Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Restauro de colunas Marantz LS-15A

Ir para baixo 
+7
Ghost4u
pumabr
Albatroz
Luis_vxd
Goansipife
fredy
PedroH
11 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
José Miguel
Membro AAP



Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015

Restauro de colunas Marantz LS-15A - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A - Página 2 EmptySeg Abr 25 2022, 14:40

PedroH escreveu:


Não sei porque é mau principio, repare.

As colunas marantz LS-15 funcionaram  lindamente durante anos com um amplificador marantz PM30 de 30w...  som com qualidade e potencia, mesmo em pouco volume...

Porque razão trocar de amplificador para dar mais watts se os que tenho já chegam e sobram para uma salinha de apartamento.?

percebe a minha logica?  

(...)

Pedro, eu compreendo a sua lógica, mas eu não disse que você deveria trocar.

Eu disse que você não deve "achar" que não ganhará nada, pois o controlo das colunas não se mede pelo volume ou botão do volume, nem pelos watts - uma mensagem acima foi chamado e bem o conceito de corrente, algo que não se deve confundir com watts.

Assim sendo, você só saberá se as suas colunas precisam ou não de mais amplificador depois de experimentar. Wink (eu já ouvi um amplificador igual ao seu e outros dessa linha, acho-os bastante capazes)

Aqui em casa actualmente temos um amplificador com 75 watts por canal, o nosso anterior era um Pioneer SX 880, com 60 watts por canal. Nós vivemos em apartamentos, já mudamos algumas vezes, ouvimos Música a volume moderado, mas o Pioneer não servia para as colunas... ele fazia-as tocar alto, o botão de volume pouco precisava de rodar, mas o som saia pastelento e os graves pouco controlados (demasiado soltos e arrastados).

Não foram os 15 watts que fizeram diferença, foi o conjunto que representa toda a construção do amplificador. Continuamos a ouvir Música em volume moderado, normalmente a baixo dos 70db, mas o pormenor aparece como gostamos - espero que compreenda o exemplo.



O amplificador a válvulas e o mito dos watts valerem mais: voltamos ao mesmo, esqueça lá os números de watts e concentre-se em comprar bons transformadores e afins, pois deles dependerá a capacidade de conduzir as colunas que tem ou quer.

A simplicidade de alguns circuitos a válvulas pode levar ao engano, não se esqueça que no simples é onde é necessário escolher melhor as partes, pois cada uma delas ficará muito exposta ao trabalho.

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13394
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Restauro de colunas Marantz LS-15A - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A - Página 2 EmptySeg Abr 25 2022, 15:19

PedroH escreveu:
Já li que um amplicador a valvulas os watts na verdade correspondem a melhor desenho que um de transistores (...)

Cautela com dogma Exclamation
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Restauro de colunas Marantz LS-15A - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A - Página 2 EmptySeg Abr 25 2022, 16:20

Um simples calculador que permite calcular a pressão sonora (SPL), na posição de escuta: https://mehlau.net/audio/spl
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Restauro de colunas Marantz LS-15A - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A - Página 2 EmptySeg Abr 25 2022, 16:29

Existem muitos parâmetros que podem influenciar a qualidade de escuta, potência é só um deles e não considero dos mais importantes, simplesmente porque nos dita o quão alto pode ir no limite. Coisas como a qualidade dos transformadores em máquinas a válvulas e a impedância de saída do amplificador (que juntamente com a carga da coluna ditam o factor de amortecimento do amplificador) são muito mais relevantes para a experiência.

Para duas colunas com igual sensibilidade e impedância, o mesmo amplificador pode soar de modo radicalmente diferente, particularmente nos graves. As colunas vintage costumam ser mais amortecidas (o diafragma da coluna em si) e um amplificador com um damping muito alto pode soar seco e estéril por exemplo.

Ou seja, não se siga pela potência (confirme só que tem o suficiente) e ou sabe como estimar o resto ou tem mesmo que experimentar.
Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
Conteúdo patrocinado





Restauro de colunas Marantz LS-15A - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Restauro de colunas Marantz LS-15A
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Restauro colunas/receiver/gira-discos
» Restauro de Colunas JBL Control One
» Restauro de colunas vintage
» Garrard 301 + amp+ colunas Limpeza/ restauro
» RESTAURO DE COLUNAS VINTAGE PIONEER HPM40

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: