Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Aquisição de sistema - 1ª compra

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Primecut

Primecut


Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/08/2021
Idade : 45
Localização : Tavira

Aquisição de sistema - 1ª compra Empty
MensagemAssunto: Aquisição de sistema - 1ª compra   Aquisição de sistema - 1ª compra EmptyQui Jan 06 2022, 18:18

Boa tarde a todos, antes de mais, desejo um bom ano de 2022 a todos os membros do fórum.

Depois do meu tópico de apresentação há uns dias, venho então solicitar a vossa ajuda para aquisição do meu primeiro sistema.

Gostaria de acrescentar que antes de criar este tópico, procurei informação nos restantes posts sobre o assunto, e como tal vou "esquematizar" o meu pedido de ajuda de acordo com as questões que habitualmente vejo colocadas para poderem prestar a melhor informação. Assim sendo:

O quê? - É a minha 1ª aquisição de um GD + Colunas, pelo que apesar de obviamente pretender uma boa qualidade, não tem de ser ultrapro..

Para onde? - O sistema ficará colocado na sala que tem cerca de 40m2.

O som que gosto - Vindo de alguém do mundo dos graves que tocou viola baixo durante vários anos, dou preferência a umas colunas que aguentem as frequências graves sem dificuldade. (não é para ouvir muito alto)

O que ouço - Questão dificil, pois tanto ouço Miles Davis, como ouço Rock Progressivo, Jazz, etc..

Orçamento: 1250€

Versatilidade: Uma vez que ainda não possuo uma grande coleção de Vinyl, gostaria de um sistema que me fosse permitindo usar as colunas para ouvir os streamings de Spotify, etc.. Vi que existem os streamers mas não faço ideia de como se conjuga isto, ou outras possibilidades de o fazer..

Resumidamente, um sistema que garanta alguma qualidade, talvez dando primazia a uma maior fatia do orçamento para umas boas colunas. Tenho lido que um pré de phono dedicado faz uma boa diferença, mas como referi, estou muito leigo na matéria.

Edit: para referir que tenho preferência por material novo.

Espero ter prestado a melhor informação possível para ser ajudado, obrigado a todos desde já!


Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de sistema - 1ª compra Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema - 1ª compra   Aquisição de sistema - 1ª compra EmptySex Jan 07 2022, 12:49

Estou em baixo de forma (esta pandemia...), mas não quero deixar de tentar ajudar neste seu início.

O seu orçamento é jeitoso, mas falta perceber uma coisa: já tem amplificador?

Ter ou não ter muda muita coisa, no caso de não ter, terá de escolher comprar um para ligar o gira-discos (podendo escolher um com phono) e colunas ou escolher colunas activas/amplificadas.

A sua sala é grande, vai precisar de colunas com alguma capacidade e tamanho para o caso de querer usar a sala "toda" (ouvir bem em vários pontos).

Para gira-discos, eu tentaria olhar para o que me parece ser uma aposta certa: Rega P1, por exemplo (250 euros novo).

Colunas, para o que quer e orçamento que tem, eu apostaria em algo no mercado de usados. Tente ver colunas de chão da Dali, Klipsch, Mission, Q Acoustics, etc. (nestes casos estou a pensar em colunas que precisam de amplificador)

Não sei que lojas tem perto de si, mas será importante ouvir algumas coisas para ter referências.

Mais uma coisa: caso necessite de amplificador, aposte num usado recente e com phono (Rotel, Nad, Cambridge, Marantz, Yamaha, ...), para poder fazer o que disse e parece o mais certo - colocar o dinheiro nas colunas.

Caso tenha em mente escutar Música numa parte da sala, a uns 2 metros das colunas, espaço mais "dedicado", colunas de suporte podem fazer sentido (a escuta em proximidade compensa algumas perdas naturais das baixas frequências).
Ir para o topo Ir para baixo
Primecut

Primecut


Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/08/2021
Idade : 45
Localização : Tavira

Aquisição de sistema - 1ª compra Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema - 1ª compra   Aquisição de sistema - 1ª compra EmptySex Jan 07 2022, 13:17

José Miguel, obrigado desde já pela ajuda.

Amplificador não tenho pelo que terá de ser considerada também a compra do mesmo. Alguma sugestão para combinar com o Rega P1 por exemplo?

Obrigado!

Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
Tankado
Membro AAP
Tankado


Mensagens : 806
Data de inscrição : 29/01/2016
Idade : 31
Localização : Leiria

Aquisição de sistema - 1ª compra Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema - 1ª compra   Aquisição de sistema - 1ª compra EmptySex Jan 07 2022, 13:25

Bom dia,

Na minha opinião, nao há necessidade de fazer casar o gira discos com restante sistema.

Se fosse eu, com o que sei hoje (que poderá não ser muito) comprava um giradiscos que gostasse (o rega é totalmente válido), colocava uma celula segura (tipo Audio technica de entrada ou Shure M75).
Se o gira discos já tiver célula, utilize a que tem... Nesta fase, ainda vai descobrir o som que gosta e pretende.

Concentrava-me então em ter a melhor sinergia possível entre o amplificador e colunas.

Não pense demasiado, oiça música e se sentir falta de algo, procure a fim de chegar a um resultado mais concreto.

A melhor forma de saber o que queremos, é saber o que não gostamos

Cumprimentos,
Rafael Silva

Cordovox gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Primecut

Primecut


Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/08/2021
Idade : 45
Localização : Tavira

Aquisição de sistema - 1ª compra Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema - 1ª compra   Aquisição de sistema - 1ª compra EmptySex Jan 07 2022, 13:30

Rafael Silva, obrigado pela sugestão.

Quanto ao amplificador e à hipotese que coloquei de poder ouvir musica por exemplo através do Spotify, alguma forma de integrar esta solução no amplificador? De momento a coleção de vinyl é pequena.

Obrigado.

Nuno
Ir para o topo Ir para baixo
José Miguel
Membro AAP
José Miguel


Mensagens : 9401
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 42
Localização : A Norte, ainda a Norte...

Aquisição de sistema - 1ª compra Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema - 1ª compra   Aquisição de sistema - 1ª compra EmptySex Jan 07 2022, 13:58

Encontrar o que se gosta é o ideal, para isso é preciso experimentar e ganhar referências.

Amplificador, deixo como exemplo:
https://www.olx.pt/d/anuncio/amplificador-arcam-a65-plus-IDGSBS9.html

Esse Arcam é um exemplo, há mais do género. Esse já tem Phono, ou seja, tem pré-amplificação para o gira-discos.

Para usar o Spotify tem duas opções:
1. Comprar um cabo 2xRCA e 1xMini-jack (liga ao amplificador os dois RCA e o mini-jack ao telefone/computador ou outra coisa qualquer);
2. Comprar um DAC externo, ligar este ao amplificador e ligar o telefone/computador ao DAC (caso queira som melhor cuidado).

O Rega é um exemplo para gira-discos novo, traz célula e é só ligar em casa. Há alternativas, marcas como Pro-Ject, Audio Technica, ...

Assim fica com mais orçamento para o que mais vai prpvocar alterações no som final, as colunas.

Tente ouvir algumas coisas e partilhe o que sentiu, será mais fácil ajudar. Wink

Cordovox gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13359
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Aquisição de sistema - 1ª compra Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema - 1ª compra   Aquisição de sistema - 1ª compra EmptySex Jan 07 2022, 18:47

Prezado Primecut,

Ante o seu orçamento e, em matéria de gira-bolachas, investia no Audio-Technica AT-LP5X, o qual vem equipado com célula e pré de phono. As Mission 752 (https://www.olx.pt/d/anuncio/colunas-mission-752-IDGf9KQ.html) são colunas que fazem boa parceria com o amplificador integrado sugerido por José Miguel.

Cordeais cumprimentos fantasmagóricos,
What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Aquisição de sistema - 1ª compra Empty
MensagemAssunto: Re: Aquisição de sistema - 1ª compra   Aquisição de sistema - 1ª compra Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Aquisição de sistema - 1ª compra
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Aquisição de sistema de som usado
» Opinião na compra de sistema
» Nova aquisição
» Aquisição GD
» As minhas comprinhas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: