Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes

Ir para baixo 
+6
Antero Pereira
TD124
José Miguel
neo_2018
JPEREIRA
ricardo.canelas
10 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySex 22 Jan - 17:28

Olá,

Vou tentar documentar o processo de evolução no design e eventual construção de um novo par de colunas. Tudo isto está aberto a discussão, gostava mesmo que se tivessem experiências contraditórias ou alertas para erros ou imprecisões deixassem aqui a vossa marca.

Vou tentar ser o mais preciso nas minhas escolhas e descrição do percurso, vai ser um post grande.

Objectivos:

- tentar uma reprodução linear preferêncialmente de 20 a 20kHz
- tentar interações saudáveis com a sala e corrígiveis onde problemáticas
- tentar preservar caracteristicas de reprodução que considero importantes (para além de frequencia de resposta) como resposta de impulso rápida, controlo de ressonâncias acústicas e eléctricas et al
- Desenhar um sistema modular, com drivers em bafles independentes, com filtragem em caixa própria, de modo a permitir a troca de elementos, experimentação e várias configurações sem ter que mudar tudo, apenas essa parte

Compromissos e preferências (à data)

1 - Drivers grandes. Tendo em atenção para não ter beaming na frequências de cada driver, quando maior melhor. Nada substitui capacidade de mexer ar. Ou temos uma grande superfície, ou temos um grande xMax ou ambos. Tenho preferência por maior superficie e menor xmax para música, por uma questão da natureza relaxada do som. Na verdade é fisica pura: menos movimento do transdutor normalmente resulta em menos energia acumulada e mair facilidade em cumprir transientes sem transmitir a sensação de estar em esforço.

2 - Drivers de sensibilidade muito alta. Sempre me foi muito fácil distinguir drivers muito sensíveis de outros. As colunas contenporâneas são, regra geral e por constrangimentos de design, muito pouco sensíveis. Os drivers são pouco sensíveis (arranjar qualquer coisa acima de 90dB W/m é relativamente exótico), os crossovers muito complexos. Funciona, mas perde-se muito rápidamente o impacto de uma gravação com uma grande amplitude dinâmica - antes de o crossover deixar passar aquilo e o driver lá chegar já estamos no decay e na nota seguinte (hipérbole, mas fica fácil de compreender)

3 - Controlo de directividade horizontal. Adoro dipolos. O modo com excitam uma sala é mais uniforme porque não são só as LF que viajam até à parede atrás das colunas (por terem uma dispersão naturalmente omindirectional) mas todas, porque são radiadas assim directamente dos drivers. Podemos ver a quantidade de fabricantes high end que nos últimos anos incluiram twetters a apontar para trás também, fora de fase com o frontal, para emular um dipolo. A Figura em 8 da dispersão ajuda a controlar o efeito das paredes laterais, em toda a gama.

4 - Controlo de directividade vertical. A panca de ter uma dispersão nas HF o mais esférica possível parece-me introduzir mais problemas do que soluções. Reflexões no tecto e chão são muito penalizadoras para uma imagem coerente e um som sem ringing. A escolha de um driver com uma directividade controlada (tendo um rolamento natural para beaming, isto é comportamento pistónico) nas HF garante o melhor desempenho possível, tendo no entanto um sweet spot vertical pequeno. Ou estamos sentados ou em pé para audição crítica, e as colunas estão configuradas para uma ou outra posição.

5 - Baixas frequências (LF). A dificuldade em garantir uma resposta linear num ambiente arbitrário é um factor que dificulta qualquer esforço de design de um sistema passivo nas LF. A sala é sempre ou demasidao reactiva, ou pouco, em várias ou poucas frequências. É um problema impossível de resolver sem ser com soluções à medida (ou colunas à medida, que só servem para aquela sala, ou salas à medida, que só servem para aquelas colunas, tratamento acústico da sala em fartura, modificações às colunas ou viver com isso porque pode até não ser um problema muito grave). Enter dsp. A correcção de frequências no domínio digital permite um ajuste rápido e eficaz (leia-se preciso) e para as LF pelo menos não vejo melhor compromisso.

6 - Pegada das colunas. As OB que tenho são muito largas (~50cm), para empurrar o LF cutoff por baffle loss o mais para baixo possível. Preciso de colunas mais finas (repare-se a contradição com a preferência por drivers grandes e a necessidade de estarem a apontar para a frente pela preferência por OB). Assumindo que vamos ter correção por dsp para as LF pelo menos, podemos corrigir isto também e manter a largura das colunas na largura dos drivers mais largos (assumindo que os podemos estimular mais uns quantos dbs sem distorcer).

7 - Custo. Não quero ter um projecto diy de 10k€. Gostaria de reutilizar o que tenho até ser obrigado a mudar.

Escolhas (à data)

- Altas frequências - Beyma TPL150H. Tenho esperiência com este driver, já tenho um par. São absurdamente bons. Já os alterei para serem dipolos, e ficamos com ~100dB de sensibilidade, são essencialmente lineares nos 1.5 - 30kHz, impedância constante de 8Ohm. Têm um carácter transparente, nunca revelam esforço, não distorcem. Se os levarem a distorcer, com 102dB de sensibilidade já ficaram surdos. Check nas preferências 1, 2, 3, 4 e 6. São caros, mas twetters são sempre caros. Não gostaria de passar estes drivers por um dsp, porque não tenho necessidade de os corrigir (a menos da atenuação das LF normal) e porque são muito sensíveis, incluindo a ruido. Aliado a estar muito feliz com a minha aplificação principal, vou fazer tudo para manter esta parte passiva. Podemos ter aqui um sistema hibrido.

- Baixas frequências - Beyma SM115N. Fiquei a conhecer estes woofers de 15" pelas colunas do Nuno Lopes, usou-as durante algum tempo, diria que com bom resultados Smile. Com 98dB de sensibilidade não precisam de muito para se mexer. São muito fáceis de trabalhar porque têm uma resposta constante nos 100-2000Hz, o que permitiria integrar directamente com o TPL e ficava o trabalho feito. Isso é o que tenho nas minhas primeiras colunas, é também a filosofia do Zeev da Pure Audio Project, que mui generosamente partilhou comigo as suas ideias e me permitiu copiar o conceito faz uns anos. Mas quero liberdade nas baixas frequências e isso muda tudo. Pelo mesmo motivo que dito para as HF, não queria obrigar as MF a ter dsp, pelo que podemos relegar os SM115 para LF exclusivamente, podendo ser alimentados por um sistema com dsp independentemente dos outros.
Alternativas há algumas, como por exemplo as Acoustic Elegance, mas o valor dispara para 3x mais. Podia ir para drivers menos sensíveis e contar com a amplificação e dsp para ajustar para isso, mas para já não vejo necessidade.

- Médias frequências - Temos alguma escolha neste registo, mas recaio na Beyma mais uma vez, sem qualquer tipo de motivo especial. Podia ter ido para umas B&C, mas as Beyma 8MC50Nd são de 8" e têm uma frequência de resposta particularmente suave até aos 1500Hz, não as tenho, mas neste momento já tenho confiança no construtor e nas suas medidas para efeito de escolhas de design.

Design electro-acústico (à data Very Happy)

- Os dois drivers de HF e MF vão estar no circuito passivo, um crossover paralelo com filtros de segunda ordem tipo butterworth com um Q ligeiramente inferior a 1 e atenuação com compensação de impedância para as HF visto que o driver é mais sensível. A escolha de os passar nos 1kHz pode parecer estranha, mas o TLP permite isso sem problemas que alguem tenha visto.

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Filter10

A simulação permite ver que temos que trocar a polaridade de um dos drivers para manter a coerência de fase no ponto do crossover. Se assim fizermos somos presentados com esta resposta modelada, sendo a resposta do tpl medida por mim (igual à da beyma com gated measurements no REW) e do médio tirado do sheet da beyma

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Fr10

A curva é só para os 2 drivers de MF e HF, falta juntar a resposta de dois 15" Smile O smoothing é com base na auditory ERB. A impedância fica sempre acima dos 6.5 Ohm e é suave, o que é saudável para qualquer amp

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Imp10

Condensadores ClarityCap, coils Jantzen wax foil coils, resistências Duelund. Pensei em autoformers para atenuação, mas são caros e difíceis de arranjar. Se alguém souber de alguma fonte perto de casa avisem Smile

Para a amplificação e dsp dos graves, temos algumas hipoteses, mas estou inclinado para os módulos Hypex Fusion FA251 pela versatilidade. Posso usar entradas de linha de um preamp, entradas digitais, ou entradas de alto nível e ter, aparentemente um unico amp a orquestrar o espetáculo. O atraso de poucos milisegundos não é relevante para as LF, e a conversão ADC extra à entrada não deveria levantar problemas de qualidade nestas frequências. Se levantar tenho outras hipoteses Very Happy De qualquer modo teriam ~500W ( vou passar os drivers em série, ficam a 16 Ohm, o amp apresenta 250W a 8 Ohm)

Desenho (à data)

Quero um desenho modular (baflles individuais) e mais rígido do que tinha nas colunas anteriores. Cheguei a uma espinha única por coluna, de onde saem braços para os baffles de cada driver. Os ângulos são ajustados para ter algum alinhamento na zona de audição

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Body10
Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Body_p10

As almas e braços são sandwiches em 3 partes, coladas com silicone líquido. Estou a estudar o impacto (principalmente financeiro) de fazer as exteriores em aluminio cortado a jacto de àgua e o interior em contraplacado. Haverá uma caixa para albergar os filtros e módulos de amplificação, feita no mesmo material e acabamento que acabar por escolher

Os cabos vão ser passados pelo interior das almas, vou usar conectores Neutrik de 8 polos e cabo Sommercable Elephant de 8 condutores entre os filtros e os drivers, só usando 6 se optar pelos graves em série mas ficando com a possibilidade de experimentar paralelo.

Os baflles também são duplos e seguem a mesma lógica de sandwich de borracha liquida a colar, embora os drivers apoiem apenas no baffle interior, o exterior é só para fornecer uma superficie nível e para acabar com liberdade.

No final vou ajustar o dsp (e tudo o resto que for preciso) com um UMIK-1 Measurement Microphone e usando o REW.

Isto ainda é coisa para algum tempo, entre maturar ideias, fazer 3D, estudar materiais... Até já tenho nome para a minha marca de áudio Very Happy


Última edição por ricardo.canelas em Sex 22 Jan - 21:54, editado 1 vez(es)

JPEREIRA, masa, neo_2018 e machiavelli gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySex 22 Jan - 19:03

Olá
Grato pela partilha

Parece ser um projecto interessante e realmente bem projectado ou idealizado mas possivelmente um pouco dispendioso para quem como eu se vai iniciar na descoberta das OB.

No meu projecto um pouco mais modesto mas também um pouco mais versátil pensando em outros possíveis projectos como o Horn loudspeakers ou linha de transmissão optei pelo Monacor SPA115 PA  2x para cada coluna a fazer baixas frequências
e o full range Tang bang W8-2145 para os médios com um tweeter de compressão só a irradiar para traz .
Tenho ideia de comprar um DBX driverack 2pa crossover activo que para mim como principiante me parece mais indicado e mais simples, pois andar a soldar componentes e afinar crossovers é areia demais para a minha camioneta  Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes 447836

Sempre tive curiosidade palas open bafle somente apontando o grave mais seco como defeito, vou começar com um projecto mais económico para os erros não saírem tão onerosos, será uma entrada modesta no mundo das Open mas estou muito entusiasmado com mais um motivo que alegra e motiva a desfrutar de emoções fantásticas que é a música, os sons e a descoberta de coisas novas  Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes 491368
É claro e sabido que o nosso amigo Nuno Lopes tem dedo nestes meus devaneios  Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes 693932

Mantenham-se seguros e responsáveis, depois da tempestade vem sempre a bonança  Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes 3832313845

masa e ricardo.canelas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySex 22 Jan - 19:08

Estou fascinado com o detalhe do seu projecto.

Infelizmente, não tenho nada a acrescentar, não tenho qualquer conhecimento em versões Open-Baffle.

Fazendo esse reparo, gostaria de colocar alguns pontos:

- Faz-me confusão emparelhar um tweeter state-of-the-art como o TPL-150H, com o Beyma SM115N. No entanto percebo que queira manter os drivers existentes.
Idealmente, sugiro que consiga desenhar uma estrutura que permita o upgrade futuro dos drivers de 15".
Além da AE, os drivers FlexUnits da Audiotechnology são provavelmente o topo nas ofertas de drivers hibridas PA/hi-fi, infelizmente com um preço a condizer (dentro dos valores dos AE).
Têm ainda a vantagem de poderem ser customizaveis às necessidades especificas do projecto.

- Presumo que os dois woofers de 15" se deva ao ponto "6 - Pegada das colunas.".
Caso ponderasse trocar as duas unidades de 15" por um driver de 18", o BMS 18N862 seria excepcional entre os 20-300Hz.

- Pessoalmente não gosto de amplificadores de placa. Para um projecto destes escolheria antes uma unidade DSP isolada (dbX, monacor, etc), juntamente com amplificação em separado.
Estas unidades BoXem-audio foram recentemente muito bem avaliadas no ASR, e incluem um mecanismo de "automatic on/off switching". Entrei em contacto com a marca, e esperam ter até ao final do ano uma versão com Hypex Ncore NC122MP + NC100HF, que permite amplificar uma coluna de 3 vias.
Idealmente, se tiver conhecimento para isso, sugeria até criar os seus próprios amplificadores, o Ncore NC122MP para a unidade de médios e de baixos, e o NC100HF (20db de gain) para o tweeter.

Infelizmente, pouco mais posso acrescentar, a não ser a minha inveja pelos conhecimentos que demonstra com este projecto, e que irei acompanhar com muito interesse Smile

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySex 22 Jan - 19:17

É um gosto ver um projecto assim apresentado, espero que inspire mais umas quantas pessoas a partilharem e a seguir esse caminho de construção com tamanha dedicação, empenho e cuidado (teórico e prático).

Não podendo dar dicas sobre potenciais melhorias, posso seguir com atenção e cá espero estar para ver a concretização.

Mãos à obra, vá partilhando os passos e efectivação das escolhas que ainda levantam dúvidas. Wink

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySex 22 Jan - 21:38

neo_2018 escreveu:


- Faz-me confusão emparelhar um tweeter state-of-the-art como o TPL-150H, com o Beyma SM115N. No entanto percebo que queira manter os drivers existentes.
Idealmente, sugiro que consiga desenhar uma estrutura que permita o upgrade futuro dos drivers de 15".
Além da AE, os drivers FlexUnits da Audiotechnology são provavelmente o topo nas ofertas de drivers hibridas PA/hi-fi, infelizmente com um preço a condizer (dentro dos valores dos AE).
Têm ainda a vantagem de poderem ser customizaveis às necessidades especificas do projecto.


Vou estudar estas hipóteses, mas na verdade o SM não é nada de se olhar de lado. Comparando a correr com o Flex (que não conhecia!) tem um Qts superior (importante para OB), quase metade da massa oscilante, 5dB mais sensível e se olharmos para a freq de resposta não é assim tão diferente. A freq de ressonancia aqui perde alguma importancia (OB, DSP). Mas vou ver com mais calma!

neo_2018 escreveu:


- Pessoalmente não gosto de amplificadores de placa. Para um projecto destes escolheria antes uma unidade DSP isolada (dbX, monacor, etc), juntamente com amplificação em separado.
Estas unidades BoXem-audio foram recentemente muito bem avaliadas no ASR, e incluem um mecanismo de "automatic on/off switching". Entrei em contacto com a marca, e esperam ter até ao final do ano uma versão com Hypex Ncore NC122MP + NC100HF, que permite amplificar uma coluna de 3 vias.
Idealmente, se tiver conhecimento para isso, sugeria até criar os seus próprios amplificadores, o Ncore NC122MP para a unidade de médios e de baixos, e o NC100HF (20db de gain) para o tweeter.


Também estou com dificuldades de estomago a engolir o placa da hypex, mas na verdade, o que eu quero é desmontar aquilo e usar só as componentes que preciso Very Happy Do site da hypex vemos as peças todas, mas só vendem a OEMs nesse formato. Nunca mandei para lá um mail a perguntar, mas desconfio qual será a resposta. A diferença de preço para qualquer uma destas soluções é astronómica, e quero mesmo mesmo ter umas entradas de alto nível... Sinto-me um pouco encostado à parede neste campo.
Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySex 22 Jan - 21:49

JPEREIRA escreveu:


No meu projecto um pouco mais modesto mas também um pouco mais versátil pensando em outros possíveis projectos como o Horn loudspeakers ou linha de transmissão optei pelo Monacor SPA115 PA  2x para cada coluna a fazer baixas frequências
e o full range Tang bang W8-2145 para os médios com um tweeter de compressão só a irradiar para traz .
Tenho ideia de comprar um DBX driverack 2pa crossover activo que para mim como principiante me parece mais indicado e mais simples, pois andar a soldar componentes e afinar crossovers é areia demais para a minha camioneta  Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes 447836

Sempre tive curiosidade palas open bafle somente apontando o grave mais seco como defeito, vou começar com um projecto mais económico para os erros não saírem tão onerosos, será uma entrada modesta no mundo das Open mas estou muito entusiasmado com mais um motivo que alegra e motiva a desfrutar de emoções fantásticas que é a música, os sons e a descoberta de coisas novas  Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes 491368
É claro e sabido que o nosso amigo Nuno Lopes tem dedo nestes meus devaneios  Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes 693932

Mantenham-se seguros e responsáveis, depois da tempestade vem sempre a bonança  Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes 3832313845

São componentes mais do que seguros, testados e amados por todos, não há por onde falhar muito com o dbx, oferece uma óptima maneira de experimentar uma e outra vez. No meu caso, nunca fiquei absolutamente satisfeito com médios e muito menos agudos activos a não ser em gamas de valor muito elevadas, não pela amplificação mas pelo processamento. Fiquei muito feliz a ouvir um sistema processado por um DEQX, mas a entrada de gama começa nos 2.5k€...

A boa notícia é que depois de saber exctamente como quer o crossover soldar é peanuts, parece assuador mas é mesmo simples, são circuitos com poucas partes e com muita margem de erro no manuseamento. Posso sempre dar uma ajuda Smile Os que aqui apresentei faz uns anos são feios para xuxu, feitos durante uma sesta de um bébé. Mas depois de fechada a caixa nunca mais os vi Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySex 22 Jan - 22:16

ricardo.canelas escreveu:
... Vou tentar documentar o processo de evolução no design e eventual construção de um novo par de colunas. Tudo isto está aberto a discussão, gostava mesmo que se tivessem experiências contraditórias ou alertas para erros ou imprecisões deixassem aqui a vossa marca.

Vou tentar ser o mais preciso nas minhas escolhas e descrição do percurso, vai ser um post grande. ...

Bravo pelo projecto e pela organisação preliminar! Hà algo que não compreendi, as novas colunas também serão abertas ou são caixas seladas? Infelismente eu e a electroacustica andamos zangados e não poderei ajudar em grande coisa...

Boa sorte e coragem nesse projecto, vou seguir com atenção cheers
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySex 22 Jan - 22:32

TD124 escreveu:
ricardo.canelas escreveu:
... Vou tentar documentar o processo de evolução no design e eventual construção de um novo par de colunas. Tudo isto está aberto a discussão, gostava mesmo que se tivessem experiências contraditórias ou alertas para erros ou imprecisões deixassem aqui a vossa marca.

Vou tentar ser o mais preciso nas minhas escolhas e descrição do percurso, vai ser um post grande. ...

Bravo pelo projecto e pela organisação preliminar! Hà algo que não compreendi, as novas colunas também serão abertas ou são caixas seladas? Infelismente eu e a electroacustica andamos zangados e não poderei ajudar em grande coisa...

Boa sorte e coragem nesse projecto, vou seguir com atenção cheers

Merci.

Sem caixa!

Já agora, deixei a inspiração das primeiras nos posts anteriores, mas estas também têm uma, menos assumida, mas forte na componente estética. Já tive o prazer de passar uma tarde com elas nos usa, e quem me dera ter os 250k€ que custam. Para gastar em outras coisas, claro, mas era bom de qualquer modo.

Deixo umas pistas, usam DEQX e são Open baffle claro Very Happy Quem adivinhar recebe um certificado de dívida de uma garrafa de Quinta da Folgorosa, a ser cobrado em dia mais livres.
Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySáb 23 Jan - 7:43

ricardo.canelas escreveu:
... Deixo umas pistas, usam DEQX e são Open baffle claro Very Happy Quem adivinhar recebe um certificado de dívida de uma garrafa de Quinta da Folgorosa, a ser cobrado em dia mais livres.

Kyron Audio Gaia Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes 447836

ricardo.canelas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySáb 23 Jan - 7:57

TD124 escreveu:
ricardo.canelas escreveu:
... Deixo umas pistas, usam DEQX e são Open baffle claro Very Happy Quem adivinhar recebe um certificado de dívida de uma garrafa de Quinta da Folgorosa, a ser cobrado em dia mais livres.

Kyron Audio Gaia Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes 447836
Que colunas são essas, Paulo!?!
Parecem saídas de um dos filmes Alien... affraid
A mesma Kyron tem as Kronos, têm DEQX, são dipolos e aproximam-se da imagem de módulos. O Paulo apontou ao topo e levará a garrafa. Smile

Não fosse pelo preço e questões técnicas, eu diria “PureAudioProject’s ", em termos de imagem tem a sua graça, pois mimetizam as grandes colunas de PA.

ricardo.canelas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySáb 23 Jan - 11:56

José Miguel escreveu:
TD124 escreveu:
... Kyron Audio Gaia Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes 447836

Que colunas são essas, Paulo!?!

Parecem saídas de um dos filmes Alien... affraid ...

Não sei!... o amigo ricardo.canelas deixou suficientemente de dicas para que o Google françês me leve até esse produto, não sei se é o bom mas gostaria de pousar os meus ouvidos no que essas colunas fazém !!!...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySáb 23 Jan - 12:25

ricardo.canelas escreveu:
... Condensadores ClarityCap, coils Jantzen wax foil coils, resistências Duelund. Pensei em autoformers para atenuação, mas são caros e difíceis de arranjar. Se alguém souber de alguma fonte perto de casa avisem Smile ...

Se pensa em autotransformadores com impedância constante para a atenuação posso lhe indicar alguns dos meus fornecedores na França, Holanda ou Polonia e que são capazes de os fazer em tecnologias diferentes sob medida, EI, Torico, C ou duplo C com os materiais de nucleo que queira: silicio orientado, permalloy, cobalto, amorfo ou hibrido!...

Os preços são (muito) caros efectivamente e em pequena quantidade ainda mais!!!...

PS: Não conheço os métodos modernos de correção ... mas no inicio dos anos 2000 tinha uma coluna a três vias com cornetas japonesas e graves da Altec em tri-amplificação e emprestaram-me um crossover activo e digital da BSS com o qual me regalei, não me lembro da referência ... infelismente o preço jà era caro nessa época!...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySáb 23 Jan - 13:23

TD124 escreveu:
ricardo.canelas escreveu:
... Deixo umas pistas, usam DEQX e são Open baffle claro Very Happy Quem adivinhar recebe um certificado de dívida de uma garrafa de Quinta da Folgorosa, a ser cobrado em dia mais livres.

Kyron Audio Gaia Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes 447836

Na verdade ouvi as Kronos, nunca as Gaia, e troquei os preços depois de confirmar agora, custam só metade, muito melhor. Leva o prémio de qualquer modo!

Fogem um pouco às descrições habituais, nem sei como começaria. Todo o sistema e sala eram de topo, o que dificulta isolar o efeito das colunas, mas nunca ouvi nada assim de umas coisas tão pequenas. A menos do design provocador, efectivamente desapareciam, nunca davam parte fraca, nunca se notava grão ou esforço.

Curioso que consegui identificar todos os componentes vísiveis das colunas: os drivers são comerciais (podem ter pequenas correções OEM mas duvido). O processamento é deqx e a amplificação ncore.

Tem que me dar umas pistas sobre os seus gostos em vinho, acho que conseguimos acomodar muitos gostos por aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySáb 23 Jan - 13:25

TD124 escreveu:
ricardo.canelas escreveu:
... Condensadores ClarityCap, coils Jantzen wax foil coils, resistências Duelund. Pensei em autoformers para atenuação, mas são caros e difíceis de arranjar. Se alguém souber de alguma fonte perto de casa avisem Smile ...

Se pensa em autotransformadores com impedância constante para a atenuação posso lhe indicar alguns dos meus fornecedores na França, Holanda ou Polonia e que são capazes de os fazer em tecnologias diferentes sob medida, EI, Torico, C ou duplo C com os materiais de nucleo que queira: silicio orientado, permalloy, cobalto, amorfo ou hibrido!...

Os preços são (muito) caros efectivamente e em pequena quantidade ainda mais!!!...

cheers

Ainda falamos quando lá chegar, isso pode ser muito interessante!
Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySáb 23 Jan - 13:31

ricardo.canelas escreveu:
... Tem que me dar umas pistas sobre os seus gostos em vinho, acho que conseguimos acomodar muitos gostos por aqui.

Ah!, estou contente de ter ganhado o prémio mesmo se o mérito vém das suas dicas e do Google!... sou um grande curioso, faça-me descobrir um vinho português que não conheço e estarei feliz com a descoberta!!!...

Gostaria de ter dado uma "orelhada" a essas colunas como foi o seu caso ... curiosidade e paixão Wink

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySáb 23 Jan - 13:46

TD124 escreveu:
ricardo.canelas escreveu:
... Tem que me dar umas pistas sobre os seus gostos em vinho, acho que conseguimos acomodar muitos gostos por aqui.

Ah!, estou contente de ter ganhado o prémio mesmo se o mérito vém das suas dicas e do Google!... sou um grande curioso, faça-me descobrir um vinho português que não conheço e estarei feliz com a descoberta!!!...

Gostaria de ter dado uma "orelhada" a essas colunas como foi o seu caso ... curiosidade e paixão Wink

cheers  
Eu elaboro a resposta correcta e o vinho vai para o Paulo!?!? Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes 524928826

Tudo bem, eu não posso mesmo ajudar em mais nada, tenho que study
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySáb 23 Jan - 13:56

ricardo.canelas escreveu:
Na verdade ouvi as Kronos ...
As Kronos usam 2 drivers Acoustic Elegance Smile
- https://aespeakers.com/kronos-kyron-audio-featuring-acoustic-elegance-woofers/

ricardo.canelas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySáb 23 Jan - 14:30

José Miguel escreveu:
Eu elaboro a resposta correcta e o vinho vai para o Paulo!?!? Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes 524928826 ...

Fui eu que respondi em primeiro Kyron Audio não Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes 447836

Mas, tudo bem posso partilhar um (pequeno) copo contigo Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes 843159

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes 933723
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySáb 23 Jan - 14:36

neo_2018 escreveu:
ricardo.canelas escreveu:
Na verdade ouvi as Kronos ...
As Kronos usam 2 drivers Acoustic Elegance Smile
- https://aespeakers.com/kronos-kyron-audio-featuring-acoustic-elegance-woofers/

Sim, e os médios e tweters (tem dois) são scanspeak illuminator.

De qualquer modo acho que não vou conseguir escapar ao AE, já tenho um quote deles e tudo para 4 15", mas vou ser teimoso e experimentar os beyma antes. Até porque já os tenho Very Happy

neo_2018 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySáb 23 Jan - 14:43

TD124 escreveu:

Fui eu que respondi em primeiro Kyron Audio não Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes 447836

Mas, tudo bem posso partilhar um (pequeno) copo contigo Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes 843159

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes 933723
O quiz não funciona como o exame de código da estrada!?!?
Há sempre uma resposta mais completa. Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes 933723

Vamos lançar o desafio ao Ricardo Canelas, terminar o projecto e partilhar ele o vinho durante uma visita guiada. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Antero Pereira
Membro AAP



Mensagens : 121
Data de inscrição : 22/04/2013

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySáb 30 Jan - 0:11

Boa noite aproveitando o tópico e espero que não me levem a mal. Estou a acabar umas colunas 2 vias bass reflex mas já estou a pensar nas próximas. Na vossa opinião quais os prós e contras da aplicação em OB de dois altifalantes beyma 18g50 por coluna eventualmente em M frame?Obrigado estou seguindo atentamente este tópico .

Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Rstuyvesant
Membro AAP



Mensagens : 197
Data de inscrição : 16/07/2013

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptyQui 4 Fev - 13:58

Ricardo, fogo à peça, com particular curiosidade no que tecer de considerações sobre os beyma.
Há muitos anos que tenho umas "c.ronos", com esses beyma e scanspeak revelator (os illuminator são a versão modernaça).
Uma abordagem de dsp divergente passa por usar um dac de captura de som multivia, um programa de gravação de estúdio (podendo servir o computador de média center), configurar os canais com filtros/crossover e alimentar os amps com o exacto sinal que se adequa.

Alexandre Vieira, masa e ricardo.canelas gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptyQui 4 Fev - 14:38

Antero Pereira escreveu:
Boa noite aproveitando o tópico e espero que não me levem a mal. Estou a acabar umas colunas 2 vias bass reflex mas já estou a pensar nas próximas. Na vossa opinião quais os prós e contras da aplicação em OB de dois altifalantes beyma 18g50 por coluna eventualmente em M frame?Obrigado estou seguindo atentamente este tópico .

Parecem-me altifalantes competentes, não sei de não estarão já a ocupar um espaço com concorrência pesada e possivelmente mais apetecivel. Se já tiver os drivers não há grande discussão.

Se não os tiver, desafio-o a olhar para os Acoustic Elegance, para aplicação em OB com pouca correção no crossover ou sem dsp duvido que encontre melhor, e o preço dos 15" é comparável ao dos Beyma que refere. Os 18" são um pouco mais caros, mas devem deliciar pela facilidade de mexer ar.

Existem outras opções, eu conheço estas em 15" e são fenomenais.

Alexandre Vieira e masa gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
Antero Pereira
Membro AAP



Mensagens : 121
Data de inscrição : 22/04/2013

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptyQui 4 Fev - 18:51

ricardo.canelas escreveu:


Parecem-me altifalantes competentes, não sei de não estarão já a ocupar um espaço com concorrência pesada e possivelmente mais apetecivel. Se já tiver os drivers não há grande discussão.

Se não os tiver, desafio-o a olhar para os Acoustic Elegance, para aplicação em OB com pouca correção no crossover ou sem dsp duvido que encontre melhor, e o preço dos 15" é comparável ao dos Beyma que refere. Os 18" são um pouco mais caros, mas devem deliciar pela facilidade de mexer ar.

Existem outras opções, eu conheço estas em 15" e são fenomenais.

Estive mesmo para fazer negócio com os 18g50 eram usados e estavam a bom preço só que para pena minha quando os fui ver eram 4 mas estavam todos com a bobine queimada. Vale apena a reparação?
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptyQui 4 Fev - 22:09

ricardo.canelas escreveu:
... desafio-o a olhar para os Acoustic Elegance, ... o preço dos 15" é comparável ao dos Beyma que refere.

Infelizmente, após portes e impostos, os AE ficam quase ao dobro do preço dos Beyma.

O meu AE TD12M ficou por 500€ no total.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySex 5 Fev - 19:37

Tenho para aqui uma dúvida: com dois drivers (próprios para o tipo de projecto) apenas, será possível ter umas open baffle eficientes para chegar a algo como as Spatial M5 Sapphire por uma fracção do preço?

Ler sobre este tipo de montagem tem sido muito satisfatório, a integração com a sala (havendo espaço para a parede traseira das colunas) aparenta ser a resposta a muitos dos problemas que as caixas criam.


Perdoem-me o off topic, mas já que aqui há informações válidas para este tipo de projecto, optei por deixar aqui a pergunta. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySex 5 Fev - 21:17

José Miguel escreveu:
Tenho para aqui uma dúvida: com dois drivers (próprios para o tipo de projecto) apenas, será possível ter umas open baffle eficientes para chegar a algo como as Spatial M5 Sapphire por uma fracção do preço?

Ler sobre este tipo de montagem tem sido muito satisfatório, a integração com a sala (havendo espaço para a parede traseira das colunas) aparenta ser a resposta a muitos dos problemas que as caixas criam.


Perdoem-me o off topic, mas já que aqui há informações válidas para este tipo de projecto, optei por deixar aqui a pergunta. Smile

Tenho a plea convicção que sim, é perfeitamente possível ter um desempenho semelhante ou mesmo comparável por relativamente pouco dinheiro. Existe uma grande resistência à colunas OB, mas a verdade é que são fáceis de fazer soar muito bem, basta selecionar bem as partes. Temos aqui pessoas no forum com OBs e salas que eu diria que não combinam, e não é que soam divinais?

As spatial audio são um bom exemplo, a par com as pure audio project. Os drivers da spatial são uma versão OEM das eminence delta ou alpha, estamos a falar de <150€ de driver.

O crossover garantidamente também não é nada de extraordinário, pela sensibilidade e poucas peças.
Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySex 5 Fev - 21:43

Agradeço a resposta e informações adiantadas. Wink

As Spatial, pelo que percebo, têm de especial o tweeter e a forma como ele está implementado - ainda não percebi bem o que será isso de "Crossoverless".

Esses drivers são bastante acessíveis, tenho que tentar ver como se portam - estive a espreitar rapidamente este projecto partilhado.

O que realmente me deixou a pensar, pois nunca tinha dado grande importância a este tipo de colunas, é a forma como elas se portam na sala (percebo que precisam de algum espaço para o "dipolar" funcionar devidamente). Lembrei-me do que na altura li sobre as Dutch & Dutch 8c e a técnica de cancelamento...

Não ocupo mais, vou continuar a tentar perceber, ainda estou muito apegado às nossas colunas de caixa selada. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Antero Pereira
Membro AAP



Mensagens : 121
Data de inscrição : 22/04/2013

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptyDom 7 Fev - 13:50

Boas deparei-me com a possibilidade de adquirir material em conta.
1a opção
-grave beyma 15g300
- médios/agudos beyma CP 755ti
2a opção
- grave LSN 18/8 master audio
- médios/agudos csx 12
Aos mais entendidos qual a melhor opção ou não resulta nenhuma?
Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
JPEREIRA
Membro AAP
JPEREIRA


Mensagens : 518
Data de inscrição : 13/07/2010
Idade : 62

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptyDom 7 Fev - 18:50

Olá

Se alguém tiver 4 unidades 15 polegadas fixes para graves open baflle bons e a bom preço que queira despachar Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes 693932
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptyDom 7 Fev - 19:03

Antero Pereira escreveu:

1a opção
 -grave beyma 15g300
- médios/agudos beyma CP 755ti
Obrigado

Não consegui encontrar informação sobre a 2ª opção.

Relativamente à 1ª opção:

Beyma 15G300

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Ixq5n9W

Fonte: https://en.toutlehautparleur.com/media/catalog/product/datasheet/beyma/15G300-8.pdf

Beyma CP 755ti

Resposta em conjugação com o Horn TD565 (1.4"):

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EUkowOz

Fonte: https://www.beyma.com/speakers/Fichas_Tecnicas/beyma-speakers-data-sheet-compression-driver-CP755Ti.pdf

O Beyma 15G300 parece sofrer de Cone break-up logo aos 500Hz.
O Beyma CP 755ti têm um ponto de crossover aconselhado de 800Hz.

Nao vejo como esta combinação possa resultar, mesmo se usasse um crossover activo com filtros de 4ª ordem ou superior ...

ricardo.canelas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptyDom 7 Fev - 19:05

JPEREIRA escreveu:
Se alguém tiver 4 unidades  15 polegadas fixes para graves open baflle bons e a bom preço que queira despachar
Vá consultando este fórum regularmente, costumam aparecer excelentes negócios:
- https://www.homecinema-fr.com/forum/achat-composants-diy

JPEREIRA e Antero Pereira gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Antero Pereira
Membro AAP



Mensagens : 121
Data de inscrição : 22/04/2013

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptyDom 7 Fev - 20:23

2a opção

https://www.google.com/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fwww.mpk-showtechnik.de%2Fimages%2Fproduct_images%2Foriginal_images%2F212110_2.jpg&imgrefurl=https%3A%2F%2Fwww.mpk-showtechnik.de%2FNot_categorized%2FMaster_Audio_LSN18_8_Not_categorized.html&tbnid=4FeCZLi4AiPZqM&vet=1&docid=afowbqSjaaaVkM&w=2480&h=3505&source=sh%2Fx%2Fim

https://images.app.goo.gl/3ayqca1R5nXHwmhr9
Ir para o topo Ir para baixo
Antero Pereira
Membro AAP



Mensagens : 121
Data de inscrição : 22/04/2013

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptyDom 7 Fev - 20:37

Ou o grave da 1a e o médio/agudo da 2a.
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptyDom 7 Fev - 20:55

Talvez fosse melhor abrir um novo tópico, para não poluirmos o tópico do Ricardo.Canelas Smile

O problema em usar driver's de 15" ou 18", é que o ponto de crossover destes driver's é muito baixo, a rondar os 500-300Hz.
O que significa que numa coluna de duas vias, precisaria de um driver com um crossover muito baixo e associado a uma corneta enorme, algo entre um SEOS 24 (550Hz), e SEOS 30(300Hz)

Uma opção é juntar uma unidade especifica para médios, e aí já teria a flexibilidade de poder aproveitar este tipo de negócios.
O BEYMA 10MI100 é um driver relativamente acessível de excelente qualidade, é normalmente usado como unidade de médios numa optimização do Tangen AVdesign inConcert Miles (Beyma TPL-150H + Beyma 15P80Nd:

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes _MG_4268_zps1qr156uf

Technical Information
Frequency response 30 - 25KHz
Sensitivity ca .103db for 2,83volt
Impedance 4 ohm
Recommended amplifier 1Watt or more
Power withstand 1600 watt continuous pink noise(ref AES2-1984 standard)
Bass / midrange Beyma 15P80Nd
Treble Beyma TLP-150H
Crossover Frequency 900Hz
Recommended listening distance 2 meter or more
Dimensions 46 x 56 x 110 cm (WxDxH)
Weight 60 kg

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes InConcert%20Miles%20kabinett_zpscojbjbpx

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes InConcert%20Miles%20filter_zpssixlqgwh

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySáb 13 Fev - 0:50

Um pequeno estudo de forma para acabar o dia

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Captur15

Não plenamente satisfeito, é progresso.

Antero Pereira e neo_2018 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
Rstuyvesant
Membro AAP



Mensagens : 197
Data de inscrição : 16/07/2013

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySáb 13 Fev - 10:55

Belas formas.
Com esse design consegue o alinhamento mecãnico dos drivers ou ainda terá de corrigir o tempo?
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySáb 13 Fev - 19:41

Rstuyvesant escreveu:
Belas formas.
Com esse design consegue o alinhamento mecãnico dos drivers ou ainda terá de corrigir o tempo?

Elas lá vão surgindo, mas é por demais evidente a minha parca inclinação para design.

Os drivers de médias-baixas (topo) e médias-altas frequências (imediatamente abaixo) estão efectivamente alinhados para uma pessoa sentada (com um pequeno truque no baffle para conseguir os últimos 3mm, não que seja relevante para o ponto de crossover ~1kHz, com um comprimento de onda superior a 70cm). É importante que estejam pois são, na configuração que tenho em mente, alimentados por um amplificador e com um filtro passivo.

As unidades de graves são amplificadas após a passagem por um dsp, que me permite também alinhar. Estão também alinhados para todos os efeitos, se considerarmos o desvio de ~1cm como irrelevante para um comprimento de onda de 1.40m, onde prevejo que entrem em acção.

Tanto para fazer, tão pouco tempo

neo_2018 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
Rstuyvesant
Membro AAP



Mensagens : 197
Data de inscrição : 16/07/2013

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptyDom 14 Fev - 11:36

Excelente.
Fogo à peça.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySáb 20 Fev - 13:23

Mais uns estudos. Baffles das Mf e HF encurtados e não rectos para esbater difração. Com isto consigo também evitar um filtro high pass para o driver MF (segundo os meus cálculos, não tenho o driver para medir ainda...). Crossover simples -> bom Smile

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Copper12
Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Copper11
Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Copper10
Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Copper13
Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Silver11
Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Silver10

Indeciso entre acabamentos em aluminio ou cobre (HDF pintado com tinta metálica). Opiniões?

Ainda tenho que detalhar o mecanismo para os pés ajustáveis.

Alguém conhece uma oficina de madeiras na região de lisboa com uma máquina de corte (cnc, laser)? Tenho dois orçamentos mas estão acima da minha espectativa.

Antero Pereira e neo_2018 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySáb 20 Fev - 14:20

ricardo.canelas escreveu:
Mais uns estudos. Baffles das Mf e HF encurtados e não rectos para esbater difração. Com isto consigo também evitar um filtro high pass para o driver MF (segundo os meus cálculos, não tenho o driver para medir ainda...). Crossover simples -> bom Smile

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Copper12...

Isso começa a ter belas formas e a possibilidade de comercialisação aumenta ... que tal RC Labs para o nome da marca Wink

Sou leigo em electroacustica ... mas tendo a pensar que o simples, não o "simplorio", é uma boa via...

Força nisso que jà deu, e dà, trabalho para desenhar e modelisar ... agora é fazer e fechar o circulo cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Rstuyvesant
Membro AAP



Mensagens : 197
Data de inscrição : 16/07/2013

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySáb 20 Fev - 15:15

ricardo.canelas escreveu:
(...) Indeciso entre acabamentos em aluminio ou cobre (HDF pintado com tinta metálica). Opiniões?

Ainda tenho que detalhar o mecanismo para os pés ajustáveis.

Alguém conhece uma oficina de madeiras na região de lisboa com uma máquina de corte (cnc, laser)? Tenho dois orçamentos mas estão acima da minha espectativa.

Carpintaria de São João da Talha, cnc de muita experiência e, acima de tudo, muita paciência para "aturar" as estranhas medidas do caderno de encargos da malta do áudio.

Talvez seja importante chanfrar o rebordo interno do corte para os altifalantes e o dos baffles.

Pés ajustãveis? Se de escape de vibrações por área reduzida, a melhor relacão qualidade/preço que conheço são os dos prumos de obra, em conta no "chinês".

E se equacionar pedra em vez de hdf?

Parabéns pelo design.

ricardo.canelas e neo_2018 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySáb 20 Fev - 20:14

Rstuyvesant escreveu:


Carpintaria de São João da Talha, cnc de muita experiência e, acima de tudo, muita paciência para "aturar" as estranhas medidas do caderno de encargos da malta do áudio.


Tem um contacto? Encontro várias referências numa busca rápida.

Rstuyvesant escreveu:

Talvez seja importante chanfrar o rebordo interno do corte para os altifalantes e o dos baffles.

Na façe interior vão ser chanfrados, na face aparente vão ficar o mais à face possível, possivelmente com uma discontinuidade de 1mm.

Rstuyvesant escreveu:

Pés ajustãveis? Se de escape de vibrações por área reduzida, a melhor relacão qualidade/preço que conheço são os dos prumos de obra, em conta no "chinês".

Tem uma imagem para mim?

Rstuyvesant escreveu:

E se equacionar pedra em vez de hdf?

Estou a equacionar pedra para a base, mas torna o acoplamento ainda mais complicado, pelo menos com pedra natural. Fazer toda a estrutura, bem, pode ficar como opção para um cliente exigente... Smile Estou a contar com o Paulo para me alinhar pessoal à porta.
Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8270
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySáb 20 Fev - 22:09

ricardo.canelas escreveu:
... Estou a contar com o Paulo para me alinhar pessoal à porta.

Ao nivel estético (forma e linhas) pareçe-me muito bem ... se as finições forem de qualidade e a coisa soar bem, os clientes arranjam-se sempre! Aliàs, neste momento tenho um que equaçiona mudar de colunas Wink

Acabe isso depressa cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Rstuyvesant
Membro AAP



Mensagens : 197
Data de inscrição : 16/07/2013

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySáb 20 Fev - 22:10

Caro Ricardo
Também não encontro referência na net e pelo mapa penso ser a serralharia que está associada às cozinhas Vimena (já faz muito tempo em que fiz colunas em madeira), mas contatarei um amigo destas coisas que vive lá perto.

Spikes de fio de prumo

https://st.depositphotos.com/1038463/3862/i/600/depositphotos_38621241-stock-photo-vertical-plumb-bob-isolated-on.jpg

https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Ferramentas/Ferramentas-Pedreiro/Prumos-e-tracadores/WPR_REF_15037694

A esfera desenrosca-se, enrosca uma varão roscado à medida pretendida e.... spikes ajustáveis com uma vistaça de, pelo menos, 400 euritos.


ricardo.canelas escreveu:
Estou a equacionar pedra para a base, mas torna o acoplamento ainda mais complicado, pelo menos com pedra natural. Fazer toda a estrutura, bem, pode ficar como opção para um cliente exigente... Smile Estou a contar com o Paulo para me alinhar pessoal à porta."

Eheheheeh, boa estrutura de negócio e bom nome sugerido.
As minhas são em pedra.
Uma das técnicas usadas foi bujardar o baffle (jacto de areia na pedra), o que altera a propagação da onda.


ricardo.canelas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Rstuyvesant
Membro AAP



Mensagens : 197
Data de inscrição : 16/07/2013

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptyQui 25 Fev - 14:43

Caro Ricardo_Canelas

O assunto da serralharia não está esquecido, espero a morada no domingo.

ricardo.canelas gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
francisco1962
Membro AAP



Mensagens : 113
Data de inscrição : 31/01/2021
Idade : 62
Localização : paços de Ferreira

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptyDom 28 Fev - 20:40

Boa noite, o meu nome é francisco1962 e estou maravilhado com todo o trabalho desenvolvido. sinceramente, não teria coragem de me meter em tal empreitada...mas como dos fracos não reza a história...
Ir para o topo Ir para baixo
neo_2018
Membro AAP



Mensagens : 407
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 48

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptyDom 28 Fev - 20:44

francisco1962 escreveu:
... não teria coragem de me meter em tal empreitada...
Sugiro que comece por um subwoofer selado, é um projecto bastante simples de desenhar e os resultados são excepcionais.

Quanto a projectos mais complexos, hoje em dia com a enorme quantidade de fóruns especializados, aliados à bonomia dos seus membros, qualquer projecto é possível Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Rstuyvesant
Membro AAP



Mensagens : 197
Data de inscrição : 16/07/2013

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptySeg 1 Mar - 10:51

Caro Ricardo_Canelas

Mercenaria: Manuel Armindo Pinto - Marcenaria e Carpintaria, Unipessoal Lda.

Também recorri a Vectorlaser - Corte Laser E Quinagem, Lda, trabalho perfeito, podem cortar a partir do seu esquiço CAD, mas preços a condizer.

Antero Pereira, ricardo.canelas e neo_2018 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo.canelas
Membro AAP
ricardo.canelas


Mensagens : 350
Data de inscrição : 02/04/2014
Localização : Lisboa

Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes EmptyDom 7 Mar - 21:50

Material encomendado, estudos de material e processos a sair, pilhas de estimativas de custos, ferro de soldar quente, longe da criança.

Prevê-se protótipo para breve.

osanto, Fernando Salvado e neo_2018 gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
https://cinnamonaudio.com/
Conteúdo patrocinado





Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty
MensagemAssunto: Re: Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes   Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Devaneios sobre colunas - OB, hibridas, grandes
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Objectivo e missão - OB (hibridas, grandes) do Ricardo Canelas
» Filmes sobre grandes musicos
» Opinião sobre colunas
» Opiniao sobre colunas LTC
» Dúvidas sobre colunas!..

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: