Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Revisão ao Linn

Ir para baixo 
+2
Vodoo
rcarreira
6 participantes
AutorMensagem
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Revisão ao Linn Empty
MensagemAssunto: Revisão ao Linn   Revisão ao Linn EmptyDom Set 04 2011, 21:06


Agora que acabaram as férias, resolvi tirar um domingo para instalar a Denon DL160 e fazer uma pequena revisão ao Linn, que nestes ultimos 15 anos já passou por duas mudanças de casa e tem trabalhado sem reclamar, apesar de nao ter recebido muita atenção...
A primeira parte foi substituir a ficha DIN do cabo por uma da Neutrik de boa qualidade, com as soldaduras feitas com solda de prata. Tinha a ficha e a solda e já que tinha o prato na bancada, porque não?
Antes de lhe mexer, pus o disco estroboscopico no prato e constatei (com preocupação, pois não se consegue afinar a velocidade de rotação de um Linn Basik) que estava ligeiramente mais rapido do que devia, mas nao deixei que isso me demovesse e comecei por retirar o prato e o veio do eixo. Ensopei o oleo velho com papel absorvente e limpei tudo o melhor que consegui antes de colocar o oleo novo. Montei tudo, pus uma correia nova e voltei a testar com o disco estroboscopico. Desta vez estava perfeito!
Depois de dar esta parte por concluida, lá fui trocar a célula... Isto é que se chama um trabalho de paciencia. Tirar a velha, colocar a nova, afinar o peso, afinar o VTA, afinar o peso de novo, alinhar a agulha, afinar o peso, afinar o VTA, verificar o alinhamento, corrigir, afinar de novo o peso, o VTA, o alinhamento e assim se passaram umas 4 ou 5 horas...
E como ficou a muscia? Bem... A Denon é de facto quaquer coisa de especial! O primeiro disco que toquei (um polystar qualquer só para nao estragar um disco bom no caso de ter feito asneira) tinha um som aspero e sem profundidade, mas com um ritmo e uma leveza que a Goldring nunca teve... Depois la foi mais um disquito ou dois até chegar ao Frank Sinatra, a aspereza já começa a desaparecer, o ritmo está cada vez melhor e em determinada altura esqueci-me do som e a partir daí foi so muisica Smile
Mais uns LP's e meto-lhe o disco de teste da hi-fi news para fazer as ultimas afinações de ouvido e pronto. Espero que mais uns anos valentes de belo som analogico.
Confesso que estava à espera que o QUAD 33 não tivesse ganho suficiente para a Denon (é uma MC de alto nivel de saída, mas mesmo assim mais baixo que a Goldring), mas portou-se muito bem. Estou muito curioso com o resoltado final, quando a rodagem chegar ao fim.
Resumindo, estou contente Smile

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Revisão ao Linn Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão ao Linn   Revisão ao Linn EmptyDom Set 04 2011, 22:31

Revisão ao Linn 22692

São realmente uma células porreiras.
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Revisão ao Linn Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão ao Linn   Revisão ao Linn EmptyDom Set 04 2011, 22:51

Revisão ao Linn 754215
Até já estou com saudades de ouvir a minha DL110, amanhã vou montá-la...
Ir para o topo Ir para baixo
Vodoo
Membro AAP



Mensagens : 7002
Data de inscrição : 05/07/2010
Localização : Usuário BANIDO

Revisão ao Linn Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão ao Linn   Revisão ao Linn EmptyDom Set 04 2011, 23:07


Será que isto se pega ?!

Revisão ao Linn 933723
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Revisão ao Linn Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão ao Linn   Revisão ao Linn EmptyDom Set 04 2011, 23:23

Esta coisa das afinações no analógico, é trabalhosa mas ao mesmo tempo bela e instrutiva.

Ainda bem que estás a gostar. Revisão ao Linn 754215

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Revisão ao Linn 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Revisão ao Linn Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão ao Linn   Revisão ao Linn EmptySeg Set 05 2011, 12:52


De facto estou muito contente com a Denon... É uma franca melhoria relativamente à Goldring 1012GX que, talvez por já ter uns anitos de uso, já não satisfazia.
Metade do gozo do analogico está precisamente nas infinitas possibilidades de afinação e melhoramentos subtis (ok, isto também pode levar à loucura), não há nada como uma tarde bem passada de chave de fendas na mão Wink
No proximo fim de semana dou-lhe a afinação "final" e depois faço aqui o relatorio...
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Revisão ao Linn Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão ao Linn   Revisão ao Linn EmptySeg Set 05 2011, 19:15

Boa! Assim mesmo é que é! Nada como uma menina nova para nos dar aquele prazer! Estou a falar de... Revisão ao Linn 22692
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Revisão ao Linn Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão ao Linn   Revisão ao Linn EmptySeg Set 05 2011, 19:20

Bem, sobre a Denon DL 160 a minho opinião não é tão positiva mas verdade seja dita poderá muito bem ser problema meu, de pior adaptação ao GD, pior afinação... não sei dizer.

A primeira experiencia foi num Systemdek IIX que comprei no eBay, montei-lhe um braço Linn basik plus e instalei a Denon. O som era nitido, a resposta em frequencia era alargada mas o som era muito magro, sem dinamica.

O mesmo braço e celula estiveram montados num Linn Axis creio que com o braço Basik Plus e a dinamica melhorou mas nunca me convenceu muito. Notei sempre alguma falta de dinamica, a profundidade e focagem do palco eram piores. Em termos de dinamica melhorou mas não muito.

Gostei sempre mais por exemplo da Audio Technica AT440Mla montada no braço Linn, tanto no Systemdek como no Thorens 160 mas dos dois acabei por preferir este ultimo.

A Goldring era uma ilustre desconhecida ate comprar uma usada, com desgaste desconhecido montada num SME serie III aplicado num Thorens TD126. Para ser franco gostei muito mais do timbre desta Goldring. Som muito dinamico (a saida é bem maior), palco muito definido, focado, boa resposta em frequencia. O agudotende a ser saliente... Noto contudo uma distorsão ou aspereza que poderá dever-se a desgaste da agulha, so vendo ao microscopio é que se poderá dizer se é isso ou não.

Esta celula tem uma compliance relativamente elevada o que poderá ser um bom casamento para a massa reduzida do SME. Mas entre a Denon e a Goldring eu sem duvida escolheria a segunda.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Revisão ao Linn Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão ao Linn   Revisão ao Linn EmptySeg Set 05 2011, 19:27

Esta coisa de se acertar numa Célula/Braço/Gira/Pré de Phono, tem muito que se lhe diga como todos sabemos e verdades absolutas não existem. Revisão ao Linn 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Revisão ao Linn 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Revisão ao Linn Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão ao Linn   Revisão ao Linn EmptySeg Set 05 2011, 20:02

Há aqui uma pequena diferença na montagem... Depois de andar a ver umas tabelas, resolvi montar a Denon juntamente com aquele pequeno peso que ela traz para baixar ligeiramente a frequência de ressonância do conjunto braço/célula, talvez isso faça alguma diferença. Outra coisa deve ser o som mais magro da Denon “casar” melhor com o carácter mais cheio e recuado dos QUAD e o resultado ser mais agradável. Do que ouvi ontem, acho que a aspereza tem tendência a desaparecer, estou curioso para descobrir o resultado final.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Revisão ao Linn Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão ao Linn   Revisão ao Linn EmptySeg Set 05 2011, 20:04

rcarreira escreveu:
....estou curioso para descobrir o resultado final.

Tu e os curiosos, coscuvilheiros e intrometidos do AAP.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Revisão ao Linn 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Revisão ao Linn Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão ao Linn   Revisão ao Linn EmptyTer Set 13 2011, 11:41

E pronto, já cá vão uns dias com a Denon, é altura de fazer um resumo...
Quando a instalei, afinei-a para um peso de leitura de 1,6g (como manda o manual) e digamos que adorei o som... Muito detalhe, os agudos e as vozes muito presentes e realistas, mas notei que os graves, embora presentes, parecia que não estavam lá. Também me agradou a quase ausencia de silibancias e distorções nas ultimas faixas dos discos.
Estava no bom caminho, pensava, mas com a breca, à medida que ia tocando mais e mais discos o som foi piorando, mais distorção, mais silibancias, até ao ponto em que agarrei nas ferramentas e resolvi voltar a afinar a dita. Antes de desmontar seja o que for, fui ver como estava alinhada e, qual não é o meu espanto, estava bastante "fora". Comecei tudo de novo, desta vez afinei-a para 1,8g, alinhamento, VTA e quando fui dar o aperto final, nicles! A porcaria das porcas não têm só umas estrias e não as consigo prender de forma a apertar os parafusos como deve de ser Sad Tentei com as porcas da Goldring, mas não cabem, teria de virar os parafusos ao contrário e como estes são de fenda não tenho uma chave para os apertar por baixo da shell (que é fixa ao braço). Portanto vou ter de arranjar um conjunto de parafusos decentes, sextavados, com porcas e anilhas, que com aquele material de montagem não vai lá. Lá se vão mais uns euros Sad
Tenho a impressão de que a pouca extensão dos graves se deve precisamente a um aperto deficiente... Quando tiver os novos parafusos e tudo afinado de novo, volto a dar notícias aqui.

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Revisão ao Linn Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão ao Linn   Revisão ao Linn EmptyTer Set 13 2011, 11:47

Com o passar do anos e das células, parafusos e porcas são coisas que não vão faltar. Revisão ao Linn 933723
Depois conta como foi e se melhorou. Escusado será dizer que podes (e talvez devas) de usar o gerador de protractor tão falado e que o Bulldozer teve a gentileza de aqui colocar.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Revisão ao Linn 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Revisão ao Linn Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão ao Linn   Revisão ao Linn EmptyTer Set 13 2011, 12:11

Curiosamente tenho lá uns 3 conjuntos de porcas e parafusos, mas os unicos que "cabem" na Denon não são lá grande coisa.
Vi estas no ebay:

http://www.ebay.co.uk/itm/230664642885?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1438.l2649

http://www.ebay.co.uk/itm/270814599498?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1438.l2649

Qualquer um destes conjuntos iria resolver para sempre todos os eventuais problemas de parafusos para o resto da existencia.
O problema é que 15€ é muito dinheiro em parafusos... Já dava para uns LP's...

Quanto à afinação, vou fazer precisamente isso. Vou imprimir uma regua "personalizada" e afinar de acordo.

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Revisão ao Linn Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão ao Linn   Revisão ao Linn EmptyTer Set 13 2011, 14:19

rcarreira escreveu:
Curiosamente tenho lá uns 3 conjuntos de porcas e parafusos, mas os unicos que "cabem" na Denon não são lá grande coisa.
Vi estas no ebay:

http://www.ebay.co.uk/itm/230664642885?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1438.l2649

http://www.ebay.co.uk/itm/270814599498?ssPageName=STRK:MEWAX:IT&_trksid=p3984.m1438.l2649

Qualquer um destes conjuntos iria resolver para sempre todos os eventuais problemas de parafusos para o resto da existencia.
O problema é que 15€ é muito dinheiro em parafusos... Já dava para uns LP's...

Quanto à afinação, vou fazer precisamente isso. Vou imprimir uma regua "personalizada" e afinar de acordo.

Ricardo


15 Euros é realmente dinheiro por parafusos, mas em contrapartida poderá resolver algumas frustrações no futuro.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Revisão ao Linn 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
JCF
Membro AAP



Mensagens : 218
Data de inscrição : 08/07/2010
Idade : 61
Localização : Alfragide

Revisão ao Linn Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão ao Linn   Revisão ao Linn EmptyTer Set 13 2011, 16:01

Viva

Os parafusos têm de ser em aluminio ou inox.

O som leve era uma das minhas queixas nessa celula. Acredito que com um pre regulavel se possam melhorar os resultados.

A definição era boa, não notava sibilancias e a extensão de grave ate me pareceu muito boa.

No meu caso, com o meu equipamento as queixas foram:

Alguma falta de dinamica
Saida baixa o que obrigava a aumentar muito o volume (12h ou ate mais)
Falta de corpo (volume) no grave, som a tender para o magrinho.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Revisão ao Linn Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão ao Linn   Revisão ao Linn EmptyTer Set 13 2011, 16:08

JCF escreveu:
Viva

Os parafusos têm de ser em aluminio ou inox.

O som leve era uma das minhas queixas nessa celula. Acredito que com um pre regulavel se possam melhorar os resultados.

A definição era boa, não notava sibilancias e a extensão de grave ate me pareceu muito boa.

No meu caso, com o meu equipamento as queixas foram:

Alguma falta de dinamica
Saida baixa o que obrigava a aumentar muito o volume (12h ou ate mais)
Falta de corpo (volume) no grave, som a tender para o magrinho.

É um dos problemas das MC de alto ganho. É que apesar de ser alto para MC é relativamente pouco para a entrada MM. Muitas vezes a sentida falta de dinâmica tem a ver com esse fraco output. Normalmente aconselho transformadores a 5x para esse problema e as melhorias podem ser consideráveis.

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Revisão ao Linn 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Revisão ao Linn Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão ao Linn   Revisão ao Linn EmptyTer Set 13 2011, 19:01

Hum...
Posso ver o que se pode fazer com a placa phono do Quad 33. Já pensei comprar uma usada para fazer umas "brincadeiras" com as resistencias e as capacitancias. Quanto ao ganho, já vi onde se aumenta.. É uma questão a ver com atenção no futuro.
Antes de ir por esse caminho vou montar a célula como deve de ser (vou "dormir" sobre a questão dos parafusos) e tenho de trocar os condensadores do amplificador de potencia (Quad 303) que ainda serem de origem contribui muito para que o som não tenha muitos graves e seja "velado".
E como se isto não bastasse, ainda tenho de arranjar uma geringonça que leia CD's, tenho um movel cheio deles e um discman ligado aos Quad...

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Revisão ao Linn Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão ao Linn   Revisão ao Linn EmptyQua Set 14 2011, 11:39

rcarreira escreveu:
Hum...
Posso ver o que se pode fazer com a placa phono do Quad 33. Já pensei comprar uma usada para fazer umas "brincadeiras" com as resistencias e as capacitancias. Quanto ao ganho, já vi onde se aumenta.. É uma questão a ver com atenção no futuro.
Antes de ir por esse caminho vou montar a célula como deve de ser (vou "dormir" sobre a questão dos parafusos) e tenho de trocar os condensadores do amplificador de potencia (Quad 303) que ainda serem de origem contribui muito para que o som não tenha muitos graves e seja "velado".
E como se isto não bastasse, ainda tenho de arranjar uma geringonça que leia CD's, tenho um movel cheio deles e um discman ligado aos Quad...

Ricardo


Ricardo, projetos não te faltam e isso é bom. Revisão ao Linn 491368 E nós cá estamos para te baralhar e tornar a vida mais difícil. Revisão ao Linn 933723

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Revisão ao Linn 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
rcarreira
Membro AAP



Mensagens : 321
Data de inscrição : 13/12/2010
Idade : 48
Localização : Lisboa

Revisão ao Linn Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão ao Linn   Revisão ao Linn EmptyQua Set 14 2011, 13:07

António José da Silva escreveu:



Ricardo, projetos não te faltam e isso é bom. Revisão ao Linn 491368 E nós cá estamos para te baralhar e tornar a vida mais difícil. Revisão ao Linn 933723

Por falar nisso dos projectos... Ando um bocado fascinado pelos leitores de CD das primeiras gerações, os Philips CD100, 101, 104, Marantz CD63 e (principalemtne) o Philips CD960... Gostava tanto de ter um destes...
Acho que vou mesmo encomendar os tais parafusos, depois de afinar o Linn dedico-me ao QUAD 303, porque fazer tudo ao mesmo tempo não tem metade da piada Wink

Ricardo
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Revisão ao Linn Empty
MensagemAssunto: Re: Revisão ao Linn   Revisão ao Linn Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Revisão ao Linn
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: