Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Medir sinal da tomada de TV/Rádio

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
paulov
Membro AAP
paulov


Mensagens : 217
Data de inscrição : 19/03/2018
Idade : 46
Localização : Évora

Medir sinal da tomada de TV/Rádio Empty
MensagemAssunto: Medir sinal da tomada de TV/Rádio   Medir sinal da tomada de TV/Rádio EmptyQui Out 22 2020, 19:12

Boas! Tenho na minha sala uma tomada de TV e Rádio da antena coletiva do prédio e gostaria de saber se existe forma de medir a intensidade do sinal nomeadamente da parte do Rádio. Será que dá com um multímetro? E quais os valores ideais?

Agradeço a atenção.
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Medir sinal da tomada de TV/Rádio Empty
MensagemAssunto: Re: Medir sinal da tomada de TV/Rádio   Medir sinal da tomada de TV/Rádio EmptySex Out 23 2020, 20:06

Viva! Para medir um sinal de rádio não é possível com um simples multímetro é mesmo necessário um medidor próprio, o resultado é por frequência que se a memória não me falha em Portugal é entre os 87.5 - 108 MHz.

Não tenho presente quais os valores normais para uma instalação colectiva.
Para além do sinal de rádio normalmente o sinal de TV e muitas vezes de satélite também estão presentes no mesmo cabo nas instalações colectivas o que, dependendo das características do receptor, pode influenciar o seu desempenho. Casos como saturação do andar de entrada ou mesmo interferências motivadas por intermodulações, modulações cruzadas etc.

Está com problemas de receção?
Verifique que o seu prédio tem mesmo antena coletiva é que o meu não tem o que tem é a distribuição de alguns canais pela NOS (sem assinatura) e dúvida que estejam a enviar o sinal de FM.

paulov gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
paulov
Membro AAP
paulov


Mensagens : 217
Data de inscrição : 19/03/2018
Idade : 46
Localização : Évora

Medir sinal da tomada de TV/Rádio Empty
MensagemAssunto: Re: Medir sinal da tomada de TV/Rádio   Medir sinal da tomada de TV/Rádio EmptySáb Out 24 2020, 13:40

Boas! Verifiquei e tenho mesmo antena coletiva com antena TDT e antena FM. Eu não estou com dificuldade de recepção, na tomada que tenho junto ao quarto. Mas tenho mais dúvida na tomada da sala.
Porque parece que quando arranjaram o prédio mudaram as antenas e respectivas ligações e instalaram uma tomada junto ao meu quarto.Não mexeram na tomada que já existia na sala e na altura disseram que não teria uma intensidade de sinal tão boa como a que tenho junto ao quarto. Não consigo perceber porque supostamente uma tomada tem melhor sinal que outra.

Como tenho o sistema de som na sala, gostaria de usufruir da tomada com ligação FM,por isso a pergunta se havia forma de medir o sinal. É que a tomada FM que está junto ao quarto está longe da sala onde tenho o sistema. Obrigado pela ajuda
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Medir sinal da tomada de TV/Rádio Empty
MensagemAssunto: Re: Medir sinal da tomada de TV/Rádio   Medir sinal da tomada de TV/Rádio EmptySáb Out 24 2020, 16:32

A minha tomada agora também não tem sinal FM, mas faço a ligação à mesma e ainda assim é melhor que uma antena interna, penso porque toda a instalação funciona como antena. Mas claro está que não consigo ter bom som em todas as frequências.

Uma solução é usar uma coisa destas, uma antena interior amplificada.

Medir sinal da tomada de TV/Rádio Cdb403802032b6611130e65503f4320f27610875_808626


Custam cerca de 15 euros.


https://www.bricodepot.pt/amplificador-de-interior-v-uhf-fm-41db-pr

paulov gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
paulov
Membro AAP
paulov


Mensagens : 217
Data de inscrição : 19/03/2018
Idade : 46
Localização : Évora

Medir sinal da tomada de TV/Rádio Empty
MensagemAssunto: Re: Medir sinal da tomada de TV/Rádio   Medir sinal da tomada de TV/Rádio EmptySeg Out 26 2020, 12:45

Alexandre Vieira escreveu:
A minha tomada agora também não tem sinal FM, mas faço a ligação à mesma e ainda assim é melhor que uma antena interna, penso porque toda a instalação funciona como antena. Mas claro está que não consigo ter bom som em todas as frequências.

Uma solução é usar uma coisa destas, uma antena interior amplificada.


Vou experimentar umas antena dessas. Obrigado pela ajuda! Medir sinal da tomada de TV/Rádio 22692

Medir sinal da tomada de TV/Rádio Cdb403802032b6611130e65503f4320f27610875_808626


Custam cerca de 15 euros.


https://www.bricodepot.pt/amplificador-de-interior-v-uhf-fm-41db-pr
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Medir sinal da tomada de TV/Rádio Empty
MensagemAssunto: Re: Medir sinal da tomada de TV/Rádio   Medir sinal da tomada de TV/Rádio EmptyTer Out 27 2020, 09:05

paulov escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
A minha tomada agora também não tem sinal FM, mas faço a ligação à mesma e ainda assim é melhor que uma antena interna, penso porque toda a instalação funciona como antena. Mas claro está que não consigo ter bom som em todas as frequências.

Uma solução é usar uma coisa destas, uma antena interior amplificada.  


Vou experimentar umas antena dessas. Obrigado pela ajuda!  Medir sinal da tomada de TV/Rádio 22692

Medir sinal da tomada de TV/Rádio Cdb403802032b6611130e65503f4320f27610875_808626


Custam cerca de 15 euros.


https://www.bricodepot.pt/amplificador-de-interior-v-uhf-fm-41db-pr

O investimento não é muito grande pelo que vale a pena tentar, eu tenho uma Tivoli Audio com antena interna para ouvir música lá na terra. E tinha lá uma coisa destas antigas, que melhorou muito o sinal de captação.
Ir para o topo Ir para baixo
paulov
Membro AAP
paulov


Mensagens : 217
Data de inscrição : 19/03/2018
Idade : 46
Localização : Évora

Medir sinal da tomada de TV/Rádio Empty
MensagemAssunto: Re: Medir sinal da tomada de TV/Rádio   Medir sinal da tomada de TV/Rádio EmptyTer Out 27 2020, 16:13

Alexandre Vieira escreveu:
paulov escreveu:
Alexandre Vieira escreveu:
A minha tomada agora também não tem sinal FM, mas faço a ligação à mesma e ainda assim é melhor que uma antena interna, penso porque toda a instalação funciona como antena. Mas claro está que não consigo ter bom som em todas as frequências.

Uma solução é usar uma coisa destas, uma antena interior amplificada.  


Vou experimentar umas antena dessas. Obrigado pela ajuda!  Medir sinal da tomada de TV/Rádio 22692

Medir sinal da tomada de TV/Rádio Cdb403802032b6611130e65503f4320f27610875_808626


Custam cerca de 15 euros.


https://www.bricodepot.pt/amplificador-de-interior-v-uhf-fm-41db-pr

O investimento não é muito grande pelo que vale a pena tentar, eu tenho uma Tivoli Audio com antena interna para ouvir música lá na terra. E tinha lá uma coisa destas antigas, que melhorou muito o sinal de captação.
.

Realmente não é um investimento muito grande e se melhorar a captação vai compensar certamente. Vou experimentar Medir sinal da tomada de TV/Rádio 22692

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Medir sinal da tomada de TV/Rádio Empty
MensagemAssunto: Re: Medir sinal da tomada de TV/Rádio   Medir sinal da tomada de TV/Rádio Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Medir sinal da tomada de TV/Rádio
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O meu sistema/3 - válvulas...
» Philips de 1958
» Rádio digital vai substituir a rádio FM na Noruega a partir de 2017
» Sinal áudio na amplificação
» Melhoria Captação Sinal Net

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Estado "sólido" (transístores)-
Ir para: