventualmente posso fazer uma fita de "referencia" no outro deck usando o gerador de funções e ver até que ponto este está fora de alinhamento.
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Cassete de alinhamento Empty
MensagemAssunto: Re: Cassete de alinhamento   Cassete de alinhamento EmptyQua Jan 16 2013, 12:57


Pegando numa cassete bem gravada no Philips, consegue-se ajustar o azimute do Akai de modo a que fique muito bom, mas as gravações feitas no Akai não tocam bem nem no Akai nem no Philips, é definitivamente uma questão de afinação do deck e não das cabeças...
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Cassete de alinhamento Empty
MensagemAssunto: Re: Cassete de alinhamento   Cassete de alinhamento EmptyQua Jan 16 2013, 13:19

rcarreira escreveu:

Pegando numa cassete bem gravada no Philips, consegue-se ajustar o azimute do Akai de modo a que fique muito bom, mas as gravações feitas no Akai não tocam bem nem no Akai nem no Philips, é definitivamente uma questão de afinação do deck e não das cabeças...
Deves estar com problemas na cabeça de gravação ou no circuito de gravação...
Acho que não é da afinação...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Cassete de alinhamento Empty
MensagemAssunto: Re: Cassete de alinhamento   Cassete de alinhamento Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cassete de alinhamento
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Duvida Alinhamento do Braço
» Conversor cassete/I-pod
» Alinhamento da célula: o básico
» No interior da cassete
» Cassete Barata

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Fitas-
Ir para: