Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Aquisição de sistema de som usado

Ir para baixo 
+10
agorgal
Goansipife
Ghost4u
nbaptista
JPEREIRA
luis lopes
Ruben Pinto
fredy
José Miguel
vitorol
14 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Ghost4u
Membro AAP



Mensagens : 13359
Data de inscrição : 13/07/2010

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptySeg maio 18 2020, 19:58

Pessoalmente, gosto do PMA-355UK. Mas, quiçá, fique melhor servido com o Rotel RA-920AX (https://www.olx.pt/anuncio/amplificador-integrado-rotel-ra920ax-IDFgu2t.html#4cd90c5bdb) e sintonizador Kenwood, dispensando nove dezenas e meia de "euricos".
Ir para o topo Ir para baixo
vitorol
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/04/2020
Idade : 53
Localização : Tomar

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptySeg maio 18 2020, 22:14

Cada vez mais baralhado! Pelo menos dá para ir aprendendo qualquer coisa. Então entre esses 3 (Marantz pm32, Denon PMA-355UK e Rotel RA-920AX) tendo em conta as colunas Kef, qual seria melhoe opção? Já agora tenho uma dúvida (se fosse só uma....). Quando nas specs falam por exemplo em 30w por canal quer dizer que tem 2 canais ou seja dá para 4 colunas? O Rotel parece ter só um canal pois só parece ter saída para 2 colunas.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptySeg maio 18 2020, 22:43

Os watts por canal devem ser entendidos para cada coluna - de forma simples.

Para ouvir Música em formato estéreo apenas precisa de duas colunas, logo dois canais.
Para ter quatro, teria que ter um sistema Quadrifônico... Não me parece ser o seu caso.

Esse Rotel está a um preço jeitoso!!
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13359
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptySeg maio 18 2020, 23:32

Estando esclarecida a questão de potência, entre os três amplificadores, desgosto do PM-32, preferindo o Rotel, seguindo-se o Denon. Todavia, a escolha será sua e respeitarei a opção tomada sem comentá-la.
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 65
Localização : Freiria - Torres Vedras

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyTer maio 19 2020, 09:48

Ghost4u escreveu:
Estando esclarecida a questão de potência, entre os três amplificadores, desgosto do PM-32, preferindo o Rotel, seguindo-se o Denon. Todavia, a escolha será sua e respeitarei a opção tomada sem comentá-la.

Fazendo minhas as palavras do orador antecedente Laughing só acrescento, que para os meus ouvidos os Rotel, são sempre valores seguros e apresentam-se, de uma forma geral como:

- Mais neutros. Não acrescentam nem tiram nada à música;
- Mais coerentes no espectro de toda a banda sonora audível - dos graves aos agudos
- Mais consistentes a conduzir as colunas que se lhes colocam a seguir
- Mais duráveis dentro de um sistema. São fiáveis. É difícil substituí-los, porque para tal a fasquia sobe e muito...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
vitorol
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/04/2020
Idade : 53
Localização : Tomar

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyTer maio 19 2020, 11:10

Goansipife escreveu:
Ghost4u escreveu:
Estando esclarecida a questão de potência, entre os três amplificadores, desgosto do PM-32, preferindo o Rotel, seguindo-se o Denon. Todavia, a escolha será sua e respeitarei a opção tomada sem comentá-la.

Fazendo minhas as palavras do orador antecedente Laughing só acrescento, que para os meus ouvidos os Rotel, são sempre valores seguros e apresentam-se, de uma forma geral como:

- Mais neutros. Não acrescentam nem tiram nada à música;
- Mais coerentes no espectro de toda a banda sonora audível - dos graves aos agudos
- Mais consistentes a conduzir as colunas que se lhes colocam a seguir
- Mais duráveis dentro de um sistema. São fiáveis. É difícil substituí-los, porque para tal a fasquia sobe e muito...

cheers

Podem comentar a minha escolha à vontade! Vou contactar a vendedora do Rotel. O meu problema é sempre a entrega. Mandar vir isto assim sem ver é um risco certo? E se pedir um video à vendedora? Costumam arriscar? Pelo que vi há pessoal por aqui a mandar vir do ebay e aí é que não podem mesmo experimentar...
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyTer maio 19 2020, 11:20

Não compare a segurança das compras via ebay com PayPal, com as compras no olx sem rede... são coisas bem diferentes.

Se comprar via ebay e o artigo chegar danificado, reclamando a possibilidade de devolução do dinheiro está salvaguardada.

O ideal seria experimentar ou alguém de confiança experimentar por si, o vídeo é uma solução engenhosa, mesmo que consiga baixar o valor nunca será a mesma coisa. Rolling Eyes

Complicado isto do vírus!
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyTer maio 19 2020, 12:19

É um problema de assimetria da informação, ou seja, o vendedor tem muito mais informação sobre o produto do que você. Mas se o vendedor fôr honesto, e dado que é uma quantia pequena...Eu costumo telefonar e têr uma conversa sobre o estado do produto, aí ajuda pq se conhece um pouco mais da pessoa que está a vender!
Ir para o topo Ir para baixo
vitorol
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/04/2020
Idade : 53
Localização : Tomar

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyTer maio 19 2020, 12:42

nbaptista escreveu:
É um problema de assimetria da informação, ou seja, o vendedor tem muito mais informação sobre o produto do que você. Mas se o vendedor fôr honesto, e dado que é uma quantia pequena...Eu costumo telefonar e têr uma conversa sobre o estado do produto, aí ajuda pq se conhece um pouco mais da pessoa que está a vender!

Eu também faço sempre isso. Com uma conversa consegue-se ter uma ideia da pessoa. Nunca é totalmente seguro mas ajuda.
Ir para o topo Ir para baixo
vitorol
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/04/2020
Idade : 53
Localização : Tomar

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyTer maio 26 2020, 14:15


Boas!

Encontrei este amplificador à venda aqui perto de mim mas não encontrei grande informação na net sobre ele. Vale a pena considerá-lo?

https://www.olx.pt/anuncio/amplificador-integrado-akai-am-16-IDFGjC9.html

Já agora vi este tuner Nad 4020A por 30 € mas tem uma rachadela. Pelo que pesquisei, parece ser um bom tuner e o vendedor diz que funciona tudo bem... Diz que bateu ao tirar do armário...

https://www.olx.pt/anuncio/tuner-nad-IDCUNF7.html

Aqui perto de mim também há um tuner Nad mas é o 4020B. É muito diferente do 4020A?

https://www.olx.pt/anuncio/tuner-nad-4020b-IDF32fE.html
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1314
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyTer maio 26 2020, 21:14

Se tiver oportunidade de ouvir os equipamentos melhor para si. Como foi dito aqui talvez uma conversa aberta com o vendedor esclareça o estado dos aparelhos.
Para um início nestas andanças quer o Akai quer o Nad 4020B serão simpáticos, a Nad com boas provas dadas neste mundo, a Akai na época mais conhecida pelos seus gravadores de bobine aberta. A diferença entre o A e B nos sintonizadores NAD terá a ver com uma eventual alteração nos circuitos electrónicos ou apenas uma geração posterior (B). Atendendo que o A tem a face bastante danificada aconselho a opção pela versão B. Se não pode ou pretende gastar mais dinheiro tem aqui (se ambos estiverem a funcionar corretamente) uma solução para iniciados económca e de qualidade bem razoável. Mais tarde e se pretender evoluir é só ir trocando de equipamento, peça por peça...
Ir para o topo Ir para baixo
vitorol
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/04/2020
Idade : 53
Localização : Tomar

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyTer maio 26 2020, 23:14

agorgal escreveu:
Se tiver oportunidade de ouvir os equipamentos melhor para si. Como foi dito aqui talvez uma conversa aberta com o vendedor esclareça o estado dos aparelhos.
Para um início nestas andanças quer o Akai quer o Nad 4020B serão simpáticos, a Nad com boas provas dadas neste mundo, a Akai na época mais conhecida pelos seus gravadores de bobine aberta. A diferença entre o A e B nos sintonizadores NAD terá a ver com uma eventual alteração nos circuitos electrónicos ou apenas uma geração posterior (B). Atendendo que o A tem a face bastante danificada aconselho a opção pela versão B. Se não pode ou pretende gastar mais dinheiro tem aqui (se ambos estiverem a funcionar corretamente) uma solução para iniciados económca e de qualidade bem razoável. Mais tarde e se pretender evoluir é só ir trocando de equipamento, peça por peça...

Penso que se está a referir ao Rotel quando fala no Akai certo? A minha duvida era mesmo saber se o akai tem qualidade proxima do Rotel. Como é aqui perto era mais facil testar.
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13359
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyTer maio 26 2020, 23:20

Lamento não pautar por discurso diplomático ou politicamente correcto, porquanto, a postura politicamente correcta, a meu ver, acarreta laivos de hipocrisia. Assim, focando-me na sua questão, a qualidade do Akai cai comparativamente ao Rotel. Quanto a sintonizadores, ao invés do NAD, apostava num modelo nipónico referido noutro tópico (https://www.olx.pt/anuncio/radio-stereo-tuner-sansui-IDDG5MT.html#79d3e7d766).
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyQua maio 27 2020, 09:53

Caro Vítor, permita-me umas palavritas (que nem chegam a ser conselho):

Escolher peças de audio num patamar de preços baixos é complicado, num patamar de preços muito baixos é ainda mais. Colocar aqui anúncios atrás de anúncios não resolve tudo, principalmente se não sai de casa para experimentar ou adia a tomada de decisão.

Como vai saber qual o melhor amplificador para si?

Um amplificador até 100/200 euros, no mercado de usados, significa a abertura a um enorme compromisso. Esqueça a ideia de vir a ter tudo, nem 100.000 euros lhe dariam um amplificador capaz de fazer tudo bem. Assim sendo tente procurar o que precisa e o que gosta, depois viva com isso enquanto der (quando não der, troca).

Já tem as colunas, sempre que vir um amplificador de que goste/possa pagar, pense se ele pode conduzir as suas colunas e, muito importante, conduzir as colunas na sua sala no volume que deseja ouvir Música.

Se não vai ouvir muito alto, um amplificador de potência relativamente baixa chegará.
O tamanho da sala influência o som e a necessidade de amplificador/colunas.

Por exemplo, esse Akai está a 70 euros negociáveis, perto de si. Tente experimentar sem compromisso, tente baixar o preço para um zona de conforto. Se gostar, óptimo. Se não gostar, pelo menos ficará com um pequena referência (mais uma, porque já ouviu as suas colunas na casa onde as comprou).

Não pense que vai ganhar dinheiro a trocar de amplificador no futuro, se conseguir vender pelo valor que pagar já é bom. Contudo, é a experimentar que se aprende, digo eu que no passado troquei desta forma mais de uma dúzia de amplificadores.


O resultado em termos de som deve agradá-lo, não espere ter altas frequências (agudos) afiadas como lâminas, baixas frequências (baixos) potentes/secos/rápidos, uma gama média ultra sedosa e carnal, mas se conseguir sentir a Música e der consigo a bater o pé, está no caminho certo.





ps.: o exemplo do Akai foi usado por estar perto, não conheço o amplificador; acredito que o Rotel possa ser o caminho, mas só ouvindo com as colunas.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1314
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyQua maio 27 2020, 10:00

vitorol escreveu:

Penso que se está a referir ao Rotel quando fala no Akai certo? A minha duvida era mesmo saber se o akai tem qualidade proxima do Rotel. Como é aqui perto era mais facil testar.

Se a sua dúvida era na comparação entre as qualidades do Akai versus Rotel digo-lhe que (e baseando-me no historial de ambas as marcas - nunca ouvi os modelos em questão) o Rotel tem melhor "pedigree" e, portanto,  a obrigação de "tocar" melhor.
Escrevi de acordo com as opções no seu "post" anterior e não pretendi comparar com todas as outras que surgem ao longo do tópico.

Tenho 8 anos de "carreira" no AAP. A única verdade absoluta que aqui encontrei foi esta:
O Audio é tramado... o que uns adoram... outros detestam...
Obrigado "fredy" por me recordar isto sempre que leio os seus "posts"
Ir para o topo Ir para baixo
vitorol
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/04/2020
Idade : 53
Localização : Tomar

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyQua maio 27 2020, 11:59

Sem dúvida que essa é a única verdade absoluta.
Vim aqui pedir ajuda há pouco tempo mas tenho pesquisado alguma coisa no forum e já deu para perceber isso. Não deixa de ser interessante ver opiniões diferentes mas às vezes fico meio baralhado.

Acerca do Rotel, contactei o vendedor e pedi-lhe uma foto porque ele disse-me que tinha uma grelha partida na base. Hoje enviou a foto e ainda é uma grande parte da grelha da base, talvez um terço. Vê-se o integrado. Acho que é melhor desistir. Se conseguisse vê-lo a funcionar ainda podia ponderar.
Ir para o topo Ir para baixo
agorgal
Membro AAP
agorgal


Mensagens : 1314
Data de inscrição : 19/12/2012
Localização : Porto

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyQua maio 27 2020, 12:39

Tomo a liberdade de fazer meu o escrito pelo José Miguel. Sintetiza muito bem aquilo que penso que se deve aplicar a quem se inicia neste mundo da reprodução de música gravada, seja qual for o suporte.

Poderia pôr as coisas assim:
Imagine que pretende comprar um automóvel mas que eles são vendidos às peças: 50 marcas de motores, 50 marcas de estofos, e por aí fora: carrocerias, caixas de velocidades, suspensões, vidros, tubos, pneus, jantes, alcatifas, parafusos...
E que cada uma das peças funciona mais ou menos bem em conjunto com todas as outras mas muito melhor com apenas uma ou duas (com as muito faladas sinergias entre elas). E que este "funciona melhor" pode ser objectivo (anda mais depressa, tem mais potência...) ou subjectivo (o som do motor é mais agressivo, o aspeto é mais bonito...). Imagine ainda que se utilizar os parafusos XPTO, revestidos com uma liga de ouro e molibdénio então é que é: o som do motor é mais envolvente, espacialmente mais bem definido, com um toque de frutos silvestres e passarinhos. Agora multiplique as variantes possíveis da conjugação destas 50 marcas diferentes por 100. Bem vindo ao mundo da alta-fidelidade!

Anda à volta da escolha de amplificador, gira-discos e sintonizador. Parece-me que já escolheu as colunas. Mas, e para levar a coisa às suas últimas consequências (ou a bom porto) ainda tem de escolher: cabos para colunas, cabos de linha/auxiliar, cabeça+agulha para o gira-discos, tapete para o mesmo, bases para as colunas, uns novos apoios para todos os aparelhos, uma mesa para o gira-discos mais a sua base anti-sísmica, mais tarde ou mais cedo um pré para o gira discos, uns cabos novos para o braço do gira-discos, etc., etc., etc., tudo isto com 5.000 marcas e modelos diferentes e grandes ou pequenas diferenças (e sinergias) entre eles... tudo isto agravado com a horrível tendência de certos equipamentos tocarem muito bem numa sala e pessimamente na sala do vizinho do lado!

Esta lenga-lenga toda para chegar aqui: compre, ponderando o que vai encontrando e lhe vão sugerindo, construa um conjunto mais ou menos razoável e de acordo com as suas possibilidades, ligue tudo e, durante algum tempo, delicie-se a ouvir música. Reserve algum do seu orçamento para comprar discos, cd's ou lá o que for mas, e sobretudo, ouça música. Eduque os seus ouvidos para escutar as diferenças subtis ou não tão subtis que os diversos equipamentos proporcionam. Ouça a sua aparelhagem e vá ouvindo também as dos seus amigos. E, mesmo que na casa de fulano tenha percebido que o som é melhor, continue a ouvir a sua música, na sua sala e com a sua aparelhagem. Depois de algum tempo de aprendizagem, e com mais algum dinheiro, poderá começar a pensar a evolução para algo melhor. Com calma, talvez com mais cuidado e de certeza com mais conhecimento do que é o som e a reprodução da música gravada.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyQui maio 28 2020, 16:32

apenas vou opinar acerca de vendedores de 2 aparelhos que ja aqui foram falados.
O primeiro o do rotel.
O nome do anuncio e de uma senhora mas parece-me que existe uma outra conta em nome de um senhor com quem ja fiz negocio e pelo estilo de artigos será a mesma pessoa.

A outra é o o vendedor do Radio Sunsui.
Ja fiz negocio com esse senhor ha varios meses fora do olx .
Esta semana forneceu-me uma lista com alguns artigos onde constava esse turner. fiquei-lhe com 2 pecas para a minha colecção.
Isto para dizer que ambos são de confiança caso se confirme que é o mesmo vendedor o caso do Rotel.
Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2486
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyTer Jun 02 2020, 14:34

A solução mais sensata é comprar todos os componentes da mesma marca e linha.

Quanto à qualidade pode ir desde uma entrada de gama até um topo de gama.

Ir para o topo Ir para baixo
vitorol
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/04/2020
Idade : 53
Localização : Tomar

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyQua Jun 17 2020, 17:38

Boas,

Adquiri o Rotel. Ainda não tenho fontes de qualidade mas já dá para ver que o som das Kef é muito bom! Não tenho grande termo de comparação mas o que interessa é que gosto do som.

O próximo objetivo é o gira discos e aqui estou um bocado baralhado. Tenho aqui perto o pioneer pl320 (direct drive)por 80€ sem célula e agulha e posso experimentar. Entretanto vi um Technics SL-BD22D (Belt Drive) que parece estar em excelente estado por 75€ (o vendedor diz que foi revisionado). Ficou de me dizer que agulha é que tem. Entre estes 2 qual seria a melhor opção?
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyQua Jun 17 2020, 18:50

vitorol escreveu:
Boas,

Adquiri o Rotel. Ainda não tenho fontes de qualidade mas já dá para ver que o som das Kef é muito bom! Não tenho grande termo de comparação mas o que interessa é que gosto do som.

O próximo objetivo é o gira discos e aqui estou um bocado baralhado. Tenho aqui perto o pioneer pl320 (direct drive)por 80€ sem célula e agulha e posso experimentar. Entretanto vi um Technics SL-BD22D (Belt Drive) que  parece estar em excelente estado por 75€ (o vendedor diz que foi revisionado). Ficou de me dizer que agulha é que tem. Entre estes 2 qual seria a melhor opção?

Sem reserva alguma se tivesse que optar por um e apenas por um desses dois, seria o pionner.

Ir para o topo Ir para baixo
Mário Franco
Membro AAP
Mário Franco


Mensagens : 2486
Data de inscrição : 27/03/2013
Idade : 65

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyQua Jun 17 2020, 22:54

Optava pelo direct drive.

Ir para o topo Ir para baixo
vitorol
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/04/2020
Idade : 53
Localização : Tomar

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyDom Jun 21 2020, 21:17

Boas,

Encontrei mais alguma opções em alternativa ao Pioneer PL320 dentro mais ou menos do mesmo preço:

-Sony PS-434, direct drive
-Blaupunkt PL 1000
-Pioneer PL-870
-Sanyo TP30
-Lenco 990DDQ

Há aqui algum que possa ser melhor opção que o Pioneer?
Se souberem de alguma alternatica melhor agradeço a informação.
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13359
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyDom Jun 21 2020, 22:00

Da mão cheia de gira-bolachas constantes da lista, gosto do Blaupunkt.
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13359
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyTer Jun 23 2020, 18:43

Um exemplar melhor que os cinco modelos mencionados é o Sanyo Plus Q25. Caso esteja interessado nesse modelo, um amigo tem um para venda em óptimo estado. Por mensagem privada, forneço o contacto.
Ir para o topo Ir para baixo
vitorol
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/04/2020
Idade : 53
Localização : Tomar

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyQui Jul 02 2020, 11:22

Boas,

A odisseia do gira-discos ainda continua... Como o olx anda meio parado agora virei-me para o ebay. Nunca aí comprei nada por isso ando a aprender como funciona. O grande problema são os portes exorbitantes mas fico na dúvida se contactando os vendedores é possível baixar esses valores. Já encontrei um ou outro vendedor com portes aceitáveis neste tipo de material (+- 20€). Aceito dicas porque como disse não tenho grande experiência neste site.

Nesses vendedores com portes aceitáveis vi estes gira-discos:

- Technics sl-dd33 (+- 60€)
- Technics SL-D30 (+- 70€)
- Dual 1224 (um bocado mais caro mas dá para fazer oferta +- 120€)

O que dizem? Se alguém conhecer vendedores de confiança agradeço envio por mp.
Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13359
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyQua Jul 08 2020, 12:11

Informo que, por ter sido vendido, o Sanyo Plus Q25 passou ao estado indisponível.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyQua Jul 08 2020, 12:52

Perdido o Sanyo...

Os dois Technics referidos poderiam servir bem, mas na hora de trocar de célula ficará mais limitado.

Em alternativa poderá ver este: https://www.olx.pt/anuncio/gira-discos-pioneer-IDFKHLP.html#752c2b748d

É um direct drive, mas com um braço mais "amigo" na hora de trocar de células - já tem uma capaz de lhe dar boas horas de Música.


Ir para o topo Ir para baixo
vitorol
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/04/2020
Idade : 53
Localização : Tomar

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptySex Ago 28 2020, 10:36

Boas!

A aquisição do Gira-Discos ainda não se realizou. É o que falta do sistema. Quando adquirir o Gira Discos coloco aqui uma foto do sistema.

Tenho mais 2 alternativas pelo que peço a vossa opinião... e paciência!

- Toshiba SR-255 Direct Drive mas é manual. Faz-me um pouco de confusão a agulha chegar ao fim e ficar ali a rodar...
- Pioneer PL-640 Direct Drive.

A nível de preços estão idênticos à volta dos 50€. Pelo que pesquisei parecem estar a bom preço.
Obrigado e bom fds.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptySex Ago 28 2020, 11:12

vitorol escreveu:
Boas!

A aquisição do Gira-Discos ainda não se realizou. É o que falta do sistema. Quando adquirir o Gira Discos coloco aqui uma foto do sistema.

Tenho mais 2 alternativas pelo que peço a vossa opinião... e paciência!

- Toshiba SR-255 Direct Drive mas é manual. Faz-me um pouco de confusão a agulha chegar ao fim e ficar ali a rodar...
- Pioneer PL-640 Direct Drive.

A nível de preços estão idênticos à volta dos 50€. Pelo que pesquisei parecem estar a bom preço.
Obrigado e bom fds.

Se o toshiba estiver em condições é capaz de ser um dira discos melhor em termos de isolamento, ou seja menos suscetível a vibrações exteriores. E normalmente têm a resistência de um tanque de guerra.
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13359
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptySáb Ago 29 2020, 13:15

Subscrevo o parecer do ser verde, oriundo de outra galáxia.
Ir para o topo Ir para baixo
vitorol
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/04/2020
Idade : 53
Localização : Tomar

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptySáb Ago 29 2020, 21:16

Foi-se o negócio. Já tinha acordado com a vendedora mas diz que recebeu uma prposta irrecusável... se calhar alguém que viu a conversa aqui no forum e aproveitou. Obrigado pelos conselhos. Há- de aparecer oitra oportunidade.
Já agora, o PL-640 vale a pena por 50 euros? Este dá para experimentar.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptySáb Ago 29 2020, 21:50

Boa noite!

Pelo valor de compra, vá e experimente. Leve uma aplicação no telefone que serve para medir as rotações (RPM), leve discos que conheça muito bem, tente verificar se o braço vai até ao final sem problemas.

Vá com tempo e teste com calma, se esse valor está perto do máximo que quer gastar, o Pioneer sendo direct-drive poderá ser uma opção e está perto de si.
Ir para o topo Ir para baixo
Alexandre Vieira
Membro AAP
Alexandre Vieira


Mensagens : 8560
Data de inscrição : 11/01/2013
Idade : 54
Localização : The Other Band

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyDom Ago 30 2020, 01:25

vitorol escreveu:
Foi-se o negócio. Já tinha acordado com a vendedora mas diz que recebeu uma prposta irrecusável... se calhar alguém que viu a conversa aqui no forum e aproveitou. Obrigado pelos conselhos. Há- de aparecer oitra oportunidade.
Já agora, o PL-640 vale a pena por 50 euros? Este dá para experimentar.

Eu aguardaria por outro. Ele não é mau, mas longe de ser um gira para a "eternidade"...
Ir para o topo Ir para baixo
vitorol
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/04/2020
Idade : 53
Localização : Tomar

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyTer Abr 20 2021, 14:47

Boas!

Desenterro este tópico que criei e que me permitiu montar com a vossa ajuda um sistema low-cost que julgo ser razoável.
Neste momento tenho o seguinte conjunto:

- Amplificado Rotel RA920ax
- Tuner Sansui T60
- Leitor CD Technics SL-PG460A
- Leitor CD Philips CD-771 (TDA1541) - Este apareceu a bom preço já depois de ter comprado o Technics e fiquei com os dois!
- Colunas Kef 303.3

Quanto ao gira-discos que era o objectivo principal, acabei por adquirir um Sansui FR-D4 automático que acabei por vender visto ter um problema no automático.

Sendo assim precisava novamente da vossa ajuda para a aquisição do gira-discos tendo como orçamento um valor à volta de 100 euricos. A preferência vai para DD com braço de encaixe universal visto ter ficado com uma headshell AT-VM95E que tinha adquirido para substituir a que vinha no Sansui. O ideal seria comprar sem headshell...
Gostava de colocar aqui uma foto do sistema no local mas não sei muito bem como se faz...

masa gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
miguelbarroso
Membro AAP
miguelbarroso


Mensagens : 236
Data de inscrição : 11/02/2019
Localização : Lx

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyTer Abr 20 2021, 16:20

Usa o imgur.com para as imagens - é fácil
Ir para o topo Ir para baixo
vitorol
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/04/2020
Idade : 53
Localização : Tomar

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyTer Abr 20 2021, 17:22

Ora vamos lá ver se consigo. Ainda com o Gira Discos Sansui:

https://imgur.com/a/bp4LR7Q
Ir para o topo Ir para baixo
miguelbarroso
Membro AAP
miguelbarroso


Mensagens : 236
Data de inscrição : 11/02/2019
Localização : Lx

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyTer Abr 20 2021, 18:58

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 TKnwZWd

paulov gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13359
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyTer Abr 20 2021, 19:54

Prezado vitorol,

Tem um sistema agradável, composto por óptimo amplificador. Quanto ao sintonizador, apesar de ser entrada de gama, concede encanto na audição da emissão da Antena 2.

Com melhores cumprimentos,
What a Face

vitorol gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
vitorol
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/04/2020
Idade : 53
Localização : Tomar

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyTer Abr 20 2021, 20:06

Ghost4u escreveu:
Prezado vitorol,

Tem um sistema agradável, composto por óptimo amplificador. Quanto ao sintonizador, apesar de ser entrada de gama, concede encanto na audição da emissão da Antena 2.

Com melhores cumprimentos,
What a Face

Confesso que o sintonizador ainda não parou nessa estação mas prometo fazer uma audição atenta. Embora muito simples de trabalhar tem uma forma de sintonização fina muito prática e apanha muito bem as estações - aqui tenho pouco sinal.
O amplificador tem um som muito natural. As colunas também acho que não estão mal apenas deteto um tweeter ligeiramente menos detalhado e um pouco mais baixo. Segundo o que pesquisei deve ter a ver com o ferro fluido.
Agora falta o gira bolachas!
Muito obrigado pela mensagem!
Ir para o topo Ir para baixo
vitorol
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/04/2020
Idade : 53
Localização : Tomar

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyQua Abr 28 2021, 10:23

Boas!

Surgiu a hipótese de adquirir um gira discos aqui a um "vizinho" a preço simpático.

Ele tem os seguintes gira discos:

Pioneer PL-340 sem tampa - 30€
Onkyo Y100 sem conversor 220-110 (terei de adquirir um) - 50€.

Como já tenho a headshell AT-VM95E completa penso que seria mais prático ficar com o Onkyo. Julgo que bastaria enroscar a headshell.

Qual a vossa opinião em termos de desempenho? Tenho receio que relativamente ao Sansui FR-D4 que tive seja andar para trás...

Cmps.
Ir para o topo Ir para baixo
vitorol
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/04/2020
Idade : 53
Localização : Tomar

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyQui Abr 29 2021, 13:37

Boas,

Desculpem a insistência mas no fim de semana vou lá ver estes dois gira discos e gostava de levar alguma informação sobre eles. Se puderem dar a vossa opinião agradecia imenso.

Obrigado.
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyQui Abr 29 2021, 14:12

Em casa já tive um desses Pioneer e não gostamos nadinha... saiu em forma de oferta.

O Onkyo era a entrada de gama, tem um aspecto interessante, mas nunca ouvi esse aparelho - imagino que esteja em linha com peças semelhantes, o som deverá ser agradável (teste as rotações com uma aplicação no telefone - RPM).

Posto isto, eu apostaria no Onkyo, mas preferia algo assim: https://www.olx.pt/anuncio/gira-discos-pioneer-pl-4-IDGgREZ.html

Esse é direct-drive, se ficar perto de si, seria uma boa possibilidade.

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyQui Abr 29 2021, 16:45

Eu posso oferecer Um Pioneer PL-L50...  

Fully Automatic Turntable (1984)
https://www.vinylengine.com/library/pioneer/pl-l50.shtml
""Specifications
Type: fully automatic record player

Drive method: direct drive

Motor: DC servo

Platter: 304mm aluminium alloy diecast

Speeds; 33 and 45rpm

Wow and flutter: 0.025% wrms

Signal to noise ratio: 78dB

Tonearm: linear tracking

Effective length: 230mm

Cartridge: PC-300T IM type

Dimensions: 420 x 108 x 365m

[/u]




100% funcional!
Toca  e funciona tudo, não  transparece um ruido de estática que seja, graças a um matt de sorbothane da AudioQuest!...
Automático que é toca um disco se preciso for a noite toda sem ter que me levantar da cadeira...

Ofereço (matt incluido) por uns míseros 200,0€.

P.S: Único dono, comprado por mim, em Lisboa, na Setron (importador da Pioneer, ao tempo, em Portugal) meados dos anos ´80...

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
vitorol
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/04/2020
Idade : 53
Localização : Tomar

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyQui Abr 29 2021, 21:22

José Miguel escreveu:
Em casa já tive um desses Pioneer e não gostamos nadinha... saiu em forma de oferta.

O Onkyo era a entrada de gama, tem um aspecto interessante, mas nunca ouvi esse aparelho - imagino que esteja em linha com peças semelhantes, o som deverá ser agradável (teste as rotações com uma aplicação no telefone - RPM).

Posto isto, eu apostaria no Onkyo, mas preferia algo assim: https://www.olx.pt/anuncio/gira-discos-pioneer-pl-4-IDGgREZ.html

Esse é direct-drive, se ficar perto de si, seria uma boa possibilidade.

A escolha entre o Onkyo e o pIoneer pl-340 era mesmo por causa da distancia. Já tenho visto boas opções no olx mas é sempre bastante longe. Também já tinha reparado nesse pioneer que indicou mas de Tomar a Aveiro ainda são uns kms...
Talvez a melhor opção seja esperar para ver se aparece algo mais perto.

Reirato, acredito que o Pioneer PL-L50 fosse a melhor opção mas já passa bastante o meu orçamento.

Mais uma vez obrigado pelos conselhos.
cmps
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyQui Abr 29 2021, 21:56

Na compra de usados é preciso muita paciência e calma...
só assim se consegue algo.

vitorol gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyQui Abr 29 2021, 22:13

Mais perto e em conta esta um philips 212 por 150€
em sto. antonio dos olivais.

vitorol gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptySex Abr 30 2021, 10:04

vitorol escreveu:


A escolha entre o Onkyo e o pIoneer pl-340 era mesmo por causa da distancia. Já tenho visto boas opções no olx mas é sempre bastante longe. Também já tinha reparado nesse pioneer que indicou mas de Tomar a Aveiro ainda são uns kms...
Talvez a melhor opção seja esperar para ver se aparece algo mais perto.

Reirato, acredito que o Pioneer PL-L50 fosse a melhor opção mas já passa bastante o meu orçamento.

Mais uma vez obrigado pelos conselhos.
cmps

Perante o seu pedido de respostas, não fui ver de onde era - a memória já não é o que era.

Compreendo o que diz, a viagem até Aveiro é longa, como diz o Luís, paciência é um dos segredos para lidar com o mercado de usados (mais ainda quando o orçamento é curto).

Mantenha-se atento às ofertas por esses lados, vai aparecer algo. Wink

vitorol gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
vitorol
Membro AAP



Mensagens : 57
Data de inscrição : 12/04/2020
Idade : 53
Localização : Tomar

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptySeg maio 31 2021, 18:03

Boas!

Cá estou eu outra vez a chatear! O meu orçamento esticou um pouco e tenho duas opções em vista pelo que vinha pedir a vossa opinião sobre os dois modelos que indico abaixo. Podem sugerir outras opções. O orçamento anda à volta dos 100/150.

- Technics sl-23 - 150€ com célula ATN-3600
- Sanyo TP 625 - 170€ (Gosto muita da aparência e do plinto em madeira). Este vem sem célula. Eu tenho uma AT-VM95E). Está acima do orçamento mas vou tentar negociar.

Cumprimentos.

Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptySeg maio 31 2021, 21:24

Esse Sanyo é todo catita e foi feito por uma marca que sabia o que fazia. Pode ler mais aqui:

https://www.audioanalogicodeportugal.net/t8076-sanyo-tp-625

Nestas coisas de usados convém experimentar, não se esqueça. Wink

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
miguelbarroso
Membro AAP
miguelbarroso


Mensagens : 236
Data de inscrição : 11/02/2019
Localização : Lx

Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 EmptyTer Jun 01 2021, 15:33

Alexandre Vieira gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema de som usado   Aquisição de sistema de som usado - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Aquisição de sistema de som usado
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Aquisição de sistema - 1ª compra
» Nova aquisição
» Aquisição GD
» As minhas comprinhas
» Aquisição de GD

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: