Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 DAC vale a pena?

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
pguerreiro




Mensagens : 17
Data de inscrição : 14/10/2021
Localização : Coimbra

DAC vale a pena? Empty
MensagemAssunto: DAC vale a pena?   DAC vale a pena? EmptyQui Dez 30 2021, 17:23

Boa tarde,

Estava a pensar comprar um DAC.

Tenho visto o Topping E30 e o SMSL Sanskrit 10th MKII, mas podem aconselhar outros dentro desta gama.

Será que ganhava alguma coisa em os ligar ao meu leitor de cd Pioneer PD-S505?

Também ponderei um Fiio M6 que já traz um DAC e assim podia meter os arquivos no dap e ligar ao amplificador (claro que neste caso não daria para ligar o leitor de cds) ou ler os arquivos através do computador.

Sou um leigo nesta matéria. Podem dar uma ajuda?

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

DAC vale a pena? Empty
MensagemAssunto: Re: DAC vale a pena?   DAC vale a pena? EmptyQui Dez 30 2021, 18:11

pguerreiro escreveu:
...Estava a pensar comprar um DAC.

Tenho visto o Topping E30 e o SMSL Sanskrit 10th MKII, mas podem aconselhar outros dentro desta gama.

Será que ganhava alguma coisa em os ligar ao meu leitor de cd Pioneer PD-S505?

O SMSL Sanskrit 10th MKII é um excelente Dac... o Topping E30 tém uma reputação equivalente! Com qualquer um destes Dac vai amelhorar o seu andar de conversão interno e em principio obter uma melhor resolução dos seus discos compactos. Visto que estes Dac téem entradas usb também pode ligar um computador (ou portamovel) para ler ficheiros ou streaming. Visto o preço e a reputação desses aparelhos o risco é quase nulo e o beneficio pode ser muito grande Wink

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

DAC vale a pena? Empty
MensagemAssunto: Re: DAC vale a pena?   DAC vale a pena? EmptyQui Dez 30 2021, 18:32

TD124 escreveu:
pguerreiro escreveu:
...Estava a pensar comprar um DAC.

Tenho visto o Topping E30 e o SMSL Sanskrit 10th MKII, mas podem aconselhar outros dentro desta gama.

Será que ganhava alguma coisa em os ligar ao meu leitor de cd Pioneer PD-S505?

O SMSL Sanskrit 10th MKII é um excelente Dac... o Topping E30 tém uma reputação equivalente! Com qualquer um destes Dac vai amelhorar o seu andar de conversão interno e em principio obter uma melhor resolução dos seus discos compactos. Visto que estes Dac téem entradas usb também pode ligar um computador (ou portamovel) para ler ficheiros ou streaming. Visto o preço e a reputação desses aparelhos o risco é quase nulo e o beneficio pode ser muito grande Wink

Parece que são mesmo valores seguros! Eu ainda não tive oportunidade de ouvir o Topping mas o José Miguel ficou muito satisfeito, mas já ouvi um sistema baseado no SMSL e fiquei muito admirado com a qualidade do som!
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

DAC vale a pena? Empty
MensagemAssunto: Re: DAC vale a pena?   DAC vale a pena? EmptyQui Dez 30 2021, 19:29

Boa noite!

Vou aproveitar que o jantar será tardio (amanhã o trabalho tira folga) e vou deixar aqui algumas dicas para completar o já dito. Smile

Aqui em casa temos um Topping E30 e estamos muito satisfeitos, usamos de forma simples e por isso posso partilhar que o cabo usb que ele traz chega perfeitamente para ligar ao seu computador e ouvir tudo o que quiser - usamos Tidal Hifi colocado num telefone antigo limpo ao máximo que consegui, assim ele só tem de fazer o streaming. O que se liga ao DAC conta, por exemplo, o HTC que usamos é bem melhor do que o meu actual e até do que o computador portátil.
Outra coisa, pode alimentar o Topping via usb, aconselho a usar um carregador de telefone, fica melhor do que ligado a outro equipamento.

O Topping é um equipamento "neutro", imagino que o SMSL tenha uma assinatura semelhante. Não tem excessos em nenhuma região imediatamente identificada, ele traz alguns filtros e pode procurar o que mais lhe agrada - as diferenças entre eles são subtis. Palco e imagem, todas essas coisas que se dizem em áudio, ficarão ao nível do que o sistema conseguir entregar.

Não me vou alongar muito em descrições, vou deixar a referência a um outro DAC: iFi Zen.

O iFi tem um som um pouco mais voltado para o que normalmente se chama de analógico, um pouco mais rico em zonas que os ouvidos captam. Além desta característica, tem amplificador para auscultadores - não sei se lhe interessa.

Aqui preferimos manter o Topping, mas viveria bem com o iFi. Partilho isto, pois poderá ser algo que lhe interesse. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
pguerreiro




Mensagens : 17
Data de inscrição : 14/10/2021
Localização : Coimbra

DAC vale a pena? Empty
MensagemAssunto: Re: DAC vale a pena?   DAC vale a pena? EmptySex Dez 31 2021, 02:34

Até agora a escolha tem estado a pender para o Topping E30.

E o que me dizem da opção do Fiio M6?

Estava a pensar que pode ser ligado por Jack 3.5 -> RCA e assim ligava ao Aux do Pioneer A-447

ou

Ligar o Computador -> Fiio com a opção DAC USB -> Pioneer


Estou a raciocinar? bem?
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

DAC vale a pena? Empty
MensagemAssunto: Re: DAC vale a pena?   DAC vale a pena? EmptySex Dez 31 2021, 09:02

pguerreiro escreveu:
Até agora a escolha tem estado a pender para o Topping E30.

E o que me dizem da opção do Fiio M6?

O Fiio M6 é um leitor nômade e não tém como objectivo de ser um Dac externo, mesmo se pode realisar essa função! O andar de saida do M6 està optimisado para os auscultadores e não vai dar o seu melhor ligado a um amplificador, mesmo se é comutavel... se necessita uma saida de auscultadores é melhor ir para o Dac iFi Zen jà citado por aqui...

O seu raciocinio quanto às ligações està bom mas o M6 não encaixa no seu pedido original pois não é um Dac, é um leitor de ficheiros nômade que pode servir como Dac... não é a mesma coisa e ainda por cima não poderà ligar o seu leitor de Cd a esse aparelho Wink

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

DAC vale a pena? Empty
MensagemAssunto: Re: DAC vale a pena?   DAC vale a pena? EmptySex Dez 31 2021, 13:13

TD124 escreveu:
pguerreiro escreveu:
Até agora a escolha tem estado a pender para o Topping E30.

E o que me dizem da opção do Fiio M6?

O Fiio M6 é um leitor nômade e não tém como objectivo de ser um Dac externo, mesmo se pode realisar essa função! O andar de saida do M6 està optimisado para os auscultadores e não vai dar o seu melhor ligado a um amplificador, mesmo se é comutavel... se necessita uma saida de auscultadores é melhor ir para o Dac iFi Zen jà citado por aqui...

O seu raciocinio quanto às ligações està bom mas o M6 não encaixa no seu pedido original pois não é um Dac, é um leitor de ficheiros nômade que pode servir como Dac... não é a mesma coisa e ainda por cima não poderà ligar o seu leitor de Cd a esse aparelho  Wink

O Paulo já disse quase tudo, para o que o Fiio tem a oferecer, um telefone ou computador ligado por um cabo 2xRCA e 1xmini Jack... só comparando.

Caso a aposta seja mesmo no DAC, então creio que a aposta em um DAC dedicado é a melhor. O salto de uma solução telefone/computador e cabo para a reprodução com DAC é grande - sai um manto da frente do som. Wink


Aconselho a ler este tópico:
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t13689-streaming-para-insatisfeitos

Caso queira algo do género, o valor é baixo e os passos para construir estão todos aí. Wink

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
pguerreiro




Mensagens : 17
Data de inscrição : 14/10/2021
Localização : Coimbra

DAC vale a pena? Empty
MensagemAssunto: Re: DAC vale a pena?   DAC vale a pena? EmptyDom Jan 02 2022, 21:43

Muito obrigado a todos pela ajuda. Vou pensar nisto.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





DAC vale a pena? Empty
MensagemAssunto: Re: DAC vale a pena?   DAC vale a pena? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
DAC vale a pena?
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Vale a pena ler
» Vale a pena comprar!!
» Será que vale a pena!!
» Vale a pena ouvêr
» Thorens TD166 - vale a pena?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Digital-
Ir para: