Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Bem vindo / Welcome / Willkommen / Bienvenu

Áudio Analógico de Portugal

A paixão pelo Áudio
Áudio Analógico de Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...
 
InícioPortalÚltimas imagensPublicaçõesRegistarEntrar
Fórum para a preservação e divulgação do áudio analógico, e não só...

 

 Posicionamento de colunas para Stereo

Ir para baixo 
+2
lore
alexandremartins
6 participantes
AutorMensagem
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

Posicionamento de colunas para Stereo Empty
MensagemAssunto: Posicionamento de colunas para Stereo   Posicionamento de colunas para Stereo EmptyDom Jun 29 2014, 15:24

Tenho estado a fazer algumas alterações no posicionamento das colunas, a sala não é dedicada, por isso tem que se enquadrar com os humanos que lá habitam

Os ajustes que tenho feito, são muito pequenos e neste momento esta assim

http://www.hunecke.de/en/calculators/loudspeakers.html

Posicionamento de colunas para Stereo 2vtwndj

Como sou um lerdo nestas questões, os gráficos acima o que querem dizer ?

Existe algum pequeno ajuste que possa fazer não colocando em causa a habitabilidade, melhore configuração e orientar as colunas

Ir para o topo Ir para baixo
lore
Membro AAP
lore


Mensagens : 1205
Data de inscrição : 11/07/2010
Localização : lisboa

Posicionamento de colunas para Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas para Stereo   Posicionamento de colunas para Stereo EmptyDom Jun 29 2014, 15:31

Os 45 cm ate a parede posterior nao dao para esticar ?
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

Posicionamento de colunas para Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas para Stereo   Posicionamento de colunas para Stereo EmptyDom Jun 29 2014, 15:42

lore escreveu:
Os 45 cm ate a parede posterior nao dao para esticar ?

A Esquerda dava talvez mais uns 10cm, mas a Direita como tem a porta de entrada ao lado, se coloco mais a frente compromete a passagem
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Posicionamento de colunas para Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas para Stereo   Posicionamento de colunas para Stereo EmptyQui Jul 03 2014, 20:23

A meu ver o melhor compromisso, tendo em conta a localização da porta, é o seguinte:

Posicionamento de colunas para Stereo 2yphh8h


Não dá para inverter a posição da parede das colunas com a parede do ponto de escuta?

R
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

Posicionamento de colunas para Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas para Stereo   Posicionamento de colunas para Stereo EmptySex Jul 04 2014, 21:09

ricardo onga-ku escreveu:
A meu ver o melhor compromisso, tendo em conta a localização da porta, é o seguinte:

Posicionamento de colunas para Stereo 2yphh8h


Não dá para inverter a posição da parede das colunas com a parede do ponto de escuta?

R

Não existe essa possibilidade de inverter

Fotos da sala e posição das colunas

Posicionamento de colunas para Stereo 2nkmb78
Posicionamento de colunas para Stereo Vytv91
Posicionamento de colunas para Stereo 2d9z9mh
Ir para o topo Ir para baixo
Stereo
Membro AAP
Stereo


Mensagens : 3493
Data de inscrição : 07/07/2010
Idade : 63
Localização : Lisboa

Posicionamento de colunas para Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas para Stereo   Posicionamento de colunas para Stereo EmptySáb Jul 05 2014, 19:49

Eu não concordo com essa posição das colunas. É que o que queremos ouvir é o som e não as colunas. Não é por acaso que se recomenda uma boa relação dentro a área, seja pela distância da parede traseira, como da lateral... E ainda por cima, nunca conseguimos... o ideal, seja pela sala em si, ou as possibilidades... Por isso, não é fácil conseguir um bom posicionamento. Mas disfarçar o problema colocando as colunas diretas ao «ouvinte», é isso mesmo, o disfarçar.
O que se pretende numa sala, não é o que se possa encontrar apenas num ponto que um microfone nos pode indicar um equilíbrio; o que se pretende, apesar do local de escuta, é mesmo o som. E aí está muita coisa em jogo. Não é só as colunas, nem os cabos, mas todo o sistema. Eu posso dizer que, apesar da sala estar super limitada e de não poder fazer milagres, tenho um som que, felizmente, não consigo encontrar em lado algum... Eu posso dizer que ouço tudo o que um suporte tem para mostrar e mesmo com os defeitos que o suporte revela, é de todo um prazer ouvir música e que nunca me cansa: quero sempre mais! Posicionamento de colunas para Stereo 22692 
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Posicionamento de colunas para Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas para Stereo   Posicionamento de colunas para Stereo EmptySáb Jul 05 2014, 19:59

Stereo escreveu:
Eu não concordo com essa posição das colunas. É que o que queremos ouvir é o som e não as colunas.  Não é por acaso que se recomenda uma boa relação dentro a área, seja pela distância da parede traseira, como da lateral... E ainda por cima, nunca conseguimos... o ideal, seja pela sala em si, ou as possibilidades... Por isso, não é fácil conseguir um bom posicionamento. Mas disfarçar o problema colocando as colunas diretas ao «ouvinte», é isso mesmo, o disfarçar.
O que se pretende numa sala, não é o que se possa encontrar apenas num ponto que um microfone nos pode indicar um equilíbrio; o que se pretende, apesar do local de escuta, é mesmo o som. E aí está muita coisa em jogo. Não é só as colunas, nem os cabos, mas todo o sistema. Eu posso dizer que, apesar da sala estar super limitada e de não poder fazer milagres, tenho um som que, felizmente, não consigo encontrar em lado algum... Eu posso dizer que ouço tudo o que um suporte tem para mostrar e mesmo com os defeitos que o suporte revela, é de todo um prazer ouvir música e que nunca me cansa: quero sempre mais! Posicionamento de colunas para Stereo 22692 

Infelizmente a estereofonia de dois canais é um prazer solitário - só existe um ponto onde o som é realmente equilibrado, daí os britânicos o apelidarem de sweet spot.


Quanto ao posicionamento ideal de ponto de escuta e colunas, é um tema que já foi referido no tópico Posicionamento de colunas:

• As colunas produzem a resposta mais plana ao eixo ou muito próximo deste e como tal devem ser direccionadas para o ponto de escuta.

• Esta convergência (toe-in) tem ainda a vantagem de reduzir a intensidade dos reflexos da gama média e alta produzidos pelas paredes laterais, essa espécie de imagens-fantasma também conhecidas como "palco audiófilo".

• O posicionamento relativo na sala afecta sobretudo as frequências abaixo dos 300Hz e a resposta mais equilibrada é obtida com as colunas colocadas na parede mais curta da sala.

• A altura do altifalante que reproduz as baixas frequências (woofer, mid-woofer) ao solo também influencia a resposta nessa gama mas qualquer que seja a altura dos suportes mais adequada deveremos sempre ter em conta que o ouvido deverá situar-se à altura do tweeter ou entre este e a unidade que reproduz os médios.

• A distância da coluna à parede traseira deverá ser diferente da distância à parede lateral.

• Regra geral, as colunas devem formar um triângulo equilátero (ou ligeiramente isósceles) com o ponto de escuta e a dimensão do lado do triângulo não deve ser muito elevada (≤2,50m) pois quanto maior for a distância do ponto de escuta às colunas mais irá sofrer o som as interferências da sala.

• Esse triângulo deve posicionar-se simetricamente em relação às paredes da sala.

• A distância mínima do ponto de escuta às colunas é definida pelas características das colunas; as colunas de 3 ou 4 vias necessitam de uma maior distância para que o padrão de radiação dos altifalantes se "integre" no ponto de escuta.

• Quanto ao posicionamento do ponto de escuta, este nunca deverá localizar-se junto à parede traseira ou no centro da sala pois é nestes pontos que os modos da sala são mais nocivos.

R
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

Posicionamento de colunas para Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas para Stereo   Posicionamento de colunas para Stereo EmptySáb Jul 05 2014, 21:03

Stereo escreveu:
Eu não concordo com essa posição das colunas.

Tendo em conta as limitações que tenho como as colocavas ?

Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Posicionamento de colunas para Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas para Stereo   Posicionamento de colunas para Stereo EmptySáb Jul 05 2014, 21:49

Julgo que a pergunta era dirigida ao Stereo, mas aqui fica a minha opinião.

Como praticamente não vejo televisão eu optaria por colocar uma coluna de cada lado da janela arranjava uma cadeira leve que pudesse ser colocada no ponto de escuta aquando das audições, de frente para a janela.
E tentava que as colunas ficassem posicionadas de forma simétrica em relação à sala para evitar as diferenças abaixo dos 125Hz que vemos no gráfico da Hunecke.

A alternativa é trocar a posição do sofá com a do televisor e colunas.

R
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

Posicionamento de colunas para Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas para Stereo   Posicionamento de colunas para Stereo EmptyDom Jul 06 2014, 13:09

ricardo onga-ku escreveu:
Julgo que a pergunta era dirigida ao Stereo, mas aqui fica a minha opinião.

Como praticamente não vejo televisão eu optaria por colocar uma coluna de cada lado da janela arranjava uma cadeira leve que pudesse ser colocada no ponto de escuta aquando das audições, de frente para a janela.
E tentava que as colunas ficassem posicionadas de forma simétrica em relação à sala para evitar as diferenças abaixo dos 125Hz que vemos no gráfico da Hunecke.

A alternativa é trocar a posição do sofá com a do televisor e colunas.

R

Caro Ricardo

já tinha pensado nessa solução ao lado da janela, mas o problema é que no canto esquerdo tenho uma lareira

A troca de sofá com a TV, também não existe possibilidade, pois o mesmo é com chaiselong, ficava sem acesso a janela
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

Posicionamento de colunas para Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas para Stereo   Posicionamento de colunas para Stereo EmptyDom Jul 06 2014, 16:52

Planta da sala

Posicionamento de colunas para Stereo Zml2jd

Ir para o topo Ir para baixo
Palmas
Membro AAP
Palmas


Mensagens : 330
Data de inscrição : 27/05/2014
Idade : 58
Localização : Maia e Coimbra

Posicionamento de colunas para Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas para Stereo   Posicionamento de colunas para Stereo EmptySeg Jul 07 2014, 16:49

É deitar fora a lareira, chaiselongue, televisão e ficar com o que importa!
A restrição à entrada até dá jeito, é pena não serem umas colunas com mais de 100kg, assim o problema já não existia!
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

Posicionamento de colunas para Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas para Stereo   Posicionamento de colunas para Stereo EmptySeg Jul 07 2014, 17:22

Não existe outra alternativa, têm que ficar onde estão.

Aproximei o mais possível ao móvel, estão neste momento a 2 metros de distancia uma da outra, viradas a 30º, ponto de audição cerca de 2,20 metros

Umas gravações que fiz com o telemóvel

http://www.filedropper.com/gravacaonova2
http://www.filedropper.com/gravacaonova3
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Posicionamento de colunas para Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas para Stereo   Posicionamento de colunas para Stereo EmptySeg Jul 07 2014, 19:24

Isto que vou dizer nada tem a ver com a posição das colunas, mas do gira discos.
Tenta arranjar uma prateleira de parede solida para meteres o gira-discos junto do sistema.
Por cima do amplificador, talvez...esse móvel do Ikea é muito bom para arrumar os discos , mas para o gira-discos não é grande coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
ricardo onga-ku
Membro AAP
ricardo onga-ku


Mensagens : 6017
Data de inscrição : 02/01/2012
Localização : Terra d'Anglos...e Saxões

Posicionamento de colunas para Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas para Stereo   Posicionamento de colunas para Stereo EmptySeg Jul 07 2014, 19:25

alexandremartins escreveu:
ricardo onga-ku escreveu:
Julgo que a pergunta era dirigida ao Stereo, mas aqui fica a minha opinião.

Como praticamente não vejo televisão eu optaria por colocar uma coluna de cada lado da janela arranjava uma cadeira leve que pudesse ser colocada no ponto de escuta aquando das audições, de frente para a janela.
E tentava que as colunas ficassem posicionadas de forma simétrica em relação à sala para evitar as diferenças abaixo dos 125Hz que vemos no gráfico da Hunecke.

A alternativa é trocar a posição do sofá com a do televisor e colunas.

R

Caro Ricardo

já tinha pensado nessa solução ao lado da janela, mas o problema é que no canto esquerdo tenho uma lareira

A troca de sofá com a TV, também não existe possibilidade, pois o mesmo é com chaiselong, ficava sem acesso a janela  

Estou a ver… Não há grande volta a dar, terá de ficar como está.

R
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

Posicionamento de colunas para Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas para Stereo   Posicionamento de colunas para Stereo EmptySeg Jul 07 2014, 19:31

Milton escreveu:
Isto que vou dizer nada tem a ver com a posição das colunas, mas do gira discos.
Tenta arranjar uma prateleira de parede solida para meteres o gira-discos junto do sistema.
Por cima do amplificador, talvez...esse móvel do Ikea é muito bom para arrumar os discos , mas para o gira-discos não é grande coisa.

Porque, qual o problema do móvel

Quais as consequências que ponderam advir
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Posicionamento de colunas para Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas para Stereo   Posicionamento de colunas para Stereo EmptySeg Jul 07 2014, 20:00

alexandremartins escreveu:
Milton escreveu:
Isto que vou dizer nada tem a ver com a posição das colunas, mas do gira discos.
Tenta arranjar uma prateleira de parede solida para meteres o gira-discos junto do sistema.
Por cima do amplificador, talvez...esse móvel do Ikea é muito bom para arrumar os discos , mas para o gira-discos não é grande coisa.

Porque, qual o problema do móvel

Quais as consequências que ponderam advir
O móvel é feito de cartão, é oco e o gira-discos aí vai sofrer com as vibrações.
Mas nem é só isso, é tb a tal distancia ...
Ir para o topo Ir para baixo
Milton
Membro AAP
Milton


Mensagens : 15388
Data de inscrição : 02/07/2010
Idade : 62
Localização : Scalabicastro, naquele Jardim á beira, mal plantado

Posicionamento de colunas para Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas para Stereo   Posicionamento de colunas para Stereo EmptySeg Jul 07 2014, 20:02

Se bem que , se esse thorens tiver as suspensões bem reguladas talvez não haja muita influencia. eu tive o 125 em cima de uma coluna a trabalhar e não se queixou de nada...
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

Posicionamento de colunas para Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas para Stereo   Posicionamento de colunas para Stereo EmptySeg Jul 07 2014, 20:33

Milton escreveu:
O móvel é feito de cartão, é oco e o gira-discos aí vai sofrer com as vibrações.
Mas nem é só isso, é tb a tal distancia ...

Pelo que tenho reparado ate agora não tenho visto vibrações, mas ainda vou fixar o móvel a parede  

A distancia, o cabo de 10 m que fiz esta a se portar bem, acho que gosto mais do de o de 1 m  

Milton escreveu:
Se bem que , se esse thorens tiver as suspensões bem reguladas talvez não haja muita influencia. eu tive o 125 em cima de uma coluna a trabalhar e não se queixou de nada...
Coluna  Posicionamento de colunas para Stereo 317942
Ir para o topo Ir para baixo
alexandremartins
Membro AAP
alexandremartins


Mensagens : 318
Data de inscrição : 31/05/2014
Idade : 50
Localização : Lisboa

Posicionamento de colunas para Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas para Stereo   Posicionamento de colunas para Stereo EmptySeg Jul 07 2014, 20:45

Já agora o que acham das gravações, foi pelo telemóvel mas pode os vossos ouvidos treinados dizer algo  Posicionamento de colunas para Stereo 22692 
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Posicionamento de colunas para Stereo Empty
MensagemAssunto: Re: Posicionamento de colunas para Stereo   Posicionamento de colunas para Stereo Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Posicionamento de colunas para Stereo
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Posicionamento de colunas
» Posicionamento de colunas monitoras.
» Dúvida - Posicionamento de colunas
» Posicionamento de colunas - Martin Logan
» Utilitários p/ posicionamento de colunas e ponto de escuta

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Áudio Analógico de Portugal :: Colunas, Altifalantes e Crossovers-
Ir para: