Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Qual o material aconselhável, para iniciar.

Ir para baixo 
+2
José Miguel
Israelguimaraes
6 participantes
AutorMensagem
Israelguimaraes




Mensagens : 9
Data de inscrição : 29/04/2021

Qual o material aconselhável, para iniciar.  Empty
MensagemAssunto: Qual o material aconselhável, para iniciar.    Qual o material aconselhável, para iniciar.  EmptyQui Abr 29 2021, 09:47

Bom dia a todos.

Iniciei recentemente a minha jornada investimento na música. Por influência, sem qualquer tipo de conhecimento , comprei um GD Reloop 4000 MK2. Já percebi que talvez não tenha sido a melhor opção, mas agora já cá está. Todavia, carece de todos os outros apetrechos, colunas, cabos, amplificador e afins.
É para uso doméstico, para desfrutar de som com qualidade.
Que escolhas devo fazer, para um orçamento modesto mas sem comprometer a qualidade?

Obrigado pela atenção
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Qual o material aconselhável, para iniciar.  Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o material aconselhável, para iniciar.    Qual o material aconselhável, para iniciar.  EmptyQui Abr 29 2021, 13:59

Olá Israel, bem-vindo a estas aventuras!! Wink

Para melhor ajudar, pode colocar aqui que orçamento considera dedicar?

Pensa um sistema para que tipo de sala? (Tamanho da sala ajuda)

Tem alguma referência de "bom som"? Já ouviu algo de que tenha gostado?

Quer peças novas ou consideras usadas?

Por fim: considera colunas activas ou prefere amplificador integrado + colunas?

Esse Reloop até tem boa imagem, poderá ser um ponto de partida fiável.
Até breve.
Ir para o topo Ir para baixo
Israelguimaraes




Mensagens : 9
Data de inscrição : 29/04/2021

Qual o material aconselhável, para iniciar.  Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o material aconselhável, para iniciar.    Qual o material aconselhável, para iniciar.  EmptyQui Abr 29 2021, 14:09

José Miguel escreveu:
Olá Israel, bem-vindo a estas aventuras!! Wink

Para melhor ajudar, pode colocar aqui que orçamento considera dedicar?

Pensa um sistema para que tipo de sala? (Tamanho da sala ajuda)

Tem alguma referência de "bom som"? Já ouviu algo de que tenha gostado?

Quer peças novas ou consideras usadas?

Por fim: considera colunas activas ou prefere amplificador integrado + colunas?

Esse Reloop até tem boa imagem, poderá ser um ponto de partida fiável.
Até breve.

Antes de mais obrigado pela atenção.
Em termos de orçamento considero para já investir aproximadamente 300€.
A sala tem aproximadamente 30m2.
Não tenho qualquer referência de som, estou a iniciar nesta jornada da música.
Prefiro peças novas, pois se comprar usado não saberei avaliar se estão a funcionar bem ou não.
Relativamente às colunas não tenho conhecimento para poder responder à sua questão.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Qual o material aconselhável, para iniciar.  Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o material aconselhável, para iniciar.    Qual o material aconselhável, para iniciar.  EmptyQui Abr 29 2021, 14:19

As perguntas são muitas, mas assim a ajuda será melhor.

Pode dizer de onde é?

Com 300 euros será muito complicado comprar novo, dependendo de onde é, poderão aparecer anúncios de usados confiáveis.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Israelguimaraes




Mensagens : 9
Data de inscrição : 29/04/2021

Qual o material aconselhável, para iniciar.  Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o material aconselhável, para iniciar.    Qual o material aconselhável, para iniciar.  EmptyQui Abr 29 2021, 14:24

José Miguel escreveu:
As perguntas são muitas, mas assim a ajuda será melhor.

Pode dizer de onde é?

Com 300 euros será muito complicado comprar novo, dependendo de onde é, poderão aparecer anúncios de usados confiáveis.


Pois, compreendo, mas como referi tenho receio de estar a fazer má compra (produto com inconformidades) e não perceber.

Resido na zona de Braga.

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Qual o material aconselhável, para iniciar.  Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o material aconselhável, para iniciar.    Qual o material aconselhável, para iniciar.  EmptyQui Abr 29 2021, 14:54

Quando falei de anúncios de confiança, falei de algo assim:
https://www.audioanalogicodeportugal.net/t13705-colunas-dali-spektor-2

Que é de um membro e as colunas são recentes.

Para novas tem estas:
https://www.joselopesmarques.com/product-page/dali-spektor-1-colunas-de-som

São o modelo inferior, caso escute a 2/2,5 metros das colunas, elas serão capazes.

Repare que só nas colunas já estão 200 euros, falta o amplificador.

https://www.olx.pt/anuncio/amplificador-harman-kardon-6150-IDGki5V.html

Testar um amplificador como esse é relativamente simples, ligar a umas colunas, mexer em todosos botões para perceber se há ruídos, experimentar todas as ligações.

Não o quero desencorajar, apenas ajudar a respeitar o orçamento que tem.

Israelguimaraes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Israelguimaraes




Mensagens : 9
Data de inscrição : 29/04/2021

Qual o material aconselhável, para iniciar.  Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o material aconselhável, para iniciar.    Qual o material aconselhável, para iniciar.  EmptyQui Abr 29 2021, 15:12

Muito obrigado por todo o cuidado e atenção.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Qual o material aconselhável, para iniciar.  Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o material aconselhável, para iniciar.    Qual o material aconselhável, para iniciar.  EmptyQui Abr 29 2021, 17:39

A caminho de casa e no comboio, acabei a procurar algo perto de si...
Caso considere investigar um pouco sobre o assunto e arriacar o mercado de usados, deixo uma sugestão perto:

https://www.olx.pt/anuncio/2-colunas-acoustic-energy-IDGo0IK.html

As colunas de chão da Acoustic Energy poderão ser um princípio interessante. Testar não é a coisa mais complicada, tem de as observar bem, se não têm lascas, rachadelas, se os drivers estão bem, se em cada uma os dois tocam bem - para os tweeters experimente música com agudos bem presentes e suba o volume, aproxime-se das duas o mais que conseguir (aproxime o ouvido se for necessário). Leve Músicas que conheça muito bem, mesmo ao pormenor.

Elas deverão estar perto de sua casa, o que facilita experimentar. Caso opte por esta via, o segredo é: nunca comprar nada sem experimentar. Wink

Eventualmente poderá porcurar aquele amplificador que deixei ou outro, eu deixo esta sugestão para que compreenda como o mercado de usados pode oferecer coisas que novas custam bem mais.

Neste momento há peças novas já muito capazes a preços relativamente baixos, mas requerem um investimento maior do que esses 300 euros. Para um amplificador novo, diria que precisa desse valor (mais ou menos), somando às colunas que referi em cima - as Dali.
Ir para o topo Ir para baixo
anibalpmm
Membro AAP
anibalpmm


Mensagens : 9728
Data de inscrição : 05/03/2012

Qual o material aconselhável, para iniciar.  Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o material aconselhável, para iniciar.    Qual o material aconselhável, para iniciar.  EmptySex Abr 30 2021, 11:00

José Miguel escreveu:
A caminho de casa e no comboio, acabei a procurar algo perto de si...
Caso considere investigar um pouco sobre o assunto e arriacar o mercado de usados, deixo uma sugestão perto:

https://www.olx.pt/anuncio/2-colunas-acoustic-energy-IDGo0IK.html

As colunas de chão da Acoustic Energy poderão ser um princípio interessante. Testar não é a coisa mais complicada, tem de as observar bem, se não têm lascas, rachadelas, se os drivers estão bem, se em cada uma os dois tocam bem - para os tweeters experimente música com agudos bem presentes e suba o volume, aproxime-se das duas o mais que conseguir (aproxime o ouvido se for necessário). Leve Músicas que conheça muito bem, mesmo ao pormenor.

Elas deverão estar perto de sua casa, o que facilita experimentar. Caso opte por esta via, o segredo é: nunca comprar nada sem experimentar. Wink

Eventualmente poderá porcurar aquele amplificador que deixei ou outro, eu deixo esta sugestão para que compreenda como o mercado de usados pode oferecer coisas que novas custam bem mais.

Neste momento há peças novas já muito capazes a preços relativamente baixos, mas requerem um investimento maior do que esses 300 euros. Para um amplificador novo, diria que precisa desse valor (mais ou menos), somando às colunas que referi em cima - as Dali.
Oh pah
O gajo mostra e anuncia umas AE, mas mistura fotos de umas monitoras da Sony Qual o material aconselhável, para iniciar.  758687
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Qual o material aconselhável, para iniciar.  Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o material aconselhável, para iniciar.    Qual o material aconselhável, para iniciar.  EmptySex Abr 30 2021, 11:08

Sim, eu reparei... por isso chamo a atenção para "as colunas de chão"!! Wink

O mercado de usados está maluco e por vezes coloca-nos às voltas... neste caso creio que andei direitinho. Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Israelguimaraes




Mensagens : 9
Data de inscrição : 29/04/2021

Qual o material aconselhável, para iniciar.  Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o material aconselhável, para iniciar.    Qual o material aconselhável, para iniciar.  EmptySex Abr 30 2021, 11:12

José Miguel escreveu:
Sim, eu reparei... por isso chamo a atenção para "as colunas de chão"!! Wink

O mercado de usados está maluco e por vezes coloca-nos às voltas... neste caso creio que andei direitinho. Laughing

Muito obrigado.

Já estabeleci contacto.

Portanto, na sua opinião o amplificador e as colunas de chão se estiverem bons, são uma boa opção, certo?
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Qual o material aconselhável, para iniciar.  Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o material aconselhável, para iniciar.    Qual o material aconselhável, para iniciar.  EmptySex Abr 30 2021, 11:32

O amplificador e essas colunas, estando bem, permitirão um boa entrada neste mundo do áudio em casa. Wink

Nós começamos com muito pior, fomos mantendo a chama acesa e evoluindo na medida em que surgiam oportunidades. Com essas peças não terá de pensar logo em mudar, aproveite bem, dê tempo para aprender e depois, quando o bichinho do upgrade ferrar (e vai ferrar), com calma procure evoluir a partir desse bom ponto.

Alguns pormenores: se comprar depois tenha cuidado com o posicionamento das colunas, mexer nelas para a frente e para trás, mais ou menos afastadas (comece nos 2,5 meteos entre as duas e a meio metro da parede traseira), não custa dinheiro e verá/ouvirá que as mudanças acontecem.

Vá dando novidades, partilhe a sua aventura para outros poderem aprender consigo. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Israelguimaraes




Mensagens : 9
Data de inscrição : 29/04/2021

Qual o material aconselhável, para iniciar.  Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o material aconselhável, para iniciar.    Qual o material aconselhável, para iniciar.  EmptySex Abr 30 2021, 12:12

José Miguel escreveu:
O amplificador e essas colunas, estando bem, permitirão um boa entrada neste mundo do áudio em casa. Wink

Nós começamos com muito pior, fomos mantendo a chama acesa e evoluindo na medida em que surgiam oportunidades. Com essas peças não terá de pensar logo em mudar, aproveite bem, dê tempo para aprender e depois, quando o bichinho do upgrade ferrar (e vai ferrar), com calma procure evoluir a partir desse bom ponto.

Alguns pormenores: se comprar depois tenha cuidado com o posicionamento das colunas, mexer nelas para a frente e para trás, mais ou menos afastadas (comece nos 2,5 meteos entre as duas e a meio metro da parede traseira), não custa dinheiro e verá/ouvirá que as mudanças acontecem.

Vá dando novidades, partilhe a sua aventura para outros poderem aprender consigo. Wink

José Miguel,

Muito obrigado por todo o seu cuidado, fico-lhe bastante grato.

Partilharei, com certeza, as aventuras e desventuras desta jornada.

Bem haja
Ir para o topo Ir para baixo
Israelguimaraes




Mensagens : 9
Data de inscrição : 29/04/2021

Qual o material aconselhável, para iniciar.  Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o material aconselhável, para iniciar.    Qual o material aconselhável, para iniciar.  EmptySex Abr 30 2021, 12:50

José Miguel escreveu:
Sim, eu reparei... por isso chamo a atenção para "as colunas de chão"!! Wink

O mercado de usados está maluco e por vezes coloca-nos às voltas... neste caso creio que andei direitinho. Laughing

Mostrei interesse, coloquei algumas questões, e obtive a seguinte resposta:

"NAs AE foi substitudo o tweeter numa das colunas por um technics 70 euros. Tenho original se quiser arranjar( soube que custa 20 euros...)
As colunas sao de 2005 e so um dono, eu."

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Qual o material aconselhável, para iniciar.  Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o material aconselhável, para iniciar.    Qual o material aconselhável, para iniciar.  EmptySex Abr 30 2021, 13:49

A substituição de um tweeter, apenas um, poderá influenciar o comportamento delas - uma vez que elas agora têm tweeters diferentes.

Eu passaria, pela informação que partilha, não me sinto confiante.
Ir para o topo Ir para baixo
Israelguimaraes




Mensagens : 9
Data de inscrição : 29/04/2021

Qual o material aconselhável, para iniciar.  Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o material aconselhável, para iniciar.    Qual o material aconselhável, para iniciar.  EmptySex Abr 30 2021, 13:52

José Miguel escreveu:
A substituição de um tweeter, apenas um, poderá influenciar o comportamento delas - uma vez que elas agora têm tweeters diferentes.

Eu passaria, pela informação que partilha, não me sinto confiante.

Muito bem.

Vou seguir a sua sugestão.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Qual o material aconselhável, para iniciar.  Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o material aconselhável, para iniciar.    Qual o material aconselhável, para iniciar.  EmptySex Abr 30 2021, 15:38

Agradeço a confiança que deposita, lamento mais pessoas não participarem da ajuda.

Num passeio não muito longo, poderá ver estas:
https://www.olx.pt/d/anuncio/colunas-de-som-dali-zensor-1-IDGpRHE.html#c655e1ed52
Tentaria negociar, tirar umas dezenas de euros (os dedos de uma mão!?!)...


No Porto tem a loja Imacustica, nas Oportunidades (usados) tem estas:
https://www.imacustica.pt/pt/catalogo/oportunidades-2/colunas/cabasse-antigua-222-8-ohms-poirier/

Comprar em loja tem a vantagem da segurança/confiança, mas eu não conheço as colunas e por isso não posso opinar sobre elas. Pode pedir para escutar antes de comprar e depois decidir.

Ficam mais estas duas sugestões, o amplificador, se correr bem, permite estas duas opções e manter o orçamento.

Israelguimaraes gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13337
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Qual o material aconselhável, para iniciar.  Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o material aconselhável, para iniciar.    Qual o material aconselhável, para iniciar.  EmptySex Abr 30 2021, 23:41

Prezado Israelguimaraes,

Com intento de auxiliar a baralhar na escolha, recomendo as Meninas Falantes Coda 8 (https://www.olx.pt/d/anuncio/colunas-kef-coda-8-IDGn6Ea.html#948bd9e100).

Com melhores cumprimentos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Nightster




Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/05/2021
Localização : Oeiras

Qual o material aconselhável, para iniciar.  Empty
MensagemAssunto: Aproveitando o mensagem, e considerando que estou na mesma situação   Qual o material aconselhável, para iniciar.  EmptySeg maio 03 2021, 09:04

Bom dia,

Antes de mais agradecer a grande ajuda que foi dada ao anterior iniciante, que tb foi uma grande ajuda para mim. Parabens à comunicadade pelo apoio.
No meu caso estou a querer investir em material em 2a mão, principalmente pork adoro amplificadores dos 70´s.
Estou a iniciar com umas KEF CODA 7 (compradas qd era miudo, que já tinha este sonho, mas não tinha $ Smile) e um Yamaha CR-800 e no meu escritorio com cerca de 14 m2. A ideia nesta fase será o máximo do yamaha, para aprender e posteriormente comprar outro, para iniciar a coleção. Gostaria da vossa ajuda com este tema, nomeadamente:
- Gostaria de saber que parametros utilizam para saber o que são boas colunas para um dado amplificador. Que colunas de parteleira (colunas de chão é algo no qual estou ainda a trabalhar a minha mulher, a menos que não sejam grandes monstros) recomendam com grande detalhe e definição para este recetor.
- Qual a altura e distancia ideal para se ter as colunas;
- Que tipo de expecificação devem ter os cabos entre as colunas e marcas com bom preço/qualidade
- Vale a pena colocar pano acoustico? Onde deve ser colocado?

Se me estiver a esquecer de algum tema, por favor não se acanhem Smile
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Qual o material aconselhável, para iniciar.  Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o material aconselhável, para iniciar.    Qual o material aconselhável, para iniciar.  EmptySeg maio 03 2021, 18:33

Boa tarde!

Utilizar um tópico já existente é bom, mas acaba por atrair menor atenção. Ainda assim, espero que venham mais pessoas ajudar. Wink

Entre as colunas e o amplificador é necessário ter em conta:
- A impedância das colunas (4/6/8 ohms);
- A exigência de potência (as colunas admitem/necessitam de potência);

É a experimentar que se vai aprendendo se colunas se dão bem com amplificadores, mas esse que tem será capaz para muitas colunas (um amigo tem um e com várias colunas ele toca bem).

As colunas ainda deverão ser "casadas" com a sala, a sua é pequena e os 14 metros quadrados do escritório preenchem-se com alguma facilidade. As suas "pequenas" KEF poderão ser suficientes para esse espaço, trabalhe bem posicionamento delas.

Qual o material aconselhável, para iniciar.  4iC0RUUsC3xzOxX_1bSK2yTBjHYsYo7pZjjrw9Pl3ikygUHFw63LAn0zL__AF4h0522rZXcBQsPcy2nFKzvcdKBqRzb37Vacq8bbtKwl809adFc4c2WvNL_zcjJtZ3Ozm_nuJTQMNwpo9jmcOMdwDd5V59nPbeXdNJmw4ktraCXD2A

Eu escolhi essa imagem por ter as colunas bem posicionadas e por aparecerem os desenhos de painéis acústicos. Não é tecido, é necessário existir material absorvente por trás do tecido!

O seu escritório tem eco? Batendo palmas dentro dele, ouve ecos?
Quando está a escutar Música ouve reflexões, ou seja, ouve sons a vir de outros lados que não das colunas?

Invista na posição das colunas, coloque-as em suportes dedicados como na imagem, isso conta muito!

Suportes baratos poderão ser dois tijolos para cada coluna, pois os tweeter deverá ficar à altura dos seus ouvidos! Wink

Ir para o topo Ir para baixo
PedroH
Membro AAP
PedroH


Mensagens : 382
Data de inscrição : 06/04/2021
Idade : 54
Localização : Margem Sul

Qual o material aconselhável, para iniciar.  Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o material aconselhável, para iniciar.    Qual o material aconselhável, para iniciar.  EmptyTer Set 28 2021, 10:03

Benvindo Qual o material aconselhável, para iniciar.  754215


Como começar é relativo.

Eu não tenho equipamentos caros, tenho tudo vintage, uns da adolescência outros até oferecidos ou vendidos baratos.

Um amplificador nem precisa ser muito potente, e pode ser barato, com umas colunas boas e um tuner já podemos ter um som brutal para o comum mortal....

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Qual o material aconselhável, para iniciar.  Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o material aconselhável, para iniciar.    Qual o material aconselhável, para iniciar.  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Qual o material aconselhável, para iniciar.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Gira-discos para iniciar
» Amplificador a válvulas para iniciar
» Para iniciar uma aventura com áudio em casa.
» Qual o melhor programa para passar música do Youtube para cd, flac, wav...
» Procuro Gira discos para um amigo que se está a iniciar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Apresentação-
Ir para: