Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Streaming para insatisfeitos

Ir para baixo 
+14
Rstuyvesant
elso
Mellowship
Ghost4u
JPEREIRA
masa
alexandremartins
José Miguel
TD124
machiavelli
mannitheear
Goansipife
Alexandre Vieira
ricardo.canelas
18 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptySáb Jan 23 2021, 19:41

Vou tentar documentar a montagem de um streamer básico (só streamer, sem adições) baseado num Raspberry Pi. O objectivo desta maquineta é assentar como nó de entrada no nosso sistema de ficheiros digitais, ou seja, isto recebe ou vai buscar o ficheiro e coloca numa porta USB pronto a alimentar um qualquer dac que exista algures. Por construção do Pi (que é um mini-micro-nano computador) temos um dac embebido e podemos usar (temos uma saída de 3.5mm), faz o seu papel, mas não é de qualidade suficiente para assegurar uma audição ideal.

Passo 1 - escolher os componentes.

Vou meter links directos para a loja que uso. Não tenho nehuma afiliação, é uma loja como outra qualquer, tenho experiência com esta e gosto da pinta deles.

Um Raspberry Pi 4 - podemos escolher uma versão qualquer do 4 (2, 4 ou 8gb de ram). 4gb chegam para qualquer operação de upsampling que queiram fazer (já vos disse que ficam com um upsampler que envergonha um Chord Dave (nem que seja por custar o mesmo que um parafuso do dito)?), eu ainda não experimentei por perguiça.

Uma caixa - temos que albergar a maquinaria em algum lado. Esta é bonita mas caras, há caixas a 5 € que cumprem a função. Não comprem uma com ventoinha, não precisam para passar áudio (talvez a fazer resampling aqueça mais?).

Um cartão de memória - Temos que guardar o sistema operativo algures. Este chega e sobra.

Uma fonte de alimentação - O simples chega, mas podem enlouquecer à vontade. Desde fontes lineares a baterias, há oferta para tudo.

Total ~100€, não escolhendo os componentes mais baratos.

2 - montar o bicho

é só meter o Pi dentro da caixa. Vem com instruções, é basicamente uma tarefa à altura de qualquer criança a aprender a meter cubos e prismas nos buracos. Existem aproximadamente dez triliões de sites com estas instruções e outros tantos videos de youtube.

3 - arranjar um SO - sistema operativo

Podem escolher de muitos (só dedicados a audio existem dezenas) mas os principais são Volumio, Moode, HiFiBerry, RoPiee. Isto é a coisa que indexa ficheiros, liga à rede, trata ficheiros se for preciso, etc.

O Moode é o meu favorito e é mesmo mesmo 100% feito por doentes do áudio. É simples, personalizável, tem upsamplers SOX embutidos, rádios, e não precisa de nenhuma app num PC ou telm para controlar, é tudo feito no browser (Chrome, Firefox, Edge, não interessa). É completamente gratuito e não tem coisas a pagantes (o Volumio é limitado na versão gratuita por exemplo). Façam uma doação no site se gostarem.

Vou continuar assumindo que escolhem moode. Uma coisa gira que podem fazer é comprar mais do que um cartão de memória, gravar um sistema diferente em cada um e podem mudar de sistema em poucos segundos Smile

4 - instalar e configurar

Download da imagem do sistema operativo. Download e instalação de um programa de gravação de imagens de SOs. Abrem o programa, metem o cartão no PC, gravam o ficheiro que descarregraram para o cartão. Tiram do PC, metem no Pi.

Esta parte convém estar ligado com um cabo de rede ao router, para configurar o wifi. Ligam o Pi à tomada e ao router.

Descarregam uma app no telm ou no PC de network scan. Precisam de saber a morada do nó de moode na vossa rede. No android uso o Net Analyzer. Fazendo um scan aparece-me moode, raspberry pi, e uma morada IP do tipo 192.168.8.101. A vossa haverá de ser diferente. Abram um browser e vão a http://192.168.8.101 e estão na página do vosso moode!

Vão a Configure e podem explorar. Em System encontram o core das configs. Liguem e desligem o que quiserem. A minha config

Streaming para insatisfeitos Captur11

Em Network config podem encontrar a vossa rede wifi e meter a password. Podem precisar de reiniciar e deve ficar configurado, podem tirar o cabo de ethernet. No meu caso o nome da minha rede é huawei qualquer coisa.

Streaming para insatisfeitos Captur10

Se tiverem um cabo de rede junto de onde vão meter o streamer deixem no cabo, é sempre melhor.

No separador Audio encontram as coisas mais importantes Very Happy

Ligem o vosso dac por usb. Na lista I2S pode haver o vosso dac, pode ser reconhecido automaticamente, se não for escolham um e sigam.
Na secção MPD (é o leitor que o moode usa por defeito) têm algumas opções. Aqui podem acrescentar upsampling e etc. Como não experimentei e alimento bit-perfect ao dac não vou comentar por agora, mas existe uma muito boa ideia quanto a isto no pouco que li. Todos parecem preferir fazer aqui o upsample e deixar o dac em modo NOS.
Equalizadores (para pessoal dos headphones isto pode ser ouro)
Renderers - aqui percam algum tempo, liguem o que usam - bluetooth, airplay, spotify (a app do spotify apanha o moode como um output directamente, nem nunca têm que mexer no streamer), UPnP client - liguem isto se quiserem usar tidal enquanto a app deles não apanhar streamers como a do spotify apanha.

5 - passar musica

Spotify - abram a app e escolham o Moode como renderer

Streaming para insatisfeitos Captur12

Disco USB local - liguem ao Pi, deve ser montado automaticamente. Ou configuram algures no MPD para explorar automaticamente a biblioteca ou actualizam a biblioteca na "app".

Streaming para insatisfeitos Captur13

Podem montar playlists, etc, o normal num player dedicado.

NAS - podem montar a biblioteca directamente no moode. Configs, Library. Passa a funcionar como uma coisa ligada localmente por usb.

Streaming para insatisfeitos Captur14

Tidal, qobuz nas, youtube, google drive, dropbox, o que quiserem - isto é compativel com um protocolo UPnP/DLNA. Qualquer app tipo BubleUPnP (grátis, android) detecta o moode na rede wifi como um renderer possível e pode fazer o dito comunicar directamente com a fonte que quisermos. Abrimos a app, escolhemos uma biblioteca (se for tidal por exemplo fazemos login por aí, o tidal abre encapsulado dentro da outra app) e rodamos o que quisermos. São apps muito poderosas (podemos fazer uma playlist que vai buscar coisas ao tidal, ao nosso nas e ele passa automaticamente) mas muito simples de usar.

Vão ter dúvidas, disponham e se calhar conseguimos aprender juntos.

Não se esqueçam de postar fotos do vosso setup Very Happy

TD124, jpinto, Alexandre Vieira, masa, mannitheear, ruife, neo_2018 e armindoarmindo gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptySáb Jan 23 2021, 19:42

Excelente Streaming para insatisfeitos 754215 Streaming para insatisfeitos 754215 Streaming para insatisfeitos 754215

Muito obrigado em nome de todos!

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptySáb Jan 23 2021, 20:09

Streaming para insatisfeitos 754215 Streaming para insatisfeitos 754215 Streaming para insatisfeitos 22692 Streaming para insatisfeitos 22692 Streaming para insatisfeitos 22692 Streaming para insatisfeitos 22692

MUITO OBRIGADO

Este é o verdadeiro sentido deste Fórum

HIP, HIP URRA

Gonçalo

cheers

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptySáb Jan 23 2021, 20:19

Very good introduction! Streaming para insatisfeitos 874774

I use the Pi since some years and for the folks who are new to the concept of a streamer I can only say: be patient and ask or read a lot . It might take a bit of time to fully understand what you can do with such a device, the possibilities are almost endless!

My own setup is:

1. NUC i7 in a fanless case with Roon ROCK and a SSD with all the music on it.

2. Pi3 with volumio and a DigiOne board which gives a good SPDIF output for my Enigma DAC.

3. ALLO USBridge (it's based another minicomputer similar to Pi) with a special USB board which is optimized for audio. This one feeds my USB AntiDAC which drives the headphone system. OS is Volumio, too.

All 3 devices are connected to a LAN switch and everything is powered by a linear power supply to minimize noise.

Now I can stream the music with Roon to 2.) and 3.) which are the used as Roon endpoints or brigdes.

Or I can access Volumio on 2.) and 3.) via a Web browser and play the music directly. Both Volumio streamers can have their own local HD with the music files or access the music files from a NAS, or in my case, from the Roon Rock.

The main difference is in the user interface. Roon is expensive but has very much information, the most comfortable access to your music, seamless Qobuz and Tidal integration and detects and integrates new music in the library in seconds.

The Volumio interface is much simpler and for Qobuz or Tidal integration you need to subsribe to MyVolumio with a fee of € 28.99 per year. But other solutions like Moode or PiCore offer Qobuz access for free.

With any solution the playback can be controlled with a phone, a tablet or any computer.


cheers

masa e ricardo.canelas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
machiavelli

machiavelli


Mensagens : 21
Data de inscrição : 28/12/2020
Idade : 34
Localização : Estoril

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptySáb Jan 23 2021, 21:15

Parabéns Ricardo, excelente tópico, em jeito de contribuição e enriquecimento do mesmo cá vai o meu contributo digital:

Streaming para insatisfeitos HNA9pu
Servidor que distribui ficheiros de áudio e video pela rede por toda a casa, infelizmente o espaço deste cubo já começa a ser curto, terei eventualmente que fazer upgrade para uma rack. O servidor gasto médio de cerca de 20W, neste momento tem cerca de 60Tbs sendo o seu sitema operativo o UnraidOS.

Streaming para insatisfeitos Ue4pCA
O transporte é um Odroid N2 com Coreelec, a grande vantagem, é o facto de haver possibilidade de interacção com a tv, sendo que este menino abre todo o tipo de ficheiros e codecs de video e de som, de qualquer forma se o objectivo for somente musica não se justifica face ao preço de um Raspberry Pi (que neste momento esta na gaveta!)
O Dac, é um  Topping D90.

Streaming para insatisfeitos HbVenW


Última edição por machiavelli em Sáb Jan 23 2021, 23:27, editado 1 vez(es)

masa e ricardo.canelas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptySáb Jan 23 2021, 22:14

Excelente "tuto" ricardo.canelas, voçê anda a mimar o pessoal e sobretudo a trazê-los para uma zona até aqui desleixada neste forum ... o Digital! Eu utiliso o Pi3B+ com o Picore player mas somente em leitura local pois não faço streaming pelo momento, juntei uma carta Allo Digione para ter o spdif pois é o unico formato de entrada do meu dac ... tenho amigos que se queixam da estabilidade dos Pi em ligação usb com alguns dacs e que é necessario entrar algumas linhas de comando no linux, não sei...

Espero que este topico dê a vontade e coragem a alguns para se interessarem ao potencial dos Pi como streamer, leitor ou mesmo dac ... é barato de base e diabolicamente eficaz Wink

Como diz o Gonçalo é este o sentido do forum, Bravo cheers

Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
machiavelli

machiavelli


Mensagens : 21
Data de inscrição : 28/12/2020
Idade : 34
Localização : Estoril

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptySáb Jan 23 2021, 23:23

TD124 escreveu:
Excelente "tuto" ricardo.canelas, voçê anda a mimar o pessoal e sobretudo a trazê-los para uma zona até aqui desleixada neste forum ... o Digital! Eu utiliso o Pi3B+ com o Picore player mas somente em leitura local pois não faço streaming pelo momento, juntei uma carta Allo Digione para ter o spdif pois é o unico formato de entrada do meu dac ... tenho amigos que se queixam da estabilidade dos Pi em ligação usb com alguns dacs e que é necessario entrar algumas linhas de comando no linux, não sei...

Espero que este topico dê a vontade e coragem a alguns para se interessarem ao potencial dos Pi como streamer, leitor ou mesmo dac ... é barato de base e diabolicamente eficaz Wink

Como diz o Gonçalo é este o sentido do forum, Bravo cheers
o Pi 3b+ partilha o bus usb com o rj45, é uma lacuna do aparelho.. pode eventualmente ser disso, de qualquer forma o pi4 não sofre desta partilha de bus, é tudo separado!

mannitheear, ricardo.canelas e Mellowship gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyDom Jan 24 2021, 00:39

o desafio de usar um Raspberry com o Topping já tinha sido lançado pelo Machiavelli, eu andava algo perdido com tudo o que se pode fazer com um "aparelhito" tão pequeno... mas seguir passos tão precisos até parece fácil. Smile

Muito bom tópico, espero poder contribuir um destes dias e partilhar algo deste lado.

machiavelli gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyDom Jan 24 2021, 15:49

Excelente tutorial  Streaming para insatisfeitos 754215  

Eu comecei com o Moode, atualmente estou com o Volumio.

Subscrevi o My Volumio  por ter acesso exclusivo a recursos premium e novas atualizações, a escolha é pessoal pois gosto mais da facilidade e rapidez com o uso do remote control.

Ir para o topo Ir para baixo
masa
Membro AAP



Mensagens : 411
Data de inscrição : 29/01/2013
Idade : 78
Localização : Vale de Milhaços

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyDom Jan 24 2021, 15:58

Estou quase convertido estou a acompanhar este tópico com muito interesse .
Obrigado pela partilha .
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyDom Jan 24 2021, 16:11

Por acaso andava na loja da Magna a olhar para uns componentes quando mesmo a jeito vejo isto pelo canto do olho.

https://magnahifi.com/mano-ultra-music-streamer-high-res/

Pensei para mim "aquelas saídas usb assim parecem mesmo de um Pi". Abre-se a imagem com os internos expostos, e voilá, um Pi, com uma expansão para ter uma saída spdif e uma fonte de alimentação na caixa.

Vem com um OS pré-instalado, que é uma versão de outro qualquer opensource.

Preço - 1000€

machiavelli gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyDom Jan 24 2021, 16:33

A friend has the Magna Mano and is very happy with the sound. Especially because the Mano has a I2S output which fits perfectly his DAC PSAudio. The customer service of Magna ist very good and when he had some problems a few months ago they replaced the Pi2B which was in his Mano with a 3B model for free.
But the user interface of the PiCore which ist the Standard recommendation of Magna is not exactly my cup of tea...


Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyDom Jan 24 2021, 17:00

mannitheear escreveu:
A friend has the Magna Mano and is very happy with the sound. Especially because the Mano has a I2S output which fits perfectly his DAC PSAudio. The customer service of Magna ist very good and when he had some problems a few months ago they replaced the Pi2B which was in his Mano with a 3B model for free.
But the user interface of the PiCore which ist the Standard recommendation of Magna is not exactly my cup of tea...

I'm sure it sounds good, it is using a Pi (although an old model) so all of the inherent qualities should be there.
This just goes to show that following the steps I exposed above we can all have a very good solution for a fraction of the cost, if we're ok with having no tech support and so on.
It should also go to show that at these prices, there are no, or very few, magic bullets in the market. Most of the electronics are linear combinations of existing parts off the shelf, assembled to a price, even entering the > 1k€ mark. The cost is in shipping, wages, marketing and distributor share, not a lot left for the product itself Sad
Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyDom Jan 24 2021, 18:28

ricardo.canelas escreveu:
... Most of the electronics are linear combinations of existing parts off the shelf, assembled to a price, even entering the > 1k€ mark. The cost is in shipping, wages, marketing and distributor share, not a lot left for the product itself Sad

Tém razão ricardo.canelas, mas o mercado é feito assim. No audio aqui em frança o beneficio é partilhado assim: 25 a 30% para o importador e 40 a 50% para a loja ... faça as contas e verà o que resta para o fabricante e como se estabeleçe o preço de venda publico! Como eu disse no topico do Zen uma mudança é necessaria, ela jà existe hoje com a venda directa ... mas o digital cria ainda um novo paradigma, a potência industrial! O meu filho do meio viveu três anos em Chenzen ... fui com ele ver empreiteiros para fazer submodulos para os meus aparelhos ... menos de 1000 exemplares os industriais ném querem discutir, como fazer quando se é artisão? È uma questão complexa e o digital està a baralhar estas cartas ... e ainda bem Wink

masa e ricardo.canelas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyDom Jan 24 2021, 18:38

mannitheear escreveu:
... But the user interface of the PiCore which ist the Standard recommendation of Magna is not exactly my cup of tea...

Hi Man, i agree with you ... but till now it remains my favourite player of all i've experimented! Indeed its a "vintage" design but it works and most of all in the pitch, always!!!...

PS: I've left you a message as a response in the Horowitz in Moscow topic ... Biz Man cheers
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyDom Jan 24 2021, 18:43

TD124 escreveu:
ricardo.canelas escreveu:
... Most of the electronics are linear combinations of existing parts off the shelf, assembled to a price, even entering the > 1k€ mark. The cost is in shipping, wages, marketing and distributor share, not a lot left for the product itself Sad

Tém razão ricardo.canelas, mas o mercado é feito assim. No audio aqui em frança o beneficio é partilhado assim: 25 a 30% para o importador e 40 a 50% para a loja ... faça as contas e verà o que resta para o fabricante e como se estabeleçe o preço de venda publico! Como eu disse no topico do Zen uma mudança é necessaria, ela jà existe hoje com a venda directa ... mas o digital cria ainda um novo paradigma, a potência industrial! O meu filho do meio viveu três anos em Chenzen ... fui com ele ver empreiteiros para fazer submodulos para os meus aparelhos ... menos de 1000 exemplares os industriais ném querem discutir, como fazer quando se é artisão? È uma questão complexa e o digital està a baralhar estas cartas ... e ainda bem Wink

Sem dúvida, e não sei se é uma coisa má haver toda essa distribuição de custos, mas como têm discutido noutras threads, os modelos de venda directa são muito potenciados pela digitalização e atravessamos mudanças paradigmáticas no mercado, como muitos outros.

Nos entretantos, podemos ter confiança de que estamos a construir uma coisa digna com as instruções que deixei acima, é mesmo utilizado abertamente em produtos com provas dadas Very Happy

Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyDom Jan 24 2021, 19:38

ricardo.canelas escreveu:
... Nos entretantos, podemos ter confiança de que estamos a construir uma coisa digna com as instruções que deixei acima, é mesmo utilizado abertamente em produtos com provas dadas Very Happy

È isso mesmo 2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyDom Jan 24 2021, 19:45

TD124 escreveu:

Hi Man, i agree with you ... but till now it remains my favourite player of all i've experimented! Indeed its a "vintage" design but it works and most of all in the pitch, always!!!...

That's another great advantage of Pi based streamers! You can have different software on SD cards and switch the software with a reboot in 1 or 2 minutes!

cheers

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyDom Jan 24 2021, 19:53

mannitheear escreveu:
TD124 escreveu:

Hi Man, i agree with you ... but till now it remains my favourite player of all i've experimented! Indeed its a "vintage" design but it works and most of all in the pitch, always!!!...

That's another great advantage of Pi based streamers! You can have different software on SD cards and switch the software with a reboot in 1 or 2 minutes!

cheers

I agree with you ... i see that even as a major advantage cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptySeg Jan 25 2021, 17:25

Encomenda do material já efectuada na PTRobotics, com loja em Rio de Mouro, que por sinal até conheço Streaming para insatisfeitos 3832313845

Agora vamos ver como é que estas mãos de Saloio se vão comportar scratch

cheers

masa e ricardo.canelas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptySeg Jan 25 2021, 17:49

Goansipife escreveu:
Encomenda do material já efectuada na PTRobotics, com loja em Rio de Mouro, que por sinal até conheço Streaming para insatisfeitos 3832313845

Agora vamos ver como é que estas mãos de Saloio se vão comportar scratch

Bravo Streaming para insatisfeitos 843159

Ora ai està uma bela ideia e com as indicações do colega Ricardo não podes te enganar ... isso vai funcionar à grande e à francesa, mas não sabes em que mundo estàs a entrar, é ainda pior que o vinil Wink

Aliàs, falando de vinil, proponho que em "modo solidàrio" fossemos meter umas participaçéoes no sector Phono Geral pois o nosso amigo Alexandre deve andar preocupado com o subito "amor" que o digital anda a criar por aqui e deve temer que o lema do forum se torne has been Laughing

cheers

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptySeg Jan 25 2021, 18:23

Importante é fazer chegar um DAC bom baratinho a casa do Alexandre... que ele ainda não provou desta fruta proibida. dvil Laughing

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptySeg Jan 25 2021, 23:21

Olá

Já instalei o Moode e fico com a sensação de que o Max2play tocava ligeiramente melhor, mas este é mais versátil, uma vez que no max2play não consigo correr o Tidal e também como ouço muito rádio num âmbito descontraído a trabalhar no PC, ainda não liguei o disco rígido e como em tudo na vida é preciso paciência para aprender a tirar o melhor dos nossos equipamentos.
Bem Haja pela partilha
Meu setup
Streaming para insatisfeitos Captur13

Streaming para insatisfeitos Captur14

masa e ricardo.canelas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptySeg Jan 25 2021, 23:50

Goansipife escreveu:
Encomenda do material já efectuada na PTRobotics, com loja em Rio de Mouro, que por sinal até conheço Streaming para insatisfeitos 3832313845

Agora vamos ver como é que estas mãos de Saloio se vão comportar scratch

cheers


Informação que pode ser útil para comparar preços, o Revendedor Oficial em Portugal é o Robert Mauser Lda



Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyTer Jan 26 2021, 00:15

Olá novamente

Já uso o Raspberry pi mais o Hifiberry dac pro ligado por i2s a uma placa com o DAC AKM 4495
, é para mim nos meus sistemas um conjunto com uma sonoridade que me atrai, dinâmica e musicalidade, de tal forma que penso investir no ALLO digione sig
um pouco mais caros mas com a vantagem de poder evoluir futuramente com a introdução de dacs com melhor desempenho sem ter que recorrer á velha máxima de vender a perder dinheiro para poder comprar novo equipamento, compreendo e percebo que haja pessoas que gostam mais de ter tudo numa caixa mais funcional e facil de ligar, e mais confortável para usufruir.
No meu caso, tenho hoje uma visão diferente, com uma paixão enorme por música ,mas já lá vai o tempo que numa condição financeira mais desafogada era mais fácil comprar aparelhos,  tento gerir a paixão com mais equilíbrio não gastando quantias que possam de alguma forma desequilibrar as finanças .

A evolução nos DACs está de tal forma que parece os telemóveis a sair um modelo novo todas as semanas, existe alguns equipamentos no mercado versáteis como streamers tendo diversas ligações permitindo até no futuro a ligação por usb  de um DAC mais recente, ainda agora saiu mais um dacmagic plus da Cambridge.

Depois a facilidade de ligar e ouvir música a qualquer hora sem grandes preocupações em modo automático, e há umas rádios tão fixes que podem estar a tocar dias completos sem chatear, é só saborear a beleza infinita do som musical que comunica com os nossos sentidos ou sensibilidade

Por favor sejam responsáveis e mantenham-se saudáveis, tenho diversos amigos e conhecidos infectados

masa e ricardo.canelas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyQua Jan 27 2021, 12:29

Olá a todos,

Material já rececionado e caixinha já montada

Streaming para insatisfeitos Img_2014

Agora vamos ver como corre o resto Streaming para insatisfeitos 707387

cheers

TD124, masa e ricardo.canelas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyQua Jan 27 2021, 13:10

Goansipife escreveu:
Olá a todos,

Material já rececionado e caixinha já montada

Streaming para insatisfeitos Img_2014

Agora vamos ver como corre o resto Streaming para insatisfeitos 707387

cheers

That was fast!

And now starts the fun! dvil
Which software did you chose?

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyQua Jan 27 2021, 13:12

Goansipife escreveu:
...Material já rececionado e caixinha já montada ...
Streaming para insatisfeitos Img_2014

Fogo!!!... que eficacia, a essa velocidade daqui a bocado jà està a "streamar"  Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyQua Jan 27 2021, 13:14

Hi Manfred

I'm following what was indicated by ricardo.canelas

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyQua Jan 27 2021, 19:42

Olá a Todos, novamente

Segui, rigorosamente, todos os passos do Ricardo e... NADA! Música não deita...

Não sei o que poderá estar a falhar????


Será por o Moode não reconhecer o meu Dac????

Streaming para insatisfeitos 317942
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyQua Jan 27 2021, 19:56

Here another application for a Pi based streamer: YouTube audio playback to the main system, without any physical connection:

Streaming para insatisfeitos Bildsc12

The sound quality of this concert (despite the promising picture it's no video, only audio) is acceptable, unfortunately it has audible hum on the right channel...
But a little live atmosphere is very welcome in these times!

Excellent trio, btw.!
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyQua Jan 27 2021, 20:47

Neste momento nem já o endereço de IP do moode corre. Agora dá-me "Internal Server Error 500"

Não é nada que eu não esperasse....

Sendo eu tão nabo com Informática, acredito que algo tenha corrido mal ou com erro meu, mas não consigo ver o quê scratch Streaming para insatisfeitos 524928826

cheers

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyQua Jan 27 2021, 21:13

Goansipife escreveu:
Neste momento nem já o endereço de IP do moode corre. Agora dá-me "Internal Server Error 500" ...

Um pouco de paciência e utilisa Google para tentar compreender, hà muita informação ... eu também não sou um especialista da informatica, mas nunca tive problemas de configuração com os Raspberry scratch

Coragem ... alguém vai te dar uma ajudinha cheers

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyQua Jan 27 2021, 21:18

Podes sempre tirar o pi da alimentação e começar de novo. Se continuar podes tentar uma busca no Google, mas o mais simples pode mesmo ser tirar o SC card, formatar e passar o SO lá para dentro outra vez, começando do zero.
Que dac tens? Entretanto posso tentar encontrar refs a pessoas com o mesmo setup.

Se persistir podemos combinar uma chamada e tentar servir de apoio técnico, sinto-me responsável por quem experimentar isto Very Happy

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyQua Jan 27 2021, 21:27

ricardo.canelas escreveu:
... Se persistir podemos combinar uma chamada e tentar servir de apoio técnico, sinto-me responsável por quem experimentar isto Very Happy

2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyQua Jan 27 2021, 21:33

ricardo.canelas escreveu:
Podes sempre tirar o pi da alimentação e começar de novo. Se continuar podes tentar uma busca no Google, mas o mais simples pode mesmo ser tirar o SC card, formatar e passar o SO lá para dentro outra vez, começando do zero.
Que dac tens? Entretanto posso tentar encontrar refs a pessoas com o mesmo setup.

Se persistir podemos combinar uma chamada e tentar servir de apoio técnico, sinto-me responsável por quem experimentar isto Very Happy

O Dac é o Marantz HD-DAC1

Vou fazer isso. Obrigado, mais uma vez

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyQui Jan 28 2021, 00:19

Olá Gonçalo

Eu tive um problema com o chrome não conseguia entrar no moode, e troquei pelo Edge e funciona bem, já foste ao audio procurar a versão do teu raspberry pi?
Isso é problema de configuração quase de certeza, eu por exemplo ainda não consegui por o Tidal a tocar tenho que ver no youtube , existem muitos tuturiais a explicar.
Que dac é o teu? ainda podes gravar outro cartão com outro media player como o picoreplayer e é só inserir no raspberry, é sempre um pouco confuso de princípio, eu com o max2play até fui comprar outro raspberry que não consegui ligar e no fim era a fonte de alimentação que não tinha corrente suficiente, paciência amigo que no final vais adorar a comodidade e o som também.

Saúde 2cclzes

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyQui Jan 28 2021, 11:08

Streaming para insatisfeitos 438006128 Streaming para insatisfeitos 438006128

Streaming para insatisfeitos 3832313845 Streaming para insatisfeitos 3832313845

Olá Pessoal


Já toca com Tidal e tudo


Fantástico

Ao Ricardo Canelas, por toda atenção e camaradagem o meu Muito Obrigado!

A todos os restantes companheiros que incentivaram a manter alto o astral deste ZERO Informático Bem Haja a Todos

cheers

Gonçalo António da Silva Pinto Ferrão

Alexandre Vieira, masa, ricardo.canelas e neo_2018 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyQui Jan 28 2021, 11:20

Já agora Malta...

Chamo a atenção que no meu caso e muito provavelmente para o meu DAC (Marantz HD-DAC1), este ponto induziu-me em erro

«Ligem o vosso dac por usb. Na lista I2S pode haver o vosso dac, pode ser reconhecido automaticamente, se não for escolham um e sigam.»

Na realidade comigo funcionou quando deixei o campo Device = None e depois, em baixo, em MDP Options / MDP Settings, fazendo EDIT, passamos para outro grupo de opções de configuração - MDP Config e em Audio output, campo, Output Device, pude então encontrar o meu Dac.

Fica aqui a dica, para todos os interessados.

cheers

Alexandre Vieira, masa e ricardo.canelas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyQui Jan 28 2021, 12:15

Goansipife escreveu:
Já agora Malta...

Chamo a atenção que no meu caso e muito provavelmente para o meu DAC (Marantz HD-DAC1), este ponto induziu-me em erro

«Ligem o vosso dac por usb. Na lista I2S pode haver o vosso dac, pode ser reconhecido automaticamente, se não for escolham um e sigam.»

Na realidade comigo funcionou quando deixei o campo Device = None e depois, em baixo, em MDP Options / MDP Settings, fazendo EDIT, passamos para outro grupo de opções de configuração - MDP Config e em Audio output, campo, Output Device, pude então encontrar o meu Dac.

Fica aqui a dica, para todos os interessados.

cheers

My bad, na minha versão do Moode isto funciona bem assim, aparentemente na 7 (que presumo que tenhas descarregado, vou ver se actualizo esta semana) o MDP já tem mais responsabilidades.

Já agora, ligem o dac ao rPi antes de ligarem o rPi, pode evitar alguns problemas de reconhecimento também.
Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyQui Jan 28 2021, 13:50

Sim, a minha versão é a 7.0.1 de 23/12/2020

Streaming para insatisfeitos 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13359
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyQui Jan 28 2021, 14:51

Enalteço a atitude de entreajuda dos companheiros, pois, a meu ver, esse princípio é primordial para a existência deste fórum. cheers

Goansipife escreveu:
Já toca com Tidal e tudo (...)

Finalmente, Goansipife faz uso do dedal como instrumento musical. Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyQui Jan 28 2021, 15:43

Bravo Gonçalo!!!

Now, who is next? Alexandre Vieira? José Miguel??

bounce


Última edição por mannitheear em Qui Jan 28 2021, 17:04, editado 1 vez(es)

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyQui Jan 28 2021, 16:03

I'd bet on both!!!

Streaming para insatisfeitos 491368
Ir para o topo Ir para baixo
masa
Membro AAP



Mensagens : 411
Data de inscrição : 29/01/2013
Idade : 78
Localização : Vale de Milhaços

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptyQui Jan 28 2021, 19:14

Gonçalo depois de mais uns cabelos brancos vem a pergunta :
Temos uma reprodução soberba ,agradável ou nem por isso ?
Ir para o topo Ir para baixo
masa
Membro AAP



Mensagens : 411
Data de inscrição : 29/01/2013
Idade : 78
Localização : Vale de Milhaços

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptySex Jan 29 2021, 11:57

Gonçalo não faças caso da minha pergunta anterior .Confundi com um dac .
O sacana do velho cada vez está pior .
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptySex Jan 29 2021, 14:13

masa escreveu:
Gonçalo depois de mais uns cabelos brancos vem a pergunta :
Temos uma reprodução soberba ,agradável ou nem por isso  ?

masa escreveu:
Gonçalo não faças caso da minha pergunta anterior .Confundi com um dac .
O sacana do velho cada vez está pior .

Amigo Armando,

Sem problema...

Na minha experiência, já relatada aqui no fórum, com equipamento o qual, no seu todo custava o preço de um carro de luxo (pese embora nem um nem outro me soam a bons investimentos  scratch ), o conjunto vinha acompanhado de um servidor streaming da Innous, com capacidade interna para 8 terabites de armazenamento de ficheiros de música mais o iPad do dono que o adquiriu, com a aplicação Roon instalada, que, no final, eu fiquei com forte impressão de muito do alto nível de escuta percecionado se ficar a dever (se não a esmagadora maioria)  a este equipamento, nomeadamente em termos de evitar muito do lixo de rede.

A minha prática de ouvir dacs em "ambiente" de streaming direto ou ficheiros locais tinha sempre a configuração idêntica à abaixo representada, até à chegada do Raspberry PI4.

Streaming para insatisfeitos Captur13

Até à chegada do RPI e as preciosas instruções do Ricardo Canelas, eu sentia sempre que algo não corria exatamente como mais desejava e já tinha pressentido ser razão para tal as tais limitações de rede. Como ainda por cima, o computador utilizado era o computador de trabalho da cara metade a situação não era também muito agradável. Andava nos intervalos.

Agora, as coisas mudaram de figura e radicalmente para melhor. Com o Raspberry Pi4 + o Moode Audio (Sistema Operativo e Media) + o BubbleUpnp, aquilo que perceciono para melhor e logo à partida é uma maior lisura e clareza no processo musical em curso, sendo que estas qualidades influenciam, na minha opinião, outras caraterísticas não menos importantes, por exemplo: transparência, neutralidade e detalhe.

Também me parece haver uma maior aproximação aquilo que normalmente atribuímos ao som analógico em formato vinil, mas sem os problemas de dinâmica e coloração de que muitas vezes este é acusado e com alguma verdade.

Estou manifestamente muitíssimo satisfeito com esta solução, ainda para mais ao preço de 100 paus (103.81, para ser exato) é verdadeiramente uma lança em África.

Se já não me veria a adquirir um equipamento ao preço do Innous (embora este tenha outras facilidades, como ripping automático da coleção de CDs e armazenamento interno), agora ainda muito menos! Sincera e honestamente, eu não consigo distinguir diferenças.

Nada contra quem queira e possa investir nestes equipamentos a estes preços, tanto mais que estamos perante uma tecnologia que está em perfeito turbilhão de constantes evoluções e, estimo, que como os dacs, alguns já aqui referidos, puxem os preços para baixo.

Abraço. Estou a ficar doido com esta pandemia que não nos deixa reunir em franco convívio.

cheers
Gonçalo

Alexandre Vieira, masa, ricardo.canelas e neo_2018 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptySex Jan 29 2021, 16:10

Goansipife escreveu:

Na minha experiência, já relatada aqui no fórum, com equipamento o qual, no seu todo custava o preço de um carro de luxo (pese embora nem um nem outro me soam a bons investimentos  scratch ), o conjunto vinha acompanhado de um servidor streaming da Innous, com capacidade interna para 8 terabites de armazenamento de ficheiros de música mais o iPad do dono que o adquiriu, com a aplicação Roon instalada, que, no final, eu fiquei com forte impressão de muito do alto nível de escuta percecionado se ficar a dever (se não a esmagadora maioria)  a este equipamento, nomeadamente em termos de evitar muito do lixo de rede.

.....

Até à chegada do RPI e as preciosas instruções do Ricardo Canelas, eu sentia sempre que algo não corria exatamente como mais desejava e já tinha pressentido ser razão para tal as tais limitações de rede. Como ainda por cima, o computador utilizado era o computador de trabalho da cara metade a situação não era também muito agradável. Andava nos intervalos.

Agora, as coisas mudaram de figura e radicalmente para melhor. Com o Raspberry Pi4 + o Moode Audio (Sistema Operativo e Media) + o BubbleUpnp, aquilo que perceciono para melhor e logo à partida é uma maior lisura e clareza no processo musical em curso, sendo que estas qualidades influenciam, na minha opinião, outras caraterísticas não menos importantes, por exemplo: transparência, neutralidade e detalhe.

Também me parece haver uma maior aproximação aquilo que normalmente atribuímos ao som analógico em formato vinil, mas sem os problemas de dinâmica e coloração de que muitas vezes este é acusado e com alguma verdade.

Estou manifestamente muitíssimo satisfeito com esta solução, ainda para mais ao preço de 100 paus (103.81, para ser exato) é verdadeiramente uma lança em África.

Se já não me veria a adquirir um equipamento ao preço do Innous (embora este tenha outras facilidades, como ripping automático da coleção de CDs e armazenamento interno), agora ainda muito menos! Sincera e honestamente, eu não consigo distinguir diferenças.

Nada contra quem queira e possa investir nestes equipamentos a estes preços, tanto mais que estamos perante uma tecnologia que está em perfeito turbilhão de constantes evoluções e, estimo, que como os dacs, alguns já aqui referidos, puxem os preços para baixo.

Abraço. Estou a ficar doido com esta pandemia que não nos deixa reunir em franco convívio.

cheers
Gonçalo

This is also my experience, that a Raspberry Pi solution is better than connecting the DAC simply to a PC.

But I never heard a comparison between a Pi streamer and the "big" streamers, like Innuos Zenith or the really expensive ones like the Antipodes K50. There is a thread in a German forum where one member found the Antipodes even much better than the Innuos. I'm very sceptic, but have never compared myself!

You mentioned that the Innuos has more functions, and indeed I find such a one box solution which can even rip CDs very attractive. I always catch myself considering a Cocktail Audio X50D which does it all, has every digital output (SPDIF, USB, I2S) and works even without any network, if necessary! But how does that compare to a Pi? I don't know!

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptySex Jan 29 2021, 17:02

Hi

I do really can't listen to the differences between Innous and RPI4 only as a server, speeking. I realize that someone do it, but not me.

I'd like ripping any time forward my CD collection. I'm also on dematerializing path.

However before Raspberry, Innous has been the only server device I ever had any approach to

The Raspberry Pi4 was a real and a wonderful surprise. It's amazing good

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
masa
Membro AAP



Mensagens : 411
Data de inscrição : 29/01/2013
Idade : 78
Localização : Vale de Milhaços

Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos EmptySex Jan 29 2021, 17:09

Diz o Gonçalo: (Estou a ficar doido com esta pandemia que não nos deixa reunir em franco convívio).
É um teste à paciência do pessoal . E o bichinho quer é que nós percamos a paciència .Vamoa aguentar firmes mais uns tempos ,depois a desforra sabe melhor .
Obrigado pelo esclarecimento ,vou também experimentar esse zingarelho .No olx aparecem alguns já montados e com acessórios .
1 abraço e não desesperes .

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Streaming para insatisfeitos Empty
MensagemAssunto: Re: Streaming para insatisfeitos   Streaming para insatisfeitos Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Streaming para insatisfeitos
Ir para o topo 
Página 1 de 4Ir à página : 1, 2, 3, 4  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Streaming para insatisfeitos - pt 2 - Roon
» Caixa acústica wireless audio streaming uma nova era
» Audio Streaming
» Streaming apps
» HighResAudio.com - streaming Hi-Res LOSSLESS

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Digital-
Ir para: