Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Andar de phono

Ir para baixo 
+4
MASantos
TD124
Nafty
FBatista
8 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Andar de phono   Andar de phono EmptyDom Abr 12 2015, 19:03

Este tema continua a dar-me cabo da cabeça!... Como se não bastasse o dilema agora assegurado pela discussão entre uma certa MM e as MCs... o processo de as revelar... não menos merece a nossa atenção... e eu sou um tanto cabeça dura, porque teimo em ser exigente!...
Já tenho alguns brinquedos bons, mas... Agora ando a estudar uns projectos... O VSPS 300 Dual-Mono MM Phono Stage with X-reg e o Hiraga MC pre http://www.bonavolta.ch/hobby/en/audio/prepre.htm que «para mal dos meus pecados» não é fácil encontrar o ideal em termos de transístores. Mandei vir uns para o Hiraga MC e aquilo não corresponde com a marca, é com certeza material chinoca! Andar de phono 317942 Enfim, a ver vamos!...
Ir para o topo Ir para baixo
FBatista
Membro AAP
FBatista


Mensagens : 1000
Data de inscrição : 21/03/2013
Idade : 45
Localização : Lisboa

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyDom Abr 12 2015, 19:30

Caro Stereo, dito com toda essa alma, este tópico promete.

O que é que vai por aí?

Francisco Batista
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptySeg Abr 13 2015, 11:48

Aqui há uma montagem que eu apostaría.
http://diyaudioprojects.com/Solid/JFET-Phono-Preamplifier-Kit/diy-jfet-riaa-phono-preamp.html
Alimentado por pilhas dará bom resultado.
Fiz um a válvulas mas não estou muito contente pelo ruido.
Voltarei á carga mas desta vez com a primeira etapa de amplificação x10 em estado solido e entrada balanceada.
É a forma mais radical para eliminar ruidos e loops de massa.
Cordialmente.

Desculpem mas por vezes não posso seguir a minha linha de pensamento até ao fim.
Quando disse apostaría é porque vejo uma montagem que promete bons resultados, é fácil de executar e uma realização barata.
Entretanto eu aposto por estes magnificos componentes: http://www.analog.com/media/en/technical-documentation/data-sheets/AD624.pdf

Este circuito dá muito de si. Reparem, se é só para fazer um "stepup" ou uma etapa amplificadora de entrada com um ganho de 10 ou 20 sem ruido significante nem circuitaria complexa, pois este é o circuito. Logo, a bobina do pickup estaría isolada tanto da massa como do resto do circuito o que beneficiaría mais ainda a relação sinal/ruido. Eu pessoalmente tenho este circuito em mente
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyTer Abr 14 2015, 09:15

Aqui vai uma ideia muito interessante para fontes de alimentação para circuito criticos para baixo ruido.
Uma ideia inovadora. http://www.lcaudio.com/index.php?page=8
Digo este ; http://www.lcaudio.com/images/Accessories/mcstepbig.gif
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyTer Abr 14 2015, 13:56

Nafty escreveu:
Aqui há uma montagem que eu apostaría.
http://diyaudioprojects.com/Solid/JFET-Phono-Preamplifier-Kit/diy-jfet-riaa-phono-preamp.html
...  

Efectivamente é um bom circuito e um excelente pré amigo Nafty, que foi criado pelo sr Walter da Maison de L'Audiophile em Paris em meados dos anos oitenta e apresentado na revista L'Audiophile...

O unico inconveniente é a saida a meia/alta impedância que em alguns casos pode ser problemàtica, então basta juntar um fet e uma resistência e temos um phono a muito baixa impedância, menos distorsão, insensivel à capacidade dos cabos e com um melhor grave...

Andar de phono 2uxza4x

Voilà, e essaie esta modificação se fizer este phono porque vale a pena !

Até+
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyTer Abr 14 2015, 15:15

Andar de phono V7l2hf

Muito oportuno estimado TD. (nao sera voçê o mestre Ti Di ou é ?)

Conversa puxa conversa, um mufollower, um pouco de historia e uma etapa MC e a foto completa fica assim assim:

Eu acho que esta montage inspira até aos mesmissimos mortos.  Andar de phono 22692
Um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyTer Abr 14 2015, 17:11

Nafty escreveu:
...
Eu acho que esta montage inspira até aos mesmissimos mortos.  Andar de phono 22692
Um abraço.

Eu também, com um phono assim a unica coisa que falta é saude, vinho e muitos, muitos discos ...

Andar de phono 22692

Ir para o topo Ir para baixo
MASantos
Membro AAP
MASantos


Mensagens : 171
Data de inscrição : 01/04/2015
Idade : 38
Localização : Estoril

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyQua Abr 15 2015, 00:53

Para acrescentar à confusão, aqui fica mais uma opção, que tem influencias do Le Pacific:

PDF Salas Simplsitic Phono

O projecto tem sido melhorado ao longo dos anos e conta com uma fonte de alimentação regulada na própria placa de circuito. Fala-se muito bem deste circuito no diyaudio.
Tenho as placas cá em casa há uns meses à espera de tempo para começar o projecto.
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyQua Abr 15 2015, 09:16

Eu pela minha parte, quero passar tudo a limpo:
Aqui está o esquema depois de uma operação cosmetica.

Andar de phono TRuKnL

Eu francamente, não investiría tempo nem paciencia numa fonte de alimentação.
Directamente 2 baterias de 12V 2A/h ligadas em serie que alimenta-se o circuito para reproduzir musica (posição ON) e logo uma fonte de alimentação que em posição "OFF" carregaría as baterias. Se buscamos a pureza, esta vai por aqui.
Cordialmente, Nafty.
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyQua Abr 15 2015, 20:01

Meus amigos, ando um tanto distraído... e neste momento a precisar de dormir... Mas ainda dá para duas palavras.
Obrigado pela participação e partilha! O amigo td124 é sempre aquela máquina! Andar de phono 22692

Eu tinha visto esse projecto e fiquei curioso, mas dois condensadores na linha desanimou-me. Se um é muito e devemos procurar o melhor possível, dois ainda dificulta mais a vida... Mas terei que equacionar este projecto! Tenho uns transístores 2sk170, mas são apenas 10 peças e para casar, é pouca fruta. Veremos.

A disponibilidade é pouca, mas espero em breve conseguir por o Hiraga MC pre a funcionar! Não vou utilizar um grande banco de condensadores, apenas 120 000 uf e baterias de 3.2Ah. Espero não me arrepender...
Ainda estou com dúvidas sobre algumas opções, por isso tenho estado numa pausa. Logo que haja notícias conto.

Boas audições! Andar de phono 22692
Ir para o topo Ir para baixo
MASantos
Membro AAP
MASantos


Mensagens : 171
Data de inscrição : 01/04/2015
Idade : 38
Localização : Estoril

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyQua Abr 15 2015, 20:55

Se precisar 2SK170BL tenho 100 ca em casa e posso dispensar alguns.

Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyQua Abr 15 2015, 21:26

Eu vou explorar o AD624 mas, econtrei aqui estes escaravelhos e disse cá para mim: Is now or never.
Não tenho prejuisos nos condensadores e acho que até aposto nesta montagem.


[img]Andar de phono Amx4Ct[/img]

Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyQua Abr 15 2015, 21:44

Eis uma muito boa ideia da comunidade (a unica) que eu de verdade venero; Dos Japoneses.
Os mais originais, geniais e estravagantes.
Isto é o que eles fazem com os Ks170:
[img]Andar de phono S7Sypy[/img]
Ir para o topo Ir para baixo
MASantos
Membro AAP
MASantos


Mensagens : 171
Data de inscrição : 01/04/2015
Idade : 38
Localização : Estoril

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyQua Abr 15 2015, 22:07

Nafty escreveu:
Eis uma muito boa ideia da comunidade (a unica) que eu de verdade venero; Dos Japoneses.
Os mais originais, geniais e estravagantes.
Isto é o que eles fazem com os Ks170:
Andar de phono <a href=Andar de phono S7Sypy" />

Podes descrever melhor esta ideia? Sem alimentação eléctrica aos jfets o que fazem eles ali? Não dá para ter noção das ligações, tens um esquema?
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyQua Abr 15 2015, 22:41

Obviamente sem DC isso está morto.
Enviam DC pelos fios do pick up.
Há dois fets em paralelo por cada canal o que reduz ainda mais qualquer possibilidade de ruido e redus a impedancia de entrada. A outra parte do circuito estará no prato. Portanto (assim imagino que seija) Dois fets em paralelo, as duas gates e sources directamente á bobine do phono captor, e o sinal amplificado se extrairá do drain por queda de tensão. Não tenho esquema mas é exactamente assim que o fazem. Vou desenhar mas isso será só amanhã.


Bom, está bem e não faz falta grande caligrafia:
Isto é assim:

[img]Andar de phono M2PwgX[/img]
Ir para o topo Ir para baixo
MASantos
Membro AAP
MASantos


Mensagens : 171
Data de inscrição : 01/04/2015
Idade : 38
Localização : Estoril

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyQua Abr 15 2015, 23:37

Este circuito é parte integrante de um andar de phono ou utiliza se com qualquer andar de phono? O conceito é interessante, vou investigar mais.
Ir para o topo Ir para baixo
António José da Silva
Membro AAP
António José da Silva


Mensagens : 64575
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 57
Localização : Quinta do Anjo

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyQui Abr 16 2015, 02:17

Nafty escreveu:
Eis uma muito boa ideia da comunidade (a unica) que eu de verdade venero; Dos Japoneses.
Os mais originais, geniais e estravagantes.
Isto é o que eles fazem com os Ks170:
Andar de phono <a href=Andar de phono S7Sypy" />


Isso assim, até parece que ganha asas. Andar de phono 491368

_________________
Digital Audio - Like Reassembling A Cow From Mince  Andar de phono 6xxboo


If what I'm hearing is colouration, then bring on the whole rainbow...


The essential thing is not knowledge, but character.
Joseph Le Conte
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyQui Abr 16 2015, 09:56

MASantos escreveu:
Este circuito é parte integrante de um andar de phono ou utiliza se com qualquer andar de phono? O conceito é interessante, vou investigar mais.

Bom na realidade depende da aplicação que lhe queiramos dar.
Pode fazer parte integrante de um prévio especifico que queiramos construir ou pode simplesmente fazer a função de "MC front head" x10 e poder utilizar se com qualquer preamplificador atravez da entarada MM. A vantage é sem duvida uma preamplificação de x10 em condições de minimo ruido. A ideia dá muito de si. Se pode elaborar um pequenos circuito impress ou mesmo uma montage SMD.
Enfim, eu veijo um sem fim de possibilidades.
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyQui Abr 16 2015, 10:40

Nafty escreveu:
Eis uma muito boa ideia da comunidade (a unica) que eu de verdade venero; Dos Japoneses.
Os mais originais, geniais e estravagantes.
Isto é o que eles fazem com os Ks170:
Andar de phono <a href=Andar de phono S7Sypy" />

De facto é original, extravagante e genialissimo... é verdade que os audiofilos japoneses são complétamente radicais...

Andar de phono 438006128
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyQui Abr 16 2015, 10:45

Nafty escreveu:
...
Eu francamente, não investiría tempo nem paciencia numa fonte de alimentação.

Directamente 2 baterias de 12V 2A/h ligadas em serie que alimenta-se o circuito para reproduzir musica (posição ON) e logo uma fonte de alimentação que em posição "OFF" carregaría as baterias. Se buscamos a pureza, esta vai por aqui.
Cordialmente, Nafty.

Estou de acordo, mas meteria um multiplicador de capacidade activo na cabeça da alimentação para abaixar a impedância desta e aumentar a resposta dinâmica...   afinal é apenas um mosfet e uma ou duas resistências se decidirmos de realimentar o transistor...      para abaixar ainda mais a impedância Wink

cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyQui Abr 16 2015, 11:26

TD124 escreveu:
Nafty escreveu:
...
Eu francamente, não investiría tempo nem paciencia numa fonte de alimentação.

Directamente 2 baterias de 12V 2A/h ligadas em serie que alimenta-se o circuito para reproduzir musica (posição ON) e logo uma fonte de alimentação que em posição "OFF" carregaría as baterias. Se buscamos a pureza, esta vai por aqui.
Cordialmente, Nafty.

Estou de acordo, mas meteria um multiplicador de capacidade activo na cabeça da alimentação para abaixar a impedância desta e aumentar a resposta dinâmica...   afinal é apenas um mosfet e uma ou duas resistências se decidirmos de realimentar o transistor...      para abaixar ainda mais a impedância Wink

cheers

Não vejo inconveniente nessa ultima solução embora eu não a estableça como prioritária para estes niveis de potencia e sinal swing, no inicio de projecto. Acho que a impedancia da bateria para esta aplicação é suficientemente baixa e senão, em vez de 2Ah iría para uma de 4Ah . Enfim é algo a ter em consideração mas para arrancar acho que temos outros factores mais imediatos tais como, encontrar um carregador ideal, de mais ou menos 300mA para 24V e visualizar tanto a carga como el consumo atraves de algum tipo de amperimetro/manometro.
Ir para o topo Ir para baixo
MASantos
Membro AAP
MASantos


Mensagens : 171
Data de inscrição : 01/04/2015
Idade : 38
Localização : Estoril

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyQui Abr 16 2015, 16:24

Stereo, recebi a mensagem mas não consigo responder pois sou novo por estas paragens, envie ff o seu email para lhe poder responder.
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyQui Abr 16 2015, 21:41

MASantos escreveu:
Stereo, recebi a mensagem mas não consigo responder pois sou novo por estas paragens, envie ff o seu email para lhe poder responder.

Ok. Não há crise. Já envio.
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyQui Abr 16 2015, 21:43

Já agora, como andei a pesquisar um pouco mais, acabei por prestar mais atenção a este: http://diyaudioprojects.com/Solid/JFET-Phono-Preamplifier-Kit/ e fiquei uma vez mais num impasse. Andar de phono 317942
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptySex Abr 17 2015, 20:16

Pois eu não muito que se diga.
Fui á tasca do Franginhas, meti duas selhas e um pirolito e passou-me o impase ou quase. Andar de phono 317942

Andar de phono N44OtD

Um saludo cordial.
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptySex Abr 17 2015, 20:50

Nafty, bom começo! Andar de phono 22692

Estou agora com algumas interrogações... Não é aconselho o casamento dos jfets? Question
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptySex Abr 17 2015, 20:57

Uma outra questão que deixo é a seguinte: o desenho que nos foi oferecido com a alteração por parte do td124 agrada-me, principalmente porque independentemente da minha ignorância, parece-me ser o princípio cascata, mas pergunto, se não poderia ser aliado este princípio com as alterações deste que vos falei e passo a colocar?... drunken Andar de phono Zjt343 Andar de phono 2hdxso0

Digam lá da vossa real gana! Andar de phono 447836
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptySex Abr 17 2015, 21:24

Estimado Stereo.

O Le Pacific que nós por aqui completamos, com uma cabeça para MC e que o amigo TD somou um mu follower é bastante mais completo em tudo salvo, num só detalhe; A equalização passiva RIAA formada no seu esquema pelos condensadores C1, 2, 3, 4 e resistencias R5, 8 9 e 10 parece ser um pouco mais detalhada mas só parece. Isso ainda está por se ver ou melhor dito ouvir e medir. Entretanto o nosso esquema a remendos é muito mais completo. Primeiro, como disse, amplifica MC e o seu não e depois, o mu follower na saida baixa a impedancia de saída ao ponto de aguentar até um tanque. Portanto, podemos  começar a fazer o nosso circuito porque é muito mais completo e logo, inspirados na sua rede de equalização RIAA, tentar implementar.  Acho que é um bom compromisso. Ah, com respeito ao pareamento dos FETs tem razão salvo que veste caso, os 2SK146 de Toshiba são pareados por defeito. Cordialmente.

P.S. Agora veijo que tem uma ideia errada do nosso esquema.
Establecemos que o nosso esquema é este:
Andar de phono TRuKnL

O seu é uma versão anterior.
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptySáb Abr 18 2015, 11:40

Nafty escreveu:
Estimado Stereo.

O Le Pacific que nós por aqui completamos, com uma cabeça para MC e que o amigo TD somou um mu follower é bastante mais completo em tudo salvo, num só detalhe; A equalização passiva RIAA formada no seu esquema pelos condensadores C1, 2, 3, 4 e resistencias R5, 8 9 e 10 parece ser um pouco mais detalhada mas só parece. Isso ainda está por se ver ou melhor dito ouvir e medir. Entretanto o nosso esquema a remendos é muito mais completo. Primeiro, como disse, amplifica MC e o seu não e depois, o mu follower na saida baixa a impedancia de saída ao ponto de aguentar até um tanque. Portanto, podemos  começar a fazer o nosso circuito porque é muito mais completo e logo, inspirados na sua rede de equalização RIAA, tentar implementar.  Acho que é um bom compromisso. Ah, com respeito ao pareamento dos FETs tem razão salvo que veste caso, os 2SK146 de Toshiba são pareados por defeito. Cordialmente.

P.S. Agora veijo que tem uma ideia errada do nosso esquema.
Establecemos que o nosso esquema é este:
Andar de phono TRuKnL

O seu é uma versão anterior.

Certo Nafty. Essa imagem é para os dois casos. Mas a parte MC para já tenho em mãos o Projecto Hiraga MC pre. De qualquer modo, para mim seria de seguir o esquema e colocar lá a alimentação que no esquema manda, ou seja, os 12v e os 24v.
Por isso estou indeciso quanto ao que possa ser melhor solução. De qualquer maneira, também irei precisar de materiais e isso levará o seu tempo. Terei que ver que transístores possa precisar, que condensadores... Enfim, primeiro está o estudar o projecto. O resto logo se vê.
Boas audições e força nisso!... Andar de phono 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptySáb Abr 18 2015, 15:56

Não entendo muito bem a sua indecisão mais que nada pelo meu pobre dominio de Português.
Se o seu problema é ter 12V e ao mesmo tempo 24V, então coloque 2 baterias de 12V em serie e terá 24V nos extremos assim como 12V entre o negativo e o ponto intermédio entre baterias. Espero que seja esta a fonte da sua indecisão porque então tem fácil solução.
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptySeg Abr 20 2015, 16:53

Nafty escreveu:
Não entendo muito bem a sua indecisão mais que nada pelo meu pobre dominio de Português.
Se o seu problema é ter 12V e ao mesmo tempo 24V, então coloque 2 baterias de 12V em serie e terá 24V nos extremos assim como 12V entre o negativo e o ponto intermédio entre baterias. Espero que seja esta a fonte da sua indecisão porque então tem fácil solução.
 

É uma solução, sim! As baterias de 12v resolvem o problema.
A minha indecisão não tem muito que ver com isso. Como disse, estou a fazer o «Hiraga» MC pre e por isso, para já apenas considero fazer outro MM.

Fica aqui então o que dizia... da possibilidade que nesse o td124 aconselhou a colocar na saída mais um jfet. Andar de phono Eryi9s
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyTer Abr 21 2015, 00:03

Sim a Solução do amigo TD é boa, oportuna e bem vista. Baixa a impedancia de saída e assim o circuito fica imune ás cargas mais "pesadas". Olhe, falta uma resistencia no Drain de Q1.
Quanto ao resto.....coragem que a vida é curta.
Cordialmente, Nafty
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyTer Abr 21 2015, 21:39

Nafty escreveu:
Sim a Solução do amigo TD é boa, oportuna e bem vista. Baixa a impedancia de saída e assim o circuito fica imune ás cargas mais "pesadas". Olhe, falta uma resistencia no Drain de Q1.
Quanto ao resto.....coragem que a vida é curta.
Cordialmente, Nafty

Tem razão Nafty. Eu e a minha distracção! Andar de phono 317942

É... a vida é curta!... Obrigado. Andar de phono 22692

Cumprimentos
Fernando
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyQua Abr 22 2015, 17:38

Tão curta que se não aproveitamos o sol, acabamos por não fazer nada.

Andar de phono <a href=Andar de phono TV8D6Y" />


As resistências são todas de 0,1% 15 ppm e algumas foram associadas em paralelo para ajustar o valor ao máximo e ao mesmo tempo reduzir ainda mais as indutâncias parasitas. Entretanto andei por aí a ver e.... este prévio fez historia. Há por aí muita tinta escrita sobre ele. Eu não pretendo ir mais longe que isto porque nem sequer tenho prato. É para um amigo meu.



Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptySex Abr 24 2015, 23:17

Já agora e para completar o ramalhete, este buffer completaria o circuito de um pré amplificador inteirinho.

Andar de phono <a href=Andar de phono CnTSZH" />

Em resumidas maneiras o assunto ficaria deste modo:

[img]Andar de phono 5c97Iv[/img]
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptySáb Abr 25 2015, 10:54

Muito bem! Andar de phono 754215 Só falta arranjar um gira!... Andar de phono 933723

Eu bem que tento aproveitar o sol, mas «as gajas são tantas»!... Andar de phono 933723 Mas um pouco agora um pouco depois, isto vai! Andar de phono 491368
Já tenho o material mais ou menos. Resta tentar casar o melhor possível - se tal milagre acontecer - entre os 10 2sk170 que tenho, para aproveitar 6... depois, sendo o mais certo o caso, arranjo mais e entretanto aproveito para mandar vir alguns componentes mais refinados...
A ver vamos. Andar de phono 447836
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptySáb Abr 25 2015, 13:25

Oh Ti Stereo tão você ainda anda nas "gajas" ??
Recorde-me quando o veja para que lhe dê uma caloirada !  Andar de phono 317942
Bom o sol está para se aproveitar cada dia segundo cada tempo.

Bom, um pouco de paciência e passei o resumido assunto a uma resumida maneira:

[img]Andar de phono KsVOz1[/img]
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyDom Abr 26 2015, 08:30

Nafty escreveu:
Oh Ti Stereo tão você ainda anda nas "gajas" ??
Recorde-me quando o veja para que lhe dê uma caloirada !  Andar de phono 317942
Bom o sol está para se aproveitar cada dia segundo cada tempo.

Bom, um pouco de paciência e passei o resumido assunto a uma resumida maneira:

Andar de phono <a href=Andar de phono KsVOz1" />

Pois... as gajas «não me largam»! Andar de phono 265963

Muito bem! Andar de phono 22692

Isto por aqui tem que andar mais devagar... Ainda nem tomei o pequeno almoço... Andar de phono 317942 Para já está assim: Andar de phono 4kzgom
Inté
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptySáb maio 02 2015, 23:41

Sem pressas mas sem pausas.

[img]Andar de phono Lwoswe
Andar de phono 5DvlUE[/img]
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyQua maio 06 2015, 19:01

OH TIIIIII STEREOOOOO!!!!
Onde é que voçê anda Homem ?? Ainda de volta das gajas??

Eu, cá vou indo...indo eu, indo eu a caminho de Viseu.....não ?' Andar de phono 933723

Bom cá vamos andando:

Andar de phono <a href=Andar de phono 65qRvU [/url] Andar de phono JBUdnc Andar de phono RxUknV" />
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyQua maio 06 2015, 19:11

Obviamente, as baterias de 12V 2,3A/h irão alojadas dentro de uns laterais de madeira, haverá um carregador de baterias exterior. O prévio terá duas posições. 1-Posição "on" funciona de prévio. Posição 2-"off" funcionará de carregador de baterias. O resto, um indicador da carga das baterias durante o funcionamento normal . Durante o funcionamento em modo carregador, um indicador para monitorizar a carga. Enfim, como se diz por aqui: "pintar la mona".
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyQua maio 06 2015, 20:20

Nafty escreveu:
Obviamente, as baterias de 12V 2,3A/h irão alojadas dentro de uns laterais de madeira, haverá um carregador de baterias exterior. O prévio terá duas posições. 1-Posição "on" funciona de prévio. Posição 2-"off" funcionará de carregador de baterias. O resto, um indicador da carga das baterias durante o funcionamento normal . Durante o funcionamento em modo carregador, um indicador para monitorizar a carga. Enfim, como se diz por aqui: "pintar la mona".

Viva Nafty,
Eu ainda não me tia as mão na coisa. Estou a ponderar ainda na opção energia: ainda não decidi sobre se use bateria ou fonte regulada.
Esse vai usar uma ou duas baterias? E é só essa caixa, com as baterias fora?
Tem bom aspecto! Andar de phono 22692
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyQua maio 06 2015, 21:28

Os laterais em madeira de 50mm posteriormente envernizadas em cujo interior se abrirá um orifício para introduzir ditas baterias. Uma bateria em cada lateral.
Assim mato dois coelhos de um só malho: Uma pintaaaaaaa.......e dentro as baterias sem levantar suspeitas. Tipo....aqui há malandriceee.
O carregador será uma unidade por si mesma, externa ligada ao sector, sem mais pretensão como um carregador alimentador normal e corrente.  
Bateria: http://docs-europe.electrocomponents.com/webdocs/136f/0900766b8136f9a4.pdf
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyQui maio 07 2015, 20:31

Nafty escreveu:
Os laterais em madeira de 50mm posteriormente envernizadas em cujo interior se abrirá um orifício para introduzir ditas baterias. Uma bateria em cada lateral.
Assim mato dois coelhos de um só malho: Uma pintaaaaaaa.......e dentro as baterias sem levantar suspeitas. Tipo....aqui há malandriceee.
O carregador será uma unidade por si mesma, externa ligada ao sector, sem mais pretensão como um carregador alimentador normal e corrente.   
Bateria: http://docs-europe.electrocomponents.com/webdocs/136f/0900766b8136f9a4.pdf

Muito bem! Andar de phono 22692

Eu tenho duas de 6v, 3.2Ah, para o Hiraga MC Pre. Aconselham baterias maiores, mas vou ver o resultado com estas.
Também nunca mais «acabo» este projecto! Andar de phono 317942
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptySex maio 08 2015, 14:41

Stereo escreveu:

.......Também nunca mais «acabo» este projecto! Andar de phono 317942  


Homem, em primeiro lugar começe. Andar de phono 933723
Ir para o topo Ir para baixo
TD124
Membro AAP
TD124


Mensagens : 8268
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 58
Localização : França

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptySex maio 08 2015, 15:23

Nafty escreveu:
Stereo escreveu:

.......Também nunca mais «acabo» este projecto! Andar de phono 317942  


Homem, em primeiro lugar começe. Andar de phono 933723

Sàbia frase e optima recomendação !!! Andar de phono 754215
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptySeg maio 11 2015, 21:50

TD124 escreveu:
Nafty escreveu:
Stereo escreveu:

.......Também nunca mais «acabo» este projecto! Andar de phono 317942  


Homem, em primeiro lugar começe. Andar de phono 933723

Sàbia frase e optima recomendação !!! Andar de phono 754215

Eu referia-me ao Hiraga MC Pre, que está já em fase avançada!... Andar de phono 933723
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyTer Dez 08 2015, 17:44

Bom, para que fique constância que eu começei e acabei.
Aqui vai:

Andar de phono VJHIQy

Andar de phono 1McKjb

Andar de phono J1ubin

Andar de phono RQQ8ag


Última edição por Nafty em Ter Dez 08 2015, 18:25, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Nafty
Membro AAP
Nafty


Mensagens : 607
Data de inscrição : 06/12/2011
Localização : Madrid

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyTer Dez 08 2015, 18:02

Não percebo nada disto:
Onde param as fotos e os esquemas que por aqui se publicaram.
Alguém  sabe???
Pah fui á tasca do Franjinhas e agora de volta já não conheço a rua.
Ka granda bebadeira.... Andar de phono 447836 Andar de phono 317942
Vocês vêem a arquitectura e as gajas boas do bairro?
Eu não veijo nada.
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono EmptyTer Dez 08 2015, 22:28

Belo projecto! Parabéns! Andar de phono 22692

Ainda não tive tempo... para pegar nisto, mas entretanto já surgiram novas ideias. Tinha já a caixa com quase tudo montado e agora a caixa deve ir fora... Resolvi optar pela solução «baterias fora» (noutra caixa), para serem utilizadas e ou carregadas numa caixa à parte. Caixa com baterias de 6v e 12v, com saídas para 6v, 12v e 24v. Andar de phono 317942
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Andar de phono Empty
MensagemAssunto: Re: Andar de phono   Andar de phono Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Andar de phono
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Andar de phono só MM
» andar phono
» Um andar de phono em rodagem...
» Vendo andar de phono MM Norbert
» Dúvida na configuração do andar de phono....

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Restauro & DIY-
Ir para: