Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Dúvida - Posicionamento de colunas

Ir para baixo 
+6
Goansipife
jpinto
Pedro T.
Ruben Pinto
luis lopes
luishcorreia
10 participantes
AutorMensagem
luishcorreia
Membro AAP
luishcorreia


Mensagens : 81
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 47
Localização : Lisboa

Dúvida - Posicionamento de colunas Empty
MensagemAssunto: Dúvida - Posicionamento de colunas   Dúvida - Posicionamento de colunas EmptyQui Ago 17 2017, 16:01

Caros,

Na nova casa tenho a possibilidade de ter um segundo sistema (o primeiro está na sala), num quarto tipo escritório.

O quarto é um rectângulo com 2.2m de largura e 7 metros de comprimento.

Estou a tentar perceber qual será a melhor localização para as colunas. tenho um par de Monitor Audio Bronze 2, com suportes.

A primeira hipótese seria onde está a bateria nas fotos. Uma coluna à esquerda perto da parede e outra à direita ao pé da janela. A cadeira ficaria mais ou menos a meio do quarto. As colunas iriam emitir o som ao longo do maior comprimento do quarto.

A segunda hipótese seria ficarem do outro lado, contra a parede e de frente para o sofá branco na imagem. Neste caso iriam emitir o som ao longo do menor comprimento do quarto.

Julgo que em qualquer um dos casos as colunas ficariam separadas por cerca de 2 metros, sendo essa a mesma distância para a cadeira de audição.

Qual é, na vossa opinião, a melhor hipótese, principalmente no que diz respeito à questão das janelas e do vidro?

As fotos nao são as actuais. São as fotos do proprietário anterior. O quarto está actualmente vazio.

Dúvida - Posicionamento de colunas 63142811
Dúvida - Posicionamento de colunas 63142810
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Dúvida - Posicionamento de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida - Posicionamento de colunas   Dúvida - Posicionamento de colunas EmptyQui Ago 17 2017, 16:32

penso que será melhor onde está a bateria, ficas
com mais profundidade... mas o melhor é testares
as duas situações.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruben Pinto
Membro AAP



Mensagens : 1155
Data de inscrição : 21/11/2014
Idade : 52
Localização : Paço de Arcos

Dúvida - Posicionamento de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida - Posicionamento de colunas   Dúvida - Posicionamento de colunas EmptyQui Ago 17 2017, 17:22

No meu cantinho onde esta a maioria dos meus sistemas tenho uma configuração semelhante e onde tenho o local de escuta é no lado menor, ou seja como esta na foto o sofá. Tenho apreciado bastante ter bem perto as colunas, ao contrario de mais afastadas.
Tudo vai depender do que quer fazer, organizar a totalidade do espaço.
Não sei se já tem colunas ou se ainda vai escolher mas terá ter em atenção que a maioria das colunas precisa de uma parede por detrás delas, mais perto ou mais afastados da parede para funcionarem correctamente.
Ir para o topo Ir para baixo
luishcorreia
Membro AAP
luishcorreia


Mensagens : 81
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 47
Localização : Lisboa

Dúvida - Posicionamento de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida - Posicionamento de colunas   Dúvida - Posicionamento de colunas EmptyQui Ago 17 2017, 18:41

Ruben Pinto escreveu:
No meu cantinho onde esta a maioria dos meus sistemas tenho  uma configuração semelhante  e onde tenho o local de escuta é no lado menor, ou seja como esta na foto o sofá. Tenho apreciado bastante ter bem perto as colunas, ao contrario de mais afastadas.
Tudo vai depender do que quer fazer, organizar a totalidade do espaço.
Não sei se já tem colunas ou se ainda vai escolher mas terá ter em atenção que a maioria das colunas precisa de uma  parede por detrás delas, mais perto ou mais afastados da parede para funcionarem correctamente.

Já tenho colunas. São umas audio monitor bronze 2. São front-ported e não necessitam de estar muito afastadas da parede
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro T.
Membro AAP
Pedro T.


Mensagens : 201
Data de inscrição : 20/12/2016
Idade : 47
Localização : Lisboa

Dúvida - Posicionamento de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida - Posicionamento de colunas   Dúvida - Posicionamento de colunas EmptyQui Ago 17 2017, 20:00

É uma questão de experimentar. Se as colunas ficarem colocadas na parede mais comprida evitam que o som seja mais reflectido nas paredes laterais. Por outro lado, nessa opção, fica-se em cima das colunas e o ponto de escuta muito perto da parede traseira e quase sem possibilidade de controlar a ressonância do baixo que vem dessa parede.

A minha sala tem cerca de 3.40 x 5m e um pé direito muito alto e tenho as minhas colunas na parede menos longa, porque assim posso ter a minha poltrona afastada da parede traseira (onde tenho um móvel com livros).

Já agora as maiores felicidades na nova casa!
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Dúvida - Posicionamento de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida - Posicionamento de colunas   Dúvida - Posicionamento de colunas EmptyQui Ago 17 2017, 20:05

A grande área de vidro que essa sala tem pode causar alguns problemas, o melhor é mesmo experimentar.

Diria que ter uma área que reflecte mesmo atrás do ponto de escuta não será bom a alternativa também não é ideal mas poderá ser melhor mas só mesmo escutando.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro T.
Membro AAP
Pedro T.


Mensagens : 201
Data de inscrição : 20/12/2016
Idade : 47
Localização : Lisboa

Dúvida - Posicionamento de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida - Posicionamento de colunas   Dúvida - Posicionamento de colunas EmptyQui Ago 17 2017, 20:09

Verdade. Seja qual for a opção há que ver uns cortinados espessos.
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Dúvida - Posicionamento de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida - Posicionamento de colunas   Dúvida - Posicionamento de colunas EmptyQui Ago 17 2017, 21:12

Luís,

Em primeiro lugar, face ao espaço, julgo estarmos na presença de uma marquise ou tipo marquise, construída com estrutura de alumínio. Certo?

Se sim, há que garantir o isolamento eficiente de humidades, principalmente as do tipo de sala que sua, perante uma forte variedade de temperaturas interiores vs exteriores. Esta humidade, é a mais difícil de eliminar, mas de qualquer forma, a presença de humidades no espaço é sempre de evitar, a bem do som.

Em segundo lugar e em teoria, o posicionamento deverá ser, sempre que possível, ao longo da sala. Contudo, o espaço indicado como largura da mesma - 2,2 m - face ao comprimento - 7 m - parece-me haver algum desequilíbrio de dimensões, nem sempre fácil de ultrapassar.

Em terceiro lugar, as fotografias mostram uma generosa "montra de vidro" ao longo da sala e mesmo na ala traseira (onde está a bateria), que também não ajuda muito à festa. Logo, como já aconselhado, a utilização de cortinados de pano grosso - cretone - poderá beneficiar a coisa.

Em quarto lugar, experimentar muito e em muitas posições, até ficarmos satisfeitos, é indispensável.

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
luishcorreia
Membro AAP
luishcorreia


Mensagens : 81
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 47
Localização : Lisboa

Dúvida - Posicionamento de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida - Posicionamento de colunas   Dúvida - Posicionamento de colunas EmptySeg Ago 21 2017, 22:19

Caros,

Acabei por comprar umas Q Acoustics 2020i, com suportes tb Q Acoustics pro um excelente preço. Estão como novas.

Mais do que suficiente para um espaço pequeno. Fui fazer a audição e fiquei muito agradado com o som. Bom detalhe, som muito agradável. Nada brilhantes.

Acabei por as colocar junto à janela, ao longo do maior comprimento do quarto. A verdade é que estão a soar muito bem. Sem qq tipo de distorção, boom de baixo, ou outra anomalia...

Ainda tenho de ouvir mais, mas até agora, cinco estrelas...
Ir para o topo Ir para baixo
luis lopes
Membro AAP
luis lopes


Mensagens : 4993
Data de inscrição : 25/02/2011
Idade : 57
Localização : Maiorca

Dúvida - Posicionamento de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida - Posicionamento de colunas   Dúvida - Posicionamento de colunas EmptySeg Ago 21 2017, 22:27

essas colunas têm muito bom aspecto.
qual o acabamento das tuas?
Ir para o topo Ir para baixo
luishcorreia
Membro AAP
luishcorreia


Mensagens : 81
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 47
Localização : Lisboa

Dúvida - Posicionamento de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida - Posicionamento de colunas   Dúvida - Posicionamento de colunas EmptySeg Ago 21 2017, 22:54

luis lopes escreveu:
essas colunas têm muito bom aspecto.
qual o acabamento das tuas?

São pretas. Teria preferido as walnut, mas as pretas tem muito bom acabamento, é agradável olhar para elas...
Ir para o topo Ir para baixo
luishcorreia
Membro AAP
luishcorreia


Mensagens : 81
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 47
Localização : Lisboa

Dúvida - Posicionamento de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida - Posicionamento de colunas   Dúvida - Posicionamento de colunas EmptySeg Ago 21 2017, 22:56

Os suportes das colunas já vinha cheios com areia para dar mais massa.

Nos suportes tb estavam uns spikes. Ainda montei as colunas com eles, mas estava a ser um stress. Ainda nao tenho tapetes naquele quarto e estava a lixar o chão. Acabei por os tirar.

Mesmo com tapete, eles são tão aguçados, que vai lixar o chao na mesma. Tenho uns protectores de spikes mas estao sempre a sair do sitio cada vez que movo a coluna...

Como disse, acabei por os tirar.. e, mais uma vez, zero diferença no som.

E os carissimos, o que acham ? Spikes ou nao spikes nas colunas?
Ir para o topo Ir para baixo
Goansipife
Membro AAP
Goansipife


Mensagens : 3790
Data de inscrição : 04/12/2011
Idade : 64
Localização : Freiria - Torres Vedras

Dúvida - Posicionamento de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida - Posicionamento de colunas   Dúvida - Posicionamento de colunas EmptySeg Ago 21 2017, 23:08

Caro Luís,

Suportes, serão elementos importantes, pois são uma condição física - colocação do tweeter à altura do ouvido na posição de audição.

Spikes, são um fine tunning.

Primeiro afina-se tudo, é só no fim se colocam os spikes, de preferência com bases apropriadas.

O que pode fazer diferença é um tapete à frente das colunas, mas tudo depende do sítio
Ir para o topo Ir para baixo
Petrus
Membro AAP
Petrus


Mensagens : 836
Data de inscrição : 26/12/2015
Idade : 41
Localização : Vendas Novas

Dúvida - Posicionamento de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida - Posicionamento de colunas   Dúvida - Posicionamento de colunas EmptyTer Ago 22 2017, 00:14

O posicionamento e elevação ou não das colunas é fundamental para a obtenção de um bom resultado.

O tapete em frente da colunas como referiu e bem o amigo Gonçalo, faz bastante diferença .
Mas deixo aqui o exemplo que se passou comigo...

Há relativamente coisa de 1 ano atrás mudei de residência e como tal, a " prioridade máxima " foi encontrar o local ideal na sala e posicionar bem e o mais rapidamente possível todo o material audio ( inclusive antes da cama onde me teria que deitar nesse mesmo dia  Dúvida - Posicionamento de colunas 933723 ) para ter som enquanto montava o resto da casa.
Resumindo, ficou tudo impecável e o som estava muito bom. Acontece que passado um mês mudei de sofá ( mulheres  Dúvida - Posicionamento de colunas 2613325421 )  e só o simples facto de ter trocado de sofá, o som ficou diferente ao ponto de se notar uma elevação de graves que não me agradou nada.

Isto tudo para dizer que tudo ou quase tudo o que se encontre dentro do local onde o sistema esteja montado tem a sua influência na acústica final .

2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13336
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Dúvida - Posicionamento de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida - Posicionamento de colunas   Dúvida - Posicionamento de colunas EmptyTer Ago 22 2017, 00:58

luishcorreia escreveu:
(...) Nos suportes tb estavam uns spikes. Ainda montei as colunas com eles, mas estava a ser um stress. Ainda nao tenho tapetes naquele quarto e estava a lixar o chão. Acabei por os tirar.

Goansipife escreveu:
Spikes, são um fine tunning.

Para não prescindir dos spikes, seguindo o parecer de Goansipife, recomendo a colocação de moedas no chão, onde os espigões acentam. Deste modo, não ferirá o soalho.
Ir para o topo Ir para baixo
luishcorreia
Membro AAP
luishcorreia


Mensagens : 81
Data de inscrição : 21/02/2017
Idade : 47
Localização : Lisboa

Dúvida - Posicionamento de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida - Posicionamento de colunas   Dúvida - Posicionamento de colunas EmptyTer Ago 22 2017, 09:06

Moedas nao é má ideia Smile Será que as de 2 euros dão melhor som que as moeda de 1 euro?

Eu mudo muitas vezes a posição das colunas.. e ter os spikes torna isso muito mais chato....

Vou esperar até a sala estar completa para depois ver isso dos spikes.

Obrigado a todos pelo feedback
Ir para o topo Ir para baixo
Ghost4u
Membro AAP
Ghost4u


Mensagens : 13336
Data de inscrição : 13/07/2010
Localização : Ilhéu Chão

Dúvida - Posicionamento de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida - Posicionamento de colunas   Dúvida - Posicionamento de colunas EmptyTer Ago 22 2017, 10:40

luishcorreia escreveu:
Moedas nao é má ideia Smile Será que as de 2 euros dão melhor som que as moeda de 1 euro?

Questão pertinente, sujeita a ensaios. Seguindo o seu raciocínio, também terá que experimentar a audição com ambas as faces das moedas. Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Petrus
Membro AAP
Petrus


Mensagens : 836
Data de inscrição : 26/12/2015
Idade : 41
Localização : Vendas Novas

Dúvida - Posicionamento de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida - Posicionamento de colunas   Dúvida - Posicionamento de colunas EmptyTer Ago 22 2017, 10:43

Ghost4u escreveu:
luishcorreia escreveu:
Moedas nao é má ideia Smile Será que as de 2 euros dão melhor som que as moeda de 1 euro?

Questão pertinente, sujeita a ensaios. Seguindo o seu raciocínio, também terá que experimentar a audição com ambas as faces das moedas. Laughing

AHAHAHAHAHAHA Dúvida - Posicionamento de colunas 758687
Ir para o topo Ir para baixo
jpinto
Membro AAP
jpinto


Mensagens : 263
Data de inscrição : 03/08/2011
Idade : 61
Localização : Lisboa

Dúvida - Posicionamento de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida - Posicionamento de colunas   Dúvida - Posicionamento de colunas EmptyTer Ago 22 2017, 11:44

Se pretender uma versão mais low-end experimente moedas de 1 e 2 cêntimos Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro L200
Membro AAP
Pedro L200


Mensagens : 249
Data de inscrição : 09/03/2017
Idade : 44
Localização : Return home

Dúvida - Posicionamento de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida - Posicionamento de colunas   Dúvida - Posicionamento de colunas EmptyTer Ago 22 2017, 11:57

jpinto escreveu:
Se pretender uma versão mais low-end experimente moedas de 1 e 2 cêntimos Laughing

Com jeitinho quando as for tirar na serão de 1 ou 2 € Dúvida - Posicionamento de colunas 933723
Ir para o topo Ir para baixo
Petrus
Membro AAP
Petrus


Mensagens : 836
Data de inscrição : 26/12/2015
Idade : 41
Localização : Vendas Novas

Dúvida - Posicionamento de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida - Posicionamento de colunas   Dúvida - Posicionamento de colunas EmptyTer Ago 22 2017, 13:50

Caro Luis,

visto que os seus spikes carecem das suas respectivas bases
Ex:
Dúvida - Posicionamento de colunas 20170811

o que tem a fazer para salvaguardar o chão é bem simples e fácil.

Arranje os seguintes utensílios:
Dúvida - Posicionamento de colunas 20170812

e voilá...
Dúvida - Posicionamento de colunas 20170813

Eu aconselho a utilização de moedas de 1c.
Agora, fica a seu critério se pretende efectivamente gastar entre 8€ ( com moedas de 1€ )  ou 16€  ( com moedas de 2€ )

smedley

2cclzes
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Dúvida - Posicionamento de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida - Posicionamento de colunas   Dúvida - Posicionamento de colunas EmptyTer Ago 22 2017, 14:22

Petrus escreveu:


Eu aconselho a utilização de moedas de 1c.
Agora, fica a seu critério se pretende efectivamente gastar entre 8€ ( com moedas de 1€ )  ou 16€  ( com moedas de 2€ )



lol!

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Dúvida - Posicionamento de colunas 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvida - Posicionamento de colunas Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvida - Posicionamento de colunas   Dúvida - Posicionamento de colunas Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvida - Posicionamento de colunas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Posicionamento de colunas
» Posicionamento de colunas monitoras.
» Posicionamento de colunas para Stereo
» Duvida na escolha Amplificador+colunas de som
» Duvida esquesita mas é mesmo duvida

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Phono Geral-
Ir para: