Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Cabos solid core

Ir para baixo 
+5
Ruben Pinto
takeooff
analog_sa
reirato
ricardo onga-ku
9 participantes
AutorMensagem
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Cabos solid core Empty
MensagemAssunto: Cabos solid core   Cabos solid core EmptySex Dez 28 2018, 22:17

Tenho cá por casa uns cabos solid core da Audioquest, o Coral(IC). A Audioquest afirnma que os cabos entrançados provocam distorção! Nas minhas experiências, com o Audioquest o som ganha mais corpo, no entanto o Qed(entrançado) é mais ágil e tem mais "groove".Os cabos Solid Core ainda se utilizam, ou foi uma moda que já passou?Quais as vantagens?
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Cabos solid core Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos solid core   Cabos solid core EmptyTer Fev 26 2019, 09:41

Estou a experimentar agora um cabo cyrus solid core, vintage mas em estado novo pois estava numa bobine. A ideia com que fico é que é muito bom numas coisas mas esconde ligeiramente outras. Na minha faixa de testes (Anima-o yuki conjugate) as flautas "desaparecem" um pouco, este efeito aparece portanto, nos médios altos. Os agudos ficam muito em evidencia. As bobines das colunas são feitas de solid core e tinha toda a lógica fazer o resto do trajeto com o mesmo tipo de cabo mas receio que 1mm será pouca espessura para um cabo de sinal, a ter em conta o que dizem os entendidos.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Cabos solid core Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos solid core   Cabos solid core EmptyTer Fev 26 2019, 15:17

nbaptista escreveu:
Tenho cá por casa uns cabos solid core da Audioquest, o Coral(IC). A Audioquest afirnma que os cabos entrançados provocam distorção! Nas minhas experiências, com o Audioquest o som ganha mais corpo, no entanto o Qed(entrançado) é mais ágil e tem mais "groove".Os cabos Solid Core ainda se utilizam, ou foi uma moda que já passou?Quais as vantagens?

Tanto quanto sei o cabo entrançado é mais flexível mas a corrente não flui de modo igual sobre a sua superficie (skin effect).
A solução é o cabo Litz onde cada filamento é isolado individualmente:

Cabos solid core 150px-Lica

Eu continuo a usar solid core de fabrico caseiro.
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Cabos solid core Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos solid core   Cabos solid core EmptyTer Fev 26 2019, 15:49

Eu uso estes como cabos de coluna...


Cabos solid core YTamnA8_HnQsgXJ2BvYFz5WfthLIrn0xaq4zGSW0rzob-TaPYC_-fcBpN-PcjdggqIVFmjxGRF8o7simnwzNP3BSIgeRgG0Lyuub9DGUfc_8fSma8Xjo4ZnQJofTddaNxk7O8BsCEcbaerYuVJSlioWKouvwfdYsGXFBSEex0LaLGfoIKX38i569AVU9tl4gcmt2t0c7_JlgMV58QxKe1aKloGsh7zT_tDdq7cdEsLKaEGw83fwDyWSGW_rqilktbuloiTEwiUB1EjS3ybrgvrVBkTAhF6TDSZKyyIten8epgq8OdrDmb-fYgCODRjfg-WXqV5CqgpTGcgUUXXj7oHWyVSmuU5b9Ng72Po0S23nY6JkQCgzUjCsbiq28nLlv8I8xG59ygD8WwjxUmj9MXLIcwvAACW_mS91ZehShKKSub62D66KsBAvJAww_gh6vfhBChAiVWU1IBZIlMuuNOLElqwK514TwoSabEXbTB5xHw97q-HVh3mGFE1SnEekhRjct8x17LBc9Gix8AJ8lTrbomV2pQN6PVjLMQV0oyD7EPq9cNTPL-MIr7Nv_XB7FH8f_cJygmRrj9QqPwyWCaYS8tz4iQitW1SMyugEfe72YGt3ZJOBBseEmZ_uHLUM05z0CPQvP28WsBDhGQxTnuTDRdIrOwlGHG-dPYgqr7u16Uc2EGRACYl-wj6YOKrnqU6cpjHQDjda9g0-BMOWqqo9i=w729-h972-no

MUNDORF MCONNECT SGW115W Câble Argent/Or Isolé PTFE Blanc 1.5mm
Cabos solid core Mundorf-mconnect-sgw115w-cable-argentor-isole-ptfe-blanc-15mm

Vende-se ao metro. (audiiophonics.fr).

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Cabos solid core Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos solid core   Cabos solid core EmptySex Mar 01 2019, 09:57

Depois de ter lido uma data de coisas na net acerca dos prós e dos contra dos solid core, e depois de ter experimentado o cabo cyrus com 1mm, fui ao AKI e comprei este cabo:

https://www.aki.pt/eletricidade/fios-e-cabos-electricos/fios-cabos-instalacao-pre-cortados/cabos-h07-vu-/-vr-pre-cortado/fioh07vu1,55mazullexman-p67870.aspx

Comprei dois rolos de 5m e cortei em 4 segmentos para poder fazer um positivo e um negativo com 2,5m.
O isolamento é uma borracha dura e fina que se corta facilmente e descarnei 1cm de isolamento em cada ponta para ligar diretamente aos terminais de coluna e do amp.

O cabo não é muito maleável e não faz curvas apertadas, tem mesmo que ser usado em fios separados para permitir fazer as ligações, mas tirando isso, liga-se numa questão de minutos. E dá para fazer um bom aperto sem ter que ser necessário aplicar muita força como nos multifilares. Depois deixei tocar algum tempo antes de ouvir, mas não mais de meia hora.

Subjetivamente não encontro grande diferença para o Cyrus solid core. Graves bem definidos e agudos extremamente nítidos. Os qed Genesis silver spiral são um pouco mais transparentes, mas a diferença são praticamente 60 euros a mais por metro, excluindo as bananas e forquilhas. Vou continuar com os testes, e tenho a noção que um cabo de coluna de qualidade também não é muito caro, mas para aqueles que estão sempre a fazer contas à vida, um solid core pode ser a solução por 4 euros e picos. É barato e continua a ser um cabo elétrico muito revelador do sistema.


Ir para o topo Ir para baixo
analog_sa
Membro AAP
analog_sa


Mensagens : 269
Data de inscrição : 04/05/2017
Localização : Cascais

Cabos solid core Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos solid core   Cabos solid core EmptySex Mar 01 2019, 19:15

galvaorod escreveu:
É barato e continua a ser um cabo elétrico muito revelador do sistema.


I share the same opinion. One of my speaker sets appears very happy with a solid core cable and i use a 14awg of occ Neotech in PVC. Actually prefer the PVC to Teflon.

Something i find excessively important is to maintain the same direction on the + and - run and after that listen for the direction which sounds best. Sorry, cannot offer a technical explanation Smile
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Cabos solid core Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos solid core   Cabos solid core EmptySex Mar 01 2019, 20:05

analog_sa escreveu:
galvaorod escreveu:
É barato e continua a ser um cabo elétrico muito revelador do sistema.


I share the same opinion. One of my speaker sets appears very happy with a solid core cable and i use a 14awg of occ Neotech in PVC. Actually prefer the PVC to Teflon.

Something i find excessively important is to maintain the same direction on the + and - run and after that listen for the direction which sounds best. Sorry, cannot offer a technical explanation Smile


Hm! Ok, vou marcar os cabos e não vou perguntar nada… mas vou ter um cabo elétrico com setas… espero que ninguém me pergunte nada a mim!! albino
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Cabos solid core Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos solid core   Cabos solid core EmptyTer Mar 12 2019, 10:19

Tenho continuado com as experiências e desta vez liguei o sony a umas rogers ls7t com cabo solid core elétrico para instalações em bi-cablagem. Como os terminais das rogers só permitem um Ø no aperto até 1mm, eu comprei cabo com esse diâmetro igual ao de Ø1,5mm que já tinha usado. Depois de deixar rodar um pouco, bingo outra vez, som fabuloso para o preço, natural e airoso. não Não é preciso gastar fortunas em bananas de ródio nem em cabos de cobre criogénico. Penso que um bom isolamento seja mais ou menos caro de fazer, mas isso não explica em nada os preços absurdos que pedem pelos cabos, principalmente porque ninguém justifica a diferença no fabrico de uma cabo de 500 euros para um de 50. Portanto, para mim e para muita gente aí na net, os cabos de áudio são um embuste, não desfazendo de marcas que eu acho minimamente honestas com os preços, como a Supra. Mas claramente há aqui uma exploração da falta de conhecimento e excesso de confiança nos ouvidos dos audiotas sem medições comprovativas nem qualquer explicação, com arrogância e ostentação à mistura.
Só no áudio é que estas coisas acontecem, qualquer pessoa com um pouco de bom senso, sabe minimamente explicar e justificar a diferença de preço entre um ferrari e um fiat, mas ninguém no áudio explica a diferença entre um nordost thor e um supra. E nas revistas, pelo menos na hi-fi news, que mede tudo e mais alguma coisa, e que se orgulha de ter um sistema super complexo de análise, não há medições para os condutores, são avaliados subjetivamente, não há ciência para os cabos, tudo um embuste.
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13336
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Cabos solid core Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos solid core   Cabos solid core EmptyTer Mar 12 2019, 11:00

galvaorod escreveu:
(...) para mim e para muita gente aí na net, os cabos de áudio são um embuste (...)

Na alta-fidelidade, se o adjectivo iludente tivesse aplicabilidade só na temática cabos...
Ir para o topo Ir para baixo
analog_sa
Membro AAP
analog_sa


Mensagens : 269
Data de inscrição : 04/05/2017
Localização : Cascais

Cabos solid core Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos solid core   Cabos solid core EmptyTer Mar 12 2019, 14:02

galvaorod escreveu:
ão avaliados subjetivamente, não há ciência para os cabos, tudo um embuste.


This can be equally right or wrong when applied to any other high-end audio component. Subjective and non-scientific. Why single out the cables?

Most people in the hobby are ok with this, some like me are even enjoying it Laughing

If you think manufacturing good sounding cables is easy, why don't you give it a try?
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Cabos solid core Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos solid core   Cabos solid core EmptyTer Mar 12 2019, 14:58

analog_sa escreveu:
galvaorod escreveu:
ão avaliados subjetivamente, não há ciência para os cabos, tudo um embuste.


This can be equally right or wrong when applied to any other high-end audio component. Subjective and non-scientific. Why single out the cables?

Most people in the hobby are ok with this, some like me are even enjoying it Laughing  

If you think manufacturing good sounding cables is easy, why don't you give it a try?

So that way I would have to sell them to somebody, and so completing my move to the dark side.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Cabos solid core Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos solid core   Cabos solid core EmptyTer Mar 12 2019, 15:30

analog_sa escreveu:
galvaorod escreveu:
ão avaliados subjetivamente, não há ciência para os cabos, tudo um embuste.


This can be equally right or wrong when applied to any other high-end audio component. Subjective and non-scientific. Why single out the cables?

Most people in the hobby are ok with this, some like me are even enjoying it Laughing  

If you think manufacturing good sounding cables is easy, why don't you give it a try?

I think that manufacturing a wire that is quite good at conducting the signal is not that difficult.

The difficulty starts when you add subjectiveness to the equation... A cable that is "good sounding"? To whom? In which system? What does it even mean?



But fortunately we have these lol!

Cabos solid core 649011272_large_060dad182b31846c43459ba8a48a4c5c
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Cabos solid core Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos solid core   Cabos solid core EmptyTer Mar 12 2019, 16:56

Aqui está uma lista de fabricantes de cabos elétricos na europa:

https://www.ezilon.com/business/electronics_and_electrical/electrical_cables/index.shtml

Nenhuma delas tem nada a ver com especificamente com áudio, o mais provável é que os "fabricantes de cabos de áudio" encomendem os seus cabos a estas empresas e depois façam um voodoo qualquer para ficaram "audiófilos".
Ir para o topo Ir para baixo
analog_sa
Membro AAP
analog_sa


Mensagens : 269
Data de inscrição : 04/05/2017
Localização : Cascais

Cabos solid core Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos solid core   Cabos solid core EmptyTer Mar 12 2019, 19:17

ricardo onga-ku escreveu:
A cable that is "good sounding"? To whom? In which system? What does it even mean?



And the answer to these questions separates the successful manufacturers from the general public. They make it their business to know what the paying public expects, what constitutes "good sound" to a large number of people.

I've noticed that some of the best sounding rooms at trade shows belong to cable manufacturers and some of the worst, ironically, to the ones who build speakers. Just saying Smile
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Cabos solid core Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos solid core   Cabos solid core EmptyTer Mar 12 2019, 22:48

analog_sa escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
A cable that is "good sounding"? To whom? In which system? What does it even mean?



And the answer to these questions separates the successful manufacturers from the general public. They make it their business to know what the paying public expects, what constitutes "good sound" to a large number of people.

I've noticed that some of the best sounding rooms at trade shows belong to cable manufacturers and some of the worst, ironically, to the ones who build speakers. Just saying Smile

I'm a bit more sceptical.
High-end cables have massive added value (low R&D and production cost, absurdly high retail price). And because they earn loads of money they have bigger budgets to put on demos at shows and to pay for magazines to generate an impression of value amongst the paying public AKA the audiophiles, know for their limited technical knowlege and extreme gullibility.
Sorry if it sounds blunt but it's been MVD at the Commons and my mood is tinted accordingly...
Ir para o topo Ir para baixo
takeooff
Membro AAP
takeooff


Mensagens : 1012
Data de inscrição : 09/11/2016
Idade : 52
Localização : Cascais

Cabos solid core Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos solid core   Cabos solid core EmptyTer Mar 12 2019, 23:29

Até que enfim encontro opiniões muito válidas (vão ao encontro daquilo que digo e digo à décadas Cabos solid core 824269 )

1- cabos fazem diferença audível = SIM
2 - é necessário gastar balúrdios para cabos muito, mesmo muito aceitáveis = NÃO

Onde está o Santo Graal? Na sinergia de todos os elementos, no fim o mais importante: receptor - também conhecido por ouvido ...

A vantagem de apostar em cabos acessiveis permitem experienciias/soluções que de outra maneira seria difícil. Pelo menos para minha carteira.


Claro somente a minha opinião Embarassed
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Cabos solid core Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos solid core   Cabos solid core EmptySex Mar 15 2019, 11:18

Antigamente havia um cabo Rigido espalmado ( PVC) que era usado para fazer instalações fora das paredes.
Não sei se ainda se vende.
Este cabo não será melhor por ter um isolamento extra?
Certamente facilita na arrumação dos cabos.
Tenho lá para casa um resto desse cabo. tenho de experimentar.
Cabos solid core Resize30

Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13336
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Cabos solid core Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos solid core   Cabos solid core EmptySáb Mar 16 2019, 20:30

Ruben Pinto escreveu:
Antigamente havia um cabo Rigido espalmado  ( PVC) que era usado para fazer instalações fora das paredes.
Não sei se ainda se vende.

Ainda é vendável.
Ir para o topo Ir para baixo
nbaptista
Membro AAP



Mensagens : 1005
Data de inscrição : 31/03/2015

Cabos solid core Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos solid core   Cabos solid core EmptySáb Mar 16 2019, 22:21

Eu mantenho meu "velhinho" Audioquest Coral entre o pre phono e o amplificador, e não o troco por outro!Penso que este cabo é solid core!
Ir para o topo Ir para baixo
Rui B.
Membro AAP
Rui B.


Mensagens : 123
Data de inscrição : 04/11/2015

Cabos solid core Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos solid core   Cabos solid core EmptyDom Mar 24 2019, 17:33

analog_sa escreveu:
galvaorod escreveu:
ão avaliados subjetivamente, não há ciência para os cabos, tudo um embuste.


This can be equally right or wrong when applied to any other high-end audio component. Subjective and non-scientific. Why single out the cables?

Most people in the hobby are ok with this, some like me are even enjoying it Laughing  

If you think manufacturing good sounding cables is easy, why don't you give it a try?


Há um par de anos comprei 4m de coaxial e umas RCA´s +/- baratuchas para para tirar  - a mim próprio:(((---: umas teimas.

Resultado: arrumei tudo na arrecadação Cabos solid core 707387

Até que há uns dias atrás, por precisar de um IC de 2m para a televisão, lá fui desenterrar o material, o ferro de soldar, a solda e o desoxidante do chinês até que ao fim de uma hora, missão cumprida! (mais rápido e barato do que a visita ao templo do consumo).

Então e agora? Nota 10 para a televisão. E para música, já que passaram 2 anos? Apostei num "robusto" 6 ou 7.

Mas não é que me enganei...

Não vos maço com as trocas e comparações que fiz com os que tinha cá por casa, mas ficam aqui as fotos de um apreciado cabo mainstream, que muitos conhecerão (e que pessoalmente gosto), assim como (orgulhosamente) as do trabalho.
Mesmo com muito boa vontade bounce , claramente, o AQ não acompanha o de fabrico caseiro.

Objectivando um pouco, na minha opinião (o DIY vs o AQ):
- Mais transparente
- Mais ataque em todas as frequências
- Mais PRaT
- Mais flat
- Mais analítico
- Menos graves (mas mais ágeis)
- Acabamentos de pior qualidade Cabos solid core 675116

E as fotos:
Cabos solid core Aq_det10
Cabos solid core Aq10
Cabos solid core Vandam10
Cabos solid core Vandam11
Ir para o topo Ir para baixo
galvaorod
Membro AAP
galvaorod


Mensagens : 1153
Data de inscrição : 14/04/2017

Cabos solid core Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos solid core   Cabos solid core EmptyTer Mar 26 2019, 09:29

Rui B. escreveu:

Mas não é que me enganei...

Não vos maço com as trocas e comparações que fiz com os que tinha cá por casa, mas ficam aqui as fotos de um apreciado cabo mainstream, que muitos conhecerão (e que pessoalmente gosto), assim como (orgulhosamente) as do trabalho.
Mesmo com muito boa vontade bounce , claramente, o AQ não acompanha o de fabrico caseiro.

Objectivando um pouco, na minha opinião (o DIY vs o AQ):
- Mais transparente
- Mais ataque em todas as frequências
- Mais PRaT
- Mais flat
- Mais analítico
- Menos graves (mas mais ágeis)
- Acabamentos de pior qualidade Cabos solid core 675116

Excelente! A maior parte das pessoas que se entendem minimamente com um ferro de soldar, preferem fazer os próprios cabos. Eu tenho uns xlr feitos por uma pessoa com muita experiência em soldaduras e são muito transparentes e nota-se logo na hora.

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Cabos solid core Empty
MensagemAssunto: Re: Cabos solid core   Cabos solid core Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Cabos solid core
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
»  Vendo cabo coluna Cyrus Solid Core
» transformador R-core
» Van Damme Blue Series Studio Grade 2 x 4mm 2 Core
» Cabos Cabos e mais Cabos
» Solid table

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Cabos-
Ir para: