Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio Empty
MensagemAssunto: Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio   Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio EmptyQui Jul 23 2020, 20:13

TD124 escreveu:


Resumindo, o Linn LP12 é um mau gira-discos comprado e possuido por muita gente surda ... mas sò uma minoria conheçe essa realidade Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio 447836

Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio 933723

Paulo,

Na verdade, somos todos surdos, porque a única verdade científica, no áudio e não só, ninguém consegue ouvir com o ouvido do outro. Logo, esse outro, se contrariado na sua forma e percepção de escuta, dirá que o primeiro é surdo. É uma realidade!

O meu tio, surdo que nem uma porta, nos derradeiros anos da sua vida, quando dizia qualquer coisa, que não percebíamos e fazíamos aquela interjeição - 'Ahnn' - voltava-se para nós e dizia-nos logo:

«Vocês estão surdos! Ainda têm a lata de dizer que o surdo sou eu»

Então, vou-te dizer, como é que os meus pobres ouvidos de surdo ouvem e percepcionam o famoso Linn Sondek LP 12.

Prós:

Quando bem afinado e enquanto aguenta tal afinação, o Sondek LP 12 apresenta-se, logo à primeira escuta, com um som do tipo «straight to the point», como dizem os ingleses. Articulado, recortado e envolvente, com destaque numa maviosa gama média e uma transparência bem assinalável para um equipamento analógico, com timbres correctos em toda a tipologia de instrumentos reproduzidos.

Partiu da ideia e filosofia de um projecto extraordinário, diria mesmo fabuloso, que tinha tudo para dar certo, apesar de não deixar de, aqui e ali, apresentar apontamentos do chamado "som tipo inglês".

Contras:

O seu principal contra está, para os tais pobres ouvidos, no meu anterior parágrafo:

«Partiu da ideia e filosofia de um projecto extraordinário, diria mesmo fabuloso, que tinha tudo para dar certo...»

Pese embora a herança Ariston e até mesmo Thorens, o Linn partia de um projecto com um princípio de funcionamento fabuloso e com todo o sentido, mas... com um mau caderno de encargos. Estou convencido disso!

Os materiais utilizados e as suas qualidades intrínsecas, eram francamente fracas, para não dizer mázinhas.

Sem exageros, ao fim de rodar uns quantos discos (eu diria, no máximo, ao fim de duas semanas), lá teríamos de voltar a afinar o gira discos, como já disse noutro tópico, principalmente no que à suspensão diz respeito. Em dias de calor intenso, como o verificado nestas últimas 2 semanas em Portugal (Torres Vedras teve dias que ultrapassou o 40º C), então era o fim da picada. Mas também dias mais húmidos, faziam sofrer, não só as suspensões, como todo o material metálico (de má qualidade) que equipa o gira discos.

Em termos sónicos, quando acaba o " curto prazo de validade" o som é inaudível, mesmo para um surdo como eu!

Não é por acaso, que há 48 anos, a Linn vem fazendo lançamentos de componentes extra, ditos de «updates e upgrades, na tentativa (nem sempre conseguida e muitas vezes falhada) de resolver os erros de construção originais. O último, revela-se no actual topo de gama, com o sufixo 'Akurate' que integra, na caixa do gira discos, um pré de fono, a que chama de 'Urika', de bradar aos céus de tão mau e de tão sem sentido.

Salvam-se os braços: Ekos, Akito e Ittok (principalmente, para mim, este último).

Conclusão:

Linn Sondek LP 12, quando bem afinado e enquanto dura essa afinação, tem um som excelente (!), que muitos de nós procuramos sempre ter, de um equipamento deste tipo. Combinado então com um NAC 92, um NAP 250, um Prefix e SBL - tudo NAIM - fazia uma combinação histórica e de excelência. Era este o meu sistema nos anos 90.

O grande problema é, não haver muita gente com pachorra para estar a afinar o gira discos de 7 em 7 dias de utilização. Tão pouco para chegar a zangar-se com o formato vinil (foi o meu caso) para mais de uma década, pelas más experiências deste Linn.

cheers

analog_sa e Fernando Salvado gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio   Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio EmptyQui Jul 23 2020, 21:43

Excelente apontamento Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio 754215
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio   Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio EmptySex Jul 24 2020, 15:00

Goansipife escreveu:
... ninguém consegue ouvir com o ouvido do outro. Logo, esse outro, se contrariado na sua forma e percepção de escuta, dirá que o primeiro é surdo. É uma realidade!

...

O grande problema é, não haver muita gente com pachorra para estar a afinar o gira discos de 7 em 7 dias de utilização. Tão pouco para chegar a zangar-se com o formato vinil (foi o meu caso) para mais de uma década, pelas más experiências deste Linn. ...

Olà Gonçalo, li com atenção o teu texto e sò te posso dar razão. Não porque esteja de acordo contigo e com o que dizes, mas porque se assim o sentes é então a tua verdade. È verdade que ninguém escuta com os ouvidos dos outros, muitas vezes ném sequer com os nossos escutamos e para parafrasear um amigo: às vezes escutamos as nossas orelhas em vez de escutar os aparelhos  Smile . Pessoalmente não tenho ném uma relação de odio ném de amor em relação ao Linn LP12 ... diria para simplificar que sinto uma relação de indiferência. Que isto não seja visto como uma critica em relação a esse veneràvel e mitico gira-discos, pois essa relação de indiferência possuo em relação a 99% dos giras que existém ... são màquinas que fazém rodar discos em plastico e que em 99% dos casos reproduzém a musica menos justo do que um vulgar leitor de DVD de supermercado dvil . Não nutro uma relação de amor ném fusional com os giras que fabriquei, então não serà com os dos outros que esse fenomeno vai apareçer...
No entanto e em abono da verdade, da minha desta vez, recordo que uma das cinco escutas de referência que fiz em vinilo era um LP12 Sondek ... mas a màquina estava artilhada com todas as opções e o preço final começava a se aproximar do de um carro como gosto...
Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio Alfaro10

Dito isto, tenho hà volta de mim um amigo e um conhecido que téem ambos um LP12 do inicio dos anos 80 e que compraram nos finais dos anos 90 quando os giras estavam aqui ao preço da àgua. Um deles serviu a fazer o artigo na historia dos gira-discos e estagiou aqui em casa durante uma semana nessa altura. Escuto-o ao menos uma vez por mês durante uma refeição ou um aperitivo na casa desse amigo sém que a escuta me incomode. No meu conhecimento, ambos os aparelhos nunca tiveram avaria nenhuma, estão complétamente de origem e nunca foram afinados ném por eles ném por mim e ainda menos numa oficina representante da Linn. De certeza que perfeitamente afinados a dinamica, recorte, rapidez e transparência seriam melhores ... mas o que digo é vàlido para o LP12, mas também para a maioria dos Roksan Xerxes, Pink Triangle, Ariston e Thorens TD150/160/166 que funcionam pelo mundo fora sém a afinagem mensual requerida para um funcionamento optimal. Não vou criticar ao LP12 o que poderia criticar à maioria dos giras suspendidos então nutro simplesmente o respeito que qualquer aparelho de qualidade mereçe. O Linn LP12 é melhor do que os detratores dizém e pior do que os aficionados gabam e o que digo também é verdade mas desta vez é a minha Wink

Deixo o que escrevi sobre o seu som na historia dos giras e que persisto a assinar sém modificação nenhuma:

Escuta : O LINN LP 12 original tém um som diferente do actual pois é mais doce, quente e opulente no baixo-médio e proximo (proximo, não igual…) nos contornos das notas e no equilibrio tonal do Garrard 301 grease bearing com um braço de 12 polegadas. O LP 12 possui um som materialisado, feltrado e espesso (talvez em excesso…), neste aspecto os giras de produção moderna (apos os anos 90) são mais equilibrados. Mas um velho LP 12, com um braço ITTOK e uma célula DL 103 é uma barrigada de doçura nos médios e de fineza nos agudos, que è uma verdadeira experiência hedonista de escuta. Os modelos modernos complétamente artilhados atingem um nivel de extração e de musicalidade fantàsticos. Os médios possuem uma forma de liquidez e de articulação frequencial que são quase unicos. Mas o LP 12 é naturalmente desiquilibrado para o baixo médio e o som tém tendencia a ser pesado à imagem dos Lenco’s da série 70. A escolha da célula e do phono são primordiais neste GD afim de equilibrar tonalmente o som, mas a verdade é que os Linnistas gostam dele quente e sombrio e talvez tenham razão…

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Joaor100
Membro AAP
Joaor100


Mensagens : 45
Data de inscrição : 03/09/2016

Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio   Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio EmptyQui Ago 13 2020, 22:17

O meu funcionou calmamente durante anos até ao início deste ano. A suspensão desafinava... vá: 1 vez por mês. Comprei um kit de suspensão novo e ainda não me passou pela cabeça ir lá mexer e duvido que o faça outra vez este ano.
Ou então sou surdo, sei lá.
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13337
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio   Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio EmptyQua Set 30 2020, 11:36

Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio Il_794xN.2402923864_otlq

Ante a paixoneta ou desdém pelo Linn LP12, quiçá, esse gira-discos tenha sido fabricado para peça decorativa...
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio Empty
MensagemAssunto: Re: Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio   Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Linn Sondek LP 12 Amor / Ódio
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» SINGLES - Amor / Ódio
» LINN Sondek LP-12
» Linn Sondek LP12
» Revisão ao Linn
» Gira Discos Linn Basik + Braço Linn Basik LVX + Shure M97

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: