Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Restauro de colunas vintage

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Tiago rodrigues
Membro AAP



Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/08/2017
Idade : 38
Localização : Lisboa

Restauro de colunas vintage Empty
MensagemAssunto: Restauro de colunas vintage   Restauro de colunas vintage EmptySáb Ago 12 2017, 18:05

Parece que acabei por já arranjar colunas Sansui sp50 para já serve mas irei ficar a ver o que se arranja mais.
Para começar achei umas peças lindas todas em madeira ,com alguns riscos, e com um som que me surpreendeu pela positiva,estando a espera de um som pior.

A minha dúvida e se já alguém envernizou algumas colunas deste genero, pois não quero que fique "vidrado" tentando manter o mais original possível.

A nível interno há alguma coisa que se possa fazer para melhorar o som ?
Obrigado mais uma vez
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2482
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Restauro de colunas vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas vintage   Restauro de colunas vintage EmptyDom Ago 13 2017, 20:59

Já fiz isso a umas tannoy srm10B.

Talvez amanhã consiga enviar fotos e detalhes.

Usei verniz de base aquosa marca Luxens / marítimo / incolor brilhante.

Depois explico os diversos passos.

Quanto ao som não sei se vale a pena, ja tive colunas sansui dessa época e nunca me apercebi de defeitos no crossover. Relativamente à caixa também me parece que só descaracteriza.
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2482
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Restauro de colunas vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas vintage   Restauro de colunas vintage EmptySeg Ago 14 2017, 11:10

Tiago rodrigues escreveu:
Parece que acabei por já arranjar colunas Sansui sp50 para já serve mas irei ficar a ver o que se arranja mais.
Para começar achei umas peças lindas todas em madeira ,com alguns riscos, e com um som que me surpreendeu pela positiva,estando a espera de um som pior.

A minha dúvida e se já alguém envernizou algumas colunas deste genero, pois não quero que fique "vidrado" tentando manter o mais original possível.

A nível interno há alguma coisa que se possa fazer para melhorar o som ?
Obrigado mais uma vez

Ora, como prometido, voltamos ao tema.

Depois de ter identificado a coluna não me parece que que devam ser envernizadas porque não se enquadra no estilo original, por outro lado como o desenho da grelha é muito trabalhado o verniz (mesmo baço) provocaria um realçe excessivo.

O restauro adequado passa pelo tratamento da madeira com lixa e se necessário algum remendo com folha de madeira colada e depois uma lixadela com lixa muito fina. No final cera de madeira e polimento com aquelas máquinas rotativas que se usam para polir a pintura dos automóveis.

A cera deve ser aplicada em camadas finas pelo menos 3 vezes (já experimentei com cera de abelha como se usava nos rádios antigos mas o resultado não é superior a uma cera normal).

Quanto aos "melhoramentos" do som, quanto muito podes substituir o condensador que se encontra acoplado ao tweeter mas muito possivelmente não vai haver nenhuma diferença.

Vale a pena ter umas colunas dessas mas elas são o que são e fazem sentido num receiver ou amplificador da época, com um gira discos da época. Nestas condições terás garantidas muitas horas de audição com um sabor muito especial mas se começares a fazer comparações com outros sistemas pode deitar tudo a perder.

As colunas são de 1969 e recorrendo ao catálogo Sansui desse ano parece-me que emparelhavam com com o receiver Sansui 250 ou o Sansui 220, quanto aos GD temos o SR22BC ou o SR3030BC.


Atenção porque as colunas usam altifalantes de Alnico e o receiver 220 tem amplificação a válvulas, estamos a falar de um nicho específico e especializado (há quem adore e há quem deteste).

Restauro de colunas vintage 11897510

Sansui Receiver 220

Restauro de colunas vintage 14158510

Turntable SR2020BC

Boas audições

Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Restauro de colunas vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas vintage   Restauro de colunas vintage EmptySeg Ago 14 2017, 18:11

Mário Franco escreveu:
Tiago rodrigues escreveu:
Parece que acabei por já arranjar colunas Sansui sp50 para já serve mas irei ficar a ver o que se arranja mais.
Para começar achei umas peças lindas todas em madeira ,com alguns riscos, e com um som que me surpreendeu pela positiva,estando a espera de um som pior.

A minha dúvida e se já alguém envernizou algumas colunas deste genero, pois não quero que fique "vidrado" tentando manter o mais original possível.

A nível interno há alguma coisa que se possa fazer para melhorar o som ?
Obrigado mais uma vez

Ora, como prometido, voltamos ao tema.

Depois de ter identificado a coluna não me parece que que devam ser envernizadas porque não se enquadra no estilo original, por outro lado como o desenho da grelha é muito trabalhado o verniz (mesmo baço) provocaria um realçe excessivo.

O restauro adequado passa pelo tratamento da madeira com lixa e se necessário algum remendo com folha de madeira colada e depois uma lixadela com lixa muito fina. No final cera de madeira e polimento com aquelas máquinas rotativas que se usam para polir a pintura dos automóveis.

A cera deve ser aplicada em camadas finas pelo menos 3 vezes (já experimentei com cera de abelha como se usava nos rádios antigos mas o resultado não é superior a uma cera normal).

Quanto aos "melhoramentos" do som, quanto muito podes substituir o condensador que se encontra acoplado ao tweeter mas muito possivelmente não vai haver nenhuma diferença.

Vale a pena ter umas colunas dessas mas elas são o que são e fazem sentido num receiver ou amplificador da época, com um gira discos da época. Nestas condições terás garantidas muitas horas de audição com um sabor muito especial mas se começares a fazer comparações com outros sistemas pode deitar tudo a perder.

As colunas são de 1969 e recorrendo ao catálogo Sansui desse ano parece-me que emparelhavam com com o receiver Sansui 250 ou o Sansui 220, quanto aos GD temos o SR22BC ou o SR3030BC.


Atenção porque as colunas usam altifalantes de Alnico e o receiver 220 tem amplificação a válvulas, estamos a falar de um nicho específico e especializado (há quem adore e há quem deteste).

Restauro de colunas vintage 11897510

Sansui Receiver 220

Restauro de colunas vintage 14158510

Turntable SR2020BC

Boas audições

Bonito conjunto
Ir para o topo Ir para baixo
Tiago rodrigues
Membro AAP



Mensagens : 59
Data de inscrição : 01/08/2017
Idade : 38
Localização : Lisboa

Restauro de colunas vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas vintage   Restauro de colunas vintage EmptyQua Jan 24 2018, 00:29

desculpem a demora na coisa tenho andado longe...

ja tenho a coisa quase pronta mas infelizmente uma delas morreu com um toque que dei no amp estao para orçamento já ha uns tempos Restauro de colunas vintage 317942

vou ver se vale a pena o arranjo .

conselhos de locais de manutenção?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Restauro de colunas vintage Empty
MensagemAssunto: Re: Restauro de colunas vintage   Restauro de colunas vintage Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Restauro de colunas vintage
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» RESTAURO DE COLUNAS VINTAGE PIONEER HPM40
» Restauro tampo de receptor vintage
» Restauro de colunas Marantz LS-15A
» Restauro de Colunas JBL Control One
» Garrard 301 + amp+ colunas Limpeza/ restauro

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: