Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Restauro de colunas Marantz LS-15A

Ir para baixo 
+7
Ghost4u
pumabr
Albatroz
Luis_vxd
Goansipife
fredy
PedroH
11 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptySex Abr 15 2022, 23:22

Boas

Nos anos 80, tive em algumas lojas na margem sul e Lisboa a oportunidade de ouvir som de qualidade, se calhar devia ter ouvido na casa de amigos ou algo assim, mas para dizer a verdade eramos todos "tesos" e nenhum tinha propriamente um sistema que fosse um exemplo de som, então em algumas lojas de rua que vendiam "aparelhagens" de qualidade por vezes podiamos ouvir em aparelhos de sonho.

Eu sou natural de Almada e para quem é de Almada e tenha vivido os anos 80 e tenhas gostado de som , certamente se recordará da loja da Bepaliz na rua Capitão Leitão, era uma loja que ficava nas traseiras da loja principal e só dedicada a aparelhos de som, eles vendiam e representavam varias marcas entre as quais aiwa , marantz,etc tinham lá colunas marantz que tive a oportunidade de ouvir, de tudo na época que tive oportunidade nada achei tão bom como a linha LS da Marantz tongue

Eles tinha as LS -17A e as LS-15A , as LS 17-A eram o topo de gama, era algo do outro mundo o som, e custavam em 1985 cerca de 140contos affraid as LS 15A custavam cerca de 95 contos What a Face

Eram fortunas para a época ainda para cima para mim que nem trabalhava , e mesmo quem trabalhava esse valor representava para a maioria dos trabalhadores vários salários.

Em 1988 no verão tive um trabalho de férias , e juntei algum dinheiro e descubro uma marantz LS-15A por 60cts , não me lembro se estavam em promoção por não se terem vendido ou se eram usadas semi novas. apesar de estarem novas , sei que cometi a loucura de as comprar bounce

E vendi para isso outras e essas LS-15 ficaram as minhas colunas, o som era muito bom, e marcavam a diferença, ninguem ia a casa que ao ouvir o som tanto no vinil como em cd ou cassete não reparasse nas colunas mesmo eu usando sempre a grelha e eles tivesse despercebidas em casa ao tocarem chamavam logo a atenção a qualquer leigo ou mais experiente.

A partir de 2003 começei a ouvir noutras colunas ligadas a um pc e com o tempo elas se estragaram e foram trocadas por uma colunas tamon , entretanto com mudanças de casa elas tiveram para ir no "lixo" ou serem vendidas mas acabaram numa arrecadação anos, até que me deu vontade de ir vê-las para as restaurar. Agora em breve vou busca-las.

A ideia fazer uma avaliação e um restauro total
Qual a minha surpressa que elas estão em muito bom estado a nivel de caixa, o aglomerado japones continua como novo.
Simplesmente os wooferes tem o papel e amortecedores estragados., resta saber como está o resto.


Restauro de colunas Marantz LS-15A Whats132

Restauro de colunas Marantz LS-15A Whats136

Restauro de colunas Marantz LS-15A Whats135


Restauro de colunas Marantz LS-15A Whats134


estava a pensar que o restauro ia ser sustituir madeiras e etc, afinal não, é mesmo só restaurar os drivers e verificar os crossoveres.


As colunas são este o modelo

Restauro de colunas Marantz LS-15A Marant15


Aqui as 2 ao lado uma das outras, a LS17A foi talvez o melhor que ouvi nos anos 80
Restauro de colunas Marantz LS-15A Marant16


Restauro de colunas Marantz LS-15A Marant13







Viniltotal, Albatroz, Fernando Salvado, paulov, Hiluson, Luis_vxd e Luis Filipe Lopes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
fredy
Membro AAP
fredy


Mensagens : 5129
Data de inscrição : 08/02/2011
Idade : 62
Localização : Casal do Marco - Seixal

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptySáb Abr 16 2022, 09:44

Olá

Nunca ouvi essas colunas mas acredito que sejam boas... e então quando  agradam ao nosso gosto pessoal devemos investir nelas... e nada melhor que recupera-las...
https://www.ebay.com/itm/302386616038
Se não tiver jeito para repara-las (seria o meu caso)... pode sempre recorrer ao Nuno Lopes que ele faz esse trabalho

O Audio é tramado...o que uns adoram... outros detestam...

Fredie

masa, Albatroz, PedroH e Luis Filipe Lopes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptySáb Abr 16 2022, 09:45

Caro Pedro,

Já vi tudo! V. Exa. dignou-se a cometer um CRIME! Não sei se não estamos perante um caso de polícia Restauro de colunas Marantz LS-15A 447836



Restauro de colunas Marantz LS-15A 933723

Agora mais a sério:
  1. Essas LS-15A tem todo o direito de serem recuperadas e devem!;
  2. As LS-17a, não são propriamente melhores que as 15, são para outro tipo de inclusão ambiental. O meu Amigo tem, por acaso, uma sala com pelo menos 60/70 m2?;
  3. Sim, não sendo de Almada e nunca tendo vivido em Almada, lembro-me perfeitamente da Bepaliz



cheers

masa, Albatroz, PedroH e Luis Filipe Lopes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Luis_vxd
Membro AAP
Luis_vxd


Mensagens : 102
Data de inscrição : 13/11/2021
Idade : 68
Localização : Bombarral

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptySáb Abr 16 2022, 10:05

Olá Pedro
Também nunca vivi na Margem Sul mas a Bepalis era conhecida em todo o país e era um ponto de referencia.Restauro de colunas Marantz LS-15A 843159

Lembro-me dessas Marantz. Na altura fizeram furor porque tinham indicadores de potência em LED e reguladores de nível, (graves/agudos) independentes, coisa que ningém tinha na época.
Merecem sem dúvida serem recuperadas. Se precisar de ajuda, diga.Restauro de colunas Marantz LS-15A 22692

Um abraço e bom trabalho
Restauro de colunas Marantz LS-15A 936335

masa, PedroH e Luis Filipe Lopes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://excel-applications.pt
Albatroz




Mensagens : 6
Data de inscrição : 06/10/2016
Idade : 63
Localização : Numa das baías mais bonitas do Mundo.

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Boa sorte Pedro   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptySáb Abr 16 2022, 12:13

Pásco Feliz Pedro.
Faço votos sinceros para que o Ovo da Páscoa traga lá dentro um restauro completo e a condição de novas às suas LS-15A. Os votos são mesmo sinceros porque era o que eu também desejava para mas minhas Fine Arts MK3, pese embora elas precisarem apenas de um tweeter, que infelizmente já não se fabrica e não consigo encontrar quem seja capaz de o "refabricar". É um tweeter de fita com uma espantosa resposta plana entre os 3kHz e os 30kHz. Não eram umas Audio Solutions Virtuoso, mas eram as minhas colunas. Ouvi-las eram como massajar a alma. Como diz o Fredy o que uns adoram outros detestam.
Boa sorte com a tarefa.Restauro de colunas Marantz LS-15A Tweete10
Restauro de colunas Marantz LS-15A Tweete11

masa, Albatroz, PedroH e Luis Filipe Lopes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
pumabr

pumabr


Mensagens : 15
Data de inscrição : 19/02/2012

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptySáb Abr 16 2022, 15:47

Esse tipo de material antigo vale sempre a pena ser restaurado, nem que seja para ficar como relíquia de família  Restauro de colunas Marantz LS-15A 1f605
Também eu estou em processo de restauro de um par de colunas vintage, umas Sansui SP-3200. Não foram colunas compradas por mim originalmente, aliás, quando estas foram montadas eu nem devia ter nascido ainda  Restauro de colunas Marantz LS-15A 1f605

Num belo sábado no tempo do confinamento vi que haveria um leilão online de uma casa leiloeira na cidade onde eu moro. Apenas por curiosidade fui ver os lotes que tinham. Pessoalmente não sou chegado a antiguidades mas acho curioso ver algumas peças antigas que hoje em dia só se vê em filmes e similares. De repente encontrei um lote que além dessas colunas incluía também um receiver Sansui G-8000. As colunas por acaso eu já conhecia porque o pai de uma amiga minha tem um sistema com uma colunas iguais (depois vim a descobrir que afinal eram diferentes). O receiver não conhecia mas senti literalmente amor à primeira vista pelo conjunto. Eu sabia que aquelas colunas têm um som muito bom por já as ter ouvido antes, e imaginei que tocariam ainda melhor com o G-8000 por estes ter cerca do dobro da volumetria do amp do sistema que está na casa dos pais da minha amiga  Restauro de colunas Marantz LS-15A 1f602 .

O amp ligava mas tinha um canal queimado. As colunas davam som mas tinham algumas unidades queimadas. Mas na mesma pensei que aquele sistema acabaria por ser arrecadado por umas boas centenas de €€€. Na mesma arrisquei e acabei por ficar com o sistema por 320€, já incluindo a comissão da leiloeira!

Os woofers já estão reparados embora ainda não os tenha recebido de volta. Enviei para Portimão para uma empresa que produz colunas de som para car audio mas que me foi recomendada por um amigo que anda na audiofilia há décadas e até cria os seus próprios amplificadores a válvulas. Segundo sei a tal empresa já fez colunas de som, chegando a participar em concursos e ganho diversos prémios. A empresa é a CarVox, talvez seja conhecida por alguém cá do fórum. http://carvox.com.pt/

O próximo passo será enviar os 2 midranges e os 6 (!!) tweeters para reparar. Alguns dos tweeters funcionam mas por uma questão de equilíbrio, convém que sejam todos revistos.

Restauro de colunas Marantz LS-15A 0000110

Restauro de colunas Marantz LS-15A 0000210

Quanto ao recevier, já foi reparado mas ainda falta fazer um recap total.

Restauro de colunas Marantz LS-15A 0000310

Restauro de colunas Marantz LS-15A 0000410

Este é um daqueles projetos para se ir fazendo...e que no fim espero que dê o gosto de ter um sistema vintage que surpreenderá pelo som aqueles que o (ou)virem. Um sistema com mais de 40 anos que deverá soar muito melhor do que os sistemas populares de hoje em dia, as boombox's bluetooth... Por isso sim, recomendo que esse tipo de material seja restaurado. Viramos assim uns guardiões da história  Restauro de colunas Marantz LS-15A 1f60b

masa, Fernando Salvado, Hiluson, PedroH e Luis Filipe Lopes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptySáb Abr 16 2022, 22:39

Goansipife escreveu:

[*]As LS-17a, não são propriamente melhores que as 15, são para outro tipo de inclusão ambiental. O meu Amigo tem, por acaso, uma sala com pelo menos 60/70 m2?;




Quer dizer,,, as LS 17a e as LS 15a elas tem a mesma qualidade de construção e concordo com isso da sala , mas por outro lado discordo.

Na verdade eu nunca usei as minhas numa sala grande, mas sim em espaços pequenos e em apartamento, num apartamento ligadas a um amplificador marantz de 30wx2 numa escala de 1 a 10 o volume numa pode subir acima de 3 e mesmo assim já é um som bem poderoso, mais que isso seria mau pois ha vizinhos
A questão é que as colunas produzem um som com definição e projetam uns graves que tremem o peito mesmo com som baixo. E isso pode ser feito numa sala pequena.

Eu ouvi as LS-17A numa sala pequena de audição, toda forrada a esponja acústica , alias ouvi as LS-15 e as LS17 nessa sala entre outras coisas.

As diferenças , vou dar o exemplo de carros, imaginemos um carro bom de 150-200cv mas só podemos andar a 100-120klm/h embora o carro ande mais. essas são as LS-15A mesmo sem passar dos 100klm/h é agradável a potencia a baixa velocidade


Agora imaginem o mesmo carro mas com um motor V6 ou V8 e 300 ou 400cv e tem de andar a 100a120klm/h (tamanho da sala vizinhos) mas a sensação de potencia é outra...

isso acontece com as colunas , as LS17a tem 4 saidas as minhas tem 3... as 17 quem um woofer muito grande e uma caixa muito grande, uma batida brave ouvida nessas colunas é uma loucura, pois as colunas mesmo numa sala pequena projetam uma vibração alucinante.

Claro que numa sala pequena numa vamos ouvir as colunas a 200W ou perto dos 300w , nem vamos poder ouvir isso num apartamento, mesmo as minhas subindo o volume só um pouco faz logo tremer os vidros, as LS17 então rebentava com eles .

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptySáb Abr 16 2022, 22:49

Pumabr

Restauro de colunas Marantz LS-15A 438668-bb12c8c2-sansui_sp3200_speakers__5_drivers_per_cabinet_superb_sound

Restauro de colunas Marantz LS-15A Pair-2-Vintage-Sansui-Sp-35-Two-Way-Speakers


Adoro essas colunas,  o estilo a caixa de madeira. Restauro de colunas Marantz LS-15A 754215

Pelo seu nome pareceu-me que é brasileiro, tenho a ideia que brasileiro por norma não aprecia muito antiquidades, a minha mulher é brasileira e eu adoro antiguidades de inicio para ela foi um choque Restauro de colunas Marantz LS-15A 933723  mas depois foi compreendendo que na verdade há uma grande diferença entre uma coisa velha de uma antiguidade,  uma antiguidade é uma coisa intemporal, antiga mas como nova. Uma antiguidade não passa de moda, não desvaloriza, antes pelo contrário.

Boa sorte com o restauro Restauro de colunas Marantz LS-15A 22692

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13345
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptyDom Abr 17 2022, 02:01

Prezado PedroH,

A propósito das Marantz LS-17, mencionei um trabalho de restauro exterior: https://www.audioanalogicodeportugal.net/t13744-garrard-401.

Cumprimentos fantasmagóricos,
What a Face

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptyDom Abr 17 2022, 11:25

Caro Pedro,

Vamos lá ver se a gente se entende...

PedroH escreveu:


(...)
A questão é que as colunas produzem um som com definição e projetam uns graves que tremem o peito mesmo com som baixo.  E isso pode ser feito numa sala pequena.

Qualquer coluna pode tocar dentro de qualquer sala. Mas uma coisa é tocar dentro da sala, outra completamente diferente, é tocar na sala, subentendido, tocar com qualidade e sem ressonâncias espúrias numa determinada sala.

Isso de projetar graves que fazem termer o peito, significam, normalmente, essas ressonâncias espúrias, que se traduzem, ao fim de algum tempo, em cansaço auditivo.

No Áudio tudo deve estar equilibrado e tudo deve casar com tudo, onde a sala é dos elementos mais importantes.

PedroH escreveu:
Eu ouvi as LS-17A numa sala pequena de audição, toda forrada a esponja acústica , alias ouvi as LS-15 e as LS17 nessa sala entre outras coisas.

São palavras suas. A sala estava toda tratada, logo não era uma sala comum caseira. Se tem uma sala destas, tratada, em casa, então as LS-17A podem (não absolutamente certo) tocar bem.

PedroH escreveu:
As diferenças , vou dar o exemplo de carros, imaginemos um carro bom  de 150-200cv mas só podemos andar  a 100-120klm/h  embora o carro ande mais. essas são as LS-15A      mesmo sem passar dos 100klm/h é agradável a potencia a baixa velocidade

Agora imaginem o mesmo carro mas com um motor V6 ou V8 e 300 ou 400cv  e tem de andar a 100a120klm/h (tamanho da sala vizinhos)   mas a sensação de potencia é outra...

isso acontece com as colunas , as LS17a tem 4 saidas as minhas tem 3...  as 17 quem um woofer muito grande e uma caixa muito grande, uma batida brave ouvida nessas colunas é uma loucura, pois as colunas mesmo numa sala pequena projetam uma vibração alucinante.
(...)


Pegando no seu exemplo, um carro com grande motorização, de alta cilindrada e alta potência, estas qualidades estão lá, no carro, mas só tira verdadeira vantagem e gozo delas num autódromo, não na circulação em vias públicas, com limitações de velocidade.

No Áudio é exatamente a mesma coisa. Meter umas Cornwall da Klipsch numa sala de 20/30 m2, as colunas tocam dentro da sala comum caseira mas, dificilmente se tirará vantagem do potencial das colunas. Logo, à partida, não serão as colunas ideais para tocarem, com qualidade, nessa sala.

cheers

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptyQui Abr 21 2022, 10:07

Goansipife escreveu:


No Áudio é exatamente a mesma coisa. Meter umas Cornwall da Klipsch numa sala de 20/30 m2, as colunas tocam dentro da sala comum caseira mas, dificilmente se tirará vantagem do potencial das colunas. Logo, à partida, não serão as colunas ideais para tocarem, com qualidade, nessa sala.

cheers

Eu concordo com isso todo, o que me refiro é que mesmo as LS15 eu nunca tirei o partido dela em watt dentro de um apartamento. Por exemplo as luzes leds das colunas nem mexem ou só mexem as de baixo.

E o meu amplificador era de 30W x2 ou de 20wx2 bem abaixo da potencia das colunas.

Mas dentro desta conversa lembro-me de ter em casa outras colunas marantz bem mais pequenas que nem eram minhas e de outras pioneer que tive , ambas de 80w e na altura foram dadas como a potência ajustava ao amplificador visto de serem de baixa potencia e a estarem em casa num apartamento.

Mas mesmo a ouvir baixo e com amplificadores de baixa potencia , ao trocar essas 2 colunas menores por por as ls15 deu uma melhorada muito significativa na qualidade do som, não ficou o som mais alto mas mais poderoso e com mais qualidade, com exatamente os mesmos watt debitados.

Talvez por esta razão eu nunca tenha tido amplificadores com mais de 30wx2 , porque na verdade esta potencia chega e sobra, no entanto com estas potencias os melhores resultados tenho obtido com colunas mais potentes funcionando bem abaixo do limite, do que com colunas ajustada á potencia do amplificador.

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptyQui Abr 21 2022, 10:55

A minha professora de física no secundário dizia uma coisa com que nunca concordei: "Se for para dizer isso, fecha a boa ou sai mosca".

Existe muita informação por todo o lado, basta ler e poupamos umas confusões.

Os Watts de uma coluna não querem dizer nada a não ser os Watts a partir dos quais os drivers mais fracos dela se derretem ou partem todos. Mais nada. Tenho a certeza absoluta que o caixote dessas LS15 se desconjuntava muito antes do amplificador atingir essa potência sequer, tal seria a vibração. Uma coluna não tem Watts em potência, aguenta é com certos Watts, certa potência, antes de falhar. Tal como um corsa aguenta até xx Km/h, a 200 tinha uma falha catastrófica e partia-se todo. Um Corsa é tanto um carro de 200Km/h como umas colunas são de 30W, não se diz, é um absurdo, não faz sentido nem quer dizer nada. Isto era importante na época em que os drivers usados no cinema eram muito fracos (10 W e ardiam) e começaram a aparecer amplificadores mais potentes do que isso. A tentação era esticar a corda e muita coisa se estragou nos anos 30.

Simplificando:
  • Se tem umas colunas classificadas para 30W com uma sensibilidade de 100dB/W/m, com menos de um Watt debitado pelo seu amplificador já ficou surdo.
  • Se tem umas colunas em tudo iguais mas com uma sensibilidade de 97dB/W/m vai precisar de 2 Watts do amplificador para ficar igualmente surdo.
  • Com 94dB/W/m vai precisar do quádruplo da potência.
  • 91 dB/W/m vai precisar de 8W no mínimo mas a proporção já é afectada por outros factores não lineares, vai precisar provavelmente de 20W ou mais na realidade.
  • Com umas banais 84dB/W/m vai precisar de 40W para chegar aos mesmos 100dB em condições ideais. Provavelmente precisa de mais do dobro, 100W é a minha aposta.
  • E por aí a fora. Tudo isto são "colunas de 30W", e como pode ver são completamente diferentes, os Watts não querem dizer nada, apenas que esta coluna se for de 84dB/W/m nunca chegará a produzir 100dB, danifica-se primeiro, e como tal não é boa para música que exige tal coisa.


A quantidade e definição dos graves, agudos e tudo o resto depende da concepção da coluna. A sua curva de impedância (como é que ela interage com o amplificador) a sua curva de resposta, o seu padrão de dispersão acústico e o sítio da sala onde as metemos. Tudo isto é definido pelos drivers, a sua disposição no espaço, dos filtros entre eles e da caixa (grande, pequena, selada, com pórtico, tamanho e forma do pórtico, rígida ou deformável, estreita ou larga, com arestas vivas ou curvas, segunda derivada da curva, com material absorvente,...) É por isso que fazer uma coluna simplesmente metendo drivers numa caixa qualquer e esperar uma boa coluna é equivalente à experiência dos macacos a escrever os lusíadas. É possível, mas altamente improvável: é mais simples e eficiente saber o que se está a fazer, tudo o resto sendo igual, nem que seja porque temos que alimentar os macacos.

Falar de Watts de colunas é o mesmo que falar de metal e borracha para descrever um carro. São de facto coisas com uma relação, tal como espinafres e um arranha céus. Limita-se a ser uma relação, é inútil sem saber onde encaixa.

subdias, neo_2018 e Luis Filipe Lopes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptyQui Abr 21 2022, 13:47

ricardo.canelas escreveu:
A minha professora de física no secundário dizia uma coisa com que nunca concordei: "Se for para dizer isso, fecha a boa ou sai mosca".

Existe muita informação por todo o lado, basta ler e poupamos umas confusões.

Os Watts de uma coluna não querem dizer nada a não ser os Watts a partir dos quais os drivers mais fracos dela se derretem ou partem todos. Mais nada. Tenho a certeza absoluta que o caixote dessas LS15 se desconjuntava muito antes do amplificador atingir essa potência sequer, tal seria a vibração. Uma coluna não tem Watts em potência, aguenta é com certos Watts, certa potência, antes de falhar.
.

Sim, isso vai de encontro ao que tenho dito, que é por experiência , mais que qualquer outro aparelho já tive e ainda tenho vários conjuntos de colunas de várias marcas tamanhos, a suportar vários tipo de potência.

Colunas com melhores desempenhos a baixas potências são as que suportam mais watt e tem 3 vias e woofers de 10" ou maiores.

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptyQui Abr 21 2022, 14:28

PedroH escreveu:


Sim, isso vai de encontro ao que tenho dito, que é por experiência , mais que qualquer outro aparelho já tive e ainda tenho vários conjuntos de colunas de várias marcas tamanhos, a suportar vários tipo de potência.

Colunas com melhores desempenhos a  baixas potências são as que suportam mais watt e tem 3 vias e woofers de 10" ou maiores.

Há momentos em que mesmo assim considero que a minha professora apresentava uma visão (ainda errada) mas relevante da vida.

O que disse não vai ao encontro de nada do que você disse, não sei como é possível construir aquelas palavras escritas numa espécie de validação das suas afirmações. Vai na direcção de rebater e demonstrar que está, na melhor das hipóteses, equivocado sobre a maneira como isto funciona, o que não sendo o oposto, é pelo menos ortogonal. Está simplesmente e inequivocamente errado na sua compreensão de como descrever e prever a performance de uma coluna e continua a insistir no erro, como se eu não tivesse escrito nada.

O facto de suportar mais watts, como já expliquei, não interessa para nada. Não tem qualquer consequência por si só para o som nem se correlaciona com nada. O facto de ter 3 vias e o tamanho dos woffers só por si mesmo também quer dizer nada. Conseguimos montar um driver Altec que nem 6W aguenta, com um driver de compressão igual (2as vias, potência máxima 6W) que fazem a delícia de muitos audiófilos com muito dinheiro para pagar por eles.

Com estes dados e a sua coleção de experiências não pode fazer esse tipo de deduções e afirmações, porque são coisas que não se correlacionam. É como dizer que acha que, segundo a sua experiência, observou que os carros vermelhos andam mais rápido e vir partilhar isso com o mundo. Saiu mosca.

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptyQui Abr 21 2022, 15:30

ricardo.canelas escreveu:


O facto de suportar mais watts, como já expliquei, não interessa para nada. Não tem qualquer consequência por si só para o som nem se correlaciona com nada. O facto de ter 3 vias e o tamanho dos woffers só por si mesmo também quer dizer nada.

Com estes dados e a sua coleção de experiências não pode fazer esse tipo de deduções e afirmações, porque são coisas que não se correlacionam.

As minhas experiencias não são segredos, posso dizer no que consistem, por exemplo se colocar um amplificador marantz PM230 30w x2 com as LS 15 ou umas JBLe30 posso dizer as diferenças, não se trata de uma opinião totalmente subjetiva mas de uma opinião generalizada pois estou a falar de aparelhos em concreto que são conhecidos

Foquei-me nesses 2 exemplos porque são conhecidos e tem resultados distintos.
As JBLe30 são colunas pequenas de 2 vias com bom desempenho preço/qualidade e apreciadas especialmente para cinema em casa, mas não podem ser comparadas a umas colunas JBL de maior dimensão, de 3 vias e que aceitem maior potência , assim como não podem ser equiparadas a umas LS15

Tenho essas 2 colunas assim como outras e sei o resultado delas com o mesmo amplificador, não é preciso tirar um curso de colunas o resultado é visivel, ou neste caso audível o suficiente para se perceber que o som é melhor.




Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptyQui Abr 21 2022, 16:00

PedroH escreveu:


As minhas experiencias não são segredos,  posso dizer no que consistem, por exemplo se colocar um amplificador marantz PM230 30w x2 com as LS 15 ou umas JBLe30  posso dizer as diferenças, não se trata de uma opinião totalmente subjetiva  mas de uma opinião generalizada pois estou a falar de aparelhos em concreto que são conhecidos

Foquei-me nesses 2 exemplos porque são conhecidos e tem resultados distintos.
As JBLe30 são colunas pequenas de 2 vias  com bom  desempenho preço/qualidade e apreciadas especialmente para cinema em casa, mas não podem ser comparadas a umas colunas JBL de maior dimensão, de 3 vias e que aceitem maior potência , assim como não podem ser equiparadas a umas LS15

Tenho essas 2 colunas assim como outras e sei o resultado delas com o mesmo amplificador,  não é preciso tirar um curso de colunas o resultado é visivel, ou neste caso audível  o suficiente para se perceber que o som é melhor.


O que eu estou a dizer é que as diferenças que ouve nas suas experiências não são explicadas nem têm nada a ver com a potência máxima admitida e não pode assumir que é por ter 2as ou 3 vias que são diferentes. "Tirar um curso em colunas". Felizmente alguém teve a possibilidade de o fazer, assim como cursos em tudo o resto do mundo, que assenta em conhecimento preciso e bem definido sobre a técnica que é preciso dominar para fazer tudo, desde essas simples colunas até ao PC onde escreve estas coisas. Anti intelectualismos não colam comigo, pelo simples motivo de serem rídiculos.

Não precisa de tirar cursos em nada, mas para ter discussões e fazer observações sobre o mundo há alguns requisitos fundamentais, entre os quais saber e querer aprender e aceitar que a nossa experiência pessoal em muitos assuntos, por muito grande que seja, é sempre insignificante e anedótica quando comparada com conhecimento técnico. O que estamos a discutir é derivado de conhecimento técnico. Não estou a guardar portão algum, estou a tentar partilhar esse conhecimento para que possa mais efectivamente filtrar as suas experiências e dar-lhes um contexto e significância que lhe permita continuar com confiança. Esta é uma área em que a técnica básica é simples de perceber e todos podemos ter uma conversa bem assente sobre coisas reais.

Pode meter os modelos todos de todos os amplificadores e colunas que tem, que já ouviu e tecer todas as considerações de gosto que quiser sobre elas (gosto mais destas, menos daquelas, isto assim, aquilo assado) mas a partir do momento em que tentar correlacionar com parâmetros técnicos das colunas (potência admitida, número de vias) está a fazer considerações técnicas sobre a natureza do mundo (sobre as colunas em particular). Quando passa para considerações técnicas sujeita-se a respostas técnicas. Neste caso as explicações técnicas que faz nem fazem sentido, quanto mais estarem erradas ou certas. Simplesmente não as pode fazer, por muita força de vontade e certo que se sinta, está errado e ainda nem começou a falar.

Isto não invalida que as que gosta mais sejam de facto melhores que as outras (nunca ouvi), simplesmente não são melhores pelos motivos que diz, serão por outros. Se acertar nos motivos pode melhor prever coisas de outras colunas, se não está à deriva sem qualquer ponto de referência para encontrar o caminho de volta a casa. Se não lhe interessar esta faceta do hobbie, é normal, sem problema, mas não invente afirmações técnicamente erradas para outras pessoas lerem.

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptyQui Abr 21 2022, 16:05

Habe latin Restauro de colunas Marantz LS-15A 317942

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptyQui Abr 21 2022, 17:23

ricardo.canelas escreveu:
[

Isto não invalida que as que gosta mais sejam de facto melhores que as outras (nunca ouvi), simplesmente não são melhores pelos motivos que diz, serão por outros. .

Então se o som é melhor com o mesmo padrão de qualidade, com o mesmo amplificador , e não tem a ver com o tamanho , nem terem 3 saidas em vez de 2 , nem terem uma maior potência suportada das colunas , quais são então os motivos para o som ser melhor?

Citação :
não pode assumir que é por ter 2as ou 3 vias que são diferentes. "Tirar um curso em colunas". Felizmente alguém teve a possibilidade de o fazer, assim como cursos em tudo o resto do mundo, que assenta em conhecimento preciso e bem definido sobre a técnica que é preciso dominar para fazer tudo, desde essas simples colunas até ao PC onde escreve estas coisas. Anti intelectualismos não colam comigo, pelo simples motivo de serem rídiculos.

Eu não discordei totalmente do Goansipife ao ele dizer que as colunas LS17 são sobredimensionadas a uma sala e que por isso não se tira vantagens.

Sobre o conhecimento alem da experiência existe imensos artigos sobre as diferenças de umas colunas terem 2 ou 3 vias, de terem um cone maior ou menor, de admitirem mais ou menos potência, de terem uma amplitude maior ou menos em gama de frequências , de terem um crossover equilibrado nessas frequencias.

E tudo o que tenho lido sobre audio e as características se enquadra de uma forma geral nos meus resultados .

Por regras e sejam quais forem os motivos extra o senso comum, o que mais gosto de ouvir até hoje tem sido em colunas maiores de 3 vias e com altifalantes de dimensões maiores.

Se alguem acha que não , que o som é igual em colunas pequenas e de 2 vias , é uma opinião, por alguma razão se fazem colunas de 1, 2, 3 ou mais vias e de diferentes tamanhos, com caixas variadas e até colunas sem caixa.

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptyQui Abr 21 2022, 17:59

PedroH escreveu:


Então se o som é melhor com o mesmo padrão de qualidade, com o mesmo amplificador , e não tem a ver com o tamanho , nem terem 3 saidas em vez de 2  , nem terem uma maior  potência suportada das colunas ,  quais são então os motivos para o som ser melhor?


Como já disse e é informação normal em todo o lado, presumo que esteja nos artigos a que se refere abaixo: sensibilidade, curva de impedância, qualidade e tipologia do crossover, tipo de caixa, os drivers em si, a disposição e estado dos drivers, e milhentos outros parametros. Mas a potência máxima suportada não é para aqui chamada e não sei porque continua a bater na mesma tecla. Enquanto continuar a instir nisso não vai a lado algum com alguém que perceba a primeira página de um texto como funcionam colunas.

PedroH escreveu:


Sobre o conhecimento alem da experiência existe imensos artigos sobre as diferenças de umas colunas terem 2 ou 3 vias, de terem um cone maior ou menor, de admitirem mais ou menos potência, de terem uma amplitude maior ou menos em gama de frequências , de terem um crossover equilibrado nessas frequencias.

E tudo o que tenho lido sobre audio e as características se enquadra de uma forma geral nos meus resultados  .


Mais uma vez, tudo isso é válido e tema de conversa normal. Menos a admissão de potência que, vou voltar a repetir, só diz quando um driver derrete ou explode. Nada tem a ver com a qualidade de som para os nossos efeitos. Se estiver a confundir com sensibilidade ou eficiência faz sentido, mas nenhuma se mede em Watts. Parece-me que não leu ou compreendeu nenhum dos imensos artigos que indica e se está a apoiar em analogias mal concebidas e que o levam a tirar conclusões pelos motivos errados, no universo da sua experiência. É esse o problema, ainda para mais quando o tenta passar por conhecimento.

PedroH escreveu:


Por regras e sejam quais forem os motivos extra o senso comum, o que mais gosto de ouvir até hoje tem sido em colunas maiores de 3 vias e com altifalantes de dimensões maiores.

Se alguem acha que não , que o som é igual em colunas pequenas e de 2 vias , é uma opinião, por alguma razão se fazem colunas de 1, 2, 3 ou mais vias e de diferentes tamanhos, com caixas variadas e até colunas sem caixa.


É normal que goste de colunas maiores e com mais do que duas vias. São assim para terem uma maior gama de frequências e darem menos trabalho a cada altifalante e portanto deixar que trabalhem melhor. Não são assim para serem maiores e mais caras, são assim para serem melhores. Mas não tem a ver com "os Watts da coluna". São coisas separadas e têm que ser tratadas de modo diferente. Ainda por cima como têm um cariz caracterizador e significado técnico absolutamente bem definido e estreito, é simples de ver quando são usadas fora de sítio. É o caso.

PedroH e Luis Filipe Lopes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
Albatroz




Mensagens : 6
Data de inscrição : 06/10/2016
Idade : 63
Localização : Numa das baías mais bonitas do Mundo.

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptyQui Abr 21 2022, 23:32

[quote="PedroH"]
ricardo.canelas escreveu:
A minha professora de física no secundário dizia uma coisa com que nunca concordei: "Se for para dizer isso, fecha a boa ou sai mosca".

.
E tem toda a razão em não concordar com a sua professora de física. Ela podia ser um autêntico Richard Feynmam, mas em português não devia ser grande coisa, uma vez que estaria, digo eu, a citar o ditado que reza assim: "Boca aberta entra mosca ou sai asneira". Até porque para sair mosca, primeiro tem que entrar. Já a asneira sai da boca sem ter necessariamente que entrar primeiro. As asneiras têm origem em impulsos eléctricos nas sinapses que são depois convertidos em variações de pressão do ar pelas cordas vocais, "moduladas" pela língua e cavidade bocal num processo bem mais complexo que o de um altifalante. E há muita boa gente por aí nas quais os supracitados impulsos eléctricos devem ter valores astronómicos de distorção harmónica e relações sinal/ruído infinitesimais.

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptySex Abr 22 2022, 00:01

ricardo.canelas escreveu:


Mais uma vez, tudo isso é válido e tema de conversa normal. Menos a admissão de potência que, vou voltar a repetir, só diz quando um driver derrete ou explode. Nada tem a ver com a qualidade de som para os nossos efeitos. Se estiver a confundir com sensibilidade ou eficiência faz sentido, mas nenhuma se mede em Watts. Parece-me que não leu ou compreendeu nenhum dos imensos artigos que indica e se está a apoiar em analogias mal concebidas e que o levam a tirar conclusões pelos motivos errados, no universo da sua experiência. É esse o problema, ainda para mais quando o tenta passar por conhecimento.
.

Essa parte não entendi bem... todas as colunas passivas vem lá marcada uma potencia de admissão em watts , essa potencia está por norma diretamente relacionada com o tamanho .

Ou seja umas colunas pequenas por norma admitem menos watts que umas grandes, outra coisa é umas colunas com menos watts marcados exigem mais de um amplificador.

Ou seja nos meus amplificadores , tanto o de 30w como o de 20w numa escala de volume de 1 a 10 basta estar no 2 para ter um som a encher a sala, isto com colunas de potencia admitida de 150W como as LS15 ou as outras que fiz, se colocar umas colunas mais pequenas e estando lá marcado 80-100w já para ter o mesmo som já o amplificador tem de marcar no 4 ou mais, e mesmo assim o som não sai de forma tão fluída .

É claro que os watts não presentam qualidade de som, por isso ter umas de 400w ou mais não é mais qualidade que umas de 150w mas ter umas de 150w e trocar por umas de 20W acredito que perca qualidade se as usar no mesmo espaço , e nem vou falar em tamanho porque os drivers grandes tem sempre uma potencia admitida considerada.

Mas entendo que a pureza do som digamos a sim não tenha a ver com a potencia em watts na sua essência, mas na pratica tem de haver um equilibrio e tambem ha o pormenor dos amplificadores quando se puxam pelo volume aumenta o nível de distorção , dai trabalharem melhor a nunca debitarem os niveis maximos de potencia .

É um pouco como num carro o que é ter um bom desempenho não tem necessáriamente a ver com a potencia inscrita mas o equilibrio, o que faz ter um boa ou má curva de binário. Isso sim o importante.

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptySex Abr 22 2022, 09:06

PedroH escreveu:

(...)

Ou seja nos meus amplificadores , tanto o de 30w como o de 20w numa escala de volume de 1 a 10 basta estar no 2 para ter um som a encher a sala, isto com colunas de potencia admitida de 150W como as LS15 ou as outras que fiz,  se colocar umas colunas mais pequenas e estando lá marcado 80-100w já para ter o mesmo som já o amplificador tem de marcar no 4 ou mais,  e mesmo assim o som não sai de forma tão fluída .

(...)

O Pedro está a confunfir coisas básicas, desde logo potência admitida e sensibilidade das colunas.

Como é que construiu as suas colunas?

Com toda a certeza teve em conta a sensibilidade e impedância dos drivers que comprou, não percebe que para o mesmo amplificador necessitar de rodar mais ou menos o botão de volume estas duas características contam?

Sobre o número de drivers: o que diz dos dois ou três não tem aplicação directa prática, nem mesmo o tamanho; hoje consegue-se descer mais baixo no espectro com drivers pequenos do que há umas décadas se conseguia com drivers enormes (até em termos de definição).

As nossas actuais colunas têm dois drivers e produzem mais e melhores baixas frequências do que colunas com três que tivemos (colunas vintage da Marantz, Pioneer, Phillips, etc.).

O tamanho é bom para os olhos, mas os ouvidos apenas ouvem. Wink

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptySex Abr 22 2022, 09:51

José Miguel escreveu:
PedroH escreveu:

(...)

Ou seja nos meus amplificadores , tanto o de 30w como o de 20w numa escala de volume de 1 a 10 basta estar no 2 para ter um som a encher a sala, isto com colunas de potencia admitida de 150W como as LS15 ou as outras que fiz,  se colocar umas colunas mais pequenas e estando lá marcado 80-100w já para ter o mesmo som já o amplificador tem de marcar no 4 ou mais,  e mesmo assim o som não sai de forma tão fluída .

(...)

O Pedro está a confunfir coisas básicas, desde logo potência admitida e sensibilidade das colunas.

Como é que construiu as suas colunas?

Com toda a certeza teve em conta a sensibilidade e impedância dos drivers que comprou, não percebe que para o mesmo amplificador necessitar de rodar mais ou menos o botão de volume estas duas características contam?

Sobre o número de drivers: o que diz dos dois ou três não tem aplicação directa prática, nem mesmo o tamanho; hoje consegue-se descer mais baixo no espectro com drivers pequenos do que há umas décadas se conseguia com drivers enormes (até em termos de definição).

Concordo com isso tudo, obviamente que escolhi um equilibrio de frequências e sensibilidades e deram um bom resultado.



Citação :

As nossas actuais colunas têm dois drivers e produzem mais e melhores baixas frequências do que colunas com três que tivemos (colunas vintage da Marantz, Pioneer, Phillips, etc.).

O tamanho é bom para os olhos, mas os ouvidos apenas ouvem. Wink

essa parte sim e não...

Obvio que hoje há colunas pequenas muito que admitem muita potencia , permitem ser usadas em caixas pequenas


Há colunas com imensas frequencias, até full range que um driver tem as frequências todas não necessitando de outro.
Existe isso tudo e podemos até ter um driver numa caixa pequena e termos um excelente som...




Mas o tamanho do cone conta...um driver pequeno não é o mesmo que um driver grande mesmo tendo a mesma potencia admitida e a mesma sensibilidade. Um driver de 15" não é o mesmo de um do 8"

Hoje muitos defensores da tecnologia acham que o micro serve tudo e serve ...  que ter um motor de 1000cc com 250cv é o mesmo de um motor de 2000cc com 250cv , ter um tlm é ter tudo o que se precisa a nivel profissional seja de fotografia, som, computador etc, ter um robot de cozinha serve para tudo, ter um coluna bluetooth ligada a um tlm é ter uma sistema de som em casa, e por aí fora.

Mas não é uma verdade absoluta, é apenas uma  verdade parcial, o tamanho conta, o ser especifico tambem, o ter algo 3 em 1, 4 em 1 , 5 em 1 ou mais , faz ter tudo de forma normalmente básica e não se forma exigente.  
Se um altifalante hoje pequeno faz tudo, admite todas as potências e tem todas as frequências porque razão se fazem altifalantes grandes? porque que razão continuar a existir colunas de 3 , 4 e mais vias?

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptySex Abr 22 2022, 10:08

PedroH escreveu:


Essa parte não entendi bem... todas as colunas passivas vem lá marcada uma potencia de admissão em watts , essa potencia está por norma diretamente relacionada com o tamanho .

Ou seja umas colunas pequenas por norma admitem menos watts que umas grandes, outra coisa é umas colunas com menos watts marcados exigem mais de um amplificador.


De onde é que tirou que a potência máxima se relaciona com o tamanho e o que raio é que isso tem directamente a ver com a qualidade de som?! Nada, NADA, disto é verdade, em nenhum universo que queira construir. Vou voltar a repetir, até que percebamos: os Watts marcados nas colunas não interessam para nada. São um requisito técnico porque se relacionam com a segurança. Nada mais.

PedroH escreveu:


Ou seja nos meus amplificadores , tanto o de 30w como o de 20w numa escala de volume de 1 a 10 basta estar no 2 para ter um som a encher a sala, isto com colunas de potencia admitida de 150W como as LS15 ou as outras que fiz,  se colocar umas colunas mais pequenas e estando lá marcado 80-100w já para ter o mesmo som já o amplificador tem de marcar no 4 ou mais,  e mesmo assim o som não sai de forma tão fluída .


Repetindo até que entre: isso acontece porque as colunas são diferentes em outros assuntos que nada a ver com a potência admitida. NADA. Não vale a pena falar em potência adimitida. Não tem nenhuma relação com nada do que não pára de dizer. Isso acontece porque umas são mais sensíveis, têm melhores drivers, são melhores. Nada disto tem a ver com potência admitida.

PedroH escreveu:


É claro que os watts não presentam qualidade de som, por isso ter umas de 400w ou mais não é mais qualidade que umas de 150w  mas ter umas de 150w e trocar por umas de 20W acredito que perca qualidade se as usar no mesmo espaço  ,  e nem vou falar em tamanho porque os drivers grandes tem sempre uma potencia admitida considerada.

Mas entendo que a pureza do som digamos a sim não tenha a ver com a potencia em watts na sua essência, mas na pratica tem de haver um equilibrio e tambem ha o pormenor dos amplificadores quando se puxam pelo volume aumenta o nível de distorção , dai trabalharem melhor a nunca debitarem os niveis maximos de potencia  .


Então mas os Watts não representam a qualidade de som mas até têm a ver afinal? É a assinatura de quem não percebe nada do que está a falar e mesmo assim sem medo fala com toda a confiança. Já lhe descrevi e mostrei que a potência admitida não tem qualquer lugar em qualquer discussão sobre qualidade de colunas. Ou faz um esforço por aprender e ler sobre estas coisas, aproveitando quem o está a tentar ajudar nesse percurso ou acha que tudo é discutível, relativizável e qualquer argumento ganhável por exaustão e repetição do que quer que seja, independentemente de ser verdadeiro ou não. Para alguém com tanto ódio a aparentes relativismos de outras ordens acho irónico que pareça estar permanentemente a tender para a segunda opção.

Deixo aqui dois altifalantes que só pela sua existência cilindram a sua visão de como tudo isto funciona, de modo não discutível.

RCA Ubangi. 2 a 3 vias, depende da configuração. 2 woffers de 15" em paralelo. Potência máxima do sistema - 80W, cada woofer de de 15" com mais de 30 ~ 35W simplesmente pega fogo.

Beyma 8MC500. 8", potência máxima de 500W.

Ou seja, temos um woffer de 15" com 35W e um de 8" com 500W de capacidade antes de derreterem. O que quer dizer em relação à sua capacidade de soarem bem: NADA. Nem procurei exemplos extremos, só mesmo para desmontar as suas afirmações descabidas e sem nexo. Se quiser aprender encontra quem o ajude. Se quiser continuar a inventar e misturar tudo vai encontrar resistência a cada esquina.

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptySex Abr 22 2022, 16:17

ricardo.canelas escreveu:


RCA Ubangi. 2 a 3 vias, depende da configuração. 2 woffers de 15" em paralelo. Potência máxima do sistema - 80W, cada woofer de de 15" com mais de 30 ~ 35W simplesmente pega fogo.

Beyma 8MC500. 8", potência máxima de 500W.

Ou seja, temos um woffer de 15" com 35W e um de 8" com 500W de capacidade antes de derreterem. O que quer dizer em relação à sua capacidade de soarem bem: NADA. Nem procurei exemplos extremos, só mesmo para desmontar as suas afirmações descabidas e sem nexo. Se quiser aprender encontra quem o ajude. Se quiser continuar a inventar e misturar tudo vai encontrar resistência a cada esquina.


Não são ideias sem nexo, no entanto obvio que não conheço nem experimentei tudo.

Mas a questão que afirma é que a qualidade de som nada tem a ver com a potencia dos altifalantes.

então eu e por uma questão de ignorância porque não conheço o material do seu exemplo pergunto:

se eu ligar esse material ao meu amplificador de 30w o que acontece?

presumo que o de 8" com 500w vai tocar bem, posso aumentar o volume á vontade e som sairá de forma fluída ...

Se ligar o de 15" com 30w , que vai acontecer? se aumentar o volume para perto do maximo rebento o altifalante, se usar mais alto o volume o altifalante funcionará perto do "redline" em esforço... isso não alterá a qualidade do som?

Ou seja um altifalante a trabalhar perto do limite não altera o som perante outro a meio ou a 1/4 do seu limite?

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptySex Abr 22 2022, 17:24

O Pedro é de ideias fixas e nem a ciência o demove.

O Ricardo está a ser claro como água, o que ele diz é universalmente aceite e o Pedro quer questionar por que razão? Por ter umas colunas cuja capacidade de admitir potência é "x"?

O Ricardo desmonta a ideia do tamanho estar ligado à potência admitida, até refere modelos antigos como os da Altec, e o Pedro insiste que tamanho e potência contam para encher uma sala.

Se já ouviu falar de sensibilidade em colunas, como me disse em cima, por que está a fazer essas perguntas?

Repare: o seu amplificador com 30 watts por canal, para umas colunas como as que o Ricardo refere, pode ser um excelente par, mas não vai necessitar de rodar muito o botão de volume - não pela potência admitida, mas pela alta sensibilidade dos drivers (se não me engano, 105 db).

As colunas são enormes, eram usadas em teatros/cinemas, precisam de amplificadores com 1 ou 2 watts, mas com mais watts podem tocar lindamente.

Drivers pequenos dependem da forma como são implementados, da caixa (aberta ou selada por exemplo), mas também da capacidade de excursão sem distorção. Isto de uma forma muito simples, pois as suas podem ter drivers de 15" e reproduzir menos graves que umas pequenas colunas com drivers de 6,5"...

Quanto medem as suas? Onde chegam elas - 55 Hz, 50 Hz, 45 Hz!?!

Há conversas em áudio que requerem este tipo de especificidade, ou estamos a falar todos de tudo e nada. Wink

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptySex Abr 22 2022, 18:17

PedroH escreveu:


Não são ideias sem nexo, no entanto obvio que não conheço nem experimentei tudo.


Acho que todos os que lerem estas páginas vão perceber que sim, são ideias sem nexo e que a experiência não interessa para nada quando não a assentamos num bom substrato de conhecimento.

PedroH escreveu:


se eu ligar esse material ao meu amplificador de 30w o que acontece?

presumo que o de 8" com 500w vai tocar bem, posso aumentar o volume á vontade e som sairá de forma fluída ...

Se ligar o de 15" com 30w , que vai acontecer?  se aumentar o volume para perto do maximo rebento o altifalante,  se usar mais alto o volume  o altifalante funcionará perto do "redline" em esforço...  isso não alterá a qualidade do som?  

Ou seja um altifalante a trabalhar perto do limite não altera o som perante outro a meio ou a 1/4 do seu limite?


Este é acidentalmente um caso muito pedagógico.

Se ligar estes dois woffers ao seu aplificador e corrigir para a diferente impedância (vamos assumir que é igual), ao meter o seu potenciómetro de volume no 1/10 para as duas, o woffer de 15", com apenas "35W" vai tocar a um pouco mais do dobro da pressão acústica do que o de 8" mas de "500W". Ou seja, para a mesma potência o "mais fraco" vai tocar MUITO mais alto do que o "mais forte", exactamente o oposto do que tem dito. Ora como é que eu sei isto? Bruxaria? Adivinhação? Confiança nas minhas intuições arbitrárias?

Simplesmente o que interessa para o volume não são os Watts de potência máxima (que volto a dizer não interessam para nada nesta conversa) mas sim a sensibilidade dos woofers.

O RCA tem uma sensibilidade rídicula de quase 105 dB/W/m. Isto quer dizer que se lhe alimentar um sinal com 1 Watt de potência e estiver a 1 metro de distância vai ouvir 105dB, o equivalente a um berbequim a toda a potência a um palmo do seu ouvido.
O Beyma tem uma sensibilidade também muito alta de 98 dB/W/m. Se lhe alimentar o mesmo sinal, do mesmo amplificador, sem mexer em nada, vai ouvir 98dB a um metro de distância, ou seja menos de metade do volume sonoro. O equivalente a um secador de cabelo.

Sendo pragmático, dos seus 30W, com o RCA de 35W se lhe der mais de um Watt já está no limiar da dor no ouvido, mas o altifalante está perfeitamente confortável e vai continuar a tocar. Ainda faltam 29W para derreter. Se lhe der 30W e se o diafragma aguentar (não aguenta) o ruido deveria ser equivalente a um avião a jacto a descolar na sala, sem exagero algum. Ficaria imediatamente e irreversivelmente com danos auditivos.
Para ter o mesmo volume inicial com o Beyma precisa de lhe dar perto de 3W. Com o seu aplificador de 30W nunca conseguiria ter o avião a descolar, ficaria limitado de potência antes disso.

Nada disto se relaciona com o tamanho do altifalante. Este woofer de 15" da Beyma é menos sensível do que o de 8" que mostrei antes. Vai precisar de mais potência do seu amplificador para fazer o mesmo som do 8" e é muito maior.

Tem toda a razão que um altifalante a trabalhar mais deverá soar pior que um mais relaxado. Está é profundamente enganado em como medir esse esforço. Os "Watts da coluna" não têm nada a ver com esse esforço. Leia os artigos que disse ter lido e poderá continuar a montar uma boa imagem de como tudo isto funciona.

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptySex Abr 22 2022, 20:52

José Miguel escreveu:
O Pedro é de ideias fixas e nem a ciência o demove.

O Ricardo está a ser claro como água, o que ele diz é universalmente aceite e o Pedro quer questionar por que razão? Por ter umas colunas cuja capacidade de admitir potência é "x"?

O Ricardo desmonta a ideia do tamanho estar ligado à potência admitida, até refere modelos antigos como os da Altec, e o Pedro insiste que tamanho e potência contam para encher uma sala.

Se ler mais quando começou a conversa verá que foi me disseram que umas LS 17 no meu caso não eram uma boa opção porque a minha sala teria de ser maior,  ou seja eu tenho umas LS15 e para ter umas maiores como as LS17 teria de ter uma sala tambem maior.

Agora você esta a dizer o tamanho e potência nada tem a ver com o tamanho da sala ...  está aí alguma contradição ou não?  



Citação :


Quanto medem as suas? Onde chegam elas - 55 Hz, 50 Hz, 45 Hz!?!




As que fiz são umas são umas caixas  pequenas de 3 vias o woofer tem 10" e começam nos 60Hz

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptySex Abr 22 2022, 21:08

ricardo.canelas escreveu:
PedroH escreveu:


Não são ideias sem nexo, no entanto obvio que não conheço nem experimentei tudo.


Acho que todos os que lerem estas páginas vão perceber que sim, são ideias sem nexo e que a experiência não interessa para nada quando não a assentamos num bom substrato de conhecimento.

PedroH escreveu:


se eu ligar esse material ao meu amplificador de 30w o que acontece?

presumo que o de 8" com 500w vai tocar bem, posso aumentar o volume á vontade e som sairá de forma fluída ...

Se ligar o de 15" com 30w , que vai acontecer?  se aumentar o volume para perto do maximo rebento o altifalante,  se usar mais alto o volume  o altifalante funcionará perto do "redline" em esforço...  isso não alterá a qualidade do som?  

Ou seja um altifalante a trabalhar perto do limite não altera o som perante outro a meio ou a 1/4 do seu limite?


Este é acidentalmente um caso muito pedagógico.

Se ligar estes dois woffers ao seu aplificador e corrigir para a diferente impedância (vamos assumir que é igual), ao meter o seu potenciómetro de volume no 1/10 para as duas, o woffer de 15", com apenas "35W" vai tocar a um pouco mais do dobro da pressão acústica do que o de 8" mas de "500W". Ou seja, para a mesma potência o "mais fraco" vai tocar MUITO mais alto do que o "mais forte", exactamente o oposto do que tem dito. Ora como é que eu sei isto? Bruxaria? Adivinhação? Confiança nas minhas intuições arbitrárias?

Simplesmente o que interessa para o volume não são os Watts de potência máxima (que volto a dizer não interessam para nada nesta conversa) mas sim a sensibilidade dos woofers.

O RCA tem uma sensibilidade rídicula de quase 105 dB/W/m. Isto quer dizer que se lhe alimentar um sinal com 1 Watt de potência e estiver a 1 metro de distância vai ouvir 105dB, o equivalente a um berbequim a toda a potência a um palmo do seu ouvido.
O Beyma tem uma sensibilidade também muito alta de 98 dB/W/m. Se lhe alimentar o mesmo sinal, do mesmo amplificador, sem mexer em nada, vai ouvir 98dB a um metro de distância, ou seja menos de metade do volume sonoro. O equivalente a um secador de cabelo.

Sendo pragmático, dos seus 30W, com o RCA de 35W se lhe der mais de um Watt já está no limiar da dor no ouvido, mas o altifalante está perfeitamente confortável e vai continuar a tocar. Ainda faltam 29W para derreter. Se lhe der 30W e se o diafragma aguentar (não aguenta) o ruido deveria ser equivalente a um avião a jacto a descolar na sala, sem exagero algum. Ficaria imediatamente e irreversivelmente com danos auditivos.
Para ter o mesmo volume inicial com o Beyma precisa de lhe dar perto de 3W. Com o seu aplificador de 30W nunca conseguiria ter o avião a descolar, ficaria limitado de potência antes disso.

Nada disto se relaciona com o tamanho do altifalante. Este woofer de 15" da Beyma é menos sensível do que o de 8" que mostrei antes. Vai precisar de mais potência do seu amplificador para fazer o mesmo som do 8" e é muito maior.

Tem toda a razão que um altifalante a trabalhar mais deverá soar pior que um mais relaxado. Está é profundamente enganado em como medir esse esforço. Os "Watts da coluna" não têm nada a ver com esse esforço. Leia os artigos que disse ter lido e poderá continuar a montar uma boa imagem de como tudo isto funciona.

Eu entendi essa explicação.

o que não entendo é por exemplo quando eu adquiri as minhas marantz LS15 foi para usar num amplificador marantz de 30w que já tinha ligado a umas colunas de 3 vias pioneer salvo erro de 80w... ao trocar essas colunas por as LS15 senti uma diferença para melhor do dia da noite, som mais poderoso, mais fuido, mais poderoso de graves, som mais incorpado etc. Quase que arrisco a dizer que até mais alto, mas se calhar essa sensação se deve ao graves serem mais fortes. o botão do volume com as LS15 está no 2, com as pioneer está no 4 o mesmo acontece com as tecnhich que tenho de 80w

Não deveria ser o contrário?

A que se deve então esta diferença então? apenas á qualidade de construção das colunas ?



Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptySex Abr 22 2022, 21:15

PedroH escreveu:

(...)
Agora você esta a dizer o tamanho e potência nada tem a ver com o tamanho da sala ...  está aí alguma contradição ou não?  


(...)

As que fiz são umas são umas caixas  pequenas de 3 vias o woofer tem 10" e começam nos 60Hz

Pedro, não fui eu que falei das colunas LS17, que nem conheço (assim como não conheço as suas LS15). O que eu disse não tem contradição, pois o tamanho não diz tudo.

Repare no que você dias das suas: têm um driver de 10" e não descem dos 60 Hz. As nossas têm um driver de 8" e vão mais fundo.

Para salas pequenas, quais seriam (em teoria) mais fáceis de acomodar?


Outra coisa, que creio não estar a ter em conta: fala-se aqui de sensibilidade e você não diz nada sobre sensibilidade.

A potência que um driver admite e o tamanho não dizem tudo, é o que se está a tentar explicar e nisto não há contradição, as que você construiu até servem de exemplo.

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptySex Abr 22 2022, 21:20

PedroH escreveu:

Eu entendi essa explicação.

o que não entendo é por exemplo quando eu adquiri as minhas marantz LS15 foi para usar num amplificador marantz de 30w que já tinha ligado a umas colunas de 3 vias pioneer salvo erro de 80w... ao trocar essas colunas por as LS15 senti uma diferença para melhor do dia da noite,  som mais poderoso, mais fuido, mais poderoso de graves, som mais incorpado etc. Quase que arrisco a dizer que até mais alto, mas se calhar essa sensação se deve ao graves serem mais fortes. o botão do volume com as LS15 está no 2, com as pioneer está no 4 o mesmo acontece com as tecnhich que tenho de 80w

Não deveria ser o contrário?

A que se deve então esta diferença então? apenas á qualidade de construção das colunas ?




O Pedro não diga que entendeu... Restauro de colunas Marantz LS-15A 317942

Estamos a falar de sensibilidade e, no limite, de impedância das colunas!

Leia o que eu e o Ricardo estamos a escrever, por favor.

Basta as Marantz serem mais sensíveis e representarem uma carga mais "leve" para o amplificador para soarem mais alto com menor posição no botão de volume.

Pedro, leia com calma o que lhe dizem, está a dar voltas sobre si mesmo para nada.

Um dos truques para controlar melhor drivers pequenos até passa pela menor sensibilidade e menor impedância, logo mais trabalho para o amplificador.

Ou seja, a sua experiência pode resumir-se a isto: tenho duas colunas, umas mais sensíveis e que obrigam a menor trabalho do amplificador, gosto mais do som delas.

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptySáb Abr 23 2022, 22:09

José Miguel escreveu:





O Pedro não diga que entendeu... Restauro de colunas Marantz LS-15A 317942

Estamos a falar de sensibilidade e, no limite, de impedância das colunas!


Não não entendi quando você diz coisas destas " Pedro insiste que tamanho e potência contam para encher uma sala." [/quote]


Claro que para encher uma sala a potência conta!! independente de toda a explicação das sensibilidades dos altifalantes



Citação :


Repare no que você dias das suas: têm um driver de 10" e não descem dos 60 Hz. As nossas têm um driver de 8" e vão mais fundo.

Sim a nível de graves não são nada de especial.

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptyDom Abr 24 2022, 10:58

Pedro, as coisas são o que nelas colocamos... sabemos disto faz séculos e você quer ver as colunas pela potência admitida e tamanho, tudo bem. Não verá bem as colunas, mas verá uma parte do que são colunas de som.

Deixe lá essas suas ideias do Passado e espreite o presente, saia de casa e vá a uma das sessões da Ultimate Audio ou da Imacustica, escute um sistema de referência e depois investigue bem o que conseguir ouvir (as colunas e equipamentos). Hoje as colunas de referência não usam drivers de 15", não precisam.

Digo sempre isto: ouvir sistemas de referência é muito importante, só assim poderemos compreender até onde se pode ir. Wink

O Pedro está a partilhar que as suas colunas não descem dos 60hz, como podem elas encher uma sala de som com boa definição ao longo do espectro?
Aumentando o volume, afastando-se das colunas, elas nâo passam a ter um som demasiado "magro"?

Por outro lado, hoje consegue encontrar facilmente uma dúzia de colunas novas, de duas vias, com drivers de médio/grave entre as 5,5" e as 6,5" a descer mais no espectro, colunas com preços inferiores a 1000 euros.

Estas colunas pequenas têm limitações de dinâmica? Têm problemas em grandes salas?
Sim, têm. Contudo, não é o tamanho que as impede de descer além dos 60hz e atingir pressões sonoras interessantes antes de começarem a distorcer.

Eu insisto neste exemplo das suas para que compreenda que há muito mais para pensar do que potência admitida, o tamanho dos drivers e até das caixas das colunas. Permita-se a pensar nos aspectos que estão a ser colocados perante si, caso contrário acabará a ouvir alto, mas não ouvirá bem (qualidade).

Já não estamos nas décadas se 70 ou 80, vá experimentar. Wink

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
rjbv17
Membro AAP
rjbv17


Mensagens : 157
Data de inscrição : 17/12/2017
Idade : 67
Localização : Porto

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptyDom Abr 24 2022, 15:54

José Miguel escreveu:
Pedro, as coisas são o que nelas colocamos... .

Deixe lá essas suas ideias do Passado e espreite o presente, saia de casa e vá a ...

Digo sempre isto: ouvir sistemas de referência ...

....

Já não estamos nas décadas se 70 ou 80, vá experimentar. Wink

Embora compreenda que queira ser didático face ao contexto deste assunto, alerto para um certo radicalismo nas suas afirmações.

Eu tenho altifalantes de 15" e não tenho, no meu sistema hi-fi, amplificadores com mais de 7 W de potência.
A sensibilidade dos altifalantes mínima anda pelos 95 dB/8 Ohm. E a sala anda pelos 10-11 m2.
Atualmente está a tocar um 2A3 com cerca de 3W e, não é possível passar da posição das 10h00 porque o NPS/SPL é muito elevado. Só um pormenor; o sistema é tri-amplificado; o amplificador de potência a válvulas para o full-range de 8", um amplificador stereo classe D para os woofers de 15" e um amplificador mono classe D para o subwoofer em caixa fechada de 6,5" (Velodyne). FR e woofer estão montados em Open-baffle. dada a dimensão da sala, para o sub escolhi a caixa fechada (em alumínio) e não uma solução OB como tanto gostaria. Tudo pelo prazer da escuta.

As referências, pelo menos para mim que abandonei o "comercial" vai para 25-30 anos, não são o que se vende hoje. Antes pelo contrário, aprendi a gostar do que se fazia antigamente. Eu tenho um sistema "à la japonaise/Jean Hiraga" como classifica (e bem) o nosso colega de fórum TD124. É outro tipo de referência que não se compara com o que se faz hoje. É apenas diferente (para melhor, porque não sou isento  Restauro de colunas Marantz LS-15A 1f60b ).

Como já referi, concordo com que seja necessário "fazer escola" e passar conceitos básicos, mas neste nosso hobby, felizmente, não existem conceitos absolutos.

ricardo.canelas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptyDom Abr 24 2022, 18:21

O Pedro diz que percebeu e imediatamente a seguir demonstra que não percebeu patavina, ao ponto de me levar a questionar se não sei ou não escrever.

Então não é que diz que percebeu essa conversa toda das "sensibilidades" e tretas afins e logo depois volta a falar em Watts de colunas?! E volta logo depois a dizer que a potência das colunas em Watts contam para encher uma sala?! Outra vez?!

Estamos a sair do domínio da simples e normal ignorância (que se trata lendo e aprendendo sobre o que não se sabe, eu também não nasci a saber disto e ainda tenho muito que aprender) e a entrar noutro domínio, para o qual não quero arriscar a receita da cura.

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptyDom Abr 24 2022, 19:02

ricardo.canelas escreveu:
O Pedro diz que percebeu e imediatamente a seguir demonstra que não percebeu patavina, ao ponto de me levar a questionar se não sei ou não escrever.

Então não é que diz que percebeu essa conversa toda das "sensibilidades" e tretas afins e logo depois volta a falar em Watts de colunas?! E volta logo depois a dizer que a potência das colunas em Watts contam para encher uma sala?! Outra vez?!

Estamos a sair do domínio da simples e normal ignorância (que se trata lendo e aprendendo sobre o que não se sabe, eu também não nasci a saber disto e ainda tenho muito que aprender) e a entrar noutro domínio, para o qual não quero arriscar a receita da cura.

O que tem dito tem concordado com o que tem dito mas isso da potência em salas grandes faz falta para encher a sala sim!, a potencia em Watts do amplificador de potência e a potência admitida das  colunas se estas forem passivas, se forem ativas elas precisas de grande potência sim consoante o tamanho da sala.

Tenho amigos e até familiares ligados á musica e ao som, e sim há calculos de som para determinar o que um espaço precisa,  numa sala grande precisa de muita potência, normalmente um PA de centenas ou até milhares  de watts, quando mais a sala maior a necessidade de potência, ou acha que uma sala de espetaculos grande tem um amplicador marantz com 30w por canal?

Olhe aqui amplificadores e colunas para salas grandes com 2 x 525W

https://www.musicstore.com/pt_PT/EUR/Crown-XLS-1502-DriveCore2-Serie-2x-525W-4Ohm/art-PAH0017400-000

https://www.musicstore.com/pt_PT/EUR/PA/cat-PA


Claro para encher uma salinha de 10 ou 12 m2 não precisamos de watts, qualquer coisinha bem aproveitada serve, dai eu ter um amplificador de 20w e outro de 30 e servirem e sobrarem, mas daí a dizer que os watts não servem para nada vai uma grande diferença, se a sala for grande fazem falta watts sim.


Última edição por PedroH em Dom Abr 24 2022, 19:03, editado 1 vez(es)

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptyDom Abr 24 2022, 19:02

rjbv17 escreveu:


Embora compreenda que queira ser didático face ao contexto deste assunto, alerto para um certo radicalismo nas suas afirmações.

Eu tenho altifalantes de 15" e não tenho, no meu sistema hi-fi, amplificadores com mais de 7 W de potência.
A sensibilidade dos altifalantes mínima anda pelos 95 dB/8 Ohm. E a sala anda pelos 10-11 m2.
(...)

Como já referi, concordo com que seja necessário "fazer escola" e passar conceitos básicos, mas neste nosso hobby, felizmente, não existem conceitos absolutos.
Não há radicalismo, apenas tentei ser prático. Wink

Eu teria todo o gosto em dizer ao Pedro para me acompanhar na experiência de um sistema original feito por quem gosta de colocar as mãos na massa, mas estamos geograficamente distantes. O conselho para visitar lojas é prático, respeita a possibilidade imediata e sem custos. Hoje é tecnicamente possível construir grandes colunas sem ser necessário usar grandes drivers, obviamente à custa de outros pormenores técnicos.

O seu sistema, já apresentado antes, até vai ao encontro do que se está aqui a tentar fazer passar em jeito de informação. A sensibilidade dos drivers que escolheu é alta, então tem a possibilidade de usar amplificadores de baixa potência com resultados muito bons (seja em volume/pressão sonora, seja em capacidade de condução das colunas). Além disso, a técnica de construção das suas colunas permite que o tamanho delas e da sala se conjuguem.

Eu (ou nós) também gostaria de chegar a um sistema mais personalizado, infelizmente ainda não estamos nesse ponto. Um amplificador com 5/6 watts já conduziu as nossas colunas, elas têm 88db de sensibilidade, faz tempo que aprendemos que os números não dizem tudo. Este casamento não foi perfeito, mas o amplificador em causa é uma daquelas peças que nos ficou na memória.

O circuito comercial não é nem tem de ser resposta para tudo e todos, mas permite algumas experiências importantes.

Vá partilhando as suas aventuras e sistema, sempre que descreve o que tem ficamos com a imaginação à solta. Wink

rjbv17 e Luis Filipe Lopes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptyDom Abr 24 2022, 19:16

PedroH escreveu:


O que tem dito tem concordado com o que tem dito mas isso da potência em salas grandes faz falta para encher a sala sim!, a potencia em Watts do amplificador de potência e a potência admitida das  colunas se estas forem passivas, se forem ativas elas precisas de grande potência sim consoante o tamanho da sala.



Parecia que estava a falar da "potência das colunas" como costume. Sim, quanto mais potente o amplificador mais alto pode ir, tem razão como é sabido.

Atente no entanto que pode encher um campo de futebol com 1W de potência de amplificador se tiver umas colunas sensíveis e eficientes o suficiente. A potência do amplificador por si mesmo não quer dizer tudo (pouco para hifi na verdade).

PedroH escreveu:


Tenho amigos e até familiares ligados á musica e ao som, e sim há calculos de som para determinar o que um espaço precisa,  numa sala grande precisa de muita potência, normalmente um PA de centenas ou até milhares  de watts, quando mais a sala maior a necessidade de potência, ou acha que uma sala de espetaculos grande tem um amplicador marantz com 30w por canal?


Aproveite e aprenda com eles então.

Um violino enche uma grande sala de espetáculos, quantos Watts acha que o braço do violinista faz em trabalho? Limita-se a ser um mecanismo muito sensível e eficiente. Também há colunas assim.

rjbv17 e Luis Filipe Lopes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptyDom Abr 24 2022, 19:21

PedroH escreveu:


(...)

Claro para encher uma salinha de 10 ou 12 m2 não precisamos de watts, qualquer coisinha bem aproveitada serve, dai eu ter um amplificador de 20w e outro de 30 e servirem e sobrarem, mas daí a dizer que os watts não servem para nada vai uma grande diferença, se a sala for grande fazem falta watts sim.

Pedro, como acha que se enchiam antigos teatros e cinemas de som?

A sua forma de receber informação é complicada, fecha-se. Não percebe que a necessidade de milhares de watts em termos de amplificação vem, também vem, das características técnicas das colunas (sensibilidade, por exemplo)?

Esta necessidade de milhares de watts não acontece apenas em concertos, há amplificadores domésticos com esses números e são usados em salas de casas.

https://www.mcintoshlabs.com/products/amplifiers/MC2KW

Não vai é ligar esses mono-blocos a colunas com drivers muito grandes (15" por exemplo) e alta sensibilidade (entre 95 e 105db, por exemplo).

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptyDom Abr 24 2022, 19:52

José Miguel escreveu:


(...)

Claro para encher uma salinha de 10 ou 12 m2 não precisamos de watts, qualquer coisinha bem aproveitada serve, dai eu ter um amplificador de 20w e outro de 30 e servirem e sobrarem, mas daí a dizer que os watts não servem para nada vai uma grande diferença, se a sala for grande fazem falta watts sim.

Pedro, como acha que se enchiam antigos teatros e cinemas de som?

A sua forma de receber informação é complicada, fecha-se. Não percebe que a necessidade de milhares de watts em termos de amplificação vem, também vem, das características técnicas das colunas (sensibilidade, por exemplo)?


O "encher " uma sala tem muito que se lhe diga,  como disseram e bem um violino pode encher uma sala.  Eu cresci num local onde vi gente cantar fado e cante alentejano, eu vi fadistas a encherem sem microfone salas enormes,  tinha um no meu prédio que a voz dele abafava o prédio.
Uma fadista tipo Sara Correia abafa qualquer sala, até uma rua se for preciso.

Cante alentejano igual, no entanto os graves aí é em grupo.

Agora é preciso ter noção do que é "encher" a sala,  perceber a acústica da sala, perceber o som existente na sala, fado é cantado em silencio total, se a sala tiver acústica muito melhor.

Outra coisa é uma sala de espetáculos cheia de barulho, ou por exemplo um espetáculo de praia, aí a potencia tem de ser suficiente para anular todos os barulhos e o som tomar conta da casa.
Por isso veja a potencia que tem o equipamento de quem faz espetáculos, é centenas e milhares de watts.

Sobre cinema vi muito cinema em criança e em puto,  as colunas estavam ocultas mas estavam espalhadas pela sala, deviam ser colunas pequenas mas muitas e bem posicionadas,  mas proporcionavam uns bom graves, nos filmes de guerra e aviação as cadeiras "tremiam" entretanto passaram a usar sistemas mais modernos de surround sound estudados para a sala em questão as próprias salas de cinema tem uma acústica estudada e um isolamento acústico, portanto o sistema de som de um cinema tem  complexidade na forma como o som é distribuido por toda a sala.
Diferente de um concerto que o som que vem da frente para trás, o cinema cria um ambiente  tridimensional

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptyDom Abr 24 2022, 20:07

O Pedro definitivamente não lê o que lhe vai sendo respondido.

O Ricardo Canelas partilhou aqui colunas de antigos teatros/cinemas, colunas essas que eram usadas na frente das salas.

Todos os seus exemplos de espetáculos eu conheço de os viver, trabalhinhos do passado, mas nenhum deles fundamenta o que está a dizer em termos de colunas. A potência só interessa como tema quando se relacionam todos os fatores e você está a esquecer alguns. Como já aqui foi dito, 1 watt pode ser o necessário para o deixar surdo, as colunas não precisam de admitir mais do que meia-dúzia de watts e a sala pode ser grandota...

Um PA para um concerto funciona seguindo a mesma lógica de um sistema em casa: para as colunas "X" atingirem um determinado SPL, quanta potência é necessária?

A questão está nos detalhes, pois as colunas não sãp todas iguais e não precisam todas dos mesmos watts para atimgir o mesmo SPL. Percebe isto?

Esqueça lá os watts que as colunas admitem, esse pormenor técnico não diz nada sobre a qualidade de colunas enm como soam.

rjbv17 e Luis Filipe Lopes gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptyDom Abr 24 2022, 21:22

José Miguel escreveu:
O Pedro definitivamente não lê o que lhe vai sendo respondido.

O Ricardo Canelas partilhou aqui colunas de antigos teatros/cinemas, colunas essas que eram usadas na frente das salas.

Todos os seus exemplos de espetáculos eu conheço de os viver, trabalhinhos do passado, mas nenhum deles fundamenta o que está a dizer em termos de colunas. A potência só interessa como tema quando se relacionam todos os fatores e você está a esquecer alguns. Como já aqui foi dito, 1 watt pode ser o necessário para o deixar surdo, as colunas não precisam de admitir mais do que meia-dúzia de watts e a sala pode ser grandota...

Um PA para um concerto funciona seguindo a mesma lógica de um sistema em casa: para as colunas "X" atingirem um determinado SPL, quanta potência é necessária?

A questão está nos detalhes, pois as colunas não sãp todas iguais e não precisam todas dos mesmos watts para atimgir o mesmo SPL. Percebe isto?

Esqueça lá os watts que as colunas admitem, esse pormenor técnico não diz nada sobre a qualidade de colunas enm como soam.

Sim mas eu sei isso , mesmo em espétaculos ha essa rentabilidade de watts tentar o melhor resultado com o minimo de watts possivel.


E sim a qualidade nada tem a ver com a potencia.


Por falar em potencia estou a pensar em breve montar um amplificador de 10w a valvulas que chegará e sobrará a nivel d potencia, portanto como vê e se reparar nunca foi um apologista de ter potência em casa, se quer que lhe diga até pergunto com bastante ignorancia, para que serve ter em casa um aplicador de 40wx2 ou 60wx2 (ou mais) se eu com um do 20 e 30w não subo o volume, pois chega e sobra. O que ganharia ter um amplicador potênte? é uma pergunta que faço há anos e tenho ideia que não ganharia nada.

Sei das frequencias das colunas e da sensibilidade de cada altifalante

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptyDom Abr 24 2022, 21:51

Honestamente, e digo isto sem malícia, não me parece que saiba do que quer que seja que fala neste assunto.

Não precisa de saber, não há obrigação nenhuma em saber, para tirar proveito do hobbie e ouvir com muito prazer em casa. Agora afirmar que sabe, que percebe, quando é claro que não sabe do que fala parece-me fazer parte do problema quando quer ter uma conversa que necessariamente assenta em conceitos um pouco mais técnicos e estabelecidos. Repare que ninguém está a discutir consigo, estão a expor conhecimento que de tão fundamental não tem grande margem para interpretações a este nível. É simplesmente assim que o mundo funciona e insistir que não é recusar a realidade.

Repare também que começa todas as suas respostas com "eu percebo, eu sei, mas..." e todas as respostas que recebe são no sentido de o refutar. Nunca lhe foi dada a razão, não a tem, está errado na sua crendice de como funcionam estes detalhes. Mas nunca o admitiu nem assumiu e continua a marchar em frente de peito inchado. Parece que quer ganhar o argumento por exaustão dos outros.

Peço desculpa pelo tom meio paternalista da resposta, mas as outras frases mais subtis não têm surtido muito efeito.


Última edição por ricardo.canelas em Dom Abr 24 2022, 22:49, editado 1 vez(es)

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptyDom Abr 24 2022, 22:04

ricardo.canelas escreveu:
Honestamente, e digo isto sem malícia, não me parece que saiba do que quer que seja que fala neste assunto.

Não precisa de saber, não há obrigação nenhuma em saber, para tirar proveito do hobbie e ouvir com muito prazer em casa. Agora afirmar que sabe, que percebe, quando é claro que não sabe do que fala parece-me fazer parte do problema quando quer ter uma conversa que necessariamente assenta em conceitos um pouco mais técnicos e estabelecidos. Repare que ninguém está a discutir consigo, estão a expor conhecimento que de tão fundamental não tem grande margem para interpretações a este nível. É simplesmente assim que o mundo funciona e insistir que não é recusar a realidade.

Repare também que começa todas as suas respostas com "eu percebo, eu sei, mas..." e todas as respostas que recebe são no sentido de o refutar. Nunca lhe foi dada a razão, não a tem, está errado na sua crendice de como funcionam estes detalhes. Mas nunca o admitiu nem assumiu e continua a marchar em frente de peito inchado. Parece que quer ganhar o argumento por exaustão dos outros.

Peço desculpa pelo tom meio paternalista da resposta, mas as outras frazes mais subtis não têm surtido muito efeito.

Comentário sem logica o seu... claro que ninguem sabe tudo, e muito menos o som e toda esta conversa não é a minha área profissional, no entanto sempre tive aparelhos de som, e amigos e conhecido que esses sim trabalham com alguem, a juntar ao que leio e a opiniões (certas ou erradas) e a um lado empírico dá para saber alguma coisa, mas coisas básicas.

Já lhe disse que sei o que é sensibilidade em dB , frequencias Hz e potências, já concordei com as opiniões.

no entanto faço perguntas e digo que não sei, e levo respostas que estou de "peito inchado" ? perguntei porque não sei, porque nem empíricamente experimentei em casa amplificadores dessa potencia.

Tendo eu amplificadores de 20w,30w e em breve um de 10w, que ganharia tendo em casa um de 40 ou 60w como alguns se vendem por aí?

Quem quiser responder e esclarecer esta duvida que o faça que agradeço , agora aproveitar uma duvida e um desconhecimento que eu assumi ter para vir passar retóricas dispenso.

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptyDom Abr 24 2022, 22:48

Bem, o que está escrito escrito fica e todos podem ver a conversa e ver quem tem dito coisas sem lógica. Repetidamente.

Passando à frente, há colunas (muitas) para as quais 10w não chegam e precisam de muito mais, daí existirem amplificadores com muitas dezenas ou centenas de Watts para ter em casa. Se ganha mais com um amplificador mais potente, pois, depende das colunas e da sua sensibilidade.

Diria ainda mais que depende também da topologia do amplificador. Um valvulado mais normal gosta de uma curva de impedância muito constante, colunas mais complicadas serão melhor atacadas por um SS, independentemente da potência. O melhor de dois mundos é complicado de obter aqui, mesmo subindo o valor gasto consideravelmente. Ou sabe as caracteristicas das colunas (sensibilidade, impedância) ou tem que ir por tentativa e erro.

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptySeg Abr 25 2022, 00:14

ricardo.canelas escreveu:
Bem, o que está escrito escrito fica e todos podem ver a conversa e ver quem tem dito coisas sem lógica. Repetidamente.

Passando à frente, há colunas (muitas) para as quais 10w não chegam e precisam de muito mais, daí existirem amplificadores com muitas dezenas ou centenas de Watts para ter em casa. Se ganha mais com um amplificador mais potente, pois, depende das colunas e da sua sensibilidade.

.

Exacto, mas para ser mais exato vamos partir do principio que tenho as mesmas colunas as marantz LS-15 e em vez de ter um marantz PM30 de 30w tinha outro amplicador marantz de 40 ou 60w usando as mesmas colunas

isto a usar em casa numa sala de 12m2 ou pouco mais imaginemos num apartamento , com esta troca de amplificador que ganharia ao certo?


Eu nunca experimentei, mas acho que não ganharia nada.



Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptySeg Abr 25 2022, 09:04

Pedro, faça as perguntas que sentir necessidade, mas receba as respostas de forma aberta. Verá que toda a conversa sobre colunas ou amplificadores fica mais interessante.
Você nunca experimentou um amplificador acima de 30 watts, mas diz que acha que não ganhará nada... mau princípio.

Eu não conheço as suas colunas, mas suspeito que as característica de impedância e sensibilidade delas (as que vi na net são estas: Impedance: 8Ω; Sensitivity: 96dB) poderão enganar.

Para dar um exemplo que conheço, deixo as características das Pionner HPM-100, retiradas do mesml site:
Impedance: 8Ω
Sensitivity: 92.5dB
Bass: 1 x 300mm cone
Midrange: 1 x 100mm cone
Tweeter: 1 x 45mm cone
Super Tweeter: 1 x HPM high polymer

Olhando para esses números, alguém é capaz de afirmar que um amplificador de 10 watts chega e sobra, mas na realidade 100 watts bem conseguidos são melhor solução para conduzir essas colunas.
Como sei isso?
Experimentei essas colunas com vários amplificadores, gostava delas, mas elas além de caras gostam de material caro a puxar por elas.

Será o caso das suas!?!
Imagino que esse driver de 12" das Marantz pedirá bastante controlo, terá o seu amplificador essa capacidade?

Ouvir alto é uma coisa, ouvir bem é outra. Esqueça até onde roda o botão de volume, isso diz nada!, foque na qualidade de som e depois logo verâ se precisa ou não de outro amplificador.


Cuidado ao construir esse amplificador a válvulas, pode acabar com um de 10 watts, mas com outras características técnicas a medir mal.

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13345
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptySeg Abr 25 2022, 11:16

Prezados,

Ante a útil intervenção do companheiro José Miguel, permitam referir que nem sempre um amplificador com muitos "cavalos de corrida" (potência), nutre saudavelmente as Meninas Falantes, porquanto a capacidade de corrente que disponibiliza também entra na equação. Neste aspecto, recordo o 3020i - ícone da NAD - com 30 watts, mas detendo considerável capacidade de corrente, é capaz de alimentar colunas cujas especificações são consideradas punitivas para esse amplificador integrado.

Cordeais cumprimentos fantasmagóricos,
What a Face

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptySeg Abr 25 2022, 14:02

José Miguel escreveu:
Pedro, faça as perguntas que sentir necessidade, mas receba as respostas de forma aberta. Verá que toda a conversa sobre colunas ou amplificadores fica mais interessante.
Você nunca experimentou um amplificador acima de 30 watts, mas diz que acha que não ganhará nada... mau princípio.

Não sei porque é mau principio, repare.

As colunas marantz LS-15 funcionaram lindamente durante anos com um amplificador marantz PM30 de 30w... som com qualidade e potencia, mesmo em pouco volume...

Porque razão trocar de amplificador para dar mais watts se os que tenho já chegam e sobram para uma salinha de apartamento.?

percebe a minha logica?




Citação :


Eu não conheço as suas colunas, mas suspeito que as característica de impedância e sensibilidade delas (as que vi na net são estas: Impedance: 8Ω; Sensitivity: 96dB) poderão enganar.

Para dar um exemplo que conheço, deixo as características das Pionner HPM-100, retiradas do mesml site:
Impedance: 8Ω
Sensitivity: 92.5dB
Bass: 1 x 300mm cone
Midrange: 1 x 100mm cone
Tweeter: 1 x 45mm cone
Super Tweeter: 1 x HPM high polymer

Olhando para esses números, alguém é capaz de afirmar que um amplificador de 10 watts chega e sobra, mas na realidade 100 watts bem conseguidos são melhor solução para conduzir essas colunas.
Como sei isso?
Experimentei essas colunas com vários amplificadores, gostava delas, mas elas além de caras gostam de material caro a puxar por elas.

Será o caso das suas!?!
Imagino que esse driver de 12" das Marantz pedirá bastante controlo, terá o seu amplificador essa capacidade?

Ouvir alto é uma coisa, ouvir bem é outra. Esqueça até onde roda o botão de volume, isso diz nada!, foque na qualidade de som e depois logo verâ se precisa ou não de outro amplificador.


Cuidado ao construir esse amplificador a válvulas, pode acabar com um de 10 watts, mas com outras características técnicas a medir mal.

Esse amplicador de valvulas que tenciono ter ,disse 10w mas na verdade é 13wx2 , na verdade ainda é uma experiência , nunca tive um amplificador a valvulas e não sei como se comportará, depois terei de escolher umas colunas que casem bem com ele, mas isso depois se verá.

Já li que um amplicador a valvulas os watts na verdade correspondem a melhor desenho que um de transistores, mas não sei se é verdade porque não fiz essa experiência ainda.

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A EmptySeg Abr 25 2022, 14:40

PedroH escreveu:


Não sei porque é mau principio, repare.

As colunas marantz LS-15 funcionaram  lindamente durante anos com um amplificador marantz PM30 de 30w...  som com qualidade e potencia, mesmo em pouco volume...

Porque razão trocar de amplificador para dar mais watts se os que tenho já chegam e sobram para uma salinha de apartamento.?

percebe a minha logica?  

(...)

Pedro, eu compreendo a sua lógica, mas eu não disse que você deveria trocar.

Eu disse que você não deve "achar" que não ganhará nada, pois o controlo das colunas não se mede pelo volume ou botão do volume, nem pelos watts - uma mensagem acima foi chamado e bem o conceito de corrente, algo que não se deve confundir com watts.

Assim sendo, você só saberá se as suas colunas precisam ou não de mais amplificador depois de experimentar. Wink (eu já ouvi um amplificador igual ao seu e outros dessa linha, acho-os bastante capazes)

Aqui em casa actualmente temos um amplificador com 75 watts por canal, o nosso anterior era um Pioneer SX 880, com 60 watts por canal. Nós vivemos em apartamentos, já mudamos algumas vezes, ouvimos Música a volume moderado, mas o Pioneer não servia para as colunas... ele fazia-as tocar alto, o botão de volume pouco precisava de rodar, mas o som saia pastelento e os graves pouco controlados (demasiado soltos e arrastados).

Não foram os 15 watts que fizeram diferença, foi o conjunto que representa toda a construção do amplificador. Continuamos a ouvir Música em volume moderado, normalmente a baixo dos 70db, mas o pormenor aparece como gostamos - espero que compreenda o exemplo.



O amplificador a válvulas e o mito dos watts valerem mais: voltamos ao mesmo, esqueça lá os números de watts e concentre-se em comprar bons transformadores e afins, pois deles dependerá a capacidade de conduzir as colunas que tem ou quer.

A simplicidade de alguns circuitos a válvulas pode levar ao engano, não se esqueça que no simples é onde é necessário escolher melhor as partes, pois cada uma delas ficará muito exposta ao trabalho.

Luis Filipe Lopes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas Marantz LS-15A   Restauro de colunas Marantz LS-15A Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Restauro de colunas Marantz LS-15A
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Restauro colunas/receiver/gira-discos
» Restauro de Colunas JBL Control One
» Restauro de colunas vintage
» Garrard 301 + amp+ colunas Limpeza/ restauro
» RESTAURO DE COLUNAS VINTAGE PIONEER HPM40

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: