Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas

Ir para baixo 
+5
mannitheear
Alexandre Vieira
anibalpmm
ricardo.canelas
TD124
9 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
TD124
Membro AAP



Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptyTer Jul 20 2021, 11:35

José Miguel escreveu:
...Colunas desse tamanho no nosso carrito!?! affraid
E nós, vamos no tejadilho... Smile ...

As Cassia foram imaginadas no espirito IKEA ... flatpack e montagem em casa com chave de fendas fornecida pela Cinnamon Fine Audio, trata-se de um ecofriendly product Laughing

Por isso, as colunas vão na mala, e visto que voçês são amigos, uma garrafa de branco (ou de rouge) serà fornecida para matar a sede durante a montagem e uma garrafa de Champagne millésimé para ser aberta durante a primeira escuta também serà fornecida mediante uma pequena participação financeira, com as devidas flautas assinadas é claro! Isto é o que eu chamo praticar um serviço comercial exigente e elegante Cool

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptyTer Jul 20 2021, 12:11

TD124 escreveu:


(...) Para mim isto apareçeu como uma proeza técnica da parte das colunas e impressionou-me mesmo se não é a garantia de um Graal Sonoro...

(...)

O Paulo toca um ponto essencial, não sei se propositadamente ou nem por isso.

Colocar a palavra “um” antes de “Graal” faz toda a diferença, pois elimina (!) o mito de existir apenas “um” – curioso como o jogo de palavras muda tudo e a mesma palavra usada em contextos diferentes ora indica uma coisa ora o seu contrário. (que vai ao encontro do estranha-se ou entranha-se)

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Holy-grail-indiana-jones-gif-3

A cultura Pop mostrou-nos um dia como o Graal pode ser uma ratoeira, quem o procura deve entender o que está a procurar. Na tentativa de beber por ele e encontrar a vida eterna, pode acabar-se a encontrar um precipício que conduz a um lugar pouco simpático – nem tudo o que parece é.

No áudio é a mesma coisa, por isso insisti que se falasse mais sobre estas colunas. O que não se conhece, não se compreende. O que se conhece, mesmo pela via da prática teórica, já se pode compreender e, no acto de escolha ou perante a oportunidade de acção prática, seguir o caminho que nos leva para lá da aparência.

Seguirei atento, no dia em que beber deste/por este “copo” poderei falar dele e de outros copos, as diferenças introduzidas ao que por eles se bebe. O Bom copo, já se sabe, é o que nos garante experimentar o melhor que nele se encontra – deixo a cada um tentar compreender o que isso é. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptyTer Jul 20 2021, 12:18

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
...Colunas desse tamanho no nosso carrito!?! affraid
E nós, vamos no tejadilho... Smile  ...

As Cassia foram imaginadas no espirito IKEA ... flatpack e montagem em casa com chave de fendas fornecida pela Cinnamon Fine Audio, trata-se de um ecofriendly product Laughing

Por isso, as colunas vão na mala, e visto que voçês são amigos, uma garrafa de branco (ou de rouge) serà fornecida para matar a sede durante a montagem e uma garrafa de Champagne millésimé para ser aberta durante a primeira escuta também serà fornecida mediante uma pequena participação financeira, com as devidas flautas assinadas é claro! Isto é o que eu chamo praticar um serviço comercial exigente e elegante Cool

cheers

Quase... mas eu por vezes observo e há nas Cassia um barra vertical de suporte que não cabe na mala de um carro redondo - a menos que trespasse o carro da mala até ao tabelier. Laughing
As colunas parecem ser bem inertes.


Quanto ao vinho, quando vamos dois, é "rouge" - e já me apegou o gosto. Wink

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptyTer Jul 20 2021, 15:47

José Miguel escreveu:
...Colocar a palavra “um” antes de “Graal” faz toda a diferença, pois elimina (!) o mito de existir apenas “um” – curioso como o jogo de palavras muda tudo e a mesma palavra usada em contextos diferentes ora indica uma coisa ora o seu contrário. (que vai ao encontro do estranha-se ou entranha-se)

O Ricardo Ongaku fala de "apresentação sonora" eu utiliso mais o termo françês que é "estética sonora" mas o resultado dà no mesmo ... evidentemente que não existe um "Graal sonoro" mas vàrios, senão teriamos todos ou desejariamos o mesmo sistema! Também não hà um "Graal em vinho" mas vàrios, podendo este conçeito ser extensivel a vàrios dominios. Essa "apresentação sonora" é o elemento que faz que o melhor sistema do mundo não exista pois existerà sempre uma arbitragem sensitiva de um sistema. No entanto o que digo é perigoso pois pode levar cada um a achar que os "Graal" são um puro produto subjectivo. Na HiFi como no vinho, a capacidade a apreciar é o resultado da aprendizagem das regras e da experiência, é o fruto de um trabalho sobre si também ... sém isto, o conhecimento a partilha e a evolução tornam-se impossiveis nmho  Wink

A cultura Pop mostrou-nos um dia como o Graal pode ser uma ratoeira, quem o procura deve entender o que está a procurar. Na tentativa de beber por ele e encontrar a vida eterna, pode acabar-se a encontrar um precipício que conduz a um lugar pouco simpático – nem tudo o que parece é.

A HiFi não é o unico dominio no qual essa frase é, oh quanto verdadeira ... mas visto que aqui fala-se de audio, essa frase deveria estar em cabecilho do forum  Laughing

No áudio é a mesma coisa, por isso insisti que se falasse mais sobre estas colunas. O que não se conhece, não se compreende. O que se conhece, mesmo pela via da prática teórica, já se pode compreender e, no acto de escolha ou perante a oportunidade de acção prática, seguir o caminho que nos leva para lá da aparência.

Compreendi perfeitamente e por isso tentei exprimir as minhas sensações "objectivas" no que diz respeito às colunas do Ricardo, as minhas sensações subjectivas por natureza são-me pessoais. Penso ter dado a volta ao produto nos elementos que mereçem ser partilhados mas talvez haja mais a falar mas simplesmente não pensei ... por vezes é mais fàcil de responder do que adivinhar as perguntas e existe uma diferença entre apreciar um produto e fazer-lhe publicidade, uma nuance muitas vezes esquecida. Daqui a bocado vou à casa do Ricardo e terei a oportunidade de escutar as Cassia num ambiente doméstico, talvez essa experiência me abra novos chakras e sinta a necessidade de partilhar novos elementos, pelo momento creio ter dito globalmente o que penso...

Seguirei atento, no dia em que beber deste/por este “copo” poderei falar dele e de outros copos, as diferenças introduzidas ao que por eles se bebe. O Bom copo, já se sabe, é o que nos garante experimentar o melhor que nele se encontra – deixo a cada um tentar compreender o que isso é. Smile

Gostei dessa frase e de tudo o que ela subentende  Wink

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptyTer Jul 20 2021, 16:15

José Miguel escreveu:
... Quanto ao vinho, quando vamos dois, é "rouge" - e já me apegou o gosto. Wink

Quando leio isso, não posso deixar de pensar às pessoas que me dizém que para elas o audio é sobretudo valvulado, ou classe A, ou vinil, ou digital e etc ... para mim, é como ir sempre à mesma praia, cidade ou pais, ora que o mundo é grande e hà tanto para descobrir e quém sabe, nessa descoberta encontrar o "seu lugar" no mundo!...

Como no audio, eu sou verdadeiramente um apaixonado pelo "mundo" do vinho e isto implica a curiosidade e o apego a todos os tipos de "bom vinho", independentemente da origem, cepa e vinicação. Cada instante tém o seu vinho, a sua musica e o seu sentir Wink

cheers

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptyTer Jul 20 2021, 18:20

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
... Quanto ao vinho, quando vamos dois, é "rouge" - e já me apegou o gosto. Wink

Quando leio isso, não posso deixar de pensar às pessoas que me dizém que para elas o audio é sobretudo valvulado, ou classe A, ou vinil, ou digital e etc ... para mim, é como ir sempre à mesma praia, cidade ou pais, ora que o mundo é grande e hà tanto para descobrir e quém sabe, nessa descoberta encontrar o "seu lugar" no mundo!...

Como no audio, eu sou verdadeiramente um apaixonado pelo "mundo" do vinho e isto implica a curiosidade e o apego a todos os tipos de "bom vinho", independentemente da origem, cepa e vinicação. Cada instante tém o seu vinho, a sua musica e o seu sentir  Wink

cheers  


Eu não quero desviar o tópico, ainda por cima ele promete desenvolvimentos com a reunião que vão ter (o Paulo e o Ricardo, entenda-se). Cá estarei para ler o que for possível partilhar depois. Wink


Paulo, não entenda a questão do vinho como a coloca, pelo menos da nossa parte. Entenda, peço-lhe, como a mensagem que escrevi antes sobre o áudio e onde referi o copo. Nós acabamos por gostar e aderir sempre a qualquer coisa mais e a qualquer coisa menos. A Luciana gosta bem mais de tintos, mas nunca negou provar um branco. Com o passar do tempo eu passei a gostar e a apreciar tintos. Não devemos cair no erro de esperar de um tinto o que um branco pode dar, ou o contrário. O Paulo diz bem, cada momento terá o seu vinho! Wink

No que toca a vinhos, há tanto para descobrir... é mesmo como no áudio. Não sou de nenhuma equipa, não visto camisolas disto ou daquilo. Procuro aprender e escolher o melhor possível - logo, procuro compreender.
Sou/somos naturalmente curiosos e isso nota-se até pela conversa aqui - não sou o único a levantar questões, sou apenas a mão visível que escreve. Smile Smile
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptyTer Jul 20 2021, 20:43

TD124 escreveu:
para elas o audio é sobretudo valvulado,
It happened to me that I was never interested in tubes in the first place but meanwhile almost all my electronics include tubes... Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 317942
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptyQua Jul 21 2021, 13:40

José Miguel escreveu:
...Eu não quero desviar o tópico, ainda por cima ele promete desenvolvimentos com a reunião que vão ter (o Paulo e o Ricardo, entenda-se). Cá estarei para ler o que for possível partilhar depois. Wink ... 

Como não podia deixar de ser, a reunião integrou grande musica, belissima comida e belos vinhos num unico instante magico, aonde a casa e a paisagem do Ricardo & Family foram um estojo cosy e surpreendente...

Como era de esperar, deveria dizer desejado, o comportamento das Cassia num quadro domestico não é a mesma coisa e isso superou as minhas expectativas. Apareçeu-me uma estética sonora que compensa subtilmente o caracter bipolar das colunas e leva-as para territorios mais conhecidos, ou habituais, sublinhando o que é paradoxal o caracter camaleão das mesmas...

1- A rapidez do tipo electroestàtico é acentuada mas sempre compensada pelo relevo o que cria uma materialisação credivel, o efeito diafano e algo surealista desapareçe por compléto...

2- O recorte e definição algo pronunciado (ampliado mesmo) e que fazia pensar às colunas isodinamicas do tipo Magnepan toma uma forma mais cheia e coesa, sém perder o cinzelado fino, criando assim uma imagem sonora finamente esculpida mas justa na densidade orgânica ... o equilibrio aqui està num fio admiravel!...

3- Ao contrario das colunas bipolares que téem tendência a criar um palco algo fosco e instàvel durante os momentos musicais complexos ou extremamente dinamicos e este fenomeno jà tinha sido notado durante a primeira escuta na adega ... ontém apareceu-me uma imagem larga e profunda, muito coesa na fase e perfeitamente estàvel como seria de esperar com grandes colunas do tipo ProAc e que acho extraordinarias neste critério...

Estes três pontos acentuam ainda mais o caracter camaleão da Cassia e leva-as para um espaço hibrido aonde surpreendentemente a reprdodução é virtuosa sém ser elitista ném extrema! Se o meu primeiro contacto com estas colunas criou um sentimento de admiração e respeito desta vez foi uma experiência perturbante aonde a nota artistica superou a técnica! Estas colunas são um lugar aonde é bom estar e que podem ser um lindo veleiro que nos transporte até aos limites da imaginação...

Desafiantes, radicais, exigentes e elitistas mas também, orgânicas e suaves ... em françês chama-se a isto la quadrature du cercle, ou seja, uma forma de ideal não longe (falta pouco) da perfeição...

PS: Contrariamente à primeira escuta pois tive duvidas, achei o sistema atràs em sintonia musical com as Cassia e deixo o meu bravo ao Viriatus e ao SMSL que indiscutavelmente sabem "cantar" Wink

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptyQua Jul 21 2021, 14:18

mannitheear escreveu:
TD124 escreveu:
para elas o audio é sobretudo valvulado,
It happened to me that I was never interested in tubes in the first place but meanwhile almost all my electronics include tubes... Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 317942

In what concerns my products, most of them have in fact tubes inside but they aren't "tube gear" ... the transistors arbitrate the so called "tube sound" to create a straight, uncoloured and clear presence that i prefer Wink

But what i wanted to say is that technology doesn't matter if you get what you want ... this is the final goal Wink
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptyQua Jul 21 2021, 18:56

TD124 escreveu:

(...)
Desafiantes, radicais, exigentes e elitistas mas também, orgânicas e suaves ... em françês chama-se a isto la quadrature du cercle, ou seja, uma forma de ideal não longe (falta pouco) da perfeição...

(...)

cheers

Ao ler a partilha do Paulo surgiu-me uma palavra Francesa na cabeça, uma que não tem tradução directa para o Português... essa palavra é "panache" - não vamos confundir com panachê, já falamos de vinho e não é preciso trazer a cerveja com refrigerante de limão. Smile

Pelo que leio, parece que o Ricardo conseguiu alcançar algo com "panache", não se ficou pelo atingir das metas, chegou lá com estilo e classe - creio que é mais ou menos isto.

Tudo parece muito bem, mas agora só me resta dizer: mais só ouvindo. dvil

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 4019496139
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptyQua Jul 21 2021, 21:15

José Miguel escreveu:
...Tudo parece muito bem, mas agora só me resta dizer: mais só ouvindo. dvil ...

Sim, existe uma forma de "panache" na maneira como o Ricardo levou, e desta vez assumo de o apelidar no sentido literal, este exercice de style até ao fim! Espero como dizia uma velha publicidade que a Cinnamon tenha vindo para ficar e nesse caso um dia ou outro os vossos sentidos vão cruzar as Cassia ou um dos produtos derivados ... se tal não for o caso, vão existir aqui e acolà alguns exemplares que serão as testemunhas do que por aqui tém sido escrito...

Não pude me impedir ontém de pensar aos meus dois amigos que se entranharam com estas colunas sém mesmo as terem escutado nas melhores condições ... penso que a proxima escuta serà um novo choque e tenho jà àgua na boca sò de imaginar a emoção nesse dia que serà regado e festejado como elas mereçem...

Estou persuadido que estas colunas vão criar um pequeno vent de panique em terras gaulesas e antevejo grandes discussões e entusiasmo à volta delas da parte de vàrias pessoas. Se este exercicio de estilo do Ricardo perpetuar a sua capacidade a estranhar e depois entranhar ... então ele possui os elementos e a aura do que faz um Sucess Product, é tudo o que lhe desejo...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptySex Jul 23 2021, 16:43

TD124 escreveu:

(...)

Estou persuadido que estas colunas vão criar um pequeno vent de panique em terras gaulesas e antevejo grandes discussões e entusiasmo à volta delas da parte de vàrias pessoas. Se este exercicio de estilo do Ricardo perpetuar a sua capacidade a estranhar e depois entranhar ... então ele possui os elementos e a aura do que faz um Sucess Product, é tudo o que lhe desejo...

cheers

Começando já pelo fim: repetir os votos de sucesso nunca é exagero. Smile


Uns dias sem visitar o fórum deram-me tempo para ganhar distância face a esta troca de palavras que por aqui fizemos. Vejo com imenso gosto as palavras de elogio do Paulo ganharem corpo, mas o que me deixa ainda mais desejoso de continuar a ler o que tem para dizer é essa sua crença no futuro que o inclui... dvil nos debates, pois claro.

Coloquei o bonequinho, pois sei que este poderá não ser o tempo ou o espaço, mas... creio que sim, que já é hora de se falar abertamente sobre umas colunas que merecem ser faladas e estão no Mercado. Então pergunto:
O Paulo pode adiantar que amplificador(es) vão conhecer as colunas em França, na nova casa?

Sabe que eu tenho um gostinho especial pela parte de amplificação no meio do sistema, a minha questão visa um tema que é de Áudio Geral, aqui, especialmente, estas colunas em particular - os drivers de baixas e muito baixas frequências estarão entregues a módulos pertencentes às colunas (cones leves e sensíveis a ser alimentados por bastante força deve ser igual a controlo/precisão), mas onde se encontra uma enorme quantidade de informação (gama média) e onde "moram" os detalhes finos (altas frequências) a conversa mudará e o amplificador do proprietário passará a ter algo para dizer.

Entendo que não se queira falar já disto, mas todas as colunas precisam "casar" com um amplificador. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptySáb Jul 24 2021, 10:49

José Miguel escreveu:
...mas o que me deixa ainda mais desejoso de continuar a ler o que tem para dizer é essa sua crença no futuro que o inclui... dvil nos debates, pois claro.

Coloquei o bonequinho, pois sei que este poderá não ser o tempo ou o espaço, mas... creio que sim, que já é hora de se falar abertamente sobre umas colunas que merecem ser faladas e estão no Mercado. ...

Entendo que não se queira falar já disto, mas todas as colunas precisam "casar" com um amplificador. Wink

O Ricardo deixou claro que este topico é um lugar ideal para coscuvilhar e muito mau para guardar segredos ... então, não sou eu que me vou meter a fazer uma forma qualquer de teasing...

Sim, creio poder ter um papel activo na difusão da Cinnamon pelas terras gaulesas e mesmo à volta e repito a minha crença na qualidade e perspectivas de sucesso do(s) produto(s) ... hoje ainda mais do que ontém! Assim, penso ter um papel não apenas nos debates que as colunas vão ocasionar mas mais geral...

Um dos pontos fortes conceptualmente das Cassia é a sua estructura "hibrida" que permite ao proprietario de ligar o amplificador da sua escolha afim de amplificar do baixo-médio até aos agudos, sendo esta zona muito mais rica em informações do que a banda grave confiada aos modulos da Hypex. Assim, torna-se evidente que o amplificador associado às colunas vai ter um papel fundamental no resultado sonoro ... neste aspecto, as Cassia são como qualquer outra coluna, fora a sensibilidade que as situa no campo da alta-sensibilidade podendo funcionar com aparelhos de muita fraca potência do tipo SE, como as cornetas!...

Na casa do futuro proprietario as Cassia vão ser associa das num primeiro tempo a blocos monofonicos valvulados da Manley que serão substituidos até ao fim do ano por blocos monofonicos PSET da Lamm. Esta substituição jà estava prevista antes das Cassia mas a crise sanitària perturbou os projectos...

A segunda pessoa interessada pelas Cinnamon também possui um amplificador PSE mas hibrido e integrado. Então, concretamente elas serão associadas a amplificadores a vàlvulas ... como na casa do Ricardo!...

cheers

ricardo.canelas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptySáb Jul 24 2021, 18:15

TD124 escreveu:

(...)
Sim, creio poder ter um papel activo na difusão da Cinnamon pelas terras gaulesas e mesmo à volta e repito a minha crença na qualidade e perspectivas de sucesso do(s) produto(s) ... hoje ainda mais do que ontém! Assim, penso ter um papel não apenas nos debates que as colunas vão ocasionar mas mais geral...

(...)
A segunda pessoa interessada pelas Cinnamon também possui um amplificador PSE mas hibrido e integrado. Então, concretamente elas serão associadas a amplificadores a vàlvulas ... como na casa do Ricardo!...

cheers

Paulo, uma vez que a conversa vai sendo alimentada com toda a tranquilidade... Smile

Quando escrevi e coloquei o diabinho não estava a pensar no seu papel como divulgador do projecto, curiosamente estava a pensar na amplificação. O primeiro par de Cassia já percebi que não terá a companhia de algo construído por si, quem sabe o segundo, terceiro... Wink

A razão de ter questionado prende-se com algo que vai ao encontro do que já ambos escrevemos sobre as colunas e região de informação, com a forma como se vai completar o espectro. Não duvido que a amplificação dedicada aos grandes drivers (baixas frequências) venha a permitir extrair muito do que sobra para alimentar com um amplificador à escolha. Aqui fico curioso com as potencialidades: baixas frequências precisas (rápidas, controladas, com o príncípio/meio/fim de nota bem definidos) serão como uma boa tela e permitirão dar asas a alguma variedade de "apresentação sonora".

Caso sejam usados outros amplificadores, permitam-me deixar o pedido: partilhem as experiências. Wink

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptySáb Jul 24 2021, 19:15

Pequeno esclarecimento: é o mesmo amplificador que orquestra toda o espectro, dos graves aos altos, o que temos no nosso sistema. As Cassia só têm uma entrada, para cabos de coluna. Acontece que nas frequências graves, em vez de um crossover normal passivo encontra-se uma componente activa e digital, cujo sinal resultante é reamplificado e enviado aos drivers dos graves. Não é por qualquer outro motivo que conto com a hypex para a reamplificação, é um amplificador transparente que deixa passar o carácter do amplificador original. O objectivo é preservar o sistema que existe a montante, dando uma pequena ajuda só onde preciso... Smile

mannitheear gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptySáb Jul 24 2021, 19:41

José Miguel escreveu:
...Não duvido que a amplificação dedicada aos grandes drivers (baixas frequências) venha a permitir extrair muito do que sobra para alimentar com um amplificador à escolha. Aqui fico curioso com as potencialidades: baixas frequências precisas (rápidas, controladas, com o príncípio/meio/fim de nota bem definidos) serão como uma boa tela e permitirão dar asas a alguma variedade de "apresentação sonora". ...

Olà, não tinha compreendido o bonequinho e efectivamente as primeiras Cassia na França não vão ter como companheiros amplificadores meus mas as fontes (Streamer e Dac) são da anTiTon e o sistema vinil também vai ser ... ainda é possivel que os amplificadores o sejam, mas actualmente seria prematuro de o afirmar Wink

Quanto à frase em negrito penso que tu (e talvez os outros) não tenham bem compreendido como funciona o amplificador de graves integrado nas Cassia. Esse amplificador oriundo de um construtor reputado (Hypex) funciona em escravo (slave) o que quer dizer que é atacado pelo sinal de potência (saida das colunas) do amplificador principal. Esse amplificador da Hypex respeita escrupulosamente a personalidade do sinal que lhe é dado então com um SE classico com graves boomy ... os graves das Cassia serão boomy!!!...

O amplificador da Hypex "copia" e amplifica os graves do amplificador principal, se este não tiver graves de qualidade as Cassia também não vão ter! Não é como um subwoofer que estaria directamente ligado à saida préamplificação, o amplificador da Hypex està ligado à saida do amplificador principal e mimetisa o que este lhe dà ... se for bom serà bom e se for mau serà mau! Por isso eu disse atràs que as Cassia necessitam material de topo para dar o seu melhor e deixei o elogio ao Viriatus e Dac SMSL...

Dito isto, partir da base que as frequências baixas das Cassia são como tu dizes; "precisas, rápidas, controladas, com o príncípio/meio/fim de nota bem definidos" é um erro. As baixas frequências das Cassia téem a apresentação sonora "exacta" das do amplificador principal, com a diferença de poderem ser corrigidas frequencialmente por um DSP...

ricardo.canelas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptySáb Jul 24 2021, 21:06

Paulo e Ricardo, já compreendi que errei ao pensar a estrutura de amplificação das Cassia. Não tinha ideia que seria assim como tão bem explicam, eu pensava-as literalmente activas daí ter sempre referido o casamento de amplificação e as características dos drivers.

Erro meu! Embarassed

Como há males que aparecem por bem... talvez a informação chegue a mais pessoas, A mim chegou! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptySáb Jul 24 2021, 22:40

José Miguel escreveu:
... eu pensava-as literalmente activas daí ter sempre referido o casamento de amplificação e as características dos drivers.

Vou ver como meter isso mais explícito no site!

Entretanto, siga a Orquestra

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptySáb Jul 24 2021, 22:49

ricardo.canelas escreveu:


Vou ver como meter isso mais explícito no site!

Entretanto, siga a Orquestra

Para seguir a Orquestra  venham daí essas colunas. Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptyTer Jul 27 2021, 12:41

ricardo.canelas escreveu:
José Miguel escreveu:
... eu pensava-as literalmente activas daí ter sempre referido o casamento de amplificação e as características dos drivers.

Vou ver como meter isso mais explícito no site!

Entretanto, siga a Orquestra

Caro Ricardo, apenas hoje consegui visitar (novamente) a página da Cinnamon e ao ler a descrição das Cassia tudo fica claro. Wink

Não sei se já foi alterado o texto, parece que sim. A minha minúscula ajuda vai desta forma: "here is only only one input: the speaker cable you always used." A palavra "only" aparece repetida, nada de grave. Wink


Para ver se eu entendo bem... o amplificador do sistema entrega "sinal" à totalidade das colunas, nas baixas frequências por meio dos NCore. A minha questão é: os NCore ao pegarem nesse "sinal" e entregarem às colunas, estão a "recriar" com maior força o que lhes chega, certo? Ou seja, um amplificador de 3 watts SET chegará na forma de extrato concentrado (tem as características com mais força) aos drivers das baixas frequências?

Cinnamon começa a aparecer-me como um belíssimo nome! Wink


Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptyTer Jul 27 2021, 15:59

José Miguel escreveu:
...os NCore ao pegarem nesse "sinal" e entregarem às colunas, estão a "recriar" com maior força o que lhes chega, certo? Ou seja, um amplificador de 3 watts SET chegará na forma de extrato concentrado (tem as características com mais força) aos drivers das baixas frequências?...

Sim, teoricamente sim... depois os resultados com um SET dessa potência ou mesmo mais (2A3 ou 300B = 3.5W ou 7/8W) podem ser muito aleatorios, mesmo com as Cassia. O mundo do audio com SET's de fraca potência pode ser magico ou ridiculo e a explicação do fenomeno é por demasiado complexa...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptyTer Jul 27 2021, 16:41

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
...os NCore ao pegarem nesse "sinal" e entregarem às colunas, estão a "recriar" com maior força o que lhes chega, certo? Ou seja, um amplificador de 3 watts SET chegará na forma de extrato concentrado (tem as características com mais força) aos drivers das baixas frequências?...

Sim, teoricamente sim... depois os resultados com um SET dessa potência ou mesmo mais (2A3 ou 300B = 3.5W ou 7/8W) podem ser muito aleatorios, mesmo com as Cassia. O mundo do audio com SET's de fraca potência pode ser magico ou ridiculo e a explicação do fenomeno é por demasiado complexa...

cheers

Há umas quantas coisas que aprendi por aqui, uma delas foi: as coisas não são tão simples como podem parecer. Wink


Com a imagem que usei eu não queria tornar a pergunta simplista, mas passou-me o jogo de palavras pela cabeça ao ler no site da marca, o nome da marca... não queria alongar-me em excesso no registo escrito, por isso tentei deixar a pergunta clara.

Faz tempo que tenho para mim que controlar grandes drivers requer alguma arte, pois não os basta colocar a mexer, também é preciso controlar os movimentos e a paragem. Assim o que eu fiquei a pensar foi: o "power" está nos NCore, que por serem como a água (quase sem sabor), vão ser temperados por aquilo que lhes chega.

Voltei a cair numa imagem algo tonta, mas foi o que pensei. Desta forma forma os grandes drivers estarão bem controlados, mas não deixará de existir a tal possibilidade de dar às baixas frequências a "apresentação sonora" de que se gosta, as colunas não são castradoras para o utilizador. Wink

Se me lembrar de mais alguma coisa, eu pergunto. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptyTer Jul 27 2021, 18:06

José Miguel escreveu:


Há umas quantas coisas que aprendi por aqui, uma delas foi: as coisas não são tão simples como podem parecer. Wink


Tenho uma grande tendência a simplificar tudo como primeira aproximação, conheço a sensação Smile

José Miguel escreveu:


Faz tempo que tenho para mim que controlar grandes drivers requer alguma arte, pois não os basta colocar a mexer, também é preciso controlar os movimentos e a paragem.


Queria lançar aqui a ideia de isso poder funcionar ao contrário, se for pensado para tal.

As Cassia têm drivers de 15", dois e tudo! Parece exagero, demasiado, difícil de mexer e controlar. Bem... para ser simplista, o maior descritor para a capacidade de graves é o volume que os drivers conseguem colocar em movimento. Com dois drivers de 15", consigo colocar em movimento o mesmo por canal que usando 9 drivers de 8", se tiverem a mesma excursão. O resultado é que os drivers das Cassia quase não se mexem! Se quase não se mexem não há grande coisa a controlar, nem precisam de muita corrente, e mesmo assim têm 250W com um factor de amortecimento muito alto por detrás. Acho que os NCore nunca passaram de um dígito de potência fornecida.

Pouco movimento dos cones sempre foi um objectivo importante para mim. Pensemos assim: cada vez que virem os cones a mexer a olho nú, é literalmente distorção harmónica que estão a ver ser produzida.

José Miguel escreveu:


Voltei a cair numa imagem algo tonta, mas foi o que pensei. Desta forma forma os grandes drivers estarão bem controlados, mas não deixará de existir a tal possibilidade de dar às baixas frequências a "apresentação sonora" de que se gosta, as colunas não são castradoras para o utilizador. Wink


Sim, a ideia é mesmo essa. Com todo o espaço por onde o sistema tem para se esticar sem nunca tocar nos limites de operação de nada, temos a apresentação que quisermos, não apenas a possível porque não dá mais ou menos.

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptyTer Jul 27 2021, 19:55

José Miguel escreveu:
...Faz tempo que tenho para mim que controlar grandes drivers requer alguma arte...

Eu tenho para mim que controlar qualquer driver é complicado pois as colunas que ouvi tornarem grandes amplificadores quase ridiculos foram as ProAc Ref8Sig, as Boston Lynnfield e as Sonus Guarnieri ... todas pequenas colunas com pequenos drivers Wink

Talvez mesmo os pequenos drivers sejam mais complicados do que os grandes devido à sensibilidade scratch

Question
Ir para o topo Ir para baixo
mannitheear
Membro AAP
mannitheear


Mensagens : 1392
Data de inscrição : 01/08/2013

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptyTer Jul 27 2021, 20:46

ricardo.canelas escreveu:
Com dois drivers de 15", consigo colocar em movimento o mesmo por canal que usando 9 drivers de 8", se tiverem a mesma excursão. O resultado é que os drivers das Cassia quase não se mexem!
I can confirm that from my own experience. Auditioning my speakers (which have two 12 inch drivers) the builder played them at the end very very loud with only 4 W from a SET while the movement of the drivers remained very low, and not only with Rock which has not much deep bass but also with the room shaking big Chinese drums.

ricardo.canelas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptyTer Jul 27 2021, 20:49

TD124 escreveu:
José Miguel escreveu:
...Faz tempo que tenho para mim que controlar grandes drivers requer alguma arte...

Eu tenho para mim que controlar qualquer driver é complicado pois as colunas que ouvi tornarem grandes amplificadores quase ridiculos foram as ProAc Ref8Sig, as Boston Lynnfield e as Sonus Guarnieri ... todas pequenas colunas com pequenos drivers Wink

Talvez mesmo os pequenos drivers sejam mais complicados do que os grandes devido à sensibilidade scratch

Question

Paulo, longe de mim querer passar a ideia de exclusividade do "problema", eu apenas me referi aos grandes pelo facto de estarmos a falar num tópico onde as colunas são as Cassia - os "pequenos" são sensíveis, os grandes também, mas têm muito corpo para movimentar.

Eu compreendo, desde o início, algumas das escolhas do Ricardo, a questão do tamanho ficou logo clara: grandes drivers (diâmetro) movimentam muito ar e tal (ele explicou bem em cima, várias vezes), sendo leves e sensíveis ajuda muito. Contudo, por mais leves que sejam e por mais sensíveis ou por menor que seja o movimento exigido, é muita massa para colocar a mexer ou fazer parar. Wink

No fundo foi isto que me passou pela cabeça.


Os pequenos drivers, corrija-me se estiver enganado, só foram perdendo em sensibilidade pelo facto de os colocarem em caixas pequenas, pedindo-lhes coisas que são complicadas para eles (de forma muito simples, claro).

As nossas colunas têm drivers de 8", em volume moderado eu não os vejo mexer. A caixa é fechada/selada, não serão reproduzidas frequências muito baixas, mas o som rola (cai) de uma forma honesta e o que é reproduzido tem bom carácter. Para as fazer tocar alto não é preciso este mundo e o outro, mas para controlar (ter a mesma sensação de precisão e rapidez) já é preciso alguma coisita - temos essa experiência.


Não vamos desviar o tópico, o objectivo é falar das Cassia e da Cinnamon. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptyQua Jul 28 2021, 11:21

José Miguel escreveu:
...Contudo, por mais leves que sejam e por mais sensíveis ou por menor que seja o movimento exigido, é muita massa para colocar a mexer ou fazer parar. Wink

No fundo foi isto que me passou pela cabeça. ...

Compreendo que o bom sentido leve a visualisar as coisas assim mas tecnicamente não é exactamente assim! Os grandes drivers são mais pesados é verdade mas em contrapartida os movimentos do cone são de muito fraca amplitude o que lhes permite de funcionar em zonas lineares das suspensões acusticas (periferica e spider) ... tal não é o caso, bem ao contràrio, dos pequenos drivers. Na zona linear das suspensões a histerese de um grande driver é inferior à de um pequeno, mesmo se a massa é superior, e isto ajuda o amplificador. De mesmo para "parar" as suspensões de um grande driver, visto que pela fraca amplitude de movimento funcionam em zonas lineares, vão facilitar o trabalho do amplificador ao contrario dos pequenos drivers ... então o fenomeno visto de uma maneira simplificada é ao contràrio do que imaginaste. Lembro que para fazer "mexer" um driver o amplificador tém que lutar contra a elasticidade das suspensões o que cria a histerese (retardo) ... ora que para "travar" as suspensões vão ajudar o amplificador nesse trabalho! Assim "mexer" e "travar" é alternadamente um trabalho dificil e facil para o amplificador aonde o factor de amortecimento vai dar uma grande ajuda ... infelismente outros fenomenos indesejaveis vão ser criados tornando estes simples fenomenos em algo de mui complexo Wink

José Miguel escreveu:
...Os pequenos drivers, corrija-me se estiver enganado, só foram perdendo em sensibilidade pelo facto de os colocarem em caixas pequenas, pedindo-lhes coisas que são complicadas para eles (de forma muito simples, claro). ...

Um pequeno driver terà sempre menos sensibilidade (globalmente) do que um grande pois a sua superficie emissora (superficie du cone) é inferior. Um cone grande é capaz de mexer mais e ar e por consequência produz um nivel sonoro superior, é pura matemàtica e nada ou pouco tém a ver com o tamanho das caixas. A unica maneira de aumentar a sensibilidade de um pequeno cone é de lhe meter uma corneta à frente, como faz a Avangarde ... ou um muito grande motor (imane) o que lhe faz perder os graves. Para resumir, a sensibilidade de um driver aumenta com o diametro deste e se não é o caso, é que o grande driver foi optimisado para reproduzir o extremo grave e que a massa do seu cone foi artificialmente muito aumentada Wink

Alexandre Vieira, mannitheear e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 EmptyQua Jul 28 2021, 15:07

Eu bem alertei para a simplicidade da minha exposição. Smile

Paulo, agradeço a forma como tenta explicar estas coisas mais técnicas, é sempre um gosto ler. Wink

Este tema já foi abordado outras vezes, recordo-me de longas conversas com o Ricardo (onga-ku) incluído. No fundo o que deixa claro eu tinha em mente, eu relacionava com as caixas pelo facto de andarem a pedir coisas aos drivers que são cada vez mais complexas (para o tamanho, claro). As caixas ajudam na reprodução, não afectarão directamente a sensibilidade (mais uma vez de forma simples), mas a necessidade de colunas com caixas pequenas (o mercado pede) tem levado a perda de sensibilidade nas colunas, a impedâncias (parece-me) cada vez mais baixas e inconstantes (o que torna a carga mais complexa) e crossovers mais complexos para controlar tudo.


Voltando a centrar o tópico, pois o motivo merece: o fato destas colunas terem uma sensibilidade alta e uma curva de impedância ligeira deve-se às escolhas que o Ricardo Canelas fez, aquilo que eu vou designando de crenças base. O quão longe se consegue ir com essas crenças é que separa os projectos semelhantes (em crenças), permitindo ao resto do sistema um melhor lugar para ser e estar. Wink
(acredito no que o Paulo disse em cima, "pequenas" colunas podem mesmo fazer passar mal "grandes" amplificadores... já o vi/ouvi acontecer)

Agora vou abrir uma garrafita (Quinta Nova Unoaked), esta manhã marcou o fim de uma aventura de trabalho... resta-me outra, mas ainda assim mereço. Smile

Alexandre Vieira e ricardo.canelas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas   Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes
» Apresentação do Canelas
» Leilão de cassete da missão Apollo
» Cinnamon Cassia: Missão França
» O meu sistema/3 - válvulas...

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Eventos * Reportagens * Recortes de Imprensa :: Tertúlias * Encontros * Gastronomia-
Ir para: