Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Andar de phono

Ir para baixo 
+4
MASantos
TD124
Nafty
FBatista
8 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Stereo
Membro AAP



Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010

Andar de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono - Página 2 EmptyTer Dez 08 2015, 22:28

Belo projecto! Parabéns! Andar de phono - Página 2 22692

Ainda não tive tempo... para pegar nisto, mas entretanto já surgiram novas ideias. Tinha já a caixa com quase tudo montado e agora a caixa deve ir fora... Resolvi optar pela solução «baterias fora» (noutra caixa), para serem utilizadas e ou carregadas numa caixa à parte. Caixa com baterias de 6v e 12v, com saídas para 6v, 12v e 24v. Andar de phono - Página 2 317942
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono - Página 2 EmptySáb Jan 02 2016, 13:19

Pessoal, a capsula utilizada é uma DL103 e portanto o primeiro andar de amplificação sobrava.
Eliminei o primeiro andar de amplificação e o previo funciona muito bem.
Pelo facto de estar alimentado a baterias o ruido é ....deixa cá ver.......um traço continuo a 2mv/div.
A qualidade é muito boa.
Recomendado.
Nafty
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Andar de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono - Página 2 EmptySáb Jan 02 2016, 20:54

Nafty escreveu:
Pessoal, a capsula utilizada é uma DL103 e portanto o primeiro andar de amplificação sobrava.
Eliminei o primeiro andar de amplificação e o previo funciona muito bem.
Pelo facto de estar alimentado a baterias o ruido é ....deixa cá ver.......um traço continuo a 2mv/div.
A qualidade é muito boa.
Recomendado.
Nafty

A DL103 ligada apenas ao MM?... Andar de phono - Página 2 317942
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono - Página 2 EmptySáb Jan 02 2016, 22:05

Pah, estas a ficar vesgo de tanta martelada.
Sim Dl103 ligada apenas ao MM.
Há que dizer entretanto que não utilizei os 2sk170 mas sim os 2sk146.
Sim uns classicos de toshiba que já não existem em parte nenhuma.
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Andar de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono - Página 2 EmptyDom Jan 03 2016, 12:24

Nafty escreveu:
Pah, estas a ficar vesgo de tanta martelada.
Sim Dl103 ligada apenas ao MM.
Há que dizer entretanto que não utilizei os 2sk170 mas sim os 2sk146.
Sim uns classicos de toshiba que já não existem em parte nenhuma.

Isso é qualquer coisa! Para os 0.3mv!... Andar de phono - Página 2 447836
Pena mesmo os 2sk170 já estarem entregues ao fabrico chinês... e os que restam por aí originais, serem a um preço astronómico! Enfim... Eu comprei alguns que dizem ser Tshiba, mas não acredito ser.
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono - Página 2 EmptyDom Jan 03 2016, 13:01

Stereo, aponta :
Para uma DL103 e esta montagem com uns 2sk143 tens ganho sobrante e um nível de ruído inferior a 1mv alimentado a bateria.
Foi o melhor prévio de phono que fiz embora não tenha feito muitos e admito que seja bem memorável.
Ponto final.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Andar de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono - Página 2 EmptyDom Jan 03 2016, 13:41

Nafty escreveu:
...Sim Dl103 ligada apenas ao MM.
Há que dizer entretanto que não utilizei os 2sk170 mas sim os 2sk146. ...

E a resistência de carga (entrada) passou-a a 100 ohms ???

Que ganho tém, 60dB ou mais de certeza...

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono - Página 2 EmptyDom Jan 03 2016, 14:28

[b]E a resistência de carga (entrada) passou-a a 100 ohms ???

Que ganho tém, 60dB ou mais de certeza...


BINGO !!!!!! Ti Di, Ten points !!! Andar de phono - Página 2 754215
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Andar de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono - Página 2 EmptyDom Jan 03 2016, 18:31

Nafty escreveu:
Stereo, aponta :
Para uma DL103 e esta montagem com uns 2sk143 tens ganho sobrante e um nível de ruído inferior a 1mv alimentado a bateria.
Foi o melhor prévio de phono que fiz embora não tenha feito muitos e admito que seja bem memorável.
Ponto final.

Pois... mas desses já não se fazem mais!... Andar de phono - Página 2 809774 Eu terei que me contentar com os «chineses» 2sk170... O que vale é que o Hiraga pre pre promete e com um ganho para dar e vender! Andar de phono - Página 2 491368
Ir para o topo Ir para baixo
MASantos
Membro AAP
MASantos


Mensagens : 171
Data de inscrição : 01/04/2015
Idade : 38
Localização : Estoril

Andar de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono - Página 2 EmptyDom Jan 03 2016, 18:47

Ainda se arranjam 2sk170 BL a bom preço e originais. Smile Tenho mais de 100 e posso dispensar alguns!

Não vale a pena comprar nada no ebay vindo da china, são todos falsos.
Há um vendedor de israel chamado alweit que tem boa reputação, já lhe comprei outros transistores e são originais.

Também é possivel comprar os novos LSk170 que são substitutos directos dos 2sk170. Estão disponiveis na loja do forum www.diyaudio.com
Ir para o topo Ir para baixo
reirato
Membro AAP
reirato


Mensagens : 3642
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 79
Localização : Stª Maria de Belém, Lisboa

Andar de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono - Página 2 EmptySeg Jan 04 2016, 15:15

Nafty escreveu:
Pah, estas a ficar vesgo de tanta martelada.
Sim Dl103 ligada apenas ao MM.
Há que dizer entretanto que não utilizei os 2sk170 mas sim os 2sk146.
Sim uns classicos de toshiba que já não existem em parte nenhuma.

Há alguns 2SK146 Transistor no eBay.de , uma dúzia deles, a 23,0£/unid ...
Aqui = http://www.ebay.de/itm/160937391075?_trksid=p2055119.m1438.l2649&ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT&autorefresh=true

Andar de phono - Página 2 675116

king
Ir para o topo Ir para baixo
http://arato.rocha@gmail.com
PALUSE
Membro AAP
PALUSE


Mensagens : 1384
Data de inscrição : 07/11/2010
Idade : 59
Localização : Vale da Amendoeira.

Andar de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono - Página 2 EmptySeg Jan 04 2016, 16:00

Nafty escreveu:
Quando disse apostaría é porque vejo uma montagem que promete bons resultados, é fácil de executar e uma realização barata.
Entretanto eu aposto por estes magnificos componentes: http://www.analog.com/media/en/technical-documentation/data-sheets/AD624.pdf

Este circuito dá muito de si. Reparem, se é só para fazer um "stepup" ou uma etapa amplificadora de entrada com um ganho de 10 ou 20 sem ruido significante nem circuitaria complexa, pois este é o circuito. Logo, a bobina do pickup estaría isolada tanto da massa como do resto do circuito o que beneficiaría mais ainda a relação sinal/ruido. Eu pessoalmente tenho este circuito em mente  

Orquestra
Aí está um projeto que até pode dar resultados bem engraçados. Entrada "balanceada" da cabeça do gira, com o negativo de ambos os geradores (canais) "isolados" da massa, deverá proporcionar bom isolamento dos restícios dos 50Hz/100Hz aliado ao baixo ruido do componente: tanto em voltagem como em corrente dentro da banda útil (20Hz-20kHz), com ganhos acima dos 40db (100X) e  boa rejeição de ruído das linhas de alimentação.
Com boa filtragem e regulação das alimentações, RIAA passivo e um segundo estágio para dar o ganho final no arranjo, tipo um projeto termiónico SRPP (+- 20db Ganho) até que era capaz de ser funcional para os ouvidos.
Andar de phono - Página 2 4019496139

P.S. Fiz correção no texto.


Última edição por PALUSE em Seg Jan 04 2016, 22:57, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Andar de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono - Página 2 EmptySeg Jan 04 2016, 22:38

MASantos escreveu:
Ainda se arranjam 2sk170 BL a bom preço e originais. Smile Tenho mais de 100 e posso dispensar alguns!

Não vale a pena comprar nada no ebay vindo da china, são todos falsos.
Há um vendedor de israel chamado alweit que tem boa reputação, já lhe comprei outros transistores e são originais.

Também é possivel comprar os novos LSk170 que são substitutos directos dos 2sk170. Estão disponiveis na loja do forum www.diyaudio.com

Eu mandei alguns apenas destes http://www.banzaimusic.com/search.php?mode=search&page=1 por não ter a certeza do que estava a comprar. Eu confio neles, mas...
Um destes dias, se for o caso contacto então para ver isso, ok? Andar de phono - Página 2 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono - Página 2 EmptyTer Jan 05 2016, 16:35

Não gusto nem ninguem gosta que os erros de sintax sejam aproveitados como elemento prverso para a controversia.
Quero dizer 2SK143 não 146. Já tinha mensionado antes 143 mas delizei-me e já começamos o baile.
Eu venho aqui para compartir porque para me exibir vou a outro bairro.
Consigam-me pois um par de transitors (um só) 2sk143 por favor como esse alias que aparecen nas fotos pareados de 2 em dois.
Aviso que não vou a soportar a estupidez tipica dos forums. Afinal quem é quem para mandar calar a alguém?


Última edição por Nafty em Ter Jan 05 2016, 16:47, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono - Página 2 EmptyTer Jan 05 2016, 16:40

PALUSE escreveu:
Nafty escreveu:
Quando disse apostaría é porque vejo uma montagem que promete bons resultados, é fácil de executar e uma realização barata.
Entretanto eu aposto por estes magnificos componentes: http://www.analog.com/media/en/technical-documentation/data-sheets/AD624.pdf

Este circuito dá muito de si. Reparem, se é só para fazer um "stepup" ou uma etapa amplificadora de entrada com um ganho de 10 ou 20 sem ruido significante nem circuitaria complexa, pois este é o circuito. Logo, a bobina do pickup estaría isolada tanto da massa como do resto do circuito o que beneficiaría mais ainda a relação sinal/ruido. Eu pessoalmente tenho este circuito em mente  

Orquestra
Aí está um projeto que até pode dar resultados bem engraçados. Entrada "balanceada" da cabeça do gira, com o negativo de ambos os geradores (canais) "isolados" da massa, deverá proporcionar bom isolamento dos restícios dos 50Hz/100Hz aliado ao baixo ruido do componente: tanto em voltagem como em corrente dentro da banda útil (20Hz-20kHz), com ganhos acima dos 40db (100X) e  boa rejeição de ruído das linhas de alimentação.
Com boa filtragem e regulação das alimentações, RIAA passivo e um segundo estágio para dar o ganho final no arranjo, tipo um projeto termiónico SRPP (+- 20db Ganho) até que era capaz de ser funcional para os ouvidos.
Andar de phono - Página 2 4019496139
P.S. Fiz correção no texto.



Compreendeu na integridade. É por aí mesmo que eu vou caso repita. En todo caso não abandonaría a alimentação por baterias. Grandes males grandes remedios.
Cordialmente, Nafty
Ir para o topo Ir para baixo
MASantos
Membro AAP
MASantos


Mensagens : 171
Data de inscrição : 01/04/2015
Idade : 38
Localização : Estoril

Andar de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono - Página 2 EmptyQua Jan 06 2016, 12:16

Stereo escreveu:
MASantos escreveu:
Ainda se arranjam 2sk170 BL a bom preço e originais. Smile Tenho mais de 100 e posso dispensar alguns!

Não vale a pena comprar nada no ebay vindo da china, são todos falsos.
Há um vendedor de israel chamado alweit que tem boa reputação, já lhe comprei outros transistores e são originais.

Também é possivel comprar os novos LSk170 que são substitutos directos dos 2sk170. Estão disponiveis na loja do forum www.diyaudio.com

Eu mandei alguns apenas destes http://www.banzaimusic.com/search.php?mode=search&page=1 por não ter a certeza do que estava a comprar. Eu confio neles, mas...
Um destes dias, se for o caso contacto então para ver isso, ok? Andar de phono - Página 2 22692

Nunca ouvi falar nessa loja e o preço parece-me barato demais para o que se pratica hoje em dia.

Já tem os transistores consigo? Há um teste visual muito simples de fazer: na base de cada perna, onde o metal entra no corpo plástico do transistor devera haver uma pequena descoloração do metal para um tom acobreado.

Andar de phono - Página 2 Necpzs

Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Andar de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono - Página 2 EmptyQui Jan 07 2016, 00:02

MASantos escreveu:
Stereo escreveu:
MASantos escreveu:
Ainda se arranjam 2sk170 BL a bom preço e originais. Smile Tenho mais de 100 e posso dispensar alguns!

Não vale a pena comprar nada no ebay vindo da china, são todos falsos.
Há um vendedor de israel chamado alweit que tem boa reputação, já lhe comprei outros transistores e são originais.

Também é possivel comprar os novos LSk170 que são substitutos directos dos 2sk170. Estão disponiveis na loja do forum www.diyaudio.com

Eu mandei alguns apenas destes http://www.banzaimusic.com/search.php?mode=search&page=1 por não ter a certeza do que estava a comprar. Eu confio neles, mas...
Um destes dias, se for o caso contacto então para ver isso, ok? Andar de phono - Página 2 22692

Nunca ouvi falar nessa loja e o preço parece-me barato demais para o que se pratica hoje em dia.

Já tem os transistores consigo? Há um teste visual muito simples de fazer: na base de cada perna, onde o metal entra no corpo plástico do transistor devera haver uma pequena descoloração do metal para um tom acobreado.

Andar de phono - Página 2 Necpzs


Sim, já tenho, mas são poucos. Quando puder mando vir mais.
Esse pormenor nunca ouvi falar, mas por acaso é assim.
Eu destes, apesar de ter tido uma experiência triste, não me decepcionaram nunca. Foi um caso de uns condensadores que ípassaram à reforma, sendo substituídos por outros e como não tinham a quantidade que eu queria e é usual enviarem o que tèm na altura e enviarem depois o resto sem mais custos... aconteceu que depois o modelo em questão tinha sido descontinuado e nunca vinham, até que eu desisti e acabei por arranjar uma alternativa. De resto, eles trabalham bem. O nem sempre terem o stock necessário no momento, é uma coisa que acontece por todo o lado. Só as grandes empresas, como a Mouser, é que consegue controlar a situação e o registo é actualizado na hora.

A ver se um dia destes pego nisto mesmo assim... se não der para casar os animais, logo se vê. Andar de phono - Página 2 447836
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Andar de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono - Página 2 EmptyTer Jan 26 2016, 22:39

Entre este e o Hiraga pre pre, existem uns certos compromissos que irão fazer demorar ainda mais isto. Como já tinha referido, a bateria será a forma de alimentar os bichos. Já as tenho, mas ainda vou arranjar uma caixa para as colocar lá e ligar tudo. Vou utilizar uns cabos que apenas levarão uma ficha na ponta, para cada aparelho. Claro, as devidas fichas para ligar o carregador das baterias... e uns circuitos de sinalização para o estado das baterias, nos ditos aparelhos.
Entretanto, como sou um piquinhas, mandei vir uns transístores casados da China, só para ver o resultado, pois não estava seguro da situação que tinha em casa. Já tinha postado um circuito para seleccionar transístores e agora acabei por refazer isto, para ficar mais prático. aqui fica a foto da alteração deste.
O resto, vai com calma. Andar de phono - Página 2 707387
Andar de phono - Página 2 29uu8ad

PS: Os chineses que vão mas é pastar, mais os seus transístores «seleccionados»!
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Andar de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono - Página 2 EmptySeg Fev 01 2016, 00:55

Meus amigos, isto vai demorar! Andar de phono - Página 2 809774
Comecei já há muito o Hiraga pre pre, ainda não o acabei e ainda quero meter-me em mais trabalhos! Andar de phono - Página 2 317942

Então a coisa no momento está assim: Le pacific (obrigado Paulo.), que ainda irá levar uma grande volta em matéria de componentes; o Boozhound MC pre, que também não é definitivo. Neste coloquei uns condensadores russos de que não gosto, só para por isto completo e por não encontrar melhor por cá. Só depois de metidos os russos é que encontrei uns Mundorf zn. Por isso, agora não mexo. Só depois de por isto a funcionar.
Entretanto andei a pensar na questão da alimentação e parece que afinal vou fazer isto de outra maneira. Ainda estou a pensar no assunto e a caixa do Hiraga também não me agrada. Mas à partida, vou colocar os Le Pacific e Boozhound na mesma caixa. Uma das razões é o aproveitamento das mesmas baterias (2x12v), a outra é o de aproveitar o espaço, até mesmo para se quiser utilizar os dois ao mesmo tempo, em que posso ligar uns mini-cabos entre ambos, para reduzir problemas como os de impedância... e fica tudo mais acomodado.
Agora ainda tenho muito que decidir, como que carrador usar, que indicador... Estou a pensar fazer uns circuitos de leds para indicador de ligado e de carga... A ver vamos.

Para já deixo estas fotos...

Andar de phono - Página 2 1087p7o
Andar de phono - Página 2 25h1ueo
Andar de phono - Página 2 Wsok0m

Inté
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Andar de phono - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Andar de phono
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Andar de phono só MM
» andar phono
» Um andar de phono em rodagem...
» Vendo andar de phono MM Norbert
» Dúvida na configuração do andar de phono....

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: